Sei sulla pagina 1di 37

Principais Biomas Continentais Brasileiros

http://www1.ibge.gov.br

http://www.ebape.fgv.br/

FLORESTA AMAZNICA

Em territrio brasileiro, abrange os estados do Acre, Amap, Amazonas, Par, Rondnia, Roraima e pequena parte dos estados do Maranho, Tocantins e Mato Grosso.

FLORESTA AMAZNICA
A Floresta Amaznica maior floresta tropical mida do planeta Subdivide-se em trs tipos:
A) Matas de terra firme B) Mata de vrzea C) Mata de igap

Floresta Amaznica
Floresta rica, solo pobre
A maior parte do solo da floresta Amaznica pobre em nutrientes. A maior parte das substncias minerais est incorporada no no solo, mas nos organismos da floresta. As plantas morrem ou perdem suas partes, so decompostas e rapidamente reabsorvidas pelas razes abundantes Se a gua das chuvas casse diretamente no solo nu, causaria a lixiviao (retirada do solo e dos nutrientes) A densa folhagem evita que a chuva caia diretamente sobre o solo O desmatamento levaria a um rpido empobrecimento do solo

Floresta Amaznica

A) Matas de terra firme


Possuem as rvores mais altas, algumas atingindo at 65 m rvores de grande porte e muitas lianas e epfitas. Quando ocorre o contato entre as copas, forma-se um anteparo luz, capaz de reter at 95% da iluminao, o que torna o interior da floresta mido e sem ventilao.

Floresta Amaznica
um ambiente estratificado, em camadas ou andares:
Andar superior extremamente mido, resultado da intensa transpirao vegetal, o que mantm elevada a umidade e regulariza as chuvas; andar mdio rico em epfitas, orqudeas e samambaias, entre outras, inquilinos que buscam um timo em luminosidade e que retiram gua e nutrientes do ar; Andar inferior o solo escuro e mido, com enormes populaes de bactrias e fungos, com uma decomposio e um ciclo da matria extremamente rpidos, o que o torna pobre em hmus, mas determina um rpido crescimento da vegetao.

Floresta Amaznica

B) Mata de igap
Localizada nos terrenos mais baixos, permanentemente ou frequentemente alagados pelos rios prximos. A vitria-rgia a espcie mais comum.

Floresta Amaznica

C) Mata de vrzea:
Entre a terra firme e o igap. Possui composio varivel, de acordo com a proximidade dos rios. Nela encontram-se a seringueira, as palmeiras e o jatob, entre outras rvores de grande porte.

CAATINGA

Vegetao tpica do Nordeste brasileiro e de parte do Maranho e norte de Minas Gerais

Caatinga
A palavra caatinga, de origem tupi, significa mata branca. A caatinga apresenta colorao verde somente no inverno, a poca das chuvas, de curta durao. No restante do ano apresenta-se clara, pois fica parcial ou inteiramente sem folhas.

VISO DA CAATINGA EM POCA DE ESTIAGEM

VISO DA CAATINGA EM POCA DE CHUVA

Caatinga

Predominncia de plantas xerfilas, como rvores e arbustos que perdem suas folhas durante a estao seca, freqentemente dotados de espinhos, alm de cactceas, bromeliceas e ervas de ciclos anuais. O clima marcado por secas estacionais e peridicas.

Caatinga
Considerado o nico bioma exclusivamente brasileiro (todos os demais podem ser encontrados nos pases vizinhos) Considerada erroneamente um ambiente simplificado e de pouca riqueza biolgica. Porm, apresenta diversas paisagens nicas, sendo, portanto, um bioma de grande heterogeneidade. O aspecto geral da vegetao, na seca, de uma mata espinhosa e agreste. A caatinga tem uma fisionomia de deserto, com ndices pluviomtricos muito baixos. Clima quente, com ventos fortes e secos.

CERRADO
Ocupa cerca de 23% da superfcie do Brasil. Com 2 milhes de quilmetros quadrados, o segundo maior bioma da Amrica do Sul. Estende-se pela regio central do pas, pelos estados de Gois, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, oeste de Minas Gerais e da Bahia, sul do Maranho e parte de Piau, chegando a Rondnia e Par.

Cerrado
Correspondem s savanas brasileiras, com predomnio de gramneas, rvores e arbustos dispersos em toda a sua superfcie Apresenta sua fisionomia caracterstica devido a fatores do solo, como pobreza em nutrientes, acidez elevada e alto teor de alumnio (elemento txico s plantas) e no ocorrncia de uma estao seca pronunciada

Cerrado
As rvores do cerrado so muito peculiares, com troncos tortos, cobertos por uma cortia grossa, com folhas geralmente grandes e rgidas. Muitas plantas herbceas tm rgos subterrneos para armazenar gua e nutrientes. Cortia grossa e estruturas subterrneas podem ser interpretadas como algumas das muitas adaptaes desta vegetao s queimadas peridicas a que submetida, protegendo as plantas da destruio e capacitando-as para rebrotar aps o fogo.

PAMPA

Tambm conhecido com Campos do Sul, abrange regies do Rio Grande do Sul e se estende pelo Uruguai e Argentina

Pampa
A vegetao dominante de gramneas, caracteriza-se pela grande riqueza de espcies herbceas e vrias tipologias campestres compondo, em algumas regies, ambientes integrados com a floresta de araucria. Atualmente, este bioma sofre forte presso sobre seus ecossistemas, com introduo de espcies forrageiras e com a atividade pecuria.

PANTANAL

Estende-se pela pela Argentina, Bolvia e Paraguai Somente no Brasil possui uma rea aproximada de 150 mil quilmetros quadrados, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No Paraguai, Bolvia e Argentina conhecido por Chaco

a maior plancie inundvel do mundo e contm uma riqueza inigualvel de diversidade biolgica terrestre e aqutica. Esta plancie possui uma declividade quase nula, com seus limites caracterizados por elevaes de relevo, entre as quais a mais conhecida a Chapada dos Guimares, no limite norte do Pantanal.

Pantanal
No perodo de chuvas (outubro a maro), modifica-se drasticamente, com a formao de grandes reas alagadas (at 80% da plancie se inunda). No perodo seco (abril a setembro), o Pantanal se assemelha ao cerrado. Sua vegetao um mosaico de florestas baixas, cerrados e campos inundveis. Cortada por uma grande quantidade de rios, todos pertencentes bacia hidrogrfica do Rio Paraguai.

Pantanal

rea de transio - mosaico de ecossistemas terrestres


Cerrados Floresta Amaznica Ecossistemas aquticos e semi-aquticos,

Pantanal
Em alguns locais mais altos, onde o solo no retm gua da chuva, a vegetao pode apresentar a feio tpica da caatinga. Durante as cheias, os peixes abandonam os leitos dos rios e vo em busca do alimento abundante, disponvel nos campos e nas matas inundados.

MATA ATLNTICA

Conjunto de Florestas Tropicais originalmente distribudas ao longo da costa brasileira de Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, formando uma vegetao que avanava pelo interior na regio sul e sudeste do pas.

Formaes Florestais Brasileiras Segundo O IBGE (1993) (Viso Simplificada da Classificao)

Estas florestas podem ser reunidas em dois grupos fisionmicos principais: a) Florestas Ombrfilas b) Florestas Estacionais

Florestas Ombrfila Ocorre em regies de elevada umidade e as rvores mantm suas folhas durante todas as estaes do ano. Possui 3 tipologias diferentes: a) Densa b) Aberta c) Mista (Floresta de Araucria)

Florestas Estacionais Ocorre em regies de clima mais seco e as rvores perdem total ou parcialmente suas folhas durante a estiagem. Se dividem em : a)Semi-deciduais b)Deciduais

Mata Atlntica

A Floresta apresenta grande produtividade biolgica apesar da predominncia de solos pobres As formaes do bioma Mata Atlntica so as florestas Ombrfila Densa, Ombrfila Mista (mata de araucrias), Estacional Semidecidual e Estacional Decidual e os ecossistemas associados como manguezais, restingas, campos de altitude e ilhas costeiras e ocenicas

Mata Atlntica
Estende-se do Cear ao Rio Grande do Sul, localizada principalmente nas encostas da Serra do Mar e em ilhas situadas no litoral entre os estados do Paran e do Rio de Janeiro. marcada pelas rvores de copas altas, que formam uma cobertura fechada.
Ombrfila Densa

Floresta Ombrfila Densa

Mata Atlntica
Ombrfila Mista Araucria

Floresta Ombrfila Mista

Ou Mata de Araucria - Tem como espcie dominante em termos fisionmicos uma confera, a Araucria, que forma o dossel superior dessa floresta. Abaixo do dossel das araucrias existem rvores de folhas largas (latifoliadas) como cedros, perobas, canela, imbuias, bem como pteridfitas Boa parte desta mata ocorre em solos grande fertilidade. Este fato aliado ao valor da madeira levou a devastao dessas matas para dar lugar a agricultura. Ocorre na regio sul e esparsamente na regio sudeste.

Mata Atlntica
Poucos remanescentes em regies da Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ocorre em locais com duas estaes bem demarcadas: uma chuvosa, seguida de longo perodo seco. Mais de 50% das rvores perdem as folhas na poca de estiagem.

Floresta Estacional Decidual

Mata Atlntica

Floresta Estacional Semidecidual

Ocorre nos estados de So Paulo, Paran, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Mata Atlntica Ecossistemas Associados


Campos de altitude
Vegetao com estrutura herbcea ou herbceo/arbustiva, ocorre geralmente nas serras de altitudes elevadas e nos planaltos, sob clima tropical, subtropical ou temperado.

Restingas
Ocorre no litoral, sobre dunas e plancies costeiras. Tem incio junto praia, com gramneas e vegetao rasteira, e tornam-se gradativamente mais variadas e desenvolvidas medida que avanam para o interior.

Mata Atlntica Ecossistemas Associados

Manguezais
Formao que ocorre ao longo dos esturios, em funo da gua salobra produzida pelo encontro da gua doce dos rios com a do mar.
Campos de Altitude Brejos Interiores

uma vegetao muito caracterstica, pois tem apenas sete espcies de rvores.

Restinga

Manguezal
www.apremavi.com.br/.../images/foto_cap_2_01.jpg

Mata Atlntica Impactos Ambientais


A Mata Atlntica cobria originalmente 15% do territrio nacional. Teve mais de 90% de sua cobertura vegetal devastada para dar lugar aos ncleos urbanos do Brasil. Os 7,3% restantes desta cobertura vegetal est atualmente confinada a fragmentos em regies de mais difcil acesso como as serras e escarpas ngremes como a Serra do Mar no sul e sudeste do Brasil. Contribuem atualmente para o alto grau de destruio da Mata Atlntica:
a expanso da indstria, a expanso da agricultura, a expanso do turismo e a expanso da urbanizao de modo no sustentvel

Mata Atlntica Importncia Ecolgica

Os 7,3% restantes desta cobertura vegetal riqussimo em biodiversidade A Mata Atlntica o bioma com maior diversidade botnica por hectare do mundo para plantas lenhosas
8000 plantas endmicas 55 espcies de mamferos 250 de anfbios Milhares de insetos

Sete das nove maiores bacias hidrogrficas brasileiras esto neste bioma. A manuteno do recurso hdrico depende diretamente da preservao da mata atlntica

Hotspot
O conceito Hotspot foi criado, em 1988, por Norman Myers. A ideia era tentar identificar quais as reas mais importantes para preservar a biodiversidade na Terra. Ao observar que a biodiversidade no est igualmente distribuda no planeta, Myers procurou identificar quais as regies que concentravam os mais altos nveis de biodiversidade e onde as aes de conservao seriam mais urgentes. Essas regies foram designadas por Hotspots. Hotspot corresponde a uma rea prioritria para conservao, rica biodiversidade e ameaada no mais alto grau. considerada Hotspot uma rea que possua, pelo menos 1500 espcies de plantas vasculares (0,5% do total mundial) endmicas, e apresente, no mnimo, 70% de perda do seu habitat original.

Desde Fevereiro de 2005, a lista passou a contar com 34 regies, que incluem o habitat de 75% dos mamferos, aves e anfbios mais ameaados do planeta. No entanto, somando a rea de todos os Hotspots ficamos apenas com 2,3% da superfcie terrestre, onde se encontram 50% das plantas e 42% dos vertebrados conhecidos.

Potrebbero piacerti anche