Sei sulla pagina 1di 14

POSIO DO SELIM

O selim da bicicleta deve estar totalmente horizontal em relao ao solo, pode-se at usar uma ferramenta de nvel para aferir. Isto fundamental, pois se o selim est inclinado para frente, cansa demais os braos, provocando dores e se est inclinado para trs, causa irritao no citico e at dormncia nos rgos genitais, pela m circulao causada pela posio.

ALTURA DO GUIDO

O guido deve ficar cerca de 4 cm mais baixo que a linha horizontal do selim. Procure usar um guido com mais de 40cm de largura, pois um guido estreito dificultar a sua respirao. Deve ser levada tambm em considerao a largura dos ombros do ciclista para determinar se o guido deve ser maior ou menor na largura.

AJUSTE ENTRE O SELIM E O GUIDO

Para verificar a distncia entre o selim e o guido, usa-se o seguinte artifcio alternativo: com o antebrao, formando um ngulo de 90 graus com o brao, toque com o cotovelo na ponta do selim e o dedo mdio deve tocar o guido onde este se une ao avano. (o selim sempre paralelo ao solo) No atentar para esse detalhe e usar uma distncia maior que a recomendada, as conseqncias so graves: dores na parte lombar e cervical da coluna vertebral, pois voc pedalando mais estendido o que vai provocar uma lordose cervical para levantar a cabea.

ALTURA DO SELIM

Coloque o pedivela para baixo, na posio totalmente vertical e sentado na sua bicicleta. O calcanhar da perna que estiver estendida deve to car no pedal (faa a medida calando tnis ou sapatilha). Com isso, a sua perna deve estar formando um ngulo de 155 a 160 graus. Pedalar fora da medida correta impede um bom desempenho da fora a ser aplicada no pedal e ainda provoca dores nos joelhos provocando leses nos meniscos.

Aplique a fora correta nos pedais

Para que se possa aplicar a fora nos pedais de forma cor reta, necessrio que a ponta do selim esteja a 4 cm do centro da caixa central Para as bicicletas usadas em contra-relgio e triatlon, a posio mais avanada, o atleta apia os cotovelos no guido e segura no cliper mais a frente. Fonte: geocities.yahoo.com.br

Ajuste da Bicicleta

Qualquer mquina necessita ser bem ajustada por diversas razes: bom funcionamento, durabilidade, prazer no uso e segurana. No caso da bicicleta, que composta de um nmero bem reduzido de peas, os ajustes e as regulagens so mais que essenciais - so vitais para a segurana do ciclista. O nmero de acidentes causados por falha mecnica da bicicleta altssimo e a responsabilidade no de ningum mais, alm do prprio ciclista acidentado. No adianta sequer jogar a culpa na bicicletaria. Na verdade, o ciclista que no soube checar se a bicicleta voltou perfeita. Por outro lado, h a diferena de se pedalar uma bicicleta bem regulada. Por mais que se tente descrever a diferena entre uma mal ajustada e outra regulada, quase impossvel fazer um ciclista leigo avaliar a mudana que um bom trabalho pode fazer numa mesma bicicleta.

No temos a menor inteno de dar aqui um curso de mecnica. S queremos indicar alguns procedimentos suficientes para uma grande diferena no desempenho da bicicleta. E tambm podem ajudar numa emergncia. A Escola de Bicicleta no v com bons olhos a preocupao obsessiva com perfeio. O que recomendamos que a bicicleta esteja ajustada e regulada da melhor maneira possvel, e de preferncia limpa. Mas afirmamos que no bom ficar desmontando e montando tudo, toda a vez que a bicicleta rodar na rua ou at mesmo na terra. Uma boa bicicleta no necessita disso, muito pelo contrrio. Se uma bicicleta exigir constante regulagem e ajuste porque tem um problema crnico ou muito ruim.

Pensar corretamente um ajuste


O que ensinamos aqui so procedimentos muito simples que esto ao alcance de qualquer um. Basta ter calma. antes de qualquer ao olhe com calma a pea a ser ajustada; caso no entenda como funciona, pergunte a um mecnico; sempre marque a posio inicial e final da chave; sempre pense o giro de uma porca ou parafuso em uma volta, 1/2 volta, 1/4, e finalmente 1/8 de volta que o ajuste fino; se necessrio, faa uma marca de referncia na porca e contra-porca; caso no haja um ponto exato de ajuste (muito comum em peas de segunda linha) melhor que o ajuste final seja dado mais para o lado de uma pequena folga do que para de um sistema de rolamento muito preso. Nestes casos, volte a fazer o ajuste depois de um certo tempo de uso, e ento voc conseguir um bom resultado.

Segredo sem preo


Comeou a ficar irritado com a situao? Largue o que est fazendo e v fazer qualquer outra coisa que o relaxe. Todo mundo enlouquece de vez em quando na vida e isso no vale a pena.

O segredo do bom ajuste Forma de trabalho com parafusos convencionais


Apertar: sentido horrio / soltar: sentido anti-horrio Cuidado: o pedal esquerdo tem a rosca invertida, ou seja: aperta no sentido anti-horrio e solta no sentido horrio.

Manual de instalao
Toda pea de boa qualidade vem com manual de instalao e ajuste. As mais simples no, mas as regras costumam ser muito parecidas. J as de m qualidade no tm jeito.

Ferramenta correta
As bicicletas modernas precisam de um conjunto bem reduzido de ferramentas - pelo menos no que diz respeito aos ajustes e regulagens, dentro da capacidade da maioria. A ferramenta tem que atender as seguintes normas: deve encaixar perfeitamente no parafuso ou porca no pode haver folga no encaixe, e isto vale tambm e principalmente para chaves de fenda e chaves Phillips certifique-se de que a ferramenta abraou ou entrou completamente no parafuso ou porca o parafuso deve estar perfeitamente alinhado com a chave a porca deve estar alinhada, ou a 90 com a chave

as chaves alen devem penetrar completamente no parafuso

Fora correta ao apertar



Outro problema para o pretenso mecnico a sndrome do parafuso solto ou espanado. Como saber a fora que se deve aplicar? a fora de aperto provavelmente menor que a princpio um leigo imagina evite pegar na ponta da ferramenta onde a alavanca de fora aplicada sempre ser maior aperte aos poucos e teste at chegar ao aperto que prenda, mas no espane

Fora ao soltar um parafuso ou porca


Caso o parafuso esteja muito preso voc tem duas opes: ou lubrifica com leo apropriado, e deixa um tempo para completa lubrificao, ou d algumas "suaves" batidas sobre a chave, parafuso ou porca. Mas preste ateno: aconselhamos "suaves" batidas.

Ajuste de porca e contra-porca


Todo e qualquer sistema de ajuste de rolamento que utilize porca e contra-porca segue o mesmo procedimento de ajuste. fcil, mas preciso um pouco de pacincia, porque no raro necessrio repetir o procedimento algumas vezes, at que o ajuste preciso e definitivo seja alcanado. importante notar que, normalmente, entre a porca e a contra-porca h uma arruela de presso ou dentada. Se houver necessidade de desmontar o sistema, no se esquea de recolocar a arruela (ou arruelas), tomando cuidado com sua posio correta de trabalho, caso haja uma. Evite que durante o aperto das porcas a ferramenta usada encoste na arruela. Qualquer rosca - eixo, parafuso, porca ou mesmo arruela - deve trabalhar engraxada. Levemente engraxado. Empastelado ou lambuzado nunca.

Qualidade da rosca e seu ajuste


H uma diferena muito grande entre fazer ajustes em um sistema de rolamento de qualidade e outro comum. No sistema de qualidade, a usinagem das roscas precisa, no h folgas, e basta dar o ajuste (at com os dedos), para ento dar o aperto nico final com a contra-porca, sem grandes segredos ou problema. Mas a maioria apresenta folga entre roscas. Por isso s ganham estabilidade quando a contra-porca apertada e o sistema est preso. Para alcanar o ajuste correto, talvez seja necessrio repetir o ajuste algumas vezes. Outro problema com sistemas de ajuste com porca e contra-porca de baixa preciso que boa parte no perfeitamente centrado. comum que quando girados prendam um pouco em um ponto e em outro apresentem certa folga. O ajuste deve ser dado buscando um meio termo entre o ponto preso e o ponto de folga. No h outra forma. Alis h: evitar comprar coisas ruins. O barato sai caro!

Realizando um ajuste em um sistema de porca e contra-porca Sempre com a ferramenta exata para o servio
1. encaixe a chave na porca mais prxima do rolamento e aperte at comear sentir que os rolamentos foram tocados; 2. sem tirar esta primeira chave do lugar, coloque a segunda chave na contra-porca e aperte at que ela prenda a (1) porca. D um leve aperto; mas no d ainda o aperto definitivo; 3. retire as duas chaves e gire o sistema para ver como est o ajuste;

4. faa qualquer ajuste - apertar ou soltar o sistema - soltando a contra-porca e dando de volta na porca. Repita a operao at chegar ao ajuste ideal, sempre girando no mais que de volta a chave. A pacincia ser necessria, mas amiga; 5. uma boa forma para simplificar o ajuste fazer uma marca de alinhamento, tanto na porca como na contra-porca, e guiar o ajuste fino por esta marca; 6. s quando chegar ao ajuste correto que se deve dar o aperto final, girando as duas chaves uma de encontro a outra; 7. em sistemas que usam eixo com rebaixo especial para arruela dentada bom que o ltimo ajuste seja o de girar a porca no sentido anti-horrio, para aumentar a presso sobre a contra-porca; 8. recomendvel que depois deste ltimo ajuste seja feito um ltimo teste para ver se o ajuste ficou realmente bom. Gire o sistema com a mo e d uma chacoalhada para sentir como ficou.

Caixa de direo

Quando ajustar?
Com a bicicleta entre as pernas e os ps no cho acione o freio dianteiro e chacoalhe a bicicleta para frente e para trs. Se ouvir um pequeno clic clic, ou notar que a caixa de direo se movimenta ao mesmo tempo, hora de ajuste.

Tipos de caixa de direo


H dois tipos de caixa de direo que permitem ajuste: 1. com rosca, que facilmente identificada por ter uma rea sextavada e uma contra-porca; 2. sem rosca, que equipa as bicicletas mais modernas e a tendncia do futuro, onde os parafusos de ajuste se encontram no avano de guido. A diferena tcnica entre os sistemas que o novo, sem rosca, mais simples de ajustar, e no necessita de ferramentas especiais. tambm, em muitos casos, mais leve e menos sujeito a perda de ajuste do que a tradicional caixa de direo com rosca. Sempre ajuste a caixa de direo com calma

Regulagem Caixa de direo com rosca

Ferramentas necessrias: chave de caixa de direo na medida correta ( bem fina para encaixar na bacia de rolamento) e chave para a contra-porca. Evite usar grifo ou alicate. H alguns modelos de caixa de direo em que o cnico de rolamentos no tem rea sextavada e o ajuste feito com a mo ou com um alicate especial, mas estes so cada dia mais raros. 1. encaixe a chave de caixa de direo na bacia de rolamento e aperte at sentir que o movimento da chave comeou a endurecer; 2. sem tirar esta primeira chave do lugar, coloque a segunda na contra-porca e aperte at que ela firme na bacia de rolamento. D um leve aperto; NO d ainda o aperto definitivo; 3. retire as duas chaves da caixa de direo; 4. com a bicicleta entre as pernas e os ps no cho acione o freio dianteiro e chacoalhe a bicicleta para frente e para trs. Se ouvir um pequeno clic clic, ou notar que a caixa de direo tambm se movimenta, necessrio ajustar um pouco mais o conjunto. Repita as primeiras 4 operaes; 5. levante a roda do cho e gire o guido. Caso a caixa esteja muito presa, afrouxe a contra-porca e em seguida solte (sentido anti-horrio) de volta a da caixa de direo. D um leve encosto da contra-porca na bacia de rolamentos para fazer novo teste de ajuste; 6. s quando chegar ao ajuste correto faa o aperto final da bacia de rolamento com a contra-porca, girando uma chave no sentido contrrio da outra; 7. faa o ltimo teste para certificar-se que est tudo bem: freie e chacoalhe; tire a roda do cho e gire o guido.... 8. Parabns!

Caixa de direo sem rosca Necessrio: chave alen 6mm e 4mm.


Para entender como funciona: o sistema funciona com dois nveis de parafusos: o que est na tampa sobre o avano de guido e tem a funo de tirar a folga da caixa de direo; e os parafusos que ficam no mesmo avano e servem como fixao do ajuste.

simples fazer o ajuste


1. solte um pouco os parafusos do avano de guido, o suficiente para o avano girar para os lados sem esforo, mas tambm no completamente solto; 2. aperte de volta o parafuso de folga que est no meio da tampa sobre o avano. Faa o ajuste dando de volta por vez; 3. alinhe o guido com relao ao eixo da roda; 4. aperte com cuidado, sem muita fora, os parafusos do avano; 5. faa um teste: com a bicicleta entre as pernas e os ps no cho acione o freio dianteiro e chacoalhe a bicicleta para frente e para trs. Se ouvir um pequeno clic clic, ver ou sentir que a caixa de direo se mexe, necessrio apertar mais de volta o conjunto. Repita as 4 primeiras operaes j realizadas at conseguir o ajuste correto; 6. quando alcanar o ajuste correto, d o aperto final nos parafusos do avano, mas cuidado para no espanar a rosca; 7. como teste da presso correta de aperto dos parafusos de fixao do avano, prenda a roda entre as pernas tente girar o guido dando um tranco na manopla do guido; 8. no mais necessrio qualquer trabalho no parafuso de folga da caixa de direo sobre o avano. Nunca d aperto no parafuso de ajuste, sem antes ter soltado os parafusos de fixao que esto no avano de guido

Cubo de roda

Abaixo uma viso explodida dos cubos de rodas

Dianteiro

Traseiro

Legenda das peas do cubo traseiro


1 2 3 4 5- Capa 6 789 10 11 12 13 14 15 16 - Blocante - Eixo de - Porca - Arruela guarda-p - Espaador de Espaador Anel - Cnico - Eixo Cnico - Espaador Espaador Borracha Pino - Esferas de de ao roda livre M10 de de M10 de x cubo 16mm eixo eixo de de (1/4")18 com ou eixo de capa e eixo de x anel completo cubo travante 168 completo 4.5 3.2 de de 3.7 9 146 com 8 3 146 mm mm mm (6-5/8") (5-3/4") (?) mm proteo vedao mm vedao mm mm guarda-p mm mm vedao fixao peas guarda-p

17 Corpo completo 18 - Arruela do corpo de roda livre

Eixo de roda Antes do ajuste



eixo dianteiro e eixo traseiro tm medidas especficas. Nunca corte um traseiro para fazer um dianteiro; certifique-se que as duas pontas de eixo - que servem de apoio da roda nas gancheiras - estejam do mesmo tamanho. Conte o nmero de fios de rosca ou use uma rgua; a medida da abertura das contra-porcas deve ser a mesma medida que a abertura entre gancheiras, (variao de folga mxima para a medida do eixo de 1mm); a abertura das gancheiras traseiras varia conforme o nmero de marchas. A do garfo normalmente a mesma para todas as rodas; necessrio ter cuidado para no iniciar o ajuste da porca e contra-porca sem que a porca e contra-porca da outra ponta do eixo esteja com aperto correto, ou voc nunca conseguir o ajuste final (aperta aqui, solta ali...; alis uma bobagem comum); o ideal que o ajuste seja feito com o eixo da roda preso pela contra-porca numa morsa; cuidado com a arruela dentada para que ela no gire no aperto. Se isto acontecer bom trocar esta arruela; a definio do ajuste final feita girando o eixo com a ponta dos dedos: giro livre, sem folgas.

Movimento central Antes do ajuste


H dois tipos de eixo de movimento central: o selado (sem ajuste) e os tradicionais.

Selado
Conjunto com eixo e rolamentos fechados (selados) num cilindro, o que no permite ajustes; mais dois cnicos para fixao na caixa de movimento central. Necessita de ferramenta especial. a tendncia do futuro.

Tradicionais
Eixo, esferas de rolamentos ou rolamentos, 2 bacias, 1 contra-porca.

Outras informaes importantes



a medida do eixo do movimento central varia conforme o tipo de p de vela ou a medida da caixa de movimento central; a ponta mais curta geralmente a do lado onde vo as coroas; atualmente est padronizado um tipo de rosca, mas preciso ter um pouco de cuidado com bicicletas antigas ou estranhas, onde se pode encontrar um sem-nmero de desenhos de rosca no movimento central; h ainda algumas bicicletas mais baratas nas quais o eixo embuchado, portanto, no tem rosca e no pode ser ajustado.

Freios

Freio modelo VBrake A maioria das bicicletas roda por ai com freios mal regulados ou, pior, simplesmente sem freios, o que um absurdo total. Regular freios corretamente a base de uma bicicleta segura. tambm um diferencial entre bons e maus mecnicos. No s alinhar corretamente as sapatas. preciso que o sistema esteja ajustado s necessidades do ciclista. praticamente impossvel fazer o sistema de freio funcionar bem, quando suas peas e componentes so de baixa qualidade. E aqui fica nossa primeira recomendao para que o freio funcione minimamente bem e voc pedale seguro:

NO RECOMENDAMOS
1. manetes de plstico 2. cabos de freio baratos, pouco flexveis ou de baixa qualidade (voc dobra e ele fica na posio que foi dobrado)

EVITE
1. freios fabricados em chapa de ao 2. freios fabricados em alumnio fundido 3. aros de ao 4. comprar componentes do sistema de freio em separado porque podem no ser compatveis entre si

RECOMENDADO
1. manetes de alumnio forjado 2. que os manetes tenham ajuste de curso 3. cabos, conduites e sapatas para reposio que sejam da mesma marca do original 4. cabos de freio com vrios filamentos, que sejam bem flexveis ou importados (o bom cabo tende sempre a retornar para uma linha reta, mesmo depois de ser dobrado) 5. que os freios tenham ajuste de presso de mola H vrios sistemas de freio, uns com maior ou menor poder de frenagem. vital que o sistema funcione bem e no quebre no momento de emergncia, fato muito comum com freios e componentes de m qualidade. O importante que a bicicleta pare com preciso, sem trancos e sem que a roda trave e arraste no cho. O ciclista deve sempre parar a tempo sem ser cuspido da bicicleta.

Regulagem Antes de regular os freios Checar a roda


1. a roda deve estar perfeitamente alinhada e centrada no quadro ou garfo 2. o aro no pode ter deformaes 3. o aro deve estar seco; no pode estar engordurado

Cabo e conduite
1. os cabos devem estar em perfeitas condies em ambas as extremidades, mesmo assim sempre leve em considerao que cabos novos so uma tima garantia. 2. conduites mal cortados (muito comum) ficam com rebarba nas pontas que corta o cabo. Deixe as pontas planas e sem pontas. 3. caso tenha que trocar o cabo, s o faa depois que ter instalado as sapatas novas

Sapatas de freio
1. toda sapata de freio tem rebaixos na borracha que servem como marca de desgaste. Quando estes rebaixos esto prestes a desaparecer, porque est na hora de trocar a sapata. 2. caso a regulagem anterior tenha deformado a sapata de freio, recomendamos a troca mesmo ainda tenha uma certa vida til.

Pivs de freio
Todo freio mecnico trabalha sobre um piv ou um eixo. Normalmente este piv contm uma mola de retorno do freio necessria para que a sapata no fique constantemente encostada no aro. 1. veja se no h uma folga muito grande ou se freio est preso e no gira no piv. 2. se h folga, aperte o parafuso de fixao do freio, porm, sem trav-lo. No caso de freio ferradura, aperte a porca e trave-a com a contra-porca, tirando a folga do sistema, mas sem travar o livre funcionamento do freio. O sistema de freio est pronto para receber uma boa regulagem. S cheque de novo se a roda estiver bem centrada e presa no quadro e garfo: do contrrio as sapatas acabaro reguladas fora da posio correta.

Trocando as sapatas de freio


1. coloque as duas sapatas no freio e s aperte a porca o suficiente para que a sapata no caia no cho; 2. a posio correta da sapata em paralelo com a parede e a borda inferior do aro; 3. com um dedo pressione suavemente a sapata contra o aro para evitar que saia da posio paralela ao aro; 4. aperte um pouco a porca de um lado e depois do outro; 5. as duas alavancas de freios devem ter, de preferncia, o mesmo ngulo de inclinao nos dois lados, formando um "V" perfeito (aberto para cima, exatamente como a letra V); 6. a sapata de freio deve guardar distncia do seu freio igual ou prxima da sapata que fica do outro lado do aro. a nica maneira de se conseguir o "V" perfeito no sistema de freio. Isto importante principalmente no freio cantilever.

As sapatas dos freios, em especial as de um cantilever, sofrem tendncia de movimentar-se no sentido do centro da roda quando acionados com a bicicleta em movimento. Portanto, evite regular as sapatas com seus eixos posicionados na horizontal ou apontando para o centro da roda.

Freio modelo cantilever

Ajuste final
1. cheque mais uma vez para ver se as sapatas se encontram perfeitamente em paralelo com o aro; 2. aperte suavemente a porca de fixao da sapata, segurando-a com os dedos para que no saia de posio na hora do aperto; 3. acione o sistema de freio para checar se as duas sapatas encostam no aro em posio semelhante. As sapatas devem ser ajustadas com a mesma distncia do aro, tornando assim a frenagem mais eficiente. 4. D o ltimo aperto nas sapatas e faa a ltima checagem para certificar se est tudo bem.

Cmbios

Cmbio traseiro - ajuste de curso: H dois parafusos de ajuste de curso do cmbio traseiro. Um est marcado com "H" (do ingls - high: alto) e o outro com "L" (do ingls - low: baixo). Servem para limitar o curso do cmbio.

Olhando por trs do cmbio


1. ajuste o parafuso "H" at que a roldana superior do cmbio esteja perfeitamente alinhada com a menor coroa (marcha mais dura ou rpida) da catraca 2. ajuste o parafuso "L" at que a roldana inferior do cmbio esteja perfeitamente alinhada com a maior coroa (marcha mais mole ou lenta) da catraca.

Ajustar as mudanas de marcha


1. ajuste o parafuso "L" 2. Colocar a corrente na menor engrenagem da catraca. 3. acionar a alavanca de cmbio para subir uma nica marcha 4. caso a corrente no tenha mudado de marcha, esticar o cabo no parafuso do cmbio at que ela mude de marcha 5. acionar de novo a alavanca de cmbio para subir mais uma marcha. 6. com a corrente nesta marcha, olhar por trs do cmbio e ver a distncia entre a corrente e a prxima engrenagem: esta no deve exceder 1 mm. 7. quanto mais prximo a corrente estiver em relao a coroa, mais rpido ser o engate para amolecer a pedalada. Quanto mais longe estiver mais lento ser, mas em compensao mais rpido ser a mudana de marcha para endurecer a pedalada. Ao gosto do fregus

Cmbio dianteiro

Cmbio dianteiro 1. a guia externa do cmbio dianteiro deve estar perfeitamente paralela com a maior coroa do p de vela olhe por cima e alinhe 2. a distncia entre o cmbio dianteiro e a coroa maior deve ser aproximadamente de 3 mm. 3. estique o cabo na alavanca de cmbio at que o indexado esteja subindo e descendo bem a corrente. 4. troque a marcha e coloque a corrente na coroa do meio. 5. troque as marchas do cmbio de trs at que a corrente fique na menor engrenagem da catraca. Certifique-se que a corrente no est raspando na parte interna do cmbio dianteiro Os parafusos de limite - em cima do cmbio dianteiro - fazem com que a corrente no caia para fora ou para dentro.

Centragem de roda Pontos bsicos


A roda da bicicleta construda por raios. Se voc aperta os raios em um lado ela vai mudar de forma em outro ponto. preciso pensar sempre na roda como um todo e ir trabalhando com calma. Um aro est fora de centro quando: 1) H uma 2) H uma variao de seu alinhamento lateral. variao radial

A roda perfeita aquela que todos seus raios tem tenso igual. A roda centrada tem a distncia entre o aro e a porca do eixo (o lado que encosta no quadro) igual dos dois lados do quadro da bicicleta. Ou seja, se voc virar a roda ao contrrio no haver diferena de alinhamento com relao ao quadro.

A roda traseira tem o que se chama de "guarda-chuva", ou seja, uma diferena de tenso entre os raios de dentro e os de fora. Isto acontece para que a roda possa receber as engrenagens das marchas e mesmo assim a roda fique centrada.

Dicas para centrar uma roda


Use sempre o buraco da vlvula como referncia. Sempre comece o trabalho girando a roda num nico sentido. Quando o aro estiver mais centrado, com diferenas menores que 2mm. passe a trabalhar a roda dando duas voltas num sentido e dois no sentido contrrio. Centrar uma roda demanda calma, observao constante, e ateno. Recomendamos que a roda seja trabalhada por estgios. Sempre d uma parada no trabalho para descansar e para voltar com uma observao mais apurada do que est sendo feito.

Utilizando um centrador de rodas


Um centrador tem duas guias: a de centro radial e de centro lateral. V ajustando as guias aos poucos, at chegar ao ponto que elas estaro praticamente encostadas no aro. Para saber se a roda est bem centrada (em relao ao eixo e a posio ideal para o quadro) gire a roda no centrador mantendo a posio das guias. Antes de comear o trabalho de centragem, com a roda montada no centrador e com os pontos de referncia e alinhamento aproximados do aro (mais ou menos 1mm): Antes de comear o trabalho descubra o que acontece com o alinhamento do aro quando voc aperta um nico niple ou quando voc solta este mesmo niple. O aro ir se movimentar para um lado e para outro com alguma variao no sentido radial. Descubra tambm o que acontece quando voc aperta os dois niples opostos. Ou quando os solta. O aro ir se movimentar no sentido radial, para cima e para baixo sem variao lateral. Por fim aperte uma volta um niple de um lado do aro, e depois solte meia volta o niple anterior e o posterior do outro lado da roda. O aro ir se movimentar no sentido lateral (do niple apertado) sem ter variao radial. Antes de iniciar o trabalho de centragem gire lentamente o aro para ver onde ele est fora de centro e quais so as suas variaes radiais e laterais. Comece trabalhando na variao radial e depois v para a variao lateral.

Centrar uma roda recm enraiada


Com os raios completamente soltos inicie o trabalho apertando todos os niples 2 voltas. Lembre-se de sempre iniciar e terminar um ciclo de aperto de niples tendo como referncia o buraco da vlvula. A partir do momento que os raios estiverem presos, mas ainda no tensos, passe a apertar os niples 1 volta por vez.

Centrar uma roda que tem seus raios tensos, mas est fora de centro:
Trabalhe os niples girando no mximo 1 volta por vez Assim que a diferena passe a menos de 1mm passe a trabalhar os niples volta por vez Quando a diferena for menor que 1mm, comee a tencionar a roda com as mos: Aperte com os dedos dois raios paralelos, em toda a roda, dos dois lados. Faa isto um giro completo e depois reveja o estado da roda. Pensar em conjuntos de raios: Trabalhe sempre pensando no conjunto de raios que vai acertar uma deformidade do aro.

O conjunto de raios a ser trabalhado aquele que vai do primeiro raio onde se inicia a deformidade at o ltimo raio onde termina a deformidade. Trabalhe primeiro o conjunto de raios que est relacionada a maior deformidade da roda Conforme a deformidade vai diminuindo, diminui tambm o conjunto de raios a ser trabalhado.

Potrebbero piacerti anche