Sei sulla pagina 1di 9

A DUPLICIDADE DE FILIAES PARTIDRIAS FRENTE AOS PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS DA LIVRE MANIFESTAO E ASSOCIAO PARTIDRIA

Henrique Maciel Campos Santiago1

Sumrio: 1 Introduo 2 Bases Tericas Resoluo 23.117/2009 Lei 9096/95 Conceitos Duplicidade de Filiao Teoria da Ponderao Princpio Constitucional da manifestao da vontade Boa-f 3 Concluso

1 Introduo

O presente artigo prope, em linhas gerais, a aplicabilidade da teoria da ponderao nos casos em que configurada a dupla militncia, duplicidade de filiao partidria, ausente a m-f do interessado.

Isso porque a letra fria da norma inserta no artigo 22, pargrafo nico, da Lei 9096/95 esculpe um rigorismo desnudo face ao hodierno ordenamento jurdico.

Noutra face, a Constituio da Repblica Federativa do Brasil, promulgada em 05 de outubro de 1988, assegura a livre manifestao e a liberdade em se associar e manter associado s agremiaes partidrias que se invocados oportunamente
1

Henrique Maciel Campos Santiago Advogado Graduado pela Universidade FUMEC 2008, PsGraduado em Direito Processual Civil CADE/UNIVERSO 2010, Ps-Graduando em Direito Pblico Universidade Milton Campos 2011, Especializado em Processo Eleitoral DPC 2011, Cursando extenso pela Fundao Getlio Vargas FGV Responsabilidade Fiscal na Gesto Pblica. Fundador do Escritrio Maciel Campos Advocacia e Consultoria. Membro do Tribunal de tica da Ordem dos Advogados do Brasil Seo Minas Gerais. Membro Integrante do Diretrio Nacional do Partido Social Cristo PSC. Primeiro Secretrio do Diretrio Estadual do PSC/MG. Secretrio Geral do Diretrio Municipal do PSC Belo Horizonte/MG. Contato: henrique@macielcampos.com

flexibilizam o disposto no artigo 22, pargrafo nico da Lei Orgnica dos Partidos Polticos LOPP.

Pretende-se, dessa forma, anlise acerca da aplicabilidade da teoria da ponderao em harmonia com os princpios constitucionais da livre associao e manifestao objetivando, assim, decises mais razoveis e proporcionais quando presente a boa-f do interessado nos casos de duplicidade de filiaes.

2 Bases Tericas

A Resoluo 23.117/2009, em observncia do previsto na Lei 9096/95 e legislao eleitoral vigente, dispe a respeito da filiao partidria aprovando, por oportuno, a novel sistemtica destinada ao encaminhamento de dados pelos partidos Justia Eleitoral.

Prev que somente o eleitor que estiver em pleno gozo de seus direitos polticos poder se filiar a partido poltico (art. 1)2, bem assim que para concorrer a cargo eletivo dever estar filiado ao respectivo partido pelo prazo mnimo legal.3

As listagens internas sero submetidas pelos partidos polticos na segunda semana dos meses de abril e outubro de cada ano4 e, aps processadas, identificar-seo, alm de outras situaes, os casos de dupla militncia, o que nos pertine, e sero expedidas as notificaes aos Partidos Polticos e aos Filiados para que, no prazo de 20 (vinte) dias apresentarem resposta.5

Por conseguinte, a Resoluo anteriormente mencionada, harmnica com a legislao vigente, prev o procedimento para que ocorram as desfiliaes determinando que devero comunicar formalmente Direo Municipal ou Zonal da agremiao partidria, bem assim ao juzo eleitoral da zona em que for o eleitor inscrito alm claro, de serem lanadas no sistema de filiao partidria, Filiaweb.
2

Salvo as excees de filiao dos considerados inelegveis (AC TSE 12.371/1992, 23.351/2004 e 22.014/2004. 3 Atualmente o ordenamento jurdico dispe que o eleitor dever estar filiado um ano antes do pleito pretendido, salvo excees, v.g., militares, magistrados, membros dos tribunais de contas e Parquet. 4 Art. 4 - Resoluo 23.117/2009. 5 O prazo de 20 (vinte) dias sero contados a partir da realizao do processamento das filiaes.

A legislao eleitoral vigente dispe que o procedimento de desfiliao partidria est consubstanciado na comunicao ao partido politico 6 e ao juzo eleitoral, sendo que decorridos dois dias da data da entrega da comunicao no cartrio eleitoral, o vnculo torna-se extinto para todos os efeitos.7

Tratam, ainda, que no comunicada a desfiliao Justia Eleitoral, o registro de filiao ainda ser considerado para o fim de identificao de dupla filiao, como tambm que quem se filia a outro partido ter at o dia seguinte ao da nova filiao para fazer a comunicao, Justia Eleitoral, da desfiliao ao partido anterior.

Nessa seara, deixando de se manifestarem, tempestivamente, e desde que devidamente intimados, o eleitor que se encontrar com duplicidade de filiaes ter todas as filiaes canceladas.

A respeito, a Lei 9.06/95, chamada de Lei Orgnica dos Partidos Polticos, em seu artigo 228 dispe que o cancelamento imediato da filiao partidria verifica-se nos casos nos casos de:

I - morte; II - perda dos direitos polticos; III - expulso; IV - outras formas previstas no estatuto, com comunicao obrigatria ao atingido no prazo de quarenta e oito horas da deciso. Pargrafo nico. Quem se filia a outro partido deve fazer comunicao ao partido e ao juiz de sua respectiva Zona Eleitoral, para cancelar sua filiao; se no o fizer no dia imediato ao da nova filiao, fica configurada dupla filiao, sendo ambas consideradas nulas para todos os efeitos. Nota-se que a norma inserta no pargrafo nico do artigo supramencionado estabelece duas hipteses para que no se configure a duplicidade de filiaes para (i) o
6

Admite-se que no havendo representatividade local ou zonal da agremiao, poder o interessado apresentar sua desfiliao ao juzo eleitoral Art. 13 - 5 - Res. 23.117/2009. 7 Res. 23.117/2009 art. 13, 2. 8 Recepcionado pela Resoluo 23.117/2009 em seu artigo 3.

caso da agremiao pretrita ser notificada com a respectiva retificao das listas encaminhadas Justia Eleitoral (art. 19 Lei 9096/95) e (ii) notificao do Partido Poltico e do juzo eleitoral para que este esteja ciente da desfiliao do interessado para o caso deste constar em mais de uma lista caso no promovam, oportuna e tempestivamente, a retificao das listas internas,

A notificao do Partido Poltico ao qual era filiado se deve exigncia legal para que sejam retificadas as listagens internas de filiados em atendimento ao art. 19 da LOPP e, consoante entendimento, a ausncia de cientificao propiciar a vinculao do interessado em Partidos Polticos diversos.

A interpretao literal da LOPP, em especial aos artigos legais em comento, objetiva a comunicao Justia Eleitoral para que possa ser verificada a regularidade das filiaes partidrias que por equvoco ou m-f no tenham sido retificadas perante a Justia Eleitoral.

Muito embora, identifica-se, ainda, a aplicabilidade literal do disposto no pargrafo primeiro, artigo 22 da Lei 9096/95, o e. Tribunal Superior Eleitoral j se manifestou no sentido de no restar caracterizada a dupla militncia para os casos em que no for feita a comunicao no dia imediato nova filiao, mas que ocorram antes do envio das listas semestrais.9

Evolui-se, inclusive, o entendimento para os casos em que seja comunicado, ao menos, um ou outro, isto , considera-se descaracterizada a dupla militncia quando o interessado comunica o seu desligamento dos quadros de agremiao poltica ao Juiz Eleitoral, ao menos, at data anterior a fixada para os partidos encaminharem a relao atualizada de filiados Justia Eleitoral.10

Ministro Arnaldo Versiani AgR-REspe 32726/BA Publicado 27/02/2009. ...o Tribunal reafirmou a orientao firmada a partir das eleies de 2004, no sentido de que no h falar em duplicidade de filiao se a comunicao de desfiliao Justia Eleitoral e ao antigo partido ocorreu antes do envio das listas de filiados previsto no art. 19 da Lei 9096/95. 10 2523 SE , Relator: CARLOS REBLO JNIOR, Data de Julgamento: 30/06/2008, Data de Publicao: DJ - Dirio de justia, Data 23/07/2008, Pgina 17.

Brevemente, destaca-se, o entendimento de que no restar caracterizada a duplicidade das filiaes no caso de uma delas ter ocorrido sob a gide da Lei n 5.682/71 e a nova filiao sob a Lei 9.096/95.

As hipteses apresentadas at o momento, no possuem maior complexidade para o seu deslinde, uma vez que encontram amparo na legislao vigente que, em sua essncia, objetiva impedir a dupla militncia que restar represada se o eleitor, interessado, manifestar sua vontade, ao menos, Justia Eleitoral, ou, ao Partido Poltico que, at ento, estaria filiado.

Atualmente, truncada se torna a questo quando se depara com a ausncia de qualquer comunicao pelo interessado Justia Eleitoral ou pretrita agremiao partidria que, em tese, culminaria no cancelamento das filiaes concomitantes11.

Acontece que inmeros so os casos em que envolvidas esto pessoas que no possuam qualquer noo do quo peculiar o procedimento para que possa se desfiliar da pretrita agremiao para se filiar novamente sem, contudo, caracterizar a dupla militncia.

Importante frisar que no est a argumentar desconhecimento da legislao brasileira, uma vez que h disposio expressa no art. 3 da LICC 12, mas sim pugnar pela aplicabilidade dos princpios constitucionais da proporcionalidade e razoabilidade para os casos que no restar identificada a m-f do interessado. Luciana Costa Aglantzakis13 registra que os filiados geralmente so pessoas que no dispem de conhecimento tcnico-jurdico suficiente para o procedimento da distribuio do requerimento de desfiliao.

Continua:
11

Importante esclarecer que o termo genrico duplicidade de filiaes no traduz somente a identificao de filiao partidria entre dois partidos e o interessado, mas poder ocorrer, v.g., triplicidade. 12 Lei de Introduo ao Cdigo Civil - Art. 3o Ningum se escusa de cumprir a lei, alegando que no a conhece. 13 Coordenadora de Partidos Polticos no TRE Rorama. Especialista em Direito Constitucional pela Faculdade Atual da Amaznia. Artigo Dupla filiao e decises divergentes nos Tribunais Eleitorais: consideraes jurdicas sobre o art. 22, pargrafo nico, da Lei n. 9.096/1995. Disponvel em http://www.tre-sc.gov.br/site/fileadmin/arquivos/biblioteca/doutrinas/luciana.htm. Acesso 07 jun 2012.

Exigir que os mesmos remetam ofcio-padro Justia Eleitoral e aos partidos, por exemplo, uma falta de honestidade para com o Estado Democrtico de Direito, onde o princpio da igualdade no ser efetivado tomando-se em conta a distncia e o acesso Justia em todos os seus aspectos: conhecimento, satisfao e reconhecimento da Justia Eleitoral como um rgo de tutela pblica justo.

Conclui, ainda, que a regra do art. 22, pargrafo nico da Lei n. 9.096/1995, em nenhum momento pode ferir o princpio da liberdade de associao partidria, em que o direito poltico do eleitor cidado um direito fundamental que deve ser respeitado.

Registre-se, por oportuno, trecho da deciso proferida pelo Tribunal Regional de Santa Catarina no Recurso Contra Decises de Juzes Eleitorais (Acrdo n. 18.720, de 14.4.2004, Rel. Juiz Jos Gaspar Rubik) 14:

Quando a aplicao da legislao eleitoral implica aparente contraposio de preceitos que se eqivalem (.sic) na ordem constitucional, cabe ao Juiz oferecer uma interpretao da norma que preserve, na sua essncia, todos os dispositivos constitucionais afetos matria, de modo a no estabelecer uma supremacia entre interesses igualmente fundamentais, podendo, para tanto, utilizar-se da ponderao de valores. A questo em estudo, pautada pela ausncia de m-f do interessado, no comporta a mera aplicabilidade do disposto no pargrafo nico do artigo 22 da LOPP, sob pena de punir o eleitor de uma circunstncia que possa ser resolvida desde que o interessado manifeste, oportuna e tempestivamente, sua manifestao.

Isso porque, ao interessado assegurada a livre manifestao de pensamento e vontade e desde que seja externada tempestivamente, quando de sua notificao no procedimento que identificada a suposta dupla militncia, e no identificada a m-f do interessado afastar a dupla militncia.

O MM. Juiz Antnio Carneiro da Silva da 263 Zona Eleitoral Sete Lagoas/MG ao apreciar o protocolo n 365889/2011 se manifestou, in verbis:

14

op. cit.

No entanto, no obstante tenha configurado, repita-se, de acordo com o texto literal da lei, a dupla filiao partidria, in casu, considerando que Roberto Teixeira Miranda, depois de intimado, externou sua vontade em permanecer filiado aos quadros do PSB, tenho para mim que no o caso de declarar a nulidade de ambas filiaes, mas sim respeitar a livre manifestao de pensamento e vontade do filiado, nos termos que lhe assegura o Texto Constitucional, no art. 5, inciso IV. Se no bastasse a vontade expressa do legislador constituinte em assegurar a livre manifestao de pensamento e vontade do filiado, merece valorar o procedimento cartorrio codificado no Manual de Procedimentos Cartorrios do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, que dispe caber ao TSE notificar os filiados envolvidos, em situao sub judice para se manifestarem. Quanto aos partidos envolvidos, tal notificao se faz via sistema Filiaweb. Isso significa dizer que a dupla filiao no gera, automaticamente, a nulidade de ambas filiaes, vez que ao filiado lhe assegurada oportunidade para externar sua preferncia quanto ao partido a que pretende se manter filiado. In casu, no obstante a negligncia do filiado, no se tem notcia de dupla militncia, nem de ofensa ao processo eleitoral ou fidelidade partidria, bem como no restou comprovado prejuzo a qualquer parte direta ou indiretamente envolvida. A presente deciso acompanha a inteligncia codificada, por maioria de votos, pelos membros do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Minas Gerais quando do julgamento de matria idntica a que se discute nestes autos, in verbis: Recurso. Deciso monocrtica que, decidindo situao de dupla filiao, determinou a excluso do eleitor recorrido dos quadros do partido que integrava e a manuteno de sua filiao agremiao qual aderira. Comunicado, pelo eleitor, seu desligamento do antigo partido, em resposta a intimao de cartrio eleitoral emitida em observncia a procedimento previsto em manual orientador de prticas cartorrias. Assegurada a livre manifestao de pensamento e vontade do eleitor, a teor do disposto no artigo 5, inciso XV, da Constituio Federal. Margem de atuao conferida ao magistrado no tocante a instruo do procedimento eleitoral e deciso acerca de desfiliao, incluindo a observncia a manuais homologados pelo TER e encaminhados aos cartrios eleitorais. Peculiaridades do caso sub judice, em que no se configura dupla militncia, nem ofende ao processo eleitoral ou fidelidade partidria ausente prejuzo a qualquer parte direta ou indiretamente envolvida no procedimento. Provimento negado . Alis, como sabido, no obstante literalidade da Lei 9.096/95, seu intrprete deve buscar como finalidade da prpria norma, a obteno do bem comum e o respeito aos objetivos a que ela se destina, nos termos do art. 5 da LICC, podendo, para tanto, valer-se da utilizao dos princpios gerais do Direito, bem como dos princpios da razoabilidade e da proporcionalidade.

Assim

no

procedendo,

notvel

efetivo

prejuzo

ao

eleitor

consubstanciado na restrio do gozo de seus direito polticos, pois necessrio analisar detidamente a situao que se apresenta cuidando pela interpretao por ponderao e aplicabilidade do princpio constitucional da livre manifestao e associao.

Roberto Senise Lisboa in Manual de Direito Civil. Teoria Geral de Direito Civil. So Paulo: Editora RT, 2004, p. 46, que entende que: Nem sempre a norma jurdica, em que pese a sua legalidade formal, poder ser considerada justa ou, pelo menos legtima, nem tudo o que legal pode ser tido por legtimo. A legitimidade aferida mediante a harmonizao do contedo da norma com os anseios da sociedade, que sua destinatria. Da porque nunca se deve esquecer que, apesar de as leis serem formuladas por representantes da sociedade, eles nem sempre adotam posturas que correspondem s expectativas dela. Registre-se o elucidativo pensamento do Ministro Luis Fux15: (...) uma sentena em que se constri o jurdico antes do justo se equipara a uma casa onde se erige o teto antes do solo, endossando Plauto Faraco de Azevedo, preconiza a era de um poder judicial criativo(...) que atenda s exigncias de justia perceptveis na sociedade e compatveis com a dignidade humana, um poder para cujo exerccio o juiz se abra ao mundo ao invs de fechar-se nos cdigos, interessando-se pelo que se passa ao seu redor, conhecendo o rosto da rua, a alma do povo, a fome que leva o homem a viver no limiar da sobrevivncia biolgica.

Frise-se que embora configurada a dupla filiao partidria, de acordo com o texto literal da lei, mas tendo o eleitor de boa-f, externado sua vontade em permanecer filiado aos quadros do PRTB, deve-se respeitar a livre manifestao de pensamento e vontade do filiado, nos termo do inciso IV, artigo 5, da Carta Magna. (Processo n 502-71.2011.6.13.0263 Sete Lagoas/MG TRE/MG - Publicado fev/2012)

3 Concluso

Diante das razes expostas, no cabe ao Judicirio pura e simplesmente interpretar literalmente as disposies legais atinentes aos casos de duplicidade de filiao, mas sim analisar, detidamente, caso a caso pautado pelos princpios da boa-f e proporcionalidade e razoabilidade das decises.

15

Aula magna em 31.08.1998, na Universidade Gama Filho, cujo tema foi O que se espera do Direito no terceiro milnio, frente s crises das leis, da justia e do ensino jurdico, que de certa monta pode servir indiretamente como outro argumento emotivo e filosfico para ilustrar esta temtica

A Justia Eleitoral no pode fechar seus olhos para uma realidade cada vez mais latente em nossos dias e aplicar, como dito, a letra fria da lei determinando o cancelamento de filiaes quando identificada, em tese, dupla militncia.

Decises desarrazoadas e desproporcionais assolam a Justia Eleitoral que exerce papel fundamental na construo e no exerccio da democracia brasileira que em inmeros julgados aplicam a literalidade do disposto no artigo supramencionado sem, contudo, analisar as peculiaridades do caso tal como se apresenta.

Pugna-se, desta, feita, pela aplicabilidade dos princpios constitucionais da livre manifestao e associao partidria como forma de ponderao, caso ausente a m-f do interessado, da regra prevista no artigo 22, pargrafo nico da Lei 9.096/95 como forma de tornar proporcional e razovel as decises eleitorais.

Potrebbero piacerti anche