Sei sulla pagina 1di 20

v.4, Dez.

2011 ISSN 1982 - 2065 GESTO DE SEGURANA E SADE DO TRABALHO EM EMPRESAS CONSTRUTORAS ATRAVS DE SISTEMA DE INDICADORES Carolina Mendona de Moraes Duarte1 Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani2 Bda Barkokbas Junior3 Alberto Casado Lordsleem Jr4 RESUMO O aquecimento do mercado imobilirio e a retomada dos investimentos em obras pblicas carregam consigo o desafio da preveno de acidentes, afastando os riscos inerentes das atividades da construo e os impactos causados pela insegurana no trabalho. No constitui uma tarefa fcil, pelo contrrio, a expanso da indstria da construo tem levado as empresas do setor a apresentar elevados ndices de acidentes de trabalho. Para reverter esse quadro, algumas empresas tm buscado a implantao de Sistemas de Gesto em Sade e Segurana do Trabalho (SGSST), que cumpre papel fundamental no que tange consolidao de um ambiente de trabalho seguro e sadio. O presente artigo consiste na proposta de um sistema de indicadores para gesto da sade e segurana do trabalho que servir como um mecanismo para o monitoramento e medio do SGSST. A estruturao do sistema de indicadores foi feita a partir da identificao, seleo, classificao e caracterizao dos principais indicadores de segurana do trabalho disponveis na literatura. Foram selecionados 11 (onze) indicadores distribudos em 3 (trs) grupos distintos: indicadores de preveno (pre factum), indicadores de diagnstico e indicadores de acidentes (post factum). O sistema proposto uma ferramenta de avaliao das aes de preveno dos acidentes e de diagnstico das no conformidades relativas legislao de segurana do trabalho, associando-o com medidas estatsticas de ocorrncias de acidentes de trabalho. Palavras-chave: Sistema de indicadores. Segurana e sade do trabalho. Indstria da construo. ABSTRACT The acceleration of activity in the housing market and the renewal of investment in public works projects bring with them the increased challenge of accident prevention: removing the risks inherent in construction activities as well as the impacts caused by lack of safety. This is not an easy task. On the contrary, the expansion of construction has increased work-related accident rates for companies in the industry. To change this situation, some companies have sought to implement an Occupational Health and Safety Management System (OHSMS), which plays a fundamental role in the consolidation of a safe and healthy work environment. This
1 2

Escola Politcnica Universidade de Pernambuco, Brasil - cmmd_pec@poli.br Escola Politcnica Universidade de Pernambuco, Brasil - emilialsht@poli.br 3 Escola Politcnica Universidade de Pernambuco, Brasil bedalsht@poli.br 4 Alberto Casado Lordsleem Jr. Universidade de Pernambuco, Brasil, acasado@poli.br

Revista da Cincia da Administrao verso eletrnica v.4, dez. 2011

study proposes an indicator system for health and safety management that will serve as a mechanism for monitoring and measurement of the OHSMS. The structuring of the indicator system was based on the identification, selection, classification, and characterization of the principal work-safety indicators available in the literature. Eleven (11) indicators were selected and distributed into three (3) distinct groups: prevention indicators (pre factum), diagnostic indicators, and accident indicators (post factum). The proposed system is a tool to evaluate preventive measures and to diagnose non-compliance with occupational safety legislation, associating it with statistical measures of the occurrence of work-related accidents. Keywords: Indicator system. Occupational health and safety. Construction industry.

1 INTRODUO A construo civil um dos setores econmicos que apresenta maior ndice de acidentes de trabalho. De acordo com dados do Ministrio da Previdncia Social (2009), durante o ano de 2008 foram registrados no Brasil cerca de 747.700 acidentes de trabalho, sendo 49.191 (6,58%) relativos indstria da construo. Grande parte desses acidentes decorre de condies de trabalho inseguras, da utilizao de equipamentos inadequados, assim como da falta de informao e preparo dos envolvidos nas obras, em todos os nveis hierrquicos. Diante da natureza peculiar do trabalho na construo civil, onde se observa uma grande diversidade de tarefas e complexidade das obras, a preveno de acidentes de trabalho exige um enfoque especfico. A partir de estudos da FUNDACENTRO, Rocha (1999) elencou algumas particularidades da construo civil que afetam o setor de forma mais drstica que qualquer outra indstria, como por exemplo: o carter temporrio das instalaes, a grande rotatividade da mo-deobra, a diversidade das obras e tambm o emprego cada vez mais comum de mode-obra terceirizada. De uma maneira geral, o gerenciamento de segurana nos canteiros de obras realizado de forma pontual, buscando atender aos requisitos normativos sem um sistema de padronizao dentro da empresa, ou seja, as solues so aplicadas em cada canteiro no existindo padronizao e aplicao aos outros canteiros de uma mesma empresa (BARKOKBAS JR. et al., 2004). As normas regulamentadoras so direcionadas sobremaneira ao controle dos riscos, sem um melhor detalhamento de

Revista da Cincia da Administrao verso eletrnica v.4, dez. 2011

aspectos estruturais do processo de trabalho, tais como: locao de recursos, responsabilidades e comprometimento dos gestores.

Aes relativas segurana e sade ocupacional devem estar inseridas em todas as etapas do processo produtivo. Segundo Lago (2006), nas fases iniciais qualquer deciso tem realmente o poder preventivo, demanda poucos recursos e proporciona grandes resultados, enquanto que as intervenes quando acontecem durante a realizao do trabalho levam a decises de poucos efeitos e muitos gastos, sendo as medidas apenas reparadoras.

Diversos autores enfatizam a importncia da implantao de Sistemas de Gesto em Sade e Segurana do Trabalho - SGSST em empresas de construo civil (MELO, 2001; LAGO, 2006; WILLARD, 2009). Esses sistemas visam reduo dos acidentes atravs de prticas prevencionistas que identificam, controlam e monitoram as condies de trabalho, os riscos de acidentes e de doenas ocupacionais.

Dentre os benefcios advindos da implantao de um SGSST, ressaltam-se aqueles relacionados aos efeitos trazidos para a organizao, desde a garantia da produtividade at a reduo dos custos de ocorrncia dos incidentes e acidentes. Segundo Willard (2009), outro aspecto importante da implantao de um SGSST est relacionado ao desenvolvimento de uma mentalidade voltada segurana do trabalho, que auxilia na melhoria das condies do ambiente de trabalho e da qualidade de vida dos empregados.

Um fator essencial para o controle e melhoria de um SGSST a utilizao de medidas de desempenho atravs de indicadores que, segundo Souza et al. (1995), so expresses que representam uma informao gerada, a partir da medio e avaliao de uma estrutura de produo, dos processos que a compem e/ou dos produtos resultantes.

Revista da Cincia da Administrao verso eletrnica v.4, dez. 2011

Contudo, grande parte das empresas de construo ainda no utiliza indicadores de segurana do trabalho. De acordo com Laufer e Ledbetter (1986), de uma maneira geral, os indicadores adotados para a gesto da segurana do trabalho so baseados em medies post factum, ou seja, quantificam estatisticamente os incidentes e acidentes, no considerando medidas de monitoramento dos riscos ocupacionais e preveno de acidentes.

Diante do exposto, o presente artigo visa apresentar um sistema de indicadores para gesto da sade e segurana do trabalho em empresas construtoras. O sistema serve como mecanismo de avaliao das aes de preveno dos acidentes e de diagnstico das no conformidades relativas legislao de segurana do trabalho, associando-o com medidas estatsticas de ocorrncias de acidentes de trabalho.

2 FUNDAMENTAO TERICA A indstria da construo se destaca como um dos mais desfavorveis setores de atividades econmicas em matria de sade e segurana no trabalho, apresentando elevadas taxas de incidncia de acidentes de trabalho. A relevncia do tema da segurana e sade do trabalho na construo no deve ser buscada s pelo fato de constituir uma das atividades com maiores ndices de sinistralidade, mas tambm pelo fato de a preveno de acidentes de trabalho nas obras exigir grande especificidade, tanto pela natureza particular dos riscos do trabalho de construo como pela natureza temporria dos centros de trabalho (as obras) do setor (LIMA JNIOR; LPEZ-VALCRCEL; DIAS, 2005).

Segundo Melo (2002) trata-se de um setor de atividades que apresenta elevados riscos do trabalho em um processo produtivo bastante complexo, com predominncia dos fatores humanos, e que consiste fundamentalmente na unio em obra de uma grande quantidade e variedade de materiais e componentes.

Revista da Cincia da Administrao verso eletrnica v.4, dez. 2011

Portanto, torna-se evidente a necessidade de um adequado planejamento da segurana atravs da implantao de um Sistema de Gesto em Sade e Segurana do Trabalho - SGSST que v alm do simples cumprimento da NR-18. Assim, possvel criar uma metodologia de preveno de acidentes aplicvel a todas as atividades da empresa.

Melo (2002) define SGSST como um conjunto de pessoas, recursos, polticas e procedimentos para assegurar a realizao das tarefas e alcanar ou manter um resultado especfico, qual seja, a preveno de acidentes e doenas do trabalho, minimizando os riscos para os trabalhadores e melhorando o desempenho dos negcios.

A ILO-OSH 2001 apresenta diretrizes estabelecidas pela OIT para implantao do SGSST. So diretrizes voluntrias e no certificveis, elaboradas como um instrumento prtico para auxiliar as empresas e rgos de fiscalizao a aperfeioarem a eficcia da segurana e sade no trabalho. O principal objetivo destas diretrizes contribuir para proteo dos trabalhadores contra os riscos de acidentes, enfermidades, incidentes e bitos no ambiente de trabalho (BARKOKBAS JR. et al., 2004).

As diretrizes da OIT estabelecem ainda a necessidade de monitoramento e medio do desempenho do SGSST atravs de medidas qualitativas e quantitativas adequadas s necessidades da organizao, ou seja, atravs de indicadores de desempenho. Os indicadores so instrumentos para avaliar a segurana em um determinado momento, assim como sua evoluo ao longo do tempo.

A utilizao de indicadores deve ser feita de forma sistemtica para que sejam percebidos os desvios ocorridos durante o processo. O intervalo de tempo entre uma medio e outra deve ser estabelecido de forma a dar tempo para que a melhoria possa ser obtida (DUARTE; LORDSLEEM JR, 2009).

Revista da Cincia da Administrao verso eletrnica v.4, dez. 2011

Hopkins (2009) enfatiza alguns pontos importantes relacionados s medidas de desempenho da segurana, como por exemplo: a adoo isolada de indicadores relativos mo-de-obra no mede a eficincia da gesto da sade e segurana do trabalho; incidentes so sinais de alerta, necessrio que as empresas ajam sobre eles; importante identificar medidas que possam avaliar de que forma o controle da segurana est sendo realizado; etc.

A partir da utilizao sistemtica de indicadores de segurana do trabalho, gestores e trabalhadores passam a adotar uma postura proativa, sendo as aes de segurana focadas no controle dos riscos ao invs da anlise dos acidentes, e priorizada a adoo de indicadores que identifiquem e avaliem esses riscos (HUDSON, 2009).

Para Laufer e Ledbetter (1986), o monitoramento de indicadores de segurana visa a: Avaliao da eficcia do SGSST na obra Determinao das causas de sucesso ou fracasso Identificao das reas crticas e determinao das aes corretivas

pertinentes

Segundo Lima Jnior, Lpez-Valcrcel e Dias (2005), apesar da importncia das medidas dentro de uma organizao, deve-se ter claramente definido que as medidas, isoladamente, no so geralmente capazes de fornecer informaes suficientes para tomada de deciso. Os mesmos autores definem que um sistema de indicadores de desempenho um conjunto de medidas integradas em vrios nveis (organizao, processos e pessoas).

Para Neely (1998) apud Navarro (2005), um sistema de medio de desempenho consiste em trs elementos inter-relacionados:

a) Medidas individuais que quantificam a eficincia e eficcia das aes

Revista da Cincia da Administrao verso eletrnica v.4, dez. 2011

b) Um conjunto de medidas para avaliar o desempenho como um todo c) Uma infra-estrutura de apoio que permita a aquisio, coleta, classificao, anlise, interpretao e disseminao dos dados

Para que se possa estabelecer, definir e implantar um sistema de indicadores, alguns requisitos devem ser considerados, tais como: seletividade, estabilidade, simplicidade, baixo custo, acessibilidade, rastreabilidade e abordagem experimental. O processo de implementao de sistema de indicadores consiste na definio de procedimentos para coleta, processamento e anlise dos dados. A primeira etapa do processo de implementao de um sistema de medio de desempenho a coleta. Os dados podem ser gerados automaticamente, quando fazem parte do processo. Quando no fazem parte (do processo) necessrio tomar alguma iniciativa para realizar a coleta (NAVARRO, 2005).

A segunda etapa do processo a anlise, que consiste basicamente no processamento dos dados. De acordo com Lantelme e Formoso (2003), os indicadores devem ser avaliados sistematicamente, devendo ser analisadas as relaes de causa e efeito entre as variveis que geram os resultados.

A terceira e ltima etapa de implementao do sistema de indicadores distribuio da informao. As mesmas devem ser claramente apresentadas, de fcil compreenso e disponibilizadas de forma acessvel aos envolvidos no processo.

Duarte e Lordsleem Jr (2009) desenvolveram uma pesquisa com 20 empresas construtoras de Recife objetivando investigar os sistemas de indicadores de desempenho utilizados por elas. A pesquisa foi coordenada pelo Sindicato da Indstria da Construo Civil de Pernambuco - SINDUSCON/PE e possibilitou a criao de um banco de dados com 173 indicadores pertencentes a 10 diferentes processos, entre eles a segurana do trabalho.

Dentre os resultados apresentados na pesquisa, destaca-se o fato de que apenas duas das empresas participantes adotavam indicadores de segurana do

Revista da Cincia da Administrao verso eletrnica v.4, dez. 2011

trabalho. Foram identificados apenas 02 (dois) indicadores, sendo ambos considerados reativos e no pr-ativos, como mostra a Tabela 1.

Tabela 1 - Indicadores de segurana adotados por empresas construtoras de Recife Empresa 1 Empresa 2 Tempo total de afastamento Indicador de segurana N de acidentes por obra durante o ano causado por acidente do trabalho/n mdio de funcionrios Porte da empresa N de obras Certificaes Pequena 4 ISO 9001 Grande 24 ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18000

Cabe ressaltar que alm dos dois indicadores apresentados na Tabela 1, foram identificados na pesquisa outros indicadores que esto diretamente associados ao processo de segurana do trabalho, como por exemplo, os relativos aos treinamentos da mo-de-obra inseridos no processo de recursos humanos.

Por conseguinte, fica clara a necessidade de estabelecimento de um sistema de indicadores para gesto da sade e segurana do trabalho em empresas construtoras, tendo em vista contribuir para a criao de uma cultura organizacional voltada para a sade e segurana do trabalho na construo.

3 METODOLOGIA

A metodologia adotada para o desenvolvimento deste trabalho consistiu na identificao, seleo, classificao e caracterizao dos principais indicadores de segurana do trabalho para gesto da sade e segurana do trabalho em empresas construtoras.

Revista da Cincia da Administrao verso eletrnica v.4, dez. 2011

Inicialmente

foi

realizada

uma

extensa

pesquisa

bibliogrfica

para

embasamento terico do trabalho, que determinou a investigao conceitual sobre a temtica deste artigo. Em seguida, foi feito um levantamento dos indicadores de segurana do trabalho disponveis na literatura.

A seleo dos indicadores foi realizada a partir da identificao dos aspectos essenciais ou crticos para a melhoria da gesto da segurana, sendo selecionados aqueles mais relevantes para as empresas de construo. Assim, constatou-se a necessidade de se estabelecer uma classificao para estruturar o sistema de indicadores proposto. Os indicadores foram classificados em trs grupos distintos: indicadores de preveno (pr factum), indicadores de diagnstico e indicadores de acidentes (post factum).

Os indicadores do primeiro grupo so caracterizados por monitorar aes prativas que visam, de uma maneira geral, a preveno dos acidentes de trabalho. J os indicadores de diagnstico tm como objetivo principal a identificao e controle dos riscos de acidentes atravs da verificao do atendimento aos requisitos de legislao (NR-18).

Por fim, os indicadores do terceiro grupo so focados na avaliao, controle e acompanhamento dos acidentes de trabalho, associando a frequncia e gravidade destes acidentes quantificao de custos gerados pelos mesmos. So considerados, segundo a terminologia estabelecida nas diretrizes da Organizao Internacional do Trabalho - OIT, indicadores reativos.

4 PROPOSTA DO SISTEMA DE INDICADORES Conforme descrito na metodologia deste trabalho, o sistema de indicadores proposto est subdividido em trs grupos de indicadores: indicadores de preveno, indicadores de diagnstico e indicadores de acidentes.

Revista da Cincia da Administrao verso eletrnica v.4, dez. 2011

Cabe ressaltar que, analisados em conjunto, esses indicadores fornecem informaes essenciais para o planejamento das medidas de preveno de acidentes, possibilitando, ainda, o monitoramento e o controle dos riscos inerentes construo civil.

Para cada indicador, foi desenvolvida uma ficha de caracterizao contendo o objetivo, roteiro de clculo e diretrizes para anlise do resultado. Contudo, para o presente artigo, os indicadores estaro apresentados de uma forma mais sucinta.

4.1

Indicadores de preveno IP

Os Indicadores de Preveno esto associados cultura organizacional da empresa, em todos os nveis estratgicos: gerencial, ttico e operacional. Cabe ressaltar que alguns desses indicadores j vm sendo utilizados por empresas construtoras, principalmente aquelas que possuem certificao do sistema de gesto da qualidade. Isto porque os mesmos esto tambm associados ao processo de recursos humanos.

Esses indicadores permitem um planejamento pr-ativo da sade e segurana do trabalho, atravs da avaliao direta ou indireta da relao empresa-empregado, a partir de aspectos como: investimento na qualificao da mo-de-obra e motivao.

4.1.1 ndice de satisfao do cliente interno da obra

O objetivo deste indicador monitorar o grau de satisfao dos funcionrios da obra, visando identificar falhas e oportunidades de melhorias do clima organizacional.

Recomenda-se que o indicador seja coletado pela gerncia de recursos humanos, a partir de um questionrio especfico aplicado aos clientes internos. O

Revista da Cincia da Administrao verso eletrnica v.4, dez. 2011

10

questionrio desenvolvido foi subdividido em quatro partes principais, quais sejam: a) condies e meio ambiente de trabalho, b) capacitao, c) remunerao; d) relao de pessoas.

Os itens so avaliados segundo o grau de satisfao (muito satisfeito, satisfeito, nem satisfeito nem insatisfeito, insatisfeito, muito insatisfeito). Uma relao numrica estabelecida para cada um desses graus (1, 2, 3, 4, 5).

O questionrio pode ser personalizado, caso a empresa julgue necessrio. O clculo do ndice de satisfao do cliente interno realizado atravs de duas frmulas. A primeira se refere ao clculo individual de cada item, a segunda corresponde ao ndice geral de satisfao (mdia dos 4 itens).

4.1.2 ndice de treinamento

Na construo civil, o treinamento da mo-de-obra ainda um ponto crtico. Alm de grande influncia na produtividade, o treinamento tem relao direta com a motivao e reduo dos acidentes de trabalho.

Este indicador monitora a intensidade de treinamento dos operrios atravs da medio do nmero mdio de horas de treinamento, podendo ser interno ou atravs de entidades como SENAI, SENAC, SESI, etc.

Atravs do nmero mdio de horas de treinamento proporcionado pela empresa a cada funcionrio, monitora-se o investimento da empresa na qualificao da sua mo-de-obra.

4.1.3 Custos totais da segurana em relao aos custos totais da obra

Esse indicador reflete o comprometimento gerencial da empresa em alocar recursos para a segurana do trabalho, mantendo em funcionamento o sistema de

Revista da Cincia da Administrao verso eletrnica v.4, dez. 2011

11

gesto de sade e segurana do trabalho quanto a equipamentos, instalaes, mode-obra e organizao.

Uma das maiores dificuldades de grande parte do empresariado brasileiro tratar a segurana e sade no trabalho como investimento. Isto representa uma deficincia educacional-cultural que est relacionada com as premissas culturais que suportam as atitudes e comportamentos dos grupos na empresa e influem nas decises tomadas e na forma de gerenciar (MELO, 2002). possvel ainda, associar a esse indicador o ndice unitrio do custo de segurana. Esse ndice quantifica o custo mdio por empregado em matria de segurana do trabalho.

Vale salientar que os custos aqui mencionando so associados a medidas de preveno, no sendo contabilizados os custos com incidentes ou acidentes.

4.1.4 ndice de rotatividade

A indstria da construo civil caracterizada por altos ndices de rotatividade de mo-de-obra. Isso reduz os investimentos em treinamento e qualificao, caracterizando riscos de acidentes no ambiente de trabalho, devido a falhas humanas ocasionadas por inexperincia.

O ndice de rotatividade calculado pela mdia de funcionrios admitidos e demitidos em um determinado perodo, dividido pelo total de funcionrios no incio do perodo, expresso em valor percentual.

A anlise desse ndice deve levar em conta um conjunto de fatores, como: rotatividade do mercado, fatores econmicos, o tamanho da empresa, o volume de obras, etc.

Revista da Cincia da Administrao verso eletrnica v.4, dez. 2011

12

4.2

Indicadores de diagnstico ID Os Indicadores de Diagnstico so baseados no mtodo de avaliao e

controle dos riscos para a construo civil, proposto por Barkokbas Junior et al. (2004) e amplamente utilizado por diversos pesquisadores (ver por exemplo os trabalhos de KOHLMAN RABBANI, et al., 2010a, KOHLMAN RABBANI, et al., 2010b; LAGO, 2006; VRAS, et al., 2003 entre outros). A avaliao realizada a partir de auditorias peridicas nas obras. Como elemento operacional, utilizado um protocolo de inspeo para verificao dos requisitos relativos sade e segurana do trabalho e das situaes de perigo (risco). O protocolo estruturado a partir de requisitos da Norma Regulamentadora de Segurana e Medicina do Trabalho nmero 18 (NR 18), que trata das Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo.

A anlise das condies de segurana e higiene do trabalho feita atravs de critrios estabelecidos como segue:

NA = no se aplica, quando a pergunta no se aplica realidade do canteiro. CONF = conforme, a situao encontrada no canteiro est conforme a NR 18. DES = desacordo, a situao encontrada no canteiro est em desacordo. GIR = grave e iminente risco, situao que representa risco iminente de

acidente, que pode resultar em leso grave ao trabalhador ou a sua morte.

A partir da avaliao so gerados quatro indicadores: quantitativo, qualitativo, econmico e per capta, assim descritos: a) Indicador quantitativo (IQt) apresenta o desempenho das obras em relao s condies de segurana e higiene do trabalho ao longo das inspees realizadas, indicando a quantidade de itens em desacordo e grave e iminente risco; b) Indicador qualitativo (IQL) permite identificar os itens relativos Norma Regulamentadora NR 18 abordados pelo protocolo, que apresentaram maior incidncia de desacordos ou grave e iminente risco.

Revista da Cincia da Administrao verso eletrnica v.4, dez. 2011

13

c) Indicador econmico (IE) representa o passivo convertido em multas aplicveis as situaes no conforme, tomado como parmetro o quadro de multas da NR 28 Fiscalizao e Penalidades; d) Indicador per capta (IRpc) apresenta o indicador quantitativo dividido pelo nmero de trabalhadores da obra. O ndice apresentado em porcentagem. Este indicador possibilita a comparao entre as obras com relao ao atendimento s normas, versus a quantidade de trabalhadores expostos aos riscos de acidentes. O mtodo de avaliao e controle dos riscos para a construo civil, composto pelos 4 indicadores supracitados, tem sido aplicado em diversos canteiros de obras. Barkokbas Junior et al. (2006) apresentam resultados coletados em cerca de 12 obras de edificaes verticais. O mtodo tambm foi aplicado em canteiros de obras de galpes industriais, assim como obras de demolio (BARKOKBAS JUNIOR et al, 2007, 2008).

4.3

Indicadores de Acidentes (IA)

Os indicadores de acidentes do trabalho, alm de fornecerem indcios para a determinao de nveis de risco por rea profissional, so de grande importncia para a avaliao das doenas profissionais. Contudo, esses indicadores so classificados com indicadores reativos, ou seja, geram anlises aps a ocorrncia dos acidentes (post factum).

importante ressaltar que a recomendao internacional que, no clculo dos indicadores, devem ser includos os acidentados cuja ausncia da atividade laboral tenha sido igual ou superior a uma jornada normal, alm daqueles que exercem algum tipo de trabalho temporrio ou informal, situao em que o acidentado no se ausenta formalmente do trabalho, porm fica impedido de executar sua atividade habitual (VILA; CASTRO; MAYRINK, 2002).

Para a anlise dos indicadores de acidentes, deve-se considerar a disponibilidade dos dados para clculo nos relatrios e documentos das Comisses

Revista da Cincia da Administrao verso eletrnica v.4, dez. 2011

14

Internas de Preveno de Acidentes - CIPAs e, ainda, a existncia de dados setoriais para a comparao do desempenho individual das empresas.

4.3.1 Taxa de frequncia de acidentes (Tf)

O objetivo desse indicador determinar as condies de segurana em obra, a partir da frequncia de ocorrncia de acidentes. Ele mede o nmero de acidentes que geraram algum tipo de benefcio, ocorridos para cada 1.000.000 de homens-horas trabalhadas, podendo ser escrito como:

If =

Nmero total de acidentes de trabalho que geraram benefcio *1.000.000 HHT

(eq.1)

HHT representa o nmero total de homens-horas trabalhadas, sendo calculado pelo somatrio das horas de trabalho de cada pessoa exposta ao risco de se acidentar, aproximado pelo produto entre o nmero de trabalhadores, jornada de trabalho diria, e nmero de dias trabalhados no perodo em estudo.

A segurana no trabalho um dos fatores geradores de custos. Os acidentes acarretam a perda de dias de trabalho e queda na produtividade dos operrios que presenciaram o acidente. Quando a taxa de frequncia de acidentes for muito alta, necessrio uma interveno no canteiro visando melhoria do meio ambiente de trabalho.

4.3.2 Taxa de gravidade de acidentes (Tg)

A taxa de gravidade mede a intensidade de cada acidente ocorrido, a partir da durao do afastamento do trabalho, permitindo obter uma indicao da perda quantitativa de volume de trabalho devido incapacidade, sendo dado por:

Revista da Cincia da Administrao verso eletrnica v.4, dez. 2011

15

Tg =

Nmero total de dias perdidos *1.000 HHT

(eq. 2)

vila, Castro e Mayrink (2002) recomendam computar apenas os dias perdidos dos acidentes que geraram algum tipo de benefcio previdencirio, ou seja, no sero considerados os casos de simples assistncia mdica e afastamentos inferiores a 15 dias. 4.3.3 ndice de custo (Ic)

Esse indicador tem como objetivo estabelecer uma comparao entre os gastos da Previdncia Social com pagamento de benefcios decorrentes de acidentes do trabalho, sendo expresso pela relao:

Ic =

Gastos com pagamento de benefcios por acidente do trabalho * 100 Contribuio total das empresas
(eq.3)

Os gastos com pagamentos de benefcios por acidente do trabalho dado pela soma do valor da concesso de benefcios decorrentes de acidentes do trabalho com uma estimativa dos pagamentos efetuados com os benefcios j em estoque.

Poderia ainda ser acrescentado aos indicadores de acidentes, um ndice nico englobando os trs indicadores acima, atravs da mdia aritmtica das taxas de freqncia e gravidade e do ndice de custo. Entretanto, resulta em um indicador extremamente sensvel a ordem de grandeza dos 3 ndices considerados em seu clculo.

Revista da Cincia da Administrao verso eletrnica v.4, dez. 2011

16

5 CONSIDERAES FINAIS A implantao de um Sistema de Gesto em Sade e Segurana do Trabalho em empresas construtoras tem se tornado imprescindvel para um controle eficiente dos riscos de acidentes e para uma melhoria no ambiente de trabalho nas obras de construo. Alm disso, num mercado cada vez mais competitivo, a preveno dos acidentes de trabalho tambm um recurso a mais com que contam as empresas construtoras para melhorar sua competitividade.

As diretrizes da OIT para a implantao do SGSST destacam, dentre outras questes, a necessidade do monitoramento e medio da segurana do trabalho. Contudo, algumas pesquisas mostram que a grande maioria das empresas construtoras no adota indicadores de desempenho para suporte gesto da segurana.

O presente trabalho props um sistema de indicadores para gesto da sade e segurana do trabalho em empresas construtoras, composto de 11 indicadores subdivididos em 3 grupos: indicadores de preveno, indicadores de diagnstico e indicadores de acidentes.

O sistema proposto constitudo por indicadores identificados na literatura e j utilizados em vrias obras. importante ressaltar que, para a adequada implantao do sistema, fundamental que o mesmo seja incorporado na rotina da empresa construtora, alinhando-se s prticas de segurana j adotadas.

Por fim, ressalta-se a importncia de outros estudos relativos ao tema para uma melhor caracterizao dos indicadores e estabelecimento de metas e periodicidade de coleta. Alm disso, de fundamental importncia a busca por valores de referncias dos indicadores para possibilitar a prtica de benchmarking entre as empresas construtoras.

Revista da Cincia da Administrao verso eletrnica v.4, dez. 2011

17

6 AGRADECIMENTOS Os autores gostariam de agradecer o apoio financeiro da Capes, atravs do processo No. 0770-11-6, tendo em vista que a finalizao do artigo para publicao foi realizado durante a realizao do ps-doutorado da professora da UPE, Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani, na Universidade do Minho, Portugal. Os autores gostariam ainda de agradecer o apoio e suporte dos pesquisadores do LSHT Laboratrio de Segurana e Higiene do Trabalho e do PEC Programa de PsGraduao em Engenharia Civil da UPE; assim como dos Departamentos de Engenharia Civil e de Produo e Sistemas da Universidade do Minho, em Portugal, do Departamento de Engenharia Civil do Technion University, em Israel e da Universidade de Pernambuco. 7 REFERNCIAS VILA, Josefa Barros Cardoso; CASTRO, Mrcia Caldas de; MAYRINK, Andr Luiz Valente. Ranking das atividades econmicas segundo a frequncia, gravidade e custos dos acidentes de trabalho. Ministrio da Previdncia e Assistncia Social MPAS, Secretaria de Previdncia Social SPS, Coordenao Geral de Estatstica e Aturia CGEA. Braslia: Abril, 2002. BARKOKBAS JUNIOR, Bda; VRAS, Juliana Claudino; CARDOSO, Martha Thereza Negreiros; CAVALCANTI, Giuliana Lins; LAGO, Eliane Maria Gorga. Diagnstico de segurana e sade no trabalho em empresa de construo civil no Estado de Pernambuco. In: XIII Congresso Nacional de Segurana e Medicina do Trabalho. So Paulo, 2004. BARKOKBAS JUNIOR, Bda; VRAS, Juliana Claudino; LAGO, Eliane Maria Gorga; KOHLMAN RABBANI, Emilia Rahnemay. Indicadores de segurana do trabalho para direcionamento do sistema de gesto de segurana e sade no trabalho. In: XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produo (ENEGEP). Fortaleza, 2006. BARKOKBAS JUNIOR, B.; VRAS, J. C.; LAGO, E. M. G.; KOHLMAN RABBANI, E. R.; VASCONCELOS, B. M.. Indicadores de segurana na construo de galpes industriais. In: XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produo (ENEGEP). Foz do Iguau, 2007. BARKOKBAS JUNIOR, Bda; VRAS, Juliana Claudino; LAGO, Eliane Maria Gorga; KOHLMAN RABBANI, Emilia Rahnemay; VASCONCELOS, Bianca Maria; PEREIRA, Igor Luiz Cordeiro. Anlise das condies dos ambientes de trabalho e das prticas adotadas em um canteiro de obras de demolio. In: XII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construdo (ENTAC). Fortaleza, 2008.

Revista da Cincia da Administrao verso eletrnica v.4, dez. 2011

18

BRASIL. MINISTRIO DA PREVIDNCIA SOCIAl. Anurio da previdncia social. Disponvel em: <http://www.previdenciasocial.gov.br>. Acesso em: 11 Out 2009. COSTA, Dayana Bastos et al. Sistema de indicadores para benchmarking na construo civil: manual de utilizao. Porto Alegre: UFRGS/PPGEC/NORIE, 2005. DUARTE, Carolina Mendona de Moraes; LORDSLEEM JR., Alberto Casado. Indicadores de desempenho de empresas construtoras com certificao ISO 9001 e PBQP-H. In: SIMPSIO BRASILEIRO DE GESTO E ECONOMIA DA CONSTRUO, 06., 2009, Joo Pessoa. Anais. Joo Pessoa: ANTAC, 2009. 1 CDROM. HOPKINS, Andrew. Thinking about process safety indicators. In: Safety Science. Amsterdam, v. 47, p 460-465, 2009. HUDSON, Patrick T. W. Process indicators: Managing safety by the numbers. In: Safety Science. Amsterdam, v. 47, p 483-485, 2009. KOHLMAN RABBANI, Emilia Rahnemay ; BARKOKBAS JUNIOR, Bda ; LAGO, Eliane Maria Gorga ; ANDRADE, F. C. ; Macedo, D. R. de M. ; ALENCAR, W. A. F. Avaliao dos riscos de acidentes relacionados utilizao e manuteno de equipamentos mecncios utilizados na construo civil. In: XVI Congresso Brasileiro de Ergonomia, 2010, Rio de Janeiro. Ergonomia e Sustentabilidade. Rio de Janeiro: ABERGO, 2010a. KOHLMAN RABBANI, Emilia Rahnemay; BARKOKBAS JUNIOR, Bda ; LAGO, Eliane Maria Gorga ; VASCONCELOS, B.M. ; Campos, M. S. M. ; MELO, G. G. M ; MOURA, D. M. Diretrizes para avaliao do projeto e manuteno de reas de vivncia em canteiros de obras. In: XIII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construido, 2010, Canela. ENTAC 2010. Porto Alegre: ANTAC, 2010b. LAGO, Eliane Maria Gorga. Proposta de sistema de gesto em segurana no trabalho para empresas de construo civil. 2006. 169f. Dissertao (Mestrado) Mestrado em engenharia civil, Unicap, Recife, 2006. LANTELME, Elvira Maria Vieira, FORMOSO, Carlos Torre. Conceitos, princpios e prticas da medio de desempenho no setor da construo civil. In: FORMOSO, C. T.; INO A. (ed.) Inovao, gesto da qualidade & produtividade e disseminao do conhecimento na construo habitacional. Porto Alegre: ANTAC, 2003. v.2, p. 255281. LAUFER, Alexander; LEDBETTER, William B. Assessment of safety performance measures at construction sites. In: Journal of Construction Engineering, n. 112. Dez 1986. LIMA JNIOR, Jfilo Moreira; LPEZ-VALCRCEL, Alberto; DIAS, Luis Alves. Segurana e sade no trabalho na construo: experincia brasileira e panorama internacional. Brasil: OIT Secretaria Internacional do Trabalho, 2005.

Revista da Cincia da Administrao verso eletrnica v.4, dez. 2011

19

MELO, Maria Bernadete Vieira de. Influncia da cultura organizacional no sistema de gesto da segurana e sade no trabalho em empresas construtoras. 2001. 180f. Tese (Doutorado) Programa de ps-graduao em engenharia de produo, UFSC, Santa Catarina, 2001. MELO, Maria Bernadete Vieira de. A influncia da cultura organizacional no sistema de gesto da segurana e sade no trabalho em empresas construtoras um estudo de caso. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produo (ENEGEP), 22., 2002, Curitiba. Anais. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2002. NAVARRO, Gustavo Pedrosa. Proposta de sistema de indicadores de desempenho para a gesto da produo em empreendimentos de edificaes residenciais. 2005. 163f. Porto Alegre. Dissertao (Mestrado) - Escola de Engenharia, UFRGS, 2005. ROCHA, Carlos Alberto Gurjo Sampaio de Cavalcante. Diagnstico do cumprimento da NR-18 no subsetor edificaes da construo civil e sugestes para melhorias. 1999. 148f. Porto Alegre. Dissertao (Mestrado) Programa de Mestrado em Engenharia Civil, UFRGS, 1999. SOUZA, Roberto de et al. Sistema de gesto da qualidade para empresas construtoras. So Paulo: Pini, 1995. 247p. VRAS, Juliana Claudino et al. Proposta para implantao do sistema de gesto em segurana e sade no trabalho na indstria da construo civil. In: CONGRESSO NACIONAL DE SEGURANA E MEDICINA DO TRABALHO, 12., 2003, So Paulo. Anais... So Paulo: CONASEMT, 2003. WILLARD, Margaret. 3 Construction Companies Share best Practices in Safety. Buildings, Cedar Rapids, v. 103, n. 2, 2009. Disponvel em: <http://www.buildings.com>. Acesso em: 20 Mar 2010.

Revista da Cincia da Administrao verso eletrnica v.4, dez. 2011

20

Potrebbero piacerti anche