Sei sulla pagina 1di 39

Fraternidade Rosacruz

O Simbolismo do Templo de Cura

Fachada do Templo de Monte Ecclesia. Como todos os Templos Solares, seu Portal se encontra dirigido ao Oriente, onde nasce o Sol, o Doador da Vida.

O Simbolismo do Templo de Cura


da The Rosicrucian Fellowship

II

O SIMBOLISMO DO TEMPLO DE CURA DE MOUNT ECCLESIA


Artigo publicado na revista Rays from the Rose Cross de maio de 1996

1. Desenho do Templo de Mt.Ecclesia, quando concludo, em 1920.O Templo se localiza sobre um promontrio, que domina a vista panormica de oceano, vale e montanhas.

Este artigo dedicado ao estudo do simbolismo no Templo de Cura do Monte Ecclesia. O dicionrio da lngua inglesa "Arnerican Heritage" define smbolo como algo que representa alguma coisa a mais, seja por associao, semelhana ou conveno, especialmente um objeto concreto usado para representar algo invisvel. Dois exemplos podem ser a rosa e a cruz. A cruz tem sido smbolo sagrado desde a mais remota antigidade. O hierglifo egpcio que corresponde cruz, representa vida emanando da divindade, a
III

vida eterna a que todos almejamos. Entre outras coisas, a rosa um smbolo para o alvorecer. Juntos, a rosa e a cruz representam o alvorecer da vida eterna. Este um exemplo de simbolismo sinttico. Simbolismo o mais antigo instrumento da educao, porque sempre foi e continua sendo o mais eficiente instrumento de instruo. Toda a expresso religiosa se faz por simbolismo. A linguagem religiosa, na medida em que se aplica aos fenmenos mental e espiritual em ao, deve ser simblica, pois de que outra maneira pode algum descrever Deus ? O imaginrio simblico pode, freqentemente, dar s idias uma expresso mais precisa do que as palavras. Os smbolos podem de maneira mais vvida e verdadeira do que qualquer meio de comunicao, apresentar uma idia aos olhos da mente. Para ser verdadeiramente efetivos, os smbolos devem estimular unI sentimento apropriado, pois atravs do corao que eles falam e ensinam. No devemos nos contentar em simplesmente ouvir e ler sobre os intrigantes significados dos smbolos, mas como em todo o estudo realmente verdadeiro, devemos interpretar e desenvolver esses smbolos para o nosso prprio entendimento. H algumas dificuldades, entretanto, nesse caminho. Tomar o smbolo pelo que ele significa idolatria. Trocar o smbolo pelo significado superstio. Quando tomamos o smbolo no sentido restrito, fechamos os olhos para a luz espiritual que est no seu mago. Quando levamos nossos smbolos para o trivial e o lugarcomum. ento, entramos para o reino da mediocridade, do ordinrio, no qual h pouco ou nenhum esclarecimento.

IV

Vista area do Templo Rosacruz de Mt. Ecclesia

Com esses cuidados em m ente, voltemos nossa ateno para o Templo (Ecclesia) . e simbolicamente coloquemo- lo sobre o Monte Eclsia. O Monte Ecclesia um smbolo. Ecclesia. por si s, tem quatro significados. - Pode ser uma assemblia de pessoas. A histria nos conta que os antigos atenienses chamavam as suas assemblias pblicas de Ecclsiae. - A palavra pode significar a congregao de uma igreja. - Significa, tambm, igreja; -ou ainda um edificio A palavra monte tem muitos significados.

Significa subir no sentido aqui considerado -alar ou elevar-se. As palavras znite, exaltar e sublime tambm carregam significados sugeridos pela palavra monte. Ento. simbolicamente, Monte Ecclsia pode ser ou uma elevada assemblia espiritual, talvez o sentido no qual o Sr. Heindel empregou o termo, ou uma rea ou lugar sublime, espiritual ou sagrado. Os dois termos vibram com o poder espiritual. Para visualizar o Monte Ecclsia, como o Sr. Heindel o viu pela primeira vez, devemos remover todas as construes, estradas e caminhos, todas as rvores e flores que agora crescem ali.Naquele tempo somente arbustos baixos se espalhavam pela rea. Apenas nas trilhas que levam do vale at ao plat, estava l, como agora, uma densa vegetao. Na encosta oeste, havia naquela poca urna vasta rea cultivada, que veio a ser chamada "a mancha do feijo". Assim que o Sr. Heindel pisou esse terreno que viria a chamar de Monte Ecclsia, viu que ele se assentava em . uma espcie de crescente enorme, como uma lua nova com a face para o leste. O ponto mais alto ou norte do crescente, ele chamou de ponto Ecclsia, e designou este como o local para a Ecclsia, o Templo de Cura da Fraternidade. No ponto inferior ou sul, ele colocou a cruz de fundao. Nessa rea foi posteriormente adicionada a estrela iluminada e a Pr-Ecclsia. Passando a metade da linha curva do grande crescente, entre a Pr-Ecclsia e o terreno do Templo, o Centro de Cura seria construdo posteriormente. Simbolicamente, sabemos que. na poca da lua nova, o probacionista se aproxima da herana espiritual da Fraternidade atravs do servio. Assim, tambm, esse grande crescente alude. simbolicamente, razo e ao propsito de estarmos aqui -para humilde e desinteressadamente, trabalharmos nos vinhedos de Cristo, pondo em prtica os princpios e preceitos da Fraternidade. Hoje, estando na parte mais leste do ponto Ecclsia, voltados para o oeste, olhamos diretamente para a metade oriental do Templo. Vemos seu grande domo encimado por uma cpula e acima dela, um grande globo dourado e finalme nte um
VI

aglomerado de luzes. O bonito simbolismo expresso por esses objetos, ns iremos ver depois de examinarmos outro smbolo encontrado no baldaquino, o dossel sobre o Altar no Santurio do templo Descendo nossos olhos da cpula do Templo, chegamos ao prtico, a entrada leste do Templo, que consiste de entablamento, colunas e o primeiro dos trs degraus que levam ao vestbulo de entrada do Templo, propriamente. O entablamento aquela estrutura em forma triangular sustentada por duas colunas. Dois smbolos msticos esto contidos na superfcie triangular ou face do entablamento. Exatamente no centro h um tringulo eqiltero, denotando trindade. Dentro do tringulo est o olho que tudo v, smbolo da onipresena Divina. As colunas, como em todo o templo solar, representam a mxima declinao do sol para o norte e sul do equador, nos solstcios de vero e inverno.,entre outros significados.

VII

2.Prtico do Templo de Mt.Ecclesia

Em arquitetura, h cinco tipos de colunas.Alguns estudiosos citam apenas trs, conhecidas como colunas gregas.

VIII

(a) Colunas de tipo grego: - As colunas dricas que tm capitis simples e fustes sem ornamentos. Elas representam o princpio masculino e sua palavra-clave fora. -As colunas jnicas que tm capitis decorativos e fustes delicados. Sua palavra- chave beleza, Simbolicamente, representam o princpio feminino. -As colunas corintias que tm capitis em forma de sinos, enfeitados com folhas de acanto. que representam a imortalidade. Essas colunas tm fustes delicados e ondeados. Simbolicamente, retratam a perfeita relao dos princpios masculino e feminino e sua palavra-clave equilbrio. (b)H dois tipos de colunas romanas: -as colunas toscanas , que so cpias direta das dricas. -as colunas compostas, que so similares coluna corntia , s que o capitel tem quatro volutas ou espirais do tipo jnico, colocadas no topo. em ngulos retos de uma para a outra. Assim. o aspecto dessa coluna o mesmo, quando vista de qualquer um dos pontos cardeais. Diz-se que essa coluna representa, simbolicamente, a eternidade, pela unio equilibrada dos princpios masculino e feminino. As duas colunas da Ecclsia so uma combinao de tipos de colunas, Seus fustes so cilndricos e despojados, dando uma aparncia geral de fora e permanncia

IX

3. Detalhe da fachada oriental do Templo, mostrando colunas compostas, entablamento triangular emoldurado por elaborada cornija, smbolo da Santssima Trindade, gravado com o "Olho que tudo v", smbolo da Oniscincia Divina, e o finial diretamente acima da pilastra direita(atrs da coluna direita).

Os capitis tem forma de sinos invertidos, circundados por rplicas de folhas de acanto. separadas por quatro flores de cinco ptalas. Quatro volutas em ngulos retos esto colocadas no topo dos capitis. Outra vez, lembramos que no simbolismo do Templo, se entendermos o papel d as colunas, teremos a chave para o entendimento das leis espirituais do universo. Simbolicamente, as duas colunas, representando a espcie humana espiritualizada, balanceada e aperfeioada so unidas pelo entablamento. que representa Divindade. Aqui est, uma representao arquitetnica da unio de Deus e do Homem.

4. Detalhe do capitel mostrando quatro voluta, quatro flores e duas filas de folhas de acanto .

O Templo de Monte Ecclesia um templo solar dedicado Nova Era. que conduz ao reconhecimento da Paternidade de Deus e da irmandade entre os seres humanos. Nos templos antigos e em todos os templos manicos modernos. as duas colunas de sustentao (pilastras) so coroadas por globos chamados finials*, um globo para cada coluna. Para alguns. representam os grandes lumes: o sol e a lua; para outros, simbolizam as dimenses espiritual e material da vida. Se estendermos uma linha pelo centro de cada pilastra do Templo, da base at o capitel e estendermos essa linha atravs do teto do prtico, ali, nesse ponto. onde a linha perfura o teto. devemos esperar encontrar o finial* .E eles l esto, um representando o mundo terrestre. que habitamos agora e o outro. o mundo espiritual que tivermos desenvolvido e ajudado a fazer.

XI

H trs degraus entre as colunas que levam entrada do Templo. Assim. tambm h trs degraus no Santurio do Templo. cujo significado em relao estrutura do Templo, deixaremos para discutir mais t arde. Quando escalamos os trs degraus externos e passamos entre as duas colunas, ficamos diante da entrada do Templo e entre as duas pilastras que sustentam o prtico na sua juno ao Templo, propriamente dito. Essas pilastras so parte integrante da estrutura do Templo. embora elas fiquem por fora das paredes, cada uma mostrando duas faces. Elas apresentam o mesmo traado da base. haste e capitel como as colunas, s que so quadradas e as colunas so redondas. Seus capitis quadrados tem uma fileira de folhas de acanto, separadas em sees por uma flor de cinco ptalas. com o centro profundo. Na face interna do capitel de cada pilastra h smbolos astrolgicos.

5. Detalhe do capilel da pilastra norte com o smbolo de Urano, significando o amor impessoal do servio aquariano

Urano est representado sobre Aquarius. no capitel da pilastra norte ou direita e no capitel da pilastra sul ou esquerda, um duplo Saturno( simtrico e invertido como que refletido num espelho) aparece sobre Aquarius, ambos aludindo
XII

simbolicamente, Nova Era de Aquarius e aos seus signos dominantes. Devemos lembrar que o duplo Saturno, representa as foras materiais e espirituais.

6.

Detalhe do capitel da pilastra sul com o smbolo de duplo Saturno. significando


o aspecto disciplinar do servio aquariano.

XIII

7. Detalhe da porta sul (esquerda) do Templo de Cura mostrando o painel de Aquarius. gravado com seis smbolos astrolgicos.

8. Detalhe da porta norte (direita) do Templo de Cura, exibindo o painel de Leo. marcado por seis smbolos astrolgicos.

Passando entre as duas pilastras, chegamos s duas belssimas portas com trs painis cada uma. Os painis superior e inferior so planos, mas o painel central esculpido em baixo -relevo. O painel central da porta norte(direita) contm o signo astrolgico do Sol, uma vez, e o de Leo, duas vezes. Representa a figura simblica de Leo, com a face voltada para dentro sobre o globo terrestre. O painel central da porta sul contm o smbolo de Urano, uma vez, e o de Aquarius, trs vezes, e retrata o Portador da gua *, voltado para dentro, derramando as guas da vida sobre o globo terrestre. Na base de cada painel central h seis smbolos astrolgicos. Da esquerda para a direita, no painel de Aquarius. os signos so: Aquarius, Pisces, Aries, Taurus, Gemini e Cncer. No painel de Leo. da esquerda para a direita, os signos so: Leo, Virgo. Libra, Scorpio, Sagitarius e Capricrnio. Esses grupamentos, como iremos ver. indicam a disposio dos assentos dentro do Santurio.
XIV

As portas. simbolicamente. representam as foras que emanam dos Senhores da Chama, a hierarquia de Leo. combinados com a hierarquia Aquariana. a onda de vida anglica, dispersando a influncia da Nova Era sobre a terra e a humanidade. Acima das portas do Templo encontramos a primeira de muitas abbadas semicirculares. encontradas sobre as entradas, janelas e recessos das paredes. Essa pequena abbada de vidro transparente. Da porta do Templo. passamos para um pequeno vestbulo. simples e sem adornos, exceto por um smbolo sobre as portas gmeas que levam ao Santurio. H portas nossa direita e esquerda, uma conduz ao sto onde est o rgo e a outra a urna antecmara. Essa sala do Templo corresponde ao estado de estudante. O nico smbolo visto nessa sala est sobre o conjunto das duas portas que abrem para o Santurio do Templo. Essas portas, na parede oeste do vestbulo so pequenas e simples, em harmonia com o vestbulo. A pequena abbada sobre elas consiste de duas partes. A parte superior de vidro transparente em uma moldura de madeira. A parte retangular inferior contm um bonito smbolo em vidro colorido, consistindo de uma tela azul, expondo uma estrela de cinco pontas, dourada, sobre a qual est colocada uma cruz branca coroada por sete rosas vermelhas. No h rosa branca nesse emblema. Simbolicamente, como o vidro transparente na abbada sobre as portas do Templo e o pequeno vestbulo sem enfeites representam o estudante que est iniciando seus estudos; esse emblema sobre as portas que levam ao Templo, propriamente dito, representa o probacionista iniciando sua vida de servios, enquanto entra no Santurio para participar dos servios do Templo. Assim, como probacionistas, passemos atravs dessas portas para entrar no Santurio. Coloquemo-nos agora, no meio da nave que leva da entrada leste do Santurio at o primeiro dos trs degraus que conduzem ao nicho do Altar com seus tesouros. Desse ponto privilegiado, observemos nossa volta, lembrando que simbolicamente ns estamos a meio caminho entre a entrada leste do Santurio e o Altar no extremo oeste do Santurio. De cada lado, temos filas de assentos com seus signos astrolgicos. Sobre eles falaremos mais tarde. Imediatamente nossa frente.

XV

quando olhamos para o ocidente, esto trs degraus que conduzem do cho do Santurio para o recesso do Altar.

9. Vista do nicho do Altar, mostrando a Bblia, aberta no primeiro captulo do Evangelho de So Joo, o emblema da Fraternidade e o baldaquino semicircular.

Notamos que a parede oeste foi removida e preenchendo-a est o nicho do Altar. Contra a parede posterior do nicho. encontramo s o Altar de mrmore, sobre ele uma Bblia aberta e em cada uma das extremidades do Altar, um vaso com uma rosa branca. Sobre o Altar, h cortinas que cobrem o emblema da Fraternidade. que simboliza o que devemos nos esforar para alcanar dentro de ns mesmos, seja nesta ou em vidas vindouras. Emoldurando o Altar, h uma linda guarnio que se estende acima at o baldaquino, o dossel sobre o Altar. O baldaquino se parece com uma abbada em forma de meia lua achatada, em cujo fundo azul h unI smbolo dourado.

XVI

10. Detalhe do baldaquino ou dossel sobre o Altar, contendo o smbolo, a promessa de uma humanidade evoluda, a raa crstica, combinando a essncia de um intelecto generoso, representado pela faixa, com o amor envolvente, sem paixo, representado pela linha da imortalidade brotando do corao da humanidade, tudo isso abenoado pelo Amor Divino, atravs dos Senhores da Chama.

Este o ponto mais alto do nicho do Altar e suas cores significam os Reinos do Pai e do Filho. O fundo azul claro. emblemtico do Pai, sobre o qual est desenhado um escudo azul contornado com azul escuro, consiste de nove segmentos ou arcos alinhados. Nove o nmero da humanidade, nossa onda de vida evolucionante. Dentro desse escudo azul h um sol em exploso, dourado, emblemtico do Filho. Dentro desse sol h um crculo azul, contendo o smbolo de Leo, simbolizando os Senhores da Chama. O escudo azul um corao simblico, representando a humanidade cristianizada. sob a exaltao dos Senhores da Chama. A partir do ponto inferior desse corao simblico, uma videira se espalha para a direita e esquerda sobre o fundo azul. Ao longo de seus comprimentos, de cada lado, os ramos da videira se dobram para baixo e para trs. em direo ao corao emblemtico e terminam cada um, em uma flor de cinco ptalas azul clara com centro dourado. Estas flores j tinham sido encontradas antes. Elas esto nos capitis das colunas e pilastras. Essa a vinha da imortalidade, agora brotando do corao da humanidade cristianizada. Sob a dupla videira, uma faixa se estende de cada lado, sobre o fundo azul. Essa faixa representa a essncia do intelecto da mente coletiva da humanidade. Ela toca ou cruza a videira cinco vezes de cada lado. Cinco e cinco fazem dez. Assim tambm a soma das ptalas das duas flores da vinha
XVII

da imortalidade somam dez. Dez o nmero perfeito, que contm todos os outros, o nmero da Divindade, o nmero da perfeio.. Assim. nesse simples mas lindo smbolo encontrado no baldaquino , ns temos a promessa de uma humanidade aperfeioada. uma raa Crstica, que combina a essncia de um intelecto generoso, representado pela faixa. com o amor envolvente, sem paixo. representado pela vinha da imortalidade, brotando do corao da humanidade, tudo isso abenoado pelo Amor Divino. atravs dos Senhores da Chama. Quando, anteriormente, parados na borda oriental do ponto Ecclsia , olhando para o oeste. vimos o perfil do Templo, observamos a cpula e sobre ela, o globo dourado e sobre o globo um conjunto de nove luzes. Vamos agora analisar esse smbolo maravilhoso com o entendimento que adquirimos pelo estudo do smbolo encontrado no , baldaquino. A cpula representa simbolicamente a rota desse mundo, como representado por aquele globo dourado em torno do ponto central do Sol O conjunto de nove luzes sobre o globo representativo da nossa humanidade. Quando um nmero suficiente de seus membros esteja to elevado espiritualmente que estejam vestidos com dourados trajes de gala, , ento, eles pairaro sobre a Terra, em sua rbita. Teremos, ento, alcanado o dia da liberao por nosso Redentor e estaremos prontos para entrar no Reino do Pai.

XVIII

11- Finial* dourado sobre a cpula do Templo encimado por um grupo de luzes, Nota: * Finial* -no encontrado termo para traduo: o ornamento que faz o acabamento superior da pilastra. e sobre a cpula do Templo.

Esses dois smbolos, um encontrado no ponto mais alto do nicho do Altar e outro. no mais alto ponto do Templo. so emblemticos do destino que nos est reservado, para toda a multido de irmos e irms que tenham completado a Nova Era. na qual estamos a ponto de entrar. Assim como o tabernculo no deserto representava a vinda da presente ordem. assim tambm, os smbolos do Templo anunciam no s a Nova Era de Cristo, mas tambm, a Sua promessa de uma era ainda superior por viro Reino do Pai. Retomando agora para dentro do Santurio do Templo. cuidemos da iluminao do Templo H duas fontes de luz dentro dele H a luz espiritual que aparece centrada no Altar. e que pelo menos para este escritor. parece mais brilhante nos solstcios, equincio e nas Noites Sagradas de Servio de Cura. Alm disso. h a luz fsica. centrada em trs reas. No momento. no consideraremos as luzes que entram pelas vidraas norte e sul do Santurio Segue-se que. simbolicamente cada fonte de luz fsica representa uma fonte de luz espiritual. A literatura esotrica descreve a luz espiritual como aquela que arde internamente e derrama sua luminosidade a partir de todo o Altar Sagrado alimentada pelo amor ardente nos coraes dos homens, quando em venerao, diante do Altar. Simbolizando essa luz espiritual. uma luz, fsica ilumina a alcova do Altar Consistindo de molduras metlicas e pedaos de vidro mbar; essa lmpada oitavada est suspensa na abbada da parede leste. de onde. como um smbolo da luz do corao. irradia sua luz do urada sobre o Altar. o emblema da Fraternidade e os outros objetos ali presentes .

XIX

12.Vista do Altar, mostrando a lmpada oitavada suspensa na abbada da parede oriental, simbolizando o amor ardente do aspirante.

Uma segunda fonte de iluminao fsica velada por cortinas. ilumina os doze painis das paredes, A terceira fonte de luz fisica est no centro da cpula do Santurio e ilumina. a partir do ponto mais alto do Templo. um grande emblema em vidro colorido com moldura metlica Tem um fundo azul. como o emblema da Fraternidade sobre o Altar O centro dourado e irradia raios dourados por toda a volta. como se estivessem sendo absorvidos pelo permetro azul envolve nte. como se a luz dourada do Cristo se misturasse e se tornasse nica com o azul do Pai.Cristo disse: "Por mim mesmo no sou nada. o Pai que faz o trabalho" (Joo,14:10) Certamente. este um foco de fora e concentrao espiritual privilegiado dentro do nosso Santurio.

XX

13.Mandala - roscea (exploso estelar) em vitral, na cpula do Templo.

Lindos vitrais ornamentam os lados norte e sul do Templo. Os assentos dos probacionistas so dispostos segundo os signos solares, dentro do Santurio, interessante notar que os smbolos astrolgicos encontrados nos painis centrais das portas do Templo seguem a mesma seqncia astrolgica dos assentos. dentro do Santur io. A porta da sala do rgo est sob o painel de Pisces. A porta que leva antecmara est sob o painel de Capricrnio. J mencionamos os trs degraus do prtico. que levam entrada do Temp]o e os trs degraus que levam do cho do Santurio ao Altar . Vamos atentar para o simbolismo encontrado neste ltimo,O primeiro degrau para o Altar pode ser comparado ao trabalho do estudante. que em um pequeno perodo de dois anos completa as lies designadas e ento se candidata ao probacionismo. Esse degrau tambm pequeno. Sua largura igual sua altura. O segundo degrau para o Altar muito
XXI

extenso e pode ser comparado ao estado de probacionista. A partir desse degrau. todo o trabalho do probacionista dentro do Templo, com uma nica exceo , realizado.

14. Detalhe do leitoril, mostrando a cadeira do oficiante sob o quadro do Cristo Ressuscitado, a Quem est subordinado.

As aulas de probacionistas, com exceo das leituras da Fraternidade em servios especiais nas Luas Nova e Cheia. solstcios. equincios e Noites Santas. so pronunciadas nesse largo degrau, onde esto colocados vrios objetos de interesse para ns. Em lados opostos dessa extensa rea se encontram duas plantas, uma de cada lado. Elas so emblemticas da onda de vida que anima o reino vegetal da qual o probacionista obtm alimento que sustenta sua vida fisica e para com a qual tem um grande dbito de gratido e servio. H, nossa esquerda. um leitoril. no qual fica o leitor de toda a palavra falada em todos os servios. Perto dele h uma cadeira -a mais notvel de todas as cadeiras. Atrs dela e pendendo da
XXII

parede, abaixo do painel de Virgo. h uma figura do nosso Salvador. o Cristo ressuscitado, com sua mensagem implcita: "Siga-me". Esse um lugar de meditao para os probacionistas. Voc sabe que durante o ano, so realizados 339 servios templrios e de cura, 26 servios de lua, 4 servios de solsticios e equincios e 1servio de Noite Santa no Templo, totalizando 370 servios em um ano. Simbolicamente, isso totaliza 10, novamente o nmero perfeito no Templo, no total de cerimnias realizadas nele.

15. Pintura representando o Cristo Ressuscitado

O terceiro degrau leva diretamente ao Altar e pode ser comparado ao trabalho do discpulo. Nesse degrau temos e emblema da Fraternidade, velado e a descoberto, o Altar pronto para os servios e em todos os servios especiais. as nicas palavras que no soam a partir do degrau do probacionista so ditas nele. como um mantra de evocao altamente espiritual de amor e fora: "Possam as rosas florescer em vossa cruz", so dirigidas aos probacionistas em assemblia, a partir desse ponto sagrado. Assim, simbolicamente, o primeiro degrau, estreito. eqivale ao grau de estudante. Ele leva ao segundo degrau, largo. o grau de trabalho do probacionista, o degrau do servio, que por sua vez, leva ao terceiro degrau, o do discpulo . o degrau da devoo ante o Altar e o emblema da Fraternidade essa altura. perdoem o autor por fazer duas referncas a incidentes pessoais que aconteceram. quando ele estava
XXIII

contemplando o simbolismo descrito acma. Ns notamos que sobre o Altar h dois vasos de vidro, cada um sustentando uma rosa branca. E tambm h um vaso com uma rosa branca sobre o leitoril que est no segundo degrau. aquele do probacionista. O olhar do autor, naquele momento, retomando do Altar para o leitoril, enquanto esse simbolismo estava sendo explicado. veio a repousar sobre o vaso ali presente e para a rosa que ele continha. Essa rosa pareceu de um vermelho rutilante, a cor da rosa do probacionista. como citado pelo Sr. Heindel em seus escritos e como pode ser vista na guirlanda de sete rosas na cruz do nosso emblema. Simbolicamente, isso seria muito apropriado: que a rosa vermelha fosse exposta no leitoril e as rosas brancas, no Altar. O segundo incidente envolveu a cadeira do palestrante. que ns afirmamos ser a mais notvel cadeira. O autor tinha visto os desenhos originais dessa cadeira, feitos antes do trmino do Templo. mas naquela hora, o simbolismo lhe escapou totalmente. Na hora que a rosa vermelha apareceu ante sua viso, tambm uma revelao sobre a cadeira apareceu por si mesma. Os olhos do palestrante estavam dirigidos como se um dedo estivesse delineando o contorno da cadeira. e o nmero da cadeira o nove, o nmero da humanidade. De qualquer lado que a cadeira observada - de frente, dos lados ou de trs -, o contorno dessa viso, quando linhas e arcos ou curvas de cada lado so contados. . totalizam nove O smbolo original sobre essa cadeira era o smbolo de Urano. Cinco traos formam o smbolo de Urano, com as quatro linhas quebradas do crculo em torno dele, d total nove. O smbolo foi mudando com o passar do tempo at o que hoje -o smbolo de Leo. Originalmente, era o smbolo com nove linhas. Temos ainda que considerar o emblema da Fraternidade que fica velado da nossa vista. o emblema sobre o Altar, na parede suprajacente a ele. o smbolo mais precioso, porque em sua unidade retrata o caminho que todos devemos fazer. Ele fornece a aprovao que individualmente nossa, quando finalmente ultrapassamos o ltimo obstculo e ouvimos aquela voz que nos sada com as palavras: "Se trabalhas direito. s bom e fiel servo".

XXIV

16. Emblema Rosacruz, representando a Divindade, as Hierarquias Criadoras e o Trabalho de Alquimia Espiritual.

Quando o emblema est a descoberto, existem trs cruzes dentro do Santurio. A primeira est sobre a entrada leste do Santurio. fazendo parte do emblema desenhado na abbada da entrada. Essa cruz no contm a rosa branca. A segunda cruz parte de nosso emblema quando desvelado. a cruz branca, coroada com as rosas vermelhas e mais a rosa branca. A terceira cruz se encontra em um dos doze painis, para o qual atentaremos mais adiante. Essa terceira cruz tambm parte do nosso emblema. Tem tambm a coroa de rosas vermelhas com uma rosa branca no centro. uma cruz branca, contornada em preto, como a cruz original do emblema revelado ao Sr. Heindel durante seus dias no Monte Ecclesia Voltemos nossa ateno para os doze painis que circundam o Santurio. Eles esto colocados cada um sobre cada uma das doze sees de parede que formam a estrutura principal do Templo. Esto situados entre a abbada do Templo e as paredes, simbolicamente o crculo entre o cu e a terra. porque eles representam o equador celeste e so compostos pelos doze signos zodiacais. Cada um apresenta uma mensagem infindvel no aspecto espiritual. Juntos eles representam o Deus do nosso universo e as hostes das doze hierarquias espirituais que simbolicamente so Deus em manifestao. Consideremos trs aspectos interessantes que se encontram neles e que se aplicam diretamente ao nosso tempo e espao.

XXV

Fraternidade Rosacruz
Parte II Paineis Astrolgicos no Interior do Templo

Voltemos nossa ateno para os doze painis que circundam o Santurio. Eles esto colocados cada um sobre cada uma das doze sees de parede que formam a estrutura principal do Templo. Esto situados entre a abbada do Templo e as paredes, simbolicamente o crculo entre o cu e a terra. porque eles representam o equador celeste e so compostos pelos doze signos zodiacais correspondente s Doze Hierarquias Criadoras (ver Diagrama 11 no Conceito Rosacruz do Cosmos, de Max Heindel). Cada um apresenta uma mensagem inesgotvel no aspecto espiritual. Juntos eles representam o Deus do nosso universo e as hostes das doze hierarquias espirituais que simbolicamente so Deus em manifestao. Consideremos trs aspectos interessantes que se encontram neles e que se aplicam diretamente ao nosso tempo e espao. 1- Cada painel, menos um, tem um signo zodiacal representado exatamente no centro. Onze so assim, o dcimo -segundo, no. Este o painel de Leo que ser o primeiro da nossa reviso. 2- Sete do doze signos esto embasados na esfera terrestre e cinco esto embasados no cu. ou nos mundos espirituais. Lembremos que dos doze Irmos da Ordem Rosacruz. sete trabalham com seus corpos fsicos entre os homens e cinco nunca deixam o Templo. somente trabalham com seus corpos espirituais -um outro ponto para meditar.

XXVI

3- S um painel contm palavras escritas e so palavras de Cristo. Esse o painel verbal e aos olhos desse autor. .talvez o de maior fora espiritual de todos. Mas essa apenas a minha reao, outras pessoas podem achar outros painis to gratificantes quanto esse para mim. Agora vamos rever os diversos painis. O painel de Leo est no lado oeste do Santurio sobre o nicho do Altar Esse ; o nico painel cujo signo astrolgico no est diretamente colocado no centro. A direita. a figura do leo. , deitado, como uma esfinge ( de GIS), pressiona a linha central. enquanto um sol brilhante contendo o signo de Leo est esquerda. Na seo esquerda do painel h um prdigo uso de ricas e opulentas cores, uma cena opulenta, no meio da qual se encontra um grande globo dourado, transbordando com essa riqueza. Note bem esse globo dourado nesse suntuoso cenrio, porque ele no tem um s significado Ele representa a riqueza e recompensa no mundo material. mas tambm contm essa advertncia: todo o probacionista que v essa cena, deve saber que as recompensas da vida material no so recompensas da vida espiritual. Aqueles probacionistas que tomarem suas recompensas agora, em posies. ttulos. autoridade. poder, prestgio. tero realmente encontrado o ouro da recompensa material, mas tero pouco ou nenhum po para apresentar no banquete de Lua Cheia. O probacionista deve buscar adquirir aquele outro globo dourado, o Clice, dentro do qual a essncia espiritual do servio humilde e generoso pode ser apresentado no banquete de Lua Cheia. direita do painel de Leo, uma cena diferente apresentada. Ali aparece uma fortaleza no muito grande com suas torres e muralhas luz, do sol. Ao fundo so vistos penhascos escuros e paredes escarpadas de grandes abismos. Simbolicamente, essa cena retrata a fora e a glria desse SIgno elevando-se sobre os abIsmos da materialidade. Simbolicamente, o leo em repouso e o grande globo solar no centro do painel representam a luta pelas recompensas materiais. notvel em muitos. em oposio quela pela recompensa espiritual, almejando o cumprimento do bem espiritual -servio em beneficio prprio em contraposio ao servio desinteressado . O painel de Aquarius est colocado sobre a entrada leste do Santurio do Templo. E um lindo pai nel espiritual pois representa. simbolicamente a Nova Era, na qual estamos comeando a entrar. ao menos em antecipao. pelo servio No centro do painel h um carregador de gua
XXVII

(aquarius) com um vaso sobre o ombro direito. sustentado pela mo esquerda. com a mo e o brao direitos sobre o vaso, do qual um jorro extravasa sobre uma parte de um globo. Sob essa figura em um semicrculo azul se encontra o signo de Aquarius Simbolicamente. essa cena representa o comeo da Era de Aquarius. Note que o globo terrestre est apenas emergindo na cena. a aurora de uma nova era Pairando sobre o globo emergente est o carregador de gua, de cujo vaso fluem as guas benficas da vida .Repare na figura. Primeiramente ela pareceu a esse autor como uma bonita moa. Para outros. pareceu um bonito rapaz. Simbolicamente a figura de um membro da onda de vida anglica, uma figura andrgena. Os anjos combinam os dois princpios -masculino e feminino -dentro de si mesmos em perfeito equilbrio; um estgio de desenvolvimento espiritual para o qual estamos lutando, em que devemos atingir o balano entre fora e beleza, como representado pelas colunas do Templo, j que ns somos nossos prprios templos. Aprenderemos nessa Nova Era, a glria que os Senhores da Chama traro at ns atravs das hierarquias de Aqurius ,os anjos, que sero to visveis para ns como ns somos para ns mesmos nesse ponto do nosso desenvolvimento. Logo direita do carregador de gua est o globo luminoso de Urano. cuja luz suave lanada sobre Saturno e seus anis, que se encontra esquerda, simbolicamente mostrando a influencia dessas grandes entidades espirituais na vinda dessa Nova Era. So encontrados nesse painel. trs grupos de estrelas. Na sua colocao podemos simbolicamente ler a era futura, no que nos diz respeito. No lado direito do painel esto representados paredes e tetos robustos de habitaes humanas. como se estivssemos olhando um pedao de uma grande cidade A neve cobre os telhados e nuvens preenchem o cu. Das janelas abertas ns vemos que na nuvem h um conjunto de seis e outro de trs estrelas douradas -nove. o nmero da humanidade agora salva e segura na Nova Era. esquerda da cena o painel muda. como se estivssemos olhando para uma cena de inverno Simbolicamente. ns vemos retratadas as linhas claras e brilhantes de um mundo superior Vemos um grupo de doze estrelas douradas em volta de uma dcima-terceira estrela branca. representando os doze apstolos em torno de Cristo. ou mais recentemente. os doze Irmos Maiores em torno do Principal da Ordem. Simbolicamente. temos a promessa de sua orientao nessa Nova Era superior. No centro do painel. perto do carregador de gua h um grupo
XXVIII

de trs brilhantes estrelas douradas. formando um tringulo eqiltero. o smbolo da Trindade, a trplice manifestao divina. O painel que se mostrou como uma fonte de encanto e fora aos olhos desse escritor, ilustra o signo de Virgo. Atravs do painel predomina um fundo alfazema ou orqudea. No centro encontramos em cores azul e branca a Virgem Celeste segurando em sua mo direita um lrio, smbolo da pureza. Na poro direita mais afastada do painel h uma vidraa contendo oito vidros e um grupo adjacente de estruturas semelhantes a tendas, uma grande e trs pequenas Simbolicamente, a vidraa representa a viso para os mundos superiores. Os oito vidros representam o caminho da devoo do corao, e as estruturas em forma de tendas representam o tabernculo no deserto. No extremo esquerdo do painel h uma estante com duas prateleiras contendo nove livros. Prxima est a roda da vida, no smbolo de Mercrio e Virgo. Simbolicamente, a estante de livros e os nove volumes retratam o caminho intelectual do desenvolvimento, com Mercrio e Virgo no znite de seus poderes espirituais. Ao lado da vidraa e da estante h dois seres espirituais, ajoelhados, um de cada lado. Eles aparecem em seus corpos etreos com halos dourados e suas grandes asas abertas parecendo ir alm dos limites do painel. Eles olham para o interior e sustentam entre eles uma faixa com a seguinte inscrio: "Ele, sendo o maior entre vs, fez-se servo de todos". Essas palavras esto gravadas em azul, exceto pela palavra servo, que est em dourado. Esse o nico painel onde aparecem palavras. Simbolicamente, temos a unio dos aspectos intelectual e devocional do homem, combinando o servio desinteressado de um servo de todos, mais a pureza representada pelo lrio na mo da Virgem Celeste O painel de Sagitarius contm a terceira cruz, a qual nos referimos anteriormente. O centro do painel dominado pela figura de um centauro gigante que olha para o observador. Ele estica seu poderoso arco e atira sua flecha para o meio do cu. A seo esquerda do painel est iluminada por um grande globo branco contendo o smbolo de Jpiter, de onde a luz se irradia. Da direita para o centro, o painel colorido pelos sombrios matizes da noite. Partindo do centro e abaixo uma curva se dirige para cima e para a direita. Se repararmos bem, vemos nessa curva o perfil de uma parte da terra. como se ela estivesse ligada grande massa escura do cu por uma flecha de luz em forma do smbolo de Sagitarius. Ao examinarmos o globo terrestre vemos uma parte do continente norteamericano. direita, em baixo, vemos o Golfo do Mxico, acima, passando a costa leste, esto os EEUU; o Canal Lawrence e a oeste, os Grandes Lagos. Aqui a curvatura da terra se mistura com o cu, acima.
XXIX

Se seguirmos a curva terrestre para o oeste, vemos o contorno de Baja, Califrnia e a linha costeira do Sul da Califrnia, ento a curvatura da terra se dissolve na noite. Ento aparece o ponto exato onde se situa Oceanside, na costa da Califrnia, uma pequena estrela brilhante. H cinco flechas irradiando raios dourados. Uma flecha para cada ponta da estrela. Fora, nos cus h um halo dourado ou crculo de ouro atravs do qual os cinco raios penetram e se espalham para fora e acima da terra e cus. Sobre essa estrela dourada em fundo azul est a cruz e sobre a cruz a guirlanda, sete rosas vermelhas e uma rosa branca ao centro. A cruz branca e contornada em preto. Nunca devemos interpretar nossos smbolos no sentido comum e trivial porque isso mediocridade, mas num sentido elevado, pois atravs do corao que os smbolos falam e ensinam.

Signo de Leo Regente: Sol LEO:


Na parede oeste, sobre o Altar, o painel de Leo, retrata um leo em repouso, rei do seu reino, meia silhueta contra um sol ardente, envolvendo o smbolo de si mesmo. Torres majestosas de um castelo medieval proporcionam uma metfora universal para o poder real da vibrao de Leo. Rica vegetao tropical sugere o poder de vida do sol de vero na sua dignidade zodiacal. Leo o smbolo de Cristo ressuscitado e o emblema da revelao espiritual . Leo representa o caminho da iniciao, atravs do corao. O caminho Rosacruz da iniciao comea pela porta do intelecto sob o signo mental de Aquarius ( porta leste do Santurio) e leva libertao no altar do corao, sob o domnio da hierarquia de Leo.

XXX

Signo de Virgo Regente: Mercrio VIRGEM:


O lrio da pureza ostentado pela donzela vestida de branco, no painel de Virgo. O aprendizado e a sabedoria de Mercrio so representados pelos livros. O aspecto do servio de Virgo mostrado pela representao de Mercrio na sexta casa da roda do horsco po; a citao extrada das Cartas aos Tessalonicenses na faixa azul sustentada por dois anjos, e os cachos de trigo maduros, representam a colheita das aes mundanas para serem amalgamadas na alma, que representada pela vidraa.

Signo de Libra

XXXI

Regente: Venus BALANCE: O painel de Libra representa a mo de Deus, segurando


a balana dourada da justia. com bandejas equilibradas, que so regidas por Saturno, governante csmico da lei, e Venus, distribuindo amor e misericrdia Relaes corretas so ordenadas nesses dois princpios gmeos Campos outonais e florestas repartem igual espao I com o cu. O moinho de vento distingue Libra, como um signo cardinal.

Signo de Scorpio Regentes: Marte e Pluto

ESCORPIO: Pintado em 1920, antes da descoberta de Pluto (


1930) esse painel mostra Marte como regente e Urano exaltado. Com o Scorpio celestial ao centro. A cena em cor e contedo, semelhante a Pisces; uma luz crepuscular opaca banha os dois murais. Mas aqui, a gua contida de um lago est representada, denotando Scorpio como um signo fixo, de gua. Uma disposio de introspeco, pensativa projetada .

XXXII

Signo de Sagitrio Regente: Jpiter SAGITRIO:


O arco da aspirao do centauro est totalmente esticado e aponta para os elevados ideais jupiterianos dos mundos superiores. Na costa oeste dos EEUU, o emblema Rosacruz brilha como um farol, a partir da Sede Mundial da Fraternidade, gerando uma aurora de luzes violeta, significando o impacto global dos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental.

Signo de Capricrnio Regente: Saturno CAPRICRNIO:


O bode celestial e seu planeta associado. Saturno, dominam a paisagem invernal (no hemisfrio norte), que sugere a restrio e o minimalismo que essas energias podem produzir. Marte est exaltado em Capricrnio, onde o poder primordial dado pela forma e ordem.

XXXIII

Signo de Aqurio Regentes: Saturno e Urano

AQURIO: O painel de Aquarius sobre a dupla porta de entrada do


Santurio designa a Ecclesia como o Templo da Era de Aqurio. Mostra o andrgino anglico carregador de gua, derramando as guas etreas da vida sobre o globo terrestre. A figura guarda semelhana com os gmeos de Gemini, que tambm representam um signo mental, de ar. Os anis gelados de Saturno. planeta da prudncia e conteno, contrastam-se com o luminoso Urano, planeta da transformao e do amor universal, irradiando luz. Uma cena invernal urbana sugere o "viver junto" que essa vibrao promove, enquanto estrelas dispersas dos dois lados do painel sugerem a ativao das novas energias aquarianas e a chegada da era da cincia estelar da Astrologia.

XXXIV

Signo de Piscis Regentes: Jpiter PEIXES: e Netuno

Como o seu companheiro de elemento Cncer, Pisces mostra uma cena crepuscular aqutica, mas a atmosfera aqui calma .Os barcos vazios denotam a retirada do mundo exterior dos afazeres prticos para uma interiorizao. As influncias de trs planetas esto representadas: Jpiter, ladeado por Vnus e Netuno. Dois peixes etreos no centro do cu violeta sobre a enseada plcida, indicam o carter dual ou mutvel do signo. com mobilidade fcil no meio fluido das emoes e sensibilidade para impresses sutis.

Signo de ries Regente: Marte CARNEIRO:


O painel de ries representa a figura do carneiro, equilibrado de maneira poderosa. cabea abaixada em modo agressivo. de ataque. mas na verdade. apenas comendo os tenros brotos das plantas.

XXXV

Foi representado frente da ninhada de ovelhas e filhotes. numa pequena colina. onde sua proeminncia na paisagem primaveril atesta sua prontido para afirmar suas energias. Em sua interpretao mais exaltada. o carneiro o Cordeiro de Deus. guiando e se sacrificando pelas almas em busca da Luz.

Signo de Taurus Regente: Venus TOURO:O painel de Taurus. domiclio de Vnus, dignidade e
exaltao da Lua representa um touro etreo e um grupo de espritos celestiais dominando o horizonte numa cena pastoral . Vrios bois parecem sentir a presena dessa influncia, j que olham para o grupo em obstinada ateno. Uma casinha com fumaa saindo pela chamin, sugere conforto buclico; uma ninho na terra verdejante.

XXXVI

Signo de Gemini Regente: Mercrio GMEOS:


Regido por Mercrio; representa duas adolescentes numa paisagem de rvores e campos floridos. um dos trs painis com representaes humanas e de maneira muito evidente mostra a parte da anatomia regida por esse signo ( ombros, braos e mos). O buqu com o colar de flores representam os primeiros frutos do intelecto; aplicando suas foras na observao e discriminao na colheita de dados sensoriais. Aqui, o mundo visvel um jardim abundante com flores a serem colhidas e e xaminadas por uma mente concreta.

Signo de Cncer Regente: Lua CNCER: O elemento gua, simbolizando a alma,


mostrado no seu modo ativo em Cncer, onde a influncia lunar ( inconsciente) cria uma grande turbulncia; as energias conscientes de Jpiter moderam o desejo atravs do pensamento abstrato com a influncia supra-consciente de raios netunianos, positivamente empregada ( assinalada pela estrela de cinco pontas) preside a mais pacfica expanso da gua. A habilidade do

XXXVII

deus clssico. Netuno. para governar as guas com seu tridente , assim, uma realidade.

Para concluir este artigo, quero acentuar novamente, que jamais devemos considerar nossos smbolos como coisas prosaicas e triviais. Eles constituem uma fonte inesgotvel de elevao espiritual, pois apelam diretamente nossa mente abstrata, a faculdade intuitiva, sobrepondo-se s limitaes temporais da mente concreta.

Publicado na Revista Rays From The Rose Cross

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

XXXVIII

http://www.fraternidaderosacruz.org Rua Enes de Souza, 19 Tijuca, Rio de Janeiro, R.J. Brasil 20521-210 Tel/Fax 22387179 rosacruzmhrio@hotmail.com

Filiado a The Rosicrucian Fellowship Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA http://www.rosicrucianfellowship.org

Copyright(c) Fraternidade Rosacruz. Todos os direitos reservados.

XXXIX

Potrebbero piacerti anche