Sei sulla pagina 1di 20

DSR 3431

Manual do equipamento

DSR 3431_200902.indd 1

11/02/2009 16:31:41

ndice
1 2 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 3 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 3.6 4 5 6 7 Importante O seu receptor digital Contedo da caixa Painel Frontal Painel Traseiro Carto SKY Controle Remoto Como utilizar o seu receptor digital Conectando o receptor SKY TV utilizando o Cabo A/V Conectando o receptor SKY TV utilizando o Cabo RF Conectando o receptor SKY TV utilizando o Cabo S-Video Conectando o receptor SKY ao Sistema de udio Conectando o receptor SKY Antena Banda C Conectando o receptor SKY rede eltrica Garantia e servios Informaes tcnicas Perguntas freqentes Glossrio de termos 3 6 6 7 8 9 10 12 12 13 13 14 14 15 15 17 18 19

DSR 3431_200902.indd 2

11/02/2009 16:31:41

A televiso nunca foi assim. O receptor digital Pace DSR 3431 abre as portas de um mundo fascinante, para o cliente SKY, com centenas de canais que lhe so disponibilizados diretamente por satlite. Todos com imagens perfeitas de qualidade digital e som com qualidade de CD. Com o seu receptor digital Pace DSR 3431, receber os servios SKY fica muito mais fcil, com muito mais informaes e orientaes, bem como total controle sobre o que voc e sua famlia assistem. Alm dos canais SKY, o seu receptor digital ainda capaz de receber os canais digitais abertos de BANDA C Digital. Leia atentamente o Manual do Equipamento antes de instalar e utilizar o equipamento para manter o produto em segurana e no seu rendimento mximo. Este material contm informaes e observaes importantes com relao operao do seu receptor digital. Significado dos smbolos Preste especial ateno aos smbolos que indicam situaes de perigo. Para reduzir o risco de choque eltrico, no remova a proteo (ou parte posterior). No existem peas que possam ser reparadas pelo usurio. Solicite a assistncia de tcnicos qualificados. Este smbolo indica tenso perigosa no interior do produto e pode causar choques eltricos. Nunca remova a tampa de cobertura ou traseira do equipamento. Este smbolo indica instrues importantes que acompanham o produto e que devem ser lidas e entendidas para a correta operao e manuteno do equipamento. Instrues sobre o smbolo REEE Este produto no deve ser colocado no lixo normal, juntamente com outros resduos domsticos, no final da vida til. Separe-o de outros tipos de resduos e recicle-o de forma responsvel, promovendo a reutilizao sustentvel dos recursos materiais. Desta forma, diminuem-se possveis danos ambientais e ameaas sade pblica, causados pela ausncia de controle no tratamento de desperdcios O smbolo de Reciclvel na caixa da embalagem e do manual do equipamento significa que esses elementos so reciclveis. Portanto, no os jogue em lixo comum. O smbolo de Reciclvel nas embalagens plsticas significa que esses elementos so reciclveis. Portanto, no os jogue no lixo comum. Usurios domsticos e corporativos: Entre em contato com o revendedor onde adquiriu este produto para obter informaes sobre onde e como reciclar o mesmo de modo seguro para o ambiante. Este produto no deve ser misturado com outros resduos industriais ou domsticos. Importante 3

DSR 3431_200902.indd 3

11/02/2009 16:31:41

BR A Z IL

Importante

Se for observada qualidade degradada de imagem provvel que a programao esteja protegida contra cpia. Conecte o receptor digital diretamente ao televisor, no o conectando atravs de um vdeo cassete. Advertncia de Segurana Este produto foi fabricado de acordo com as normas internacionais de segurana. Leia com ateno as precaues de segurana. 1. ALIMENTAO ELTRICA 100~240VCA, 50/60HZ Utilize este produto de acordo com a tenso especificada. Se no tem certeza da tenso em sua casa, consulte a companhia eltrica local. Desligue o produto da tomada antes de iniciar qualquer procedimento de instalao. 2. SOBRECARGA No sobrecarregue tomadas eltricas na parede, no utilize extenses, adaptadores ou benjamins. Evite incndios ou choques eltricos, no conecte muitos equipamentos na mesma fonte de energia. 3. LQUIDOS No exponha o equipamento a qualquer tipo de lquido. Alm disso, no coloque objetos com lquido em cima do aparelho. 4. LIMPEZA Utilize um pano ligeiramente umedecido (sem solventes) para limpar o equipamento. 5.VENTILAO As ranhuras na parte superior e laterais do receptor devem estar descobertas para permitir a ventilao de ar adequada na unidade. No coloque o equipamento por cima de mobilirio macio ou tapetes. No empilhe equipamentos eletrnicos sobre o produto. 6. ACESSRIOS No utilize acessrios inadequados. Eles podem ser perigosos ou danificar o equipamento. 7. LIGAR AO LNB DA ANTENA PARABLICA Desligue o produto da tomada eltrica antes de ligar ou desligar o cabo da antena parablica, evitando qualquer dano. 8. LIGAR AO TELEVISOR Desligue o produto da tomada eltrica antes de ligar ou desligar o cabo do televisor, evitando qualquer dano.

Importante

DSR 3431_200902.indd 4

11/02/2009 16:31:41

10. LOCALIZAO Coloque o produto no interior para evitar a exposio a relmpagos, chuva ou sol. No o coloque perto de um radiador ou reguladores de ar quente. Recomendamos que o equipamento seja posicionado a 10 cm de distncia de quaisquer outros aparelhos susceptveis a influncias eletromagntica, como um televisor ou um vdeo-cassete. No bloqueie as entradas com objetos nem coloque o produto sobre camas, sofs, tapetes ou outras superfcies semelhantes. Se colocar o produto numa prateleira ou estante certifique-se de que existe ventilao adequada e que se cumpriram as instrues de montagem do fabricante. No coloque o produto sobre carrinhos, bases, trips, suportes ou mesas instveis de onde possa cair. A queda de um produto pode causar ferimentos graves a uma criana ou adulto e pode danificar gravemente o aparelho. 11. RELMPAGOS,TEMPESTADES OU FORA DE USO Desligue o produto da tomada eltrica durante uma trovoada. Isso pode evitar que a unidade sofra danos provocados por raios e picos de tenso. Recomendamos ainda que o equipamento seja desconectado da tomada eltrica se no h pretenso de utiliz-lo por um grande perodo de tempo. 12. OBJETOS ESTRANHOS No introduza nenhum tipo de objeto atravs das aberturas na unidade, evitando choques eltricos ou danos ao produto. 13. SUBSTITUIO DAS PEAS Quando for necessrio substituir peas, certifique-se de que os tcnicos utilizam peas de substituies especificadas pelo fabricante ou com as mesmas caractersticas da pea original. A substituio no autorizada pode provocar danos adicionais unidade. Advertncia 1. Para evitar danos do cabo de alimentao; No modifique nem transforme, arbitrariamente, o cabo de alimentao. No dobre nem tora o cabo de alimentao. Certifique-se de desligar o cabo de alimentao puxando-o pela tomada. Mantenha os aparelhos de aquecimento afastados do cabo de alimentao. A tomada, como um dispositivo de conexo e desconexo, deve permanecer acessvel ao usurio.

Importante

DSR 3431_200902.indd 5

11/02/2009 16:31:41

BR A Z IL

9. LIGAO A TERRA O cabo LNB tem de ter uma ligao terra para a antena parablica.

2. Para evitar choques eltricos; No remova a tampa de cobertura do receptor digital, evitando a exposio ao circuito eltrico. No introduza objetos de metal ou produtos inflamveis no interior do produto. No toque na tomada eltrica com as mos molhadas. Desligue o cabo de alimentao em caso de fortes chuvas e tempestades de raios. 3. Para evitar danos no produto; No utilize o produto quando este no estiver funcionando adequadamente. No introduza metais ou substncias estranhas nas ranhuras dos mdulos ou Carto SKY. Tal prtica pode causar danos ao produto e reduzir a vida til do mesmo.

2
2.1

O seu receptor digital


Contedo da caixa

Ao desembalar o seu receptor, certifique-se de que os seguintes acessrios estejam includos:

Os sacos plsticos podem ser perigosos. Para evitar sufocamento, mantenha-os longe de bebs e crianas. As pilhas do controle remoto so removveis com o uso de ferramentas domsticas comuns. As pilhas fornecidas no contm substncias perigosas como mercrio, cdmio ou chumbo. As pilhas nunca devem ser jogadas no lixo domstico, mas em local separado ou em um sistema de coleta especfico.

O seu receptor digital

DSR 3431_200902.indd 6

11/02/2009 16:31:43

2.2

Painel Frontal
BR A Z IL

10

11

1 Tecla (ON/STBY): (Liga/Stand By): (ON) liga o aparelho e (STBY) aparelho em Stand By. 2 Indicador luminoso: azul fraco indica que o aparelho est em Stand By. Azul intenso indica que o aparelho est ligado. Essa luz tambm pisca quando o receptor recebe um sinal do controle remoto. 3 Sensor infravermelho: recebe os comandos do controle remoto. 4 Guia de Programao: exibe a programao na tela. 5 Retornar ( ): retorna ltima tela ou ao ltimo canal sintonizado. 6 Teclas de navegao / / / : move o cursor ou a seleo na tela para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita. 7 Tecla Confirma (O): confirma o item selecionado. 8 Canal do Cliente: acessa o canal do cliente. 9 Tecla (?) : acessa a Tarja de Informaes do canal com informaes disponveis sobre os programas. 10 Boto Reset: restaura os padres do receptor digital. 11 Compartimento do Carto SKY: local do compartimento do Carto SKY. Nota O painel frontal do produto est sujeito a alteraes sem aviso prvio.

O seu receptor digital

DSR 3431_200902.indd 7

11/02/2009 16:31:43

2.3

Painel Traseiro
4 6

10

11

1 SATELLITE IN (ENTRADA DE SINAL DE SATLITE): conecta o receptor digital antena parablica da SKY e Banda C Digital. 2 TV OUT (SADA PARA TV): conecta o seu receptor digital a uma TV com cabo de RF. 3 VHF/UHF IN (ENTRADA NORMAL PARA TV OU CABO): conecta o seu receptor digital antena convencional. 4 Chave CH3 ou CH4: define um dos canais a serem sintonizados quando se conecta o receptor digital TV com o cabo RF. 5 S-VIDEO OUT (SADA DE S-VIDEO): conecta o receptor digital a uma TV com entrada de S-VDEO. 6 DIGITAL AUDIO OUT (SADA DE UDIO DIGITAL) : sada de udio coaxial. 7 VIDEO OUT (SADA DE VDEO): duas sadas de vdeo para conectar a dois dispositivos (TV, Home Theater etc.). 8 AUDIO OUT (SADA DE UDIO): duas sadas de udio estreo para conectar dois dispositivos (TV, Home Theater etc.). 9 USB: para uso futuro. 10 PHONE JACK (CONECTOR DE TELEFONE): conecta o receptor digital linha telefnica. 11 AC IN (ENTRADA DE CA): conecta o receptor digital energia eltrica. (*) * Tenso perigosa. Nota O painel traseiro do produto est sujeito a alteraes sem aviso prvio.

O seu receptor digital

DSR 3431_200902.indd 8

11/02/2009 16:31:44

2.4

Carto SKY
BR A Z IL

O carto SKY j vem inserido no compartimento do carto. Inserir o Carto SKY O Carto SKY deve ser inserido na ranhura atrs da aba direita do painel frontal do receptor. Um Carto SKY vlido permite ver e ouvir todos os canais os quais sua assinatura possui. A entrada para Carto SKY do receptor s pode ser utilizada com Cartes SKY. Abra a aba direita do painel frontal do receptor para localizar a entrada do carto. Coloque o Carto SKY com a seta para cima e apontando para o compartimento de entrada do carto. Insira o Carto SKY na abertura.

O seu receptor digital

DSR 3431_200902.indd 9

11/02/2009 16:31:44

2.5

Controle Remoto

1. SKY DIGITAL
Muda para o modo SKY.

2.TV
Muda para o modo televisor.

3. CINE SKY
Mostra o mosaico Cine SKY (PPV: Pay-Per-View).

4. GUIA DE PROGRAMAO
Mostra o Guia de Programao.

5. MUTE
Ativa ou desativa o udio temporariamente.

6.VOL+/Ajusta o volume de udio.

7.TECLAS DE NAVEGAO
Move o cursor para cima, baixo, esquerda ou direita.

8.TECLA +
Seleciona o idioma (udio e legendas) e sinopses, quando a Tarja de Informaes estiver ativa.

9.TECLAS DE ATALHO
Para utilizar aplicaes interativas.

10.TECLAS ALFANUMRICAS
Introduz um nmero de canal de televiso/rdio ou um nmero da opo de menu.

10

O seu receptor digital

DSR 3431_200902.indd 10

11/02/2009 16:31:44

11. STANDBY (ESPERA)


Alterna entre o modo de espera e o modo de funcionamento.

12. MOSAICO
Acessa o Canal do Cliente.

13.TECLA iTV.
Acessa o contedo interativo do canal quando disponvel.

14.TECLA MENU
Alterna a exibio entre o canal de vdeo e o menu.

15.TECLAS CH +/Mudam de canal.

16.TECLA CONFIRMA
Seleciona o menu ou confirma a operao selecionada.

17.TECLA RETORNA
Retorna ltima tela ou ao ltimo canal sintonizado.

18.TECLA (?)
Mostra a Tarja de Informaes, mensagens eletrnicas ou ajuda, dependendo do contexto.

Nota O controle remoto do produto est sujeito a alteraes sem aviso prvio.

O seu receptor digital

11

DSR 3431_200902.indd 11

11/02/2009 16:31:45

BR A Z IL

Como utilizar o seu receptor digital

3.1

Conectando o receptor SKY TV utilizando o Cabo A/V

Este captulo descreve como ligar o receptor TV com equipamentos especficos para obter a qualidade ideal de sinal. O receptor fornece vrias sadas de sinal para ligar TV ou a outros dispositivos. Selecione o procedimento mais adequado, dependendo do equipamento. Nota Se ocorrerem problemas com a configurao do produto, contate a SKY. O painel traseiro da TV pode variar, dependendo do fabricante e do modelo.

Utilizar os cabos e conectores A/V para ligar o receptor digital ao televisor. Ligue a antena parablica entrada SATELLITE IN. Ligue o cabo do telefone entrada PHONE JACK (cabo no fornecido). Ligue o receptor ao televisor, utilizando um cabo A/V. Nota A ligao do televisor diretamente sada de udio/vdeo do receptor garante uma imagem mais ntida e melhora a sua visualizao.

12

Como utilizar o seu receptor digital

DSR 3431_200902.indd 12

11/02/2009 16:31:46

3.2

Utilizar cabos coaxiais RF para todas as ligaes. Conecte a antena parablica entrada SATELLITE IN. Conecte o cabo do telefone entrada PHONE JACK (cabo no fornecido). Conecte o cabo da antena terrestre entrada VHF/UHF IN. Conecte o receptor ao televisor utilizando um cabo RF (no fornecido). Nota Conecte o cabo da antena terrestre entrada RF IN, para ver canais locais analgicos. Caso tenha ligado o receptor TV utilizando um cabo RF, sintonize-a o no canal 3 ou 4 conforme a chave no painel traseiro (CH3 / CH4).

Utilizar os cabos AV e S-VIDEO (no fornecido) para ligar o receptor digital ao televisor. Conecte o cabo da antena parablica entrada SATELLITE IN. Conecte o cabo do telefone entrada PHONE JACK (cabo no fornecido). Conecte o receptor ao televisor, utilizando um cabo S-VIDEO (cabo no fornecido). Conecte o receptor ao televisor, utilizando um cabo AV, conectando apenas os cabos de udio (vermelho e branco).

Como utilizar o seu receptor digital

13

DSR 3431_200902.indd 13

11/02/2009 16:31:47

BR A Z IL

Conectando o receptor SKY TV utilizando o Cabo RF

3.3

Conectando o receptor SKY TV utilizando o Cabo S-Video

3.4

Conectando o receptor SKY ao Sistema de udio

3.5

Conectando o receptor SKY Antena Banda C

Selecione a opo mais apropriada e conveniente. 1 Opo Conectar o receptor ao sistema de udio, utilizando os conectores branco e vermelho do cabo A/V. 2 Opo Conectar o receptor ao equipamento Dolby Digital para uma melhor qualidade do som, utilizando um cabo S/PDIF (udio digital). Cabo no fornecido. Nota Na figura a seguir so ilustradas as duas opes.

Seu receptor digital pode tambm receber sinais (somente canais abertos) de Banda C Digital pela entrada SATELLITE IN. Conecte uma extremidade do cabo da antena parablica SKY entrada do comutador DiSEqC (no fornecido). Conecte a extremidade do cabo da antena parablica de Banda C Digital entrada B do comutador DiSEqC (no fornecido). Conecte a outra extremidade do comutador DiSEqC entrada SATELLITE IN do receptor SKY. Conecte o cabo do telefone entrada PHONE JACK (cabo no fornecido). Conecte o cabo da antena terrestre entrada VHF/UHF IN. Conecte o receptor ao televisor, utilizando um cabo RF (no fornecido), ou cabo A/V conforme mostrado anteriormente.

14

Como utilizar o seu receptor digital

DSR 3431_200902.indd 14

11/02/2009 16:31:49

3.6

Ligue o cabo de alimentao do receptor tomada eltrica. O receptor digital SKY BiVolt, ou seja, funciona para a faixa de 100 a 240 VAC em 50/60Hz. Se o equipamento estiver ligado, pressione a tecla STAND BY do Controle Remoto ou no Painel Frontal do receptor a fim de o receptor receber dados atualizados automaticamente.

Garantia e servios

Contratos sem prazo determinado Modelo Vendas: Este produto garantido pelo perodo de um ano, includo perodo da garantia legal (primeiros noventa dias), observadas as seguintes condies: O perodo de garantia ser contado a partir da data de emisso da Nota Fiscal de venda do Revendedor ao primeiro adquirente consumidor, mesmo que o produto venha a ser transferido a terceiros. O atendimento em garantia ser feito exclusivamente pela rede autorizada SKY. O consumidor ser responsvel pelas despesas e segurana do transporte de ida e volta do produto ao Servio Autorizado. O prazo para a execuo de um servio Garantia e servios

15

DSR 3431_200902.indd 15

11/02/2009 16:31:50

BR A Z IL

Conectando o receptor SKY rede eltrica

ter incio na data de entrega do produto ao Servio Autorizado. A garantia cobre as falhas de qualidade que, apontadas em tempo hbil pelo consumidor e constatadas pelo Servio Autorizado, tornem o produto imprprio ou inadequado s condies normais de uso, considerando como referncias informaes sobre o produto, comprovadamente divulgadas na oferta e na apresentao ao consumidor, incluindo o Manual do Equipamento. A garantia no abranger os danos que o produto venha a sofrer em decorrncia de: a - Acidente ou agentes da natureza. b - Utilizao em desacordo com o Manual do Equipamento. c - Ligao a sistema eltrico com voltagem imprpria, ou sujeito a flutuaes excessivas ou sobrecargas. d - Furto ou roubo. e - Danos causados por umidade excessiva e salinidade. f - Nmero de srie do aparelho estiver de alguma forma adulterado, rasurado ou a sua inexistncia. O produto perder a garantia se a Nota Fiscal do Revendedor ao primeiro adquirente consumidor apresentar rasura ou adulterao, ou ainda se o produto apresentar sinais de ter sido violado, consertado ou ajustado por tcnico ou servio no autorizado. No sero cobertos pela garantia do fabricante: a - Servios de instalao, orientaes de uso, interrupo de servios ou falta de sinal decorrentes da operadora de TV por Assinatura. b - Atendimento no domiclio. O consumidor dever fazer contato com o Servio de Atendimento da operadora de TV por assinatura, antes de recorrer garantia do fabricante.

Contratos com prazo determinado Modelo Comodato: Este produto garantido pelo SKY ASSISTNCIA PREMIUM enquanto o cliente estiver ativo, includo perodo da garantia legal (primeiros noventa dias), observado as seguintes condies: O atendimento em garantia ser feito exclusivamente pela rede autorizada SKY. Caso seja necessrio o reparo do equipamento, ser efetuada a troca do mesmo no momento da visita tcnica. A garantia do SKY ASSISTNCIA PREMIUM no abranger os danos que o produto venha a sofrer em decorrncia de mau uso: a - Utilizao em desacordo com o Manual do Equipamento. b - Ligao a sistema eltrico com voltagem imprpria, ou sujeito a flutuaes excessivas ou sobrecargas. Nota A recepo dos servios no pode ser garantida em todas as circunstncias: a qualidade da recepo depende, entre outros, do tamanho da antena, sua localizao no territrio, posicionamento, apontamento e cabeamento corretos da antena, condies meteorolgicas etc. As condies meteorolgicas extremas (tempestades, chuva intensa, trovoadas etc.) podem impedir temporariamente que sua antena receba os sinais de satlite. A garantia no abrange peas danificadas devido utilizao incorreta da informao includa neste manual.

16

Garantia e servios

DSR 3431_200902.indd 16

11/02/2009 16:31:50

Informaes tcnicas

17

DSR 3431_200902.indd 17

11/02/2009 16:31:52

BR A Z IL

Informaes tcnicas

Perguntas freqentes
o controle remoto no funciona? Aponte o controle remoto diretamente para o receptor infravermelho do controle remoto no painel frontal do receptor digital, evitando quaisquer obstculos. Substitua as pilhas do controle remoto. Verifique a operao do painel frontal. Verifique se o controle remoto est no modo correto. no h imagem? Verifique se o receptor digital est no modo de espera (Stand By). Verifique se a TV est ligada. Verifique se o canal e a fonte foram selecionados corretamente na TV. Verifique as conexes de vdeo. Verifique se a parablica foi sintonizada corretamente. Ao utilizar a conexo de antena da TV, verifique se a TV foi sintonizada corretamente ao canal indicado no seletor de canal do receptor digital.

O que fazer se... a recepo do sinal est intermitente ou a imagem est congelada? Verifique todas as conexes e cabos entre a antena SKY e o receptor digital. observa-se o efeito de onda nas imagens do satlite, mas no nas imagens terrestres na TV (somente quando a entrada da antena for usada)? Se possvel, alterne outra posio do seletor de canal do receptor digital e sintonize novamente a TV quele canal. os indicadores do painel frontal do receptor digital no acendem? Verifique se a chave de alimentao (disjuntor) est ligada. Verifique se os adaptadores do cabo de alimentao esto conectados corretamente. Verifique a alimentao conectando outro aparelho tomada eltrica. 18

Perguntas freqentes

DSR 3431_200902.indd 18

11/02/2009 16:31:53

no h som? Verifique se o volume do som foi silenciado. Verifique as conexes de udio. Se usar um amplificador de alta fidelidade tente outra fonte de som.

DSR Receptor digital, dispositivo eletrnico para recepo digital de transmisso via satlite (TV e rdio).

Glossrio de termos

Mensagem eletrnica Mensagem recebida em seu receptor digital. Menu Tela com diversas opes para seleo. Modem Um dispositivo eletrnico instalado no receptor digital para comunicao pela linha telefnica. Mosaico Uma tela que consiste em imagens mltiplas, possibilitando selecionar um programa facilmente.

16:9 Formato de tela de TV conhecido como formato de cinema. Muitos filmes so exibidos neste formato.

Cabo da antena de RF Cabo usado para conectar o receptor digital entrada da antena da TV. O modulador de RF, integrado ao receptor digital, converte os sinais de vdeo e udio em um sinal adequado para a entrada da antena da TV. Cdigo de acesso Um nmero de 4 dgitos, cdigo pessoal usado, por exemplo, para configuraes. Controle remoto Controle remoto por infravermelho, a unidade porttil usada para controlar o receptor digital ou a TV por meio de tecnologia comum de feixes de luz invisvel para transmitir comandos. Cursor Um smbolo ou cone usado para selecionar a opo desejada.

Navegador Permite ao usurio navegar pelos servios.

Parablica Uma antena de formato discoidal para recepo de sinais digitais de satlite, instalada na parte externa da residncia. Pay Per View Um programa que se paga para assistir (PPV).

Stand By Estado em que o receptor digital fica no modo espera, porm, recebendo atualizaes.

Glossrio de termos

19

DSR 3431_200902.indd 19

11/02/2009 16:31:53

BR A Z IL

Para maiores informaes, consulte o nosso site:

www.sky.com.br

As especificaes esto sujeitas alterao sem viso prvio. 2009 Pace. Todos os direitos reservados Confeccionado em papel reciclado. A Pace contribuindo para a preservao de meio ambiente 3111 176 55081

DSR 3431_200902.indd 20

11/02/2009 16:31:55

Potrebbero piacerti anche