Sei sulla pagina 1di 4

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO

INSTRUO N. 02/04

Estabelece critrios para o funcionamento do Centro de Atendimento Especializado rea da deficincia fsica, no ensino regular.

O Departamento de Educao Especial, no uso de suas atribuies e considerando os preceitos legais que regem a Educao Especial (LDB/9394/96, Diretrizes Nacionais para a Educao Especial na Educao Bsica, Parecer n. 17/01 CNE, Resoluo 02/01 CNE e a Deliberao 02/03 CEE), expede a seguinte INSTRUO: 1. Definio O Centro de Atendimento um servio de apoio especializado de natureza pedaggica, desenvolvido nos estabelecimentos do ensino regular para a Educao Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Mdio e Educao de Jovens e Adultos. ofertado a alunos com comprometimento motor acentuado, com especificidades e limitaes, que variam de acordo com o grau, a intensidade e a extenso da rea neuromotora lesada. Especificidades estas expressas na forma de: rigidez muscular, distrbio na coordenao motora, movimentos involuntrios, diminuio da contrao normal do msculo que limitam os movimentos e interferem na linguagem oral e escrita, exigindo assim do professor especializado, um atendimento pedaggico diferenciado de aluno para aluno, tanto no atendimento a estas especificidades, quanto na complementao dos contedos escolares.

2. Alunado Alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental, Ensino Mdio e Educao de Jovens e Adultos, que em decorrncia da limitao motora acentuada, apresentam dificuldades na fala e/ou escrita. Estes alunos necessitam do apoio pedaggico especializado por meio de adaptaes curriculares, como a remoo de barreiras arquitetnicas, a organizao (sala de aula, material...), os recursos humanos, os facilitadores de comunicao (sistemas aumentativos ou alternativos de comunicao), as adaptaes dos materiais e recursos pedaggicos e outras modificaes que podero ser realizadas a partir do reconhecimento, do respeito s diferentes formas de aprender. 3. Ingresso 3.1 Para freqentar o Centro de Apoio Especializado o aluno dever estar matriculado na Educao Infantil ou numa das sries do Ensino Fundamental, Ensino Mdio e/ou mdulos da Educao de Jovens e Adultos. 3.2 A avaliao pedaggica de ingresso no Centro de Apoio Especializado dever ser realizada no contexto escolar, contando com o professor da classe comum, o professor especializado, a equipe tcnico-pedaggica da escola, com assessoramento de uma equipe multiprofissional (externa), da equipe tcnico-pedaggica da educao especial do Ncleo Regional de Educao e/ou da Secretaria Municipal de Educao. 4. Organizao A organizao do servio pedaggico no Centro de Atendimento Especializado dever: 4.1 4.2 Compreender a carga horria de 20 horas semanais. Conter nmero mximo de vinte (20) alunos com atendimento por cronograma, elaborado pelo professor especializado, professor da classe comum e equipe tcnico-pedaggica. 4.3 4.4 Prestar atendimento de no mximo duas (02) horas.por aluno ou grupo de alunos,de duas (02) a quatro (04) vezes por semana Agrupar, no mximo cinco (05) alunos, por nvel de escolaridade, respeitando suas necessidades e/ou especificidades.

4.5

Garantir e fazer constar no cronograma um horrio disponvel para que o professor especializado possa participar do Conselho de Classe, de projetos educativos desenvolvidos pela escola, bem como orientar o professor da classe comum sobre as adaptaes curriculares necessrias que oportunizem ao aluno o acesso aprendizagem.

4.6

Constar na pasta do aluno uma cpia da avaliao de ingresso, os relatrios semestrais vistados pela superviso e a freqncia dos alunos em formulrio elaborado pela escola.

5. Recursos Humanos Para atuar no Centro de Atendimento Especializado o professor, conforme Deliberao n. 02/03 CEE dever ter: 5.1 Especializao em cursos de Ps-Graduao em Educao Especial, Licenciatura Plena ou Ensino Mdio, com habilitao em Magistrio com Estudos Adicionais na rea da deficincia fsica ou deficincia mental. 5.2 Possuir, preferencialmente, experincia como professor de alunos com comprometimento motor. 6. Adequao de Espao Fsico 6.1 Acessibilidade nas edificaes, espaos, mobilirios e equipamentos, como: rampas, corrimo, piso antiderrapante, portas mais largas, banheiro adaptado (barras de apoio e sanitrios), conforme a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT 9050/1994), que fixa os padres que visam propiciar aos alunos condies adequadas e seguras de acessibilidade autnoma. 6.2 Prever e prover no Projeto Poltico Pedaggico da escola a aquisio dos materiais pedaggicos, utilizados no Centro. 7. Aspectos Pedaggicos No desenvolvimento do trabalho de apoio pedaggico, o professor dever: 7.1 Priorizar a necessidade e/ou especificidade de cada aluno, atuando como mediador do processo ensino-aprendizagem.

7.2 7.3

Observar a capacidade do aluno e articular com o professor da classe comum s adaptaes imprescindveis para o acesso aprendizagem. Atuar como um facilitador no apoio complementao dos contedos escolares.

8. Permanncia 8.1 8.2 A permanncia do aluno no Centro estar condicionada sua necessidade individual. O desligamento far-se- na medida em que a escola, conhecendo e reconhecendo as necessidades desse alunado possa, na sua rede de apoio dar as respostas educativas que ele necessita. 9. Autorizao/Renovao/Cessao Para a Autorizao/Renovao e Cessao do Centro de Atendimento rea da deficincia fsica, necessrio (a): 9.1 9.2 9.3 9.4 9.5 9.6 Anlise e parecer da equipe tcnico-pedaggica da Educao Especial do Ncleo Regional de Educao, quanto a necessidade do atendimento. Avaliao pedaggica do aluno, conforme item 3.2 (avaliao de ingresso). A matrcula do aluno no Ensino Fundamental, Ensino Mdio e Educao de Jovens e Adultos. Verificao do espao fsico adequado, conforme item 6.1. A anlise e parecer da equipe tcnico-pedaggica da rea da deficincia fsica do Departamento de Educao Especial. Autorizao de acordo com a documentao exigida pela Coordenao de Estrutura e Funcionamento da SEED.

Curitiba, 07 de maio de 2004

Angelina Carmela Romo Mattar Matiskei Chefe do Departamento de Educao Especial

Potrebbero piacerti anche