Sei sulla pagina 1di 6

Noes de Topografia Para Projetos Rodoviarios

Capitulos
Capitulo 18 01 - Requisitos 02 - Etaqpas 03 - Traado 04 - Trafego e Clssificao 05 - Geometria 06 - Caracteristicas Tcnicas 07 - Distancia Visibilidade 08 - Concordancias Horizontais 09 - Locao Curva Circular 10 - Superelevao 11 - Curvas com Transio 12 - Locao Curvas com Espiral 13 - Super Largura 14 - Greide 15 - Clculo dos Elementos 15a - Ex. Parabola Comp. Minimo 15b - Ex. Parabola Simples 15c - Ex. Parabola Composta 16 - Nota de Servio 17 - Area Seo Transversal 18 - Volumes 19 - Sobre Parabarabolas Final

CLCULO DE VOLUMES E DIAGRAMA DE BRCKNER (OU DIAGRAMA DE MASSAS)


18.1. CLCULO DE VOLUMES
Para o engenheiro projetista de estradas, uma das principais metas durante a elaborao de um projeto encontrar uma soluo que permita a construo da estrada com o menor movimento de terras possvel, cumprindo, logicamente, as normas de um traado racional. O custo do movimento de terra , na maioria dos projetos, significativo em relao ao custo total da estrada, sendo portanto um item importante a ser analisado. Nos locais onde os materiais de corte tiverem condies de serem usados nos aterros, o equilbrio entre volumes de cortes e aterros, minimizando emprstimos e/ ou bota-foras, acarreta em menores custos de terraplenagem. Para o clculo do volume de terra a mover numa estrada, necessrio supor que existe um determinado slido geomtrico, cujo volume ser facilmente calculado. O mtodo usual consiste em considerar o volume como proveniente de uma srie de prismides (slidos geomtricos limitados nos extremos por faces paralelas e lateralmente por superfcies planas). No campo, as faces paralelas correspondem s sees transversais extremas, e as superfcies planas laterais correspondem plataforma da estrada, aos taludes e superfcie do terreno natural, conforme indica a Figura 18.1.

O volume do prismide da Figura 18.1 pode ser calculado mediante a frmula:

onde:

A1 e A2 = reas das sees transversais extremas; Am = rea da seo transversal no ponto mdio entre A1 e A2; L = distncia entre as sees A1 e A2.

Uma frmula aproximada comumente utilizada para o clculo dos volumes dos prismides a chamada frmula das reas mdias. A frmula a seguinte:

Obtm-se valores exatos para os volumes quando ambas sees transversais s o iguais. Para outras condies, os resultados so ligeiramente diferentes. Na prtica, o erro cometido geralmente menor que 2%.

18.2. DIAGRAMA DE MASSAS (OU DIAGRAMA DE BRCKNER)


O diagrama de massas (ou de Brckner), facilita sobremaneira a anlise da distribuio dos materiais escavados. Essa distribuio corresponde a definir a origem e o destino dos solos e rochas objeto das operaes de terraplenagem, com indicao de seus

volumes, classificaes e distncias mdias de transporte. Aps calcular as reas das sees transversais e os volumes dos prismides, pode-se preparar uma tabela de volumes acumulados (Tabela 18.1), que serve como base para construo do diagrama. Para a construo do diagrama, calculam-se inicialmente as chamadas Ordenadas de Brckner. Estas ordenadas correspondem aos volumes de cortes (considerados positivos) e aterros (considerados negativos) acumulados sucessivamente. A somatria dos volumes feita a partir de uma ordenada inicial arbitrria. No caso de sees mistas, a compensao lateral obtida de forma automtica quando do clculo das ordenadas de Brckner, pois os volumes de corte e de aterro so considerados em cada seo, de forma que o acrscimo ou decrscimo nas ordenadas ser dado pela diferena entre os dois volumes considerados. Pode-se dizer que a compensao lateral ser o menor dos dois volumes e que o volume disponvel para compensao longitudinal, que afeta as ordenadas, ser a diferena entre esses volumes. As ordenadas calculadas so plotadas, de preferncia sobre uma cpia do perfil longitudinal do projeto. No eixo das abscissas colocado o estaqueamento e no eixo das ordenadas, numa escala adequada, os valores acumulados para as ordenadas de Brckner, seo a seo. Os pontos assim marcados, unidos por uma linha curva, formam o Diagrama de Brckner.

A seguir, explicaremos sucintamente cada uma das colunas da Tabela 18.1. COLUNA 1: estacas dos pontos onde foram levantadas as sees transversais. Normalmente so as estacas inteiras do traado. Estacas fracionrias so utilizadas nos pontos de passagem (PP). COLUNA 2: reas de corte, medidas nas sees. COLUNA 3: reas de aterro, medidas nas sees. COLUNA 4: produto da coluna 3 pelo fator de homogeneizao (Fh). COLUNA 5: soma das reas de corte de duas sees consecutivas na coluna 2. COLUNA 6: soma das reas de aterro de duas sees consecutivas na coluna 4. COLUNA 7: semidistncia entre sees consecutivas. COLUNA 8: volumes de corte entre sees consecutivas. COLUNA 9: volumes de aterro entre sees consecutivas. COLUNA 10: volumes compensados lateralmente (no sujeitos a transporte ongitudinal). COLUNA 11: volumes acumulados, obtidos pela soma algbrica acumulada dos Volumes obtidos nas colunas 8 e 9. Os volumes acumulados so colocados como ordenadas ao final da estaca. A Figura 18.2 apresenta o perfil longitudinal de um trecho de estrada e o diagrama de massas correspondente.

18.3. FATOR DE HOMOGENEIZAO DE VOLUMES


O fator de homogeneizao (Fh) a relao entre o volume de material no corte de origem, e o volume de aterro compactado resultante. Na fase de anteprojeto este fator em geral estimado. Um fator Fh = 1,4 indica que ser necessrio escavar cerca de 1,4 m3 corte para obter 1 m de aterro compactado (Figura 18.3).

Na etapa de projeto, Fh pode ser avaliado pela relao abaixo:

onde:

yscomp =massa especfica aparente seca aps compactao no aterro; yscorte = massa especfica aparente seca do material no corte de origem.

O fator de homogeneizao aplicado sobre os volumes de aterro, como um multiplicador. Na prtica, utilizado um fator de segurana de 5%, de modo a compensar as perdas que ocorrem durante o transporte dos solos e possveis excessos na compactao dos mesmos.

18.4. PROPRIEDADES DO DIAGRAMA DE MASSAS


Observando-se a Figura 18.2 pode-se deduzir as seguintes propriedades: 1. O diagrama de massas no um perfil. A forma do diagrama de massas no tem nenhuma relao com a topografia do terreno. 2. Inclinaes muito elevadas das linhas do diagrama indicam grandes movimentos de terras. 3. Todo trecho ascendente do diagrama corresponde a um trecho de corte (ou predominncia de cortes em sees mistas). 4. Todo trecho descendente do diagrama corresponde a um trecho de aterro (ou predominncia de aterros em sees mistas).

5. A diferena de ordenadas entre dois pontos do diagrama mede o volume de terra entre esses pontos. 6. Os pontos extremos do diagrama correspondem aos pontos de passagem (PP). 7. Pontos de mximo correspondem passagem de corte para aterro. 8. Pontos de mnimo correspondem passagem de aterro para corte. 9. Qualquer horizontal traada sobre o diagrama determina trechos de volumes compensados (volume de corte = volume de aterro corrigido). Esta horizontal, por conseguinte, chamada de linha de compensao (ou linha de terra). A medida do volume dada pela diferena de ordenadas entre o ponto mximo ou mnimo do trecho compensado e a linha horizontal de compensao. 10. A posio da onda do diagrama em relao linha de compensao indica a direo do movimento de terra. Ondas positivas (linha do diagrama acima da linha de compensao), indicam transporte de terra no sentido do estaqueamento da estrada. Ondas negativas indicam transporte no sentido contrrio ao estaqueamento da estrada. 11. A rea compreendida entre a curva de Brckner e a linha de compensao mede o momento de transporte da distribuio considerada. 12. A distncia mdia de transporte de cada distribuio pode ser considerada como a base de um retngulo de rea equivalente do segmento compensado e de altura igual mxima ordenada deste segmento (Figura 18.4).

Fig. 18. 4: Onda de Brckner


18.5. MOMENTO DE TRANSPORTE Define-se Momento de Transporte como o produto dos volumes transportados pelas distncias mdias de transporte:

Onde:

M = momento de transporte, em m .dam ou m .km; V = volume natural do solo, em m ; dm = distncia mdia de transporte, em dam ou km.

Quando executado um transporte de solo de um corte para um aterro, as distncias de transporte se alteram a cada viagem, sendo necessria, portanto, a determinao de uma distncia mdia de transporte, que dever ser igual distncia entre os centros de gravidade dos trechos de cortes e aterros compensados. Existem vrias maneiras de se executar uma distribuio de terras na terraplenagem. A cada uma das alternativas corresponder uma distncia mdia de transporte global e, por conseguinte, um determinado custo de terraplenagem. Logo, um projeto racional de terraplenagem dever indicar a melhor distribuio de terras, de maneira que a distncia mdia de transporte e o custo das operaes de terraplenagem sejam reduzidos a valores mnimos. O mtodo mais utilizado para estimativa das distncias mdias de transporte entre trechos compensados o mtodo do Diagrama de Brckner. Como visto anteriormente, o mtodo nos fornece meios simplificados para o clculo de dm, da seguinte maneira: toma-se a metade da altura da onda e traa-se uma horizontal nesta altura. A distncia mdia de transporte a distncia entre os pontos de interseo desta reta com o diagrama, medida na escala horizontal do desenho. O momento de transporte igual rea da onda de Brckner, que pode ser estimada pelo produto da altura da onda (V) pela distncia mdia de transporte (dm), como apresentado na Figura 18.5.

18.6. EXEMPLO DE APLICAO


Dada a tabela de volumes acumulados abaixo, construir o Diagrama de Brckner. Calcular os volumes de corte e aterro e as distncias mdias de transporte.

Download do Capitulo 18

Capitulo 17 | Consideraes Finais (Capitulo 19)

Desenvolvido Por Edivaldo Lins Macedo

Potrebbero piacerti anche