Sei sulla pagina 1di 6

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS

TRANSFERNCIA DE CALOR (ISOLAMENTO TRMICO)

NOME:ANDERSON JUNIOR DOS SANTOS CURSO:ENGENHARIA MECNICA TURNO:NOITE

CONTAGEM, 30 DE MARO 2013

INTRODUO Fundamentao terica 1.1-Conduo em Cilindros:

Sistemas cilndricos e esfricos muitas vezes apresentam o gradiente de temperatura apenas na direo radial e podem ser tratados como unidimensionais. Alm disso, em condies de regime estacionrio e sem a gerao interna de calor, o sistema cilndrico analisado atravs do mtodo padro, que comea com a forma apropriada da equao do calor. Em um cilindro oco, cujas superfcies internas e externas encontramse expostas a fluidos a diferentes temperaturas e considerando regime estacionrio sem gerao interna de calor, a equao de calor representada por:

1 d (kr dT/dr) = 0 r dr

O resultado fsico desse resultado se torna evidente se tambm pudermos considerar a forma apropriada da lei de Fourier. A taxa na qual a energia conduzida atravs de uma superfcie cilndrica qualquer no slido pode ser expressa como:

qr = -kA dT dr

Onde, A = rea normal direo da transferncia de calor.

Resistncia Trmica:

Para a conduo radial em uma parede cilndrica, a resistncia trmica dada por:

R cond = ln (r2/r1) 2Lk

Espessura crtica de isolamento:

Uma espessura tima para o isolamento seria associada ao valor de r que minimizasse o q ou maximizasse o Rtot. Tal valor poderia ser obtido a partir da exigncia que:

dRtot = 0; Logo: dr

1___ - __1__ = 0 ou r = k 2kr 2r^2h h

Para determinar se o resultado anterior maximiza ou minimiza a resistncia total, a segunda derivada deve ser avaliada. Assim sendo:

d^2 Rtot = - ___1___ + ___1___ dr^2 2kr^2 r^3h

Uma vez que esse resultado sempre positivo, segue que r = k/h o raio do isolamento para a qual a resistncia total um mnimo, no um mximo. Logo, a espessura tima do isolamento no existe. Do resultado acima, faz mais sentido pensar em termos de um raio crtico de isolamento.

R crtico = k/h

Portanto, R crtico < que o raio do sistema, qualquer quantidade de isolante instalada reduzir a taxa de transferncia de calor. Objetivos Determinar experimentalmente a condutividade trmica da l de rocha, o coeficiente de transferncia de calor entre a superfcie externa do isolante e o ambiente e o raio crtico do isolamento. Materiais -tubo de cobre com dimetro externo de 28 mm e comprimento de 1000 mm, no interior do qual est inserida uma resistncia eltrica. -isotubo de polietileno expandido com espessura de 10 mm, sobreposto ao tubo de cobre. -Termopares tipo T fixados nas superfcies interna e externa do polietileno. -voltmetro, ampermetro, milivoltmetro, chave seletora.

Figura 1- experimento Procedimento experimental -verificar a posio dos termopares. -ligar o aquecimento eltrico. -medir a temperatura ambiente: Tamb=28,3C.

-aguardar o sistema entrar em regime permanente e efetuar as medidas constantes nas tabelas 1 e 2. Tabela1- temperaturas no isolante Posio dos termopares 1 2 3 4 5 6 TABELA 2 POTNCIA ELTRICA DIFERENA DE POTENCIAL (v) 12,54 Corrente eltrica (A) 1 Potncia eltrica (W) 12,54 Fora eletromotriz (mV) Temperatura(C) 64,63 56,4 65,16 53,3 62,1 57,36

a- Faa o desenho esquemtico do dispositivo experimental.

Potrebbero piacerti anche