Sei sulla pagina 1di 9

INFORMTICA PARA CONCURSOS Noes de Informtica - FCC Fernando Nishimura de Arago Internet, Intranet, protocolos e correio eletrnico.

Conceitos bsicos e modos de utilizao de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados Internet e Intranet
Navegao Internet Introduo A navegao na Internet possvel atravs da combinao de protocolos, linguagens e servios, operando nas camadas do modelo OSI (7 camadas) ou TCP (5 camadas). Vejamos alguns destes protocolos, linguagens e servios necessrios para a navegao na Internet.

Internet Conceito Inicial: Rede de Computadores interligados. Conceito Atual: Grande Rede Mundial de Computadores interligados. Finalidade: Transferncia de dados. Suporta: Navegao em Hipertexto; Hipertexto = Hipermdia (Texto no-linear com vrias mdias) Correio Eletrnico; Comunicao Instantnea; Compartilhamento de Arquivos.

Protocolos

FTP - FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferncia de Arquivos), e uma forma bastante rpida e verstil de transferir arquivos. . Protocolo de aplicao mais utilizado para transferncia de arquivos. A transferncia de arquivos FTP sempre feita utilizando 2 portas TCP/IP diferentes, a porta 20 para o processo de transferncia de dados e a porta 21 para o processo de controle dessa transferncia. Quando o usurio no utiliza login e senha para acesso ao FTP, chama-se FTP annimo que trabalha na porta 69 do TCP/IP. E ainda existe o FFTP, Fast File Transfer Protocol, protocolo rpido. HTTP - Hypertext Transfer Protocol (ou o acrnimo HTTP; do ingls, Protocolo de Transferncia de
Hipertexto) um protocolo de comunicao (na camada de aplicao segundo o Modelo OSI) utilizado para sistemas de informao de hipermedia distribudos e colaborativos. Seu uso para a obteno de recursos interligados levou ao estabelecimento da World Wide Web.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 1

Exemplos: http://www.uol.com.br/ protocolo: http caminho: /

mquina: www.uol.com.br recurso: index.html (poderia ser main.html, .asp, .php, etc)

http://www.portaldoconsumidor.gov.br/index.asp protocolo: http mquina: www.portaldoconsumidor.gov.br caminho: / recurso: index.asp DPN Domnios de Primeiro Nvel. Gerenciados pela Registro.br (www.registro.br), subordinada ao Comit Gestor da Internet no Brasil (www.cgi.br), disponibilizam os tipos de endereos no Brasil. Na pgina http://registro.br/estatisticas.html possvel consultar a quantidade de cada tipo de registro existente.

Links Uma hiperligao, ou simplesmente uma ligao (tambm conhecida em portugus pelos correspondentes termos ingleses, hyperlink e link), uma referncia num documento em hipertexto a outras partes deste documento ou a outro documento. A palavra inglesa link entrou na lngua portuguesa por via de redes de computadores (em especial a Internet), servindo de forma curta para designar as hiperligaes do hipertexto. O seu significado "atalho", "caminho" ou "ligao". Atravs dos links possvel produzir documentos no lineares interconectados com outros documentos ou arquivos a partir de palavras, imagens ou outros objetos. Navegar ou "surfar" na Internet seguir uma sequncia de links. Os links agregam interatividade no documento. Ao leitor torna-se possvel localizar rapidamente contedo sobre assuntos especficos. As imagens podero receber links associados a totalidade de sua rea, ou apenas a parte desta. Neste caso, ser uma imagem clicvel. Feeds So dados distribudos na Internet atravs de broadcast, mediante assinatura de um leitor de RSS. O site da FCC oferece RSS, e quando nos tornamos assinantes, ao invs de acessar o site regularmente a procura de atualizaes, a atualizao comunicada por e-mail ou para o leitor RSS. Os navegadores de Internet da atualidade oferecem leitor de RSS. No exemplo, os itens em negrito indicam que existem atualizaes que ainda no foram acessadas desde a ltima vez pelo usurio.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 5

Internet Explorer = Navegao InPrivate

Mozilla Firefox = Janela privativa

Google Chrome = Janela annima

Busca Diferentes empresas oferecem servios de buscas na Internet. Entre elas, sem dvida a Google a mais conhecida. Mas existem outros servios, como o Bing, da Microsoft, Yahoo Buscas, da Yahoo!, Ask, da Ask.com, e assim por diante. O que todos possuem em comum a capacidade de filtrar os resultados das buscas, selecionando os resultados. Podemos realizar a seleo dos resultados por barras de ferramentas

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 7

Redes Sociais

Comentrios Blog de perguntas e respostas, muito usado por adolescentes. Rede social onde so postados itens do interesse do usurio, como em um painel de pins, alfinetes de mural. Crescendo muito em 2012.

Rede social para compartilhamento de fotos que foi adquirida pelo Facebook.

Questes de Concursos
01. Linkedin a) uma rede de negcios principalmente utilizada por profissionais. b) um aplicativo de correio eletrnico pago. c) uma forma de configurar perfis no correio eletrnico do Google. d) um aplicativo antivrus de amplo uso na web. e) uma forma de conexo entre o computador pessoal e o provedor internet. 02. O Orkut caracteristicamente definido como a) provedor de acesso. c) rede de segurana. e) rede social.

b) lista de contatos. d) comrcio eletrnico.

03. Dados distribudos na internet, frequentemente no formato RSS, em formas de comunicao com contedo constantemente atualizado, como sites de notcias ou blogs. Trata-se de a) hiperlinks. b) hipertextos. c) web Feed. d) web designer. e) canal aberto. 04. Quando um navegador de Internet comunica-se com servidores Web, atravs do endereo www.trt4.jus.br, para efetuar pedidos de arquivos, e processa as respostas recebidas, podero estar sendo utilizados os protocolos a) POP3 e HTML. b) IMAP e XML. c) IMAP E HTML. d) SMTP e FTP. e) HTTP e HTML. 05. A principal finalidade dos navegadores de Internet comunicar-se com servidores Web para efetuar pedidos de arquivos e processar as respostas recebidas. O principal protocolo utilizado para transferncia dos hipertextos o a) HTML. b) XML. c) IMAP. d) SMTP. e) HTTP.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 10

c) pode utilizar os mesmos servidores de pginas utilizados na Internet. d) pode ser acessada remotamente, de qualquer lugar fora da empresa, por meio da VPN (Virtual Private Network). e) utiliza alguns protocolos especficos para esse tipo de ambiente. III. Sempre atualize e execute a proteo contra vrus, sempre configure para o antivrus fazer um "scan" nos downloads e nunca confie em qualquer anexo de mensagens enviadas, mesmo que sejam de pessoas que voc conhea. A autopropagao de virus comea a partir das pessoas que mantm o seu endereo de email nos livros de endereo (address book) dos programas de correio eletrnico. 29. No contexto do item III, a) scan um recurso no nativo em qualquer programa de antivrus. Ele precisa ser baixado da Internet, atravs de download, necessitando, nesse caso, passar pelo processo de escaneamento. b) o correio eletrnico a forma mais comum e conhecida de spamming, ou seja, o spammer utiliza programas que automatizam a obteno de endereos e o envio a um grande nmero de destinatrios. c) sites confiveis asseguram a obteno de downloads, sem risco de contaminao. d) Worms so virus que necessitam de anexos para se hospedarem e depois se replicarem. e) uma forma segura de proteger-se contra o ataque de vrus ao computador a eliminao do livro de endereos do correio eletrnico. 30. Artigo publicado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negcios: Um bom exemplo do seu uso so as listas de tarefas que permitem ao gestor acompanhar na rede da empresa a evoluo do trabalho dos funcionrios, que a acessam com exclusividade. Outra boa ideia integr-la com os sistemas de gesto, tornando os processos administrativos mais eficientes. Embora seja de acesso restrito, tambm possvel abri-la para os blogs dos colaboradores, o que contribui para melhorar o relacionamento entre os funcionrios. Se antes eram associadas s grandes corporaes, hoje cada vez mais comum encontr-las em pequenas e mdias empresas. Uma pequena empresa tem recursos escassos. Com elas possvel ganhar tempo com eficincia, diz Ronaldo Fujiwara, da agncia especializada em comunicao digital NHW. Esse artigo se refere a a) internet. b) redes sociais. c) intranets. d) redes wireless. e) MANs. 31. o servio padro da Internet para a transferncia de arquivos entre computadores. A partir dele usurios podem obter ou enviar arquivos de/ou para outros computadores da internet. O acesso controlado atravs de login e senha. No servidor possvel configurar quais pastas devem ficar disponveis para cada usurio e especificar as permisses de cada um. Existe a opo de se criar um login annimo. O servio ou protocolo referenciado no texto a) FTP. b) TCP/IP. c) SMTP. d) IMAP. e) POP.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 15

caminho (rota) para a entrega da informao. As chaves pblicas so usadas para criptografia de dados. E a criptografia o processo de proteo da informao que ser enviada por um meio inseguro. 38. Letra E. A transao segura simbolizada pelo cadeado fechado na barra de status ou na barra de endereos.

Correio Eletrnico O correio eletrnico (popularmente conhecido como e-mail) tem mais de 40 anos de existncia. Foi um dos primeiros servios que surgiu na Internet, e se mantm atual at os dias de hoje. Nas empresas, a primeira ao de quase 90% dos empregados, checar o seu e-mail. O edital no especifica qual tipo ser cobrado (webmail ou cliente de e-mail), e tambm no especifica os detalhes tcnicos que podero ser cobrados no concurso. Uso de correio eletrnico O e-mail uma forma de comunicao assncrona, ou seja, mesmo que o usurio no esteja online, a mensagem ser armazenada em sua caixa de entrada, permanecendo disponvel at ela ser acessada novamente. Historicamente, o e-mail foi uma das primeiras formas de comunicao entre os usurios da ArpaNET (rede militar EUA que deu origem a Internet). Nomes de clientes de e-mail, segundo o ambiente Programa Microsoft Outlook Express Ambiente Caractersticas Aplicativo simples de correio eletrnico, que faz parte do Windows XP. Acessa uma conta de e-mail de cada vez.

Windows XP

Microsoft Outlook Office

Aplicativo integrante do pacote Microsoft Office XP, 2007 e 2010. Acessa uma conta de e-mail de cada vez. Aplicativo substituto do Windows Mail, que integra o Windows Live (Messenger, Movie Maker, etc). Padro do Windows 7, que pode ser instalado no Windows XP. Permite acesso simultneo a vrias contas de e-mail. Aplicativo de cdigo aberto e gratuito, que pode ser instalado no Windows ou Linux, para operar como cliente de correio eletrnico. Permite acesso simultneo a vrias contas de e-mail (desde antes do Windows Live Mail).

Windows Live Mail Windows 7

Mozilla Thunderbird Todos

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 20

Opes de respostas Opo Responder Responder para todos Encaminhar Quem receber? Apenas o remetente Todos os endereos no campo TO e CC Outro destinatrio Caractersticas A resposta ser enviada somente para o remetente da mensagem. A resposta ser enviada para todos os endereos no e-mail, exceto os existente no campo CCO/BCC, que de conhecimento exclusivo do remetente da mensagem. A mensagem ser redirecionada para um novo endereo de e-mail diferente dos informados na mensagem. Outras aes Ao Lixo Eletrnico Marcar como no lida Marcar como lida Excluir tudo do remetente Imprimir mensagem Ver cdigofonte da mensagem Formato Sinalizador Caractersticas A mensagem ser enviada para a pasta Lixo Eletrnico, e o endereo de email do remetente adicionado lista negra. Novas mensagens sero entregues na pasta Lixo Eletrnico, ao invs da Caixa de Entrada. A mensagem que j foi lida, ser marcada como no-lida. A mensagem que ainda no foi lida, ser marcada como lida. Todas as mensagens recebidas at o momento do remetente sinalizado, sero excludas para a pasta Itens Excludos. A mensagem ser preparada para impresso. A maioria das mensagens de e-mails atuais so construdas em linguagem HTML (sites de Internet), e seu cdigo fonte poder exibir detalhes sobre a codificao MIME, nmero de IP do remetente, data e hora do envio, rota por onde a mensagem foi encaminhada, etc.

Marcao Marcao Ao no servio de e-mail Sada

HTML

Anexao de arquivos O e-mail uma forma rpida de comunicao, devido sua facilidade e penetrao entre os usurios de Internet. Mesmo aqueles que no tem o costume de usar um e-mail, possuem um registrado, necessrio para acesso a outros servios como o Facebook, Twitter, Windows Live Messenger, etc. Anexar um arquivo ao e-mail uma prtica rpida e simples. Se o servio webmail, ele possui restries, tanto de tamanho como de formatos permitidos. Para iniciar, conheamos o que as bancas esperam sobre o comportamento do usurio em relao a alguns itens de Internet, como download e anexos, e a seguir, conheceremos as restries existentes nos servios gratuitos (webmail, com IMAP4) e clientes de e-mail (com SMTP e POP3).

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 25

essas ferramentas disponibilizadas pelos provedores e o programa Outlook Express consiste no fato de que nele a) existe uma pasta especfica para catalogar as mensagens enviadas, enquanto, no webmail, essas mensagens so descartadas aps o envio. b) os arquivos anexados mensagem podem ser de qualquer tipo, enquanto, no webmail, apenas arquivos de texto podem ser anexados mensagem. c) as mensagens so gravadas em uma pasta especfica na mquina do usurio para serem visualizadas, enquanto, no webmail, no necessria essa operao. d) as mensagens so salvas automaticamente, na pasta Rascunho, assim que so criadas, enquanto as mensagens so salvas, no webmail, apenas se o usurio comandar essa operao. e) existe um limite de 20 destinatrios para cada mensagem a ser enviada, enquanto, no webmail, esse limite de apenas 5 destinatrios 56. A remessa de e-mail com endereo oculto geralmente utilizado como a) Cc. b) Para. c) Cco. d) Ocl.

e) De.

57. Em relao ao formato de endereos de e-mail, est correto afirmar que a) todos os endereos de e-mail possuem o smbolo @ (arroba). b) todos os endereos de e-mail terminam com .br (ponto br). c) dois endereos de e-mail com o mesmo texto precedendo o smbolo @ (arroba) so da mesma pessoa. d) o texto aps o smbolo @ (arroba) especifica onde o destinatrio trabalha. e) uma mesma pessoa no pode ter mais de um endereo de e-mail. 58. Paulo trabalha na rea administrativa da Empresa XPT. Realiza boa parte do seu trabalho por meio do seu e-mail corporativo. Com o crescimento da empresa, a demanda de trabalho de Paulo aumentou, mas sua caixa de e-mail continuou com a mesma capacidade, 100 MB. Frequentemente a caixa de e-mail de Paulo enche e ele tem que parar suas atividades profissionais para excluir os e-mails maiores e menos importantes, liberando assim espao para novas mensagens. Certo dia, em um procedimento para liberar espao na sua caixa de e-mail corporativo, Paulo apagou, por engano, diversos e-mails importantes, necessrios para fechar a folha de pagamento de funcionrios do ms. Como no tinha uma cpia desses e-mails, teve que solicitar aos emissores que enviassem os e-mails novamente. Para tentar resolver o problema de espao em sua caixa de e-mail, Paulo abriu uma Ordem de Servio para a rea de TI, pedindo o aumento de sua caixa de e-mail para 200 MB. A TI negou o pedido, argumentando limitaes de espao em seus servidores. Como soluo alternativa, para a cpia de segurana de seus e-mails corporativos, reduzindo dessa forma os riscos relacionados s excluses que dever fazer periodicamente devido a essa limitao de espao e considerando que as polticas da empresa no impem nenhuma restrio para o acesso e guarda dos emails em outros computadores ou ambientes, Paulo pensou em realizar as seguintes aes: I. Criar um e-mail pessoal em um servidor de e-mail da Internet, com capacidade de armazenamento suficiente para manter uma cpia de seus e-mails corporativos por um tempo maior que os limitados pelo

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 30

56. Letra C. O campo CC com cpia, onde quem receber saber para quem mais a mensagem foi enviada. O campo PARA o TO, destinatrio principal. O campo DE o FROM, voc mesmo, o remetente. O campo OCL sugerido no existe. 57. Letra A. A letra C est errada porque no possvel afirmar que fernando@hotmail.com seja a mesma pessoa dona do fernando@gmail.com. A letra D, no texto aps o @ especificado o provedor de e-mail, a empresa que oferece o servio de e-mail, e no exatamente o local onde a pessoa trabalha (caso dos e-mails corporativos). A letra E, quase fictcia, afirma que cada pessoa deve possuir apenas um e-mail. Por enquanto isto falso, mas existem planos da Google para integrao de todos os endereos de uma pessoa em apenas uma nica ID. 58. Letra C. 59. Letra E. 60. Letra C. A letra A est errada porque o vrus no 'se propaga apenas para a memria', mas para um objetivo definido, um alvo. Se este alvo, o arquivo que ele infecta e propaga estiver na memria, a sim, ele poderia se propagar para a memria. Entretanto, para evitar que o vrus de computador seja eliminado caso o computador seja desligado, ele se propaga primeiro para o disco do computador e depois para a memria RAM. A letra B est errada porque a mensagem que est na Caixa de Entrada est, na verdade, no servidor de e-mail, no no computador do usurio, e portanto, no poderia infectar a memria do computador (local). A letra D est errada porque simplesmente no existe proteo 100%. A letra E est errada porque assim como a letra D, e com a mesma dica da letra B (o termo 'automaticamente' indica na maioria das vezes, alternativa errada). 61. Letra E. O IMAP (ou IMAP4) caracterstico dos webmails, mantm as mensagens no servidor, para acesso via Internet a partir de um navegador web (as mensagens so copiadas para o computador local, mas no na forma de arquivos PST e sim como temporrios da Internet).

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 34

Potrebbero piacerti anche