Sei sulla pagina 1di 8

COLAGEM

OBJETIVO : Comunicar uma mensagem ou o resultado de uma reflexo de forma criativa, usando revistas, jornais, etc. MATERIAL : Papelgrafo, revistas, jornais, tesoura, cola, pincel atmico, etc... DESENVOLVIMENTO : O animador explica o que a colagem: um cartaz feito por diversas pessoas, com recortes, fotos, ou outros, para comunicar o que pensam estas pessoas sobre determinado tema. Cada grupo de 5 a 8 pessoas discute o tema: busca fotos, recortes, letras de jornais e outros para expressar o que discutiu. Colam tudo num papelgrafo. As diferentes colagens so apresentadas em plenria e discute-se o que cada colagem quis dizer. As pessoas que fizeram a colagem podem complementar as interpretaes, se for preciso.

A dana engraada
Dinmica divertida para Jovens e Adolescentes Materiais para usar na dinmica: Um sala ampla; msicas (gravar trechos de msicas de vrios estilos, para tornar o jogo mais diversificado e mais dinmico. Selecione forr, valsa, pagode, msica romntica, etc). Procedimento: Coloque o grupo vontade. Pedir para se posicionarem em duplas, um de costas para o outro. Pea para que cada dupla escolha um lder que dar incio ao jogo. Coloque uma msica de ritmos mistos e pea-lhes que, com as costas tocando as costas do colega, iniciem uma divertida dana. A pessoa que lidera executar os passos da dana e a outra procurar segui-la, esforando-se para acompanhar o ritmo e a cadncia do companheiro. Deixe claro que no permitido segurarem as mos, como meio de facilitar a dana. Conversar, sim, permitido. Anime-os com comandos verbais do tipo: Est muito divertido, vamos!, Vocs esto conseguindo, parabns!. Aps cerca de dez minutos, pedir para que se revezem no comando dos movimentos por mais dez minutos, depois, solicite que troquem de parceiros e dancem mais dez minutos. Pea para que se recolham em crculo e verbalize a experincia vivida. Dicas Iniciar o processamento abrindo espao para que os participantes faam comentrios sobre sentimentos, dificuldades, facilidades e outros que o grupo julgar importantes. Observar se os participantes conseguem trabalhar em equipe, se acompanham ritmos diferentes ou situaes diferentes e se a atividade promoveu integrao. Observaes: Este jogo objetiva, por meio de uma lenta aproximao, o conhecimento do outro. Mas importante ressaltar que cada um de ns possui um timing, um ritmo de vida. Todos os ritmos so singulares: o respiratrio, o cardaco, o motor etc.

Alm de aproximao fsica permitida por esta atividade, est em jogo o ato de conhecer e de compartilhar com o colega o seu jeito, que especial na hora de expressar-se. Tempo de aplicao: 30 minutos Nmero mximo de pessoas: 14 Nmero mnimo de pessoas: 2

DINMICA... " DOS PROBLEMAS"


Dinmica: dos problemas Material: Bexiga, tira de papel Procedimento: Formao em crculo, uma bexiga vazia para cada participante, com um tira de papel dentro (que ter uma palavra para o final da dinmica) O facilitador dir para o grupo que aquelas bexigas so os problemas que enfrentamos no nosso dia-a-dia(de acordo com a vivncia de cada um), desinteresse, intrigas, fofocas, competies, inimizade, etc. Cada um dever encher a sua bexiga e brincar com ela jogando-a para cima com as diversas partes do corpo, depois com os outros participantes sem deixar a mesma cair. Aos poucos o facilitador pedir para alguns dos participantes deixarem sua bexiga no ar e sentarem, os restantes continuam no jogo. Quando o facilitador perceber que quem ficou no centro no est dando conta de segurar todos os problemas pea para que todos voltem ao crculo e ento ele pergunta: 1) a quem ficou no centro, o que sentiu quando percebeu que estava ficando sobrecarregado; 2) a quem saiu, o que ele sentiu. Depois destas colocaes, o facilitador dar os ingredientes para todos os problemas, para mostrar que no to difcil resolvermos problemas quando estamos juntos. Ele pedir aos participantes que estourem as bexigas e peguem o seu papel com o seu ingrediente, um a um devero ler e fazer um comentrio para o grupo, o que aquela palavra significa para ele. Dicas de palavras ou melhores ingredientes:- amizade, solidariedade, confiana, cooperao, apoio, aprendizado, humildade, tolerncia, pacincia, dilogo, alegria, prazer, tranqilidade, troca, crtica, motivao, aceitao, etc... (as palavras devem ser feitas de acordo com o seu objetivo.

JOGO DOS SONHOS DE VALSA MATERIAL: 4 bombons, tipo Sonho de Valsa

Desenvolvimento Arrumar os bombons numa mesa. Solicitar 4 voluntrios que devero ficar com os braos abertos, na horizontal. Pedir que cada um, sem abaixar os braos, procure apanhar um dos bombons, desembrulha-los e leva-los boca. Qualquer tentativa ser valida, desde que os braos no saiam da posio inicial.

Dicas para o coordenador: Nenhum participante conseguir atender ao proposto sem a ajuda do outro. Quando descobrem que cada um tomando um dos bombons com a ajuda da mo desocupada do outro, podero juntos desembrulhar e alimentarem-se mutuamente, tero encontrado a soluo do problema. CONCLUSO Ns podemos resolver nossos problemas se: 1) Fizermos uso da cooperao.

2) Analisarmos juntos os pontos crticos do problema. 3) Tomarmos decises em conjunto.

QUANTO TEMPO EU TENHO?


Dinmicas Quebra-Gelo (descontrao) Quanto tempo eu tenho Objetivo: Provocar a sada de si mesmo (desinibio) e conhecimento do outro. Material: Som com msica alegre, caixa de fsforos, um cartaz ou fichas nomes, de onde , de que mais gosta, uma alegria, uma tristeza etc. (Pode-se criar outras conforme o objetivo proposto). Desenvolvimento: 1. Todos, em crculo, o facilitador distribui um palito de fsforo, no usado. As fichas devem estar em lugar visvel (pode ser no centro do crculo). 2. Pedir a um participante que risque o fsforo. Enquanto o fsforo estiver aceso, vai se apresentando, falando de si. 3. Cuidar para que ele fale s o tempo em que o fsforo estiver aceso. Caso algum no consiga, o facilitador, poder us-lo para que os outros faam perguntas (pessoais) como numa entrevista. 4. Outra variante fazer com que os participantes conversem em dupla e depois utilizem o fsforo para falar o que conhece do companheiro. 5. Usar a dinmica para perguntar: que significa amizade ou ainda, para revisar qualquer disciplina. Discusso: Conseguimos expressar os pontos mais importantes na nossa apresentao? Como me senti? fcil falar de ns mesmos? O que significa um fsforo aceso? (marcando tempo) O que significa o fogo? (iluminando). Resultado esperado: Ter feito uma reflexo sobre o tempo que estamos na terra e o que podemos ser para os outros. A maneira como eu utilizo o fsforo a nossa prpria vida. Analisar todas as situaes que aparecem durante a dinmica.

SURPRESAS EM UMA CAIXA


OBJETIVO : Compartilhar - Intercambiar atitudes PARTICIPANTES : 30 a 40 pessoas RECURSOS HUMANOS : uma caixa, papel , lpis INSTRUES: - Se prepara uma caixa (pode ser, tambm, uma bolsa), com una srie de tiras de papel enroladas, nas quais se tenha escrito algumas tarefas (Como por exemplo: CANTAR, DANAR, ASSOBIAR, SORRIR, GRITAR, RODAR...ETC...) COLOCA-SE OS PARTICIPANTES EM CRCULO - A caixa circular de mo em mo, enquanto se toca uma msica. Quando a msica, bruscamente parar, quem estiver com a caixa na mo tem que retirar um papel e cumprir a ordem. - A brincadeira continuar at terminar os papeis dentro da caixa.

SORRISO MILIONRIO
Dinmicas engraadas para Classe - Sorriso milionrio O principal objetivo dessa dinmica engraada para sala de aula propiciar a descontrao e integrao o grupo de alunos de uma forma divertida. Materiais: Pequenas bolinhas de papel amassado (5 para cada aluno da classe). Procedimento: Essa dinmica usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida. Cada bolinha vale R$ 1.000,00. O professor distribuir para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de papel, essas devero estar dispersas no local onde ser realizada a brincadeira. Dado o sinal os alunos devero sair e procurar um companheiro, em seguida devem parar em sua frente, olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez no pode sorrir.

Quem sorrir primeiro paga uma bolinha para a pessoa a quem sorriu. Vence quem terminar a brincadeira com mais "dinheiro", que ser o milionrio. Tempo de aplicao: 30 minutos Nmero mximo de pessoas: 40 Nmero mnimo de pessoas: 2

A Ilha
Material: Consiga uma esteira,, um tapete grande ou equivalente. Desenrolar: O facilitador coloca um grande tapete sobre o cho e pede que os participantes fiquem em cima do mesmo. Em seguida, informa: " - Voc est preso em uma ilha. (ESTE TAPETE, REPRESENTA ESSA ILHA)Tudo em volta o mar. O QUE VOC FAR? Permite-se um tempo para que todos pensem em algo. Geralmente todos ficam andando de um lado ao outro. Aps alguns minutos encerra-se o tempo. Observaes: Geralmente a maioria no demonstra nenhuma iniciativa de se associar a um colega ou buscar uma alternativa para sair dali de forma enftica. Ningum "pisa" na gua, buscando sair a nado ou explorar a existncia de uma ilha mais estruturada nas proximidades. Na situao do dia-a-dia, importante demonstrar criatividade, iniciativa e desprendimento.

Potrebbero piacerti anche