Sei sulla pagina 1di 40

GENDAI REIKI-HO

MANUAL SHODEN e OKUDEN

NDICE

SHODEN

Captulo 01 Introduo ao Gendai Reiki 02 Linhagem 03 Nveis do Reiki Tradicional Japons 04 Nveis do Gendai Reiki 05 A origem do sistema Reiki 06 Definio do sistema Reiki 07 Vantagens e benefcios 08 GOKAI - Os cinco princpios (conselhos) 09 Poemas do Imperador Meiji 10 Presidentes da Usui Reiki Ryoho Gakkai 11 Tcnicas do Reiki Tradicional Japons (Dentho Reiki) 11.1 Os trs pilares do Reiki 11.1.1 GASSHO (meditao) 11.1.2 REIJI-HO (indicao da energia) 11.1.3 CHIRYO (tratamento) 11.2 KENYOKU (banho seco) 11.3 JOSHIN KOKYUU-HO (respirao) 11.4 SHUCHU REIKI (reiki em grupo) 11.5 REIKI MAWASHI (corrente de Reiki) 11.6 RENZOKU REIKI-HO (maratona)

Pg. 03 04 06 07 08 12 13 14 15 17 17 18 18 18 18 20 21 23 23 24

OKUDEN

Captulo 01 Os smbolos do Reiki 01.1 CHOKU REI 01.2 SEI HE KI 01.3 HON SHA ZE SHO NEN 02 Meditao KOTODAMA 03 Tcnicas do Reiki Tradicional Japons (Dentho Reiki) 03.1 HATSUREI-HO (emanar a energia Universal) 03.2 TANDEN CHIRYO-HO (tratamento pelo Tanden) 03.3 HESSO CHIRYO-HO (tratamento pelo umbigo) 03.4 BYOSEN REIKAN-HO (linha da doena) 03.5 GYOSHI-HO (Reiki com os dedos) 03.6 KOKI-HO (sopro) 03.7 SEIKAKU KAIZEN-HO (melhorar o carter) 03.8 ENKAKU CHIRYO (Reiki distncia) 04 Bibliografia

Pg. 25 26 27 28 29 30 30 31 32 33 33 34 35 36 38

INTRODUO AO GENDAI REIKI O sistema Gendai Reiki foi elaborado pelo Sensei Doi Hiroshi visando resgatar a pureza dos ensinamentos originais do Sensei Mikao Usui. Doi Hiroshi adaptou os antigos ensinamentos do Sensei Usui ao Sistema de Reiki ensinado no ocidente para que pudessem ser mais facilmente assimilados e integrados pela mente do homem ocidental. O sensei Doi Hiroshi membro ativo da Usui Shiki Reiki Ryoho Gakkai e presidente da Gendai Reiki Healing Kyokai e foi iniciado pela Sensei Kimiko Koyama, a nica presidenta da associao que o Sensei Usui fundou. Desde o ano de 2000, Doi Hiroshi ministra seminrios de mestrado de Gendai Reiki-Ho exclusivos para mestres de Reiki estrangeiros. Agora este conhecimento j est disponvel no Brasil para todos que sentem a necessidade de se aprofundar nessa maravilhosa tcnica de harmonizao e auto-conhecimento, chegando mais prximo de suas razes. DIFERENA ENTRE O GENDAI E OUTROS SISTEMAS DE REIKI O sistema de Reiki mais difundido no ocidente o chamado Reiki Usui Shiki Ryoho, erroneamente chamado de Reiki Tradicional ou Reiki Usui. Este sistema foi introduzido no Hawa por Hawayo Takata, aluna de um dos discpulos de Mikao Usui, o Dr. Chujiro Hayashi. O Dr. Hayashi, mdico e oficial da Marinha Imperial Japonesa, recebeu o Shinpiden (mestrado) das mos de Usui e abriu uma clnica de Reiki em Shinano Machi, Tkio. Depois da morte de Usui, funda a Hayashi Reiki Kenkyukai (Associao de Reiki de Hayashi). Devido a sua condio de mdico, Hayashi modifica o mtodo de aplicao de Reiki, desejando em primeiro lugar a tcnica de imposio de mos e em segundo lugar as prticas espirituais (meditaes, controle da respirao, etc). Assim, o Reiki de Hayashi se transforma em nada mais que uma tcnica de canalizao de energia dirigida cura. As 12 posies fixas que encontramos no Reiki Ocidental so criao deste mdico japons e no de Mikao Usui. O motivo desta aplicao que isto permitia que vrios de seus alunos canalizassem Reiki para um s receptor, pois no podemos esquecer de que ele tinha sua clnica Reiki. Em parte pelas omisses de Hayashi e pelas prprias de Takata que o Reiki chega ao Ocidente como uma simples tcnica de imposio de mos, perdendo-se no caminho uma quantidade de tcnicas de crescimento espiritual, de auto potencializao e purificao e tambm de cura. Estas tcnicas so resgatadas em Gendai Reiki e so ensinadas em seus seminrios.

LINHAGEM

GENDAI REIKI HO Mikao Usui Juzaburo Ushida Kanichi Taketomi Houichi Wanami Kimiko Koyama Doi Hiroshi Johnny De Carli Antonio Melo Gabriel Csar Dias Lopes Carlos Alberto Frana Rebouas Junior Rafael Martins Bastos Edgar Stefani Rodrigues Martins de Souza Swami Paatra Shankara Voc

NVEIS DO REIKI TRADICIONAL JAPONS

O sistema japons tradicional do Reiki dividido em trs nveis:

1 SHODEN que por sua vez dividido em Loku-To, Go-To, Yon-To e San-To. Para que se possa aprender esses nveis, o aluno precisa reunir-se quatro vezes por ms com seu professor at que este o considere pronto para o prximo nvel. Durante essas reunies, o aluno repete os cinco princpios do Reiki e canta os poemas waka. Ouve uma palestra do professor, faz um exerccio de respirao, chamado Joshin Kokyuu-Ho, pratica Reiji-Ho e recebe a energizao Reiju.

2 OKUDEN que se divide em Okuden-Zenki e Okuden-Koko. Neste nvel so ensinados os smbolos e aprende-se a cura distncia e a cura mental, o Hatsurei-Ho e outras tcnicas.

3 SHINPIDEN (nvel mximo). Este nvel ensinado a poucos alunos escolhidos pelo professor de Reiki. Tendo sido iniciado no Shinpiden, o aluno pode receber autorizao para tratar outras pessoas profissionalmente. Somente uma pessoa que j tenha feito o Shinpiden pode tornar-se assistente do professor. Tal posio chamada de Shinan-Kaku. A palavra Shinan-Kaku significa algo como assistente do professor. Quando o mestre considerar apropriado, dar ao estudante permisso para realizar suas prprias reunies e ter seus prprios alunos. Esta condio chamada de Shihan. A palavra Shihan significa professor. Este termo, entretanto, inclui um sentimento de autoridade, uma funo de modelo para os outros, de fora moral e de sabedoria.

Texto extrado de: O legado do Dr. Mikao Usui de Frank Arjava Petter

NVEIS DO GENDAI REIKI-HO

Gendai Reiki-Ho est dividido em quatro nveis:

SHODEN (1 nvel). Inicia o processo de restaurao da habilidade natural de cura do aluno e abre o caminho para seu futuro desenvolvimento atravs das prticas do Reiki Tradicional Japons (Dentho Reiki) ensinadas neste nvel.

OKUDEN (2 nvel). Inclui alm das prticas do Reiki Tradicional Japons (Dentho Reiki) ensinadas neste nvel, o aprendizado de trs smbolos do Reiki e seu uso e o desenvolvimento da habilidade de cura distncia.

SHINPIDEN (3 nvel). Neste nvel conclui-se as prticas do Reiki Tradicional Japons (Dentho Reiki) e inicia-se uma jornada espiritual profunda e maior orientao em direo ao desenvolvimento espiritual. Aprende-se o 4 smbolo do Reiki e seu uso. O aluno tambm estimulado a comear o processo que o leva a ultrapassar a necessidade dos smbolos.

GOKUIKAIDEN o nvel do SHIHAN. Nele aprende-se a ministrar a iniciao/energizao Reiju que a alma do Reiki. Ao chegar a esta etapa, o aluno adquiriu com o tempo, constante prtica e dedicao, conhecimento, desenvolvimento e considervel aumento de energia que o habilita a ensinar e iniciar outras pessoas.

ORIGEM DO SISTEMA REIKI

Mikao Usui nasceu em Yamagata, na provncia de Gifu, no Japo em 15 de agosto de 1865 e faleceu em 09 de outubro de 1926, em Fukuyama. O Reiki surgiu em 1919. At 1850, o Japo estava fechado para o mundo ocidental, pois at ento, o Japo era uma sociedade fechada. Isto fez com que os EUA forassem o Japo a abrir seus portos e sua economia ao resto do mundo. Esta abertura, trouxe uma torrente de idias novas e tradies de todo o mundo para dentro do pas. O Japo entrou em um perodo de rpida industrializao, transformando-se em uma nao industrializada habilitada a competir com o restante do mundo em um perodo de 30 a 40 anos. Esta mudana criou um verdadeiro clima de necessidade em manter a cultura tradicional e a necessidade de reacender e manter velhas tradies. Usui cresceu durante este perodo. O pas estava repleto de novas idias e vrios novos sistemas espirituais e tcnicas de cura para o crescimento do ser humano. O Reiki era um desses sistemas. Quando criana, Usui freqentou um monastrio do Budismo Tendai prximo ao Monte Kurama. Estudou Kiko (verso japonesa do Chi Kung) e aos 12 anos, artes marciais. Na fase adulta tornou-se monge budista, mas vivendo na comunidade, trabalhando como homem de negcios e servindo como secretrio particular do poltico Shimpei Goto, que era secretrio do Departamento de Estradas de Ferro, Diretor Geral dos Correios e secretrio do Interior do Estado. No ano de 1922, o Sr. Goto tornou-se prefeito de Tkio. Foi durante este perodo que talvez Mikao Usui tenha tido a oportunidade de viajar para outras cidades e para a Amrica do Norte, Europa e China. Usui no freqentou a Universidade de Chicago como foi dito aqui no Ocidente. Estava interessado em vrias coisas e parece ter estudado vorazmente. Esteve na Grande Biblioteca de Kyoto, pesquisando as origens japonesas e textos sagrados de todo o mundo. Usui parecia ter estudado medicina tradicional chinesa, numerologia e astrologia, psicologia e desenvolvimento da vidncia, e ele era membro da Rei Jyutsu Kai, que um grupo de elevado desenvolvimento espiritual. Mas o que levou Usui a perseguir todos esses estudos? Bem, de acordo com Doi Hiroshi, Mikao Usui estava querendo saber qual era o propsito essencial da vida, e comeou a tentar entender esta questo.

Depois de algum tempo, ele finalmente teve um esclarecimento: o propsito essencial da vida era Anshin Rytsu Mei estado de sua mente em estar totalmente em paz, sabendo o que fazer com sua vida, sem se incomodar com nada. Doi disse que com essa revelao, Usui pesquisou intensamente por trs anos, tentando alcanar esta meta. Finalmente, ele procurou um mestre zen para aconselh-lo em como alcanar o propsito da vida. O mestre respondeu: - Se voc quiser saber, morra!. Usui perdeu sua esperana diante disto e pensou: minha vida acabou!. Ele ento foi ao Monte Kurama e decidiu jejuar at morrer. Se a histria ou no completamente precisa, parece que Usui estava buscando uma maneira de conhecer o propsito da vida e se satisfazer. Apesar de toda exaustiva busca, ele no conseguiu encontrar a resposta para sua pergunta. Foi ao Monte Kurama e meditou e jejuou durante 21 dias. Esta meditao chamada de Meditao do Ltus do Arrependimento e deriva do Budismo Tendai. Usui cumpriu a meditao e de acordo com a inscrio em sua pedra memorial, durante esta meditao ele recebeu uma luz ou sartori que o levou ao desenvolvimento do Reiki, ainda que haja algumas evidncias que Usui esteve, na verdade, ensinando seu sistema espiritual por vrios anos antes de cumprir sua meditao no Monte Kurama. O Monte Kurama, onde Usui passou por seu sartori, uma montanha sagrada. Fica perto de Kyoto e o corao espiritual do Japo, um lugar com vrios templos representando uma enorme variedade de divindades. Dizem ser o lugar onde os espritos da montanha deram os segredos da luta aos samurais. De acordo com a pedra memorial de Usui, uma traduo que voc pode ler abaixo, Usui foi um curandeiro bem conhecido e popular, e ensinou um grande nmero de pessoas por todo o Japo. Em 1922, ele abriu uma sede de aprendizagem em Tkio. Apesar de haver uma evidncia de ele ensinar desde 1915. A maioria de seus alunos comeou como seus pacientes. Se eles quisessem se tratar entre as consultas, ento Usui dava a eles capacidade para que eles pudessem estar conectados ao Reiki permanentemente. Se eles quisessem ir alm, ento eles poderiam comear um programa aberto de treinamento da tcnica Reiki, e adotou o Reiki como caminho para a Luz, para o conhecimento. O sistema era sobre dar cura s pessoas, ensin-las como se curar, prover exerccios e ensinamentos espirituais. A maneira com que Usui fez tais coisas parece um pouco indefinida, baseada em compromisso progressivo de sesses semanais de treinamento, um tanto quanto da maneira como as artes marciais so ensinadas. Isso estava para mudar logo, pois aps a sua morte, sua clnica

foi passada para trs de seus alunos, um deles era o comandante mdico aposentado da Marinha Imperial Japonesa, Dr. Chujiro Hayashi. Dr. Hayashi recebeu seu treinamento em Shinpiden por volta de 1925, quando tinha 47 anos. Ele s treinou com Usui por uns 9 meses, ento improvvel que todo o sistema Reiki lhe tenha sido ensinado. Esse pequeno perodo de tempo no seria o suficiente para Dr. Hayashi ter aprendido todo o sistema orienta. Outros levaram muitos anos para atingir os nveis bsicos do Reiki com Usui. Dr. Hayashi foi responsvel, com alguns oficiais imperiais, por implementar a Usui Reiki Gakkai depois da morte de Usui, apesar de ele t-la abandonado depois de um tempo, parece que por causa das muitas mudanas que os outros oficiais estavam fazendo com o sistema de Usui. Embora no tenha aprendido tudo de Usui, ele queria que o que ele aprendeu permanecesse. Criou a sociedade Hayashi Reiki Kenkyukai e continuou sozinho. Os outros oficiais navais foram tambm alguns dos alunos menos experientes de Usui. Dr. Hayashi pareceu ter deixado de lado muito dos aspectos espirituais e ter se focado mais no potencial curativo do sistema em vez da trilha do conhecimento (Luz). O fato que ele era cristo e sua base militar e particularmente mdica, deve t-lo influenciado na sua mudana de direo. Ele parece ter apresentado uma abordagem mais estruturada para a prtica e o ensino do Reiki. Ele usava o que parece ser um processo mais complicado de ajuste que envolve o uso de smbolos Reiki, que as atribuies de poder do Usui no envolvia. Seus cursos foram por um perodo fixo e no eram com final em aberto, e ele desenvolveu um conjunto de posies de mos que podia ser usada por mltiplos profissionais na sua clnica. Dr. Hayashi parece ter capturado as gravaes detalhadas dos tratamentos que foram dados e usou essa informao para criar seu padro de posies de mos para diferentes doenas. A abordagem de Usui parece ser mais simples e intuitiva, com alunos que tm um compromisso em aberto, que consiste em sesses semanais em que eles recebem poderes espirituais e aprendem a permitir que a energia guie suas mos. Dr. Hayashi poderia ensinar o primeiro grau em um curso estruturado em cinco dias, com cada treino dirio levando 90 minutos e os alunos receberiam iniciaes em quatro ocasies durante o treino como uma forma de reforar as sesses semanais de atribuies de poder de Usui. Dizem que Dr. Hayashi queria ensinar Reiki para algum que no ia ser chamado para lutar na guerra, e felizmente uma senhora chamada Hawayo Takata apareceu na sua clnica. Hawayo Takata nasceu em 1900 na ilha de Kauai, Kawa. Ela foi clnica do Dr. Hayashi sofrendo vrios problemas mdicos srios que foram solucionados pelo Reiki, mas ela originalmente tinha a inteno de passar por tratamentos mdicos convencionais ocidentais para curar seu tumor, apendicite e pedra na vescula. A histria continua e, ainda, na mesa de operao, um

10

pouco antes de a cirurgia comear, Takata ouviu uma voz dizer: A cirurgia no necessria. Contam que ela recusou ser operada e perguntou ao seu mdico se ele conhecia alguma outra maneira de recuperar sua sade. O mdico a indicou ao Dr. Hayashi e ela comeou a receber tratamento. Takata era um pouco ctica em relao ao Reiki. Ela sentia muito calor das mos dos profissionais e estava certa de que eles usavam algum tipo de equipamento eltrico, talvez pequenos aquecedores eltricos secretos nas palmas das mos! Ela olhava nas largas mangas dos kimonos japoneses abaixo da mesa, mas no havia nada l. Seu ceticismo virou crena assim que seus problemas de sade foram sendo resolvidos, e ela decidiu que queria aprender o Reiki. Dr. Hayashi queria ensinar o Reiki para outra mulher alm de sua esposa, e como a senhora Takata foi to persistente, ele decidiu ensin-la at o nvel mximo. Isso aconteceu em 1938. Dr. Hayashi deu senhora Takata permisso para ensinar o Reiki no ocidente e ela fez isso nos EUA. Ela foi a dcima terceira e provavelmente a ltima mestra Reiki que Dr. Hayashi iniciou, e entre 1970 e sua morte em 1980, Takata ensinou 22 mestres Reiki. At muito recentemente, todos os profissionais Reiki do mundo ocidental derivam do Reiki de Takata e podiam traar sua linhagem atravs dela at Dr. Hayashi e Mikao Usui. No foi fcil para a senhora Takata, ensinar uma tcnica japonesa nos EUA, depois da Segunda Guerra Mundial, com memrias de Pearl Harbor ainda na memria de todos. A populao americana no estava particularmente bem disposta em relao a nada relacionado ao Japo. Por essa razo, Hawayo Takata foi forada a modificar, simplificar e mudar o Reiki que foi ensinado a ela por Chujiro Hayashi, para assim se tornar aceitvel para os ocidentais. O Reiki ensinado por Hayashi j havia sido modificado por ele depois que ele o aprendeu de Mikao Usui. No apenas Takata modificou as prticas do Reiki mas ela tambm se sentiu obrigada a fabricar uma histria sobre a histria do Reiki para torn-lo mais aceitvel para o hostil pblico americano. Ficou de fora Mikao Usui, o budista Tendai, e entrou em cena Mikao Usui, telogo cristo, que viajou o mundo numa aventura para descobrir um sistema curativo que explicaria os milagres que Jesus promovia. Alm de ter criado uma fbula sobre o Reiki, Takata acabou ganhando o ttulo de grande Mestre de Reiki para fazer distino entre ela e os mestres que ela ensinou. Isso um ofcio, posio e ttulo que no vem de Usui. Na verdade, a Associao original de Usui (Usui Reiki Ryoho Gakkai) ainda forte no Japo e tem uma lista de presidentes. Reiki uma tcnica curativa gentil e poderosa que pode ser passada como presente de uma pessoa para outra, e no baseada na idia de gurus ou grande mestre a quem algum teria que prestar homenagem. Infelizmente, algumas pessoas na comunidade Reiki so atreladas idia de o ofcio do grande mestre.

11

DEFINIO DO SISTEMA REIKI

Originalmente, Usui referiu - se ao sistema como Te-a-te que significa cura pelas mos ou imposio de mos. O nome Reiki veio depois. Na verdade, h uma longa tradio de cura pelas mos no Japo e essa uma das tradies que Usui aperfeioou criando o que agora chamado de Reiki. Reiki uma tcnica ou mtodo que baseado em princpios que foram utilizados no Japo na primeira parte do sculo passado. baseado em princpios da Medicina Tradicional Chinesa e em tcnicas de transferncia de energia como o Chi Kung. Mesmo as artes marciais, que Usui praticou, auxiliaram no desenvolvimento de um sistema de cura nos nveis mais altos. Reiki aperfeioou o Budismo Tendai tradicional em termos de exerccios de energia e capacitao que agora esto emergindo no Japo e o Shintosmo em termos de uso dos smbolos com Reiki. Usui congregou vrias linhas de uma maneira nica. Sua tcnica permite qualquer um a conectar-se permanentemente em uma fonte de energia curativa. Uma vez conectado, voc pode canalizar essa energia sem ter que se dedicar a muitos anos de prtica, e isto torna possvel a qualquer um aprender como transferir sua habilidade para outros atravs de um ritual simples de conexo. O mpeto original para o desenvolvimento do Reiki foi os benefcios pessoais que poderiam ser adquiridos se algum pudesse saber o verdadeiro propsito da vida e satisfazer-se. Parece que h outros exerccios espirituais dentro do sistema original do Reiki que geralmente promovem o Reiki junto ao Ocidente como um sistema curativo. No entanto, parece que essa idia foi assim passada para o ocidente. Os benefcios curativos foram um extra de grande utilidade. Na sua forma original, Reiki uma trilha para o esclarecimento.

12

CARACTERSTICAS, VANTAGENS E BENEFCIOS Simplicidade e praticidade A beleza do REIKI est na sua simplicidade. No requer meses de estudo nem mesmo uma compreenso intelectual. O REIKI se encontra ao alcance de todos, inclusive crianas, ancios e pessoas doentes. No existe limite de idade, nem condio prvia e seus nveis podem ser passados em apenas algumas horas. Durabilidade Basta uma iniciao ou sintonizao e estar disponvel ao novo praticante de Reiki pelo resto de sua vida. Universalidade e atemporalidade Ao contrrio das terapias mais conhecidas, onde h obrigatoriedade do contato fsico, o REIKI pode ser aplicado tanto no local, como tambm distncia. A energia REIKI atua em outras dimenses onde o fator tempo/espao deixa de ser um atributo fundamental, desta forma pode ser enviado para um trauma do passado, reprogramando o dano emocional, bem como pode ser programado para atuar num evento futuro. A energia pode ser enviada para planetas, pases, etc... Equilbrio e desbloqueio Equilibra energeticamente os Chakras, bem como remove bloqueios dos canais de circulao de energia. Diversidade Pode ser aplicado nos reinos animal, vegetal e mineral. Holstico Atua na totalidade do ser: corpos: fsico, emocional, mental e espiritual equilibrando, restaurando, aperfeioando e curando todos os corpos, criando para o ser um estado de harmonia. Sem polaridade A energia nica e uma, de tripla atividade, pois encerra em si mesma a polaridade positiva YANG, a negativa YIN e a neutra. Quem determina o que vai receber o receptor. Expanso da conscincia Expande nossa conexo espiritual com o Criador, aumenta a compreenso dos mistrios da vida. Leva a prestar mais ateno em si mesmo, dando a oportunidade de discernir com mais clareza os obstculos que voc mesmo criou na sua vida.

13

OS CINCO PRINCPIOS GOKAI

Mikao Usui assumiu as cinco regras de vida do imperador Meiji e as divulgou no como regras, mas sim como conselhos. Os imperadores japoneses tm sido, tradicionalmente, vistos como deidades shintostas. O imperador Meiji, por exemplo, foi descrito como tendo sido um maravilhoso clarividente e curador. Dizem que o missionrio ingls Dr. John Bachelor, recebeu automaticamente um Reiju (iniciao) quando o imperador lhe conferiu uma medalha. Aps essa iniciao, ele comeou a curar espontaneamente as pessoas que procurava ajuda, sem jamais ter recebido um treinamento formal com tal propsito.

SHOUFUKU NO HIHOO (o mtodo secreto para convidar a felicidade)

Manbyo no key-yaku (o remdio maravilhoso para todas as doenas do corpo e da mente). Kyo dake wa (apenas hoje) Okuru na (no se zangue) Shimpai suna (no se preocupe) Kansha shite (demonstre apreo) Goo hage ne (trabalhe com afinco) Hito ni shinsetsu ni (seja bondoso) Asa yuu gassho shite, kokoro ni nenji, kushi ni tonaeyo (de manh e noite sente-se na posio Gassho e repita estas palavras em voz alta e em seu corao) Shin shin katzen, Usui Reiki Ryoho (para melhorar o corpo e a alma, Usui Reiki Ryoho) Chosso Usui Mikao (Mikao Usui, fundador)

14

POEMAS DO IMPERADOR MEIJI O que se segue uma pequena coleo de 125 poemas especiais que Mikao Usui escolheu para seus alunos estudarem e meditarem (Gyosei), como parte do treinamento do Reiki. A forma da poesia chamada waka e esses poemas foram escritos pelo imperador Meiji, que foi o centsimo vigsimo segundo imperador do Japo. O imperador Meiji no falava muito, mas escreveu vrias poesias waka para se expressar. Elas so reconhecidas como grande poesia na literatura japonesa. Aqui esto alguns dos poemas:

Voc tem uma alma pura e certa se voc no tem nada de que possa se envergonhar frente a Deus, quem voc no pode ver e que conhece a todos ns. Gostaria que todos tivessem essa alma.

Eu tenho consecutiva infelicidade e dor que no consigo controlar. Fcil acreditar que no existe um Deus, eu tendo a achar que a outra pessoa culpada por isso. Isso realmente culpa da outra pessoa? Eu estou sempre certo e sem nenhum erro? No, posso me lembrar que eu tambm cometo muitos erros. E a culpa minha, eu sei que isso um resultado das minhas aes, e agora eu estou livre desse sentimento doentio.

Eu paro num campo verde de primavera, olho para o claro cu azul e desejo que possa ter todo o amplo cu na minha mente.

Se voc tem uma jia bonita, brilhante, sem arranhes, sem ser polida e limpa constantemente, ela vai perder o brilho por um pouco de poeira. Assim tambm o corao humano; corao bonito e puro no pode ser mantido sem polimento constante.

O homem que uma manifestao de Deus, deveria sempre ter esperana, brilho e corao tolerante como Deus tem, no importa o que acontea.

A gua no se ope a nenhuma embarcao e ela se mantm na forma da embarcao. A gua parece ser obediente, flexvel e no auto-afirmativa. No entanto, a gua pode quebrar rochas com suas consecutivas e concentradas gotas. Assim, as pessoas tambm deveriam ter flexibilidade para qualquer situao como relaes humanas e de pensamento, e ter uma concentrao consecutiva para fazer algo importante.

15

As pessoas gostam de pinheiros porque dizem que o pinheiro traz boa sorte, e as pessoas avaliam a forma e o peso de um pinheiro, mas o valor real diferente. Quando o inverno mais frio chega, aps um intervalo de muitos anos, pinheiros podem sobreviver neve e a tempestades profundas enquanto outras rvores morrem. Pinheiros mostraram sua resistncia e as pessoas avaliaram os grandes pinheiros.

Hoje eu no tive nada para fazer e descobri agora que j noite. Primeiramente eu senti muito por isso, mas mudei de idia, pois isso no to ruim, ou ? Sim, ruim porque qualquer momento muito precioso para as pessoas e eu desperdicei meu precioso tempo hoje. Bem, entretanto, eu deveria no me arrepender tanto pelo meu dia pregresso. Agora eu tento viver meu novo dia sem arrependimentos.

Nesse mundo todo, do mar plancie e o resto, as ondas e a natureza tm seu prprio barulho, som.

16

PRESIDENTES DA USUI SHIKI REIKI RYOHO GAKKAI Organizao fundada por Mikao Usui em 1922

MIKAO USUI JUZABURO USHIDA KANICHI TAKETOMI YOSHIHARU WATANABE HOUICHI WANAMI KIMIKO KOYAMA DEFINIO DO KONDOH SISTEMA REIKI MASAKI (atual presidente)

TCNICAS DO REIKI TRADICIONAL JAPONS (Dentho-Reiki)

Durante os ltimos anos, inmeras descobertas foram feitas no Japo sobre o Reiki. Essas descobertas incluem a localizao da sepultura e o memorial de Mikao Usui, uma compreenso mais clara da origem do Reiki e at mesmo dos smbolos.

O mais importante de todas essas descobertas uma coleo de exerccios ensinados por Mikao Usui, os quais eram considerados por ele, imprescindveis para a prtica do Reiki.

Elas criam tambm uma conexo mais forte com o esprito do Reiki. - Wiliiam Lee Rand Tcnicas Japonesas de Reiki

Estas tcnicas esto descritas no manual Usui Reiki Ryoho Hikkei e sero ensinadas, 20 ao todo, na verso Gendai Reiki no decorrer dos prximos nveis: Shoden, Okuden e Shinpiden.

17

1 OS TRES PILARES DO REIKI

O sistema de Reiki do Dr. Mikao Usui, tinha por base trs pilares: GASSHO (gsh), REJI-HO (leidjirr), e CHIRYO (chili), cuja prtica extremamente valiosa na aplicao do Reiki. 1.1 - MEDITAO GASSHO literalmente GASSHO significa duas mos que caminham juntas e uma forma de meditao. recomendvel pratic-la logo ao levantar ou antes de deitar, durante 15 a 20 minutos antes da aplicao do Reiki. a primeira etapa de um tratamento de Reiki. Para praticar a meditao Gassho, sente-se com os olhos fechados e as mos postas diante do peito, em prece. Concentre toda a ateno no ponto onde os dois dedos mdios se tocam. Procure esquecer tudo o mais. Se pensamentos sobre o seu dia comearem a passar pela sua mente, apenas observe-os e veja-os afastarem-se. No h nada a conseguir. Por isso, relaxe o quanto puder e em seguida volte ao ponto onde os dois dedos se encontram.

1.2 - REIJI-HO REIJI significa indicao da energia Reiki. HO significa tcnica. Este o processo que prepara para dar um tratamento de Reiki. Ele envolve o uso do Gassho, uma pequena orao para o benefcio do receptor e a focalizao em nossa orientao intuitiva. a segunda etapa de um tratamento de Reiki. Faa a meditao Gassho, mas somente por alguns minutos; Faa uma orao em agradecimento ao esprito do Reiki e pedindo para que o Reiki flua atravs de voc; Eleve suas mos postas para junto de sua testa, com os polegares tocando o seu terceiro olho e pea que suas mos sejam guiadas para que seja feito o que for melhor para o receptor. No sabemos o que melhor, portanto deixemos que a energia Reiki o faa por si mesma.

O Reiji-Ho s pode ser praticado eficazmente quando o ego, por meio da meditao, fica desligado temporariamente. Aparentemente o Reiji-Ho parece um ato intencional, mas na realidade ns nos devotamos energia Reiki, e devoo no tem objetivo o Seja feita a Vossa Vontade.

1.3 - CHIRYO Significa tratamento e o terceiro pilar do Reiki. Sabemos hoje que Mikao Usui utilizava o Reiki de forma flexvel e intuitiva. Segundo ele, devemos contar com a intuio para orientar-nos. No Reiki tratamos a pessoa, no a doena. Isto faz de cada receptor nico, pois as necessidades de cada um so diferentes. A intuio um poderoso instrumento de melhoria de uma sesso de Reiki e da qualidade de vida.

18

PREPARAO PARA APLICAO

1 Preparao do local: O local deve preferencialmente ser um ambiente reservado exclusivamente para o Reiki. Deve sofrer uma faxina energtica e limpezas constantes de manuteno, a fim de serem evitadas energias prejudiciais ao tratamento Reiki; Deve ser bem ventilado; Evite o excesso de luz, usando uma iluminao discreta e indireta; Use msica suave e relaxante criando uma atmosfera adequada e construindo um complemento energtico ao tratamento; Se no houver nenhuma dificuldade, como alergia por exemplo, use incenso. Como opo use difusores aromticos; Uma maca deve ser usada, com a altura necessria ao conforto do receptor e do praticante de Reiki. Esse detalhe importante, pois o tratamento pode durar mais de 1 hora; Deve sempre o praticante de Reiki no se envolver emocionalmente com o receptor, evitando tambm expectativas com relao aos resultados; Quem determina a quantidade da energia Reiki a ser utilizada o recebedor que a puxa pelo canal, ento evite padres. Quando na aplicao da energia, podem surgir reaes diversas como CALOR, FORMIGAMENTO, LATEJAMENTO, VIBRAES ou podem no sentir nada. Sentir ou no sentir no quer dizer nada quanto a eficcia do tratamento; Pode acontecer de na aplicao voc se sintonizar com o desconforto de quem est recebendo o Reiki, sentindo o mesmo desconforto na mesma regio corprea do recebedor. Isso no significa que o canal contraiu a dor ou o problema do receptor. Quando isso ocorre, o motivo est na formao de um campo urico comum. Se isso acontecer, basta interromper a seo ou mudar sua posio que o mal estar cessar. Se persistir, procure o motivo de voc estar em sintonia vibracional com esse estado, e intensifique o seu autotratamento.

2 Preparao do praticante de Reiki: Lavar as mos sempre; Fazer o ritual dos trs pilares: Gassho, Reiji-Ho e Chiryo;

19

Quanto s mos, o praticante deve manter os dedos unidos, em forma de concha como se nelas fosse vestir uma meia e no uma luva, evitando a disperso da energia Reiki. Essas devem ficar o mais relaxadas e suaves quanto possvel; A aplicao de Reiki (Chiryo), comea sempre pela cabea, seguindo-se a ordem convencional. Importante que o praticante de Reiki deve ter sempre em mente que qualquer mudana de posio deve sempre ser feita movendo-se apenas uma mo de cada vez para que o fluxo no seja interrompido; Ao trmino da aplicao, devemos fazer uma prece em agradecimento; Para o rompimento da ligao urica, deve o reikiano sempre lavar as mos com gua corrente ou esfregar as mos vigorosamente e depois assoprar nelas, ou ainda passar sobre uma chama, cortando o contato, aps cada aplicao; Aps a aplicao, comum ambos se sentiram em paz, e relaxados; Deixe o recebedor relaxando um pouco e depois lhe oferea gua.

2 - KENYOKU (quenioc)

Kenyoku significa lavagem ou banho seco. A prtica tambm conhecida no Japo como Saikai-Mokuyoku. Kenyoku uma tcnica de auto-limpeza ou auto-purificao. Serve para tirar qualquer energia negativa, grosseira ou desarmnica, absorvida numa sesso de Reiki ou mesmo no dia a dia. Aps a aplicao, serve para nos desconectar do receptor. usada tambm para nos desligar de pensamentos inoportunos e formas pensamento. As formas pensamento so dotadas de intensa atividade e alimentam-se da energia das emoes inferiores. O estado energtico e emocional equilibrado muito importante para o sucesso de uma sesso de Reiki. Quando aplicamos Reiki em algum, nossos chakras se abrem. importante, portanto, que tanto o praticante de Reiki quanto o ambiente estejam em harmonia, limpos energeticamente. A tcnica Kenyoku atua no corpo urico duplo etrico, corpo etrico ou corpo bioplasmtico. O corpo fsico visvel a parte do corpo que vemos no espelho, tocamos e com o qual estamos familiarizados. Encontra-se intimamente relacionado com o duplo etrico (primeiro corpo da nossa aura). Aquilo que afeta a um tambm afeta ao outro. A mnima desarmonia em qualquer rgo do corpo fsico modifica a luminosidade, a cor, a densidade, o magnetismo ou a temperatura de sua contraparte no duplo etrico. Os chakras ou centros de fora esto localizados no duplo etrico. O termo duplo etrico existe em funo de esse corpo urico apresentar tudo o que nosso corpo fsico apresenta, mas na forma etrica.

20

um corpo energtico intermedirio, uma espcie de mediador entre o corpo fsico e o corpo emocional. A funo mais importante do corpo etrico a de transmitir para a tela do crebro fsico todas as vibraes das emoes e impulsos dos corpos superiores.

Para realizar a tcnica Kenyoku, devemos obedecer aos procedimentos seguir: 1. Aps uma meditao Gassho, ficar em p, com as plantas dos ps tocando bem o cho, corpo bem relaxado e as pernas um pouco afastadas, numa distncia equivalente largura de seus ombros; 2. Tocar com a mo direita o ombro esquerdo, em seguida deslizar com a mo obliquamente, como se estivesse desenhando uma faixa, na direo do quadril direito; 3. Tocar com a mo esquerda o ombro direito, deslizando em direo ao quadril esquerdo; 4. Repetir o processo 2 mais uma vez; 5. Tocar com a mo direita o ombro esquerdo ou o meio do antebrao, deslizando rapidamente pela lateral externa, para baixo, passando a mo esquerda pelo pulso em direo ponta dos dedos, que devem estar esticados; 6. Fazer o mesmo com a mo esquerda, deslizando-a rapidamente para baixo at as pontas dos dedos; 7. Repetir o processo 5 mais uma vez; 8. Agradecer em prece.

OBS.: as mos so usadas em concha. Os movimentos so lentos, como se estivssemos varrendo o campo de energia com as mos, como se elas fossem escovas gigantes.

3 JOSHIN KOKYUU-HO (diochimcoquiorr)

Joshin significa parte superior do corpo, Kokyuu significa respirao e HO significa tcnica. Trata-se de um exerccio respiratrio. Os centros energticos ligados respirao podem facilmente ficar impregnados com

21

energias de pensamento e emoes inferiores. Por esta razo, a primeira providncia do Sensei Usui era a de purific-los atravs da prtica de um exerccio respiratrio. praticada principalmente para auto limpeza e purificao do corpo urico. Ajuda a sentir melhor o fluxo de energia, ativando os canais do Reiki. Serve tambm para energizar, acalmar os pensamentos (mente) e purificar o organismo. A boa respirao purifica a circulao sangunea e aumenta a vitalidade magntica do corpo. A respirao, ato essencial para a vida, nos liga a tudo o que nos envolve.

A respirao tem profundas razes no ser. Podes no ter observado isso, mas, se puderes mudar tua respirao, poders mudar muitas coisas. Se observares cuidadosamente tua respirao, vers que, quando te zangas, tens um ritmo particular na respirao. Quando ests amando, um ritmo totalmente diferente ocorre. Quando ests relaxado, respiras de maneira diferente e o mesmo acontece quando ests tenso. No podes respirar da forma como o fazes quando ests relaxado e ao mesmo tempo sentir clera. Isso impossvel. Quando ests sexualmente excitado, tua respirao se modifica. Se permitires que haja essa modificao, teu entusiasmo sexual te abandonar automaticamente. Isso significa que a respirao est profundamente relacionada com teu estado mental. Se mudares tua respirao, poders mudar o estado de tua mente ou, se mudares o estado de tua mente, a respirao tambm mudar. - (OSHO)

Existe uma explicao para o Sensei Usui relacionar o Reiki respirao: o chakra bsico est ligado ao elemento terra, o chakra do umbigo ao elemento gua, o chakra do plexo solar ao elemento fogo e o chakra cardaco, no qual a energia do Reiki se forma, ao elemento ar. Quando respiramos, trabalhamos com o elemento ar, que harmoniza o chakra responsvel pelo amor incondicional. Respirando melhor, o praticante de Reiki imediatamente sentir mais atividade energtica em suas mos. Para realizar a tcnica Joshin Kokyuu-Ho, siga o seguinte procedimento:

1. Sente-se confortavelmente. Lentamente desa as mos ao colo, pousando-as relaxadamente com as palmas viradas para cima, como se estivessem segurando ovos. Procure trazer bons pensamentos mente. Inspire calma e profundamente pelo nariz, visualizando a entrada de energia, na cor branca, pelo chakra coronrio; 2. Leve a mente at a regio Tanden (prximo ao chakra umbilical aproximadamente 3 a 5 cm abaixo do umbigo) e oua sua prpria respirao. Retenha a energia, segurando a respirao. No h um

22

tempo especfico para manter a reteno. Sinta que a energia expandese e irradia-se para todos os rgos, para cada clula do corpo; 3. Ao expirar (pela boca, de preferncia), imagine estar liberando a energia tambm pelos chakras das mos, pontas dos dedos e chakras dos ps. O ponto Tanden o centro da vitalidade. importante mentalizar que o ar inspirado pelas narinas vai para l e que, em seguida, a energia se expande, saindo pela boca e extremidades dos ps e mos, vitalizando e limpando o corpo para que nos tornemos um canal limpo de energia Reiki. O tempo ideal para esta prtica de 10 minutos. Para que a tcnica surta efeito, dois pontos devero ser observados: as retenes e o ritmo.

IMPORTANTE: Pessoas hipertensas, com problemas cardacos ou respiratrios, ao sentirem algum desconforto, devem intercalar o exerccio com trs ou quatro respiraes normais. aconselhvel no ultrapassar 10 minutos de exerccio no caso de iniciantes.

4 - SHUCHU REIKI (chutuleiki)

SHUCHU: concentrar. Esta tcnica para ministrar o Reiki por diversas pessoas juntas, ao mesmo tempo, em um ou mais receptores. Um tipo especial de energia passa a unir todo o grupo. Para execut-la , os praticantes de Reiki podem ficar em p ou sentados. Quanto maior o nmero de praticantes de Reiki trabalhando juntos sobre o mesmo receptor, mais energia Reiki estar envolvida e mais forte e acelerado ser o resultado do tratamento. Quando o grupo for grande, pode-se formar uma roda em que praticantes de Reiki transferiro energia tocando nos ombros do que est sua frente e ele, por sua vez, toca no receptor.

5 - REIKI MAWASHI (leikimaushi)

MAWASHI: crculo ou corrente. uma prtica de Reiki em grupo. Caracteriza-se por ser um tipo de auto tratamento ou auto aplicao em grupo, na qual todos so doadores e todos so receptores.

23

Consiste em um tocar os ombros do outro com as mos e com o ltimo fechando a corrente, com o objetivo de que a energia Reiki gerada por todos no fique em circuito aberto, para que todos aproveitem melhor a energia de todo o grupo.

Esta tcnica beneficia a todos do grupo.

6 - RENZOKU REIKI-HO (rnzocleikirr)

RENZOKU significa maratona. uma tcnica de Reiki em grupo na qual cada praticante ou grupo de Reiki, fica responsvel por um turno, num perodo prolongado de tratamento. Ocorre um revezamento para que o receptor no fique nem um minuto sem receber Reiki. Recomendada em caso de acidentes, quando o acidentado precisa de uma grande quantidade de energia, ininterrupta, para se recuperar. Quando um ou mais praticantes de Reiki se cansam, faz-se o revezamento.

24

INTRODUO AO OKUDEN OS SMBOLOS DO REIKI Os smbolos do Reiki so formas japonesas derivadas do snscrito e tm, pelo menos, 2500 anos. Foram concebidos psiquicamente como figuras e sons. Eles simbolizam o Caminho da Iluminao. Os smbolos do Reiki foram experimentados somente por 4 alunos de Mikao Usui. Foram introduzidos em 1923 e ensinados aos trs oficiais navais e a um dos estudantes sobrevivente de Mikao Usui. Eles no tiveram sua origem nos rituais de energizao/iniciao porque Usui ensinava seu sistema desde 1915, quando o sistema era praticado sem eles. Assim, os smbolos foram introduzidos mais tarde por Usui e por um de seus experientes estudantes, o Sr. Eguchi. Isso foi feito para benefcio de alguns dos seus novos estudantes que no puderam aprender os procedimentos da meditao tradicional kotodama que Usui usou com seus estudantes budistas e xintostas. Sendo assim, originalmente Usui no iniciava nos smbolos para criar a conexo com o Reiki. Seus estudantes apenas os recebiam e eles eram usados para representar diferentes estados de energia. Esses poucos estudantes aprendiam a se tornar a energia representada nos smbolos em vez de cantarem ou entoarem. Esse era um processo longo e as energias eram trabalhadas individualmente e no misturadas. No sistema de Mikao Usui, o estudante usa as energias de forma a tornarse cada vez mais experiente com elas. Essa a primeira fase. O estudante passa meses meditando em cada energia e experimentando, fazendo com que se incorporem a ele, tornando-se a energia. Com o tempo e a experincia, o estudante pode dispensar o kotodama e os smbolos e passar a trabalhar diretamente com a energia. Com o tempo, o estudante se torna a energia. Nos smbolos do Reiki, encontram-se os estgios do Caminho da Iluminao. Juntos, eles eliminam a dualidade mente-matria, desintegrando o ego para alcanar os nveis mais altos ao final do Caminho da Iluminao. Quando alcana este estado, o ser se v livre da necessidade da reencarnao.

25

CHOKU REI

Esse o mais poderoso, e o nico que pode ser usado de forma independente, e voc o usar todas as vezes que ativar a energia Reiki com sua inteno. Sua utilizao potencializa a energia Reiki usada no nvel 1. um smbolo para ser usado em qualquer ocasio. Esse o smbolo do poder, permitindo a nossa ligao imediata com a energia csmica, e o fluir da energia Reiki. Quando o espiralamos, trazemos a energia do cosmos para o plano fsico, a concentramos e a direcionamos conforme nossa inteno. Sentimos como se entrssemos na energia. Esse smbolo potencializa a energia Reiki de forma a que passe muitas horas atuando aps sua aplicao. Esse smbolo transmuta energias de nveis inferiores para padres mais elevados, traz a energia sutil que passa a ocupar o espao que antes era ocupado por energias densas, sanando, realizando ou curando. tambm conhecido por vrios nomes como O INTERRUPTOR DA LUZ, IMEDIATAMENTE, ALINHAR-SE COM O COSMOS, DEUS EST AQUI, ou ENERGIA CSMICA AQUI E AGORA. O Choku Rei corresponde ao estgio inicial e representa os nveis fsico e duplo-etrico. o primeiro passo e a primeira experincia ao longo do Caminho, o desapego do plano terrestre e a entrada no estado de ausncia do ego e do Vazio. Meditar no Choku Rei leva a pessoa a desapegar-se do plano terrestre. Em termos metafsicos atuais, ensina-a a sair do corpo, entrando nele. Aprender a meditar e a entrar em estados alterados, o desapego da realidade mundana, ter a experincia de paz do Vazio e o esvaziamento do ego so o incio do processo em todas as disciplinas espirituais. Em qualquer estado profundo de meditao, o ego posto de lado para dar espao Natureza de Buda ou Deus Interior. A princpio, o iniciante consegue concentrar-se por um breve tempo, mas, com a prtica, sua concentrao aumenta.

26

SEI HE KI

Esse o segundo smbolo do grupo usado no nvel 2 de Reiki, Seu Yantra lembra um drago, o grande protetor que cospe o fogo da transmutao. Esse smbolo introduz a Divindade em nosso corpo energtico e alinha nossos 4 chakras superiores. Como terapeutas, nossa experincia mostra que a grande maioria dos problemas fsicos possui origem emocional. Sentimentos e reaes como culpa, ira, inveja, rejeio e solido, so algumas das causas das doenas humanas. Esse smbolo direciona a energia Reiki para o corpo emocional. Por isso, recomendvel sua utilizao em todos os tratamentos. Acaba com vcios e compulses, como gula e uso de drogas. Esse smbolo tem o poder de diluir os padres negativos que advieram de antigos conflitos: sentimentos, memrias, etc., nos ajudando assim a encontrar as causas escondidas em nosso inconsciente. Facilita a cura, possibilitando a descoberta da causa do problema, descobrindo a energia causadora dos padres negativos existentes em nosso momento atual, resolvendo em nossos arquivos de memrias infantis, da vida intra-uterina, indo at vidas passadas e aos registros krmicos quando associado ao 3 smbolo do grupo que estudaremos a seguir. Seu trabalho se d especificamente sobre os chakras cardaco e do plexo solar, que so os que recebem energia mais diretamente do corpo urico emocional, e assim curando os bloqueios emocionais que estavam seguros nessa regio da aura. Aquele que recebe o Reiki, conecta-se diretamente com esse aspecto emocional, de forma suficiente para resolv-lo definitivamente, bem como sua manifestao fsica se for o caso. tambm conhecido por vrios nomes como PURIFICAO, CHAVE DO UNIVERSO, O HOMEM E DEUS SO UNOS, O HOMEM ENCONTRA DEUS ou EMOCIONAL. A transformao das emoes o processo alqumico e o segundo estgio no Caminho da Iluminao. O fogo da sabedoria purifica, elevando o nvel terrestre e o aluno a um novo estado de conscincia

27

HON SHA ZE SHO NEN Esse o terceiro smbolo. Dirige a energia para o consciente, para o corpo mental. a chave para o envio do Reiki distncia no espao e no tempo, a outro bairro, outra cidade, pas, ao passado ou ao futuro. Esse smbolo acaba com qualquer barreira entre quem envia Reiki e o receptor, pois ele faz com que, dirigidos pela inteno, os campos uricos se interajam independente de qualquer obstculo. Pode ser usado para transpor o tempo, para intervir nas ondas qunticas, traz o continuum de tempo, e a so rompidas as ligaes de passado, presente e futuro. Esse smbolo a chave para o envio da cura distncia, para a ligao com outros seres, mundos e nveis de percepo. Os Registros Akshicos contm todos os pensamentos, emoes, sentimentos, compromissos krmicos, ou seja, tudo que a mente de cada ser vivo emitiu desde sua origem, guardado em forma de energia. Esse smbolo permite o acesso e a manipulao desses arquivos, ajudando a, quando possvel, amenizar o Karma (compromisso). tambm conhecido por vrios nomes como NEM PRESENTE, NEM PASSADO, NEM FUTURO, A DIVINDADE QUE EXISTE EM MIM SADA A DIVINDADE QUE EXISTE EM VOC, A CASA DA LUZ BRILHANTE VENHA A MIM NESSE MOMENTO, O PAGODE, ou O STUPA, representao budista tntrica dos chakras ou dos 5 elementos em forma de esttua ou construo. Trabalha sobre os chakras da garganta, frontal e coronrio. Esse smbolo atua sobre as ondas qunticas, proporcionando ao fora do espao (trabalho distncia) e do tempo atual (presente). Quando enviado ao passado, a energia Reiki ajuda a tratar de traumas de infncia ou de vidas passadas, influenciando um evento passado e o re-programando. Em uma espcie de efeito domin, o presente e o futuro passam a reagir, e assim a realidade transformada. No Budismo, a mente a realidade ltima; mente, pensamento e conscincia so sinnimos. Pela eliminao do eu (ausncia do ego), transcendem-se todas as limitaes. Iluminao a transcendncia da mente Natureza de Buda ou Deus Interior em todos ns. Quando a mente est alerta para a verdadeira realidade (o Vazio), existe abertura. O resultado a eliminao do tempo, do espao, da iluso e da limitao. A dissoluo da limitao significa a compreenso de todas as coisas. Todas as limitaes humanas so criaes mentais. Quando a conhecemos, todas as coisas que nos mantm presos iluso do plano terrestre so liberadas. O tempo linear uma iluso que pode ser transformada. Quando descobrimos que o tempo uma falsidade, conseguimos viver em harmonia. Os sentidos so a mente entrando em contato com seus objetos. A realidade o que construmos mentalmente.

28

MEDITAES KOTODAMA Os estudantes de Usui tornavam-se muito ntimos com as energias praticando meditaes ou trabalhando com Kotodamas que eram cantados repetidamente. Pela prtica diria, os estudantes aprendiam a tornar-se cada uma das energias, focalizando uma energia de cada vez, por muitos meses. Assim, os praticantes de Reiki devem cantar o Kotodama, de forma silenciosa ou em voz alta e conhecer o que sentem. Devem expirar o Kotodama por seu corpo inteiro, deix-lo ressoar do seu Tanden e, nesse ponto, ficar em silncio interior e sentir a energia. Deve ser feito, de forma regular, mantendo a tradio Reiki. Com o tempo, a individualidade do estudante no Reiki, no uso da energia, ficar mais claro, profundo. Essa prtica ir desenvolver a intuio, acelerar o desenvolvimento espiritual e aumentar sua habilidade de cura. Guia de pronncia: A: aaah O: U: ue E: ei I: eeeee Focalizao (Choku-Rei): ho ku ei H -KUE -EI-EEEEE Harmonia (Sei He Ki): ei e ki EI-EEEEE- EI-KEEEEE Conexo (Hon Sha Ze Sho Nen) ho a ze ho ne H-AAAH-ZEI-H-NEI

29

TCNICAS DO REIKI TRADICIONAL JAPONS (Dentho-Reiki)

HATSUREI-HO Significa emanar a Energia Universal. um conjunto das tcnicas KENYOKU, JOSHIN KOKYUU-HO, GASSHO E REIJI-HO. Visa alcanar a autopurificao e elevar o padro vibratrio do praticante de Reiki. Esta tcnica deve ser praticada duas vezes ao dia, de manh e noite. No Japo, a postura ideal para a prtica de Hatsurei-Ho a Seiza, forma tradicional japonesa de sentar no tatame e manter uma postura correta. Sem tenso, dobre as duas pernas juntas, mantendo a coluna ereta. Pode-se tambm pratic-la em p, sentado ou com as pernas cruzadas. O procedimento completo consiste em oito etapas: 1 SHISEI Sente-se em posio confortvel; Feche seus olhos e remova todas as tenses do corpo e relaxe; Dirija sua conscincia para o Tanden; Ponha suas mos sobre as coxas com as palmas para cima. 2 MOKUNEN Concentre-se em seu subconsciente e intencione para fazer o Hatsurei.-Ho. 3 - KENYOKU 1. Tocar com a mo direita o ombro esquerdo, em seguida deslizar com a mo obliquamente, como se estivesse desenhando uma faixa, na direo do quadril direito; 2. Tocar com a mo esquerda o ombro direito, deslizando em direo ao quadril esquerdo; 3. Repetir o primeiro processo mais uma vez; 4. Tocar novamente com a mo direita o ombro esquerdo ou o meio do antebrao, deslizando rapidamente pela lateral externa, para baixo, passando a mo esquerda pelo pulso em direo ponta dos dedos, que devem estar esticados; 5. Fazer o mesmo com a mo esquerda, deslizando-a rapidamente para baixo at as pontas dos dedos; 6. Agradecer em prece e levar as mos novamente sobre suas coxas. 4 CONEXO COM O REIKI Mova suas mos, em concha, palmas voltadas para cima, juntas lado a lado (unidas pelos dedos mnimos), de suas coxas para cima a uma altura de 20 cm (na frente de seu corpo) mantendo seus braos num ngulo de 90 (paralelos s suas coxas) ou eleve suas mos acima da cabea, braos estendidos e dedos esticados apontados para o alto e conecte-se com a energia Reiki. 30

5 JOSHIN KOKYUU-HO Lentamente desa as mos ao colo, pousando-as relaxadamente com as palmas viradas para cima, como se estivessem segurando ovos. Procure trazer bons pensamentos mente. Inspire calma e profundamente pelo nariz, visualizando a entrada de energia, na cor branca, pelo chakra coronrio; Leve a mente at a regio Tanden (prximo ao chakra umbilical aproximadamente 3 a 5 cm abaixo do umbigo) e oua sua prpria respirao. Retenha a energia, segurando a respirao. No h um tempo especfico para manter a reteno. Sinta que a energia expande-se e irradia-se para todos os rgos, para cada clula do corpo; Ao expirar (pela boca, de preferncia), imagine estar liberando a energia tambm pelos chakras das mos, pontas dos dedos e chakras dos ps. 6 GASSHO 7 SEISHIN TOITSU (para concentrao da mente) Dirija sua conscincia para o Tanden e concentre sua mente; Inspire profundamente visualizando a energia Reiki entrando pelas pontas de seus dedos de ambas as mos dirigindo-se para seu Tanden; Expire visualizando a energia Reiki subindo do Tanden at as pontas de seus dedos para fora, vigorosamente; Continue fazendo at que voc se sinta como se estivesse respirando pelas palmas de suas mos. 8 MOKUNEN Traga suas mos novamente sobre as suas coxas, palmas para cima, em concha e diga mentalmente ao seu subconsciente: O Hatsurei-Ho est completo; Abra seus olhos ou fique em meditao Gassho por alguns minutos. TANDEN CHIRYO-HO (tndnchliorr)

TANDEN: abaixo do umbigo, CHIRYO: tratamento e HO: tcnica. Tambm conhecida por GEDOKU CHIRYO-HO, onde GEDOKU: veneno ou toxina. uma tcnica para desintoxicar atravs do ponto tanden. Eficaz nos casos de intoxicao medicamentosa, intoxicao alimentar ou doenas de pele. H vezes em que o receptor pode ter reaes de liberao bastante intensas, desagradveis e srias. Essas reaes so mais comuns no incio do tratamento, fazendo com que a pessoa se sinta pior do que antes do tratamento comear. A piora temporria proporcional quantidade de material txico retido nas clulas mortas ou em mau funcionamento no corpo. 31

Essa liberao de toxinas do corpo conhecida como crise curativa (catarse). Sem essa liberao, os bloqueios permanecem reprimidos, desaparecendo apenas superficialmente, podendo retornar o mal estar. Todas as toxinas que se acumularam no organismo por vrios anos sero expurgados depois desta tcnica. Para aplicar a tcnica faa o seguinte: Leve uma das mos ao chakra frontal do receptor e a outra no ponto Tanden (trs dedos abaixo do umbigo). Pedimos mentalmente neste estgio, que as toxinas sejam expelidas do corpo pela energia Reiki; Em seguida, retirar a mo que est no chakra frontal e coloc-la ao lado ou sobre a mo que est no ponto Tanden, aplicando Reiki por um perodo de 10 a 30 minutos;

Se uma nica aplicao no fizer efeito, devem ser realizadas duas ou trs sesses, at que haja um bom resultado. A melhor posio para realizar esta tcnica com o receptor deitado com o rosto para cima para poder relaxar.

HESSO CHIRYO-HO (rsschliorr)

HESSO (umbigo), CHIRYO (tratamento) e HO (tcnica). Esta uma tcnica de aplicao de Reiki pelo umbigo. O cordo umbilical estabelece a ligao da me com o feto. O sangue arterial, vindo da placenta, penetra no corpo do feto pela veia umbilical, que se divide em dois ramos: um vai para o fgado e o outro para o corao. A nvel etrico, estas conexes continuam a existir mesmo aps o nascimento, portanto, o umbigo o ponto de origem das pessoas e de muitas doenas. Quando focalizamos o centro do corpo estamos trabalhando todo o corpo. Temos a sede de nossas emoes no estmago que est prximo ao umbigo. Estas emoes so responsveis por grande parte de nossa desarmonia.

Coloque o dedo mdio de sua mo dominante dentro do umbigo, pressionando-o levemente por alguns minutos at sentir pulsao, relaxamento e equilbrio. A presso deve ser suave; Concentre-se fechando os olhos. Sinta a energia Reiki saindo pelo dedo mdio e se espalhando por todo o corpo; Permanea no mnimo 3 minutos nesta posio.

Esta tcnica usada principalmente para relaxamento e autotratamento.

32

Para pratic-la em outras pessoas, recomenda-se utilizar um leno de papel no local ou fazer sobre a roupa, ou colocar a mo a cerca de 5 centmetros acima do umbigo, focalizando a emisso do Reiki para dentro do corpo.

BYOSEN REIKAN-HO (bizenleicanrr)

BYO (enfermidade ou doena), SEN (linha desenhada), REIKAN (sensao) e HO (tcnica). Pode ser traduzida como tcnica de sentir a linha da doena ou escaneamento. Esta tcnica baseada na intuio para detectar as reas em que o receptor esteja precisando da energia. Trabalha na aura. Mikao Usui recomendava esta tcnica em funo da aura apresentar dados e informaes a respeito da situao atual do corpo fsico, emocional e mental, alm do desenvolvimento espiritual e registros de todas as experincias pelas quais a aura passou. Para realizar esta tcnica necessrio obedecer ao seguinte procedimento: Faa as tcnicas (em seqncia) Kenyoku, Gassho e Reiji-Ho; Coloque a mo no dominante a uma distncia de 30 centmetros (em mdia) do chakra coronrio do receptor transferindo sua conscincia para sua mo; em seguida aproxime-se at cerca de 8 a 10 centmetros do corpo do receptor; Movimente a mo, lentamente, corpo abaixo, em direo aos ps, procurando manter uma distncia do receptor de 5 a 30 centmetros, percebendo a energia do mesmo, alm de seu corpo. Mantenha um estado mais receptivo possvel para as impresses que voc possa captar; Quando completa a avaliao da cabea aos ps, volte posio inicial, no topo da cabea, para mais um ciclo de um total de trs; Canalize a energia nos pontos indicados at sentir que o fluxo energtico diminui de intensidade;

Faa um novo escaneamento para saber se o tratamento est completo. Se encontrar uma nova rea no detectada no incio, aplique Reiki no local at harmonizar o fluxo energtico.

GYOSHI-HO (guioshrr)

GYOSHI (fixar o olhar) e HO (tcnica). Esta tcnica nos permite aplicar Reiki com os olhos.

33

Alm das mos e da boca, possvel irradiar energia pelos olhos. Pelos olhos entram e saem diferentes tipos de energia. Para aplicar a tcnica Gyoshi-Ho, siga como abaixo:

Faa as tcnicas Kenyoku, Joshin Kokyuu-Ho, Gassho, Reiji-Ho e Hesso Chiryo-Ho; Utilize o escaneamento Byosen ou mesmo a informao da queixa do receptor; Olhe para a rea receptora. Mantenha os olhos relaxados, no buscando focalizar a imagem, nem concentrar o foco visual ou olhar fixamente. Simplesmente direcione o olhar rea a ser trabalhada, de forma desfocada, leve e suave. Mantenha pelo tempo que achar necessrio.

KOKI-HO (coqurr)

KOKI (soprar) e HO (tcnica). um tratamento feito atravs do sopro ou insuflao. Utiliza-se de preferncia do ar fresco e da respirao em conjunto com o smbolo Choku-Rei. Seu efeito calmante. Recomenda-se Koki-Ho em casos de dores em geral, problemas nas articulaes e na coluna vertebral, enxaquecas, clicas hepticas, queimaduras, ataques nervosos, crise de epilepsia, etc. Para a realizao desta tcnica necessrio que o praticante de Reiki tenha cuidados especiais de sade principalmente com os rgos ligados ao aparelho respiratrio e digestivo.

Inspire ar fresco pelo nariz. Os nadis de absoro de Prana esto conectados s narinas; Imagine o ar inspirado entrando pelo chakra coronrio, descendo at o Tanden. Prenda a respirao e, no cu da boca, desenhe o ChokuRei mentalizando o kotodama trs vezes; Posicione os lbios como se estivesse assobiando, assopre com rapidez e vigor sobre a parte que deseja atuar, como se fosse apagar uma vela acesa distncia, imaginando que o smbolo est sendo expirado no local tratado; Repita o processo quantas vezes achar necessrio.

34

Esta tcnica executada a uma distncia varivel entre 30 centmetros a um metro do receptor.

SEIKAKU KAIZEN-HO (seiccucizenrr)

SEIKAKU: carter, KAIZEN: melhorar e HO: tcnica. Tambm conhecida por NENTATSU onde, NEN: pensamento e TATSU: atingir. Doi Hiroshi denomina esta tcnica de SEIHEKI CHIRYO-HO. A doena geralmente nasce na mente, com pensamentos negativos. Nada ocorre que no seja primeiro um pensamento. Esta tcnica visa melhorar a personalidade, pensamentos, hbitos ou costumes. Deve ser aplicada vrias vezes at que seja atingido o objetivo. Podemos alterar nossas vidas atravs de mudanas de nossas atitudes mentais. O que est fora um reflexo do que temos dentro. A tcnica Seikaku Kaizen-Ho um mtodo para ajudar a desenvolver uma atitude positiva perante as difceis situaes. O pensamento se alimenta de tudo que absorvemos ingerindo, ouvindo ou sentindo. Tudo construdo a partir da mente, responsvel pelo pensamento. A mente humana grava e executa tudo que lhe enviado atravs de palavras, pensamentos ou atos, seus ou de outros. O praticante de Reiki d o apoio e a energia do Reiki, cabendo ao receptor abrir-se e assumir a responsabilidade por sua sade, mudando seu estilo de vida adquirindo bons hbitos alimentares, de vida, padres de pensamento e emocional. A recuperao implica na remoo de algum erro bsico que cometemos.

O Treinamento mental dever ser repetido com disposio, diariamente, baseado no amor. Devemos ter em mente que a tcnica Reiki vai alm de um instrumento para curar as doenas. No devemos ter a mentalidade superficial de que a cura vir com simples toques de mo, sem mudanas de conduta. - Kimiko Koyama (6 presidente da Usui Reiki Gakkai)

Muitas vezes temos ganhos secundrios pelo fato de estarmos doentes: ganhamos mais carinho e ateno. Assim, inconscientemente resistimos recuperao para no perdermos os privilgios, passando assim a gostar de estarmos doentes.

35

Para praticar esta tcnica procedemos da seguinte maneira: Colocar um das mos no chakra frontal e a outra mo na nuca, enviando Reiki para o subconsciente usando o pensamento para enviar mensagens ao subconsciente do receptor, ou ainda, afirmaes em voz alta; Ao final da sesso, retirar a mo do chakra frontal e aplicar Reiki somente na parte posterior da cabea. Neste estgio, no enviar nenhuma mensagem.

Por ser uma tcnica de transmisso de mensagens, recomenda-se sua aplicao sempre, em qualquer tipo de tratamento, por 1 a 2 minutos.

ENKAKU CHIRYO (encacchli)

ENKAKU: distncia e CHIRYO: tratamento. Consiste em enviar Reiki distncia utilizando-se o nome ou uma foto do receptor. Esta tcnica tambm conhecida por SASHIN CHIRYO, onde SASHIN significa fotografia. O Reiki pode ser aplicado com sucesso tanto no local quanto distncia formando uma ponte de Luz direcionando a energia para alm do plano fsico. A energia canalizada distncia atua principalmente nos corpos mental e emocional da aura do receptor e o corpo duplo etrico se encarrega de transferir ao corpo fsico todas as reaes da interveno ocorrida na aura.

36

1 TCNICA DA REDUO Reduza, imaginariamente, o tamanho do receptor, de forma a poder visualiz-lo entre suas mos. Trace o smbolo3, em seguida o 2, falando o nome 3 vezes depois de tra-los e afirme que a pessoa est entre suas mos e, em seguida, trace o smbolo 1 falando o nome 3 vezes. Nesse momento, voc ter realmente a pessoa entre suas mos, ento procure desenvolver sua sensibilidade para sentir.

2 TCNICA DO SUBSTITUTO

Essa tcnica enfatiza o corpo fsico e deve ser usada para tratar de um problema especfico. Neste caso, usamos uma boneca, um animal de pelcia ou um travesseiro como uma representao da pessoa receptora. Primeiramente, visualizamos sobre o chakra coronrio o smbolo 3, seguido do 2, falando o nome de cada um 3 vezes aps tra-los. Nesse ponto visualizamos e mentalizamos a pessoa e seu nome 3 vezes. Em seguida, traamos o smbolo 1 falando o nome 3 vezes. Aplicamos o Reiki de forma tradicional na representao do receptor, direcionando a energia ao rgo afetado. Com igual intensidade, a energia atingir a pessoa e a sua representao.

3 TCNICA DA FOTO

Tambm podemos enviar Reiki distncia atravs de uma foto da pessoa que ir receber o Reiki: Escreva o nome completo da pessoa no verso da foto e os smbolos 3, 2 e 1, nessa ordem, escrevendo ao lado seus respectivos nomes 3 vezes. Coloque a foto da pessoa na sua frente e irradie o Reiki ao receptor atravs da foto, ou se preferir, irradie a energia segurando a foto entre as mos. Caso no tenha a foto, escreva o nome e endereo da pessoa e tente imaginar seu rosto na sua mente. 37

BIBLIOGRAFIA

Fontes de dados:

1 Teate Reiki: Original Usui Reiki/Livro dos Mistrios Shihan Zanon Melo 2 Manual Shinpiden Sensei Johnny De Carli 3 Manual Gendai Reiki-Ho Human & Trust Laboratory 4 Manual Gokuikaiden Sensei Hiroshi Doi 5 Threshold Resources Gendai Reiki Ho Shihan Richard Rivard 6 Reiki - O legado do Dr. Mikao Usui Frank A Petter 7 Manual de Reiki do Dr. Mikao Usui Frank A Petter 8 Reiki Essencial Diane Stein 9 Reiki Sistema Tradicional Japons Sensei Johnny De Carli

38

39

Potrebbero piacerti anche