Sei sulla pagina 1di 6

Dimensionamento de instalao eltrica de uma Residncia

O dimensionamento da instalao eltrica em uma residncia deve seguir uma srie de pr-requisitos e clculos que sodefinidas por Normas como, por exemplo, a NBR 5410, NBR 5444 e NBR 5419. Para darmos incio ao dimensionamento eltrico de uma residncia deveremos relembrar alguns conceitos bsicos como, por exemplo, clculos simples e muito importantes, de rea e permetro. estes so fundamentais para darmos incio ao nosso desenvolvimento das atividades abordadas neste artigo.

A NBR5410 - instalao eltrica de baixa tenso


A partir desta norma podemos estruturar todos nossos conceitos referente a instalo eltrica de baixa tenso, desde o simples clculo de rea visando o dimensionamente de potncia de iluminao e permetro para quantificarmos a potncia estabelecida para as famosas TUGs de nossa instalao eltrica at conceitos de dispositivos de proteo e aterramento. Click aqui para acessar o contedo da NBR 5410.

rea e Permetro
Para darmos incio ao dimensionamento eltrico de uma residncia deveremos relembrar alguns conceitos bsicos como, por exemplo, clculos simples e muito importantes, so eles:

rea Permetro

Clculo de rea
Podemos considerar a rea como sendo a determinao da superfcie de um elemento trigonomtrico. Para que possamos entender o dimensionamento eltrico de uma residncia devemos conhecer no mnimo o clculo de trs figuras geomtricas, a saber:

rea do quadrado rea do retngulo rea do tringulo

rea do quadrado e retngulo


Sabemos que o quadrado ou o retngulo so representados por uma figura plana com quatro lados onde estes formam ngulos retps entre s. Assim, teremos o seguinte clculo a ser considerado:

Exemplos
Exemplo de Calculo de rea do quadrado Exemplo de calculo de rea do retngulo

Permetro do quadrado e do retngulo


Considera-se como permetro a dimenso obtida atravs da somatria dos lados de um smbolo trigonomtrico. Sendo assim, podemos considerar o exemplos abaixo.

Exemplos
Exemplo de clculo de permetro do quadrado Exemplo de clculo de permetro do retngulo

Planta baixa
No perca nosso prximo artigo: Dimensionamento de rea e permetro de planta baixa residencial. Em nossos prximos artigos iremos considerar como exemplo a planta a seguir:

Clique sobre a imagem para visualizar os detalhes de nosso projeto


Esta planta foi obtida no site: Monte sua Casa

Dimensionamento de Iluminao e Tomadas de Uso Geral

Neste

artigo

iremos

iniciar

conceito

de

dimensionamento de iluminao e Tomadas de uso geral, as famosas TUGs para instalao eltrica residencial. Antes de iniciarmos se faz necessrio conhecimento nos conceitos de clculo de rea e permetro, voc pode relembrar clicando AQUI. Como sabemos aNBR5410 define as caractersticas mnimas para um dimensionamento tecnicamente funcional e seguro, basearemos nosso dimensionamento de instalao eltrica residencial nesta norma. Antes de iniciarmos tenha em mos sua calculadora, lpis e borracha para praticar os conceitos abordados neste artigo.

Porque calcular rea e permetro?


O primeiro passo para o dimensionamento de uma instalao eltrica residencial determinar as cargas eltricas que existir na instalao a ser dimensionada. A previso da potncia de iluminao e tomadas de uso geral ser determinada atravs do clculo da rea e permetro respectivamente e com base nestes clculos que teremos o levantamento de potncia para a determinao de demanda total instalada.

Exemplo de Planta Baixa


Para nosso projeto utilizaremos como exemplo a planta baixa de uma residncia de quatro cmodos + banheiro. Veja a ilustrao abaixo.

Dimensionamento da Iluminao eltrica residencial


Por definio a NBR 5410:2004 determina que a potncia de iluminao em cada cmodo ir levar em considerao a rea do cmodo como fator principal para este dimensionamento.

Na NBR5410 sobre iluminao:

9.5.2.1.1 Em cada cmodo ou dependncia deve ser previsto pelo menos um ponto de luz fixo no teto, comandado por interruptor. 9.5.1.2 b) em cmodo ou dependncias com rea superior a 6 m, deve ser prevista uma carga mnima

de 100 VA para os primeiros 6 m, acrescida de 60 VA para cada aumento de 4 m inteiros.

Dimensionamento de Tomadas de Uso Geral (TUG)


No dimensionamento de tomadas de uso geral em uma instalao eltrica residencial utilizado as dimenses de permetros do cmodo para a composio de quantidades mnimas de tomadas. O fato que para este dimensionamento, cada tipo de ambiente tratado de maneira distinta.

Na NBR5410 sobre tomadas de uma instalao eltrica residencial:

9.5.2.2 Pontos de tomada 9.5.2.2.1 Nmero de pontos de tomada O nmero de pontos de tomada deve ser determinado em funo da destinao do local e dos equipamentos eltricos que podem ser a utilizados, observando-se no mnimo os seguintes critrios: a) em banheiros, deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada, prximo ao lavatrio, atendidas as restries de 9.1; b) em cozinhas, copas, copas-cozinhas, reas de servio, cozinha-rea de servio, lavanderias e locais anlogos, deve ser previsto no mnimo um ponto de tomada para cada 3,5 m, ou frao, de permetro, sendo que acima da bancada da pia devem ser previstas no mnimo duas tomadas de corrente, no mesmo ponto ou em pontos distintos; c) em varandas, deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada; NOTA Admite-se que o ponto de tomada no seja instalado na prpria varanda, mas prximo ao seu acesso, quando a varanda, por razes construtivas, no comportar o ponto de tomada, quando sua rea for inferior a 2 m2 ou, ainda, quando sua profundidade for inferior a 0,80 m. d) em salas e dormitrios devem ser previstos pelo menos um ponto de tomada para cada 5 m, ou frao, de permetro, devendo esses pontos ser espaados to uniformemente quanto possvel; NOTA Particularmente no caso de salas de estar, deve-se atentar para a possibilidade de que um ponto de tomada venha a ser usado para alimentao de mais de um equipamento, sendo recomendvel equip-lo, portanto, com a quantidade de tomadas julgada adequada.

e) em cada um dos demais cmodos e dependncias de habitao devem ser previstos pelo menos: - um ponto de tomada, se a rea do cmodo ou dependncia for igual ou inferior a 2,25 m2. Admite-se que esse ponto seja posicionado externamente ao cmodo ou dependncia, a at 0,80 m no mximo de sua porta de acesso; - um ponto de tomada, se a rea do cmodo ou dependncia for superior a 2,25 m2 e igual ou inferior a 6 m2 ; - um ponto de tomada para cada 5 m, ou frao, de permetro, se a rea do cmodo ou dependncia for superior a 6 m2, devendo esses pontos ser espaados to uniformemente quanto possvel. 9.5.2.2.2 Potncias atribuveis aos pontos de tomada A potncia a ser atribuda a cada ponto de tomada funo dos equipamentos que ele poder vir a alimentar e no deve ser inferior aos seguintes valores mnimos: a) em banheiros, cozinhas, copas, copas-cozinhas, reas de servio, lavanderias e locais anlogos, no mnimo 600 VA por ponto de tomada, at trs pontos, e 100 VA por ponto para os excedentes, considerando-se cada um desses ambientes separadamente. Quando o total de tomadas no conjunto desses ambientes for superior a seis pontos, admite-se que o critrio de atribuio de potncias seja de no mnimo 600 VA por ponto de tomada, at dois pontos, e 100 VA por ponto para os excedentes, sempre considerando cada um dos ambientes separadamente; b) nos demais cmodos ou dependncias, no mnimo 100 VA por ponto de tomada.

Dimensionamento de rea e permetro


Conforme vimos no post anterior (acesse aqui) veja abaixo o levantamento de rea e permetro para o projeto de instalao eltrica residencial

Leia Mais: http://www.saladaeletrica.com.br/eletrica-residencial-projeto-parte-2/#ixzz2UDtVFAli Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike Follow us: @saladaeletrica on Twitter | saladaeletrica.com.br on Facebook

Potrebbero piacerti anche