Sei sulla pagina 1di 5

BRITO FILHO, JOS. Histria do Sindicalismo.

In: ______ Direito Sindical: Anlise do Modelo Brasileiro de Relaes Coletivas de Trabalho Luz do Direito Estrangeiro Comparado e da Doutrina da OIT- Proposta de Insero da Comisso de Empresa. So Paulo: LTr, 2012. p.47-67.

Para o entendimento da evoluo histrica do Direito Sindical, Jos Claudio Monteiro de Brito Filho, no 2 captulo de seu livro "Direito Sindical", visa retomar na histria da humanidade as maneiras de associaes entre trabalhadores que tornar-se-iam embries do nosso Direito Sindical. A partir de diversos casos do mundo e do Brasil, o autor busca o avano tanto histrico quanto o legislativo deste ramo, avanando desde a Antiguidade (mesmo que de forma pouco colaborativa) at os tempos atuais para que melhor se faa a explanao acerca do tema. O autor apresenta diversos exemplos de supostos embries do sindicalismo advindos da Antiguidade, porm alerta os leitores de que estes no podem ser considerados como tais devido a falta de detalhes histricos e ausncia do esprito classista, al m de outras caractersticas especficas de cada grupo, como os Collegia Romanos, e as guildas. Quanto a Idade Mdia, de forma bastante esclarecedora, Jos de Brito Filho cita a existncia de corporaes de ofcios, que eram subdividas em mestres, companheiros e aprendizes, e reuniam capital(mestres) e tralbalho(companheiros e aprendizes) dentro de si. Apesar de estas no poderem ser compreendidas como origem do sindicalismo,a partir destas, surgiram as associaes de companheiros, devido a insatisfao destes com os mestres que proporcionavam pouca mobilidade, ficando estes permanentemente submissos ao capital proporcionado pelos mantenedores deste. Majestosamente, o autor parte ento, para a elucidao das idias referentes a um possvel embrio , que a partir do texto, podemos classificar claramente, como um nicio do sindicalismo, devido a este, mesmo que no apresentando tantos detalhes histricos, de forma perspicaz nos mostra o esprito classista j existentes destes companheiros. Por serem associaes de auxlio mutuo e por representarem um movimento contra os mestres, tendo ocorrido, inclusive, algumas greves, esta mostra-se compatvel com os sindicatos da maneira que vemos atualmente.

Tendo sido estas oprimidas e reprimidas, o autor especifica a importncia desta fase histrica para, enfim, ocorrer, o nascimento do sindicalismo, apartir de duas caractersticas: a revoluo industrial e a supresso das corporaes de ofcios, encontradas na segunda metade do sculo XVIII. O referido autor mostra ainda a existncia da Lei Le Chapelier, que ia contra a toda e qualquer forma de associao dos trabalhadores da poca, tais como as corporaes de oficio e as associaes de companheiros, mais especificamente em torno do ano de 1791. Mesmo parecendo paradoxal a proibio deste tipo de atividades permitiu que os trabalhadores desvinculados do capital mantido pelos mestres pudessem partir em busca de diversas outras formas de satisfao de seus interesses. J a Revoluo Industrial oportunizou aos fatores que consumiram na unio dos trabalhadores em formatos diferentes aos j vistos. Com a alterao do sistema produtivo, com a inveno da mquina e a grande oferta de trabalhadores para poucos empregos, os mantenedores de capital que necessitavam da mo-de-obra passaram a impor as condies de trabalho que lhe fossem convenientes, despertando, assim, a conscincia coletivista das classes trabalhadoras. Para aprimorar o estudo a respeito da evoluo histrica do Direito Sindical, Jos de Brito Filho, sabiamente adota para esta anlise as "etapas da consolidao jurdica no sindicalismo", as quais perpassam por trs fases: Proibio, Tolerncia e Reconhecimento jurdico. Inicialmente, a esta manifestao, houve bastante repreenso e opresso, levando a severa proibio por parte do Estado a qualquer tipo de reunio que ocorressem entre trabalhadores que objetivassem alguma melhoria para a classe, assim como qualquer forma de associao, sendo esta a primeira fase. Ao perceber que mesmo com tantas sanes, os trabalhadores continuavam a se reunir e reivindicar mudanas em prol da classe, o Estado passou adotar outra postura. Mesmo no reconhecendo esses tipos de associaes, deixou de consider-las delitos, caracterizando, assim, a segunda fase deste processo de suma importncia para o sindicalismo. No podendo mais lidar com a grande fora dos trabalhadores, o Estado cedeu as investidas, e a partir desta terceira fase, passa a reconhecer legalmente os sindicatos. Esta fase ocorreu em duas dimenses: reconhecimento com controle estatal e sindicalismo com liberdade. mister ressaltarmos que estas trs fases ocorreram em perodos diferentes de acordo com o pas.

A partir da prerrorgativa sindical, em 1919, foi criada um relevante instrumento para a luta dos trabalhadores: a OIT (Organizao Internacional do Trabalho) , como integrante da Sociedade das Naes. Desta maneira, o autor, majestosamente explana a respeito do plano legistlativo internacional do trabalho, e aponta como sendo de relevante destaque entre as linhas da histria deste ramo do Direito: a) a Conveno n. 87 da OIT, b) a Declarao Universal dos Direitos Humanos, e c) o Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais, e Culturais. H ainda a chamada internacionalizao do movimento sindical, que para o autor se caracteriza pela organizao sindical de mais de um pas, assim como pelas convenes celebradas pelos Estados e pela ampla atuao da OIT. A existncia de tais organizaes internacionais pode ser fitada no Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais, e Culturais j citado anteriormente. No que diz respeito ao surgimento do sindicalismo no Brasil pode-se dizer que este foi posterior ao surgimento do sindicalismo europeu, devido a economia exordial e a mo de obra existente na poca. Destarte, o modelo econmico efetivo acabava no oferecendo as condies necessrias para o desenvolvimento do movimento sindical. Mesmo com as dificuldades mostradas houveram ainda algumas unies de trabalhadores, como por exemplo a Liga Operria e a Unio Oprria, que alm de lutar por assuntos relacionados ao trabalho, discutiam questes ticas e ideolgicas. Podemos afirmar que foi a partir do final do sculo XIX que realmente comeou a existir o sindicalismo no Brasil. Pois houve o trmino da escravatura, primeiramente com a Lei do Ventre Livre e posteriormente pela Lei urea. Em seguida foi promulgada a Constituio Republicana, garantindo o direito de associao. O ano de 1930 trouxe ao sindicalismo brasileiro as caracteristicas que mais se implataram ao sindicalismo atual. Que do ponto de vista legislativo se iniciou com o Decreto n 19.770, de maro de 1931, inserindo a regra do sindicato nico. O autor entende que a inteno do Governo com a nova sistemtica sindical foi a desmobilizao, despolitizao, e a desprivatizao, pois o sindicatos passaram a servir como amortizadores dos conflitos trabalhistas com o Estado. No promulgada a Constituio de 1934 que previa a pluralidade e autonomia sindicais, o Decreto n. 24.694 mateve os mesmos proncipios de

1931, porm, reconhece um certo rompimento com a regra da unicidade sindical, permitindo que fosse fundado sindicato, caso o mesmo tivesse 1/3 dos empregados com a mesma profisso e que morassem no mesmo local. Em 1937, Vargas, em seu "Estado novo", implanta uma nova Constituio, a qual prev a unicidade sindical, e mesmo proclamando a liberdade para associaes, ainda tinha diversas restries. Esta linha foi mantida com a criao da CLT, e mesmo com o fim do "Estado novo", Vargas foi eleito presidente, e esta base corporativista continuou sendo mantida, porm esta j previa a licitude das greves, o que seria considerado um certo avano. Aps este perodo, veio o regime militar tomado 1964, que segue com uma nova carta magna em 1967, que com a nova Lei de Greve, tornou esta de dificil acontecimento para os trabalhadores, alm do controle sobre os sindicatos que continuaram existindo, porm tinham diversas restries. Porm em 1978, j com uma possvel redemocratizao do Brasil a vista, os sindicatos comearam a se fortalecer. Nos anos 80, o movimento sindical subdivide-se em CUT (Central nica dos Trabalhadores) e CGT(Central Geral dos Trabalhadores). Nasce, ento, uma onda de greves inicada pelos metalrgicos do ABC paulista. E com a redemocratizao do Brasil inicia-se um perodo de maior liberdade sindical, sendo suspendido o controle das eleies sindicais pelas DRTs e a prtica de depor as diretorias que se opusessem ao governo. Do anseio por menor interferncia estatal nos sindicatos, a Constituio de 1988, concede a estas autonomia em sua vida interna, permitindo ainda, a sindicalizao de servidores pblicos. Porm, continua mantido a unicidade sindical, a contribuio compulsria e a competncia normativa da Justia do Trabalho, o que o autor denomina como trip da farsa ou incompetncia. O autor ressalta aqui que esta estrutura tem se perpetuado devido a falta de interesse dos partidos politicos e entidades sindicais em mud-la. Porm, a partir de ento, houveram algumas propostas com a inteno de mudar este quadro, porm algumas mal sucedidas e outras em processo de tramitao, porm sem esperanas de serem aprovadas da maneira que apresentadas. Desta maneira, Jos de Brito Filho ressalta a importncia de uma nova organizao sindical brasileiro, visto que adotamos um modelo um tanto quanto corporativista h mais de setenta anos, precisando urgentemente nos libertamos desta ordem e iniciarmos um novo perodo de lutas e avanos para o sindicalismo brasileiro.

Potrebbero piacerti anche