Sei sulla pagina 1di 5

PARTE ESPECIAL: CAPTULO III CRIMES CONTRA O PATRIMNIO TEMA: ALTERAO DE LIMITES, USURPAO DE GUAS E ESBULHO POSSESSRIO (ART.

. 161 DO CP) 1. INTRODUO Este captulo III, intitulado como DA USURPAO, protege o patrimnio no que se refere aos bens imveis. Diante da impossibilidade real de se furtar um imvel, que no passvel de remoo, valeu-se o legislador da expresso usurpao, a fim de se referir aquisio de alguma coisa imvel de maneira fraudulenta ou indevida. 2. ALTERAO DE LIMITES (ART. 161, CAPUT, CP) 2.1. TIPICIDADE OBJETIVA Suprimir (eliminar/fazer desaparecer) ou Deslocar (remover/afastar do local original) tapume, marco ou qualquer outro sinal indicativo de linha divisria. A colocao de novos marcos, sem tirar os anteriores, no constitui crime de alterao de limites.
Busca-se com a prtica deste crime, portanto, apagar as linhas

divisrias, com a finalidade de se apropriar, no todo ou em parte, de coisa alheia imvel. Tapume, na lio de Nlson Hungria, toda cerca (sebes vivas, cerca de arame, tela metlica, etc.) ou muro (de pedra, tijolo, madeira, etc.) destinado a indicar o limite entre dois ou mais imveis. Marco, por sua vez, toda coisa corprea, natural ou artificial (pedras, piquetes, postes, rvores, tocos de madeira etc.), que serve como sinal marcatrio. Qualquer outro sinal indicativo de limites, alm destes, podem ser valas, trilhas, cursos dgua, etc.

2.2. BEM JURDICO


Tutela-se o patrimnio, aqui entendido como a propriedade e posse

imobiliria.
1

2.3. SUJEITOS ATIVO E PASSIVO Sujeito Ativo: alterao de limites o crime cometido entre vizinhos. Trata-se de crime prprio, de forma que pode ser sujeito ativo s o proprietrio e/ou o possuidor de imvel limtrofe. Sujeito Passivo: cuida-se do proprietrio e/ou o possuidor do imvel no qual so suprimidos ou deslocados os tapumes, marcos ou demais sinais. 2.4. ELEMENTO SUBJETIVO o dolo, acrescido do especial fim de agir, isto , da finalidade de se apropriar de coisa alheia imvel. Caso contrrio, poder configurar outro delito (ex: dano art. 163; exerccio arbitrrio das prprias razes art. 345). Inexiste a modalidade culposa. 2.5. CONSUMAO E TENTATIVA Consuma-se o crime quando o agente pratica os comportamentos tpicos de suprimir ou deslocar tapume, marco ou qualquer outro sinal indicativo de linha divisria, com o intuito de se apropriar de coisa alheia imvel. Por se tratar de crime formal, a apropriao no se faz indispensvel para a consumao, constituindo mero exaurimento. Admite-se a tentativa, j que um crime plurissubsistente.

3. USURPAO DE GUAS (ART. 161, 1, I) 3.1. TIPICIDADE OBJETIVA

Desviar (alterar o curso) ou Represar (deter, conter), em proveito prprio ou alheio, guas alheias. Frise-se que, se gua for corrente, o proprietrio poder alterar seu curso nos limites do seu imvel, sendo-lhe vedado, todavia, alterar o ponto de sada, sob pena de configurar o ilcito penal em tela. Por guas alheias, entendem-se aquelas de natureza pblica ou privada, que no pertenam ao agente. 3.2. BEM JURDICO
Tutela-se o patrimnio, aqui entendido como a propriedade e posse

imobiliria, enfatizando-se o direito de uso das guas por seu titular. 3.3. SUJEITOS ATIVO E PASSIVO Sujeito Ativo: trata-se de crime comum, podendo ser qualquer pessoa. Sujeito Passivo: o proprietrio ou o possuidor, ou ainda aquele que detm o uso ou o gozo das guas. 3.4. ELEMENTO SUBJETIVO o dolo, acrescido do especial fim de agir, isto , da finalidade de em proveito prprio ou alheio. Se o objetivo do agente, por exemplo, for to somente o de prejudicar a vtima, entende-se que no h este delito, mas provavelmente o de dano (art. 163). Inexiste a modalidade culposa.

3.5. CONSUMAO E TENTATIVA Por se tratar de crime formal, consuma-se no momento em que ocorre o desvio ou o represamento de guas alheias, independentemente do fato do agente ter conseguido obter ou no proveito para si ou para outrem.

Admite-se a tentativa, j que um crime plurissubsistente.

4. ESBULHO POSSESSRIO (ART. 161, 1, II) 4.1. TIPICIDADE OBJETIVA Invadir (entrar fora, conquistar, tomar, dominar) terreno ou edifcio alheio. Por terreno, entende-se a poro de terra sem construo, enquanto edifcio a construo feita de alvenaria, madeira ou qualquer outro material (ex: prdio, casa, etc.). Mediante violncia ou grave ameaa pessoa, ou em concurso de duas ou mais pessoas. Assim, se a invaso for pacfica e ausente o concurso necessrio, a conduta ser atpica ou poder configurar outro crime. A violncia ou grave ameaa so as mesmas requeridas para o crime de roubo. A presena de duas ou mais pessoas elemento controvertido na doutrina, em face de sua redao, que gera dvidas. Para uma corrente (Luiz Regis Prado e Cia.), exige-se a presena de, no mnimo, quatro pessoas. J para outra corrente (Guilherme de S. Nucci, Rogrio Greco, etc.), qual me afilio, j se configuraria o crime com, no mnimo, trs pessoas. Para o fim de esbulho possessrio, que consiste na prtica de ato que suprime a posse at ento exercida, ensejando, desse modo, na perda da posse por outra pessoa, isto , do controle e poder de utilizao econmica da coisa. Tem por fim esta norma penal punir o agente que toma, indevidamente, a posse de um imvel de outra pessoa. 4.2. BEM JURDICO
Tutela-se o patrimnio, aqui entendido como a propriedade e posse

imobiliria. Como pode e normalmente praticado atravs de violncia ou grave ameaa pessoa, tambm se protege a integridade fsica e psquica da vtima.

4.3. SUJEITOS ATIVO E PASSIVO Sujeito Ativo: pode ser qualquer pessoa, exceto o proprietrio ou o possuidor. Sujeito Passivo: o possuidor (proprietrio, arrendatrio, locatrio, etc.) 4.4. ELEMENTO SUBJETIVO o dolo, acrescido do especial fim de agir, isto , do esbulho possessrio. Inexiste a modalidade culposa. 4.5. CONSUMAO E TENTATIVA Por se tratar de crime formal, consuma-se no instante em que invade o imvel, independentemente do efetivo apossamento almejado. Admite-se a tentativa, j que um crime plurissubsistente. 5. EMPREGO DE VIOLNCIA NA USURPAO (ART. 161, 2) Se o agente usa de violncia, incorre tambm na pena a esta cominada. Logo, responder o agente em concurso forma pela usurpao + violncia, aplicando-se a regra da parte final do art. 70 do CP (desgnios autnomos). 6. AO PENAL (ART. 161, 3, CP) A ao penal ser pblica incondicionada se houver violncia pessoa ou se a propriedade for pblica. Nas demais hipteses, a ao penal privada, apenas se procedendo mediante QueixaCrime.

Potrebbero piacerti anche