Sei sulla pagina 1di 35

Os versculos bblicos citados na coleo 5 Minutos Explorando a Bblia foram selecionados das seguintes tradues da Bblia: Os textos das

Escrituras identificados com NVI encontram-se em A Nova Verso Internacional. Copyright 1991 por Sociedade Bblica Internacional. Os textos das Escrituras identificados com NTLH encontram-se em Nova Traduo na Linguagem de Hoje. Copyright 2000 Sociedade Bblica do Brasil. Os versculos bblicos com a indicao parafraseado foram tirados de Apascente os Meus Cordeiros Versculos simplificados para crianas, por Derek e Michelle Brookes, 2002 Aurora Production AG, Sua. Usado com permisso. Todos os direitos reservados. A redao dos versculos foi adaptada para simplificar o vocabulrio, tornando-o mais acessvel ao pblico infantil, sem perda do seu significado original, baseado na Bblia Sagrada Traduo de Joo Ferreira de Almeida Edio Contempornea, Copyright 1990, por Editora Vida, com consultas a vrias outras tradues, principalmente a Nova Verso Internacional e a Nova Traduo na Linguagem de Hoje.

Texto: Katiuscia Giusti Ilustraes: Sabine Rich Design: Chris Martin Copyright Aurora Production AG, Sua Publicado no Brasil por Girassol Brasil Edies Ltda. Al. Pucuru, 51-59 Bloco B 1 andar Conj. 1010 Sala 2 Tambor Barueri SP 06460-100 leitor@girassolbrasil.com.br www.girassolbrasil.com.br Direo editorial: Karine Gonalves Pansa Coordenadora editorial: Carolina Cespedes Assistentes editoriais: Aline Coelho e Gabriela de Avila Reviso: Letcia Tefilo Traduo: Mrio SantAna

5 MINUTOS EXPLORANDO A BBLIA


Voc encontrar neste livro:

15 leituras bblicas para crianas. Todas as leituras so fundamentadas nas escrituras bblicas. Cada seo contm sugestes de atividades complementares.
Tpicos neste livro:

A Vida Crist

Como fez Jesus


Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os tratam mal.
Mateus 5:44, parafraseado

Jesus foi maravilhoso! Voc sabia que quando Ele estava morrendo, pediu ao Pai que perdoasse as pessoas que O pregaram na cruz? Ele queria que os homens que tinham feito aquele ato terrvel recebessem o perdo de Deus. Isso provavelmente foi muito difcil, mas Ele fez isso porque tem muito amor por todos. Jesus quer que ns tambm sejamos amorosos e bondosos com os outros. Mesmo se aqueles com quem somos bons forem rudes conosco, podemos lhes mostrar quanto Jesus os ama sendo atenciosos, gentis e nos comportando como Jesus faria. Orar pelos outros uma forma de mostrarmos nosso amor e bondade. No fcil ser gentil com as pessoas que no so boas conosco, mas o que Deus espera de ns.

Recorte quatro crc ulos grandes de pape l. Escreva um A em um crc ulo, M no outro, O no prximo e R no l timo. assim que se escreve AMOR. Agora, fa a, em cada crculo, um desenho representa ndo um ato de bond ade que voc pode fazer por algum. Grampeie os crculos um ao outro na orde m certa para formar a palavra AMOR e pendur e-os na parede do se u quarto.

Faa a paz
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles sero chamados filhos de Deus.
Mateus 5:9

O que um pacificador? algum que escolhe a paz em vez de arrumar briga. Isso nem sempre fcil, especialmente quando algum nos deixou com raiva e queremos mostrar a essa pessoa que estamos zangados com o que ela fez. Quando escolhemos perdoar e fazer as pazes com algum que tenha nos ofendido, somos pacificadores. As pessoas veem que o Esprito de Deus habita em ns e que somos filhos de Deus. Jesus foi um pacificador. Escolheu ser bom com os outros e perdoou as pessoas. Suas aes e palavras mostram quanto Deus nos ama. Deus nos abenoa quando escolhemos perdoar e ser pacificadores. Quando optamos por praticar a paz em vez de lutar, somos um bom reflexo do amor de Jesus pelos outros.

Fale sobre situaes em que voc pode escolher ser um pacificador, mesmo quando algum faz algo de errado para voc.

Cuidar de coisas grandes e pequenas


Quem fiel no que pouco, tambm fiel no muito.
Lucas 16:10, parafraseado

Conforme crescemos, aprendemos a ajudar com as tarefas da casa, a arrumar a cama, organizar os brinquedos, cuidar dos nossos bichinhos de estimao e manter os armrios limpos. Aprender a ser diligentes no que fazemos, mesmo nas pequenas tarefas, nos ensina bons hbitos. Assim aprendemos a cuidar de coisas pequenas e coisas grandes. Quando cuidamos bem do que temos, podemos ser confiados com mais. s vezes, porque pensamos que algo pequeno demais ou que no importante, no somos to cuidadosos. Mas mesmo as pequenas coisas so importantes. E, a partir disso, podemos cuidar de outras coisas tambm.

icom duas ativ a el b ta a m u Faa dendo c est apren dades que vo locar esquea de co se o N r. ze fa a da vez a semana. To d s ia d s o s o tod que ividade, colo at sa es ar iz al que re da semaonito no dia um adesivo b dente. na correspon

Tique-taque! Tique-taque!
Aproveite bem o tempo.
Efsios 5:16, parafraseado

Voc j ouviu um relgio tiquetaquear? Cada sonzinho desses indica que o tempo est passando. A Bblia ensina que devemos aproveitar ao mximo o nosso tempo. Isso significa que devemos nos esforar de verdade para usar o tempo com sabedoria, aprendendo a nos concentrar em nossas tarefas para as fazermos to rpido e bem quanto possvel. s vezes, no queremos fazer o que preciso e, por isso, acabamos nos distraindo ou nos queixando do que temos de fazer. Quando isso acontece, no estamos usando o tempo com sabedoria. como se estivssemos jogando o tempo fora. Quando um dia acaba, todo esse tempo acabou. No podemos recuper-lo e, muitas vezes, ainda temos de fazer as coisas que ficaram para trs. Jesus quer que a gente reflita ao final de cada dia, e se sinta feliz com a maneira como usamos nosso tempo. As melhores formas de usar nosso tempo sabiamente ajudando os outros, fazendo o que nos pedido, estudando, aprendendo, lendo e vivendo a Palavra de Deus. Se fizermos essas coisas, nosso tempo ser bem usado e isso nos deixar felizes.

pai e ou ao seu Pea sua m em rar um relgio st o m e lh a ar p iro nha um ponte te e u q sa ca sua gio Encoste o rel de segundos. ee oua o tiqu na sua orelha e se com sua m er v n o C e. u q ta de bre maneiras ou seu pai so o seu tempo. usar melhor

Deus est em todo lugar


Deus v o que acontece em toda parte; Ele est observando todos, tanto os bons como os maus.
Provrbios 15:03, NTLH

Deus muito poderoso! Est em toda parte, todo o tempo. Certas coisas, s Ele consegue ver. A Bblia nos diz que Ele assiste a tudo que fazemos. s vezes, somos tentados a fazer coisas que sabemos no serem certas. Devemos lembrar que Deus est nos vendo, mesmo quando no h mais ningum por perto para ver. Ele sabe o que fazemos e Ele nos avalia segundo nossas aes. Quando escolhemos fazer o que certo, mesmo que ningum mais veja, Deus tambm v isso. Ele nos abenoa para fazer a escolha certa. Na verdade, se pararmos para escutar, ouviremos Sua voz falando ao nosso corao, dizendo para fazer o que certo. Quando escutamos Sua voz, Ele nos guia para as coisas boas e corretas.

Pense em alguns dos lugares em sua casa em que voc mais gosta de se esconder. Voc acha que Deus sabe onde encontr-lo quando est escondido? Ningum se perde de Deus. Ele sabe exatamente onde estamos em todos os momentos. Fale com seu pai ou sua me sobre algumas das coisas que voc faz quando ningum est por perto que deixam Deus orgulhoso de voc.

Deixe um pouco de luz


D e receber.
Lucas 6:38, parafraseado

Dar uma maneira de mostrar amor aos outros. Voc sabia que podemos ser generosos com os outros nas coisas que dizemos e fazemos? Quando somos atenciosos e bons com os outros, estamos dando amor a eles. Podemos ajudar e isso demonstrar nosso amor. Foi o que Jesus quis dizer quando ensinou que, se dermos, receberemos. Quando pensamos e somos generosos, as pessoas ho de ser bondosas conosco. Jesus tambm nos recompensa quando compartilhamos com os outros o que temos e enche nossos coraes de felicidade e de alegria. Ao longo de nossos dias, podemos procurar maneiras de deixar um pouco de luz na vida de algum; sorrindo, dizendo palavras gentis, tratando-o com considerao, orando por ele e oferecendo nossa ajuda. Todos precisamos de amor e podemos fazer nossa famlia e amigos mais felizes quando demonstramos amor e somos bons em toda oportunidade que tivermos.

Pense em algum a quem voc gostaria de fazer uma bond ade. Pegue um pedao de pape l para fazer um cupom de generosidade e pea su a me ou ao seu pai para ajudar voc a escrever nesse papel o que voc gostaria de dar a essa pesso a. Em seguida, desenhe e pinte o cupom para enfeitlo. Quando est iver pronto, d o cupom para a pessoa em quem voc pensou, e veja como o dia ficar mais ilu minado.

A ddiva da doao
mais feliz quem d do que quem recebe.
Atos 20:35 NVI

Presentear uma maneira maravilhosa de fazer algum se sentir especial. Todos gostamos de ganhar presentes, especialmente quando nos do algo que queremos muito. Ficamos felizes quando algum pensa em ns e se esfora para conseguir um presente exclusivo! A Bblia nos ensina que mesmo que gostemos de receber presentes e ajuda dos outros, dar mais importante do que receber. Deus nos abenoa quando pensamos no prximo e somos generosos com ele. Se pensarmos apenas em ns mesmos e em conseguir mais coisas, ficamos egostas, ignoramos as outras pessoas e o que elas podem precisar. Quando colocamos o bem-estar dos outros acima dos nossos prprios desejos, somos altrustas. Ser altrusta pensar nas outras pessoas e nas formas de ajud-las. Pensamos primeiro no prximo e, depois, em ns. Voc sabia que, muitas vezes, quando ajudamos os outros, Deus nos ajuda? A generosidade uma forma de espalhar o amor de Deus de uma forma simples e maravilhosa.

Para:

J os

Voc gostaria de ser generos o com algum e ver como voc vai se sentir fel iz? Pea sua me ou ao seu pai para ajudar voc a escolher um brinquedo que voc no usa mais e qu e possa fazer um amigo feliz. Embrulhe-o e coloq ue uma etiqueta no pacote com os dizeres: Para o me u amigo, porque voc especial para mim. E no se esquea de escrever seu nome tambm. Depois co nte sua me ou ao seu pai como se sentiu.

As sementes que plantamos


Um homem colhe o que semeia.
Glatas 6:7 NVI

Se voc plantar uma semente, agu-la e cuidar dela, ela se transformar em uma planta. As coisas que fazemos so como pequenas sementes. s vezes, o que fazemos parece to pequeno que achamos que no far diferena, mas faz. Assim como pequenas sementes podem gerar plantas saudveis, nossas boas aes resultaro em bondade e gentileza tambm para ns. por isso que tambm ganhamos quando fazemos o bem. Quando somos bons com algum, como se plantssemos uma pequena semente do amor no corao dessa pessoa. Se regarmos essa semente, sendo gentis e atenciosos, o amor vai crescer. Quanto mais bondade mostrarmos aos outros, mais bondade receberemos. Portanto, plante uma semente de amor no corao de algum hoje.

ha Desenhe sua mo numa fol de papel e faa uma flor na is, ponta de cada dedo. Depo pinte o desenho. Pense em pode cinco boas aes que voc sua fazer por algum, e pea rever me ou ao seu pai para esc em o nome de uma boa ao de cada um dos dedos-flor a seu desenho. No se esque aes. de tentar fazer essas boas

Dias melhores com Jesus


Alegrem-se sempre.
Filipenses 4:4 NVI

A Bblia nos diz que independentemente do que acontecer ao nosso redor, ou de como nos sintamos, podemos nos alegrar com Jesus. Sabe o que significa alegrar-se? demonstrar grande felicidade. Podemos falar sobre a nossa alegria em Jesus e, mesmo quando as coisas no forem como gostaramos, a presena de Jesus em nossos dias tornar tudo melhor. Quando pensamos em Jesus, no Seu amor e como cuida de ns, nosso corao pode sentir alegria e podemos confiar que, mesmo quando nosso dia parece no ir muito bem, Jesus vai dar um jeito em tudo. Temos de fazer primeiro a nossa parte, conversar com Ele e Lhe pedir ajuda, para que coisas boas comecem a acontecer. Nossos dias so sempre melhores quando enchemos nossos coraes com louvor e gratido a Jesus por todo o amor e bondade que Ele traz para nossas vidas.

Como Jesus pode melhorar um dia difcil? Pense em duas coisas sobre Jesus que fazem voc feliz.

Doce harmonia
Como bom e agradvel que as pessoas vivam em unio.
Salmos 133:1, parafraseado

Sabia que centenas de formigas vivem e trabalham juntas em uma colnia, fazendo suas tarefas muito direitinho para que tudo funcione como deve? Elas so muito trabalhadeiras e sabem como se organizar. Se observar as formigas em suas colnias, no as ver brigando ou tirando as coisas umas das outras. E, sim, trabalhando em harmonia. Podemos aprender com as formigas. Quando trabalhamos em unio, podemos fazer muito mais e tudo se torna muito mais agradvel. s vezes, no fcil brincar ou dividir alguma tarefa com um irmo ou irm que est nos incomodando ou nos irritando. Mas a Bblia nos diz que muito bom quando podemos ser unidos e viver em harmonia. E isso s possvel quando demonstramos amor na hora de resolver nossas diferenas. Perdoar algum que nos deixou chateados manisfestar o amor.

Faa um desenho de uma colnia de formigas; com mui tas delas trabalhand o em conjunto para co letar alimentos, cuidar das formigas menores, manter a colnia limpa e outr as coisas. Fale com seus pais sobre com o vocs vivem em harmonia, e o que voc pode fazer para tornar isso ainda m elhor.

Com um corao alegre


Faam tudo sem queixas nem discusses.
Filipenses 2:14 NVI

J aconteceu de sua me ou de seu pai lhe pedir para fazer algo que voc no queria, como arrumar seus brinquedos quando preferiria brincar, ou fazer algo que seu irmo ou sua irm queriam em vez de seguir sua vontade? s vezes, pode ser difcil fazer essas coisas sem queixas nem discusses. A Palavra de Deus nos ensina que devemos fazer todas as coisas com um corao alegre. Isso significa que no devemos nos queixar nem discutir. s vezes, podemos pensar que se ficarmos reclamando ganharemos tempo. Isso no verdade. Em vez disso, o tempo ter sido desperdiado, porque ainda teremos de cumprir com nosso dever. O melhor fazer o que se deve logo. Isso facilita as coisas para quem pediu a nossa ajuda e para ns tambm, porque quando fazemos bem e rapidamente as coisas que precisamos fazer, mesmo quando no nos agradam, podemos fazer outras coisas que gostamos de fazer. Alm disso, agradamos a Deus quando fazemos o que sabemos ser certo.

me ou ao pai se Pergunte sua e gostariam que h algo com qu e procure fazer voc os ajudasse e imediatamente o que disserem o alegre. com um cora

Diligente em todas as coisas


Que tudo seja feito com decncia e ordem.
1 Corntios 14:40 NVI

Voc teve de refazer uma tarefa por no execut-la direito? Tentamos terminar rapidamente algo de que no gostamos para fazer o que realmente queremos. Mas aprender a realizar uma tarefa de forma adequada uma parte importante do crescimento. Aprendemos responsabilidade e diligncia quando fazemos as coisas bem feitas. s vezes, as pessoas nos pedem coisas que nos ajudam a construir bons hbitos e que faro a diferena em nossas vidas conforme crescemos, mesmo que, a princpio, paream sem importncia. A Bblia nos diz que quando somos diligentes nas pequenas coisas, Deus e os outros podem confiar em ns com trabalhos ou responsabilidades mais importantes. Pouco a pouco, um dia de cada vez, podemos aprender a fazer as nossas tarefas da maneira certa. Aprendemos a ver uma necessidade, ajudamos e passamos a fazer as nossas tarefas bem direitinho. E so essas coisas que nos auxiliam a crescer e amadurecer, para nos tornarmos da maneira como Deus quer que sejamos.

Imagine que seus pais lhe pediram para guardar seus brinquedos, mas, em vez de fazer isso, voc continua brincando. Isso vai atras-lo e voc corre o risco de esquecer do que deve fazer. Quando sua me ou seu pai lhe pedir algo, faa na mesma hora. assim que se faz!

TENHA PACINCIA
A resposta calma desvia a fria.
Provrbios 15:1 NVI

As pessoas, s vezes, fazem coisas que nos incomodam ou nos deixam chateados. A Bblia diz que devemos ser pacientes e no nos zangarmos toa. Quando fazemos algo devagar, temos mais tempo para refletir. Muitas vezes, quando algum diz ou faz algo que nos chateia, nos zangamos e revidamos de alguma forma. Mas isso s piora o problema. Jesus quer que pensemos antes de agir. Devemos ser motivados pelo amor e no pela raiva. A prxima vez que algum fizer algo que o chateie, v devagar e tente pensar em uma maneira de reagir com amabilidade e gentileza palavra ou ao desagradvel. Faa as coisas com muita pacincia. Os problemas se resolvem melhor dessa forma.

te pensamento Lembre-se do seguin deixar zangado: sempre que algo o , conte at Para no dar vez ira fazer birra. trs antes de falar e

Dar uma mozinha


Levem os fardos pesados uns dos outros.
Glatas 6:2 NVI

Algum j o ajudou a levantar algo pesado demais? Isso certamente o deixou feliz. Todos os dias encontramos pessoas que precisam da nossa ajuda e devemos sempre tentar lhes dar uma mozinha. Quando somos atenciosos e gentis, ajudamos os outros. Jesus foi um bom exemplo de generosidade. Parou para ajudar pessoas. Fez amizade com gente de quem os outros no gostavam e alegrou quem estava triste. Podemos fazer o mesmo! s vezes, difcil ajudar algum, ou parar algo que queremos muito para dar a mo a quem precisa. Mas importante ajudar, mesmo quando no for fcil.

Pergunte ao seu pai ou sua me, ou a um amigo, como pode ajud-los, e ento d uma mozinha. Ajudar, mesmo que um pouquinho, faz diferena.

Escute! O que voc pode ouvir?


Deus no o autor de confuso, mas de paz.
1 Corntios 14:33 NVI

J repararam que tudo na criao est em harmonia e funciona direitinho? Deus gosta de calma e de paz. Ele criou o mundo, sem rudos desnecessrios e confuso. Podemos tirar uma lio da maravilhosa criao de Deus, e aprender a ser pacfico e calmo. H tempo e lugar certos para se divertir e brincar, mas devemos saber quando hora de parar para que as coisas no fiquem confusas. s vezes, quando ficamos correndo por a, fazendo baguna ou criando confuso, atrapalhamos as outras pessoas. nessas horas que acontecem os acidentes ou os problemas. Deus quer que a gente seja feliz e se divirta, mas preciso aprender a ficar quieto tambm. Quando estamos calmos e tranquilos, conseguimos ver e ouvir coisas que no percebemos quando somos barulhentos e bagunceiros. Silencie e veja o que vai descobrir!

Fique quietinho alguns instantes e escu te. Ouviu coisas que voc no consegue ouvir quando est fazendo ba rulho? Como se sente quando est calmo e tran quilo?

5 MINUTOS EXPLORANDO A BBLIA


Conhea a coleo toda:

5
5 MINUTOS ExplOraNdO a BBlIa

Explorando a BBlia
Katiuscia Giusti muito importante que a criana tenha momentos dirios com Deus, para que ela entenda que o Senhor tem que fazer parte da sua vida em todos os instantes. A coleo 5 Minutos Explorando a Bblia tem como objetivo ensinar valores cristos aos baixinhos do Senhor, a partir de passagens e versculos da Bblia. Nos livros, cada seo contm um versculo acompanhado de uma breve explicao, uma sugesto de atividade e de uma frase para reflexo, sempre em linguagem acessvel. Sem dvida, uma coleo maravilhosa, fundamentada nos ensinamentos bblicos e capaz de conquistar os coraes das crianas e dos adultos.

Sabine Rich

MINUTOS

5
5 MINUTOS ExplOraNdO a BBlIa

Explorando a BBlia
muito importante Giusti que a criana tenha Katiuscia momentos dirios com Deus, para que ela entenda que o Senhor tem que fazer parte da sua vida em todos os instantes. A coleo 5 Minutos Explorando a Bblia tem como objetivo ensinar valores cristos aos baixinhos do Senhor, a partir de passagens e versculos da Bblia. Nos livros, cada seo contm um versculo acompanhado de uma breve explicao, uma sugesto de atividade e de uma frase para reflexo, sempre em linguagem acessvel. Sem dvida, uma coleo maravilhosa, fundamentada nos ensinamentos bblicos e capaz de conquistar os coraes das crianas e dos adultos.

Sabine Rich

MINUTOS

5
5 MINUTOS ExplOraNdO a BBlIa

Explorando a BBlia
Katiuscia Giusti

Sabine Rich

MINUTOS

Al. Pucuru, 51-59 - Bloco B 1 andar - Conj. 1010 - Sala 2 Tambor - Barueri-SP - 06460-100 leitor@girassolbrasil.com.br www.girassolbrasil.com.br

Al. Pucuru, 51-59 - Bloco B 1 andar - Conj. 1010 - Sala 2 Tambor - Barueri-SP - 06460-100 leitor@girassolbrasil.com.br www.girassolbrasil.com.br

A-PB-BC-DV-045-H

Impresso na China

A-PB-BC-DV-046-H

Impresso na China

Amor Salvao

F As Promessas de Deus

Orao A Palavra de Deus

5
5 MINUTOS ExplOraNdO a BBlIa

Explorando a BBlia
Katiuscia Giusti muito importante que a criana tenha momentos dirios com Deus, para que ela entenda que o Senhor tem que fazer parte da sua vida em todos os instantes. Sabine Rich
A coleo 5 Minutos Explorando a Bblia tem como objetivo ensinar valores cristos aos baixinhos do Senhor, a partir de passagens e versculos da Bblia. Nos livros, cada seo contm um versculo acompanhado de uma breve explicao, uma sugesto de atividade e de uma frase para reflexo, sempre em linguagem acessvel. Sem dvida, uma coleo maravilhosa, fundamentada nos ensinamentos bblicos e capaz de conquistar os coraes das crianas e dos adultos.

MINUTOS

5
5 MINUTOS ExplOraNdO a BBlIa

Explorando a BBlia
muito importante que a criana tenha Katiuscia Giusti momentos dirios com Deus, para que ela entenda que o Senhor tem que fazer parte da sua vida em todos os instantes. A coleo 5 Minutos Explorando a Bblia tem como objetivo ensinar valores cristos aos baixinhos do Senhor, a partir de passagens e versculos da Bblia. Nos livros, cada seo contm um versculo acompanhado de uma breve explicao, uma sugesto de atividade e de uma frase para reflexo, sempre em linguagem acessvel. Sem dvida, uma coleo maravilhosa, fundamentada nos ensinamentos bblicos e capaz de conquistar os coraes das crianas e dos adultos.

Sabine Rich

MINUTOS

5
5 MINUTOS ExplOraNdO a BBlIa

Explorando a BBlia
Katiuscia Giusti

Sabine Rich

MINUTOS

Al. Pucuru, 51-59 - Bloco B 1 andar - Conj. 1010 - Sala 2 Tambor - Barueri-SP - 06460-100 leitor@girassolbrasil.com.br www.girassolbrasil.com.br

Al. Pucuru, 51-59 - Bloco B 1 andar - Conj. 1010 - Sala 2 Tambor - Barueri-SP - 06460-100 leitor@girassolbrasil.com.br www.girassolbrasil.com.br

A-PB-BC-DV-048-H

Impresso na China

A-PB-BC-DV-049-H

Impresso na China

A Vida Crist

Deus/Jesus Seguir Jesus Obedincia Perdo

Esprito Santo Testificao Cura O Bom Combate

Potrebbero piacerti anche