Sei sulla pagina 1di 8

UNIVERSIDADE CATLICA DE BRASLIA

FACULDADE DE CINCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA


DISCIPLINA : TEORIA MACROECONMICA II PROFESSOR : CARLOS HENRIQUE ROCHA

- O Esquema IS - LM e a Demanda Agregada; - A Determinao da Oferta Agregada

Braslia - 1995

UNIVERSIDADE CATLICA DE BRASLIA


FACULDADE DE CINCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
DISCIPLINA : TEORIA MACROECONMICA II PROFESSOR : CARLOS HENRIQUE ROCHA

ALUNO: Francisco Vitelmar Jorge de Sousa - Matrcula: 87/2587 - 0

TRABALHO 1

1) Explique formalmente por que cada uma das seguintes afirmaes verdadeira:
a) Se o investimento no depende da taxa de juros, a curva IS vertical; i i1 i0 Qd
EXPANSO FISCAL QUANDO IS VERTICAL

IS

IS

LM dy = 1 dg 1-b(1-t)

Quando a demanda de consumo e investimento inelstica em relao aos juros, ou seja, quando C e I no reagem taxa de juros. No exemplo, IS vertical. No grfico acima, a poltica fiscal tem grande efeito sobre a demanda agregada - na realidade, aplica-se todo o multiplicador fiscal 1(1 - c) - , mas agora a poltica monetria no tem efeito sobre a demanda agregada. A poltica fiscal totalmente efetiva, ou seja, no h esvaziamento, tanto quando IS vertical quanto quando horizontal. Os motivos, contudo, so muito diferentes nos dois casos. Quando houver uma armadilha da liquidez (uma curva LM horizontal), a taxa de juros permanece constante, porque s h uma taxa consistente com o equilbrio do mercado monetrio. Portanto, uma expanso fiscal no gera um aumento da taxa de juros, e no h esvaziamento. Em contraste, quando IS for vertical, a taxa de juros aumenta (contanto que LM tenha a inclinao normal), mas o dispndio privado - consumo e investimento - no cai em resposta maior taxa de juros. b) Se a demanda por moeda no depende da taxa de juros, a Curva LM vertical; i LM i1 i2 IS Qd
CURVA LM VERTICAL E TOTAL ESVAZIAMENTO DO DISPNDIO PRIVADO

B A IS

Qd0

Vemos acima a Curva LM vertical - uma situao em que a demanda por moeda no sensvel taxa de juros, ou seja, em que a velocidade constante. A equao da demanda por moeda, ento, ser simplesmente M/P = L ( Qd ). Neste caso, como vemos no diagrama, uma expanso fiscal no tem efeito sobre a demanda agregada. Em vez disso, um deslocamento para direita de IS s resultar em aumento da taxa de juros, sem que haja qualquer efeito sobre a demanda de produo (formalmente, o resultado fcil de comprovar. Como M/P = L (Qd ), a funo L

pode ser invertida para Qd= f (M/P), onde a funo f o inverso da funo L. Portanto, vemos que s existe um nico nvel de Qd consistente com o nvel de saldos monetrios reais M/P. Uma expanso fiscal, quando a Curva LM vertical, gera um esvaziamento completo, ao contrrio do esvaziamento parcial que ocorre quando a curva LM tem uma inclinao ascendente normal. Embora o nvel total da demanda agregada permanea inalterado neste caso, a sua composio muda fundamentalmente. O aumento do dispndio governalmental agora igual em magnitude reduo conjunta do consumo e investimento privados. A crena numa curva LM vertical s vezes associada a uma forma pura de monetarismo, que destaca a suprema importncia da oferta monetria nominal para a determinao do nvel nominal de demanda agregada. A verso extrema de monetarismo, representada por uma LM vertical, diz que os deslocamentos da poltica fiscal no afetam a demanda agregada. No entanto, no complicado mundo das classificaes ideolgicas, muitos dos assim chamados monetaristas no insistem na idia de que a demanda por moeda no responde taxa de juros, ou na da inelasticidade dos juros. Quando a curva LM vertical, a poltica monetria, pode ser muito eficaz em deslocar a demanda agregada. Um aumento de oferta monetria, representado pelo deslocamento para direita da curva vertical LM, tem forte efeito para reduzir as taxas e juros e aumentar Qd. c) Se a demanda por moeda no depende da renda, a Curva LM horizontal. i

i0 IS
EXPANSO FISCAL COM LM HORIZONTAL

LM IS QD1 QD

QD0

Na Curva LM horizontal, que foi sugerida por Keynes para ser aplicada na Grande Depresso, a demanda por moeda totalmente elstica em relao taxa de juros, e portanto, s h uma taxa de juros consistente com o equilbrio do mercado monetrio, e a poltica fiscal tem um forte efeito sobre a demanda agregada. A poltica monetria, por outro lado, no causa efeito algum porque a taxa de juros constante e no pode ser reduzida por meio da expanso monetria.

d) Se a demanda por moeda extremamente sensvel taxa de juros, a Curva LM horizontal. i

i0 IS IS QD1 QD

LM

EXPANSO FISCAL COM LM HORIZONTAL (O CASO DA ARMADILHA DA LIQUIDEZ)

QD0

L dK + h ( 1 - b ( 1 - t ) ) dY = dG = 1 1-b(1-t) derivada parcial h 0

regra de LUCKTAW

S existe uma taxa de juros que equilibra o mercado monetrio. No h esvaziamento, a taxa de juros no se modificou impacto total. L M horizontal efeito total totalmente efetivo. Imaginava-se que a LM horizontal s podia ocorrer se as taxas de juros fossem muito baixas. Nestas circunstncias, as pessoas achariam que o custo de oportunidade de manter dinheiro em seu poder muito baixo, e prefeririam manter em seu poder qualquer dinheiro adicional, isto , continuar lquidos. Esta a razo pela qual os economistas se referem situao em que a Curva LM horizontal com a armadilha da liquidez.

2) Discuta o que vai acontecer Curva da Oferta Agregada no caso Keynesiano bsico quando:
a) As preferncias dos trabalhadores mudam e eles querem trabalhar mais, com qualquer taxa salarial. P Qs

OFERTA AGREGADA: Keynesiana bsica

Neste caso a determinao do salrio real (W/P), no estabelece equilbrio no mercado de trabalho, ocasionando desemprego generalizado. Salrios rgidos, P, W/P, faz com que as empresas estejam dispostas a contrair mais funcionrios, oferecer maior quantidade de produo. A Curva de Oferta Agregada pode deslocar-se, naturalmente, em reao a diferentes tipos de choques. Em nosso caso, os trabalhadores querem trabalhar mais, com qualquer taxa salarial, ou seja, haver uma maior produtividade da mo-de-obra, com um custo menor, deslocando assim Qs para baixo e para a direita, conforme grfico abaixo: P (antiga Qs) (nova Qs)

OFERTA AGREGADA: Keynesiana bsica

b) Um terremoto destri metade do estoque de capital na nao; Nessa situao, haver uma reduo imprevista do estoque de capital, as empresas produziro uma menor quantidade de produtos, com custo maiores, deslocando Qs para cima e para esquerda.

P (Qs aps o terremoto) (Qs antes do terremoto)

Q
OFERTA AGREGADA: Keynesiana bsica

c) H um avano tecnolgico.

Com um avano tecnolgico, h um aumento na quantidade de produo oferecida a um determinado preo. Um choque de oferta favorvel desloca a Curva de Oferta Agregada para baixo e para direita no caso bsico Keynesiano, no caso, o resultado qualitativo : aumento de produo e reduo de preos. P (Qs antes do avano tecnolgico) (Qs com o avano tecnolgico)

OFERTA AGREGADA: Keynesiana bsica

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

Sachs, Jeffrey D. Macroeconomia / Jeffrey D. Sachs, Felipe Larrain B.; traduo Sara R. Gedanke; reviso tcnica Roberto Lus Troster - So Paulo: Makron Books, 1.995.

Potrebbero piacerti anche