Sei sulla pagina 1di 9

APOSTILA BSICA DE MSICA Esta apostila consiste na explicao bsica dos conceitos tericos em msica para qualquer instrumento.

Passaremos em fase gradual para a assimilao. Com o tempo, h o desenvolvimento psicoacstico e psicomotor. Mas, para que haja a compreenso mental e fsica, necessrio uma dedicao constante. O treinamento dirio essencial. Alguns professores falam em no mnimo duas horas dirias. Porm, devido ao nosso cotidiano, devemos treinar no mnimo meia hora diria. No se pode esquecer que o desenvolvimento diretamente proporcional dedicao. Portanto, dedique-se. Estar nas prximas pginas, conhecimentos que podero um dia ser mudados, mas que so adotados pela maioria dos professores e mtodos conhecidos. Se houver alguma falha, me desculpe. Bons Estudos! Tim Bass A Msica A Msica uma arte, e como toda arte uma forma de expresso, ela se expressa atravs dos sons. Mas, expressar o qu? Essa expresso colocar para fora o que tem na alma. Nela pode conter: amor, dio, tristeza, alegria ou qualquer outro sentimento. Mas este colocar para fora so os sons. O som de um sino, de uma obra em construo no pode ser considerado Msica pelo simples fato de no haver sentimento sendo transmitido. Porm, um sino, ou instrumentos de uma obra, podem soar em uma msica, desde que tenham sido transmitido sentimentos a eles. o caso da caixinha de fsforo tocado pelos sambistas ou pelo sininho usado no pescoo das cabras e das vacas. Toda a forma de expresso deve ser respeitada. No h forma melhor ou mais bela e sim formas diferentes. Cabe a cada um escolher a sua melhor forma de expresso. A Msica pode ser divida em trs partes: Harmonia, Melodia e Ritmo. O que d a idia de Harmonia? No d a idia de algo que se combina perfeitamente?! Na Msica, a harmonia a combinao de notas simultneas, isto , notas que so produzidas de uma s vez, a partir de duas. Ou seja, duas notas tocadas ao mesmo tempo j uma harmonia. Um exemplo bsico de harmonia um coral, pois h vrias vozes sendo entoadas ao mesmo tempo. Outro exemplo pode ser o violo soando todas as cordas ao mesmo tempo.

J a melodia consiste na combinao de notas sucessivas, isto , notas que so produzidas uma atrs da outra. No exemplo do coral dado anteriormente, podemos tirar o nosso exemplo. Imagine que ao invs de muitas vozes tivesse apenas uma pessoa cantando. Quando s uma pessoa canta, ela apenas pode entoar uma nota aps a outra. Outro exemplo pode ser os instrumentos de sopro em geral, que s entoam uma nota de cada vez. O ritmo o tempo que se demora para repetir qualquer fenmeno. Na Msica so relacionados com a notao de tempo. Quando designa da variao da durao de sons com o tempo seguido de regras chamado de mtrica. A velocidade do pulso subjacente, chamado batida, o tempo. Para entendermos o que seria uma nota musical, precisamos de um pouquinho de conhecimento de Fsica. O som produzido pela vibrao de alguma coisa. No caso dos instrumentos (incluindo a voz) pode ser produzido pela vibrao de uma pele ou membrana (instrumentos de percusso), pela vibrao de uma corda (violo, guitarra, baixo, voz humana, piano e etc) e deslocamento de ar (saxofone, trombone e etc). Essas vibraes so transmitidas pelo ar e chegam aos nossos ouvidos sendo decodificados pelo crebro. Medimos essas vibraes em um espao de tempo, na qual chamamos de freqncia. Veja o exemplo de uma onda sonora:

altura

2 comprimento ciclo vale

A freqncia (f) a quantidade de ciclos (T) por um tempo (t), e dada em Hertz (Hz). Um exemplo so as freqncias dos rdios (KHz ou MHz).
Curiosidade: A velocidade do som no ar de aproximadamente 346 m/s em uma temperatura de 20 C.

Todo som que escutamos dado por uma freqncia. O nosso corpo capaz de ouvir freqncias de 20 Hz a 20.000 Hz. As notas musicais so freqncias estabelecidas, que somos capazes de ouvir, combinando-as harmonicamente e melodicamente. Sendo assim, a nomenclatura: d, r, mi, f, sol, l e si, so das ao conjunto de mltiplos de freqncias estabelecidas. A afinao padro dos instrumentos feita atravs do l = 440 Hz. O som e as suas propriedades bsicas O som possui caractersticas que nos so teis. So atravs dessas propriedades, que conseguimos distinguir um som do outro. As suas principais propriedades so: altura, intensidade e timbre. A altura a propriedade do som relacionado freqncia. Os sons com freqncias de 20 a 500 Hz so chamados de sons graves. De 500 a 2000 Hz so chamados de sons mdios. E os sons de 2000 a 20000 Hz so chamados de sons agudos. O nosso corpo consegue ouvir melhor os sons de freqncia mdia. Um exemplo tpico a diferena entre a voz masculina (grave) e a voz feminina (aguda). As notas musicais esto diretamente ligadas altura. O tom ou tonalidade um tipo de notao muito usado, principalmente na msica, e est vinculado a altura. A intensidade a propriedade do som relacionada ao volume. Quando dizemos que o som est baixo, na verdade queremos dizer que o som est fraco. E quando dizemos que o som est alto, queremos dizer que o som est forte. A medida da intensidade do som dada em decibis (dB).

O timbre a propriedade do som relacionado qualidade. atravs do timbre que distinguimos os sons das pessoas ao telefone, o tipo de instrumento que est sendo tocado. O timbre depende da fonte que est produzindo o som, isto , do material que vibra, da ressonncia da caixa acstica, dentre vrios outros fatores. As notas musicais As notas musicais so sete: D, R, Mi, F, Sol, L e Si, respectivamente. Como j foi citado acima, as notas esto interligadas a freqncias estabelecidas. Vimos o caso do som do diapaso (um aparelho em forma de Y que emite uma freqncia L = 440 Hz). Com ele se afina a maioria dos instrumentos. O conjunto de notas sucessivas chamado de escala. Podemos fazer uma analogia, escala = escada. Basta imaginar que as notas seriam como se fossem os degraus, veja: L Si ...

Sol

Mi

...

D A escala musical cclica, isto , depois do Si comea o D e assim por

diante. Quando se chega ao outro D, a freqncia dobra (oito notas acima). Veja o exemplo do L = 440 Hz, quando sobe a escada e se chega ao outro L (oito notas acima) a freqncia deste passa a ser L = 880 Hz. Se descssemos do L = 440 Hz oito notas, teramos o L = 220 Hz e assim sucessivamente. Quase toda escala segue o princpio acima.

A escala natural A escala natural tambm chamada de escala primitiva: d, r, mi, f, sol, l e si. Isso muito importante para o que ns veremos a seguir. A simbologia das notas Para ficar mais fcil a leitura e a prpria escrita musical, os latinos adotaram letras do alfabeto que indicam as notas musicais. Foi estabelecido atravs da afinao padro citado acima, veja: L = A Si = B D = C R = D Mi = E F = F Sol = G Os acidentes musicais Que idia temos de acidente? O que um acidente? De fato, acidente aquilo que altera a trajetria de algo. No caso da Msica no muito diferente. Acidente Musical aquele que altera o estado primitivo da nota. Os acidentes musicais so dois: O Sustenido e o Bemol. Para que possamos entender o princpio dos acidentes, temos que conhecer os as idias de freqncia, vistas acima. Com a evoluo da Cincia, principalmente da Fsica, os sons foram estudados mais profundamente. Percebeu-se que dentro da freqncia audvel do ser humano (20 Hz a 20.000Hz) escutamos sons (ou freqncias) que somos capaz de distingui-los e outros no. Observe: II I I I I I II O L, que corresponde afinao padro (440 Hz), foi tomado como a nota inicial e no o D, primeira nota da escala natural.

D=C1

R=D Mi=E F=F Sol=G L=A De um D=C ao outro D=C dobra a freqncia Exemplo: Se D=C1 200Hz, D=C2 400Hz

Si=B D=C2

Na figura sobre as notas temos numerais. Numerais iguais, freqncias iguais. Ento entre D=C1 e R=D (I) existe uma freqncia igual entre R=D e Mi=E (I). E entre Mi=E e F=F (II), e Si=B (II) e D=C 2 (II) so freqncias iguais. Outro detalhe importante, que s foi percebido com a evoluo da Cincia, que nas freqncias II so a metade das freqncias I, ou seja, entre Mi=E e F=F (II) existe a metade da freqncia entre R=D e Mi=E (I). J dissemos que acidentes musicais alteram o estado primitivo da nota. Na verdade, esta uma definio convencional. Os acidentes servem para preencher os espaos vazios mostrados na figura acima. As freqncias I so denominadas Tom (ou Tonalidade) e as freqncias II, que so metade das freqncias I, so chamadas de Semitom (Semi-tom ou meio-tom). O Tom e o Semitom so medies usadas em Msica, para medir os intervalos entre as notas. Logo, Intervalo o espao entre duas ou mais notas. Agora podemos ir definio do que so os acidentes. O sustenido (#) serve para elevar a nota a meio-tom (ou um semitom) e o bemol (b) serve para abaixar a nota a meiotom (ou um semitom). Os smbolos so usados na frente da nota para indicar que elas esto sendo alteradas, para cima no caso do sustenido, e para baixo no caso do bemol. Veja o exemplo:

R bemol = Db

R=D

R sustenido = D#

A Escala Cromtica O nome cromo vem do grego e significa igual. Portanto, a escala cromtica a escala dividida em partes iguais, que no caso, de meio em meio tom. Observe o quadro que foi mostrado acima:

C#

D#

F#

G#

A#

D=C1 Db

R=D Eb

Mi=E F=F Gb

Sol=G Ab

L=A Bb

Si=B D=C2

Nos espaos mostrados na figura acima, observamos os acidentes musicais. O interessante, que o mesmo acidente, tem nomes diferentes de acordo com o referencial. Se estiver indo do mais grave para o agudo usa-se sustenido. Caso o contrrio, do mais agudo para o grave, usa-se o bemol.

C#
(sustenido)

D#

F#

G#

A#

Do grave para o agudo

Db

Eb

Gb

Ab

Bb
(bemol)

Do agudo para o grave Obs.: Percebeu-se que, de E para F, e de B para o C, no se utiliza acidentes musicais (pelo fato da freqncia, que j foi citado acima). Mas nada impede de usarmos os acidentes nestas notas, sempre tendo em mente que: E# = F e B# = C, assim como Cb = B e Fb = E.

A Escala Maior A escala maior tirada nos moldes da escala natural, observando os seus intervalos dentro da escala cromtica. Relembrando que, intervalo o espao entre duas notas, basta apenas escrevermos a escala cromtica e separarmos a escala natural, observe:

C#

D#

F#

G#

A#

C 7

1 Tom

1 Tom

1/2 Tom

1 Tom

1 Tom

1 Tom

1/2 Tom

O intervalo formado pelas notas naturais na escala cromtica forma a escala maior. Assim, como a escala cromtica dividida em partes iguais, basta apenas selecionarmos uma nota e aplicar os intervalos: 1 Tom + 1 Tom + Tom + 1 Tom + 1 Tom + 1 Tom + Tom. Com estes intervalos descobriremos a escala maior de todas as doze notas distintas da escala cromtica. Nomenclatura das Notas da Escala Maior e Menor Como a escala maior tem oito notas comum nome-la por ordem, veja: C
Tnica ou Primeira

D
Segunda

E
Tera

F
Quarta

G
Quinta

A
Sexta

B
Stima

C
Oitava

A Escala Menor Assim como a escala maior, a escala menor tirada da escala natural em cima da escala cromtica. Porm, pega-se a partir da sexta nota A. Veja: A A# B C C# D D# E F F# G G# A

1 Tom

1/2 Tom

1 Tom

1 Tom

1/2 Tom

1 Tom

1 Tom

Os intervalos obtidos formam a escala menor: 1 Tom + Tom + 1 Tom + 1 Tom + Tom + 1 Tom + 1 Tom, desta forma determinaremos a escala menor de todas as doze notas da escala cromtica. As Trades

Trade a juno de trs notas especficas da escala: a Tnica, a Tera e a Quinta. Juntas formam o que chamamos de Acorde. O acorde pode ser considerado sob o mesmo critrio que determinamos como Harmonia. Em termos de som, a combinao entre Tnica, Tera e Quinta perfeita. Nos acordes maiores, a Tera tem um intervalo de 2 Tons acima da Tnica. Nos acordes menores, o intervalo apenas de 1 Tom e meio. A Quinta, tanto nos maiores quanto nos menores, tem intervalo de 3 Tons e meio. Vamos ver um exemplo: 1) Determina-se a escala; C D E F G A B C

2) Separa-se a Tnica, Tera e a Quinta nota da escala; C D E F G A B C

3) Monte a Trade e d o nome. C E G Acorde de D maior ou C

Veremos um exemplo de um acorde menor: 1) Escolhe-se a escala; A B C D E F G A

2) Separa-se a Tnica, Tera e Quinta; A B C D E F G A

3) Separa-se as notas e determine o acorde. A C E Acorde de L menor ou Am

Potrebbero piacerti anche