Sei sulla pagina 1di 2

Qual ser o melhor investimento de 2013? s comear o ano e comeam as previses.

. Especialistas falam em aes, ouro, fundos imobilirios e tesouro direto como os destaques do ano. Mas ser que eles esto certos? Ser possvel saber de antemo o que acontecer em 2013?

As previses s acertam o melhor investimento por acaso


E todo ano minha resposta a mesma. O investidor no deve se preocupar com essa questo. Muitos se preocupam em descobrir qual ser o melhor investimento do ano porque querem acertar em cheio e fazer aposta naquele investimento que dar o maior retorno possvel no ano. Os mais conservadores dizem que o ouro ser novamente o destaque. Para outros, esse ser o ano das aes. E com certeza h quem acredite que ser o ano dos fundos imobilirios, do tesouro direto, dos imveis ou de qualquer outro tipo de investimento. Seria timo se tivssemos uma bola de cristal. Mas ela no existe, assim como tambm no existem mtodos capazes de descobrir antecipadamente qual ser o grande investimento de um perodo de tempo to curto quanto um ano. Evidentemente, algum dos videntes de planto acertar qual ser o melhor investimento do ano. Mas isso no ser por causa de alguma capacidade preditiva mirabolante, mas simplesmente porque algum tem que acertar, com tantas previses. Mas ningum deveria se preocupar com isso. Voc j parou para pensar no quanto arbitrrio o prazo de um ano? Alis, arbitrrio mesmo. Um ano s dura os 365 dias e tem o nosso formato, dividido em 12 meses, por causa de uma conveno realizada em 1582, pela promulgao do calendrio pelo papa Gregrio XIII. Mas voc j parou para pensar como uma medida imperfeita? A cada 4 anos, precisamos de um ano bissexto para enfiar em fevereiro um dia a mais e compensar um pouco os erros astronmicos que ocorrem a cada ano. Os vrios meses do ano tm nmero irregular de dias alguns com 30, outros com 31 e fevereiro, com 28 ou 29. Por que o ano no comea em maro e no temos 20 meses? Porque a conveno no foi essa, ora bolas. No estou dizendo que o calendrio intil; na verdade, ele uma boa aproximao para certos eventos astronmicos como o tempo que a Terra demora para dar uma volta completa ao redor do Sol. Mas s isso.

Melhor investimento investir


Por que algum deveria se preocupar com o retorno de seus investimentos em qualquer ano especfico? Pois ; no deveria. apenas uma medida que no interferir em nada no desempenho da carteira de ningum no longo prazo. Isso muito arbitrrio, e s serve a um propsito: causar problemas emocionais nos

investidores. E o pior que afeta o mercado. Voc j viu essa alta na bolsa de valores que ocorreu entre o fim do ano passado e o incio desse ano? Provavelmente, foi o efeito calendrio: no final do ano, os grandes fundos precisam mostrar resultado e comeam a comprar aes, o que eleva o preo do mercado. E o incio do ano tambm vem acompanhado de uma boa valorizao talvez por causa do otimismo do mercado com o incio do ano. Afinal, ano novo, vida nova no ? Claro que a desculpa no foi essa, mas o resultado das negociaes que encerrou o abismo fiscal nos Estados Unidos. E a crise europia? J esqueceram ela? No curto prazo, o mercado de aes sobe porque sobe. No adianta buscar culpados; claro que os analistas tm que arrumar as causas e alinhavar as consequncias. Mas normalmente pura aleatoriedade, no dia a dia. No longo prazo, como nos lembra Benjamin Graham, a explicao clara: bons fundamentos empurram os preos para cima, e fundamentos ruins os empurra para baixo. S isso. Onde investir, ento? O investidor deve se preocupar em investir em ativos com bons fundamentos. Renda fixa, aes, fundos imobilirios, imveis, no importa onde. O importante investir e garantir, aos poucos, uma rentabilidade que garanta a verdadeira independncia financeira, que a de no depender de ningum para conseguir manter o estilo de vida desejado.

Potrebbero piacerti anche