Sei sulla pagina 1di 16

Ano lectivo 2008/2009 Escola de Economia e Gesto Universidade do Minho

Anlise Sociolgica das Organizaes


Trabalho de Grupo Michel Crozier e a teoria burocrtica

Trabalho realizado por: Cludio Francisco Pereira Loureno n49510 Stephanie Leonor Garcia Ribeiro n49516

NDICE

Introduo3,4 Identificao do texto

Tema do livro analisado Ideia-mestra dos captulos analisados Pblico-alvo: Tese central da Obra

Biografia: Michel Crozier..5

Teoria da burocracia...6
Anlise crozeriana.7,8 Fontes de poder legitimado8,9

Poder e zonas de incerteza...10,11,12 Anlise estratgica: a noo do jogo13 Concluso..14,15

Bibliografia16

Anlise Sociolgica das Organizaes

Pgina 2

INTRODUO

Identificao do texto:

Michel Crozier Le phnomne bureaucratique.Paris: Edio do Seuil, 1963, captulo 6 Interesses, Conflitos e Poder As Organizaes Vistas como Sistemas Polticos.

Tema do livro por ns analisado:

O livro a promulgao dos resultados de dois estudos conduzidos pelo autor em duas empresas francesas e a consequente enunciao duma nova teoria relativa ao elemento poder no mbito organizacional.

Ideia-mestra dos captulos analisados:

O autor pretende demonstrar forma como as organizaes onde as regras so rgidas e burocrticas eliminam ao mximo possvel interveno humana na organizao e, com isso, qualquer forma de discrepncia que pode surgir nos jogos de poder dentro das mesmas organizaes derivado de interesses pessoais e organizacionais (controlo dos recursos humanos, margens de incertezas, etc.) fazendo com que alguns indivduos estejam sempre numa posio privilegiada e outros devam aceitar a situao.

Pblico-alvo:

A obra considerado como sendo um dos livros mais importante acerca deste tema Teoria das Organizaes . Le phnomne bureaucratique de Michel Crozier insere -se definitivamente no debate em torno das questes organizacionais, que se tinha desenvolvido com as contribuies de Selznick e Gouldner, entre os outros, aps as primeiras teorizaes de Taylor e Mayo. Esta obra portanto um guia no apenas nas teorias sociologico-organizacionais mas tambm no panorama da cincia poltica, dada a grande importncia que ir assumir a teoria pluralista do poder por ele desenvolvida.

Anlise Sociolgica das Organizaes

Pgina 3

Tese central da Obra:

Ao longo da sua obra, Michel Crozier tenta demonstrar como as teorias propostas por Taylor e Mayo no so suficientes para analisar como objectividade e rigor a situao de uma determinada organizao. O autor refere que o homem no apenas um brao como diz Taylor nem apenas um corao como diz Mayo. Crozier sugere na sua obra uma viso do ambiente que uma organizao poder ter a nvel poltico onde surgem jogos de interesses, confrontos que originam jogos de poder.

Anlise Sociolgica das Organizaes

Pgina 4

MICHEL CROZIER

BIOGRAFIA:

Conhecido como o pai da Sociologia das Organizaes na Frana, Michel Crozier, especialista no estudo das organizaes, iniciou o seu percurso estudando Gesto (HEC Paris, 1943) e Direito no intuito de conhecer detalhadamente a sociedade como um todo.

Em 1953, realizou sua primeira pesquisa sobre os trabalhadores de colarinho branco no French Postal Bank. Foi a publicao dos resultados desta pesquisa (Petits Fonctionnaires au travail), que estabeleceu sua reputao como um socilogo do trabalho. Em 1959, foi convidado ao centro para estudo avanado nas cincias comportveis em Palo Alto (E.U.A). Foi neste local onde comeou a elaborao e a preparao do que eventualmente se transformou em O Fenmeno Burocrtico. Neste livro, Crozier estabeleceu a Sociologia das Organizaes como uma disciplina na Frana. O sucesso internacional do Fenmeno Burocrtico deu ao autor a reputao e os recursos necessrios para fundar o Centro para a Sociologia das Organizaes. Neste centro empreendeu um programa de investigao novo na administrao e levou-o a elaborao terica e metodolgica de sua aproximao ao estudo das organizaes. Em 1977, junto com Erhard Friedberg, publicou L'acteur e le systme, elaborou um ensaio cientfico que se tornou muito influente na Frana e na Europa Continental como um todo. Nele, os autores desenvolveram uma aproximao entre o estudo das organizaes e outros sistemas menos formais de aco, detalhando s suposies tericas e metodolgicas que se encontram atrs dele. As maneiras como as organizaes e seus sistemas funcionam so conceituadas como originrias das estruturas do jogo. So elas que canalizam e estabilizam o poder e as relaes de negociao. Resumindo, a estruturao vista como um jogo de actores estrategicamente interdependentes. Michel Crozier nunca considerou a Sociologia e as teorias sociolgicas como um fim em si mesmo. Nunca separou seu trabalho sociolgico de seu compromisso com a reforma administrativa e social. Anlise Sociolgica das Organizaes Pgina 5

TEORIA DA BUROCRACIA

Toda a estrutura de aco colectiva se constitui como um sistema de poder Michel Crozier

Michel Crozier mostra na sua anlise sobre poder e burocracia nas organizaes como se estruturam as relaes entre os grupos, reforando a impessoalidade na organizao. Dentro desta perspectiva, a burocracia uma soluo organizacional que tentaria evitar a injustia, o confronto entre os indivduos e grupos e os abusos de poder. Nos seus estudos sobre poder e burocracia, o socilogo francs Michel Crozier mostra como as regras unipessoais, a centralizao do poder de deciso, a distribuio dos indivduos em grupos homogneos e fechados aliciam comportamentos nos grupos organizacionais que reforam ainda mais estas mesmas regras e estruturas levando criao de um ciclo vicioso. Tal fato ocorre independentemente da vontade dos grupos de mudar ou no o sistema. (Crozier, 1964). Crozier refora ainda uma outra funo da burocracia nomeadamente a tentativa de evitar as relaes pessoais e espontneas, capazes de produzir conflitos. A regra estrutura as relaes entre os grupos, reforando a impessoalidade na organizao. Desta forma, mesmo se a regra provoca inmeras disputas dentro de uma organizao, a falta de espontaneidade nas relaes humanas e a formalizao das relaes asseguram o funcionamento do sistema evitando esses mesmos conflitos. A burocracia uma soluo organizacional que procura evitar a arbitrariedade, o confronto entre os indivduos e grupos e os abusos de poder. Michel Crozier foca a organizao como um sistema que estrutura jogos de poder entre os actores sociais.

Anlise Sociolgica das Organizaes

Pgina 6

ANLISE CROZERIANA

Para Michel Crozier, aco do grupo organizacional no um fenmeno natural e interpreta a organizao como sendo uma estrutura que contempla diversas aces colectivas que visam oferecer solues especficas para a concretizao de inmeros objectivos do grupo social. As regras burocrticas correspondem a solues criadas por actores sociais relativamente independentes, que buscam regular e instituir a cooperao a fim de atingir objectivos e metas comuns ao grupo social. As solues organizacionais so contingentes, indeterminadas e arbitrrias, mudam com o tempo e so relativas a cada grupo organizacional. A corrente crozeriana prope que deve-se sempre observar as regras, caractersticas culturais e os jogos de poder de cada sistema organizacional. Os efeitos inesperados da aco colectiva dentro da perspectiva crozeriana correspondem descrio das disfunes burocrticas feitas por outros autores clssicos como Merton, Gouldner, Selznick (Merton, 1957; Gouldner, 1954; Selznick, 1955). Eles devem-se ao facto de que existem, nas organizaes, indivduos com interesses mltiplos e divergentes. Desta forma, no sistema organizacional, constantemente, os actores sociais tomam inmeras decises de acordo com seus interesses especficos. Cada deciso, dentro de sua esfera, perfeitamente racional e atende a interesses especficos do indivduo ou grupo que decidiu. O conjunto de decises, no entanto, produz incoerncias e incertezas no sistema organizacional. Para Crozier, a obteno da cooperao entre diferentes actores sociais um dos principais problemas da organizao.

A integrao dos indivduos e grupos organizao se faz normalmente de trs formas: A coero quando os atores sociais submetem-se s regras organizacionais por serem obrigados a tanto ou por submeter-se s presses do sistema organizacional. A manipulao afectiva ou ideolgica, atravs do discurso (Crozier, 1979) (Faria, Meneguetti, 2001) Pgina 7

Anlise Sociolgica das Organizaes

A negociao entre os grupos organizacionais.

A organizao vista nesta corrente como um sistema de jogos estruturados no qual as regras e estruturas organizacionais no determinam o comportamento dos actores sociais, mas induzem certos tipos de jogos de poder e comportamentos entre os mesmos. Os actores sociais podem colaborar ou no colaborar, buscando negociar melhores condies de insero no sistema e obter um maior controlo de recursos, atendendo aos seus objectivos e interesses pessoais. No entanto, ao lutar pela realizao de seus interesses pessoais, os atores sociais devem jogar a partir das opes fornecidas pelo sistema e, desta forma, estaro cumprindo em parte os objectivos organizacionais.

FONTES DE PODER LEGITIMADO

Michel Crozier remete para quatro fontes de poder dentro das organizaes de forma a responder a questes tais como Por que razes o superior obtm a confiana dos seus subordinados? e porqu que o poder deste reconhecido como legtimo?. As quatro fontes de poder enumerados por Crozier so: Competncia: a que diz respeito a posse de uma competncia ou de uma especializao funcional dificilmente substituda. No entanto esta fonte esta condicionado por dois factores nomeadamente o que se entende por resoluo de problemas cruciais e a adeso do grupo s concluses do especialista. Domnio das relaes com o meio: esta segunda fonte concreta de poder das organizaes insere-se melhor no tecido das relaes habituais que fazem o quotidiano da organizao. O acesso a informao poder uma vez que permite melhorar o domnio das incertezas que afectam organizao. Comunicao: nada mais difcil que organizar uma boa rede de comunicaes, pois uma deciso pode falhar no em detrimento que a preparam mas sim porque as suas informaes eram previamente insuficientes ou porque a deciso foi mal transmitida e logo obtm uma execuo inadequada. A

Anlise Sociolgica das Organizaes

Pgina 8

comunicao de informao tem, por este motivo, enorme peso na estratgia da organizao. Utilizao das regras organizacionais: os meios de uma organizao so tanto mais ganhadores numa relao de poder quanto mais dominarem o conhecimento das regras e o seu uso. As grandes organizaes familiarizarem os seus membros e utilizadores com a ideia de que no se desenrascam bem, e por isso, no podem exercer uma presso eficaz a no ser na medida que as regras so devidamente conhecidas.

As quatro fontes de poder remetem todas para o domnio duma incerteza.

Anlise Sociolgica das Organizaes

Pgina 9

O PODER E AS ZONAS DE INCERTEZA

O poder simples e universal mas o conceito de poder fugidio e uniforme Michel Crozier O poder capacidade de certos indivduos ou grupos agirem sobre outros indivduos ou grupos... Michel Crozier

O poder um tema bastante disperso que desperta uma grande ateno na sua anlise respectivamente ao seu uso dentro das organizaes e nas mesmas sociedades onde elas esto inseridas. O Poder uma varivel utilizada para atingir determinados objectivos nomeadamente eficincia e eficcia (respectivamente as organizaes) mesmo sendo emprega numa perspectiva coerciva ou democrtica. Para definir o conceito de poder, Michel Crozier parte da definio clssica elaborada pelo americano Dahl: A tem poder sobre B na medida que A pode levar B a fazer algo que B de outra maneira no faria sem a interveno de A. Esta definio mostra claramente a dependncia de B relativamente a A e o facto de que A dispe de recursos superiores aos de B. No entanto, esta definio operacional tem um inconveniente nomeadamente no distino entre o poder exercido e influncia involuntria. A reformulao desta definio realizada por Crozier tenta eliminar este inconveniente caracterizando-a de ser uma relao entre dois actores (A e B) onde existe entre eles uma ligao de troca e de negociao interdependentes, ou seja, tanto um como o outro tem necessidade do outro para atingir objectivos pessoais como organizacionais. Crozier tambm classifica o poder sendo uma relao especfica, no transitiva, entre os participantes na medida que A obtm de B uma aco X e B obtm de C a mesma aco, mas tal no implica que A possa obt-la de C. Finalmente Michel Crozier rotula o poder sendo tambm uma relao recproca na qual cada interveniente tem algo a trocar mas de uma forma desequilibrada. Podemos ento arrematar que, segundo Crozier, o poder ser ento uma relao de fora que A pode tirar mais vantagens do que B mas em que este no est totalmente preso na medida que esta tambm pode tirar partido desta situao. O poder residiria ento na margem de manobra que A tem sobre B. Anlise Sociolgica das Organizaes Pgina 10

O poder de A sobre B corresponde capacidade de A em obter que, na sua negociao com B, os termos de troca lhe sejam favorveis Michel Crozier

Nos dias de hoje, onde globalizao intensa, o poder nas organizaes utilizado para atingir vrios objectivos nomeadamente criar vantagem competitiva, abordagem proeminente nas organizaes actuais. Para tal, necessrio possuir os recursos que suportam e possibilitam que as organizaes criam as estruturas necessrias para tais objectivos. Derivado importncia que os recursos tm numa organizao, o detentor deste mesmo recurso obtm um poder nessa mesma organizao. O controlo dos recursos organizacionais distribudo de modo desigual. As organizaes dependem de recursos materiais, tecnolgicos e de certos tipos de competncia tcnica no intuito de atingir metas formais. Alguns destes recursos so fundamentais para o funcionamento do sistema. Estes recursos constituem, na perspectiva crozeriana, zonas de incerteza pertinentes e os actores sociais que controlam estas mesmas zonas de incerteza pertinentes, ou seja, que possuem as competncias fundamentais para o funcionamento da organizao, podem decidir colaborar ou no, disponibilizar estes recursos ou no existindo constantemente a ameaa velada destes profissionais no colaborarem e privarem o sistema dos seus recursos fundamentais. Os actores sociais que controlam os recursos fundamentais para a organizao podero se impor aos outros, influenciando os rumos do sistema organizacional, ganhando maior poder. No entanto, as situaes so contingentes e mudam, ou seja, as zonas de incerteza acima referenciadas no so sempre as mesmas podendo consequentemente modificar o pertencente das mesmas. Um exemplo desta mudana poder ocorrer quando ocorre a mudana organizacional. Neste caso, ser ento necessrio um novo sistema de regras e novas normas sero criadas o que exigir novas competncias para a organizao e este novo sistema de regras dever conferir maior poder aos indivduos que detm os recursos essenciais para o funcionamento da organizao. Sintetizando, a mudana organizacional redistribui as zonas de incerteza pertinentes e o controlo de recursos, provocando naturalmente resistncias dos que se vem privados dos mesmos. A direco da organizao deve ento gerir a mudana com cuidado, negociando solues com os actores organizacionais que continuam detendo poder no sistema.

Anlise Sociolgica das Organizaes

Pgina 11

Estas solues so sempre contingentes e especficas, porque os cenrios e a distribuio de poder mudam. O impacto da resistncia mudana dos actores sociais ser proporcional sua importncia para o funcionamento do sistema como um todo. (Crozier e Friedberg, 1977) Qualquer organizao est sujeita a mltiplas incertezas. As mais visveis so as turbulncias que provem do meio. Mas essas incertezas no podem em algum caso ser tomadas como dados que os actores deveriam suportar passivamente. Qualquer incerteza desse tipo deve ser olhada como um elemento que ser integrado pelos actores na estratgia da organizao. Qualquer sistema conhece portanto incertezas, mas nenhuma constrange organizao de forma mecnica. Todas entram no jogo dos actores aos quais reforam ou diminuem autonomia e poder. A incerteza situa-se por isso sempre em relao o poder. Na anlise estratgica, a incerteza defina-se relativamente o esforo do jogo do actor, isto , como uma autonomia. Qualquer situao organizacional contm sempre uma margem de incerteza sobre a qual anlise estratgica incide o projector. Ela f-lo porque a domnio desta incerteza confere poder quele que a detm. O recurso do poder portanto uma margem de liberdade dos indivduos ou dos grupos uns face os outros. Concretamente, reside na possibilidade que tem o indivduo de recusar ou negociar o que o outro lhe pede, ou procurar qualquer coisa dele, ou ento fazer-lhe pagar caro este pedido. Ora esta possibilidade existe na medida em que o indivduo conseguiu preservar uma zona que o outro no domina e em que o primeiro pode tornar o seu comportamento imprevisvel. No baste gozar de uma autonomia para possuir poder. preciso ainda que o uso desta autonomia no seja previsvel. Mas a imprevisibilidade no depende s da capacidade dos actores em esconder o seu jogo.

Anlise Sociolgica das Organizaes

Pgina 12

ANALISE ESTRATEGICA: A NOO DO JOGO

Michel Crozier denominou instinto estratgico na medida que as suas condutas no tm a ver exclusivamente com a sua socializao passada, mas tambm com a percepo que tm das oportunidades e dos constrangimentos do seu contexto de aco, com a antecipaes que formulam intuitivamente sobre as condutas dos seus parceiros no jogo e com os seus clculos que se baseiam na viso que uns e outros tenham os seus interesses respectivos a prazos com mdia e longa durao. A anlise estratgica avana com trs conceitos principais para dar conta do funcionamento real das organizaes. Apoiando-se na anlise do poder e nas zonas de incerteza, construindo os sistemas e subsistemas concretos de aco, qualquer membro de uma organizao pode compreender-lhe o funcionamento e portanto agir ultimamente sobre ele. Estes trs conceitos parecem-nos fundamentais para compreender o funcionamento das organizaes. A anlise estratgica no se contenta contudo em dar conta do funcionamento interno de uma organizao. Estuda tambm a incerteza e o jogo do poder como tendo a sua origem no meio. Qualquer organizao, e particularmente a empresa, est sujeita aos constrangimentos do meio e sem dvida em especial as flutuaes desta. Em certos aspectos, podemos afirmar que ela depende disso.

Anlise Sociolgica das Organizaes

Pgina 13

CONCLUSO

Para Michel Crozier que estuda as relaes de poder no seio de organizaes hierarquizadas, o poder igualmente concebido como uma relao recproca, ou mesmo desequilibrada, entre indivduos ou grupos: capacidade de A conseguir que, nas suas negociaes com B, os termos de troca que lhes sejam favorveis. Esta abordagem de poder tem duas implicaes. Por um lado se a relao assimtrica, nenhum indivduo est completamento desprovido de alguma possibilidade de aco face o outro: o poder no se define em termos de tudo ou nada mas de mais ou menos. Por outro lado a relao de poder s pode existir com o consentimento de aqueles que a suportam. Caso contrrio, encontrmo-nos numa situao de pura coaco e no de poder. Mais precisamente, o poder ento concebido como a margem de liberdade de que algum dispe, no quadro da sua relao com o outro, de recusar o que o outro lhe pede. Estudar as relaes de poder no seio de uma organizao supe portanto identificar em simultneo os mecanismos pertinentes para a organizao e os recursos de cada actor. O poder depende assim da zona de incerteza controlada por cada um no seio da organizao. Quanto mais esta zona de incerteza for vital para o funcionamento da organizao, mais o individuo ou o grupo ter poder. Michel Crozier identifica assim, em ligao com as zonas de incertezas pertinentes para a organizao, quatros grandes fontes de poder: a posse de competncia de peritagem, a ligao entre a organizao e o seu meio ambiental, o controlo das organizaes e da comunicao e a matriz das regras organizacionais Com a realizao deste trabalho, deparmo-nos com a necessidade e achamos interessante pesquisar e analisar com mais rigor e especificidade a teoria proposta por Michel Crozier. No mbito deste trabalho no nos deparmos com muitas dificuldades pois todos os elementos do grupo que elaboraram este mesmo trabalho dominavam lngua materna do prprio autor (francs). No que diz respeito a elaborao do trabalho, tivemos algumas dificuldades na anlise de toda a informao recolhida em diversas fontes e seleccionar a informao relevante para o mesmo. Em relao aos restantes objectivos deste trabalho, na nossa opinio, estes foram atingidos com sucesso, tanto nvel de trabalho em equipa como a nvel de aquisio de conhecimento em relao a teoria elaborada por Michel Crozier. Anlise Sociolgica das Organizaes Pgina 14

Numa primeira estncia descrevemos qual o percurso do considerado pai da Sociologia das Organizaes, quais os seus passos no mundo da perspectiva sociolgica das organizaes, quais as suas obras realizadas e quais os seus conceitos chaves que o levaram ao sucesso e a obter o derradeiro nome de Pai da Sociologia das Organizaes. De seguida focamos o nosso estudo na teoria burocrtica de Michel Crozier. Esta anlise reflecte como o poder e a burocracia nas organizaes e a forma como se estruturam as relaes entre os grupos, reforam a impessoalidade nas organizaes. Mostra tambm como as regras unipessoais, a centralizao do poder de deciso, a distribuio dos indivduos em grupos homogneos e fechados aliciam comportamentos nos grupos organizacionais que reforam ainda mais estas mesmas regras e estruturas levando criao de um ciclo vicioso. Numa terceira parte abordamos a anlise crozeriana e vimos que este associa uma organizao como um sistema de jogos estruturados no qual as regras e estruturas organizacionais no determinam o comportamento dos actores sociais, mas induzem certos tipos de jogos de poder e comportamentos entre os mesmos. Conclumos ento que informao recolhida para a elaborao deste trabalho ser relevante para o nosso futuro principalmente no que preza s relaes humanas existentes entre os indivduos numa organizao e todo o tipo de situaes que podero aparecer neste mbito.

Anlise Sociolgica das Organizaes

Pgina 15

BIBLIOGRAFIA
CROZIER, M., FRIEDBERG, E. Lacteur et le systeme, Paris: Seuil.1977 CROZIER, M. Le phnomne bureaucratique, Paris: Seuil.1964 CROZIER, M. On ne change pas la socit par dcret, Paris: Grasset.1979

Anlise Sociolgica das Organizaes

Pgina 16

Potrebbero piacerti anche