Sei sulla pagina 1di 15

PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA INSTITUTO MUNICIPAL DE PESQUISAS, ADMINISTRAO E RECURSOS HUMANOS - IMPARH.

DEPARTAMENTO DE CONCURSOS E SELEES DCS SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANA PBLICA E DEFESA CIDAD

SIMULADO
GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA
GILMAR GRUPO DE ESTUDO

LEIA COM ATENO AS INFORMAES ABAIXO


1. Verifique se este caderno de provas contm a quantidade de 60 questes com quatro alternativas cada (a,b,c,d); 2. Este material NO possui nenhuma espcie de vinculo com o Imparh, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Guarda Municipal de Fortaleza e nem com a Secretaria Municipal de Segurana Pblica e Defesa Cidad. Ele foi elaborado nica e exclusivamente para auxiliar na preparao para a Prova Objetiva, 1 Fase do Concurso Pblico; 3. As questes deste simulado foram elaboradas rigorosamente de acordo com o programa Oficial do ltimo concurso em 2006 e de acordo com o programa previsto para o concurso deste ano; 4. De acordo com o comando a que cada uma das questes se refira, marque na folha de respostas, a uma nica alternativa que corresponde questo. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas respostas; 5. Este o primeiro simulado. Pode ser copiado e divulgado para fins didticos desde que divulgada sua autoria. O mesmo ficar disponvel na pgina do concurso no facebook. Este simulado contem 60 questes das seguintes matrias:

PESO I: Portugus Atualidades Historia de Fortaleza Geografia de Fortaleza

PESO II Dir. Constitucional Dir. Penal Legislao da Guarda Municipal Est. Do Desarmamento Est. Da Criana e do Adolescente Est. Do Idoso Lei Maria da Penha Lei de Abuso de Autoridade Lei dos Crimes de Tortura

Gilmar Pereira Grupo de Estudo

Pgina 1

PORTUGUS
TEXTO Drogas, Opo de Perdedor 01 Na estrada da vida, temos que tentar 02 evitar os atalhos fceis e atraentes. Eles 03 costumam terminar no abismo. 04 Crescer um processo difcil, 05 fascinante, sem fim. Todos queremos crescer, 06 virar adultos, vencer na vida, ser 07 independentes. 08 Para o adolescente, especialmente 09 difcil. preciso se definir em relao 10 famlia, turma de amigos, assumir posies, 11 criar a prpria identidade. A sexualidade 12 irrompe com toda a fora. A namorada ou o 13 namorado o prximo e o distante, o 14 conhecido e o desconhecido, ao mesmo 15 tempo. Amam-se pessoas diferentes e no se 16 consegue agradar a todas. 17 Amar e ser amado! Eis a questo. 18 Em que dose? A quem? Por quem? De que 19 modo? Como nos orientar? O caminho das 20 drogas uma opo ou coisa de perdedor?
(Flvio Gikovate. Drogas, Opo de Perdedor)

Com base no Texto, responda s questes de 01 a 10. 01. O objetivo principal do texto : A) condenar os jovens que usam drogas. B) alertar para os perigos da vida. C) dizer que o namoro moderno prejudicial. D) provar que a famlia o equilbrio dos jovens 02. De acordo com o texto, A) as pessoas independentes e seguras atingem rapidamente a fase adulta. B) o crescimento dos jovens tranquilo e agradvel, principalmente na infncia. C) o caminho fcil para a resoluo dos problemas traz consequncias desastrosas. D) o crescimento da pessoa finito, complicado e contraditrio, portanto penoso. 03. A expresso com toda a fora, linha 12, corresponde ao sentido de: A) com qualquer fora. B) com fora total.
Gilmar Pereira Grupo de Estudo Pgina 2

C) com lentido. D) com satisfao. 04. A passagem Amar e ser amado!, linha 17, sugere que as duas aes so: A) banais. B) imperfeitas. C) isoladas. D) simultneas. 05. Para conservar o sentido, a pergunta Em que dose?, linha 18, pode ser substituda por: A) Em que proporo? B) Em que sentido? C) Em que situao? D) Em que segurana? 06. Os verbos, no texto, esto empregados predominantemente no: A) pretrito perfeito. B) presente. C) futuro do presente. D) futuro do pretrito. 07. Possui prefixo e sufixo a palavra: A) independentes, linha 07. B) especialmente, linha 08. C) sexualidade, linha 11. D) perdedor, linha 20. 08. O termo Eles, linha 02, A) no pronome, mas substitui o termo atalhos. B) no pronome nem substitui o termo atalhos. C) pronome, mas no substitui o termo atalhos. D) pronome e substitui o termo atalhos. 09. A palavra caminho, linha 19, no texto, se classifica como: A) verbo. B) adjetivo. C) substantivo. D) advrbio. 10. No h crase no a da expresso a todas, linha 16, porque: A) s existe artigo. B) falta preposio. C) s existe preposio. D) s existe pronome.
Gilmar Pereira Grupo de Estudo Pgina 3

ATUALIDADES
11. Os Estados Unidos reviveram, na tarde do dia 15 de abril, o pnico diante de um ataque terrorista, o mais grave desde os atentados de 11 de setembro de 2001. A diferena que a exploso de duas bombas que matou trs pessoas entre elas um menino de 8 anos e feriu mais de 170, foi obra de um terror domstico. O atentado ocorreu na tradicional maratona de: A) Nova York. B) Boston. C) Chicago. D) Seattle. 12. O Papa Francisco (Buenos Aires, em 17 de dezembro de 1936) o 266. Papa da Igreja Catlica e atual chefe de estado do Vaticano, sucedendo o Papa Bento XVI, que abdicou ao papado em 28 de fevereiro de 2013. o primeiro papa nascido no continente americano, o primeiro pontfice no europeu em mais de 1200 anos e o nico jesuta da histria. Arcebispo de Buenos Aires desde 28 de fevereiro de 1998 e cardeal-presbtero desde 21 de fevereiro de 2001, foi eleito em 13 de maro de 2013. O nome do novo Papa : A) B) C) D) Jorge Mario Bergoglio. Francisco Jesuta de Nazar. Mario Francisco Bergglio. Jorge Mario Lorenzo.

13. A presidente Dilma Rousseff inaugurou o primeiro estdio da Copa do Mundo 2014 a ficar pronto. Dilma visitou as instalaes do estdio, que durante o Mundial ter 65 mil assentos, cortou uma fita verde e amarela na porta do tnel de vestirios para simbolizar sua inaugurao e depois se dirigiu ao gramado para conversar e tirar fotos com dezenas de operrios que participaram das obras. O estdio em destaque : A) B) C) D) A arena Fonte Nova na Bahia. O Maracan no Rio de Janeiro. A Arena Castelo em Fortaleza. O Mineiro em Belo Horizonte.

14. De pas de terceiro mundo o Brasil passou a potncia emergente e hoje se destaca no cenrio mundial com posies importantes, ouvindo e, principalmente sendo ouvido. tambm o pas que compe os Brics ao lado de: A) B) C) D) Bolvia, Chile, ndia e Estados Unidos. Rssia, ndia, China e frica do Sul. Mxico, Bolvia, Chile e Rssia. frica do sul, Rssia, China e Venezuela.

15. O Prefeito eleito e diplomado Roberto Claudio seguiu uma linha bem parecida com a do governador Cid Gomes no critrio de escolha da maioria de seu secretariado. Preferiu um perfil tcnico e pessoas que ele j conhece desde os tempos de Assembleia. O escolhido para comandar a Secretaria de Segurana Cidad foi:
Gilmar Pereira Grupo de Estudo Pgina 4

A) B) C) D)

Francisco Jos Veras Eudoro Walter de Santana Robson Passos de Castro e Silva Samuel Antnio Silva Dias

16. Criado em 1991, o MERCOSUL serviu para aumentar o intercmbio comercial da regio, promovendo parcerias entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. No final de julho de 2012, uma solenidade oficial em Braslia colocou mais um pas no bloco, esse pas foi: A) B) C) D) A Colmbia O Peru A Bolvia A Venezuela

CONHECIMENTOS GERAIS SOBRE FORTALEZA


17. A alcunha dada a provncia do Cear de Terra da Luz de autoria de Jos do Patrocnio, o Marechal de Ferro refere-se ao fato: A) De a capital cearense ter sol abundante o ano inteiro. B) de Fortaleza possuir belas praias que atraem milhares de turistas todos os anos. C) da grande campanha abolicionista e de ter sido o Estado do Cear o primeiro a libertar seus escravos no ano de 1883, mais precisamente no municpio de Acarape, hoje, Redeno. D) De a populao de forma heroica ter derrubado a oligarquia acciolina que j durava quase vinte anos. 18. Analise as seguintes afirmaes acerca de momentos histricos da capital cearense: I. Francisco Jos do Nascimento o Drago do Mar virou um smbolo na luta cearense contra a escravido. II. No Milagre de Juazeiro em que supostamente a hstia teria se transformado em sangue na boca de Maria Madalena do Espirito santo, a Igreja catlica de forma unnime reconheceu o milagre elevando Padre Ccero condio de Santo. III. Matias Beck ergue em 1649 na colina marajaitiba, s margens do riacho Paje, o forte de Schoonenborch, cujo nome homenageava o ento governador do Brasil-Holands. Assinale a alternativa correta. A) Apenas as afirmaes I e II so verdadeiras. B) todas as afirmaes so verdadeiras. C) A afirmao I falsa a II e a III so verdadeiras. D) Apenas as afirmaes I e III so verdadeiras. 19. Sobre Fortaleza na dcada de 30, correto afirmar: A) A cidade de Fortaleza respirava Paris em suas ruas e praas. Tudo lembrava a Frana. O nome das farmcias (Pasteur); os hotis (Hotel de France) etc. As mulheres usavam luvas. Os homens ternos de linho branco irlands. Era a Belle poque
Gilmar Pereira Grupo de Estudo Pgina 5

B) Nascia em o movimento literrio mais Importante de nossa terra, a Padaria Espiritual, composta de um "padeiro-mor", dois "forneiros", um "gaveta", um guarda-livros, um "Investigador", e os demais scios eram "amassadores". Era por eles publicado um jornal com o nome de "O Po". C) A Praa do Ferreira foi urbanizada pelo ento intendente Guilherme Rocha que nela fez o Jardim 07 de Setembro. J existiam os cafs nos quatro cantos; D) Foi iniciada, a construo do Passeio Pblico no Largo da Fortaleza ou Campo da Plvora. 20. A partir de 1870, graas a uma grande obra, Fortaleza passa a ser o grande centro coletor e exportador da produo interiorana (sobretudo de algodo). Estamos nos referindo: A) A inaugurao do porto do Peem. B) A Construo da estrada de ferro Baturit. C) Elevao da vila de Fortaleza a condio de cidade. D) Ao belssimo plano urbanstico de Adolfo Herbster. 21. A segunda metade do sculo XIX caracterizou-se tambm por bastante efervescncia intelectual em Fortaleza. Fundaram-se jornais, grupos literrios e instituies educacionais e culturais, como a biblioteca pblica (1867), o instituto Histrico Geogrfico (1887) e a academia Cearense de letras (1984). Com base nestas informaes, marque a opo que traz a primeira agremiao literria de que se tem notcia em Fortaleza. A) A Fenix estudantil. B) A Padaria espiritual. C) A Academia francesa. D) O Jornal Tribuna Catlica. 22. Sobre a vegetao de Fortaleza, assinale a opo incorreta: A) A vegetao de Fortaleza tipicamente litornea com reas de mangue e restinga. B) As manchas de Cerrado existentes em Fortaleza esto localizadas principalmente junto ao bairro Cidade dos Funcionrios. C) Fortaleza tem 3m de rea verde por habitante e sua vegetao fortemente preservada em quase toda sua rea municipal; D) As reas de restinga encontram-se nas proximidades das dunas ao sul da cidade e perto da foz dos rios, Cear, Coc e Pacot. 23. Segundo dados do IBGE, Fortaleza possui uma populao de aproximadamente 2.500,194 Hab, Sobre a populao de Fortaleza marque a opo incorreta: A) a 5 (quinta) cidade mais populosa do Brasil, atrs de So Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Braslia e a 2 (segunda) do Nordeste, atrs de Salvador. B) Tem uma densidade demogrfica de 7, 903 Hab. / Km. C) Em sua composio tnica, a maior parte da populao de Fortaleza parda. D) A grande maioria da populao de Fortaleza est concentrada na zona rural. 24. Acerca das caractersticas geogrficas de Fortaleza, correto afirmar: A) O Clima de Fortaleza tropical litorneo ou tropical costeiro (Quente com temperatura anual mdia acima de 26,5c). B) Os ndices de chuvas na cidade so geralmente inferiores a 1.300mm anuais e as chuvas concentram-se no segundo semestre, de Julho a Novembro.
Gilmar Pereira Grupo de Estudo Pgina 6

C) So massas de ar que atuam em Fortaleza a Massa Polar Atlntica (M.p.a) e Massa Tropical Atlntica (M.t.a). D) Por est localiza no litoral, Fortaleza no influenciada pelos Barlaventos. 25. Sobre a localizao da cidade de Fortaleza correto afirmar: A) A Cidade est dentro do 3 Fuso do Brasil, atrasada 2 horas em relao ao horrio de Greenwich. B) Fortaleza est localizada Abaixo da linha do Equador, ao Sul do Equador, aproximadamente 4,5 a Oeste do Meridiano de Greenwich. C) A Capital cearense est situada no Norte do Brasil, no litoral Norte do estado do Cear, na Zona Intertropical (Zona Torrida). D) Fortaleza est situada, na poro Ocidental da Amrica do Sul, na zona Sul da Amrica, no litoral atlntico. 26. Sobre a economia de Fortaleza, incorreto afirmar: A) A principal atividade econmica de Fortaleza o setor tercirio (cerca de 80% da populao), predominando; servios, turismo e comrcio, sendo o comercio diversificado o maior gerador de riquezas da economia de Fortaleza. B) 19% da populao esto no setor secundrio (Indstria e extrativismo mineral). C) A produo de calados, produtos txteis, couros, peles e alimentos notadamente derivados do trigo, alm da extrao de minerais, so os segmentos mais fortes da indstria em Fortaleza; D) Fortaleza Possui o maior PIB, dentre as capitais do Nordeste, superando inclusive Salvador.

LEGISLAO MUNICIPAL
27. Analise as alternativas acerca da Legislao Municipal de Fortaleza e marque a opo Incorreta. A) O dia da Guarda Municipal ser comemorado a 10 de Julho. B) Todos os integrantes do corpo da Guarda esto dispensados da assinatura do ponto. C) A prtica de atos de incontinncia pblica e escandalosa de vcios, jogos proibidos e embriaguez habitual poder ter como consequncia para o servidor da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza, a proibio do uso do uniforme por parte do Secretrio de Segurana pblica e defesa Cidad do Municpio. D) O concurso pblico para ingresso na carreira far-se- exclusivamente para os nveis iniciais de Guarda Municipal, Agente de Defesa Civil e de Agente de Segurana Institucional. 28. So requisitos indispensveis para a investidura nos cargos do corpo da Guarda Municipal, em todas as suas classes, exceto: A) Segundo grau completo. B) Idade mnima de 18 (dezoito) anos. C) Boa sade fsica e mental, e no ser portador de deficincia fsica compatvel com o exerccio do cargo. D) Reputao ilibada, comprovada mediante documentao a ser exigida no edital do concurso pblico.
Gilmar Pereira Grupo de Estudo Pgina 7

29. Analise os itens referentes ao regulamento disciplinar interno da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza, Lei n 0037/2007 e marque a opo Correta. A) Quando o servidor passar para a inatividade fica proibido o uso do uniforme, exceto se autorizado pelo Diretor Geral. B) dever do servidor da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza tratar com urbanidade os companheiros de trabalho e o pblico em geral. C) Faltar ou ausentar-se do servio sem motivo justificvel infrao disciplinar de natureza grave. D) So recompensas da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza; Condecoraes por servios prestados, elogios e dispensas do servio. 30. A composio de remunerao dos servidores contemplados pelo PCCS dar-se- exceto; A) B) C) D) Gratificao de risco de vida, diferencial de hierarquia, para os subinspetores e inspetores. Gratificao de desempenho especfica de segurana e defesa civil. Vantagens pecunirias previstas em legislao especfica. Bolsa Formao.

31. Marque a nica alternativa Correta: A) A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), rgo da administrao direta do Poder Executivo Estadual. B) A Guarda Municipal de Fortaleza subordinada ao Secretario de Segurana Pblica e defesa social do Cear. C) A Guarda Municipal de Fortaleza tem como finalidade a proteo preventiva e ostensiva dos bens e instalaes, a garantia dos servios pblicos municipais e a Defesa Civil do Municpio, bem como formular as polticas e diretrizes gerais para a segurana municipal. D) A lei complementar N. 004 de 16 de Julho de 1991 uma lei municipal que dispe sobre o Regulamento Disciplinar dos Servidores da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza. 32. Marque a nica opo CORRETA consoante lei 04/91: A) A Direo-Geral exercida pelo Diretor Geral da Guarda Civil Municipal de Fortaleza. B) Transforma-se a Coordenadoria de Defesa Civil em Assessoria de Defesa Civil, com simbologia DNS-1, vinculada Guarda Municipal de Fortaleza, que ter como agregados a Comisso de Defesa Civil e os Agentes de Defesa Civil, tendo para tanto total autonomia administrativa e financeira, cujas funes sero objeto de regulamentao por Decreto do Chefe do Poder Executivo. C) rgos de Atuao Programtica e rgos de Execuo Instrumental fazem parte da formulao do Plano Integrado de Segurana e Cidadania. D) O Corregedor da Comisso Processante da Guarda Municipal participar como membro do Conselho de Orientao Poltica e Administrativa do Municpio (COPAM), gozando das prerrogativas e honras protocolares correspondentes s de Titular de Autarquia ou Fundao Municipal, sendo substitudo nos casos de ausncia ou impedimento pelo auxiliar de Corregedoria.
Gilmar Pereira Grupo de Estudo Pgina 8

33. Acerca da funo de Diretor-Geral e Subdiretor da Guarda Municipal de Fortaleza, analise os itens e marque a opo correta: IA escolha, obrigatoriamente, dever recair entre os subinspetores e Inspetores em fim de carreira. II- Os candidatos aos cargos devero ter Formao em nvel superior notveis conhecimentos administrativos e jurdicos por perodo nunca inferior a dois anos na rea de Segurana pblica. III- A escolha para ocupar os cargos poder recair sobre oficiais das Foras Armadas e das polcias federal e estadual. A) B) C) D) Apenas os itens I e II esto corretos. Todos os itens esto incorretos. O item I est incorreto e os itens II e III esto Corretos. Apenas o item II est correto.

34. Far jus gratificao por atividade de risco vida (GARV), o servidor que; A) B) C) D) Estiver exercendo mandato eletivo Estiver exercendo funo comissionada Estiver exercendo representao sindical Estiver no pleno exerccio de suas funes

35. Marque a opo que apresenta a sequncia correta de acordo com as exigncias para ser componente da Comisso Processante e da Comisso de sindicncia da Corregedoria da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza: I. II. III. IV. A) B) C) D) Ser servidor de carreira estvel no servio pblico municipal. Ter obrigatoriamente formao acadmica em direito. Conhecer a legislao municipal. Est no comportamento bom. V,F,V,F. V,F,V,V F,F,V,F. V,V,V,F.

36. Acerca da legislao municipal de Fortaleza, analise as alternativas e marque a opo incorreta. A) A lei que trata do plano de cargos, carreiras e salrios (PCCS) dos servidores da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza a Lei complementar n 0038/2007. B) O processo de promoo por capacitao a passagem do servidor ocupante de um dos cargos/funes para outro cargo dentro da prpria instituio. C) A carreira de segurana pblica composta por trs classes: Classe A Guarda Municipal, classe B Subinspetor e classe C inspetor. D) As carreiras so organizadas em cargos/funes dispostos de acordo com o nvel de responsabilidade e complexidade.

Gilmar Pereira Grupo de Estudo

Pgina 9

LEGISLAO ESPECIAL
37. Sobre a Lei n 9.455/97, que trata dos crimes de tortura, marque a opo incorreta. A) O crime de tortura inafianvel e suscetvel de graa e anistia. B) Quando o condenado for agente pblico, ele perder o cargo, emprego ou funo e no poder entrar em exerccio pelo dobro da pena aplicada. C) Aumenta-se a pena de um sexto a um tero, se o crime cometido por agente pblico, contra criana, adolescente, gestante, portador de deficincia ou maior de sessenta anos, mediante sequestro. D) Em geral, o condenado inicia o cumprimento da pena em regime fechado. 38. Considerando a lei n 9.455/97 crimes de tortura, assinale a opo correta; A) B) C) D) Admite fiana. Cabe anistia. Inadmite a graa. Em nenhuma hiptese o condenado poder iniciar o cumprimento da pena em regime aberto.

39. Analise os itens e marque a opo incorreta. Segundo a lei de abuso de autoridade n 4.898/65, o direito de representao ser exercido por meio de petio: A) Dirigida autoridade superior que tiver competncia legal para aplicar autoridade civil ou militar culpada, a respectiva sano. B) Dirigida ao rgo do Ministrio Pblico que tiver competncia para iniciar processo crime contra autoridade culpada. C) A representao ser feita em duas vias. D) O abuso de autoridade sujeitar o seu autor apenas sano penal. 40. Constitui abuso de autoridade qualquer atentado. Exceto: A) B) C) D) liberdade de locomoo Ao direito de reunio. A incolumidade fsica do indivduo. violabilidade do domiclio.

41. A Lei n 11.340/06 que cria mecanismos para coibir a violncia domstica e familiar contra a mulher prev que: A) Ser considerado autor apenas o indivduo que coabita com a vtima; B) Ser considerado autor no apenas aquele que coabita com a vtima, mas que tenha relao domstica e familiar; C) A vtima declare antecipadamente quais so seus parentes residentes no municpio sob pena de ser acusada de desajuste emocional; D) Ser considerado autor apenas o indivduo que tenha com a vtima um grau de parentesco; 42. Sobre a lei conhecida como Maria da Penha, pode-se afirmar que: A) Famlia a comunidade compreendida como a comunidade formada por indivduos que so ou se consideram aparentados, unidos por laos naturais, por afinidade ou por vontade expressa. B) No cabe ao Ministrio Pblico requerer medidas protetivas ofendida.
Gilmar Pereira Grupo de Estudo Pgina 10

C) Entende-se como unidade domstica somente a casa onde vive a famlia. D) Aplica-se a qualquer mulher, estando ou no em situao de violncia domstica e familiar. 43. Assinale a alternativa incorreta, em relao ao Estatuto da Criana e do Adolescente. A) Um abrigo, para poder funcionar, deve estar registrado no Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente. B) O adolescente maior de 14 anos pode trabalhar desde que tenha registro em carteira. C) A criana e o adolescente tem direito a acesso a escola pblica e gratuita prxima de sua residncia. D) Os hospitais so obrigados a permitir e viabilizar a permanncia dos pais junto com os filhos internados dia e noite. 44. O Estatuto da Criana e do Adolescente determina que a criana e o adolescente tm direito educao, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exerccio da cidadania e qualificao para o trabalho. So direitos assegurados criana e ao adolescente, exceto: A) Direito de ser respeitado por seus educadores. B) Igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola. C) Acesso escola pblica e gratuita prxima de sua residncia. D) Direito de contestar critrios avaliativos, no podendo, porm, recorrer s instncias escolares superiores. 45. Acerca do ECA, assinale a opo correta. A) O Estado deve assegurar o acesso de crianas e adolescentes aos nveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criao artstica, segundo a capacidade de cada um. B) A criana e o adolescente devem acatar, sem questionamentos, os critrios avaliativos estabelecidos pela escola. C) Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental devem comunicar aos conselhos tutelares os casos de sucesso escolar de seus alunos, para que tomem conhecimento e acompanhem a vida escolar dessas crianas e adolescentes. D) O Estado deve assegurar atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia, preferencialmente na rede especial de ensino. 46. Acerca do Estatuto do Idoso, Analise a veracidade das afirmativas a seguir: I. O Poder Pblico criar e estimular programas de preparao dos trabalhadores para a aposentadoria, com antecedncia mnima de 6 (seis) meses, por meio de estmulo a novos projetos sociais, conforme seus interesses, e de esclarecimento sobre os direitos sociais e de cidadania. II. O Dia Mundial do Trabalho, 1 de Maio, a data-base dos aposentados e pensionistas. III. Toda instituio dedicada ao atendimento ao idoso fica obrigada a manter identificao externa visvel, sob pena de interdio, alm de atender toda a legislao pertinente. Est (ao) correta (s): A) I, II e III B) I e III C) II e III D) II, apenas

Gilmar Pereira Grupo de Estudo

Pgina 11

47. Os casos de suspeita ou confirmao de maus-tratos contra idoso sero obrigatoriamente comunicados pelos profissionais de sade a quaisquer dos seguintes rgos, exceto: A) Ministrio Pblico B) Conselho Municipal do Idoso C) Entidades de atendimento D) Autoridade policial 48. Conforme o Estatuto do Desarmamento, para adquirir arma de fogo de uso permitido o interessado dever, alm de declarar a efetiva necessidade, atender aos seguintes requisitos, exceto: A) Comprovar idoneidade, com a apresentao de certides de antecedentes criminais fornecidos pela Justia Federal, Estadual, Militar e Eleitoral. B) No esta respondendo a inqurito policial ou a processo criminal. C) Comprovar capacidade tcnica e aptido psicolgica para o manuseio de arma de fogo, atestadas na forma disposta nesta lei. D) Apresentar documento comprobatrio de ocupao lcita e de domiclio eleitoral. 49. A autorizao para o porte de arma de fogo de uso permitido, aps a autorizao do SINARM, ser concedida pelo (a): A) Exrcito. B) Polcia Militar. C) Polcia Federal. D) Secretria Nacional de Segurana Pblica. 50. De acordo com a lei n 10.826/2003, (Estatuto do Desarmamento), marque a opo incorreta. A) O sistema nacional de armas SINARM, institudo no Ministrio da justia, no mbito da Polcia Federal, tem circunscrio em todo o territrio nacional. B) obrigatrio o registro de arma de fogo no rgo competente. As armas de fogo de uso restrito sero registradas no comando do exercito, na forma desta lei. C) O porte de arma de fogo permitido para os integrantes das guardas municipais dos municpios com mais de cinquenta mil e menos de quinhentos mil habitantes, quando em servio. D) permitido o porte de arma de fogo aos cidados, desde que haja autorizao dojuiz da comarca.

DIREITO CONSTITUCIONAL
51. A casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo as excees previstas na Constituio Federal. Imagine que Certo Guarda municipal tenha ingressado na casa de algum, s 23 horas do dia 01/05/2013, sem autorizao do morador. O motivo desse ingresso no estaria amparado pela constituio no seguinte caso: A) Flagrante delito. B) Desastre. C) Prestao de socorro. D) Determinao judicial.
Gilmar Pereira Grupo de Estudo Pgina 12

52. Segundo a Constituio Federal, o trabalho, o lazer, a segurana, a previdncia social, a educao, a sade, a proteo maternidade e a infncia, a assistncia aos desamparados, constituem: A) Direitos do ser humano. B) Direitos Sociais. C) Obrigao social D) Deveres sociais. 53. Assinale a opo em que consta pena no vedada pela Constituio Federal de 1988. A) Pena de carter perptuo. B) Pena de morte em tempos de paz. C) Pena de perda de bens. D) Pena de banimento. 54. So fundamentos da Repblica Federativa do Brasil: A) Soberania e monarquia. B) Parlamentarismo e cidadania. C) Soberania e cidadania. D) Repblica e valores sociais do trabalho. 55. A segurana pblica, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio, atravs dos seguintes rgos, exceto: A) Guarda Municipal; B) Polcia federal e Polcia rodoviria federal; C) Polcia ferroviria federal; D) Polcias civis, polcias militares e corpos de bombeiros militares.

DIREITO PENAL
56. Se o agente comete o crime de homicdio impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima, o Juiz poder; A) Conceder o perdo Judicial. B) Reduzir a pena de um tero a um sexto. C) Aplicar apenas a multa. D) Reduzir a pena de um sexto a um tero. 57. Assinale a opo que no resultado de leso corporal de natureza Grave; A) Aborto. B) Perigo de Vida. C) Debilidade permanente de membro, sentido ou funo. D) Incapacidade para as ocupaes habituais por mais de 30 (trinta) dias. 58. Deixar de prestar assistncia, quando possvel faz-la sem risco pessoal, criana abandonada ou extraviada, ou pessoa invlida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou no pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pblica, crime de;

Gilmar Pereira Grupo de Estudo

Pgina 13

A) Omisso de socorro. B) Maus tratos. C) Abandono de incapaz. D) Perigo para a vida ou sade de outrem. 59. Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa em lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal, crime de: A) Condescendncia criminosa. B) Corrupo passiva. C) Concusso. D) Prevaricao. 60. No crime de furto qualificado, aplica-se a pena de recluso de 2 (dois) a 8 (oito) anos, e multa se o crime cometido, exceto; A) Sem rompimento de obstculo subtrao da coisa. B) Com emprego de chave falsa. C) Mediante o concurso de duas ou mais pessoas. D) Com abuso de confiana, ou mediante fraude, escalada ou destreza.

Sonhos existem para serem realizados. Acredite! Voc existe para escalar o topo das montanhas...
Gilmar Pereira

Gilmar Pereira Grupo de Estudo

Pgina 14

PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA INSTITUTO MUNICIPAL DE PESQUISAS, ADMINISTRAO E RECURSOS HUMANOS - IMPARH. DEPARTAMENTO DE CONCURSOS E SELEES DCS SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANA PBLICA E DEFESA CIDAD

GABARITOS OFICIAIS DO SIMULADO DA PROVA OBJETIVA (1 ETAPA) DO CONCURSO PARA A GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA 2013

01- B 11- B 21- A 31- C 41- B 51- D

02- C 12- A 22- C 32- A 42- A 52- B

03- B 13- C 23- D 33- D 43- B 53- C

04- D 14- B 24-Nula 34- D 44- D 54- C

05- A 15- A 25- B 35-Nula 45- A 55- A

06- B 16- D 26- D 36- B 46- C 56- D

07- A 17- C 27- C 37- A 47- C 57- B

08- D 18- D 28- C 38- C 48- D 58- A

09- C 19- A 29- B 39- D 49- C 59- D

10- C 20- B 30- D 40- D 50- D 60- A

Gilmar Pereira Grupo de Estudo

Pgina 15

Potrebbero piacerti anche