Sei sulla pagina 1di 33

LILIANE ZACCHI ADRIANO

ACABAMENTO E POLIMENTO DE RESTAURAES DIRETAS DE RESINA COMPOSTA

Trabalho de concluso apresentado ao Curso de Especializao em Dentistica, da Universidade Federal de Santa Catarina, como parte dos requisitos para obteno do titulo de Especialista em Dentistica. Orientador: Prof. Dr.Edson Medeiros de Araujo Junior

Florianpolis 2007

LILIANE ZACCHI ADRIANO

ACABAMENTO E POLIMENTO DE RESTAURAES DIRETAS DE RESINA COMPOSTA

Este trabalho de concluso foi julgado adequado para obteno do titulo de Especialista em Dentistica e aprovado em sua forma final pelo Curso de Especializao em Dentistica da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianpolis, 19 de outubro de 2007.

BANCA EXAMINADORA

Prof. Edson Medeiros de Araujo Junior z Orient dor

,4r4WAIP,
13, f. Elo Arajo

Mem bro

Prof. Gu . erme Carpena Lopes

Membro

Dedico este trabalho minha linda famlia. Meu marido e meu amor, Giovani, que no mediu esforos para me ajudar sempre que precisei, me incentivando do inicio ao fim, e meus filhos to amados, Leticia e Jnior, que so a verdadeira razo do meu viver.

AGRADECIMENTOS

A DEUS Por ter me concedido a graa de chegar at aqui, me dando a certeza de que esteve sempre ao meu lado.

AOS MEUS PAIS Ivo e Jurema, a quem eu amo tanto, pelo dom da vida, pela educao e pelo apoio incondicional sempre que necessrio.

AOS MEUS IRMOS E CUNHADOS Por estarem sempre dispostos a ajudar e por fazerem parte da minha vida. AO MEU CUNHADO REINALDO Pela ajuda indispensvel na etapa tradutria deste trabalho. AO ACADMICO GUSTAVO Por me auxiliar com tanta dedicao e responsabilidade.

A. ANGELITA Auxiliar do consultrio e amiga, com quem passo o maior tempo do dia, pelo empenho e dedicao em tudo o que faz.

AOS MEUS QUERIDOS COLEGAS Pelo carinho em com que fui tratada durante o tempo em que passamos juntos.

AOS FUNCIONRIOS
Pela disponibilidade sempre que solicitados.

AOS MEUS QUERIDOS PROFESSORES


Por terem me transmitido tanto conhecimento de uma forma to responsvel, confidvel e ao mesmo tempo prazerosa. Em especial, ao meu orientador, Prof. Edson Araujo, por me auxiliar com muita dedicao na elaborao deste trabalho.

RESUMO

0 aumento da procura por restauraes que simulam a estrutura dental, exigiu da Odontologia um substancial aumento no uso de resinas compostas, por conciliar esttica adequada, longevidade aceitvel, custo acessvel e manuteno da integridade tecidual, j que favorece um preparo m in imamente invasivo. Porm, para oferecer estas vantagens, este material necessita de acabamento e polimento, j que superficies speras aceleram o acmulo de placa, o que resulta em alterao de cor da restaurao, irritao gengival e crie secundaria. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi revisar os melhores materiais e tcnicas de acabamento e polimento, para que o profissional possa oferecer restauraes de resina composta com alta qualidade e conseqentemente maior durabilidade.

ABSTRACT

The increasing interest for restorations simulating the dental structure demand from

Odontology a substantial increase in the usage of composite resins which combine adequate
esthetics, acceptable lifetime, reasonable cost and maintenance of tissue integrity, favoring a minimally invasive approach. On the other hand, in order to offer these advantages, composite resin needs finishing and polishing methods since rough surfaces have increased plaque formation and consequently brings restoration color change, gingival irritability and secondary caries. The purpose of this work was to review the best materials and techniques for the professional to offer composite resin restorations with high quality in terms of finishing, polishing and bringing higher durability as a consequence.

SUMARIO

1 INTRODUO 2 REVISO DE LITERATURA 2.1 CONCEITO 2.2 RESINAS 2.3 MATERIAIS 2.4 TEMPO 2.5 REFRIGERAO 2.6 RUGOSIDADE SUPERFICIAL 2.7 DUREZA 2.8 SELAMENTO MARGINAL 3 DISCUSSO 4 CONSIDERAES FINAIS REFERNCIAS
ANEXO

9 11 11 12 15 18 19 10 22 -r) 24 27 28 31

9 1 INTRODUO

0 aumento na exigncia esttica pelos pacientes, tem repercutido numa evoluo constante na formulao das resinas compostas e tcnicas restauradoras, aumentando substancialmente seu uso nos ltimos anos. As resinas compostas atualmente ocupam uma posio importante entre os materiais restauradores, por oferecerem soluo esttica adequada e uma longevidade aceitvel, a um custo inferior a uma restaurao cermica. Refletem uma tendncia contempornea da Odontologia operatria moderna, que favorece um preparo minimamente invasivo, objetivando respeitar e manter a integridade tecidual. Porm, a longevidade e a aparncia esttica das restauraes de resina composta dependem grandemente da qualidade das tcnicas do acabamento e polimento empregadas. Resduos de superfcies speras ou margens inadequadamente acabadas, aceleram o acumulo de placa, e consequentemente aumentam o risco de haver manchamento da restaurao, irritao

gengival e crie secundria. Um dos objetivos do acabamento e polimento regularizar as margens, corrigir quaisquer defeitos existentes e alisar as superfcies irregulares, de modo que a restaurao esteja em perfeita continuidade com os tecidos dentrios. (BASEREN, 2004; ARDU; KREJCI, 2006; TORKON, 2006). freqente a negligncia do acabamento por parte do profissional, o que faz com que seja alta a incidncia de restauraes de resina composta deficientemente acabadas e polidas. Isto se deve principalmente, ao cansao do profissional e do paciente ao final do procedimento, . dificuldade do profissional de distinguir o compsito das margens dentais, dificuldade de acesso e visibilidade, principalmente na regido posterior, e a falta de familiaridade com instrumentos, materiais (BARATIERI et al., 2004). Para que estas dificuldades sejam reduzidas, deve-se levar em considerao o tipo da resina composta utilizada na superfcie da restaurao, os materiais disponveis para acabamento e polimento, e demais fatores que podem influenciar na rugosidade superficial, dureza e selamento marginal da restaurao, tais como a refrigerao durante o acabamento e polimento e o momento ideal para realizao destes ltimos passos do procedimento e tcnicas de acabamento e polimento.

lo
restaurador.

Com base nesses princpios, este trabalho tem como objetivo analisar quais os materiais e tcnicas mais eficazes, para que o clinico aprimorando seu conhecimento profissional, tenha condies de oferecer a seu paciente, restauraes de resina composta com acabamento e polimento de alta qualidade.

11

2 REVISO DE LITERATURA

2.1 CONCEITO

Acabamento refere-se a plastia (contorno) total da superfcie da restaurao para obteno da anatomia desejada, enquanto o polimento produz uma superfcie lisa e altamente reflectiva. A tcnica para remoo ou corte da resina composta pode ser elaborada em trs passos seqenciais: plastia (contorno), fino acabamento e polimento.

Contorno

envolve a reduo grosseira da restaurao de compsito para obter a forma desejada, decidida pelos parmetros da funo e consideraes estticas. 0 fino acabamento constitui o refinamento e acabamento preciso das margens, remoo dos defeitos superficiais, riscos, e desenvolvimento de uma superfcie lisa. 0 polimento consiste na reduo da rugosidade e riscos produzidos durante o processo de acabamento, com o objetivo de reduzir as irregularidades superficiais de maneira a obter uma superfcie to reflectiva quanto o esmalte natural. (TERRY, 2004). Estes procedimentos, no entanto, so interdependentes e no podem ser claramente delimitados, dai o termo utilizado como acabamento e polimento (BASEREN, 2004). Acabamento e polimento uma etapa imprescindvel, muito critica e importante

que visa:
a) propiciar um contorno fisiolgico que impea nas margens e superfcies da restaurao. b) aumentar a resistncia dos compsitos ao desgaste e impregnao por corantes. c) melhorar a tolerncia dos tecidos periodontais a estas restauraes. d) fazer com que a restaurao tenha uma aparncia que a confunda com a estrutura dental, tornando-a imperceptvel (BARATIERI et al., 2004).
ou dificulte o

acmulo de placa bacteriana

12 2.2 RESINAS

Com a introduo de resinas compostas com diferentes graus de opacidade/translucidez, associada ao uso de corantes para caracterizao da tcnica de estratificao natural, comumente empregada nas restauraes de porcelana, tornou-se possvel confeccionar restauraes de resina composta com excelente resultado esttico, aproximando-se muito na aparncia dos dentes naturais. (FRECH, 2005). Segundo Terry (2005), na Dentistica Restauradora, a eficcia dos processos de acabamento e polimento depende dentre outros requisitos, do material restaurador, que tem sido a principal varivel, devido mudana continua em sua formulao. A diferena de dureza entre a carga inorgnica e a matriz, pode resultar em superfcie rugosa, visto que estes dois componentes no desgastam uniformemente. Novas frmulas com partculas cada vez menores, tm alterado os componentes de carga, a forma, a orientao e a concentrao, melhorando suas caractersticas fsicas e mecnicas, e proporcionando resina composta um melhor grau de polimento. Esta melhora tem sido atribuida lisura inerente do compsito. Para Joniot et al.(2006) entre as qualidades exigidas de um composto, boa habilidade de polimento uma das principais, visto que a propriedade no s influencia a esttica, mas tambm a durabilidade da restaurao, impedindo a reteno de placa bacteriana. 0 brilho de um material depende essencialmente da microgeometria de sua superfcie. A qualidade da superfcie no final do polimento depende tambm da forma e tamanho da carga includa no compsito e a proporo que ela representa na composio global. Quanto maior o tamanho das partculas de carga, mais spera a superfcie depois de polir. Em contraste, compostos que contm partculas menores so mais fceis de polir. De acordo com Cardoso et al.(2006) e Venturini et al.(2006), a adequada seleo da resina composta, est diretamente ligada compreenso das suas propriedades fsicas, mecnicas e biolgicas, sendo que a morfologia e o tamanho das partculas tm grande influncia na lisura de superfcie e dureza do material. 0 tamanho das partculas determina o tipo de resina. As resinas hbridas apresentam um tamanho mdio das partculas de 0,4 a 21.im e caracterizam-se pelo alto percentual de carga inorgnica, proporcionando alta

13 resistncia A compresso, A fratura e ao desgaste. As resinas microparticuladas com tamanho mdio das partculas de 0,04gm, promovem excelente polimento e brilho, porm, tendo menor contedo de carga, sofre reduo nas propriedades mecnicas. As novas resinas de nanoparticulas, apresentam excelente polimento e brilho; alto contedo de carga no material, proporcionando alta resistncia compresso, A fratura e ao desgaste, e ainda, apresentam um polimento duradouro, devido ao seu padro diferenciado de abraso durante o desgaste. Somente as nanoparticulas se soltam do material e no os nanoaglomerados, garantindo a suavidade da superfcie, ao contrrio dos materiais tradicionais que perdem grandes pores de carga, tornando a superfcie rugosa. Ou seja, a resina de nanoparticulas associa a vantagem da resina de microparticulas e tambm da resina hbrida. Para Debastiani e Lopes (2005), os compsitos hbridos aparecem como o material disponvel mais adequado para a restaurao de dentes posteriores, devido A sua resistncia A compresso e ao desgaste. O refinamento nas resinas hbridas levou ao desenvolvimento das resinas microhibridas, com excelentes propriedades fsicas e boa capacidade de acabamento e polimento. Recentemente, foi introduzido no mercado um novo tipo de resina composta fotopolimerizvel: as nanoparticuladas (Filtec Supreme, 3M ESPE). Esta nova tecnologia envolve partculas com aproximadamente 0,02 gm, ou seja, a metade do tamanho das microparticulas. Diferentemente das resinas de microparticulas, cuja maior parte

composta de uma mistura de resina e resina/partculas pr-polimerizadas, o compsito de nanoparticulas (Filtec Supreme) envolve dois tipos de partculas: nanomtricas e nanoaglomerados, que so combinadas diretamente com a matriz resinosa de baixa contrao. Essa caracterstica confere ao material, propriedades superiores As dos compsitos hbridos como, melhor polimento, mais fcil manuseio e capacidade de manter a anatomia por longos perodos. Alm disso, a alta quantidade de carga faz com que este material tenha resistncia adequada para ser indicado para dentes posteriores. Segundo Baratieri et al. (2004), para restauraes de classe III e V. as resinas mais indicadas so as microhibridas, uma vez que alm de possibilitarem uma superfcie relativamente lisa e brilhosa, dificilmente geram o aspecto de "meia lua" to comum em

14 restauraes executadas com resinas de microparticulas. Alm disso, apresentam melhor desempenho em situaes de alto estresse. Porm, as resinas de microparticulas oferecem uma textura superficial equiparvel ao esmalte, enquanto que com as hbridas, poder ser mais difcil reproduzir o grau de reflectncia, cor e textura dos dentes naturais. Em dentes anteriores fraturados geralmente indicado dois ou mais tipos de resinas compostas para obteno de melhor selamento marginal, melhor funo e excelncia esttica. Sugere-se ento uma resina hbrida para reproduo da superficie palatal, proximais e toda Area correspondente dentina e outra de microparticulas para reproduo do esmalte vestibular. As hbridas, alm de oferecerem resistncia restaurao, impedem que o fundo escuro da boca, ou dentina manchada sejam percebidos atravs da restaurao. Por outro lado, as de micropartculas, possibilitam maior translucidez e uma superfcie mais lisa e polida e que assim se mantm por mais tempo. Em facetas diretas indica-se resina microhibrida internamente, fazendo a vez da dentina, e outra de micropartculas externamente, fazendo a vez do esmalte. Resinas de tonalidades translcidas so as mais bem polidas, por isso bom ter ao menos uma fina camada de tonalidade translcida sobre toda a restaurao de resina composta. ( TRKON, 2006). Segundo Watanabe et al.(2005), quando se usa o mesmo sistema de polimento para resinas compostas diferentes, a composio das mesmas pode ser responsvel pelos valores de rugosidade superficial diferentes. Conforme Lopes et al.(2002), as resinas hbridas exibem rpida contrao de polimerizao e tm um maior mdulo de elasticidade, do que as de microparticulas, que por sua vez absorvem Agua por pelo menos 24h aps a sua insero. Quando a tcnica incremental de insero da resina composta usada, e de maneira correta, devolve ao dente a sua morfologia e reduz consideravelmente a necessidade de

acabamento e polimento da restaurao, minimizando as etapas deste processo. A ausncia de excessos das restauraes torna os procedimentos de acabamento e polimento mais fceis e quase desnecessrios. A restaurao ser menos susceptivel ao desgaste oclusal e a infiltrao marginal. As restauraes com excesso, necessitam de um tempo maior de acabamento, no oferecem um contorno anatmico satisfatrio, a adaptao marginal

15 negativamente afetada, e a camada melhor polimerizada removida e verifica-se uma taxa de desgaste oclusal maior nestas restauraes. (DEBASTIANI, 2004). Segundo Baratieri et al. (2004) caso o profissional se esmere ao mximo durante a seleo e adaptao do sistema matriz/cunha e a insero da resina, moldando-a com auxilio de instrumentos especiais e um pincel, antes da polimerizao, isto o auxiliar, em muito, no estabelecimento da forma anatmica desejada e minimizar o grau de dificuldade do acabamento. Para Tiirkiin (2006), criar restaurao que esteja em harmonia com a dentio e a ocluso existentes, elimina acabamento ps-operatrio excessivo.
O sobrecontorno um dos erros mais comuns na confeco de restauraes diretas

de resina composta. Como conseqncia dele, a anatomia, difcil de ser obtida, e a cor exata so comprometidas durante o desgaste e o ajuste oclusal. Alm disso, sabe-se que o mnimo acabamento mecnico, causa dano A superficie da resina, que a textura de superfcie inadequada e incorreta, influencia a reflexo e a refrao da luz, alterando a percepo na equivalncia da cor. Tambm a vibrao e o calor causados pelos instrumentos de acabamento podem criar microtrincas ao longo da superfcie da resina. Assim, essencial minimizar os passos de acabamento e o subseqente dano superfcie da resina.

2.3 MATERIAIS

Apesar de ser vantajoso minimizar o acabamento e polimento, estes passos finais do procedimento restaurador, dificilmente sero desnecessrios. De acordo com Terry (2005), uma srie de materiais para este fim, esto disponveis ao profissional e so classificados como instrumentos cortantes ou de acabamento, e instrumentos de polimento, (por exemplo: brocas multilaminadas carbide, pontas diamantadas, discos abrasivos, tiras de lixa, pontas de borracha, discos de silicone, escovas, pastas de polimento). Para um sistema de acabamento e polimento ser efetivo, as partculas de corte do material abrasivo, tm que ser mais duras do que o componente de carga do material restaurador.

16 Este fato explica o motivo pelo qual, quanto maior a partcula de carga da resina, menor a sua capacidade de ser polida. As brocas diamantadas podem demonstrar fendas na matriz resinosa, e remover partculas de carga, deixando irregularidades na superfcie da resina, principalmente as hbridas devido A sua mistura de tamanho das particulas.Esta perda significante de carga, afeta a resistncia ao desgaste da resina composta em restauraes posteriores. Brocas diamantadas so mais apropriadas para resinas de microparticulas, devendo ser operadas em baixa velocidade. As brocas carbide, nas resinas de microparticulas, podem criar fraturas, deslocamento de partculas e fissuras na superficie da resina. Isto pode ser resultado da alta concentrao de BIS-GMA, presentes neste tipo de resina, que causa um preenchimento entre as laminas da broca carbide, afetando seu poder de corte, tornando contra-indicada sua utilizao. Entretanto, nas resinas hbridas, produz superfcie lisa e plana. Segundo Tiirkiin (2006), discos flexveis, so considerados bsicos para superfcies de restaurao planas e acessveis. Eles podem ser usados para contornar a crista marginal e Areas proximais, devendo ser empregados sem Agua, em baixa velocidade e com movimento intermitente para facilitar a visualizao. Para superficies irregulares e margens, pontas

diamantadas finas, brocas carbide multilaminadas, pontas de silicone e pastas de polimento podem ser utilizadas. Brocas carbide multilaminadas em forma oval, superfinas (30 laminas), com jato de Agua, devem ser usadas somente para ajustar pequenas Areas, pois possuem menos sensibilidade ttil do que as pontas diamantadas, sendo mais dificies de controlar e tendendo a achatar a superfcie da resina. Alm disso, especialmente nas margens, as brocas carbide devem ser usadas com Agua, pois do contrario, no cortaro, apenas produziro calor. Estas so indicadas apenas para resinas hbridas. Taps e pontas de polimento so usadas para polir Areas previamente ajustadas, usando-se apenas toques intermitentes, para evitar perda de anatomia e morfologia de superfcie. Escovas e pastas so vantajosas para polimento final em Areas especficas como sulcos oclusais. As cerdas finas das escovas de polimento podem atingir as superfcies cncavas e Areas onde pontas e taas so grossas para alcanar. As tiras de lixa de alumnio ou similar, so usadas nas margens gengivais.

17 Existe uma gama de instrumentos rotatrios de acabamento e de polimento , e a eficincia deles depende da estrutura do material a ser refinado. Porm, pontas diamantadas finas so provavelmente os nicos instrumentos universais para acabamento no agressivo de todos os tipos de material esttico. (TORKON, 2006). Conforme Venturini et al.(2006), os discos de xido de alumnio so os melhores instrumentos para prover menos aspereza nas superficies dos compsitos. Esta capacidade de produzir superfcie lisa, devido sua habilidade de cortar as partculas de carga e a matriz igualmente. Porm, a eficcia deles depende da forma anatmica e acessibilidade restaurao. Para reas onde os discos no tm acesso, um desempenho semelhante conseguido com taas de borracha seguidas de escovas de polimento e discos de feltro. Taas de borracha usadas isoladamente, oferecem as superfcies mais speras em relao as demais citadas. Segundo Ribeiro; Oda; Matson (2001), inquestionavelmente, superfcies mais lisas so observadas quando tratadas com discos de xido de alumnio e mais rugosas quando usadas as pontas siliconizadas. Lopes et al.(2002), concluram que os discos abrasivos levam a uma superfcie mais uniforme e lisa, atribuindo este resultado, granulao impregnada nos discos de diferentes tamanhos de gros (grosso, mdio, fino e extrafino). Para Barbosa et al. (2005), os discos de xido de alumnio so os instrumentos mais recomendados para resinas de microparticulas. Eles no removem a carga do compsito, que por ser muito pequena, tem a resistncia diminuda, apresentando-se conseqentemente menos dura que as partculas de corte dos discos, que por sua vez, tendo maleabilidade, oferecem um desgaste homogneo entre a carga e a matriz da resina. Os discos tambm produzem o melhor desempenho na reduo da rugosidade das restauraes aps o uso de brocas diamantadas em todos os tipos de resinas. Sendo assim, so recomendados em todas as restauraes, com limitao apenas, para reas inacessveis. Tambm se pode conseguir um resultado similar com pontas de silicone seguidas de pastas de polimento, nas restauraes com resinas de microparticulas. Porm, com pontas em forma de discos, uma vez que em forma de taa, causa desprendimento das partculas. Com uso de brocas de diamante, o tamanho das partculas de carga das resinas, no tem influncia nos valores da rugosidade da superfcie.

18 Brocas diamantadas oferecem valores de rugosidade superficial significantemente altos em relao as brocas carbide, em todos os tipos de resinas. Sao indicadas as granulaes fina e extrafina, somente para contorno inicial da restaurao, uma vez que necessitam de polimento subseqente. Segundo Nagen Filho,(2003), as brocas diamantadas finas possuem gros com tamanho de 251.1.m e as extrafinas de 15[im, e deixam riscos profundos podendo ser visveis a olho nu. Quanto maior a presso exercida, da broca de diamante sobre a resina, maior a profundidade destes riscos. As brocas diamantadas so instrumentos reutilizveis e o uso continuo pode danificar a uniformidade da abraso. De acordo com Baratieri et al.(2004), no caso de excessos proximais, estes podero ser removidos com o auxilio de uma lamina de bisturi n 12 ou com um dispositivo especial [(sistema EVA(Kavo) ou PROFIN (WH)]. Os instrumentos de acabamento normalmente deixam riscos macroscpicos na superfcie da restaurao e fendas que podem se aprofundar em mdia por 50gm, as quais podem ser eliminadas ou minimizadas por meio do polimento subseqente. Outro procedimento que auxilia na eliminao desses riscos a aplicao de um agente resinoso de baixa viscosidade, o qual pode preencher fissuras estreitas com at 251.1m.

2.4 TEMPO

A maioria dos profissionais executa

acabamento imediatamente, por

convenincia, ou numa sesso posterior por estarem, ele e o paciente, cansados ao final da consulta. No entanto, existem dvidas sobre qual o melhor momento para execuo do acabamento. Se imediatamente aps a polimerizao da resina ou se tardiamente. De acordo com Lopes et al.(2002), se o acabamento feito imediatamente, o material mais sujeito deformao plstica, pois a reao de polimerizao ainda continua at 24h, principalmente em resinas de microparticulas. Em resinas hbridas, o tempo no tem tanta influncia, pois estas sofrem contrao de polimerizao muito mais rpida.

19 Segundo Venturini,D. et al,(2006), os procedimentos de polimento imediato no afetaram negativamente a dureza de superfcie, rugosidade superficial e selamento marginal de resinas compostas microhibridas e microparticuladas. Conforme Terry,(2005), o efeito do acabamento tardio aparece no sistema adesivo e tecidos.Enquanto o acabamento e polimento tardio parecem no afetar a rugosidade superficial da resina composta, um atraso vai proporcionar uma superfcie mais dura ou similar a do acabamento imediato. Embora o acabamento de resinas de microparticulas seja sugerido em 24h de atraso para possibilitar a absoro de agua, a contrao mais lenta e menor mdulo de elasticidade baseia-se na premissa de que toda resina no totalmente polimerizada na hora e vai absorver agua por pelo menos 24h aps a concluso da restaurao.

2.5 REFRIGERAO

Dentre as principais dvidas, inclui-se a necessidade ou no de refrigerao durante o acabamento e polimento. Segundo Cardoso et al.(2006), clinicamente, a tcnica a seco facilita a visualizao. 0 calor gerado pelos instrumentos rotatrios na fase do polimento pode ser altamente interessante sob o ponto de vista fisico-esttico, uma vez que o polimento da resina a seco, eleva a temperatura superficial na area de 140 a 200C, aumenta a dureza superficial da resina, alm de diminuir a porosidade superficial, criando uma espcie de "lama resinosa" artificial. Estes autores concluram que o acabamento e polimento sem refrigerao promovem maior lisura. Porm, considerando o selo marginal, conforme Lopes et al.(2002) o calor gerado pelo acabamento seco causa mais infiltrao marginal. Os autores concluram que o acabamento sob refrigerao produziu efeitos melhores.

20

2.6 RUGOSIDADE SUPERFICIAL

Para Joniot (2006), o parmetro mais freqentemente usado para caracterizao da lisura de superfcie a mdia da rugosidade superficial. Uma superfcie spera favorece o acmulo de placa bacteriana. Neste sentido o limiar critico de aspereza gira em torno de 0,2

0 comprimento de onda de luz aproximadamente 0,5 gm que refletido para a superfcie. Portanto, quando a superficie apresenta rugosidade acima do comprimento de onda da luz visvel, a luz se espalha nos encaixes e covas, proporcionando ao material restaurador um aspecto de tapete. Para dar ao material um brilho similar ao do esmalte e melhorar seu aspecto esttico, a rugosidade superficial da restaurao deve ser reduzida a dimenses menores que o comprimento de onda da luz. 0 microalivio da superfcie depende do equipamento utilizado para polimento e tambm da estrutura do material a ser polido. Segundo Venturini et al. (2006), fatores como, quantidade de carga, tamanho das partculas e diferena de dureza entre partcula e matriz da resina composta, influenciam na qualidade do polimento e conseqentemente na rugosidade superficial. Assim, quanto menor a partcula, maior a habilidade de polimento e menor a rugosidade de superfcie. Quanto aos materiais e tcnicas de polimento, a superfcie mais lisa encontrada com o uso de tira de polister pressionada sobre a resina a ser polimerizada. Contudo a complexidade da anatomia do dente limita o uso destas tiras. Muitos investigadores concordam que os discos de xido de alumnio flexveis so os melhores instrumentos para prover menor aspereza nas superfcies dos compsitos. Porm, tambm com a limitao da acessibilidade da restaurao. Desempenho similar compete tcnica seqencial de taas de borracha, escovas de polimento e discos de feltro, para Areas de dificil acesso aos discos de xido de alumnio. Em contrapartida as superfcies mais rugosas foram encontradas com o uso isolado de taps de borracha. As pastas de polimento no tm influncia na aspereza da superfcie, apenas no

21 brilho. 0 momento do polimento (imediato ou tardio) no influenciou na rugosidade superficial. Segundo Cardoso et al.(2006), o acabamento e polimento a seco, com discos seqenciais flexveis, de resinas hbridas e nanoparticuladas, promoveram maior lisura superficial nas mesmas. Para Ribeiro (2001), o polimento proporciona maior tolerncia dos tecidos periodontais As restauraes e de acordo com estes procedimentos gera uma diminuio na rugosidade, variando de 26% a 74%. Superfcies inquestionavelmente mais lisas foram obtidas com discos de xido de alumnio, e mais rugosas quando usadas as pontas siliconizadas, para todas as resinas. E entre as resinas, as compactveis apresentaram maior rugosidade superficial do que as hbridas, por apresentar partculas de carga maiores. Conforme Barbosa et al.(2005), pontas diamantadas fina e extrafina

proporcionaram as superfcies de maior rugosidade em relao a todas as demais tcnicas e para todas as resinas testadas, superando inclusive as brocas carbide. Tanto que, aps o seu uso, as diferenas de composio das resinas no so importantes em relao A rugosidade superficial. Por esta razo, as pontas diamantadas s so indicadas para acabamento inicial ou contorno da restaurao, exigindo um acabamento e polimento complementar com pontas de borracha, pastas de polimento e diferentes sistemas de discos de xido de alumnio. Os discos de xido de alumnio so os instrumentos que mais produzem melhora na superfcie tratada com pontas diamantadas. Por outro lado, as pontas de borracha e pastas de polimento para remover a aspereza deixada pelas pontas diamantadas so muito menos efetivas. Os discos de xido de alumnio, mostraram-se os instrumentos mais efetivos na produo da lisura superficial de todas as resinas testadas, podendo ser aceitos como padro clinico para polimento de compsitos, porm com a limitao de Areas inacessveis principalmente em dentes posteriores.

22

2.7 DUREZA

De acordo com Venturini et al.(2006), a dureza pode ser definida como a resistncia de estruturas slidas ao entalhe permanente ou penetrao.As diferenas de dureza entre as resinas compostas do-se pela sua diferente composio. Quanto maior o contedo de carga que o material possui maior a sua dureza. 0 composto microhibrido apresentou dureza maior do que o microparticulado. No entanto, outros fatores podem influenciar nesta dureza, como o acabamento e polimento. Se o procedimento de polimento completado antes da maturao completa do composto de resina, a restaurao pode estar suscetvel aos insultos termais que poderiam resultar em dureza mais baixa. Porm, tambm foi achada uma dureza mais baixa, com o polimento tardio em relao ao imediato. Isto poderia ser explicado pelo comprometimento da superfcie da resina composta aps a polimerizao, com o polimento tardio. Neste estudo, a dureza no foi afetada negativamente pelos procedimentos de polimento imediato. Segundo Cardoso et al.(2006), a dureza superficial da resina nanoparticulada Filtec Supreme, foi semelhante, A. da microhibrida Filtec Z250, devido ao alto contedo de carga. 0 calor gerado pelos instrumentos rotatrios na fase do polimento a seco, eleva a temperatura superficial na area, e aumenta a dureza superficial da resina.

2.8 SELAMENTO MARGINAL

Lopes et al.(2002), salientou que mudanas

dimensionais

ocorrem nas resinas

como resultado da contrao de polimerizao, que parcialmente compensada pela expanso higrosc6pica do compsito. Ignorar princpios relativos ao acabamento de compsitos, pode contribuir para um aumento na contrao de polimerizao e

23 conseqentemente uma reduo na habilidade de selamento marginal do material. Isto pode aumentar a infiltrao permitindo a passagem de microorganismos orais, fluidos e substncias qumicas entre o dente e a restaurao. 0 calor gerado pelo polimento a seco causa mais infiltrao marginal. Outra considerao importante o momento no qual o polimento realizado. As resinas de micropartculas, so mais sensveis ao tempo, por terem muita matriz orgnica, e demorarem mais para polimerizar. Se sofrerem acabamento e polimento antes de 24h, so mais susceptveis a deformaes plsticas. Para as resinas hbridas, no necessariamente o acabamento precisa ser tardio, pois estas exibem rpida contrao de polimerizao e maior mdulo de elasticidade. Neste estudo o tempo e as condies de refrigerao (acabamento seco ou mido) no interferiram no selamento marginal das resinas hbridas. Para as resinas de microparticulas, o acabamento tardio mostrou melhor desempenho no selamento marginal, alm do acabamento sob condies midas, principalmente em margens em dentina. Segundo Tiirkiin (2006), pontas diamantadas para acabamento so sugeridas, pois permitem ao clinico remover seletivamente significativamente a integridade marginal. Conforme Venturini et al.(2006), um maior nmero de passos e repeties com os instrumentos de polimento parece produzir problemas marginais mais altos. o excesso de resina, sem afetar

24 3 DISCUSSO

0 sucesso do acabamento e polimento, depende alm da superficie a ser polida, no caso, resina composta, tambm dos materiais abrasivos usados para este fim. Para Barbosa et al. (2005) e Venturini et al.(2006), entre os materiais disponveis no mercado, os discos de xido de alumnio so os que oferecem maior lisura de superfcie, em todas as resinas, devido A sua maleabilidade permitindo um desgaste homogneo entre a carga e a matriz, sem que a carga seja removida, principalmente nas microparticuladas, que tem carga com menor dureza. Lopes et al. (2002), atriburam a lisura de superfcie, variao no tamanho da granulao impregnada nos discos. Lopes et al.(2002); Terry (2005); Trkiin (2006), concordam que as brocas carbide devem ser usadas apenas para acabamento inicial de resinas hbridas, sendo contra-indicadas para micropartculas. Ainda assim, apenas em Areas restritas como superfcies irregulares e margens. Para Lopes et al (2002), as brocas carbide causam um degrau mais alto de infiltrao marginal, quando comparadas com as pontas diamantadas, que so mais seguras e igualmente eficazes. Quanto As pontas diamantadas, segundo Terry (2005), so contra-indicadas para resinas hbridas, pois removem grande quantidade de carga, comprometendo sua resistncia, especialmente em restauraes posteriores. JA para Ttirktin, as pontas diamantadas finas, so provavelmente os nicos instrumentos universais para acabamento no agressivo de todos os tipos de material esttico. Segundo Baseren (2004), as pontas diamantadas tem maior poder de corte, sendo mais indicadas para acabamento inicial, quando comparadas com as brocas carbide, que so mais indicadas para alisamento devido ao seu menor poder de corte, porm com capacidade de deixar a superfcie mais regular. Taas e pontas de polimento usadas isoladamente, oferecem superficies speras, porm, com polimento subseqente com discos de feltro e pastas de polimento, oferecem

25 uma superfcie satisfatria.(VENTURINI et al.2006). J para Watanabe et al. (2005), o polimento de passo nico com pontas de borracha impregnadas com partculas diamantadas produziu uma superfcie clinicamente aceitvel e pode ser recomendado considerando menor tempo e custo. Para Tiirldin (2006) as pastas de xido de alumnio so excelentes para as resinas hbridas, porm para as microparticulas as mais finas podem exacerbar o brilho. Segundo Lopes et al. (2002), o acabamento imediato pode romper a adeso inicial, mas subseqentemente a absoro de gua do sistema adesivo e resina, podem melhorar o selamento. Em contrapartida, o atraso no acabamento pode causar um aumento na microinfiltrao, pelo estresse gerado durante o processo de acabamento tardio, podendo comprometer o selo marginal formado como resultado da expanso higroscpica do agente de unio e da resina. As resinas de microparticulas so mais sensveis ao tempo de polimento considerando o selamento marginal, porque ela leva mais tempo para polimerizar e sofrer expanso higroscpica, devido ao seu alto contedo de matriz orgnica. Se o polimento for realizado antes de 24h aps a concluso da restaurao, a resina pode sofrer deformao plstica, e com a contrao, um selamento marginal deficiente. As resinas hbridas, como contraem mais rapidamente, no sofrem tantos danos por serem polidas imediatamente. Para Venturini et al.(2006), no selamento marginal, o tempo do polimento no teve influncia. Porm, o acabamento imediato proporcionou uma dureza maior nas

micropartculadas, e o tardio, aumentou a dureza nas resinas hbridas. J para Terry (2005), um atraso proporciona uma superficie mais dura ou similar a do acabamento imediato. Quanto A rugosidade superficial, o polimento a seco produz no ponto de vista fsico-esttico(CARDOSO et al. 2006). Porm, no ponto de vista biolgico, o polimento com refrigerao oferece resultados melhores, pois o calor do polimento a seco causa mais infiltrao marginal e danos A polpa, principalmente quando a margem da restaurao estiver em dentina. (LOPES, 2002). resultados melhores,

26 Para Watanabe et al. (2005), a rugosidade superficial da resina composta tende a diminuir ao longo do polimento. Porm, segundo Venturini et al.(2006), um maior nmero de passos e repeties com os instrumentos de polimento parece produzir problemas marginais mais altos.

27 4 CONSIDERAES FINAIS

Na escolha de um composto restaurador, uma de suas principais qualidades deve ser sua habilidade de polimento, j que isso aumenta sua capacidade esttica e a durabilidade da

restaurao.
Quanto menor a necessidade do acabamento e polimento, menos danos a resina sofrera. Portanto, deve-se sempre confeccionar as restauraes, devolvendo a anatomia do dente, antes da polimerizao da resina, sem sobrecontomo, para minimizar os passos do

acabamento e polimento.
Sempre

que

a superfcie permita

acesso, deve-se usar para polimento,

preferencialmente discos de xido de alumnio em qualquer resina. Quando no permitir o acesso, usar pontas de borracha, escovas e pastas abrasivas. Sempre que se usar brocas ou pontas de borracha, necessrio um polimento

subseqente com outros materiais como discos abrasivos, escovas e pastas.


Para acabamento inicial de resinas microparticuladas usar pontas diamantadas finas e

extrafinas, ao invs de brocas multilaminadas.


Acabamento e polimento deve ser preferencialmente tardio, aps 24h, principalmente nas resinas de microparticulas. Em resinas hbridas usar sempre pastas de polimento. Especialmente quando o selamento marginal for critico, (margem em dentina), deve-se evitar: muitos passos de acabamento e polimento, o superaquecimento da superfcie, e o

polimento imediato.

28 REFERNCIAS

ARDU, S.; KREJCI, I. Biomimetic direct composite stratification technique for the
restoration of anterior teeth. Quintessence Int., Berlin, v.37, n.3, p.167-174, Mar. 2006.

BARATIERI, L.N. et al.Odontologia Restauradora: Fundamentos e Possibilidades. So


Paulo: Editora Santos, 2004.

BARBOSA, S.H. et al. Efeito das diferentes tcnicas de acabamento e polimento na rugosidade superficial das resinas compostas de microparticulas, hbridas e compactveis.

Braz. Dent. J., Ribeiro Preto, v.16, n.1, p.1-9, jan./abr. 2005.

BASEREN, M. Surface Roughness of Nanofill and Nanohibrid Composite Resin and Ormocer-based Tooth-Colored Restorative Materials after Several Finishing and Polishing
Procedures. J. Biomater. Appl., Lancaster , v.15, p.121-134, (ano)???

CARDOSO, P. de C. et al. Efeito da refrigerao na rugosidade superficial e dureza das resinas compostas durante o procedimento de polimento. J. Dental Press Estt., Maring,

v.3, n.1, p. 20-26, jan./mar. 2006.

DEBASTIANI, F. S. Restauraes diretas de resina composta em dentes posteriores. 2004.


Trabalho de Concluso (Especializao em Dentistica Restauradora)

Curso de

Especializao Florianpolis.

em Dentistica Restauradora, Universidade Federal de Santa Catarina,

DEBASTIANI, F.S.; LOPES, G.C. Restauraes diretas de resinas compostas em dentes


posteriores. Clinica: Int. J. Braz. Dent., Sao Jos, v.1, n.1, p.30-39, jan./mar..2005.

FRECH,

E.

Restauraes indiretas

com

resina

composta.

2005.Trabalho

de

Concluso(Especializao em Dentistica Restauradora da Escola de Aperfeioamento

29 Profissional da ABO de SC).

JONIOT, S. et al. Use of Two Surface Analyzers to Evaluate the Surface Roughness of Four Esthetc Restorative Materials After Polishing. Oper. Dent., Seattle, v.31, n.1, p.39-46,

2006.
LOPES,G.C. et al. Effect of finishing time and techniques on marginal sealing ability of two composite restorative materials. J. Prosthet Dent., St. Louis, v.88, n.1, p.32-36, july. 2002.

NAGEN FILHO, H. et al. Surface roughness of composite resins after finishing and polishing. Braz. Dent. J., Ribeiro Preto, v.14, n.1, p. 1-7, jun. 2003.

RIBEIRO, B.C.I.; ODA, M.; MATSON, E. Avaliao da rugosidade superficial de trs resinas compostas submetidas a diferentes tcnicas de polimento. Pesqui. Odontl. Braz., So Paulo, v.15, n.3, p.252-256, jul./set. 2001. TERRY,D.A. Finishing and Polishing Tooth - Colored Adhesive Restorations: Part I. PPAD, New York, v.17, n.7, p.477 - 448, 2004. TERRY, D.A. Finishing and Polishing Adhesive Restorations: Part II. PPAD, New York, v.17, n.8, p.545-548, sept. 2005.

TORKON, L.S. A arte do acabamento em restauraes estticas. Clinica - Int. J. Braz. Dent., So Jos, v.2, n.4, p.416-420, out./dez. 2006. VENTURINI, D. et al. Effect of Polishing Techniques and Time on Surface Roughness, Hardness and Micrileakage of Resin Composite Restorations. Oper. Dent., Seattle, v.31, n.1, p.11-17, 2006.

WATANABE, T. et al. Influence of polishing duration on surface roughness of resin

30 composites. J. Oral Sei., Bauru, v.47, n.1, p.21-25, 2005.

31 ANEXO

Do confronto dos procedimentos descritos, propostos pelos autores, cujas condutas clinicas se mostraram bastante semelhantes, elaborou-se a seqncia de passos que sero apresentados no protocolo clinico a seguir.

PROTOCOLO CLNICO

Dentes Posteriores Classe I, Resinas microhibridas: Para acabamento inicial, brocas multilaminadas carbide de 30 e 60 laminas (TERRY, 2005) ou pontas diamantadas finas e extrafinas. Pontas de borracha, escovas e pastas de polimento.

Dentes Posteriores Classe II, Resinas microhibridas : Para acabamento inicial , comear preferencialmente pelas cristas marginais com brocas multilaminadas ou pontas diamantadas e/ou discos flexveis (BARATIERI, 2004).

Superfcie oclusal, com brocas multilaminadas ou pontas diamantadas de diferentes formas,


de acordo com o detalhe anatmico, complementado com pontas siliconizadas. Excessos proximais podem ser removidos com lamina de bisturi n 12, sistema EVA ou PROFIN (BARATIERI, 2004). Polimento com discos de feltro ou escovas com pastas.

Classe III, resinas microhibridas :

Superfcie palatal, com brocas multilaminadas ou pontas diamantadas (em forma de chama
ou barril). Proximal, laminas de bisturi n12 complementando com tiras de lixa para remoo dos

32 excessos marginais, e para definio das ameias colocando a lixa entre os dentes,de modo a descrever um "S"quando vista por incisal. Vestibular, discos abrasivos. Polimento com escovas ou feltros corn pastas de polimento.

Classe IV: Palatal (resina microhibrida), brocas multilaminadas de 30 e 60 laminas ou pontas diamantadas esfricas, Ora ou barril, sem tocar no esmalte, da restaurao para o dente, dando anatomia da face, seguidas de taas de borracha ou pontas siliconizadas. Polimento com escovas ou feltro com pastas. Vestibular (resinas de microparticulas), pontas diamantadas e discos seqenciais flexveis. Caracterizaes como periquemaceas devem ser feitas na desacelerao do motor, com minima form cuja intensidade depende dos adjacentes. Polimento final, pasta de polimento com feltro ou escova. Proximal, margem e definio das ameias com lamina de bisturi n 0 12, complementada com tiras de lixa 2mm. Polimento com discos finos e extrafinos e/ou pastas de polimento.

Classe V, resinas de microparticulas : Margem gengival, com laminas de bisturi. Excessos grosseiros com pontas diamantadas afiladas, protegendo a gengiva com dispositivo retrator (n 260 maillefer), ou uma esptula metlica de ponta romba. Distante da margem gengival, pode-se usar discos abrasivos de granulao grossa e mdia, ou pontas diamantadas. Polimento com discos finos.

(7

n-)1 4'Aciqo
33

Facetas Diretas (resinas microparticuladas): Textura superficial e caracterizaes, pontas diamantadas e discos abrasivos. Tiras de lixa nas proximais. Polimento, discos variando conforme textura dos adjacentes. Alto brilho, pouco brilho, etc.

Biblioteca Universitria UFSC

Potrebbero piacerti anche