Sei sulla pagina 1di 186

SEGURANA

Preveno e Combate a Incndio

Prof. Fabio Azevedo

Teoria de Contra-Incndio 1- Histrico do Fogo

O homem vem utilizando o fogo desde a antiguidade.


Iluminar Aquecer Cozinhar Defender Uso Industrial

Teoria de Contra-Incndio 2 - Fogo e Incndio O fogo quando sob controle de extrema necessidade. Quando foge ao controle se transforma num agente de grande poder destruidor: O INCNDIO O que caracteriza o incndio, no a intensidade ou o estgio de desenvolvimento e sim o objetivo da sua ao. O fogo, mesmo pequeno, mas nocivo, caracteriza um princpio de incndio.

Teoria de Contra-Incndio

2- Fogo e Incndio

Teoria de Contra-Incndio 3 - Conceito do Fogo O fogo uma reao qumica denominada oxidao (combusto) caracterizada pela liberao de luz, calor, fumaa e gases.

Teoria de Contra-Incndio 4 - Composio do Fogo Tetraedro ou Quadrado do Fogo A reao em cadeia torna a queima autosustentvel. O calor originado da decomposio das molculas do combustvel atinge outras molculas que so decompostas em partculas menores, que se combinam com o oxignio e queimam, gerando mais calor para decompor outras molculas do combustvel, formando um ciclo constante (reao em cadeia).

Teoria de Contra-Incndio

5 - Elementos Essenciais ao Fogo


Combustvel

Compreende toda substncia capaz de se queimar (oxidar-se);


o elemento que serve de campo de propagao e alimenta a combusto; A velocidade da queima de um combustvel depende de sua capacidade de combinar com oxignio sob a ao do calor e da sua fragmentao (rea de contato com o oxignio); Qualquer combustvel inflamvel. suficientemente aquecido torna-se

Teoria de Contra-Incndio 5 - Elementos Essenciais ao Fogo Combustvel - Estado Fsico Gasosos Slidos

Lquidos

Teoria de Contra-Incndio 5 - Elementos Essenciais ao Fogo

Combustvel Slido
So todos os combustveis slidos de um modo geral. Queimam em superfcie e profundidade, deixando resduos. Para a extino do incndio, o agente extintor mais indicado a gua.

Teoria de Contra-Incndio 5 - Elementos Essenciais ao Fogo

Combustvel Slido
Quanto mais fragmentado o combustvel, mais rpido ser o aquecimento do material e, conseqentemente, o processo de combusto. Como exemplo: uma barra de metal exigir muito calor para queimar mas, se transformada em limalha, queimar com facilidade.

Teoria de Contra-Incndio 5 - Elementos Essenciais ao Fogo Combustveis Slidos em P, em Suspenso no Ar Todos os ps originrios de substncias orgnicas e de metais combustveis, desde que estejam em suspenso e em quantidade adequada no ar ambiente, podero formar uma atmosfera explosiva.

Teoria de Contra-Incndio 5 - Elementos Essenciais ao Fogo Combustveis Lquidos Os combustveis lquidos queimam somente em superfcie e, de uma maneira geral, no deixam resduos; So aqueles que produzem vapores que, em contato com o ar, em determinada proporo e por ao de uma fonte de calor, incendeiam-se com rapidez. Para isso, precisam no mnimo, atingir seu ponto de fulgor;

Para o combate a incndio nos combustveis lquidos, os agentes indicados so as espumas, o PQS e o gs carbnico.

Teoria de Contra-Incndio 5 - Elementos Essenciais ao Fogo Combustveis Lquidos NUNCA aplicar jatos compactos (pleno) nos combustveis lquidos, pois pode espalhar o fogo, devido aos respingos do lquido em chamas; O uso de gua pode ocasionar o transbordamento do recipiente com o lquido em chamas.

Teoria de Contra-Incndio 5 - Elementos Essenciais ao Fogo Combustveis Lquidos Chamamos de lquidos volteis os lquidos que liberam vapores a temperaturas menores que 20C (temperatura ambiente); Chamamos de lquidos no volteis os lquidos que liberam vapores a temperaturas superiores que 20C (temperatura ambiente); Chamamos de lquidos combustveis lquidos que possuem seu ponto de fulgor acima de 93C (gasolina, querosene);

Chamamos de lquidos inflamveis lquidos que possuem seu ponto de fulgor abaixo de 93C (propano, acetona, etanol).

Teoria de Contra-Incndio 5 - Elementos Essenciais ao Fogo Combustveis Lquidos - Vapores

As concentraes de vapores que determinam a inflamabilidade e a explosividade, so variveis de acordo com cada combustvel;
Devido as suas caractersticas especiais de combusto, os combustveis lquidos produzem muitas chamas, bastante fumaa e imenso calor.

Teoria de Contra-Incndio 5 - Elementos Essenciais ao Fogo Combustveis Lquidos Pulverizados no Ar Atmosfera potencialmente explosiva, pois as gotculas pulverizadas oferecem os mesmos riscos de um ambiente cheio de vapores inflamveis, podendo entrar em combusto rpida, por ao de qualquer fonte de calor, ocasionando uma exploso.

Teoria de Contra-Incndio 5 - Elementos Essenciais ao Fogo

Combustveis Gasosos
Normalmente se apresentam e so utilizados nas formas liquefeitas comprimida ou dissolvido sob presso, em depsitos metlicos fechados ou em tubulaes especiais; Os gases inflamveis possuem diferentes usos: solda e corte de metais, iluminao, calefao, combustvel, refrigerao e outras.

Teoria de Contra-Incndio 5 - Elementos Essenciais ao Fogo

Combustvel Gasoso
Se o peso do gs menor que o do ar, o gs tende a subir e dissipar-se. Mas se o peso do gs maior que o do ar, se dissipa vagarosamente, formando bolses ao nvel do solo, se deslocando na direo do vento, obedecendo ao contorno do terreno; Muitos gases, alm de inflamveis, podem apresentar outros riscos: asfixiantes, txicos, etc.

Teoria de Contra-Incndio 5 - Elementos Essenciais ao Fogo Comburente

Quando a porcentagem de oxignio do ambiente passa para uma faixa compreendida entre 16% e 8%, a queima torna-se mais lenta, apresentando brasas e no mais chamas.
21 % 19 % 17 % 8 a 16 %

Quando o oxignio do ambiente atinge a concentrao menor de 8%, no h combusto.

Teoria de Contra-Incndio 5 - Elementos Essenciais ao Fogo Comburente Alguns combustveis possuem oxignio na sua composio qumica, portanto, eles podem queimar onde a porcentagem de oxignio seja menor que 8 %, inclusive no vcuo e debaixo dgua. Ex: Plvora, celulide e plstico de piroxilina - queimam com 5 % de oxignio no ambiente.

Teoria de Contra-Incndio 5 - Elementos Essenciais ao Fogo Calor O calor o elemento que inicia a combusto, a mantm, e incentiva a sua propagao; a forma de energia que eleva a temperatura, gerada da transformao de outra energia, obtida atravs de processo fsico ou qumico.

Teoria de Contra-Incndio 5 - Elementos Essenciais ao Fogo Energia Calorfica Qumica Calor resultante da prpria combusto (oxidao);

Calor espontneo (gerado pela fermentao);


Calor gerado pela decomposio de materiais orgnicos; Ex: Decomposio do acetileno. Calor de soluo (gerado pelo dissoluo de uma substncia em meio lquido). Ex: Cal virgem dissolvido na gua.

Teoria de Contra-Incndio 5 - Elementos Essenciais ao Fogo Energia Calorfica Eltrica Calor gerado por resistncias eltricas (aquecedores), curtoscircuitos, arcos voltaicos, eletricidade esttica e descarga eltrica natural. Energia Calorfica Mecnica

Calor gerado pelo movimento de corpos atravs de atrito, compresso e coliso.


Energia Calorfica radioativa Calor gerado por fisso ou fuso nuclear.

Teoria de Contra-Incndio 5 - Elementos Essenciais ao Fogo Efeitos Fsicos Mudana de Volume;

Mudana de Temperatura;
Mudana de Cor; Mudana de Forma (deforma, derrete);

Mudana de Estado Fsico.

MPU 2010 (CESPE) Algumas propriedades fsicas da gua, como, por exemplo, alta tenso superficial, baixa viscosidade e densidade relativamente alta, constituem desvantagens para o combate a incndios. CORRETO

MPU 2010 (CESPE) Considere que uma panela cheia de leo seja deixada sobre a chama do fogo, o que ocasiona um princpio de incndio. Nessa situao, deve-se imediatamente jogar gua sobre a panela para resfriar o lquido em chamas e fechar a sada de gs para evitar a propagao do incndio. ERRADO

Teoria de Contra-Incndio 5 - Elementos Essenciais ao Fogo Efeitos Qumicos Alm de provocar a decomposio qumica do combustvel fazendo-o liberar gases inflamveis e txicos, determinadas substncias aumentam sua capacidade de reagir com outras, podendo ocorrer reaes qumicas perigosas.

Teoria de Contra-Incndio 5 - Elementos Essenciais ao Fogo Efeitos Fisiolgicos Fadiga (esgotamento fsico); Desidratao; Intermao; Queimaduras; Dificuldades Respiratrias, etc.

Teoria de Contra-Incndio 5 - Elementos Essenciais ao Fogo Transmisso do Calor Conduo O calor se propaga de tomo para tomo.

Teoria de Contra-Incndio 5 - Elementos Essenciais ao Fogo Transmisso do Calor Conduo O porqu da necessidade de preservar a fuselagem, realizando a sua proteo e resfriamento antes do combate ao incndio numa extremidade de asa, pois uma vez aquecido, o metal continuar a conduzir o calor, mesmo aps o fogo ter sido extinto

Radiao

Conduo

Teoria de Contra-Incndio 5 - Elementos Essenciais ao Fogo Transmisso do Calor

Radiao
So ondas de calor que se propagam em linha reta e em todas as direes. O calor irradiado no vcuo e na atmosfera, refletem em superfcies polidas e passam por superfcies transparentes.

Teoria de Contra-Incndio 5 - Elementos Essenciais ao Fogo Transmisso do Calor

Irradiao Ocorre atravs dos raios infravermelhos que so chamadas ondas eletromagnticas. dessa forma que o Sol aquece a Terra todos os dias, como tambm o meio que a garrafa trmica mantm, por longo tempo, o caf quentinho em seu interior.

Teoria de Contra-Incndio 5 - Elementos Essenciais ao Fogo Transmisso do Calor Conveco O calor se propaga atravs de massas de lquidos e gases que se deslocam do local do aquecimento atravs de correntes ascendentes.

Teoria de Contra-Incndio 5 - Elementos Essenciais ao Fogo Pontos de Temperatura So pontos onde observamos certos acontecimentos comuns aos combustveis; Cada combustvel possui suas prprias caractersticas, assim sendo, cada um possui pontos de temperatura diferentes.

Teoria de Contra-Incndio 5 - Elementos Essenciais ao Fogo Pontos de Temperatura Ponto de Fulgor a temperatura mnima na qual os combustveis comeam a desprender vapores inflamveis que pegam fogo quando em contato com uma fonte de calor. Porm, ao retirarmos a fonte de calor, o fogo se apaga, devido pouca quantidade de vapores (ocorre um claro e logo se apaga).

Teoria de Contra-Incndio 5 - Elementos Essenciais ao Fogo Pontos de Temperatura Ponto de Combusto a temperatura mnima na qual os combustveis comeam a desprender vapores inflamveis que pegam fogo quando em contato com uma fonte de calor. Ao retirarmos a fonte de calor, o fogo continua. O Ponto de Combusto , em mdia, 3 a 4C acima do Ponto de Fulgor.

Teoria de Contra-Incndio 5 - Elementos Essenciais ao Fogo Pontos de Temperatura Ponto de Ignio a temperatura mnima na qual os vapores inflamveis desprendidos de um combustvel pegam fogo sem contato com uma fonte de calor; A temperatura dos vapores inflamveis est to alta e existe tanto vapor que eles pegam fogo pelo simples fato de entrarem em contato com o oxignio.

Teoria de Contra-Incndio 6 - Processo da Combusto O incio da combusto requer a converso do combustvel para o estado gasoso, o que se dar por aquecimento.

Teoria de Contra-Incndio 6 - Processo da Combusto

COMBUSTVEL SLIDO

LQUIDO

GASES

COMBUSTO

Ex: Parafina, cera, etc.

Teoria de Contra-Incndio 7- Classificao da Combusto Quanto a Velocidade O combustvel e o comburente so preponderantes na velocidade da combusto; O calor entra no processo para decompor o combustvel. A velocidade da combusto variar de acordo com a porcentagem do oxignio no ambiente e as caractersticas fsicas e qumicas do combustvel.

Teoria de Contra-Incndio 7- Classificao da Combusto Quanto a Velocidade Combustvel Lenta: Processo que ocorre de maneira lenta e no h produo de chamas, ou qualquer fenmeno luminoso. A liberao de calor muito fraca, baixssima. Ocorre, geralmente, em ambientes pobres em oxignio. Como exemplo podemos citar a oxidao lenta de materiais combustveis (ferrugem).

Teoria de Contra-Incndio 7- Classificao da Combusto Quanto a Velocidade

Combusto Viva: quando ocorre a produo de chamas, ou qualquer fenmeno luminoso. Como exemplo citamos qualquer atividade de queima em ambiente aberto.

Teoria de Contra-Incndio 7- Classificao da Combusto Quanto a Velocidade

Muito Viva: um tipo de exploso (deflagrao) caracterizada por apresentar velocidade de reao muito rpida, mas inferior velocidade do som (340 m/s) e pela elevao da presso at 1 atmosfera por metro quadrado.

Teoria de Contra-Incndio 7- Classificao da Combusto Quanto a Velocidade Combusto Instantnea: um tipo de exploso (detonao) caracterizada por apresentar velocidade de reao superior velocidade do som (340 m/s) e pela elevao da presso numa faixa compreendida entre 5 a 30 atmosferas. A combusto se processa de forma sbita e atinge de imediato o combustvel por completo.

Teoria de Contra-Incndio 7- Classificao da Combusto Quanto a Velocidade A combusto instantnea de pseudo-explosivos merece especial ateno, pois quando ocorrem em ambientes confinados, se comportam como verdadeiras exploses. Isso ocorre com materiais combustveis slidos finamente divididos em suspenso no ar, ou com lquidos inflamveis pulverizados no ar ou em ambientes gasados (saturado por gs inflamvel), quando a mistura do combustvel com o ar est dentro da faixa de explosividade, formando assim, uma atmosfera explosiva (exploses de gases, poeiras, etc.).

7- Classificao da Combusto So fatores que influenciam na velocidade da reao: Presena de catalisadores - Estes interferem aumentando a velocidade da reao sem tomar dela.; Presena de inibidores - Estes interferem diminuindo a velocidade da reao sem tomar parte dela; Relao superfcie e massa - Um pedao de madeira macia queima com relativa dificuldade, sendo que a mesma quantidade de madeira, porm dividida em aparas, queima com facilidade e com grande velocidade.

7- Classificao da Combusto So fatores que influenciam na velocidade da reao: Natureza do combustvel - Os combustveis mais volteis queimam com velocidade maior, que aqueles com grau de decomposio mais difcil; Concentrao do calor - Os ambientes capazes de concentrar o calor possibilitam o aumento da temperatura facilitando a maior velocidade da combusto.

Teoria de Contra-Incndio 7- Classificao da Combusto

Quanto a forma Combusto Completa


Combusto Incompleta Combusto Espontnea

Teoria de Contra-Incndio 7- Classificao da Combusto

Quanto a forma Combusto Completa - Ocorre em ambientes abertos ou em ambientes bem ventilados; Se manifesta pela emisso grande quantidade de luz, chamas e calor. O produto principal da combusto o dixido de carbono, alm de outros gases e resduos.
COMBUSTVEL + O2 + CALOR = CO2 + Outros GASES + REDUOS

Teoria de Contra-Incndio 7- Classificao da Combusto Quanto a forma Combusto Incompleta - Ocorre em ambientes fechados, mal ventilados, quando o fogo consome a maior parte do O2 gerando o CO. Com isso, a concentrao de O2 reduz para nveis perigosos. A combusto fica fraca e quase no h desprendimento de luz. A atmosfera fica altamente reativa e txica. Se no houver alimentao com O2 o fogo pode se apagar.

O produto principal da combusto o gs monxido de carbono, alm de outros gases e resduos.


COMBUSTVEL + O2 + CALOR = CO + Outros GASES + RESDUOS

Teoria de Contra-Incndio 7- Classificao da Combusto

Quanto a forma
Combusto Espontnea - Processo em que um material combustvel, armazenado em condies favorveis (locais com umidade, mal ventilado, com presena de catalisadores), reage com o oxignio do ar ou de um outro portador, gerando calor e iniciando o seu aquecimento. Caso esse calor no se dissipe, o material combustvel continuar se aquecendo at pegar fogo sozinho (sem o concurso de uma fonte de ignio).
FERMENTAO.

Teoria de Contra-Incndio 8 - Intensidade da Combusto o volume de chamas que se desprende do incndio.

Depende: 1. Da superfcie do combustvel em contato com o ar.

Teoria de Contra-Incndio 8 - Intensidade da Combusto Depende: 2. Do volume (quantidade) do combustvel.

Teoria de Contra-Incndio 8 - Intensidade da Combusto Depende:

3. Da espcie do combustvel.

Teoria de Contra-Incndio 8 - Intensidade da Combusto Depende:

4. Da concentrao de oxignio.
21 % 19 % 17 %

8 a 16 %

Teoria de Contra-Incndio 9 - Fases de um Incndio FASE INICIAL

Teoria de Contra-Incndio 9 - Fases de um Incndio FASE DE QUEIMA LIVRE Durante esta fase, o ar, rico em oxignio, arrastado para dentro do ambiente pelo efeito da conveco;

Os gases aquecidos espalham-se preenchendo o ambiente e, de cima para baixo. Neste momento a temperatura nas regies superiores do ambiente pode exceder 700 C

Teoria de Contra-Incndio 9 - Fases de um Incndio FASE DE QUEIMA LIVRE


700 C

Teoria de Contra-Incndio 9 - Fases de um Incndio FASE DE QUEIMA LIVRE Na fase da queima livre, o fogo aquece gradualmente todos os combustveis do ambiente. Quando determinados combustveis atingem seu ponto de ignio, simultaneamente, haver uma queima instantnea e concomitante desses produtos, o que poder provocar uma exploso ambiental, ficando toda a rea envolvida pelas chamas. Este fenmeno conhecido como FLASHOVER .

Teoria de Contra-Incndio 9 - Fases de um Incndio FASE DE QUEIMA LIVRE

Teoria de Contra-Incndio 9 - Fases de um Incndio FASE DE QUEIMA LIVRE

FLASHOVER

Teoria de Contra-Incndio 9 - Fases de um Incndio FASE DE QUEIMA LENTA Com a reduo da quantidade de oxignio, o monxido de carbono (CO) comea a ser produzido. Nesta fase, as chamas podem deixar de existir se no houver ar suficiente para mant-las; O fogo normalmente reduzido a brasas, o ambiente torna-se completamente ocupado por fumaa densa e os gases se expandem. Devido presso interna ser maior que a externa, os gases saem por todas as fendas em forma de golfadas, que podem ser observadas em todos os pontos do ambiente.

Teoria de Contra-Incndio 9 - Fases de um Incndio FASE DE QUEIMA LENTA

Teoria de Contra-Incndio 9 - Fases de um Incndio FASE DE QUEIMA LENTA Na fase da queima lenta, a combusto incompleta porque no h oxignio suficiente para sustentar o fogo. Contudo, o calor da queima livre permanece, e as partculas de carbono no queimadas (bem como outros gases inflamveis, produtos da combusto) esto prontas para incendiar-se rapidamente, assim que o oxignio for suficiente. Na presena de oxignio, esse ambiente explodir. A essa exploso chamamos BACKDRAFT.

Teoria de Contra-Incndio 9 - Fases de um Incndio FASE DE QUEIMA LENTA

Teoria de Contra-Incndio 9 - Fases de um Incndio FASE DE QUEIMA LENTA

Teoria de Contra-Incndio 9 - Fases de um Incndio FASE DE QUEIMA LENTA Uma ventilao adequada (ventilao pelo ponto mais alto do ambiente) permite que os gases combustveis superaquecidos sejam retirados do ambiente, reduzindo e at eliminando o risco de BACKDRAFT.

Teoria de Contra-Incndio Monxido de Carbono Por no estarem satisfeitas as valncias do carbono, um gs instvel e vido de oxignio. Por isso apresenta um grande risco. Explosivo Em concentraes de 12,5 a 75 %.

Teoria de Contra-Incndio Monxido de Carbono Sinais de uma edificao em combusto incompleta:

Teoria de Contra-Incndio 10 - Mtodos de Extino do Fogo 1. Retirada de Combustvel Consiste em impedir que o combustvel alimente a combusto.

Teoria de Contra-Incndio 10 - Mtodos de Extino do Fogo 2. Resfriamento Consiste em retirar o calor do fogo at que no seja mais possvel sustentar a combusto;

O agente extintor mais utilizado a gua.

Teoria de Contra-Incndio 10 - Mtodos de Extino do Fogo 3. Abafamento um mtodo difcil, salvo em pequenos incndios. Consiste em impedir que o oxignio alimente a combusto;

Os agentes extintores mais utilizados so o P Qumico, CO2, Espuma e Halon.

11 - Classes de Fogo Classe A Combustveis slidos de um modo geral. Queimam em superfcie e profundidade, deixando resduos como brasas e cinzas. Ex: Madeira, papel, tecido, etc.

Necessita de resfriamento para sua extino, isto , do uso de gua ou solues que a contenha em grande porcentagem, a fim de reduzir a temperatura do material em combusto.

11 - Classes de Fogo Classe B Compreendem os combustveis lquidos que queimam em superfcie. Os gases esto contidos nessa classe. Ex: Lquidos = Gasolina, lcool, querosene, etc. Gases = GLP, acetileno, etc. Esta classe de incndio necessita para sua extino o mtodo do abafamento. No caso de lquidos muito aquecidos, que j atingiram o ponto de ignio, necessrio tambm o resfriamento.

11 - Classes de Fogo Classe C Compreendem os equipamentos energizados; Para sua extino necessita de agente extintor que no conduza a corrente eltrica (Ex. CO2) e utilize o principio de abafamento.

11 - Classes de Fogo Classe D Compreendem os metais pirofricos (combustveis). Muitas ligas desses metais apresentam oxignio em sua composio qumica.

Ex: Magnsio, selnio, cdmio, antimnio, ltio, potssio...

11 - Classes de Fogo Classe D Necessita de agentes extintores especiais que se fundem em contato com o metal, formando uma espcie de capa que o isola do ar atmosfrico, interrompendo a combusto por abafamento; Os ps-especiais so compostos dos seguintes materiais: cloreto de sdio, cloreto de brio, monofosfato de amnia, grafite seco; Estes produtos devero cumprir as especificaes da Organizao Internacional de Normatizao (ISO 7202).

SEGURANA
Preveno e Combate a Incndio NR - 23

Prof. Fabio Azevedo

Disposies gerais.
Todas as empresas devero possuir:
a) Proteo contra incndio

b) Sadas suficiente para retirada rpida do pessoal


c) Equipamento suficiente para combater o fogo no incio d) Pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos

Sadas
Largura mnima de 1,20m;
O sentido de abertura no pode ser para o interior do recinto;

rea de circulao, vias de passagem e corredores desobstrudos at a sada e com largura mnima de 1,20m; Direo e localizao das sadas sinalizados por placas e sinais luminosos.

Sadas
Distncia dos postos de trabalho : 15m para risco grande, 30 m para risco mdio ou pequeno; (pode ser alterada com a presena de sprinklers e segundo a natureza do risco) Pisos com nveis diferentes devem ser dotados de rampa com aviso no incio da rampa do sentido da descida. No so consideradas partes da sada as escadas em espiral, de mo ou externas de madeira.

Portas
De batentes ou corredias horizontais, estas ltimas a critrio da autoridade competente em Segurana do Trabalho.
Portas verticais, de enrolar ou giratrias no sero permitidas nas comunicaes internas. As de batente devem abrir no sentido da sada e no devem impedir as vias de passagem, tanto as de sadas quanto as de comunicaes internas.

Portas
As que conduzem as escadas no devem diminuir a largura efetiva dessas escadas. As de sada devem ser visveis, sendo proibido qualquer obstculo, mesmo que ocasional. No podem ficar trancadas, se ficarem trancadas durante o horrio de trabalho, devem ser com fechamento que utilize dispositivos de segurana que permitam que os empregados abram as mesmas internamente. As de emergncia nunca devero ser trancadas externamente, mesmo fora do horrio de trabalho.

Escadas e ascensores
Todas as escadas, plataformas e patamares devero ser feitos com materiais incombustveis e resistentes ao fogo.
Ascensores. Os poos e monta-cargas nas construes de mais de 2 (dois) pavimentos, devem ser inteiramente de material resistente ao fogo. Portas corta-fogo. 23.6.1 As caixas de escadas devero ser providas de portas corta-fogo, fechando-se automaticamente e podendo ser abertas facilmente pelos 2 (dois) lados.

Combate ao fogo

O quanto antes devemos:


Chamar imediatamente o Corpo de bombeiros Desligar mquinas e aparelhos eltricos, quando no envolver risco adicional Atacar o princpio de incndio o quanto antes

Acionar o sistema de alarme

Situaes Especiais

Os aparelhos que no devam ser desligados em caso de incndio devero conter placa de aviso referente a este fato, prximo chave de interrupo; Para certas atividades podem ser exigidos requisitos especiais de construo: portas e paredes corta-fogo, diques ao redor de reservatrios elevados de inflamveis dentre outros.

Exerccios de Alerta (so peridicos)


Pessoal gravar o sinal do alarme

Evacuao em boa ordem

Evitar o pnico

Tarefas e responsabilidades especficas

Sirene dever ser ouvida por todas as reas

Exerccios de Alerta
Chefe e ajudante em nmero necessrio Treinamento como se fosse real Quando houver brigada, exerccios peridicos sem aviso prvio A brigada dever conter membros dos operrios, guardas...

Classes de fogo e extintores portteis


Classe A Descrio Material de fcil combusto, queimam em sua superfcie e profundidade, deixam resduos: slidos inflamveis. Extintor gua pressurizada e espuma. Dixido de carbono, se no princpio.

Queimam somente na superfcie, no Dixido de carbono, p qumico e espuma. deixam resduos: lquidos inflamveis. Abafamento com balde de areia. gua pressurizada sob a forma de neblina.

C D

Em equipamentos energizados. Elementos pirofricos:Mg, Zr, Ti.

Dixido de carbono e p qumico. gua pulverizada. Extintores com PQS especiais, abafamento com balde de areia ou limalha de ferro fundido. Nunca usar gua.

Extino por meio de gua


No usar gua nos fogos classe B, C e D, vide observaes no quadro para gua pressurizada sob a forma de neblina para as classes B e C. Em estabelecimentos industriais com mais de 50 empregados deve haver um aprisionamento suficiente de gua sob presso, a fim de, a qualquer tempo, extinguir o comeo de fogo classe A.

Extino por meio de gua


Os pontos de captao devem ser facilmente visveis e protegidos. Devem ser experimentados freqentemente, assim como os encanamentos, para evitar o acmulo de resduos. Os sprinklers devem ter seus registros sempre abertos, s podendo ser fechados em caso de manuteno e inspeo, com ordem do responsvel pela manuteno ou inspeo. Manter espao livre de 1,0m abaixo e ao redor dos mesmos (assegurar disperso eficaz da gua).

Extintores
Em todos os estabelecimentos ou locais de trabalho s devem ser utilizados extintores de incndio que obedeam s normas brasileiras ou regulamentos tcnicos do INMETRO.

Extintores portteis
Aplicabilidade :
Em todos os estabelecimentos, independente de existirem ou no chuveiros automticos;
Em nmero suficiente para combater o fogo em seu incio; Apropriados classe de fogo a extinguir; Independente da rea, pelo menos dois por pavimento, representando cada um uma unidade extintora.

Tipos de Extintores
Ser usado nos fogos de Classes A e B Preferencialmente nas classes B e C, embora possa ser usado na classe A (incio)

Espuma

CO2

PQS

Usado nos fogos das classes B e C, podendo ser utilizado na classe D se o p for especial.
Pressurizada ou gua-gs, usado na classe A, com capacidade de 10 e 18 litros. Areia, podendo ser utilizado como variante nas classes B e D Limalha de ferro fundido, variante na classe D

H2O

Abafamento

Inspeo dos extintores


Inspeo visual mensal: Lacre;

Aspecto externo;
Manmetros; Os bicos e vlvulas de alvio, quando pressurizados.

Dados consignados em ficha de controle de inspeo.

Inspeo dos extintores


Pesagem dos extintores de presso injetvel semestralmente, se perda superior a 10% deve ser recarregado. Recarga anual s para os extintores de espuma. Nos demais casos seguir a validade indicada na etiqueta de identificao presa no bojo do extintor contendo o nmero de identificao, esta etiqueta deve ficar protegida para evitar danificao.

Dimensionamento da quantidade de extintores


rea coberta/unid. Ext. 500 m2 250m2 150m2 Risco de fogo Pequeno Mdio Grande Classe de ocupao A 1 e 2 B 2,4,5 e 6 C 7 a 13 Distncia mxima 20m 10m 10m

Quantidade de extintores
Substncia Espuma gua pressurizada gua Gs ou Capacidade extintora 10 litros 5 litros 10 litros 5 litros Nmero de ext/unidade extintora. 1 2 1 2

Gs carbnico

6 kg 4 kg 2kg 1 kg
4 kg 2 kg 1 kg

1 2 3 4
1 2 3

P Qumico Seco

Localizao e sinalizao de extintores


Locais de fcil acesso, visualizao e onde haja menor probabilidade do fogo bloquear o acesso. Local assinalado com crculo vermelho com bordas amarelas. rea desobstruda de 1m x 1m demarcada abaixo do extintor, pintada de vermelho.

Localizao e Sinalizao
Devero como regra geral serem colocados:

Local onde haja menos Local de fcil Local de fcil probabilidade visualizao do fogo acesso bloquear o seu acesso

Localizao e sinalizao de extintores


Fixados a mais de 1,60m do piso.
Se baldes, os seus bordos devem estar entre 60cm e 1,50m No podem estar localizados nas paredes das escadas. Se sobre rodas, devem ter seu acesso desobstrudo a qualquer ponto da fbrica..

Extintores
Assinalar por crculo vermelho ou por seta larga vermelha com bordas amarelas Pintada no piso uma rea abaixo do extintor vermelha de 1,00 x 1,00 m

No devero estar mais alto que 1,60 m e seu rebordo a menos de 0,60 m nem mais de 1,50 m acima do piso No podero estar nas paredes das escadas
Nem serem encobertos por pilhas de materiais

Extintores

Sistemas de alarme
O sistema de alarme obrigatrio nos estabelecimentos de risco elevado ou mdio. Nmero de pontos suficiente em cada pavimento para acionamento do sistema de alarme.

Sistemas de alarme
Botes de acionamento colocados em local visvel, em reas comuns dos acessos dos pavimentos e no interior de caixa lacrada; com tampa de vidro ou plstico facilmente quebrvel, contendo a inscrio: Quebrar em caso de emergncia. Som audvel em todo o estabelecimento e distinto dos outros dispositivos acsticos.

SEGURANA
Preveno e Combate a Incndio

Prof. Fabio Azevedo

EXTINTORES DE PRINCPIOS DE INCNDIO

EXTINTORES DE PRINCPIOS DE INCNDIO


Aplicao Em princpios de incndio.

VANTAGENS
Pequeno porte Fcil operao Localizao prxima ao fogo Baixo custo

DESVANTAGENS
Exige do operador conhecimento e eficincia na operao, pois: - Os agentes extintores so adequados a cada classe de fogo. - A capacidade extintora limitada.

1- CLASSIFICAO DOS EXTINTORES


PORTTEIS (At 20 Kg)

VECULARES
DE PAREDE SOBRE RODAS

PORTABILIDADE
NO PORTTEIS (+ de 20 Kg)

REBOCVEIS
ESTACIONRIOS

1- CLASSIFICAO DOS EXTINTORES


BAIXA PRESSO
At 30 Kgf/cm2

PRESSO DE TRABALHO

ALTA PRESSO

Mais de 30 Kgf/cm2

PRESSURIZAO INDIRETA (A PRESSURIZAR)

PRESSURIZAO
PRESSURIZAO DIRETA (PRESSURIZADO)

2- INDICADORES DE PRESSO Indicam a presso existente dentro do aparelho extintor. COMPONENTES


CAIXA METLICA, MOSTRADOR, PONTEIRO e VISOR DE PLSTICO RESISTENTE.

CARACTERSTICAS TCNICAS FAIXA VERMELHA - FALTA DE PRESSO FAIXA VERDE - IDEAL PARA OPERAO FAIXA AMARELA ou BRANCA- EXCESSO DE PRESSO

3- CILINDRO DE PRESSURIZAO Utilizados nos aparelhos extintores de pressurizao indireta (ou injetvel ou a pressurizar). So cilindros de alta presso, que armazenam o gs expelente destinado a pressurizar o aparelho. A capacidade do cilindro de pressurizao est relacionada com a capacidade do aparelho extintor.

3- CILINDRO DE PRESSURIZAO Os cilindros de pressurizao possuem vlvulas de abertura lenta.

4- AGENTES EXPELENTES
Tambm chamados de agentes propelentes, so destinados a pressurizar os aparelhos extintores fazendo com que os agentes extintores sejam expelidos. Os agentes expelentes mais utilizados so os:

Gs Carbnico CO2 Nitrognio N2

5- CMARA DE EXPANSO
o espao reservado no interior dos aparelhos extintores de baixa presso, destinado a ser ocupado pelo gs expelente. Esse espao dever ser de 20 % da capacidade volumtrica do aparelho extintor.

20 %

6- PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO Qualquer que seja o tipo de pressurizao do aparelho extintor, o gs expelente ocupar a cmara de expanso fazendo com que o agente extintor seja pressionado contra o fundo do aparelho. Ao ser acionada a vlvula de disparo ou a pistola, o agente extintor fluir atravs do tubo pescante (sifo) em direo ao meio externo.

7- DISPOSITIVOS DE SEGURANA Vlvula de Alvio de presso calibrada para abrir quando a presso interna atingir 1,5 vez a presso de trabalho. geralmente encontrada nos extintores de presso injetvel.

7- DISPOSITIVOS DE SEGURANA
As vlvulas dos extintores de CO2 e dos cilindros de pressurizao possuem um disco de segurana que se rompe quando a presso interna ultrapassa o limite estipulado, (cerca de 163 kgf/cm) liberando todo o contedo.

7- DISPOSITIVOS DE SEGURANA Ranhuras ou Orifcios Diametralmente Opostos destinados a liberar a presso remanescente no extintor no momento da remoo da tampa para manuteno.

7- DISPOSITIVOS DE SEGURANA

Ranhura da tampa.

8- RTULO O rtulo um requisito obrigatrio para qualquer aparelho extintor. Nele devem constar, no mnimo, as seguintes informaes: Logomarca da empresa (fabricante ou de manuteno); Indicao de uso nas classes de incndio; Carga nominal; Capacidade extintora, e Instrues de utilizao.

EMPRESA Z

EMPRESA X

EMPRESA Y

TIPOS DE EXTINTORES PORTTEIS

EXTINTORES PORTTEIS
GUA - PRESSO INJETVEL Capacidade Confeco - 10 Litros - Chapa de ao com emenda

Alcance do Jato - At 10 m Durao da Descarga - Sem pistola 60 segundos - Com pistola depende do operador

EXTINTORES PORTTEIS
GUA - PRESSO INJETVEL

Mangueira

Tampa Ala de Transporte Tubo Pescante

Cilindro de Pressurizao

EXTINTORES PORTTEIS
GUA - PRESSURIZADO Capacidade - 10 Litros Confeco - Chapa de ao com emenda Alcance do Jato - At 10 m Durao da Descarga - Depende do Operador

EXTINTORES PORTTEIS
GUA - PRESSURIZADO Vlvula de Disparo Ala de Transporte

Mangueira

Indicador de Presso

Tubo Pescante

EXTINTORES PORTTEIS
P QUMICO - PRESSO INJETVEL Capacidade - 4, 6, 8 e 12 Kg

Confeco - Chapa de ao com emenda Alcance do Jato - til - 5 m Durao da Descarga - Depende do Operador

EXTINTORES PORTTEIS
P QUMICO - PRESSO INJETVEL Tampa Ala de Transporte Tubo Pescante

Mangueira

Pistola
Cilindro de Pressurizao

Tubo de Pressurizao

EXTINTORES PORTTEIS
P QUMICO - PRESSURIZADO Capacidade - 1, 2, 4, 6, 8 e 12 Kg Confeco - Chapa de ao com emenda Alcance do Jato - til - 5 m Durao da Descarga - Depende do Operador

EXTINTORES PORTTEIS
P QUMICO - PRESSURIZADO Ala de Transporte

Vlvula de Disparo

Indicador de Presso
Mangueira

Tubo Pescante

EXTINTORES PORTTEIS
ESPUMA - PRESSO INJETVEL Agente Extintor Capacidade Confeco - Espuma Mecnica - 9 Litros - Chapa de ao com emenda

Alcance do Jato -5m Durao da Descarga - Depende do Operador

EXTINTORES PORTTEIS
ESPUMA - PRESSO INJETVEL

Ala de Transporte

Vlv. de Disparo

Mangueira
Cilindro de Pressurizao

Tubo Pescante

Esguicho Formador de Espuma

EXTINTORES PORTTEIS
ESPUMA - PRESSURIZADO Agente Extintor Capacidade Confeco - Espuma Mecnica - 9 Litros - Chapa de ao com emenda

Alcance do Jato -5m Durao da Descarga - Depende do Operador

EXTINTORES PORTTEIS
ESPUMA - PRESSURIZADO

Vlvula de Disparo

Ala de Transporte

Indicador de Presso
Mangueira

Esguicho Formador de Espuma

Tubo Pescante

EXTINTORES PORTTEIS
GS CARBNICO Capacidade - 2, 4 e 6 Kg

Confeco Gs Propelente Alcance do Jato Durao da Descarga

- Tubo de ao sem emenda - O prprio CO2 - til at 2,5 m - Depende do Operador

EXTINTORES PORTTEIS
GS CARBNICO

Punho de Manejo Vlvula de Disparo Difusor Ala de Transporte

Quebra jato

Tubo Pescante

EXTINTORES PORTTEIS
HALON Capacidade Confeco Gs Propelente Alcance do Jato - 1, 2, 2,5 e 4 Kg - Chapa de ao com emenda - N2 - til - 4 m

Durao da Descarga - Depende do Operador

EXTINTORES PORTTEIS
HALON
Vlvula de Disparo Ala de Transporte Indicador de Presso Mangueira

Tubo Pescante

OPERAO DOS EXTINTORES PORTTEIS

Vento

Varivel

OPERAO DOS EXTINTORES PORTTEIS


DE PRESSO INJETVEL
Operao: Inclinar o extintor para frente (45), prximo ao fogo, segurar a mangueira apontando-a para o fogo, abrir o cilindro de pressurizao rompendo o lacre e combater o fogo. Iniciar o combate a uma distncia de aproximadamente 3 ou 4 metros, avanar medida que o fogo for sendo apagado.

PERIGO OFERECIDO PELOS EXTINTORES DE PRESSO INJETVEL


Todos os extintores de presso injetvel oferecem o perigo, no momento da pressurizao, de soltarem violentamente a tampa, caso ela tenha no tenha sido colocada direito ou trocada.

OPERAO DOS EXTINTORES PORTTEIS


PRESSURIZADOS Operao: Levar o extintor at a proximidade do fogo, romper o lacre, empunhar o esguicho, apertar a vlvula de disparo e combater o fogo aplicando o agente extintor conforme a tcnica recomendada. Iniciar o combate a uma distncia de aproximadamente 3 ou 4 metros e ir avanando medida que o fogo for sendo apagado.

EXTINTORES PORTTEIS DE GUA


Aplicar o jato na base do fogo. Quando o fogo for em material de classe A, necessrio revolver o material para melhor eficincia.

EXTINTORES PORTTEIS DE PQ
Aplicar o p qumico de modo a formar uma nuvem em volta da superfcie em chamas.

EXTINTORES PORTTEIS DE ESPUMA


Empunhar o esguicho de modo a no obstruir a entrada de ar e combater o fogo aplicando a espuma em um anteparo para que ela escorra suavemente sobre a superfcie do lquido inflamvel.

EXTINTORES PORTTEIS DE ESPUMA

Extintores

EXTINTORES PORTTEIS DE CO2


Empunhar o difusor segurando-o pelo punho de manejo, apertar a vlvula de disparo e combater o fogo de modo a formar uma nuvem de CO2 em volta da superfcie em chamas.

Ateno: O CO2, quando liberado, alcana - 79C, congelando o difusor. Caso o operador segure o difusor, poder sofrer queimaduras por baixa temperatura.

EXTINTORES PORTTEIS DE CO2

EXTINTORES PORTTEIS DE HALON


Empunhar a mangueira, apertar a vlvula de disparo e combater o fogo de modo a formar uma nuvem de Halon em volta da superfcie em chamas.

TIPOS DE EXTINTORES SOBRE RODAS

EXTINTORES SOBRE RODAS

GUA Capacidade Confeco - 75 A 150 Litros - Chapa de ao com emenda

Alcance do Jato - 10 A 15 m Durao da Descarga - Presso Indireta 3 min - Presso Direta - depende do operador

EXTINTORES SOBRE RODAS

GUA

EXTINTORES SOBRE RODAS


P QUMICO
Capacidade Confeco Alcance do Jato - 20, 50 e 100 Kg - Chapa de ao com emenda - til 6 A 14 m

Durao da Descarga - Presso Direta - Depende do Operador - Presso Indireta - Depende do Operador

EXTINTORES SOBRE RODAS

P QUMICO

EXTINTORES SOBRE RODAS

ESPUMA Agente Extintor Capacidade Confeco - Espuma Mecnica - 50 a 150 Litros - Chapa de ao com emenda

Alcance do Jato - 10 a 15 m Durao da Descarga - Presso Direta - Depende do Operador - Presso Indireta - Depende do Operador

EXTINTORES SOBRE RODAS

ESPUMA

EXTINTORES SOBRE RODAS

GS CARBNICO Capacidade Confeco Gs Propelente - 10, 20, 25 e 50 Kg - Tubo de ao sem emenda - O prprio CO2

Alcance do Jato - til at 3 m Durao da Descarga - Depende do Operador

EXTINTORES SOBRE RODAS

GS CARBNICO

EXTINTORES SOBRE RODAS


GUA

EXTINTORES SOBRE RODAS


P QUMICO

EXTINTORES SOBRE RODAS


ESPUMA

EXTINTORES SOBRE RODAS

GS CARBNICO

EXTINTORES REBOCVEIS

P QUMICO

So classificados como rebocveis, os aparelhos montados em cima dos CCI ou veculos rebocados. Atualmente so fabricados em capacidades que variam de 50 a 200 Kg de PQ, com 30 (trinta) metros de mangueira rgida.

EXTINTORES REBOCVEIS
P QUMICO

EXERCCIOS (CESPE UNB)


Preveno e Combate a Incndio

Prof. Fabio Azevedo

Acerca dos aparelhos portteis usados no combate ao fogo, julgue os itens a seguir.
01. (CESPE TSE 2006) Os extintores de gua pressurizada so utilizados para incndios de classe C. (ERRADO) 02. (CESPE TSE 2006) Os aparelhos extintores so projetados para extinguir princpios de incndio, quando as chamas esto restritas ao foco inicial. (CERTO) 03. (CESPE TSE 2006) Qualquer que seja o aparelho extintor, deve-se utiliz-lo direcionando o jato para a base do fogo, independentemente do combustvel que alimenta o fogo. (ERRADO) 04. (CESPE TSE 2006) Os aparelhos extintores s podem ser retirados do local onde estejam instalados para manuteno, instruo ou utilizao em incndio.(CERTO)

Acerca dos procedimentos em casos de incndio, julgue os itens a seguir. 05. (CESPE TSE 2006) Em casos de incndios em prdios com vrios pavimentos, deve-se evitar o uso dos elevadores, usando-se, sempre que possvel, as escadas. (CERTO)

06. (CESPE TSE 2006) Com a presena de muita fumaa, as pessoas devem-se deslocar o mais prximo do cho, pois, com esse procedimento, facilita-se a respirao. (CERTO)
07. (CESPE TSE 2006) O incndio somente deve ser combatido por pessoa que saiba manusear com eficincia os equipamentos.(CERTO) 08. (CESPE TSE 2006) A porta de acesso deve ser tocada com as costas das mos. Estando quente, a porta deve ser aberta e fechada rapidamente, depois de se entrar no ambiente, para evitar que no local entre mais oxignio. (ERRADO)

Acerca dos processos de extino de incndio, julgue os itens seguintes. 09. (CESPE TSE 2006) A retirada de material combustvel consiste em promover aes de retirada ou de controle do material ainda no atingido pela combusto. (CERTO) 10. (CESPE TSE 2006) O resfriamento consiste no combate ao incndio por meio da retirada do calor envolvido no processo de combusto. o mtodo mais utilizado pelos bombeiros, que usam agentes extintores para reduzir a temperatura do incndio a limites abaixo do ponto de ignio dos materiais combustveis existentes. (CERTO) 11. (CESPE TSE 2006) O abafamento o mtodo que atua na diminuio do oxignio na reao at uma concentrao que no permita mais combusto. (CERTO) 12. (CESPE TSE 2006) A quebra da reao em cadeia, tambm chamada de extino qumica, se vale da introduo de substncias inibidoras da capacidade reativa do comburente com o combustvel.

(CERTO)

Quanto utilizao dos aparelhos de combate ao fogo, julgue os itens a seguir. 13. (CESPE TRE/PA 2007) Os aparelhos de gua pressurizada, destinados a extinguir pequenos focos de incndio da classe A, contm gua e um gs, que pode ser gs carbnico, nitrognio ou ar comprimido. (CERTO) 14. (CESPE TRE/PA 2007) Os aparelhos extintores com dixido de carbono so empregados para extinguir pequenos focos de incndios das classes B e C, por meio de abafamento e de resfriamento.(CERTO) 15. (CESPE TRE/PA 2007) O xito da extino de focos de incndio depende, entre outros aspectos, da escolha correta do extintor a ser usado, da habilidade de manuseio do operador e da reviso peridica do aparelho. (CERTO) 16. (CESPE TRE/PA 2007) A retirada do aparelho extintor do seu local de origem justifica-se nos casos de uso em instruo, recarga e manuteno e utilizao em incndios. (CERTO)

Considere que um princpio de incndio esteja ocorrendo em um equipamento eltrico na grfica de um rgo pblico, que est repleto de resmas novas de papel para impresso e materiais de informtica. Em relao preveno e ao combate a esse foco de incndio, julgue os itens a seguir. 17. (CESPE TJ/DF - 2008) Se o incndio atingir grandes propores, uma estratgia possvel de combate ao fogo desligar o quadro de distribuio de energia eltrica do setor, de forma a transformar o fogo em classe A, a fim de combat-lo diretamente com gua. (CERTO) 18. (CESPE TJ/DF - 2008) Para o combate ao incndio, devem ser utilizados extintores adequados ao tipo de fogo: os extintores maiores, apoiados em carretas, so indicados para incndio de classe A; os extintores portteis so adequados para o combate ao fogo das classes B e C. (ERRADO)

Considere que um princpio de incndio esteja ocorrendo em um equipamento eltrico na grfica de um rgo pblico, que est repleto de resmas novas de papel para impresso e materiais de informtica. Em relao preveno e ao combate a esse foco de incndio, julgue os itens a seguir. 19. (CESPE TJ/DF - 2008) Caso haja grande propagao do fogo no ambiente, a brigada de incndio deve se responsabilizar pela evacuao dos ocupantes do prdio enquanto o corpo de bombeiros militar se dedicar, exclusivamente, s aes de combate ao fogo.

(ERRADO)
20. (CESPE TJ/DF - 2008) Caso o fogo estivesse ocorrendo somente nas resmas de papel, a melhor forma de combate ao incndio seria utilizar gua de forma a obter o resfriamento dos materiais e a conseqente extino do fogo. (CERTO) 21. (CESPE TJ/DF - 2008) As caixas dos hidrantes devem ser mantidas trancadas, de forma a garantir que apenas os membros da brigada de incndio e os combatentes do corpo de bombeiros militar tenham acesso para o seu uso e manuseio no combate ao fogo. (ERRADO)

Durante vistoria de rotina no ltimo andar de um edifcio, local reservado para o depsito de mveis e objetos inservveis, mquinas eltricas e quadros de fora, mas que abriga, igualmente, documentos importantes para a repartio, um segurana percebeu um incndio em evoluo, tendo as chamas e a fumaa tomado quase toda a rea. Diante dessa situao hipottica, julgue os itens seguintes, relativos aos procedimentos a serem adotados pelo segurana, sabendo, ainda, que o referido edifcio dotado de sistema de alarme de incndio. 22. (CESPE TST 2008) Uma das primeiras providncias a serem tomadas pelo segurana acionar o alarme de incndio, chamando o Corpo de Bombeiros para o combate ao fogo. (CERTO) 23. (CESPE TST 2008) correto que o segurana realize o procedimento inicial de retirada de material que est queimando, de forma a evitar que o fogo se propague, e procure salvar documentos e objetos considerados importantes para a repartio. (ERRADO)

24. (CESPE TST 2008) O segurana deve isolar imediatamente o local, fechando todas as portas e janelas que do acesso ao andar, trancando-as por fora, e providenciando, se possvel, o corte da eletricidade. (ERRADO) 25. (CESPE TST 2008) Para a proteo contra a fumaa, correto que o segurana, sempre que possvel, se posicione junto ao piso e utilize leno ou toalha molhada como mscara improvisada, cobrindo o nariz e a boca. (CERTO) 26. (CESPE TST 2008) Aps a tomada das providncias iniciais, correto que o segurana deixe imediatamente o local e procure alcanar o andar trreo, utilizando, de preferncia, o elevador, caso este ainda esteja em funcionamento.(ERRADO)

Acerca da preveno e do combate a incndios, julgue os itens abaixo. 27. (CESPE TST 2008) Conforme o tipo de material combustvel, existem quatro classes de incndio: classe A, cuja caracterstica a queima em profundidade, a exemplo da madeira, papelo e tecido; classe B, cuja caracterstica a queima em superfcie e a ausncia de resduos, a exemplo de materiais lquidos e gasosos; classe C, que ocorre envolvendo toda a linha de materiais energizados, como mquina eltricas e quadros de fora; classe D, que ocorre envolvendo materiais pirofricos, isto , que se inflamam quando entram em contato com o ar. (CERTO) 28. (CESPE TST 2008) Nos incndios cujo material de combusto consiste em papis, madeiras ou tecidos, o tipo de extintor ideal a gua. (CERTO) 29. (CESPE TST 2008) A extino de um incndio proveniente de equipamentos eltricos requer agentes no-condutores de corrente, sendo desaconselhvel o uso de gua ou espuma. (CERTO)

Um princpio de incndio est ocorrendo em um soprador equipamento eltrico responsvel por insuflar ar nos reatores aerbios que est em operao em uma estao de tratamento de esgotos sanitrios (ETE). O soprador est prximo a uma porta metlica na qual esto apoiadas, no compartimento ao lado, diversas caixas de papel. Em relao situao hipottica apresentada, julgue os itens subsequentes. 30. (CESPE EMBASA/BA 2009) O incndio da classe C. (CERTO) 31. (CESPE EMBASA/BA 2009) O melhor mtodo de combate ao fogo nesse caso o resfriamento com gua do hidrante mais prximo.
32. (CESPE EMBASA/BA 2009) Caso o fogo aquea a porta metlica e esta aquea as caixas de papel, o foco secundrio do incndio ter sido propagado pelo mecanismo da conduo. (CERTO)

(ERRADO)

Um princpio de incndio est ocorrendo em um soprador equipamento eltrico responsvel por insuflar ar nos reatores aerbios que est em operao em uma estao de tratamento de esgotos sanitrios (ETE). O soprador est prximo a uma porta metlica na qual esto apoiadas, no compartimento ao lado, diversas caixas de papel. Em relao situao hipottica apresentada, julgue os itens subsequentes. 33. (CESPE EMBASA/BA 2009) O extintor de p qumico seco (PQS) apropriado para o combate a esse princpio de incndio.(CERTO) 34. (CESPE EMBASA/BA 2009) Para a empresa de saneamento, o critrio para formar a brigada de incndio o da rea construda, prescindindo-se da informao sobre a quantidade de funcionrios da empresa. (ERRADO)

No que se refere a preveno e combate a incndio, julgue os prximos itens. 35. (CESPE TRE/BA 2010) Em caso de incndio, uma pessoa que ficar presa em meio fumaa deve ser orientada a respirar pelo nariz, em rpidas inalaes, e sair do local rastejando, pois o ar junto ao solo melhor. (CERTO) 36. (CESPE TRE/BA 2010) Os gases resultam da modificao qumica do combustvel associado ao comburente. Portanto, em caso de combusto, o agente de segurana deve estar atento a esses gases, pois, a depender da concentrao, o monxido de carbono (CO) pode provocar a morte, e o dixido de carbono (CO2) pode provocar asfixia.

(CERTO)

No que se refere a preveno e combate a incndio, julgue os prximos itens.


37. (CESPE TRE/BA 2010) Em caso de incndio em materiais combustveis da classe C, o agente de segurana deve utilizar gua ou espuma como extintor de incndio. (ERRADO) 38. (CESPE TRE/BA 2010) A pessoa que tiver de atravessar uma regio em chamas deve procurar envolver o corpo em tecido molhado, preferencialmente sinttico. (ERRADO) 39. (CESPE TRE/BA 2010) O p qumico seco um agente extintor que atua por abafamento, mas, ao utiliz-lo deve-se considerar que ele corrosivo e pode danificar equipamentos eletroeletrnicos.

(CERTO)

A proteo Contra Incndios estabelece as medidas que devem dispor os locais de trabalho, visando preveno da sade e da integridade fsica dos trabalhadores. Sobre esse assunto, julgue quanto as Classes de fogo. 40. (CESPE BRB 2010) Classe A quando ocorrem em equipamentos eltricos energizados, como motores, transformadores, quadros de distribuio e fios etc. (ERRADO) 41. (CESPE BRB 2010) Fogo classe B ocorre em materiais considerados inflamveis, tais como leo, graxa, verniz, tinta e gasolina, que queimam somente em sua superfcie, sem deixar resduos. (CERTO) 42. (CESPE BRB 2010) Classe C so materiais de fcil combusto com a propriedade de queimarem em sua superfcie e profundidade, e que deixam resduos, como: tecidos, madeiras, papel, fibra etc. (ERRADO)

A proteo Contra Incndios estabelece as medidas que devem dispor os locais de trabalho, visando preveno da sade e da integridade fsica dos trabalhadores. Sobre esse assunto, julgue quanto as Classes de fogo. 43. (CESPE BRB 2010) Elementos pirofricos, como magnsio, zircnio e titnio, podem causar fogo classe D. (CERTO) 44. (CESPE BRB 2010) A gua nunca deve ser empregada no combate aos fogos classe B, salvo quando pulverizada sob a forma de neblina; nem nos de classe C, salvo quando se tratar de gua pulverizada; ou nos de classe D. (CERTO)

Acerca das portas utilizadas na proteo contra incndios, julgue itens a seguir. 45. (CESPE BRB 2010) As portas de emergncia devem ser fechadas pelo lado externo, fora do horrio de trabalho. (ERRADO) 46. (CESPE BRB 2010) As portas de sada devem ser de batentes ou portas corredias horizontais, a critrio da autoridade competente em segurana do trabalho. (CERTO) 47. (CESPE BRB 2010) Em comunicaes internas, permitido o uso de portas verticais, de enrolar e giratrias. (ERRADO) 48. (CESPE BRB 2010) As portas de sada devem ser dispostas de maneira a serem visveis, sendo proibido qualquer obstculo, mesmo ocasional, que entrave o seu acesso ou a sua vista. (CERTO)

Acerca das portas utilizadas na proteo contra incndios, julgue itens a seguir. 49. (CESPE BRB 2010) Durante as horas de trabalho, as portas podero ser fechadas com dispositivos de segurana, que permitam a qualquer pessoa abri-las facilmente a partir do interior do estabelecimento ou do local de trabalho. (CERTO)

50. (CESPE FUB 2009) Caso o incndio tenha gerado grande quantidade de resduos, ele dever ser classificado como de classe C.

(ERRADO)

Potrebbero piacerti anche