Sei sulla pagina 1di 9

VCostaBrasil 1

VALORIZAO DO REJEITO PROVENIENTE DO BENEFICIAMENTO DE CAULIM DO MUNICPIO DE EQUADOR-RN


Cibele Gouveia Costa(1) Engenheira Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestranda do Programa de Ps-graduao em Engenharia Sanitria da UFRN. Bolsista UFRN/CAPES. Sayonara Andrade de Medeiros Engenheira Civil pela UFRN. Mestranda do Programa de Ps-graduao em Engenharia Sanitria da UFRN. Maria del Pilar Durante Ingunza Geloga pela Universidade Complutense de Madri, Espanha. Mestre em Avaliao de Impactos Ambientais pela Universidade Politcnica de Madri Espanha. Doutora em Engenharia Sanitria e Ambiental pela Universidade Politcnica de Madri Espanha. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN Centro de Tecnologia/RN. Olavo Francisco dos Santos Junior Engenheiro Civil pela UFRN, Mestre em Geotecnia pela Universidade de So Paulo - Escola de Engenharia de So Carlos EESC-USP. Doutor em Engenharia Civil - Geotecnia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE/UFRJ. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN Centro de Tecnologia/RN - Departamento de Engenharia Civil. Edgard Ramalho Dantas Gelogo pela UFRN. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN Centro de Tecnologia/RN - Departamento de Engenharia Civil. Endereo (1): Campus Universitrio Centro de Tecnologia Laboratrio de Recursos Hdricos e Saneamento Ambiental. Natal/ RN/Brasil. CEP: 59072-970. Tel.: (55) (84) 3207-2944. E-mail: cibele_gc@yahoo.com.br

RESUMO O caulim uma argila de cor branca, formada por silicatos de alumnio hidratado, de vasta aplicao industrial. Por geralmente ocorrer associado a impurezas, o mesmo necessita passar por processos de beneficiamento para atender s especificaes de mercado. Nesses processos, h uma grande gerao de resduos, os quais so dispostos em terrenos da prpria empresa, ocupando um grande espao. Portanto, este trabalho tem por objetivo apresentar a problemtica existente no municpio de Equador, no que se refere ao resduo gerado no beneficiamento do caulim, bem como alternativas para utilizao do mesmo. Os principais problemas gerados pela extrao de caulim esto ligados segurana e sade dos trabalhadores, a degradao do ecossistema e a contaminao do lenol fretico. J problemas gerados pelo beneficiamento, se referem quantidade de resduo gerada e a poluio do ar, devido a grande quantidade de particulados. Vrias pesquisas esto sendo desenvolvidas, para aproveitamento desse resduo entre elas pode-se destacar: argamassas de cimento, tijolos cermicos e tijolos de cimento, para emprego na construo civil. PALAVRAS-CHAVE: Caulim, Equador-RN, Beneficiamento, Impactos Ambientais, Valorizao do Rejeito. INTRODUO O Caulim O caulim uma rocha constituda de material argiloso, com baixo teor de ferro e cor branca, segundo GRIM apud LUZ e CHAVES (2000). um material formado por silicatos de alumnio hidratado, cuja composio qumica aproxima-se de Al2O3.2SiO2.2H2O, sendo a caulinita e a

haloisita seus minerais predominantes. Tambm podem ocorrer os minerais do grupo caulinita: diquita, nacrita, folerita, anauxita, colirita e tuesita. Segundo SILVA (2001) o caulim pode conter outros elementos como impurezas, as quais podem atingir de 40% a 50% em volume do material extrado, sendo constitudas, de um modo geral, por areia, quartzo, palhetas de mica, gros de feldspato, xidos de ferro e titnio, etc. Suas principais aplicaes atualmente so como material de enchimento (fler) no preparo de papel; como agente de cobertura (coating) para papel couch e na composio das pastas cermicas. Em menor escala, o caulim usado na fabricao de materiais refratrios, plsticos, borrachas, tintas, adesivos, cimentos, inseticidas, pesticidas, produtos alimentares e farmacuticos, catalisadores, absorventes, dentifrcios, clarificantes, fertilizantes, gesso, auxiliares de filtrao, cosmticos, produtos qumicos, detergentes e abrasivos, alm de cargas e enchimentos para diversas finalidades. O caulim do municpio de Equador-RN O municpio de Equador (Figura 01) est localizado no Nordeste do Brasil, no estado do Rio Grande do Norte (RN). De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE, 2005), a cidade possui um territrio de 265 km2 e em 2004 possua 5.752 habitantes. uma regio de baixa pluviometria e de grandes quantidades de minrios, sendo sua principal atividade econmica a extrao e o beneficiamento de caulim.

Figura 01: Localizao do municpio de Equador Nessa regio a lavra do caulim subterrnea e realizada de forma artesanal. Em mdia, as minas chegam a 20 m de profundidade, podendo atingir em alguns pontos de explorao 70 m. O beneficiamento do caulim realizado a mido e constitudo pelas etapas apresentadas na Figura 02.

gua Pilha de estocagem do caulim bruto Desagregao atravs de misturadores

Desareamento
Resduo

Peneiramento o atravs de peneiras n 200 e 325


Resduo fino

Triturao Ensacamento Comercializao

Calcinao em fornos lenha

Secagem das tortas ao ar livre

Filtragem em filtro prensa

Estocagem em tanques de decantao

Figura 02: Esquema dos processos realizados na indstria de beneficiamento de caulim do municpio de Equador-RN O beneficiamento inicia-se com a adio de gua ao caulim bruto e a desagregao do mesmo em um misturador. A seguir, a polpa transportada por gravidade para etapa de peneiramento. Nesse transporte ocorre o desareamento, no qual so sedimentados os materiais mais grosseiros, constitudos por mica, quartzo, feldspato, entre outros. Esse material removido manualmente, atravs de ps perfuradas, e depositados em terrenos da empresa. Na etapa de peneiramento ocorre a classificao das partculas da mistura. Essa etapa formada por um conjunto de peneiras de malha nmero 200 (0,074 mm) e 325 (0,044 mm), que esto empilhadas em ordem crescente da abertura da malha. Todo o material passado na peneira N. 200. Caso seja necessrio um melhor refinamento do minrio, a poupa tambm deve ser submetida peneira de N. 325. O material retido nas peneiras de nmero 200 rejeitado e consiste no resduo fino da cadeia produtiva do caulim. O material peneirado bombeado, por gravidade, atravs de tubulaes, para um sistema de tanques onde se inicia a fase de decantao e sedimentao. O primeiro tanque recebe a mistura e preenchido completamente com gua destilada, nele ocorre separao da frao de maior granulometria atravs da sedimentao. A frao mais fina, que se posiciona na regio superficial, passa por transbordamento para o segundo tanque, que apresenta um desnvel de altura em relao ao primeiro, onde acontece a sedimentao da frao mais grossa. A parcela mais fina transbordada para o terceiro tanque. Esse procedimento se sucede at o ultimo tanque do sistema. A gua superficial que no transborda vazada para um outro tanque de onde reciclada para fase inicial de disperso do minrio bruto. O material sedimentado em cada tanque escolhido, de acordo com a sua utilizao final, e destinado para um tanque de vazamento para posteriormente seguir para etapa de filtrao. Na etapa de filtrao retira-se a gua do material proveniente do tanque de vazamento. Este processo realizado atravs do mtodo da prensagem, em que a mistura recalcada para dentro de filtros prensa, por meio de uma bomba de recalque, obtendo-se assim uma torta com aproximadamente 65% de slidos. Para a perda da umidade, as tortas so expostas ao sol e as correntes de ar, onde ficam parcialmente secas. Para completa secagem do material, elas so dispostas em fornos lenha. Depois da calcinao so trituradas, ensacadas e destinadas comercializao.

OBJETIVOS Este trabalho tem por objetivo apresentar a problemtica existente no municpio de Equador, no que se refere ao resduo gerado no beneficiamento do caulim, bem como alternativas para utilizao do mesmo.

METODOLOGIA APLICADA Os problemas gerados pelo resduo oriundo do beneficiamento do caulim, no municpio de Equador-RN, foram levantados atravs de visitas ao local. Para determinao das alternativas de utilizao desse resduo foi realizada uma reviso bibliogrfica.

RESULTADOS Impactos Ambientais A extrao de um volume expressivo de argila e de materiais rochosos, em todas as suas fases, envolve atividades que provocam impactos para o meio fsico e bitico e acarretam problemas scio-econmicos. Alguns desses impactos dependem de fatores como tipo de minrio, tcnicas de extrao e beneficiamento, o que requer diferentes medidas para a recuperao ambiental (WILLIAMS et al apud SILVA et al, 2001). Etapa de extrao Na etapa da lavragem do caulim os principais problemas esto ligados segurana e sade dos trabalhadores. Esses trabalham em condies precrias, sem equipamentos adequados, tanto para a sua proteo (Figura 03) quanto para o transporte material. Nas galerias no h vigas de sustentao, nem escoramento, facilitando assim o desmoronamento das mesmas. A iluminao realizada atravs de velas (Figura 04). Alm da funo de iluminao, as velas servem para detectar a quantidade de oxignio presente no ar, em profundidades muito grandes, abaixo de 50 m do cho.

Figura 03: Equipamento utilizado para a descida de trabalhadores para as galerias e para a retirada do material. Fonte: SAKAMOTO (2003)

Figura 04: Vista das galerias. Fonte: SAKAMOTO (2003)

Por o caulim possuir partculas slidas muito pequenas, a exposio durante um longo perodo pode provocar doenas no sistema respiratrio dos trabalhadores, como a silicose, e lev-los a morte. A escavao do subsolo ou alterao da superfcie sem estudos mais aprofundados pode levar degradao de um ecossistema ou contaminao de lenis freticos. No municpio de Equador tem-se observado indcios de contaminao da gua devido explorao inadequada do subsolo da regio, caracterizados pela quantidade de casos de doenas renais, acima do ndice considerado normal. Etapa de beneficiamento Na etapa de beneficiamento os principais problemas esto ligados quantidade de resduo gerada, 70% do caulim extrado, e a poluio do ar. Os resduos gerados nessa etapa so simplesmente amontoados em terrenos das empresas de beneficiamento (Figuras 05 e 06), ocupando assim um grande volume. Como a disposio dos resduos no feita de forma correta, observa-se que eles, depois de secos, se transformam em p e pela ao do vento, se espalham, poluindo o ar.

Figura 05: Vista da rea utilizada para depsito do resduo gerado durante o processo de beneficiamento de caulim

Figura 06: Disposio do resduo a cu aberto Valorizao do rejeito oriundo do beneficiamento de caulim Utilizao dos resduos Devido a grande quantidade de resduo gerada, as empresas tm utilizado o resduo grosso para o enchimento da cava das minas desativadas. Pesquisas desenvolvidas na regio do Junco-Equador Por causa da grande quantidade de resduos gerados pelo beneficiamento do caulim, vrias pesquisas vm sendo desenvolvidas nessa regio, com o intuito de aproveit-los em diversos segmentos da construo civil. Essas pesquisas visam proporcionar a valorizao do resduo e a reduo dos impactos ambientais provocados pelos mesmos. No municpio de Equador-RN

PEREIRA e DANTAS (2005) utilizaram o resduo fino na composio de argamassa de assentamento interno. Realizou-se a caracterizao do material, conforme as normas da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). Os resultados classificam o resduo como pouco plstico. Para avaliar o comportamento mecnico dos traos com a incorporao do material, realizaram-se os ensaios de compresso axial e de tenso-deformao. O melhor trao obtido na pesquisa foi 1:2:8, de cimento, cal e caulim, o qual apresentou uma resistncia de 2,5 MPa. LIMA e DANTAS (2005) utilizaram os dois rejeitos (grosso e fino), na produo de tijolo ecolgico, que ser utilizado na construo civil. Foram realizados ensaios de caracterizao do material, conforme as normas da ABNT. O corpo de prova que alcanou o melhor resultado de resistncia aliado economia, foi o trao composto por cimento, cal, siri e sarrabulho, na proporo de 1:1:3:7, respectivamente. O mesmo obteve a resistncia compresso de 4,58 MPa, aos 07 (sete) dias de teste, possuindo ento uma resistncia superior a exigida pela ABNT para tijolos de vedao (1,5 MPa). VARELA et al (2005) estudaram a incorporao do resduo do caulim e de descartes de tijolos, oriundos da construo civil, na formulao de tijolos cermicos. Foi realizada a caracterizao qumica e estrutural nos resduos. As massas estudadas eram compostas somente pelos dois resduos e foram sintetizadas em diferentes temperaturas. Foram realizados ensaios com o intuito de determinar as propriedades tecnolgicas dos tijolos. Os resultados obtidos mostraram que possvel gerar produtos com boas propriedades fsicas e mecnicas a partir de resduos de tijolos e de resduos provenientes do beneficiamento de caulins. O resduo de caulim se mostrou como uma matria-prima mais indicada para a obteno de revestimentos de base clara e melhores propriedades fsicas e mecnicas, uma vez que, nas massas que possuam acima de 50% do resduo do caulim, foram obtidos valores de resistncia mecnica referentes a revestimentos cermicos do tipo Semi-Grs e Grs-Porcelanato, atingindo valores entre 65 MPa e 75 MPa, e AA na faixa de 3,5% at 4,5%, quando sintetizadas a 1250 oC.

No municpio de Juazeirinho PB

ROCHA (2005) estudou a incorporao do resduo do caulim nos traos de argamassa a serem empregadas em atividades de construo civil. O resduo foi submetido a uma caracterizao fsica e mineralgica. Foram realizados dois estudos. No primeiro foram incorporados 5%, 10%, 15% e 20% do resduo nas argamassas (chapisco, assentamento, emboo e reboco), em substituio a uma parte da cal, mantendo as mesmas propores de cimento e areia. E no segundo, a areia foi completamente substituda pelo resduo, mantendo a mesma proporo de cal nos traos de argamassas de assentamento, emboo e reboco. Seu comportamento mecnico foi determinado atravs da medida da resistncia a compresso simples e resistncia trao indireta. Os resultados obtidos mostraram que os traos de argamassa contendo resduo de caulim se encontram dentro das normas da ABNT efetivando assim a viabilidade da utilizao desse resduo. LIMA (2005) estudou a potencialidade do resduo de caulim para uso em blocos de concreto simples sem funo estrutural. Fez-se a caracterizao fsica e mineralgica do resduo. Os ensaios tecnolgicos estudaram os traos convencionais 1:2:2, 1:3:3 e 1:4:4 (cimento, areia e brita 0), com a incorporao de resduo de caulim nas propores de 15% e 20%, em substituio a parte da areia. As propriedades fsico-mecnicas foram determinadas atravs da resistncia compresso simples e absoro de gua. Os blocos moldados com o trao 1:2:2, contendo o resduo de caulim, obtiveram uma menor resistncia compresso simples e uma maior absoro de gua se comparados aos blocos convencionais de mesmo trao. J os blocos moldados com os traos 1:3:3 e 1:4:4, contendo o resduo de caulim, apresentaram melhores resultados de resistncia compresso simples, apesar de tambm possurem uma maior absoro de gua, se comparados aos convencionais de mesmo trao. Os valores de resistncia e absoro obtidos em todos os blocos moldados com o resduo de caulim esto em conformidade com as normas da ABNT NBR 7184/91 e NBR1211/91 respectivamente. GUIMARES (2005) estudou a possibilidade de utilizao do resduo proveniente do beneficiamento do caulim como aglomerante, em processo de estabilizao qumica, nos solos utilizados em camadas de estradas vicinais, analisando a sua influncia na resistncia compresso simples do solo estabilizado. Inicialmente fez-se a caracterizao fsica e qumica do resduo. Em seguida, foram confeccionados corpos de prova com as seguintes porcentagens de resduo: 5%, 10%, 15% e 20%, em substituio parte do solo. Esses corpos de prova foram submetidos aos ensaios de compactao, no qual se determinou a umidade tima (hot) e a massa especfica aparente seca mxima (ysmx), e de CBR, no qual se determinou a expanso do solo e o ndice de Suporte Califrnia (ISC). Os resultados obtidos no ensaio de compactao mostraram que o acrscimo do resduo na mistura proporcionou uma diminuio da ysmx e um aumento da hot no solo estabilizado, resultando assim na diminuio da resistncia do solo compactao. No ensaio de CBR, os resultados demonstraram que o incremento de resduo ao solo proporciona o aumento da expanso da amostra, ainda garantindo a sua utilizao como subleito (expanso < 3%). Alm disso, tambm provoca uma diminuio do ISC. No entanto, essa diminuio no interfere de maneira grosseira na atuao do solo, uma vez que o valor do ISC do solo pequeno para proporcionar sua utilizao como base para pavimentos (ISC> 60%). Sendo assim justifica-se a utilizao do resduo de caulim em estabilizao de solo de estrada, uma vez que, esse reaproveitamento reduzir os impactos ambientais provocados pelo lanamento inadequados dos resduos ao meio ambiente. SOUZA NETO et al (2004) estudou a possibilidade de utilizar o resduo, com origem no processamento de caulim, como fler nos concretos asflticos, em substituio aos materiais convencionais como cal e cimento portland. Foram realizados ensaios para caracterizao fsica e qumica do resduo. Para verificao da convenincia do uso desse resduo como fler em misturas asflticas foram realizados ensaios de Viscosidade Saybolt-Furol e de Penetrao no mastique. Foram analisados mastiques com diferentes tipos (cal, cimento portland e resduo) e porcentagens (0%, 2,5%, 5,0%, 7,5%, 10,0%, 15%, 20%, 30% e 40%) de fler. Os resultados obtidos mostram que o acrscimo da quantidade de fler ao CAP provoca um aumento na viscosidade do mesmo com conseqente diminuio no valor de penetrao. Sendo assim o incremento de fler causa um aumento nas propriedades de rigidez do CAP, melhorando a estabilidade no concreto asfltico. O resduo do caulim teve um comportamento, quando associado ao CAP, menos atuante que a Cal e mais atuante que o Cimento Portland. Portanto, o fler resduo apresentou uma interao com o 7

CAP razovel, melhorando a sua estabilidade sem torn-lo excessivamente rgido. Os resultados obtidos indicaram que a utilizao do resduo do Caulim em revestimentos asflticos uma alternativa vivel.

CONCLUSES Os problemas oriundos da extrao e do beneficiamento do caulim, no municpio de Equador-RN, podem ser minimizados com um estudo prvio de viabilidade da jazida e dos impactos ambientais gerados nesses processos. Alm disso, necessria a substituio das tcnicas rudimentares de extrao por mquinas modernas, a utilizao de equipamentos de proteo individual e a capacitao dos trabalhadores. Essas medidas aumentariam a produo, minimizariam os impactos ambientais e evitariam riscos sade e acidentes. Para uma aplicao correta e economicamente vivel de um determinado resduo necessrio um estudo prvio do mesmo, para o conhecimento de suas propriedades qumica, fsica e mineralgica. A utilizao de resduos minerais importante tanto do ponto de vista social e ambiental, quanto do tcnico e econmico, uma vez que proporciona: um uso eficiente dos recursos; valorizao do resduo; gerao de novos empregos; reduo dos custos com o seu descarte e reduo dos impactos ambientais.

BIBLIOGRAFIA 1. GUIMARES, C. G. Utilizao do Resduo Proveniente da Produo do Caulim como Aglomerante na Estabilizao de Solos de Estradas Vicinais. Relatrio final do Programa Institucional Voluntrio de Iniciao Cientfica (PIVIC). 62f. 2005. 2. GRIM, R. E. Clay Mineralogy. Geological Science Series. New York: McGraw-Hill, p.29. 1958 apud LUZ, A. B., CHAVES, A. P. Tecnologia do caulim: nfase na indstria de papel. Rio de Janeiro: CETEM/MCT, 2000. 3. IBGE. Dados da cidade Equador-RN. 2005. Disponvel em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/default.php > Acesso em: 10 de outubro de 2005. 4. LIMA, M. S. Utilizao do Resduo de Caulim para uso em Blocos de Concreto sem Funo Estrutural. 2005. 79f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental)-Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, PB, 2005. 5. LIMA, V. A., DANTAS, E. R. Construo de tijolo ecolgico com rejeito oriundo do beneficiamento de caulim. In Anais do XVI Congresso de Iniciao Cientfica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. 5-7 Out/2005. 6. PEREIRA, J. R. C., DANTAS, E. R. Desenvolvimento de argamassa de acabamento interno com o aproveitamento de rejeito de minerao. In Anais do XVI Congresso de Iniciao Cientfica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. 5-7 Out/2005. 7. ROCHA, A. K. A. Incorporao de Resduo de Caulim em Argamassa de Alvenaria. 2005. 95f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental)-Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, PB, 2005. 8. SAKAMOTO, L. Os homens-tatu do serto. Brasil Reprter. 2003. Disponvel em: <http://www.reporterbrasil.com.br/materia_escravo.php?nick=caulim> Acesso em : 10 de outubro de 2005. 9. SILVA, S. P. Caulim. Balano Mineral Brasileiro 2001. Disponvel em: <http://www.dnpm.gov.br/conteudo.asp?IDSecao=68&IDPagina=65>. Acesso em 13 de janeiro de 2006. 10. SOUZA NETO et al. Utilizao do resduo com origem no processamento do caulim como filler em misturas asflticas. In Anais da 35a Reunio Anual de Pavimentao, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 2004. 11. VARELA M. L. et al. Utilizao dos Resduos proveniente da cadeia da construo civil e da indstria do beneficiamento do caulim na produo de piso cermico de alta qualidade. In Anais do XXI ENTMME, Natal, RN, Brasil. Nov/2005. 12. WILLIAMS et al. Manual de recuperao de reas degradadas pela minerao: tcnicas de revegetao. Braslia: IBAMA, 1997. 96p apud SILVA et al. Impactos ambientais causados pela

minerao e beneficiamento de caulim. REM: Rev. Esc. Minas, vol.54, no.2, Apr./June. p.133136. 2001.

Potrebbero piacerti anche