Sei sulla pagina 1di 3

Grupo ser Educacional

Gente criando o futuro

Grupo ser Educacional

Gente criando o futuro

O Trabalho Cientfico e o Pesquisador

O Trabalho Cientfico e o Pesquisador - Aula02

O trabalho cientfico
A primeira e bvia pergunta que um candidato a cientista como voc faria quando fosse necessrio apresentar um trabalho cientfico (seja o TCC ou mesmo um artigo cientfico) e se deparasse com uma infindvel quantidade de regras de confeco seria: Mas para que isso?. A resposta bastante simples, a importncia da elaborao destes trabalhos se resume ao seu principal objetivo: comunicar uma observao, uma ideia, ou uma descoberta a um grupo de indivduos. Somente assim esses indivduos podem fazer uso desta observao, ideia ou descoberta, ou at mesmo fazer avanar a ideia mediante suas prprias observaes enfim, melhorar a descoberta. Voc j se perguntou o que teria acontecido com a humanidade se Alexander Fleming tivesse em suas observaes, identificado a formao de antibitico Sir Alexander (penicilina, no caso) em seu laboratrio e no tivesse elaborado e divulgado o Fleming foi o trabalho cientfico no qual narrou sua descoberta? Hum... Bem, no mnimo durante descobridor a 2 Guerra Mundial as perdas de vidas humanas teriam sido muito maiores, pois, da protena graas a este medicamento, as infeces bacterianas de soldados feridos puderam antimicrobiana chamada lisozima ser tratadas. e do antibitico penicilina obVoc percebe que, apesar de trabalhoso, cheio de regras e avaliaes o tido a partir do fungo Penicillium trabalho cientfico consiste da informao cientfica organizada segundo padres especficos, com o objetivo de facilitar a sua compreenso? Podemos comparar notatum. um trabalho cientfico a uma novela ou uma estria, a qual deve conter de forma Fonte:Wikipedia harmnica, princpio, meio e fim, com uma clara conexo entre essas trs partes, como num enredo.
SAIBA MAIS

Cada canal de divulgao cientfica possui seu conjunto de normas prprias, destinadas a orientar os autores no preparo de trabalhos para publicao e, no geral, seguem determinados padres internacionais. Discutiremos mais adiante, em nossa disciplina, os critrios mais habituais utilizados por esses veculos. Fato que, antes de serem publicados os resultados de uma pesquisa, a informao percorre um longo caminho na passagem do conhecimento informal para o formal, que j discutimos anteriormente. Vale lembrar que este processo no estanque nem unidimensional e que os avanos tecnolgicos e as redes de comunicao tm feito com que estes dois canais de comunicao estejam se sobrepondo e tm tornado imperceptveis os limites entre os dois canais de comunicao (informal e formal), sendo que a frequncia e o uso de um canal informal ou formal so determinados por sua acessibilidade.

01
Metodologia da Cincia / Metodologia Cientfica / Metodologia da Pesquisa | EAD

O Trabalho Cientfico e o Pesquisador - Aula02

Voc sabia que alguns autores acreditam que trabalho cientfico, propriamente dito, deva ser avaliado por sua qualidade quanto ao contedo, fins e substncia, mas tambm quanto aos meios e formas usados na produo do trabalho? A qualidade pode ser observada na anlise do domnio de tcnicas de coleta e interpretao de dados, na manipulao de fontes de informao (algumas j discutidas em nossa aula anterior), no conhecimento demonstrado para apresentao do referencial terico e, finalmente, na apresentao escrita ou oral em conformidade com as regras acadmicas. Mas e voc, o que voc acredita ser preciso para que um trabalho cientfico tenha validade? Vejamos: 1. Deve ter enquadramento na cincia. Que rea, ramo est inserido. 2. Deve ter finalidade cientfica. Buscar uma explicao cientfica sobre algo. 3. Os resultados devem ser passveis de verificao. 4. Gerar ao final uma contribuio cientfica.

Buscando atender os itens acima, atualmente, existem inmeros pesquisadores em nosso pas, que se dedicam pesquisa e ao desenvolvimento cientfico-tecnolgico e se utilizam dos trabalhos cientficos para divulgar seus resultados. Iremos mais a frente em nossa disciplina discutir mais demoradamente a construo de alguns trabalhos cientficos, mas importante que voc saiba quais os tipos principais: - Artigos Cientficos: tambm chamados de papers podem ser publicados em anais de eventos ou revistas (peridicos, comumente chamados de journals) nacionais e internacionais. Essas revistas recebem qualificaes de rgos especializados conforme o nmero de artigos publicados anualmente e nmero de leitores. Um exemplo desses qualificadores o ndice de impacto; valor numrico que ranqueia revistas indexadas. Os autores almejam publicar em revistas de elevado ndice de Impacto, um dos maiores atribudos por maior tempo consecutivo o recebido pela revista SCIENCE (ndice tem variado em torno de 12). - Dissertaes e Teses: resultado da compilao de uma pesquisa individual de mestrado e doutorado respectivamente. Esto disponveis em bibliotecas (fsicas e virtuais). Complicado? Um pouco. Mas voc ver que a disciplina Metodologia da Pesquisa auxiliar quando precisar confeccionar seu trabalho cientfico, pois afinal voc pode no futuro vir a se tornar um destes obstinados seres humanos que norteiam suas vidas pela busca incansvel de respostas a diversas perguntas e dvidas atravs da pesquisa cientfica. E, ser sobre eles, os pesquisadores, que falaremos em nosso prximo texto.

02
Metodologia da Cincia / Metodologia Cientfica / Metodologia da Pesquisa | EAD

Potrebbero piacerti anche