Sei sulla pagina 1di 39

Conceitos bsicos Flip-Flop

Conceitos bsicos do Flip-Flop

Este artigo descreve os conceitos de memria eletrnica. Apresentar os conceitos bsicos dos flip-flops tipo RS, JK, D e T, D Apresentar o conceito da anlise de circuitos seqenciais usando o mtodo da forma de onda.

Conceitos bsicos do Flip-Flop

Contedo
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Introduo: .............................................................................................................. 3 Circuito Bsico de Memria: .................................................................................... 4 Circuito do Flip-Flop:............................................................................................... 5 Funcionamento do circuito Flip-Flop: ...................................................................... 6 Flip-Flop RS:.......................................................................................................... 10 Representao em bloco do flip-flop RS: ................................................................ 11 Flip-Flop ativo com zero ou com um: ..................................................................... 12 Representao em bloco do flip-flop RS: ................................................................ 13 Flip-Flop JK: ......................................................................................................... 14 A entrada de"CLOCK": ........................................................................................... 15 Smbolo da entrada com "clock":............................................................................ 17 Entradas Auxiliares: .............................................................................................. 19 Tempo de propagao: ........................................................................................... 20 Anlise Circuito Seqencial Usando a Forma de Onda: ........................................ 22 Exemplo de anlise de circuito usando forma de onda: ......................................... 23 Flip-Flop Tipo D: .................................................................................................... 29 Exemplo de aplicao do Flip-Flop D: .................................................................... 30 O Flip-Flop tipo T:.................................................................................................. 33 Flip-flop Tipo T a Partir do flip-flop tipo D, divisor por Dois:................................. 34 Flip-Flop tipo "D" construdo com flip-flop JK:....................................................... 37

Conceitos bsicos do Flip-Flop

01 Introduo:
Um circuito seqencial difere de um circuito combinacional. No circuito combinacional a sada funo somente do estado das variveis de entrada, e uma variao no estado de uma entrada acarreta uma resposta imediata na varivel de sada. J em um circuito combinacional a sada funo do estado das variveis de entrada e do estado da varivel de sada. Este tipo de circuito depende da seqncia dos estados das variveis. Para que a sada seja funo da seqncia, o circuito eletrnico digital deve ter a propriedade de memorizar o estado anterior, este circuito chamado de memria digital. Assim o principal circuito de uma mquina digital seqencial o circuito de memria. Existem vria formas de implementar um circuito de memria, neste trabalho as memrias analisadas sero aquelas construdas com porta lgica na configurao chamada bi-estvel, pois a sada s pode assumir um de dois estados, ou est ligada ou est desligada. O circuito discreto que tem a funo de memria em circuitos digitais chamado de Flip-Flop e ser o alvo principal do nosso estudo. Existem basicamente quatro tipos de Flip-flop, todos eles originados do circuito bi-estvel. O circuito bi-estvel possui uma caracterstica que at aqui no havia sido estudado em circuito digital combinacional; a realimentao. Nos circuitos realimentados parte do sinal de sada volta a ser aplicado a entrada, desta forma, mesmo aps a entrada ter sido retirada o circuito mantm um estado lgico bem definido esta funo chamado de memorizar. Muitos circuitos prticos podem ser obtidos com o Flip-Flop os mais comuns so os contadores e registrados de deslocamento bastante usados em controle de mquinas

Conceitos bsicos do Flip-Flop

02 Circuito Bsico de Memria:


O circuito bsico de memria digital mostrado no diagrama abaixo, onde a sada realimentada atravs da porta inversora CI2. Neste circuito quando a entrada estiver no nvel lgico zero, devido ao acionamento da chave ligada ao terra, a sada assume o valor um, e, este valor retorna a ser aplicado a entrada como nvel zero devido a inversora, assim aps este ciclo a entrada recebe o sinal zero de dois caminhos; da chave e da sada da inversora, neste ponto se a chave for desligada, a sada mantm o valor um por todo o tempo em que o circuito estiver ligado, para que a sada troque de valor o circuito deve ser desligado. Este um tipo de memria chamada voltil, pois, perde a informao quando a energia desligada, a RAM dos computadores so memrias volteis. Este circuito memoriza que a chave foi ligada em algum tempo passado. Este circuito no prtico, pois, memoriza somente uma vez que a chave foi acionada.

Figura 1 mostrando o Circuito bsico da memria digital!

Conceitos bsicos do Flip-Flop

03 Circuito do Flip-Flop:
Um circuito de memria prtico usando uma configurao chamada de biestvel mostrado na figura abaixo. Este tipo de circuito tambm conhecido como flip-flop. O flip-flop construdo usando duas portas NAND ou duas portas NOR.

Figura 2 mostrando um circuito biestvel ou flip-flop! Na anlise de circuitos seqncias o tempo em que os eventos ocorrem muito importe, assim um evento ocorrido no passado e que no est ocorrendo no presente, tem influncia no estado lgico do circuito no presente. O presente de um circuito flip-flop depende do que ocorreu no passado, veja como esta mgica ocorre na anlise deste circuito no captulo seguinte!

Conceitos bsicos do Flip-Flop

04 Funcionamento do circuito Flip-Flop:


Em circuitos digitais da famlia TTL mais comum o bi-estvel feito com portas NAND, como mostrado na figura do captulo anterior. Voc deve assumir nesta anlise a porta utilizada do tipo TTL que entende a entrada desconectada como nvel lgico "1". Neste circuito quando a chave S for ligada um sinal de nvel zero aplicado a porta CI1, obrigando a sada Q a assumir o valor "1" devido a funo NAND e o LED acende. Para efeitos didticos vamos dizer que esta funo chamada de SET, ou ligado em portugus (alguns dizem setado). Note que a letra "Q" usada para indicar uma sada de um circuito de Flip-Flop.

Figura 3 mostrando a funo de SET do flip-flop!

Quando a chave S acionada a uma seqncia de eventos ocorrem atravs do CI1 e do CI2. Esta seqncia de eventos detalhada a seguir. Quando a chave S acionada a entrada superior do CI1 vai para o nvel lgico "0", o que obriga a sada do CI1 a ir para o estado 1 devido a funo NAND da porta conforme voc j conhece dos circuitos combinacionais. Esta ao chamada de SET da sada do flip-flop, alguns dizem de "SETAR" a sada! Uma vez que a sada do CI1 ligada este sinal realimentado para a entrada superior do CI2. A realimentao no havia sido usada nos circuito combinacionais, isto a novidade dos circuitos seqenciais!

Conceitos bsicos do Flip-Flop

Figura 4 mostrando a realimentao da sada do CI1 para a entrada superior do CI2! Como a chave R est desligada, as duas entradas da porta NAND do CI2 assumem o estado "1", assim a sada do CI2 vai para zero devido a funo NAND. O valor "0" da sada do CI2 realimentado para a entrada inferior do CI1. Ao final desta seqncia de eventos a sada Q est no nvel lgico "1" e as duas entradas do CI1 esto no nvel lgico "0".

Figura 5 mostrando a ao de realimentao do CI2 para o CI1. Todos estes eventos ocorrem de forma muito rpida. Na prtica quando a chave S for acionada a sada Q assume o valor "1" (SET) e a entrada inferior do CI1 assume o valor "0" de forma praticamente instantnea, desta forma no restante deste trabalho voc dever considerar esta seqncia de eventos como sendo um nico evento chamado de funo SET da sada Q do flip-flop! A ps a sada Q ter assumido o valor "1" a chave S pode ser liberada a sada se manter ligada devido ao zero da realimentao na entrada inferior do CI1. Esta funo chamada de memorizar a sada, ou de forma simplificada de "funo MEMO" da sada Q do flip-flop, como mostrado na figura abaixo! Note que agora as duas chaves esto desligadas, este o mesmo estado das chaves no incio deste estudo, no entanto agora a sada est ligada. A sada est ligada devido ao evento de SET ocorrido no passado! O presente de um flip-flop depende do passado!

Conceitos bsicos do Flip-Flop

Figura 6 mostrando a funo MEMO (memorizar) do flip-flop!

Conceitos bsicos do Flip-Flop

Se a chave "S" for liberada a sada se manter no estado lgico "1" (SET), isto a sada manter o mesmo estado que tinha antes da chave "S" ser ligada. A sada ficou memorizada! Se agora chave R for ligada, um zero ser aplicado a entrada do CI2 e a sada desta porta assume o valor "1" devido a funo NAND. A sada "1" do CI2 realimentado para a entrada inferior do CI1. Agora o CI1 possui as duas entradas com o valor "1" isto faz com que a sada "Q" assuma o valor "0", desligando o LED. Esta funo no Flip-Flop chamada de funo RESET, ou desliga em portugus (alguns dizem que o circuito foi ressetado que significa desligado), como mostra a figura abaixo.

Figura 7 mostrando a funo de RESET da sada Q!

Se a chave "R" for liberada a sada se manter no estado lgico "0" (ressetada), isto a sada manter o mesmo estado que tinha antes da chave "R" ser desligada. A sada ficou memorizada! Novamente o estado presente da sada depende do que ocorreu no passado, neste no passado ocorreu uma funo de RESET da sada.

Figura 8 mostrando a funo MEMO (memorizar) do flip-flop!

Conceitos bsicos do Flip-Flop

05 Flip-Flop RS:
O circuito analisado no captulo anterior e mostrado abaixo chamado de flip-flop RS que base para construo das memrias eletrnicas e para a construo dos outros tipos de flip-flop. As letras "RS" significa ligar e desligar.

Figura 9 mostrando o circuito de um flip-flop RS. A tabela verdade deste circuito mostrado abaixo, como a sada altera quando as chaves "S" e "R" conduzem o nvel lgico "0" para uma das entradas do flip-flop, ele classificado como flip-flop RS ativo com "0". A tabela verdade deste tipo de flip-flop mostrada abaixo! Observe que no caso de R=0 e S=1 a sada mantm o estado Q anterior, esta funo chamada de "MEMO" (memorizar) e indicada na tabela verdade mostrando a letra Q com o sobrescrito menos um, este menos indica que a sada mentem o estado anterior (o atual menos um). Tabela verdade do Flip-Flop RS ativo com "0".

O flip-flop RS executa trs funes: SET RESET MEMORIZAR Observe que a condio de ligar as duas chaves ao mesmo tempo no especificada isto porque no definida uma funo de ligar e desligar ao mesmo tempo o flip-flop, por isto este estado das entradas no definido. Na prtica a sada vai assumir um estado lgico, mas este estado vai depender de cada circuito integrado, para saber o estado da sada quando algum tentar ligar e desligar ao mesmo tempo voc dever consultar o manual do fabricante da porta, normalmente a sada do flip-flop fica desligada quando algum tenta ligar e desligar ao mesmo tempo o flip-flop!

10

Conceitos bsicos do Flip-Flop

06 Representao em bloco do flip-flop RS:


Este tipo de flip-flop pode ser representado na forma de um bloco como mostrada na figura abaixo, esta a representao mais comum de um flip-flop do tipo RS. A entrada "R" ativa a funo de RESET da sada Q e a entrada "S" ativa a funo de SET da sada Q, nada mais lgico e simples!

Figura 10 mostrando o diagrama em bloco do flip-flop RS ativo em "1"!

11

Conceitos bsicos do Flip-Flop

07 Flip-Flop ativo com zero ou com um:


O flip-flop RS visto anteriormente a sada liga quando a entrada S (SET) alterada para o estado "0" e desliga quando a entrada R (RESET) for alterada para o estado lgico "0". Quando um flip-flop executa uma funo de ligar ou desligar a sada quando o estado das entradas alterado para o nvel lgico "0" voc diz que este flipflop ativo com "0"! Se o circuito do Flip-Flop RS for construdo com portas NOR a entrada ativa quando a entrada variar para o nvel lgico "1". Se a chave "S" for alterada para o nvel lgico "1" a funo SET executada e a sada Q ligada. Se a entrada "R" for alterada para o nvel lgico "1" a funo RESET executada e a sada desligada. Se as duas entradas estiverem no nvel lgico "0" o flip-flop executa uma funo de "MEMO" e a sada manter o estado anterior. Quando um flip-flop executa uma funo de ligar ou desligar a sada quando o estado das entradas alterado para o nvel lgico "1" voc diz que este flip-flop ativo com "1"!

Figura 11 mostrando um flip-flop RS construdo com portas NOR! Tabela verdade do Flip-Flop RS ativo com UM:

Observe que as chaves esto ligadas ao positive e ao terra da fonte, esta configurao pode ser usada tanto para CI's da famlia TTL como CMOS!

12

Conceitos bsicos do Flip-Flop

08 Representao em bloco do flip-flop RS:


Este tipo de flip-flop pode ser representado na forma de um bloco como mostrada na figura abaixo, esta a representao mais comum de um flip-flop do tipo RS. A entrada "R" ativa a funo de RESET da sada Q e a entrada "S" ativa a funo de SET da sada Q, nada mais lgico e simples!

Figura 12 mostrando o diagrama em bloco do flip-flop RS ativo em "1"! Existem duas formas para representar o flip-flop ativo com "0": * Colocando uma bolinha na entrada para indicar a inverso. * Colocando uma barra sobre a letra da entrada.

Figura 13 mostrando as duas formas de simbolizar um flip-flop RS ativo em "0" na forma de blocos!

13

Conceitos bsicos do Flip-Flop

09 Flip-Flop JK:
Alm do flip-flop RS existem outros tipos de flip-flop usados em circuitos digitais, voc ver neste e nos prximos captulos os outros tipos de flip-flop. O Flip-Flop JK um dos mais importantes por ser o que executa mais funes. Este tipo de flip-flop resolve a indefinio da condio de ligado e desligado ao mesmo tempo do Flip-Flop RS. No Flip-Flop JK ativo em "1", a entrada que liga a sada a entrada J, a entrada que desliga a sada a entrada K, quando as duas entradas tm o valor ativo a sada assume uma nova funo, a funo "TROCA"! Na funo "TROCA" a sada troca o valor do estado anterior. Por exemplo, se o estado anterior da sada era "1", aps a funo "TROCA" este estado passa para o valor "0". Para indicar esta funo a tabela verdade mostra a letra Q com uma barra indicando que o valor est invertido alm do sobrescrito para indicar que o valor do estado anterior que foi invertido. O smbolo de um Flip-Flop JK mostrado na figura 14 abaixo.

Figura 14 mostrando o smbolo de um flip-flop JK ativo em "1"! Voc deve ter observado a nova sada "Q" barrada, a maioria dos CI's possui esta sada, mas nem todos, ela simplesmente um espelho (imagem invertida) da sada "Q" normal, apresentando o inverso do valor da sada Q. Outra forma de representar esta sada colocando a bolinha d inverso em uma das sadas como mostra a figura acima direita. A tabela abaixo mostra a tabela verdade de um flip-flop JK com a nova funo "TROCA"! Tabela verdade do Flip-Flop JK ativo com "1":

14

Conceitos bsicos do Flip-Flop

10 A entrada de"CLOCK":
Os circuitos de flip-flop apresentam uma entrada especial muito importante chamada de "clock". A entrada de "clock" serve para sincronizar o momento com que a sada "Q" troca de estado. Em muitas aplicaes o valor da alterao das entradas pode ocorrer em tempos diferentes podendo acarretar que a sada assuma um estado indesejvel antes das duas entradas estarem com os estados bem definidos. O "clock" serve como um filtro de forma que o flip-flop no "enxerga" as entradas enquanto o "clock" no estiver ativo. A entrada de "clock" sente dois estados: * O estado ativo. * O estado inativo. Durante o estado ativo a sada ser atualizada conforme descrito na tabela verdade do flip-flop. Durante o estado de inativo o flip-flop ir executar a funo de memorizar o ltimo estado da sada durante o perodo ativo. A entrada de "clock" normalmente ligada a um gerador de pulsos (onda quadrada), este tipo de sinal chamado de sinal de clock. A entrada de clock do flip flop tambm possui um valor ativo, como as outras entradas. Quanto mais curto for o tempo de nvel ativo da entrada de clock melhor ser o filtro e menos chance de estados indesejveis ocorrerem. O sinal de clock gerado pelo gerador de pulso deve ser o mais estreito possvel, isto to importante que os circuitos so construdos de forma a serem ativos somente a variao do sinal de clock, isto , a uma frao muito curta de tempo. Um sinal de onda quadrada apresenta dois pontos de variao: * Na transio do nvel baixo para o nvel alto, este tipo de transio chamada de transio na subida do sinal de "clock". * Na transio do nvel alto pra o nvel baixo, este tipo de transio chamada de transio na descida do sinal de "clock".

A figura abaixo mostra um sinal de "clock" tpico esquerda e direita salientado o momento da transio na subida e na descida, este ponto em que o flip-flop est ativo!

Figura 15 mostrando o sinal de clock (A), o ponto da transio na subida (B), e o ponto da transio na descida (C)!

15

Conceitos bsicos do Flip-Flop

Muitas vezes o sinal de "clock" representado por um trem de pulsos de uma onda quadrada onde salientado o ponto da transio, como mostra a figura 16 abaixo.

Figura 16 mostrando uma onda quadrada de um sinal de "clock" ativo na subida.

16

Conceitos bsicos do Flip-Flop

11 Smbolo da entrada com "clock":


A entrada com clock pode ser ativa na subida ou na descida como foi visto no captulo anterior, o smbolo da entrada dever indicar este fato! A figura abaixo mostra as vrias formas de indicar o nvel ativo das entradas de clock: Atravs de um tringulo. Se o tringulo for pintado com a cor branco indica que a transio na subida, se o tringulo for pintado com a cor preto indica que a transio na descida. Uma forma de memorizar a cor de preenchimento usando o mtodo mnemnico descrito a seguir: A letra "b" da cor branco tem "perninha" da letra inicial "b" apontando para cima. A letra "p" da cor preto tem "perninha" da letra inicial "p" apontando para baixo. A figura abaixo mostra o smbolo da entrada de "clock" com um tringulo.

Figura 17 mostrando o smbolo da entrada de clock.

Eventualmente o smbolo do tringulo s vem desenhado com o tringulo pintado de brando, neste caso a entrada ativa na descida, que o inverso da subida, apresenta uma bolinha na entrada de "clock". A figura abaixo mostra o smbolo da entrada de "clock" com um tringulo e inversora.

Figura 18 smbolo da entrada de clock

17

Conceitos bsicos do Flip-Flop

Outra forma de simbolizar o "clock" desenhando o ponto da onda quadrada onde a entrada ativa, esta simbologia bem simples de ser interpretada como mostra a figura abaixo! A figura abaixo mostra o smbolo da entrada de "clock" como o ponto de transio da onda quadrada.

Figura 19 mostrando smbolo da entrada de clock

Note que nos smbolos acima as outras entradas e sadas foram omitidas, pois dependem do tipo de flip-flop!

18

Conceitos bsicos do Flip-Flop

12 Entradas Auxiliares:
A maioria dos Flip-Flops possui algum tipo de entrada auxiliar. Uma entrada auxiliar executa uma funo especial que independe das entradas normais R, S, J, K e Clock e outras que ainda vamos estudar por isto neste trabalho se uma entrada for do tipo auxiliar isto ser descrito no texto, caso contrrio ser uma entrada normal. Em uma entrada normal a sada atualizada em sincronismo com a entrada de "clock", j o sinal aplicado a uma entrada especial atua diretamente na sada sem interferncia do sinal de "clock". As entradas auxiliares foram a sada a assumir um novo estado independente do estado das entradas normais. Abaixo so listadas as entradas auxiliares mais comuns em flip-flops! A entrada auxiliar RESET: quando esta entrada ativada a sada forada desligar. Normalmente esta entrada auxiliar simbolizada pela letra "R". Algumas vezes esta entrada vem descrita com as letras CLR de CLEAR (Limpar em ingls). A entrada auxiliar SET: quando esta entrada ativada a sada forada a ligar. Normalmente esta entrada auxiliar simbolizada pela letra "S". Note que o nome das entradas auxiliares o mesmo das entradas normais no flip-flop RS e executam exatamente a mesma funo de forma independente do "clock", assim, possvel usar outro tipo de flip-flop a funcionar com um flip-flop RS basta usar as entradas auxiliares se estiverem presentes. As entradas de SET e RESET podem ser ativas com nvel lgico "1" ou com "0 como qualquer outra entrada, e o smbolo destas entradas segue o padro visto anteriormente. A figura abaixo mostra um flip-flop JK com entradas auxiliares de "SET" e "RESET". As entradas auxiliares do flip-flop da esquerda ativo com "1" e o da direita ativo com "0"..

Figura 20

mostrando o smbolo das entradas "RS"!

Quando os CIs so construdos com a tecnologia CMOS as entradas auxiliares normalmente so ativas com "1", quando so construdos com a tcnica TTL so ativas com "0".

19

Conceitos bsicos do Flip-Flop

13 Tempo de propagao:
O tempo de propagao no uma caracterstica nica dos flip-flops mas de todos os circuitos integrados. O circuito abaixo ser usado para entender o temo de propagao onde na entrada da porta inversora aplicado um pulso de onda quadrada. Um osciloscpio de dois canais usado para medir a tenso na entrada e na sada da porta. Observe que o sinal medido na sada diferente do sinal esperado, que seria uma onda quadrada perfeita, mas com sinais invertidos. Mas o que voc v uma onda com uma inclinao nas transies do sinal de incio e no fim, isto , tanto na transio de descida como na transio de subida. O sinal presente na sada do circuito integrado sofre um atraso no tempo at chegar ao nvel lgico apropriado, este atraso que chamado de tempo de propagao. Este atraso pode ser considerado como o tempo em que o sinal se propaga dentro do circuito integrado at alcanar a sada.

Figura 21 mostrando o circuito para avaliao do tempo de propagao e as formas de onda do sinal de entrada e de sada. Ao olhar a figura 21 acima voc percebe que o sinal na sada apresenta uma distoro em relao ao sinal de entrada. O sinal na sada demora algum tempo para se ajustar ao valor da entrada, h um atraso entre o sinal variar na entrada e a sada do circuito integrado responder. Este tempo de atraso chamado tempo de propagao! O atraso de propagao devido principalmente as capacitncias existentes internamente ao circuito integrado, os capacitores demoram algum tempo at serem carregados. Este tempo muito curto e voc nem percebe na maioria das aplicaes, no entanto pode ser importante em algumas aplicaes! Por exemplo, em computadores, o tempo de processamento de um programa depende essencialmente do tempo de propagao das portas que compe o computador, quanto mais avana a tecnologia mais rpidas ficam as portas, menor o tempo de propagao, mais rpido o seu computador!

20

Conceitos bsicos do Flip-Flop

O tempo de propagao descrito pelas letras tp e expressa a mdia do tempo de subida t1 e do tempo de descida t2. O tempo de propagao em geral uma deficincia do circuito integrado, pois limita a freqncia com o "clock" pode ser aplicado a um flip-flop, se o perodo do "clock" for menor do que o tempo de propagao ento o sinal na sada poder ser completamente distorcido na sada podendo at mesmo no existir sinal algum. O tempo de propagao muito pequeno para ser visto pelos osciloscpios normais (at 10 MHZ), no entanto, a sua existncia fundamental para o entendimento de muitos circuitos seqncias. A importncia do tempo de propagao to grande que a partir de agora o grfico da forma de onda na sada de uma porta lgica ser desenhado salientado esta inclinao. A anlise terica de circuitos com flip-flop feito na maioria das vezes usando formas de ondas mostrando a inclinao devido ao tempo de propagao, servindo apenas como indicao de que o tempo de propagao est sendo levado em conta.

21

Conceitos bsicos do Flip-Flop

14 Anlise Circuito Sequencial Usando a Forma de Onda:


A ferramenta para a anlise de um circuito com flip-flop requer o uso da forma da onda, possvel o uso da tabela verdade, mas somente para algumas aplicaes, neste captulo vamos ver como analisar um circuito usando a forma de onda, que o mtodo mais comum. A anlise da forma de onda mostra o grfico dos sinais de onda quadrada em funo do tempo aplicados as entradas de um flip-flop, e a partir dos estados das entradas levantado o grfico da sada a cada instante de tempo. Este grfico na prtica poder ser observado por um osciloscpio. Na maioria dos casos o flip-flop possui um sinal de "clock", voc dever fazer toda a anlise em funo do ponto de transio do sinal de "clock, somente neste ponto que as sadas iro alterar de valor, no restante do tempo as sadas sero mantidas memorizadas. O primeiro ponto a ser observado na anlise de um circuito com flip-flop se a entrada de "clock ativa na subida ou na descida, pois somente neste ponto que voc dever analisar a resposta da sada em funo dos estados das entradas. Uma vez determinado se a entrada de "clock ativa na subida ou descida, voc dever verificar o comportamento do flip-flop somente no momento da transio, isto naquela linha em que o "clock troca de sinal. O restante do tempo o flip-flop no altera a sua sada, desta forma a anlise do circuito com flip-flop bastante simples, pois, a maior parte do tempo o flip-flop fica inativo. A resposta ser funo do tipo de flip-flop. Todos os flip-flops tm sua prpria tabela verdade. O flip-flop RS capaz de executar trs funes (SET, RESET e MEMO), j o flip-flop JK capaz de executar quatro funes (SET, RESET, MEMO e TROCA)! Outro detalhe importante o comportamento no tempo zero, incio da anlise, como o flip-flop depende da seqncia de sinais, se a primeira funo do flip-flop for do tipo memorizar ou trocar, se voc no souber o estado das sadas "Q" dos flip-flops no tempo igual a zero no ser possvel resolver o circuito. Voc deve estabelecer o estado inicial dos flip-flops antes de iniciar a anlise. Se nada for salientado, as sadas no tempo zero sero iguais a zero, isto todos os flip-flops saem desligados, qualquer coisa diferente disto dever ser descrito de antemo. Sair com as sadas desligadas o normal em circuitos com flip-flops, por exemplo, a memria de seu computador sai desligada quando o computador ligado. Para garantir que o flip-flop saia desligado circuitos especiais ligado entrada especial de "Reset" dos flip-flops de forma a ativar esta entrada por um curto espao de tempo toda a vez que a mquina ligada, desligando todas as sadas. Alguns circuitos possuem um boto para esta funo e quando este boto acionado pelo operador todos os flip-flops so desligados. Antigamente os computadores possuam um boto para desligar a memria hoje este circuito ativado pelas teclas Ctrl+Alt+Del!

22

Conceitos bsicos do Flip-Flop

15 Exemplo de anlise de circuito usando forma de onda:


Observe o exemplo mostrado no circuito da figura abaixo. Nesta figura mostrado o circuito composto por um flip-flop JK. O circuito possui duas entradas "A' e "B" e uma sada "Z". Voc deve prestar ateno em separar o que entrada do circuito e o que entrada do flip-flop, o grfico mostra somente os sinais presentes nas entradas do circuito. Neste exemplo simples as entradas do circuito so ligadas diretamente as entradas do flipflop CI1 do tipo JK.

Figura 22 mostrando o circuito a ser analisado:

Figura 23 mostrando a forma de onda presente nas entradas. A questo consiste em determinar a forma de onda na sada "Q"?

23

Conceitos bsicos do Flip-Flop

O primeiro passo verificar o tipo de flip-flop que est sendo usado no circuito. Neste circuito a onda aplicada a um flip-flop JK com entradas ativas em "1" e com "clock" ativo na subida O segundo passo determinar a equao que relaciona e os sinais de entrada e os pinos de entrada e sada do flip-flop presente no circuito, se tiver mais de um flip-flop as equaes de todos os flip-flops devero ser levantadas. Neste circuito simples as entradas e sadas esto ligadas diretamente ao flip-flop. Cada equao do flip-flop escrita em cada linha do grfico, como mostra a figura 24 abaixo.

Figura 24 mostrando as entradas e suas equaes.

24

Conceitos bsicos do Flip-Flop

A anlise da resposta da sada dever ser feita somente na linha da transio do clock, neste caso, na transio de subida, assim voc dever salientar estas linhas. A anlise da resposta da sada Q1 dever ser feita somente nas linhas de tempo da transio, para salientar ainda mais este momento estas linhas devem ser marcadas como t1, t2 , t3 etc.. O tempo t0 foi marcado para salientar o momento inicial, que por padro dever mostrar a sada Q de todos os flip-flops como assumindo o nvel "0", exceto se algo for dito em contrrio no enunciado do exerccio. A figura 25 abaixo mostra o grfico salientando os tempos de clock a serem analisados.

Figura 25 mostrando as linhas da transio do clock.

25

Conceitos bsicos do Flip-Flop

O terceiro passo consiste na anlise propriamente dita. Cada linha dever ser analisada com base na tabela verdade do flip-flop, neste caso um flip-flop tipo JK. Ao desenhar a resposta voc dever salientar a questo do atraso de propagao, isto ser importante para explicar o funcionamento de alguns circuitos, como por exemplo, os registradores de deslocamento. Para cada linha de clock voc ter uma resposta da sada que poder ser um SET (S), um REST (R), Uma memorizao (M) ou uma TROCA (T), coloque a letra correspondente a funo executada pelo flip-flop ao lado da forma de onda da sada. A figura 26 abaixo mostra as respostas da sada Q e a respectiva funo executada pelo flip-flop!

Figura 26 mostrando a anlise da sada em cada tempo de transio. A figura27 abaixo mostra a linha de raciocnio para determinar o estado da sada no tempo t1, no restante dos tempos dever ser usado o mesmo raciocnio!

Figura 27 mostrando a anlise no tempo t1 J1=1, K1=0 Q=1 (SET). No No No No No No t1 a sada Q1 ligada (SET=S). t2 A sada Q1 desligada (RESET=R). t3 a sada Q1 memorizada (MEMO=M). t4 a sada Q1 troca (TROCA=T). t5 a sada Q1 troca (TROCA=T). t6 a sada Q1 troca (TROCA=T).

26

Conceitos bsicos do Flip-Flop

No t7 a sada Q1 memorizada (MEMO=M). No t8 a sada Q1 memorizada (MEMO=M). O grfico na cor verde mostra os estados da sada Q1 ao logo do tempo!

Note que no tempo t3 a funo de memorizar manteve a sada desligada e no tempo t7 e t8 manteve ligada, ento no basta saber qual a funo o flip-flop executa preciso saber qual o estado anterior da sada, esta a principal caracterstica do flip-flop.

27

Conceitos bsicos do Flip-Flop

Exerccio 01: Determine a forma de onda na sada Z do circuito do exerccio mostrado na figura 28 abaixo?

Figura 28 com o circuito do exerccio.

Figura 29 com o sinal de entrada do circuito do exerccio.

Soluo:

Figura 30 mostrando a forma de onda da soluo do exerccio.

28

Conceitos bsicos do Flip-Flop

16 Flip-Flop Tipo D:
O Flip-Flop tipo D de Dado Digital o segundo tipo de Flip-Flop mais importante, aquele tem maior aplicao o tipo de Flip-Flop JK pois executa todas as funes, j o Flip-Flop tipo D executa somente duas funes: SET e RESET a tabela verdade deste Flip-Flop mostrado abaixo: Tabela verdade do Flip-Flop D:

O smbolo deste Flip-Flop mostrado na figura 31 abaixo:

Figura 31 mostrando o smbolo do flip-flop tipo "D".

29

Conceitos bsicos do Flip-Flop

17 Exemplo de aplicao do Flip-Flop D:


Dado o circuito com flip-flop tipo D abaixo:

Figura 32 Circuito do exemplo. Usando a anlise da forma de onda mostrada na figura abaixo possvel determinar a sada, note que as funes executadas so s do tipo "SET" e "RESET".

Figura 33 mostrando a anlise da forma de onda do circuito do exerccio. Outro detalhe interessante neste tipo de flip-flop que a sada ser um espelho da entrada, haver na sada tantos pulsos altos quanto forem apresentados na entrada, somente que a largura dos pulsos poder estar alterada! Note que a forma de onda da entrada "A" a mesma do exemplo do captulo do flip-flop tipo "D". O primeiro passo para solucionar este circuito determinar os estados das entradas do flip-flop "J" e "K" em funo da nica entrada de sinal "A", como mostra a figura 34 abaixo.

30

Conceitos bsicos do Flip-Flop

Figura 34 mostrando o estado das entradas do flip-flop "J" e "K" em funo da entrada de sinal "A"!

31

Conceitos bsicos do Flip-Flop

A sada "Q" determinada em funo dos estados das entradas "J" e "K", note que a entrada "K" estar sempre com o valor inverso de "J", s duas funes sero executadas: SET e RESET! Exatamente as duas funes do flip-flop tipo "D"! A figura 35 abaixo mostra a soluo da anlise.

Figura 35 mostrando o resultado da anlise do circuito do exemplo. Note que o resultado da sada "Q" exatamente o mesmo do exemplo do captulo do flip-flop tipo "D"!

32

Conceitos bsicos do Flip-Flop

18 O Flip-Flop tipo T:
O flip-flop tipo s executa duas funes, Memorizar e Trocar, como a principal funo a de Troca por isto chamado de flip-flop tipo T (de Troca). Este flip-flop at definido como um flip-flop independente, mas, na maioria das vezes encontrado sendo implementado por um flip-flop tipo D ou por flip-flop JK. Voc ver no primeiro momento como um flip-flop independente e logo a seguir voc ver como implementar a funo de troca (que principal do flip-flop tipo T) usando outros flip-flops. A tabela verdade do flip-flop tipo T mostrada abaixo, quando a entrada for um o flipflop fica trocando a sada a cada pulso de clock, quando a entrada for zero a sada fica memorizada. Tabela Verdade do flip-flop tipo T:

Smbolo do flip-flop tipo T:

Figura 36 mostrando o smbolo de um flip-flop tipo T. Exemplo de forma de onda em um circuito com flip-flop tipo T:

Figura 37 mostrando um exemplo de anlise circuito usando Flip-Flop tipo T.

33

Conceitos bsicos do Flip-Flop

19 Flip-flop Tipo T a Partir do flip-flop tipo D, divisor por Dois:


A maioria das vezes a funo de troca exercida pelo flip-flop tipo T executada por outro tipo flip-flop, assim quando chega o clock a sada fica trocando constantemente, quando o clock no aplicado a sada fica memorizada no ltimo valor. A figura abaixo mostra este tipo de circuito usando um flip-floptipo "D" ao invs de um flip-flop tipo "T", onde sinal da sada Q barrada realimentado para a entrada D, assim a cada clock a sada assume o seu valor inverso. O sinal resultante deste circuito um sinal de onda quadrada com a metade da freqncia do sinal de clock, por isto ele chamado de divisor por dois. A anlise deste circuito s possvel se levarmos em conta o tempo de propagao, caso contrrio, no momento da transio a entrada teria dois valores, sendo impossvel determinar a sada, assim na transio do clock existe somente um valor, aquele antes da inclinao da forma de onda da, esta inclinao devido ao tempo de propagao. A figura abaixo mostra o circuito divisor por dois que executa somente a funo de troca, tpica do flip-flop tipo "T". Note que este circuito s tem uma entrada, a entrada de clock!

Figura 38 mostra o circuito de um divisor por dois usando flip-flop tipo "D". A figura abaixo mostra a forma de onda presente na sada do circuito divisor por dois da figura 38 acima.

Figura 39 mostrando a forma de onda na sada do circuito de um divisor por dois usando flip-flop tipo "D".

34

Conceitos bsicos do Flip-Flop

35

Conceitos bsicos do Flip-Flop

Note que no momento t0 a sada Q est com o nvel "0" padro, as sadas por conveno devero sair todas desligadas. Como a entrada D est ligada a sada Q barrada o valor da entrada igual a 1, o inverso da sada Q. No instante da transio do clock t1 a entrada "D" est com um valor bem definido e igual a 1 o que faz ligar sada "Q". A sada Q no liga de forma imediata, existe o tempo de propagao, e graas a atraso que o circuito funciona, quando a sada estiver estabilizada com o valor zero a entrada "D" estar estabilizada no valor "1", mas o clock no estar mais ativo! Este circuito funciona trocando constantemente a sada, isto , exatamente com um flip-flop tipo T com a entrada fixada em "1", como mostra a figura 40 abaixo!

Figura 40 mostrando um circuito divisor por dois usando um flip-flop tipo "T"!

36

Conceitos bsicos do Flip-Flop

20 Flip-Flop tipo "D" construdo com flip-flop JK:


possvel criar um flip-flop tipo "D" usando um flip-flop tipo JK como mostra a figura abaixo.

Figura 41 mostrando como fazer um flip-flop tipo "D" usando um flip-flop tipo "JK"! Neste circuito a entrada K ligada a entrada "A" atravs de uma inversora, na anlise da forma de onda voc dever escrever esta condio na equao da entrada "K", como mostra a figura 42 abaixo.

Figura 42 mostrando os estados das entradas do flip-flop em funo dos estados da entrada de sinal "A". A partir dos estados das entradas possvel determinar os estados da sada. Note que a entrada "K" apresenta sempre o inverso do estado da entrada "J", assim o flip-flop "JK" s executa duas funes; SET e RESET, exatamente com o flip-flop tipo "D"!

37

Conceitos bsicos do Flip-Flop

A figura abaixo mostra o resultado da anlise!

Figura 43 mostrando o resultado da anlise do exemplo. O resultado da anlise deste circuito exatamente igual ao resultado da anlise do exemplo de um flip-flop tipo "D", logo este circuito tem o mesmo comportamento de um flip-flop tipo "D"! Outra observao interessante que se possvel montar um flip-flop tipo "D" usando um flip-flop "JK" ento possvel montar um flip-flop tipo "T" usando um flip-flop tipo "JK" em um circuito divisor por dois, como mostra a figura 44 abaixo.

Figura 44 mostrando um circuito divisor por dois usando um JK simulando um flip-flop tipo D!

38

Conceitos bsicos do Flip-Flop

A figura 45 abaixo mostra outra forma de obter o mesmo efeito, sem a porta inversora.

Figura 45 circuito divisor por dois usando um JK simulando um flip-flop tipo t!. A anlise do circuito da figura 45acima mostrada na figura 46 abaixo, note que a sada fica trocando, exatamente como o flip-flop tipo T com a entrada em T em 1.

Figura 46 mostrando a anlise do circuito da figura 45. Se voc tiver somente flip-flops do tipo "JK" no seu estoque, ento voc ser capaz de montar qualquer tipo de flip-flop!

39

Potrebbero piacerti anche