Sei sulla pagina 1di 9

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DO ES UNIDADE DE COLATINA COORDENADORIA DE CONSTRUO CIVIL

Levantamentos Planimtricos
So aqueles que visam levantar apenas os limites e reas de uma propriedade utilizandose de distncias e ngulos horizontais, sem levantar as alturas dos pontos. Fases do Levantamento: 1- Reconhecimento da rea: Percorre a rea a ser levantada, elegendo-se os principais vrtices para fazer parte da poligonal principal. 2- Escolha do ponto de partida: Ponto onde inicia o levantamento, necessrio que este ponto seja isento de perturbaes magnticas e deve ser amarrado a um ponto caracterstico e estvel em suas imediaes. 3- Determinao da orientao (NM ou NV): executado (coletado o primeiro azimute) no ponto inicial do levantamento, para que se possa efetuar com auxilio de frmulas trigonomtricas a orientao dos demais pontos da poligonal (clculo dos demais azimutes). 4- Inicio do levantamento propriamente dito: Procedimentos executados no campo para obter os dados (ngulos, azimutes e distncias), a fim de executar a planta topogrfica.

Mtodos de Levantamentos Planimtricos


1- Levantamento com diastmetro e bssola Mtodos pouco utilizados pela baixa preciso alcanada. No caso de levantamento de lotes urbanos regulares pode-se utilizar com alguma freqncia o levantamento com diastmetro (trena). 2- Levantamento por irradiao um mtodo empregado em pequenas reas relativamente planas. tambm chamado de levantamentos das coordenadas polares, tem sua maior aplicao como auxiliar dos levantamentos por caminhamento. bastante utilizado para permetros curvos. - Mtodo simples; - Preciso relativamente boa, considerando que no permite controle de erro; -Tal preciso fica na dependncia da capacidade do operador.

O mtodo consiste em se escolher um ponto de situao dominante, onde se avistam todos os pontos que definem os detalhes e limites do terreno. E a partir da medem-se 2 lados e um ngulo por eles compreendidos, pois o mtodo consiste em decomposio de tringulos.

Caderneta de um levantamento por irradiao

Estao PV AZ A

DIST CROQUI

O AZ0 DIST0 1 AZ1 DIST1 2 AZ2 DIST2 3 AZ3 DIST3 4 AZ4 DIST4 5 AZ5 DIST5 6 AZ6 DIST6

- Procedimento no campo Desenho da rea

Exemplo de um levantamento por irradiao

Levantamento por interseco


Outro mtodo que s pode ser usado em pequenas reas de topografia suave. o nico mtodo que se pode utilizar quando alguns vrtices da rea so inacessveis. um mtodo como o anterior simples e rpido.

O mtodo tem seu princpio de funcionamento baseado na construo de um tringulo em que se conhecem um lado e 2 ngulos adjacentes.A representao do ponto topogrfico ser a interseco das direes determinadas pelos 2 ngulos formados.

- Procedimentos no campo - Desenho da rea

Levantamento por Caminhamento


O levantamento por caminhamento consiste em se percorrer o contorno de um polgono, saindo de um ponto inicial e retornando a ele, medindo-se os ngulos e as distncias dos lados que compem tal polgono. - Mtodo mais trabalhoso e de melhor preciso. - Adapta-se a qualquer tipo e extenso de terreno - Como na maioria das vezes no possvel caminhar exatamente no limite da propriedade h a necessidade de complementao do levantamento com os mtodos descritos anteriormente.

As trs figuras anteriores so exemplos de levantamentos por caminhamento.

Determinao de reas

Consiste em determinar a rea de um terreno nos limites previamente definidos. Feito o desenho da poligonal, deve-se determinar a superfcie do terreno representado em planta. Uma rea de terreno calculada para todos os fins legais e administrativos, segundo as projees horizontais das linhas que o delimita. Por exemplo, a linha AB medida topograficamente ser representada em planta por AC. A determinao da rea dar-se- por clculos puramente planimtricos.

Processos de Determinao de reas


Diversos so os processos que podemos usar para a determinao de reas. A escolha de um ou outro depender do rigor com que se deseja fazer a avaliao.

Processo Geomtrico: Consiste em dividir a rea a ser avaliada em figuras


geomtricas simples e calcular as rea dessas figuras pelas frmulas j consagradas, ou seja: rea do Quadrado: S = L rea do Retngulo: S = B. h rea do trapzio: S = ((B + b). H)/2 rea do tringulo: S = (B.H)/2 Frmula de Heron para o tringulo: S =
p(p - a).(p - b).(p - c)

p =(a+b+c)/2

Obs: Escolhe-se a forma mais conveniente para decompor o polgono para que as medidas das figuras formadas sejam o mais rigorosas possveis.

Exemplo:

Como exemplo vejamos a poligonal abaixo, que foi executada na escala de 1/500.

A rea do terreno ser: St = Sd . E , onde:

St - rea do terreno Sd - rea do desenho E - denominador da escala

Processo de Compensao: Consiste em substituir um contorno sinuoso por um


retilneo que lhe seja mais ou menos equivalente.

Processo Analtico: Quando se faz o clculo do caminhamento, pode-se avaliar a


superfcie do polgono topogrfico por meio das coordenadas topogrficas retangulares absolutas. Este processo mais usado devido a preciso obtida. A rea obtida utilizando a frmula de Gauss (determinantes).

X1 X3 X4 X1

Y1 Y2 Y3 Y4 Y1 Horrio +

X2 +

S = 1/2 .

+ +

Anti-Horrio -

S = 1/2 {[(X1 . Y2 ) + (X2 . Y3 ) + (X3 . Y4 ) + (X4 . Y1 ) ] [(Y1 . X2 ) + (Y2 . X3 ) + (Y3 . X4 ) + (Y4 . X1 )]}

Colocando Y em evidencia, teremos: S = 1/2 {Y1[(X4 - X2 ) + Y2(X1 - X3 ) + Y3(X2 - X4 ) +


+ Y4(X3 - X1 ) ]}

Generalizando:
S = 1/2 {Y1[(Xn - X2 ) + Y2(X1 - Xn - 1 ) + Y3(X2 - Xn ) +....
+ Yn (Xn -1 - X1 ) ]}

Exemplo prtico: Determinar o clculo da rea referente a planilha mostrada abaixo utilizando
a frmula de Gauss. PONTO 1 2 3 4 1 COORD X 10,00 25,00 25,00 10,00 10,00 COORD Y 12,00 12,00 27,00 27,00 12.00

Potrebbero piacerti anche