Sei sulla pagina 1di 21

PAI E FILHO O pai do Joo tem 45 anos. Ele tem mais quinze anos que o dobro da idade do Joo.

Que idade tem o Joo?

ABDUL E OS DEZ LADROES

Num dos contos da mil e uma noites, 10 ladres assaltaram a loja do mercador Abdul. Havia ladres armados e outros sem espadas. Os que tinham armas eram os veteranos. Os outros eram os novatos. Sabendo que roubaram um saco com 56 diamantes e que os distriburam todos, ficando os novatos com 5 diamantes e os veteranos com 6 diamantes, quantos ladres eram veteranos? E novatos?

SALADA DE FRUTAS Num cesto esto 15 peas de fruta: laranjas, mas e peras. Dessas 15, 12 no so peras e 8 no so laranjas. Quantas laranjas, mas e peras h no cesto?

UM PROBLEMA QUE METE GUA O Joo tem um recipiente de 5 litros e outro de 3 litros. Como que vai conseguir tirar exactamente 4 litros de gua de um lago?

GIRAFAS E PAPAGAIOS Num jardim zoolgico h girafas e papagaios. Ao todo so 60 olhos e 86 ps. s capaz de dizer quantos animais de cada espcie h no jardim zoologico?

OS PES DA FEIRA
Uma padeira foi feira vender pes. O seu primeiro cliente comprou metade dos pes que ela tinha mais meio po. O segundo cliente comprou metade dos pes que ficaram mais meio po. Sobrou apenas um po, que foi comprado pelo terceiro cliente. Quantos pes que a padeira levou para o mercado? Quantos pes que o primeiro cliente comprou? E o segundo

MAIS EURO MENOS EURO A Margarida perdeu uma moeda de 2 euros. Se, em vez de perder, ela tivesse encontrado uma moeda de 2 euros, teria ficado com 5 vezes mais do que o dinheiro que tem agora. Quanto dinheiro que a Margarida tinha antes de perder os 2 euros?

TANTAS FLORES A D. Rosa, a D. Margarida e a D. Dlia reuniram-se uma tarde para tomar ch. Por coincidncia, todas levavam flores na lapela. - J repararam - disse a que levava uma rosa - que as flores que trazemos tm exactamente os mesmos nomes que ns, mas nenhuma de ns traz a flor correspondente ao seu nome? - verdade! Que engraado - respondeu a D. Dlia. Que flor tinha cada uma das trs senhoras?

NO FUI EU! O senhor Francisco convidou 3 amigos para jogar s cartas: Alfredo, Bernardo e Camilo. Durante o jogo, o dono da casa foi assassinado e a polcia apurou o seguinte: a) O assassino, que um dos convidados, chegou a casa do Sr. Francisco mais tarde do que pelo menos um dos outros dois. b) Um dos 3 convidados, que detective, chegou a casa do Sr. Francisco mais cedo do que pelo menos um dos outros dois. c) O detective chegou meia-noite. d) Nem Alfredo nem Bernardo chegaram depois da meia-noite. e) Entre Bernardo e Camilo, o primeiro a chegar no o detective. f) Entre Alfredo e Camilo, o ltimo que chegou no o assassino. Descobre quem foi o assassino. 6 - A Alice no sabe quem . Mas lembra-se que vive na mesma rua que a Mabel e a Ada, e que das trs meninas uma loira, outra ruiva e outra morena. A morena no tem caracis; a Mabel, que no sabe nada costuma pedir loira que a ajude nos trabalhos de casa, e a loira costuma jogar xadrez com a Ada aos domingos. Qual a cor do cabelo de cada uma das trs amigas? Qumica Locutora Mdica

QUAL A PROFISSO A Ana, a Carla e a Teresa moram em casas contguas (pegadas). A Carla vive no meio. Uma das raparigas qumica, outra locutora e outra mdica. A locutora passeia o co da Teresa quando esta est de frias. A qumica bate na parede da Ana quando o rdio desta est alto demais. Quem o qu? Ana Carla Teresa

Um caracol sobe um muro com 10 metros de altura. Em cada dia sobe 2 metros, mas de noite deixa-se escorregar 1 metro. Ao fim de quantos dias chega o caracol ao cimo do muro?

OS ANIMAIS Num quintal existem galinhas e coelhos: ao todo 26 cabeas e 70 patas. Quantas so as galinhas e quantos so os coelhos? O Rui encontra-se no degrau do meio de uma escada. Sobe 5 degraus, desce 7, volta a subir 4 e depois mais 9 para chegar ao ltimo degrau. Quantos degraus tem a escada?

Quatro pessoas encontram-se, todas se cumprimentam com um aperto de mo. Quantos apertos de mo vo ser dados? E se fossem 5 pessoas. E 6 pessoas? A) 15

O PERMETRO
Se os lados de um rectngulo tm comprimento mpar, qual poder ser o seu permetro?

B) 17

C) 19

D) 20

(no esqueas de justificar a tua respost

8 - A Joana, a Isabel, o Antnio, o Lus e a Maria resolveram encontrar-se uma tarde para irem nadar piscina. A Joana pode ir s 3 , 4 e sbados; a Isabel est ocupada s 4, 5 e domingos; o Antnio s est livre s 2 e sbados; o Lus no pode ir s 2, 3, 6 e domingos; a Maria tem todas as tardes livres, com excepo das 6 e domingos a) Em que dia da semana podem ir todos juntos? b) Quando que ningum est livre? c) Em que dia h menos meninas disponveis? d) Em que dias a Isabel pode ir com o Antnio, sem ser ao sbado? e) Em que dia, sem ser ao sbado, se podem encontrar as trs meninas? E os trs rapazes? f) Em que dias podem ir pelo menos trs dos cinco amigos? g) Em que dias pode ir a Maria e no pode ir a Isabel? h) Em que dias no pode ir a Joana ou no pode ir a Maria?

O GULOSO O irmo mais velho da Carla est a tentar ficar com uma parte dos rebuados que ela recebeu como presente de anos. O MONSTRO DAS BOLACHAS No supermercado, o Monstro das Bolachas s encontra caixas com 2 ou 10 bolachas. Conseguir ele comprar, exactamente, 999 bolachas? Justifica a tua resposta.

- Pe alguns no meu bolso. Disse ele. V l: um no primeiro bolso, dois no segundo, quatro no terceiro, e assim sucessivamente, duplicando o nmero para cada bolso. Tenho quatro bolsos nas minhas calas e trs no bluso.
Quantos rebuados que ele espera que a Carla lhe d?

MAIS EURO MENOS EURO A Margarida perdeu uma moeda de 2 euros. Se, em vez de perder, ela tivesse encontrado uma moeda de 2 euros, teria ficado com 5 vezes mais do que o dinheiro que tem agora. Quanto dinheiro que a Margarida tinha antes de perder os 2 euros?

OS OVOS Pensa em ovos da Pscoa e caixas com laarotes. Se colocarmos sete ovos em cada caixa, sobra um ovo. Se pusermos nove ovos, em cada caixa, uma delas fica vazia. Quantos so os ovos e quantas so as caixas?

GRANDE DILEMA Um homem leva consigo, um lobo, uma ovelha e uma couve. Chega margem de um rio e para o atravessar tem apenas um pequeno barco, onde s cabe ele e mais um dos seus acompanhantes. fcil imaginar que o lobo nunca poder ficar sozinho com a ovelha, pois nesse caso come-a. Pela mesma razo, a ovelha nunca poder ficar sozinha com a couve. Ento como poder ele chegar outra margem com o lobo, a ovelha e a couve?

O RIO

Trs homens querem atravessar um rio. O barco que possuem tem a capacidade mxima de 150 quilos. Eles pesam 50, 75 e 120 quilos. Como podem atravessar sem naufragarem?

Bom-dia Sr. Guarda. capaz de me dizer as horas? Sou sim senhor, respondeu o guarda que era conhecido por gostar de Matemtica. Basta adicionar um quarto do tempo passado desde a meia-noite at agora, a metade do tempo de agora at meia-noite, e obter a hora correcta.

O CUBO Se juntares trs destas peas, formas um cubo. Quais so elas?

capaz de dizer a que horas teve lugar esta conversa?

UMA GRANDE FAMLIA

Antnio e Ana so irmos. O Antnio tem tantos irmos como irms. A Ana tem duas vezes mais irmos que irms. Quantos filhos h nesta famlia? R: Nesta famlia h 7 irmos (3 raparigas e 4 rapazes).

OS CUBOS DO PEDRO

Se o Nicolau ficar com mais 54 metros quadrados do que o Jaime e o Jaime ficar com mais 39 metros quadrados que o Raul, ento o Nicolau ficar com mais 54 + 39 = 93 metros quadrados do que o Raul. Se no fossem por estas diferenas, todos teriam partes iguais ao Raul, isto , um tero de 1419. Desta forma, subtraindo as diferenas 93 e 39 do total, o Raul ficar com um tero de 1419 93 39 = 1287 ou 429. Assim, o Raul ficar com 429, o Jaime com 429 + 39 = 468 e o Nicolau com 429 + 93 = 522.

Resoluo
Se no fim a Maria no tem ma alguma, ento antes de encontrar o terceiro amigo tinha uma, pois s assim depois de lhe dar metade das que tinha isto , meia e mais meia ma fica sem nenhuma. Da mesma forma, se depois de encontrar o segundo amigo fica com meia ma, ento antes de o encontrar tinha certamente e, pois s assim depois de lhe dar metade das mas isto , uma e meia e mais meia ma poder ficar com uma. Por um raciocnio semelhante concluiramos que se depois do primeiro ficar com trs mas, antes de o encontrar tinha que ter 7 mas. Inicial 7 Depois do 1 amigo 3 Depois do 2 amigo 1 Depois do 3 amigo

ADIO DIVERTIDA

O RIO

Trs homens querem atravessar um rio. O barco que possuem tem a capacidade mxima de 150 quilos. Eles pesam 50, 75 e 120 quilos. Como podem atravessar sem naufragarem?

Bom-dia Sr. Guarda. capaz de me dizer as horas? Sou sim senhor, respondeu o guarda que era conhecido por gostar de Matemtica. Basta adicionar um quarto do tempo passado desde a meia-noite at agora, a metade do tempo de agora at meia-noite, e obter a hora correcta.

capaz de dizer a que horas teve lugar esta conversa?

NO JARDIM ZOOLGICO A Ins foi com os pais visitar o Jardim Zoolgico. Os animais de que mais gostou foram os flamingos e as zebras. No seu caderno de notas a Ins escreveu: nmero de patas de flamingos mais zebras 90. Quando chegou a casa perguntou ao pai se ele se recordava de quantas zebras tinham visto no Jardim Zoolgico. Como o pai no se lembrava a Ins disse-lhe: Vou dar-te uma ajudinhacontei as patas dos flamingos e das zebras e conclui que no total eram 90 e que um tero eram de flamingos. O pai da Ins com estes dados descobriu quantas zebras havia no Jardim Zoolgico.

A RATOEIRA Vamos ver como que o Joo ps os miolos em franja ao amigo Mrio. Joo Olha, Mrio, comprei um chupa-chupa. Mrio Quanto custou? Joo 15 cntimospaguei com duas moedas e uma delas no era de 10 cntimos! J que tens a mania que s muito esperto adivinha l como qu eu paguei. Mrio Vou pensardigo-te j. O que que achas que o Mrio respondeu ao Joo?

A COMPRA DO SOF A me da Ana foi comprar um sof. Foi a uma loja e mostraram-lhe dois modelos: sof-cama ou simples. Cada um dos modelos est disponvel em quatro cores: amarelo, verde, azul e preto. Cada cor pode se de tecido liso, de tecido estampado ou de pele. Quantas hipteses tem para escolher um sof? Explica o teu raciocnio, fazendo desenhos ou diagramas.

A DISTRIBUIO DE BALES 36 bales vo ser distribudos por estes quatro amigos.

O Jos recebe o dobro do Joo. A Lusa, o triplo do Jos. A Sofia recebe tanto como os outros trs juntos. Quantos bales recebe cada amigo

A RECOLHA DE LEITE Os pais do Joo tm vacas para produo de leite. No dia 1 de gosto de 2006 os pais do Joo obtiveram 16 litros de leite, resultantes da ordenha das vacas, tarefa esta realizada apenas pelos dois.

QUEM CHEGA PRIMEIRO A Ana e o Joo saram de cas, cada um no seu automvel, para irem cidade que ficava a 10 Km de distncia. A Ana viajou a 50 Km/ h e o Joo a 60 Km/h.

Se o pai tirou trs vezes mais leite que a me, quantos litros de leite tirou cada um? PASSEIO NAS FRIAS Os pais do Joo decidiram dar um passeio pela regio de Ftima. Numa dada altura o Joo observou que na estrada havia uma placa que indicava a distncia para duas localidades: Ftima e Vila Nova de Ourm.

Se a Ana chegou cidade s 15 h 01 m, a que horas chegou o Joo?

AS FRIAS DAS TRS IRMS A Ana, a Rita e a Ins foram de frias para a casa da av Alice. Juntaram o dinheiro que tinham guardado ao longo do ano, nos trs mealheiros, e verificaram que, ao todo, tinham 400 euros para gastar. Logo no primeiro dia de frias gastaram 40 euros. No segundo dia gastaram 30 euros.

Algum tempo depois, o Joo, que muito observador, viu uma outra placa com as indicaes dos quilmetros, com uma particularidade: As distncias em Km tinham exactamente os mesmos algarismos, pela mesma ordem, mas existia uma vrgula na segunda. A que distncia se encontrava, ento, o Miguel de Ftima? E de Vila Nova de Ourm?

Nos restantes dias gastaram sempre a mesma quantia e no terceiro dia gastaram mais do que no segundo. Sabendo que ao acabar o dinheiro terminavam as frias, no mximo, quantos dias tiveram de frias as trs irms na casa da av Alice?

PROBLEMAS INCOMPLETOS Descobre, para cada problema, quais so os dados em falta. 1- O pai do Lus comprou um terreno rectangular com 1200 m2 . Qual o comprimento do terreno? 2 A Joana pagou 5,20 por uma borracha e cadernos. A borracha custou 0,70 . Quanto pagou por cada caderno. 3 O Jos e o Roberto esto a poupar dinheiro para comprarem um jogo. O Jos j poupou 4,00. O Roberto j tem metade do custo do jogo. Quanto dinheiro j pouparam os dois amigos?

DESAFIO
O Paulo chegou ao cume da montanha antes do Lus e depois do Lucas. O Joo chegou depois do Roberto, mas antes do Lucas. Quem foi o primeiro e o ltimo a chegar?

DESAFIO
O Pedro, o Lus e o Antnio tm juntos 50 euros. Sabendo que o Antnio tem o dobro do dinheiro do Lus e este trs vezes o do Pedro, quanto tem o Pedro? I - Sou menor que 40.

QUE NMERO SOU ?

A soma dos meus algarismos 5. Se eu for multiplicado por 7, o produto ser maior que 200. Que nmero sou eu ?

II - A soma dos meus algarismos dezasseis. Os algarismos das unidades e das centenas so iguais. O algarismo das dezenas igual soma do das unidades com o das centenas.

PROBLEMAS INCOMPLETOS Descobre, para cada problema, quais so os dados em falta. 1 A Ana convidou alguns dos seus amigos para a sua festa de aniversrio. Havia bolos e sandes e todos os presentes comeram a mesma quantidade de cada: duas sandes e trs bolos. No sobraram nem sandes nem bolos. Quantos bolos e quantas sandes havia no incio da festa? 2 Um comerciante comprou 20 bias por 36,00. Vendeu doze. Qual foi o seu lucro? 3 A revista preferida da Ana pode ser comprada avulso ( 2,75) ou por assinatura anual ( 49,99). Qual mais econmico, compr-la avulso ou por assinatura?

O AV DA RITA A Rita, andava a passear com o av no jardim e perguntou-lhe: - Av, quantos anos que tu tens? - Bem, Rita, tu que vais descobrir quantos anos que eu tenho - Mas como? - Olha, s te digo que tenho entre 67 e 77 anos. Este ano a minha idade um mltiplo de quatro e para o prximo ser um mltiplo de trs Agora descobre l quantos anos que eu tenho! A Rita pensou durante alguns minutos e disse ao av: - Acho que j sei!

Sers tambm capaz de descobrir a idade do av da Rita?

SEQUNCIAS
Escreve, para cada sequncia, os dois termos seguintes:

DOIS AMIGOS

A Catarina tem o dobro da idade do Miguel.

1 4 10 22 7 11 23 59 2 6 14 30 6 8 14 32 . 160 80 40 20

Daqui a trs anos, a soma das suas idades vai ser 42 anos. Qual a idade da Catarina? E a do Miguel?

SEQUNCIAS
Escreve, para cada sequncia, os dois termos seguintes:

QUE RICO CONTRATO


De regresso s aulas, o Pedro pensa num novo contrato para propor ao pai, pois, no ano anterior, as coisas no lhe tinham corrido como esperava. O contrato do ano anterior resultou do seguinte dilogo: - Pai, eu sei que estudar o meu trabalho, mas, se tu me desses um dinheirito extra sempre que tirasse positiva a Matemtica, a vontade de estudar seria maior. O pai respondeu que concordava, mas, que ele tambm teria de lhe pagar sempre que tirasse uma negativa e depois de fazer algumas contas disse: - Por cada positiva que tirares dou-te 4 e tu ds-me 3 por cada negativa. No final do ano fizeram as contas e o Pedro ficou muito aborrecido ao verificar que depois de ter feito 14 testes no tinha nada a receber nem a pagar. Quantas positivas e negativas obteve o Pedro durante o ano?

243 81 27 9 3125 625 125 25 1 17 25 29 1 49 73 85 .

O ANIVERSRIO DA RITA A Rita estava num jardim com os amigos na brincar com bonecos de neve. A Olga, num dadomomento, perguntou-lhe: Rita tu ests mais crescida do que eu Quantos anos tens? A Rita, com ar de desafio e brincadeira, disse amiga: anteontem tinha 12 e para o ano que vem fao 15!

AS GALINHAS E OS COELHOS DA QUINTA Quando foi visitar a av que vivia numa quinta que tinha muitas galinhas e coelhos o Paulo lembrou-se do seguinte problema para colocar aos colegas da turma: Na quinta da minha av h galinhas e coelhos. Contei as patas de todas as galinhas e de todos os coelhos e conclu que eram 280. Metade das patas eram das galinhas. Quantos coelhos h na quinta da minha av?

s capaz de descobrir o dia de aniversrio da Rita?

O Paulo poderia ter contado 242 patas? Porqu?

ESTOU CANSADO! Um clube de frias organizou uma prova de atletismo. No final os resultados foram os seguintes: - O candidato n 3 caminhou velocidade de 60 Km por hora; - O Joo, que tem on 5, caminhou duas vezes mais depressa que o n 3; - O concorrente n 2 demorou 2 horas a percorrer 6 Km; - O n 1 caminhou trs vezes mais depressa do que o n 2; - O n 4 caminhou duas vezes mais devagar do que o n 1. O Joo ganhou a corrida? Porqu? A que velocidade caminhava o concorrente n 2? Qual foi o mais lento? Que distncia percorreu este ltimo em 2 horas? O CASAMENTO DA PRINCESA Quando a lindssima princesa Sara, do reino da Matematicndia, se casou, o prncipe do reino vizinho, ficou tristssimo. Desde sempre alimentava a esperana de com ela casar... Como prova da sua dedicao enviou-lhe, como presente de casamento, uma coleco de sete bonecas de ouro. Cada boneca era duas gramas mais pesada que a anterior. Se a boneca mais pesada tiver 124 gramas, quanto pesaro as bonecas todas juntas ?

CONGRESSO DE MAGIAS No XX Congresso Mundial de Magias haviam 11552 participantes: Bruxas, Fadas e Magos. O nmero de bruxas mais o nmero de fadas era 8763. O nmero de fadas mais o nmero de magos era 5874. Quantas fadas, quantas bruxas e quantos magos participaram no congres

Na quinta da av da Sara esto vacas a pastar e, volta delas, andam algumas garas.

As vacas tm 4 patas

As garas tm 2 patas

- H tantas vacas como garas! afirmou a av da Sara. - Todas juntas tm 30 patas. completou a Sara, depois de ter contado as patas das vacas e das garas. Quantas vacas esto na quinta da av da Sara?
Explica como chegaste tua resposta. Podes faz-lo utilizando palavras, esquemas ou clcul

Este ano, a idade do Pedro um mltiplo de 3. o ano passado, era um mltiplo de 2. No prximo ano, ser mltiplo de 4. Quantos anos poder ter o Pedro?

O gerente de um cinema queria saber quantos lugares vagos havia na 1 sesso da noite. Contou 52 pessoas e reparou que, em cada 6 lugares, 2 estavam vagos. Quantos eram os lugares vagos?

Um ladro entra numa sala de cinema, onde existem 26 filas, com 24 lugares cada uma, numerados da esquerda para a direita, com incio na primeira fila. Tintim sabe que o ladro esta sentado no lugar nmero 375. Em que fila est o ladro?

Para solucionar o mistrio do dado desaparecido, Tintim necessita de se disfarar com um bigode e um par de culos. Sabendo que ele tem 3 bigodes e 2 pares de culos diferentes, de quantas formas se pode disfarar Tintim?

A) 12 E)16

B) 13

C)14

D)15

A) 3 E) 8

B) 5

C) 6

D) 7

A me do ladro tem um irmo que tem trs filhos e uma irm que tem cinco filhas. Os avs paternos do ladro tiveram sete filhos e O senhor Anastcio quer plantar lrios, margaridas, rosas e tulipas no seu jardim, colocando exactamente duas variedades de flores em cada um deles teve quatro filhos. Quantos primos tem o ladro? cada canteiro. Quantos canteiros diferentes pode o senhor Anastcio fazer? A) 29 B) 32 C) 33 D) 35 E) 36 A) 6 E) 24 B) 8 C) 12 D) 16

O pomar do senhor Anastcio tem cerejeiras, limoeiros, pereiras, ameixieiras e macieiras, dispostas em cinco filas paralelas, cada uma com uma nica variedade de rvores. As cerejeiras esto ao lado dos limoeiros. As pereiras nem esto ao lado das cerejeiras nem dos limoeiros. As macieiras esto ao lado das pereiras mas no dos limoeiros nem das cerejeiras. Em que fila esto as ameixieiras? A) 1 B) 2 C) 3 E) 5 D) 4

O senhor Anastcio quer colocar uma cerca volta de cada um dos quatro canteiros indicados na figura. Sabendo que o permetro do canteiro A 60 metros, o do B 64 metros e o do C 56 metros, de quantos metros de cerca precisar o senhor Anastcio para o canteiro D?

MOLDURA ARITMTICA Substituir as letras pelos

O TESTAMENTO DO TIO AMBRSIO

O tio Ambrsio deixou em testamento, aos seus trs sobrinhos, um terreno com 1419 metros quadrados. O testamento dizia: "O Nicolau ficar com mais 54 metros quadrados do que o Jaime; o Jaime ficar com mais 39 metros quadrados do que o Raul". Os sobrinhos, embora intrigados com a deciso do tio, cumpriram o testamento. Com quantos metros quadrados ficou cada um? QUEM PARTIU A JARRA?

algarismos de 1 a 8, sem repetio, de modo que as quatro igualdades indicadas sejam verdadeiras.

QUANTAS MAS TINHA A MARIA ? Maria tinha uma cesta com mas e encontrou um amigo a quem deu metade das mas e mais meia ma. Depois encontrou outro amigo a quem deu igualmente metade das mas que ainda tinha e mais meia ma. Por fim encontrou um terceiro amigo e deu-lhe metade das mas que lhe restavam e mais meia ma, e ficou sem nenhuma. Quantas mas tinha a Maria antes de encontrar o primeiro amigo?

De repente ouvi o estrondo de qualquer coisa a partir-se na sala. Fui logo para l. Deparei com os restos daquela bela jarra chinesa que tinha sido oferecida pela tia Regina h j muito tempo. volta dos cacos estavam os meus quatro sobrinhos com ar comprometido. No fui eu disse logo a Catarina. Foi a Daniela. No foi nada a Daniela gritou a Ester. Foi a Catarina. Realmente no fui eu disse a Daniela. E tambm no foi o Tiago. Olhei para o Tiago mas ele manteve-se calado. Bem, depois de mais algumas investigaes acabei por descobrir que cada uma das raparigas me tinha feito uma afirmao falsa e outra verdadeira. Afinal, quem partiu a jarra?

Potrebbero piacerti anche