Sei sulla pagina 1di 3

John Locke A origem contratual do estado

Locke, Dois tratados do governo civil [1690], II.87-99

87. O homem nasce, como se demonstrou, com um ttulo liberdade perfeita e ao gozo ilimitado de todos os direitos e privilgios da lei natural, em igualdade com qualquer outro homem ou grupo de homens no mundo; tem, por natureza, o poder, no s de proteger a sua propriedade, isto , a sua vida, a sua liberdade e os seus bens, contra as injrias e investidas dos outros homens, mas tambm de julgar e punir as infraes lei natural cometidas por outros, quando na sua apreciao a ofensa o justificar, e at mesmo com a pena de morte nos crimes cuja hediondez, na sua opinio, o exigir. Mas como nenhuma sociedade poltica pode existir, nem subsistir, sem possuir em si mesma o poder de proteger a propriedade e, tendo em vista esse fim, de punir as ofensas de qualquer um dos seus membros; nesse caso, e s nesse caso, que existe uma sociedade poltica, em que cada um dos seus membros renunciou a este poder natural e entregou-o nas mos da comunidade para que fosse exercido todas as vezes em que as circunstncias particulares no exclussem o recurso proteo da lei por ela estabelecida. Assim, ao excluir o julgamento privado de cada um dos membros, a comunidade converte-se num rbitro, que, por intermdio de regras estabelecidas, imparciais e uniformes para todas as partes, e de homens autorizados pela comunidade a executar essas regras, decide todas as controvrsias que podem ocorrer entre quaisquer membros dessa sociedade sobre qualquer assunto de direito, aplicando as penas previstas pela lei. Deste modo, distingue-se facilmente quem vive, e quem no vive, numa sociedade poltica. Os que esto unidos num nico corpo, e que dispem de uma lei comum estabelecida e de uma judicatura qual apelar, com autoridade para decidir os diferendos entre eles, vivem uns com os outros numa sociedade civil. Mas aqueles que no dispem de algum a quem apelar, quero dizer, a quem apelar neste mundo, esto ainda no estado de natureza, na medida em que cada um, na ausncia de um juiz comum, o seu prprio juiz e executor. Ora, como mostrei anteriormente, esse o perfeito estado de natureza. [] 89. Por conseguinte, sempre que um certo nmero de homens se une em sociedade, cada um deles renunciando ao seu poder executivo da lei natural e cedendo-o comunidade, ento, e s ento, se constitui uma sociedade poltica ou civil. Tal sucede sempre que um certo nmero de homens que vivem no estado de natureza se associam para formar um povo e um corpo poltico, submetido a um governo supremo, ou quando algum se junta e se incorpora num governo j constitudo. Por esse meio, ele autoriza a sociedade ou, o que dizer o mesmo, o seu poder legislativo, a fazer leis por sua conta, de acordo com as exigncias do bem pblico da sociedade, e a solicitar a sua assistncia para a execuo dessas leis (como se se tratasse de decretos da sua prpria autoria). assim que os homens

[John Locke, Dois tratados do governo civil. Trad. Miguel Morgado. Lisboa, Ed. 70, 2008.] [1]

John Locke A origem contratual do estado


Locke, Dois tratados do governo civil [1690], II.87-99

abandonam o estado de natureza e aderem a uma comunidade poltica, ou seja, o facto de estabelecerem neste mundo um juiz com autoridade para determinar todas as controvrsias e reparar as injrias causadas a um qualquer membro da comunidade poltica. Esse juiz o poder legislativo, ou o magistrado por ele designado. E sempre que estivermos na presena de um certo nmero de homens associados entre si, mas sem dispor de um poder decisivo a quem recorrer, estamos ainda no estado de natureza. [] 95. Por os homens serem, como j se disse, por natureza livres, iguais e independentes, ningum pode ser arrancado desta condio e sujeito ao poder poltico de outrem, sem o seu prprio consentimento. O nico modo por meio do qual algum se priva da sua liberdade natural e assume os vnculos da sociedade civil consiste no acordo com os outros homens para se juntarem e unirem numa s comunidade, para que possam viver uns com os outros de forma confortvel, segura e pacfica no usufruto tranquilo das suas propriedades, e obter uma maior proteo contra os que no so membros da sua comunidade. Isto pode ser levado a cabo por um qualquer nmero de homens, porquanto no prejudica a liberdade dos restantes; estes permanecem como estavam anteriormente, na liberdade do estado de natureza. Quando um qualquer nmero de homens consente na criao de uma comunidade ou de um governo, transforma-se, dessa forma e imediatamente, numa pessoa jurdica e forma um nico corpo poltico, no qual a maioria tem o direito de agir e decidir em nome de todos. 96. Com efeito, quando um grupo de homens constitui, com o consentimento de cada indivduo, uma comunidade, faz dessa comunidade, por esse meio, um corpo nico que tem o poder de agir como tal, o que se consegue mediante a vontade e a deciso da maioria. O que faz uma comunidade mover-se numa s direo o consentimento dos indivduos que a constituem; necessrio que o corpo se mova na direo para onde a fora mais considervel o arrasta, e essa fora o consentimento da maioria. De outro modo, impossvel que consiga agir ou perdurar como um corpo nico, como uma nica comunidade, tal como concordaram todos os indivduos que a ela se associaram; todos esto vinculados ao consentimento definido pela maioria. por isso que vemos nas assembleias investidas do poder de agir por intermdio de leis positivas, quando a lei positiva que as capacita a agir no fixa um nmero certo, o ato da maioria passa pelo ato da totalidade dos seus membros, e, por conseguinte, decide como se tivesse, pela lei natural e da razo, o poder do todo.

[John Locke, Dois tratados do governo civil. Trad. Miguel Morgado. Lisboa, Ed. 70, 2008.] [2]

John Locke A origem contratual do estado


Locke, Dois tratados do governo civil [1690], II.87-99

97. Assim, cada homem, por consentir juntamente com outros na formao de um nico corpo poltico submetido a um s governo, aceita perante todos os membros dessa sociedade a obrigao de se sujeitar deciso da maioria, de se deixar conduzir por ela; de outro modo, o pacto original, por meio do qual ele se associa com os outros para formar uma nica sociedade, no faria sentido, e nem seria um pacto se ele permanecesse livre, sem outros vnculos para alm daqueles que j tinha no estado de natureza. Neste caso, o que restaria do pacto, se no estivesse obrigado a nenhuma determinao da sociedade seno quelas que ele considerasse convenientes e a que tivesse efetivamente dado o seu consentimento? Tal seria ter uma liberdade to grande como a que tinha antes do pacto, ou como tem qualquer pessoa no estado de natureza, que pode sujeitar-se e consentir nas decises que lhe parecerem mais convenientes. [] 99. preciso assumir, portanto, que quem abandona o estado de natureza e se une a uma comunidade cede todo o poder que necessrio para a prossecuo dos fins que o levaram sua adeso maioria da comunidade, a menos que seja expressamente determinado um nmero superior maioria simples. Supe-se que essa cedncia efetuada no ato de acordo de associao a uma sociedade poltica, no sendo necessrio outro pacto para alm deste realizado entre os indivduos que compem ou formam uma comunidade. Assim, aquilo que inicia e realmente constitui todas as sociedades polticas no outra coisa seno o consentimento de um qualquer nmero de homens livres capaz de formar uma maioria, de se unir e integrar numa sociedade. Isto, e somente isto, principiou ou poderia principiar todos os governos legtimos do mundo.

ESVF | Filosofia | 10 Ano Francisco Choro

[John Locke, Dois tratados do governo civil. Trad. Miguel Morgado. Lisboa, Ed. 70, 2008.] [3]

Potrebbero piacerti anche