Sei sulla pagina 1di 2

UFMG/FAE/DMTE DISCIPLINA: DIDTICA DA LICENCIATURA PROFA.

ALCIA MARIA ALMEIDA LOUREIRO CARGA HORRIA: 60 H/A ANO: 2007/1

ENSINO: AS ABORDAGENS DO PROCESSO MISUKAMI, Maria da Graa Nicoletti ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA CONCEPES DE:

HOMEM: considerado como um produto do meio. Ele no livre, portanto moldado pelas foras existentes no meio ambiente existindo, assim, uma forte relao de dependncia entre o homem e o meio.

MUNDO: O mundo j est construdo e ele exerce uma funo no comportamento do homem. Ento o mundo considerado um objeto que pode ser manipulado. Com isto, molda e refora o comportamento do homem.

SOCIEDADE/CULTURA: considerado como um espao experimental a ser utilizado no estudo do comportamento. A cultura um conjunto de prticas que modelam o homem determinado comportamento. Tendo em vista isto, deve-se fazer um planejamento scio-cultural que vise a construo de uma sociedade ideal.

CONHECIMENTO: o saber, o conhecer sobre algo ou algum que foi resultado da interao com os mesmos, ou seja, a experincia. O conhecimento o resultado direto da experincia, essa concepo eminentemente empirista.

EDUCAO: So os parmetros culturais estabelecidos por um grupo de pessoas, por uma sociedade. Com o fim de se obter estes parmetros, de se obter certos produtos preestabelecidos com maior ou menor rigor, aumentam-se as contingncias de reforo e sua frequncia, utilizando-se de sistemas organizados, pragmticos, que lanam mo de reforos secundrios associados aos naturais. A educao esta intimamente ligada a transmisso cultural.

ESCOLA: Instituio responsvel pela socializao e educao formal dos indivduos. Para tanto, adota uma postura autoritria, a fim de exercer o controle dos estudantes de forma que as normas permaneam na sociedade. Dessa forma, inibe o desenvolvimento de habilidades peculiares das pessoas que frequentam. Segundo a abordagem comportamentalista, a aprendizagem, de fato, torna-se mais fcil atravs da utilizao do controle aversivo, no entanto no se estabelece enquanto uma aprendizagem consolidada. Cabe a Escola, manter, conservar e em parte modificar os padres de comportamento aceitos como teis.

UFMG/FAE/DMTE

DISCIPLINA: DIDTICA DA LICENCIATURA PROFA. ALCIA MARIA ALMEIDA LOUREIRO CARGA HORRIA: 60 H/A ANO: 2007/1

ENSINO: AS ABORDAGENS DO PROCESSO MISUKAMI, Maria da Graa Nicoletti ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA CONCEPES DE:

ENSINO-APRENDIZAGEM: Para os behavioristas, a aprendizagem pode ser definida como uma mudana relativamente permanente em uma tendncia comportamental e/ou na vida mental do indivduo, resultado de uma prtica reforada. O ensino, por sua vez, corresponde ao arranjo ou a disposio de contingncias para uma aprendizagem eficaz. Esse arranjo depende de elementos observveis, na presena dos quais o comportamento ocorre.

PROFESSOR-ALUNO: Ao professor cabe o controle do processo de aprendizagem, um controle cientfico da situao. Ele, dentro desta abordagem, tem a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema de ensinoaprendizagem, de forma que o desempenho do aluno seja satisfatrio. O aluno, por sua vez, est em uma situao passiva como receptor do conhecimento que lhe foi imputado.

METODOLOGIA: Tem uma viso do desempenho individual, no intuito de conhecer a necessidade que os alunos tm do aprimorar o conhecimento em determinados assuntos. Iniciativas de reforo so comumente adotadas, sendo estas o termmetro da eficcia do planejamento e avaliao do processo de ensino. Sendo assim, nessa abordagem, o envolvimento entre alunos e professor muito maior e respeita as necessidades e dificuldades de cada aluno. A capacidade de aprender do aluno considerada competncia. AVALIAO: Ocorre tanto durante o processo de aprendizagem quanto ao fim deste. Alm disto, na maioria das vezes, pode iniciar o processo buscando perceber os comportamentos prvios que serviram de subsdios para o planejamento do processo de ensino/aprendizagem. A avaliao parte integrante do processo de ensino/aprendizagem pois, atravs do conhecimento dos comportamentos dos alunos, torna possvel promover as contingncias de reforo que levaram aos comportamentos desejados dos alunos. CONSIDERAES FINAIS: Sob esta abordagem o comportamento do homem torna-se produto do meio o que torna possvel seu controle atravs do controle do meio. J o ensino/aprendizagem so tratados como uma forma de tecnologia que derivam da anlise experimental do comportamento. Desta forma a programao torna-se fator determinante desta abordagem.

ANLISE CRTICA: Na abordagem comportamentalista, o homem no tido como um ser que possa viver segundo sua personalidade, ao contrrio, nessa percepo o homem tido como um produto do meio, portanto manipulvel. H uma negao da espontaneidade, com isso o sujeito privado de desenvolver um esprito investigativo, de exercer e aperfeioar sua criatividade, pois atravs de um centro decisrio so estabelecidas normas e metodologias que visam manter o controle sobre a maioria subserviente. No h o desenvolvimento da individualidade, no h liberdade de expresso, o que se pretende formar um exrcito de alienados, resignados, incapazes de lutar pelo que acreditam, por mudanas. Essa ideologia comportamental favorece, portanto a uma minora em detrimento da maioria.

Potrebbero piacerti anche