Sei sulla pagina 1di 24

O maior vendedor do mundo

Aut or: Og Mandino

Aluno: Guilherme Rex TRABALHO DA AULA DE MATEMTICA: Prof. Ana Ceclia Togni 2007

Com entrio inicial Comentrio


O livro conta uma histria da poca de Cristo que acontece na regio de Damasco e Jerusalm , sobre um grande comerciante que fez fortuna vendendo produtos de outras regies. A histria traz ensinamentos sobre VERDADE, SINCERIDADE E F que um vendedor precisa ter na sua profisso. Mostra que nada melhor que um erro ou frustrao para aprender a fazer de novo e corretamente.

O livro apresenta as 10 regras bsicas para a venda efetiva, tanto para joves como veteranos. O autor descreveu uma fascinante, comovente e inspiradora histria, deix ando uma poderosa mensagem. Cada um de ns um vendedor, no importa qual sua ocupao ou profissso. Principalmente cada qual deve vender- se a si prprio a fim de encontrar felicidade pessoal e paz de esprito. Um dos livros mais inspiradores, mais interessantes e mais teis que j li (Norman Vincent Peale). Uma das obras mais vendidas em todo o mundo e adquirida por grandes empresas como Coca- Cola e Volkswagem.

CENRIO DA HISTRIA
A narativa com ea quando Hafi d (um rico m ercador) fala a Erasm o (seu guarda livro) e lhe conta sobre com o fez su a fortuna. Hafi d ped e a Erasm o que vend a t o do seu estoque d e m ercadorias e convert a em ouro. Ele queria som ente o necessrio para viver bem o resto da vida. A sobra, Erasm o deveria distribu ir entre os pobres. Os em prios deveria passar aos adm inistradores que por tanto tem po lhe foram fiis. E tam bm para Erasm o fi caria o palcio e um a quantia em dinheiro pela sua fidelidade.

E assim foi feito o pedido de Hafid, mesmo a contragosto de Erasmo.


Hafid seguiu ento a um quarto no alto do seu palcio, que at aquele momento Erasmo nunca tinha entrado. Ali ele mostrou a Erasmo, o seu segredo. Um ba velho com pergaminhos que continham o segredo para se tornar um grande vendedor. Ficaram ali por um longo tempo e Hafid foi contando a sua histria

Voltando no tempo , Hafi d conta que quando era jovem trabalhava como tratador de camelos e burros para um grande mercador chamado Pathros. Hafid havia sido adotado por Pathros quando seus pais haviam morrido de Peste. E um dia revelou a Pathros a sua ambio de ser vendedor. Pathros concordou e lhe deu um desafio, o de vender uma tnica vermelha recm lanada da melhor qualidade, na Cidade de Belm . E lhe deu um conselho: O fracasso jamais o surpreender se sua deciso de vencer for suficientemente forte.

E assim foi vender sua nobre tnica em Belm . Mas a realidade foi dura com ele: f echaram se as portas antes mesmo de oferec- la, o que mais ouvia era o no. Poucos lhe pediam o preo . Depois de 3 dias na cidade, o dinheiro havia terminado e precisou dormi r n uma gruta. L encontrou um casal com uma pequena criana recm- nascida. Era inverno e o casal gemia de frio, pois haviam tirado suas mantas para cobrir a criana. Hafi d em total indeciso at ali, pegou sua preciosa tnica vermelha que tinha para vender e colocou- a sobre a criana e devolveu as mantas aos pais. Recebeu um beijo da me de agradecimento e, pegou seu burro e voltou para o acampamento dos mercadores desolado, triste e sem entender o que havia feito . Sem perceber, seguia- o uma brilhante

Chegou no acampamento e contou a sua histria ao seu amo. A estrela brilhabte havia seguido Hafid. Pathros, vendo a estrela brilhante, logo indagou Hafid, pedindo para que contasse sua histria. Ele a ouviu, e por fim disse a Hafid: - Concorda em ser guardador de camelos novamente por hora. - Sim, respondeu Hafid desanimado. Mas Pathros ainda por fim disse: - Durma em paz, voc no fracassou.

Quase duas semanas aps, Panthros chamou Hafid deitado em na sua cama. Ele estava diferente e convalescendo . E perguntou ao rapaz: voc ainda quer se tornar um grande vendedor. Este respondeu que sim. Ento Pathros falou: meu tempo aqui breve. Primeiro retire o pequeno ba de cedro debaix o da cama. Contou ento sua histria: H muitos anos, quando minha posio era inferior a um guardador de camelos tive o privilgio de socorrer um viajante do Oriente que for a atacado por bandidos.

Ele insistiu em recompensar- me. Como eu no tinha famlia, nem economias, fui com ele. Um dia ele me apresentou este ba. Dentro havia 10 pergaminhos de couro, todos numerados. O primeiro contm um segredo que tem sido dado a poucos sbios atravs da histria. O primeiro ensina a maneira mais efetiva de aprender o que est escrito nos demais e todos os outros os segredos e princpios necessrios para tornar - me um a pessoa de grande x ito na arte de vender . E estes ensinamentos se tornaram parte de minhas maneiras e de minha vida. Se tornaram hbito. Finalmente, recebi de presente o ba, uma carta selada e 50 moedas de ouro para abrir meu prprio negcio.

A carta mandava aplicar o que aprendera dos pergaminhos e comear vida nova. Mandava partilhar sempre a metade da riqueza adquirida, fosse ela qual fosse, com pessoas menos afortunadas, mas que no desse os pergaminhos e no partilhasse com ningum o contedo at o dia em que recebesse um sinal especial que disesse quem seria o prx imo escolhido para receb- los. Voc Hafid foi o escolhido. Pathros ento disse: Poderia deix ar- te grande riqueza, mas isso seria um terrvel desservio. Muito melhor voc se tornar o maior e mais rico vendedor do mundo, sozinho. V para Damasco e l encontrar infinitas oportunidades, mas ...

Primeiro, aprenda os pergaminhos. Segundo, deve constantemente distribuir a metade de seus ganhos com os menos afortunados. E agora a condio mais importante: Voc est proibido de partilhar os pergaminhos ou a sabedoria neles contido at o dia em que surgir algum que lhe transmitir um sinal, como a estrela brilhante e suas ao generosa foram o sinal que eu procurava. A carta que recebi h muito tempo atrs ordenava- me ainda que o terceiro a receblos poderia partilhar sua mensagem com o mundo, se assim o desejasse. E assim Hafid aceitou a promessa.

E assim, Hafi d foi a Damasco. Se alojou numa pequena penso e comeou sua misso. Estudou o pergaminho Nmero 1 :

Formarei bons hbitos e me tornarei escravo deles.


E l eu o pergam inho repetidadm ente at entender o m todo secreto que ele descreve.

Segundo per gaminho:

Saudarei este dia com amor no corao.


O que significa dizer que podem desconfiar de minhas palavras, opor - se ao meu raciocnio, rejeitar meus trajes. Amarei a vida, rejeitarei a escurido, e agirei sempre positivamente. Terei sempre um sorriso nos lbios. O dio desaparecer em minhas veias. Aumentarei minhas vendas com amor no corao .

T erceiro pergaminho:

Persistirei at alcanar x ito.


Mostra que cada dia som os testados a desistir. Cada prm io que alcanam os esto no fim , e no no com eo. Darei um passo e se no resultar em nada, darei outro e outro. Pois se a venda no se concretizou e foi um fracasso, isso vai aum entar m inha oportunidade de x ito n a tentativa seguinte. A venda de hoje no m e ofuscar na venda de am anh.

Pergaminho quarto:

Eu sou o maior milagre da natureza.


Neste pergam inho o eu se valoriza, h um valor em cada ser. Um ser diferente de outro, e singular. Um cam inho que m ostra que precisam os saber o que vendem os e o que som os. Inclusive se valorizando. Todos os desnim os e frustraes profissionais e pessoais no so m ais nada, alm de oportunidades disfaradas. Cabe a ns aproveit- las.

5o.: Viverei hoje como se fosse meu ltimo dia.


Aqui ele discute a perda de tem po, pois cada segundo im portante. Sada o por do sol pois o ltim o . No deix arei os prx im os sem darlhes um abrao. Cortejar a ociosidade se auto destruir. E por fim ele agradece, se por ventura no for o ltim o.

6o.: Hoje serei dono de minhas emoes.


nim os vm e vo. Ao acordar, cante, grite, de risadas, relem bre o sucesso de ontem e projete o de hoje.Terei que lutar contra os que querem m e derrubar, os tristes e os desesperados caem depressa e h aquele que vir com um sorriso e um abrao para m e destruir. Cabe a m im decidir e identificar o que serve para m im . Sou dono de m inhas em oes.

7o.: Rirei do mundo.


O riso alivia. No m aior problem a um riso pode fazer m ilagres.Tudo reduzido ao tam anho real com um riso. No deix arei de m e tornar im portante ou poderoso sem rir. Serei um a criana , pois assim recebo a capacidade de erguer os olhos ao m undo. Jam ais serei grande dem ais para m inha cam a. E se rir nunca serei pobre. Serei feliz e assim terei x ito.

8o. Hoje centuplicarei meu valor.


Tenho o poder de escolher m eu destino. Plantarei para colher m ilhares e no som ente para ser substitudo. Serei m eu profeta.

9o.:Agirei agora.
Jam ais houve um a lei que im pedisse um crim e. Somente a ao faz dar resultados, m esm o que, s vezes, desfavorveis. No serei abatido por um a rejeio. Isso far com que tenha foras para tentar novam ente. No terei espao para o fracasso. Farei tudo agora, sem deix ar para depois.

10o.: Quem tem f pequena, confrontado com o perigo, doenas, j no suplicou por ajuda de Deus.
Aqui ele mostra que preciso ter f. E relata a necessidade de orarmos diariamente. Ensina a orao d o vendedor. Depois de ter estudado e aprendido todos os pergaminhos, iniciou sua nobre profisso. E a ambio do tratador de camelos se tornou realidade: ele se tornou o maior vendedor do mundo.

Passado quase 3 anos que Hafid havia se desfeito de seu negcio, Erasmo atendeu a um sujeito que lhe havia batido a porta a procura de Hafid. Mostrou- lhe uma tnica que continha a marca Pathros, o mercador, a mesma que havia aquecido ao menino Jesus. Falou da sua histria e que precisava de ajuda para ensinar a palavra de Jesus. Contou que estava sendo perseguido havia 4 anos e no tinha tido sucesso. Hafid segurou a tnica perplex o, e por fim disse a Erasmo: V ao quarto e busque o ba com os pergaminhos. Achamos seu merecedor. A pessoa que se apresentou era Paulo e que precisava dos ensinamentos contidos nos pergaminhos para levar os ensinamentos de Jesus ao mundo.

Paulo foi o maior apstolo, o maior vendedor das idias acerca de Jesus, e sem seus ensinamentos talvez o cristianismo no teria sobrevivido ao imprio romano e no teria chegado aos nossos dias da forma como hoje se encontra difundido.

FIM

Potrebbero piacerti anche