Sei sulla pagina 1di 13

Notas

crticas aos Parmetros Curriculares Nacionais (PCN e PCN+) e o ensino de Sociologia no contexto da crise estrutural do capital, a partir da teoria materialista

Eddie Orsini (CESPEB - FE - UFRJ) eddieorsini@ig.com.br 15 de agosto de 2012

A crise da Educao e a crise estrutural do capital Partimos do estudo de Canrio (2008) sobre o trnsito da educao de uma "era de promessas" (poca de crescimento econmico) para uma "era de incertezas", quando este crescimento no to marcante e no capaz de oferecer oportunidades de educao e de emprego. Este quadro configura uma crise, maior que esta dificuldade de crescimento. Em O capital e nos Grundrisse (MARX, 1985 e 2011), podemos ver que capital e capitalismo so conceitos diferentes. De maneira que trata-se da crise estrutural do capital, que "arrasta trabalho e educao ladeira abaixo". 1. Paradigmas: da Ontologia do ser social A teoria da alienao em Marx O ser social um complexo de linguagem, trabalho e pensamento abstrato, que emerge quando este complexo de complexos surge como um todo e, simultaneamente, se desenvolve ao longo dos sculos, suprindo e criando as necessidades do "ser objetivo". O trabalho emerge enquanto momento predominante deste complexo de complexos, por ser momento de sntese, quando a linguagem e o pensamento abstrato podem tanto ganhar a materialidade como a espirituosidade caractersticas do ser humano. Este tem os objetos de sua carncia fora de seu corpo orgnico, e tambm, ao mesmo tempo, sujeito e objeto para si e para outros, tanto do conhecimento como do fazer. Assim, "com a escolha da pedra inicial comea a cincia" (LUKCS, 1969, p. 14). O fato de a sociedade de classes interpor uma srie de necessidades alienadas entre o produtor e o trabalho no anula a relao entre produo e consumo. (A diferena que a teleologia1 do trabalho assume elementos que no so postulados pelo produtor.) O que, sob o capital, assume um carter reificado e fetichista. Como se d, aqui, a relao entre sujeito e objeto? Mszros comenta:
Neste processo de alienao, o capital degrada o trabalho, sujeito real da reproduo social, condio de objetividade reificada mero 'fator material de produo' e com isso derruba, no somente na teoria, mas na prtica social palpvel, o verdadeiro relacionamento entre sujeito e objeto. Para o capital, entretanto, o problema que o 'fator material de produo' no pode deixar de ser o sujeito real da produo. Para desempenhar suas funes produtivas... o trabalho forado a aceitar um outro sujeito acima de si, mesmo que na realidade este seja apenas um pseudo-sujeito (2006b, p. 126, negrito nosso).

No trabalho sempre postulada uma teleologia, uma "prvia-ideao" (LESSA, 2006), por meio de linguagem e pensamento, que se objetiva e se subjetiva, como veremos melhor.

A relao-capital uma devastadora ruptura ontolgica do ser social e de sua sociedade. Como no pensar a educao sem estes fatos como embotadores do sentidos humanos que poderiam ser construdos?2 legtimo pensar a educao como um campo especfico, mas no se pode ser realista ao anular as determinaes gerais da produo sobre a educao. Marx criticou a unilateralidade da economia poltica ao tratar a produo, na qual aquela ainda reconhecia o consumo produtivo. Mas apenas das coisas, no em seu carter contraditrio para o ser social, pois a produo consumo produtivo tambm porque o indivduo, simultaneamente, "ao produzir desenvolve suas faculdades, [mas] tambm as gasta" (NETTO, 2012, p. 244, negrito nosso). E a produo como momento predominante clara aqui:
O consumo tambm imediatamente produo, do mesmo modo que na natureza o consumo dos elementos e das substncias qumicas produo da planta. claro que, por exemplo, na alimentao, uma forma de consumo, o homem produz seu prprio corpo, mas isso igualmente vlido para qualquer outro tipo de consumo, que, de um modo ou de outro, produza o homem. [Esta ] a produo consumidora. Apenas diz a Economia essa produo idntica ao consumo uma segunda [produo] nascida do aniquilamento do produto na primeira. Na primeira o produtor se coisifica, na segunda, a coisa criada por ele que se personifica. [...] A produo mediadora do consumo, cujos materiais cria e sem os quais no teria objeto. Mas o consumo tambm mediador da produo ao criar para os produtos o sujeito, para o qual so produtos. [No h estradas sem viajantes...] ... Ao dissolver o produto, o consumo lhe d seu retoque final (finishing stroke), pois o produto no apenas a produo enquanto atividade coisificada, mas [tambm] enquanto objeto para o sujeito em atividade. E... o consumo pe idealmente o objeto da produo, como imagem interior, como necessidade, como impulso e como fim. O consumo cria os objetos da produo de uma forma ainda mais subjetiva. [...] ... o consumo reproduz a necessidade. ... mas no somente o objeto que a produo cria para o consumo. Determina tambm seu carter, d-lhe seu acabamento (finish). Do mesmo modo que o consumo dava ao produto seu acabamento, agora a produo que d o acabamento do consumo. ... um objeto determinado, que deve ser consumido de uma certa maneira, esta por sua vez mediada pela prpria produo. A produo no produz, pois, unicamente o objeto do consumo, mas tambm o modo de consumo, ou seja, no s objetiva, como subjetivamente. (Id., p. 245-6, negrito nosso.)

O pensamento advindo do ponto de vista do capital no pode captar esta relao recproca entre produo e consumo, porque partidrio da liberdade idealizada pelo liberalismo tem de escamotear o carter contraditrio da produo no que diz respeito a ser, coadunado ao processo de trabalho, um processo de dominao no qual o nico objetivo vivel, sob esta estrutura social, a autovalorizao, ao que o produtor e os valores de uso ficam totalmente subsumidos. Com este trecho e o que est expresso nos

"Para o ouvido no musical a mais bela msica no tem sentido nenhum, ' nenhum objeto, porque o meu objeto s pode ser a confirmao de uma das minhas foras essenciais (...), porque o sentido de um objeto para mim [...] vai precisamente to longe quanto vai o meu sentido." (MSZROS, 2006a, p. 190)
2

Manuscritos de 1844 (MARX, 2006), vemos como no s os valores de uso (bens materiais), mas todos os valores (at mesmo os estticos) tm seu momento predominante de criao na produo. O trabalho alienado, reduzido autovalorizao, principalmente pela diviso vertical do trabalho, perde seu carter de constituidor de valores e sentidos propriamente humanos, produzindo tanto necessidades alienadas como o comum embotamento dos sentidos humanos, que em seu carter teortico mutilado. Algo devastador para a educao. Assim,
A articulao da distribuio inteiramente determinada pela articulao da produo. A prpria distribuio um produto da produo, no s no que diz respeito ao objeto, podendo apenas ser distribudo o resultado da produo, mas tambm no que diz respeito forma, pois o modo preciso de participao na produo determina as formas particulares da distribuio, isto , determina de que forma o produtor participar na distribuio. [Consequentemente, no consumo, ou seja, no consumo produtivo.] (NETTO, 2012, p. 249, negrito nosso.)

Esta, ento, a cadeia causal primria da subsuno real do trabalho ao capital, diferentes "papis" na produo que j condicionam a distribuio, o consumo e a reproduo, sobretudo, da fora de trabalho. Com isso j temos uma definio subjacente de educao: trabalho sobre si, que jamais pode ser reduzido s formalidades intrnsecas forma capital.3 uma postura internalizada pelo ser social. Vemos, assim, que os bens simblicos (na verdade, mesmo os materiais) precisam, para serem "consumidos", de uma postura internalizada. Bourdieu (2002, 2011) aborda a forma pela qual os bens simblicos demandam capital cultural e social por parte de quem deve apropriar-se deles um trabalho prvio acumulado. A linguagem decerto cumpre um papel aqui, mas ela mesma deve ser entendida como "uma atividade" (WILLIANS, 1979, p. 27), pois constantemente automediada. Assim, s faz sentido, para o ser social, pensar a linguagem articulada aos outros dois elementos do "complexo de complexos". Isto necessrio, mas insuficiente, pois ainda deve ser articulado totalidade da produo (produo-distribuio-consumo, em trplice interao recproca). Com isto temos a totalidade da vida social, que tanto objetivao do sujeito como subjetivao dos objetos humanos. O trabalho aparece como momento nico, pois "Ningum v o que est oculto nele [no homem], mas apenas o que suas obras revelam." (MSZROS, 2006a, p. 267). No supreende que toda a polissemia de sentidos seja chamada de "cultura" cultivar. Por destruir a relao, no momento

3

"A aprendizagem a nossa prpria vida, desde a juventude at a velhice, de fato at quase a morte; ningum passa dez horas sem nada aprender" (MSZROS, 2006a, p. 267).

predominante, o capital realiza uma ruptura no complexo de complexos do ser social, produzindo analfabetismo funcional na chamada "era de informao", pois nem a grande reestruturao flexvel da produo removeu as fraturas imanentes do capital entre: 1) produo e controle; 2) produo e consumo; 3) produo e circulao (MSZROS, 2006b, p. 94-132). Com esta trplice fratura, o capital pde reproduzir sua hegemonia, mas s at o momento que se desenvolve at seu limite intensivo (em oposio ao extensivo), pois encontra em si uma barreira a si a crise estrutural condicionando a crise atual da educao.
2. A pedagogia da competncia: "sociedade ps-industrial" ou crtica da acumulao flexvel ao fordismo-taylorismo?

Nos documentos PCN e PCN+, temos uma permanente tenso entre linguagem e trabalho. Salvaguardando-se da crtica materialista, os autores dizem estruturar o currculo por meio da categoria trabalho; mas o que vemos a linguagem assumir este lugar. Trata-se a educao como linguagem (esta no considerada uma atividade), um "a priori lingustico-cultural..." (PCN+, s/d p. 47), no qual o professor um mediador entre o patrimnio humano e o "aluno". Pelo documento, tenta-se afastar o processo do "ensino de banqueiro", como mera transmisso de saber; mas dado o que j apontamos nas duas sees de abertura, isto fracassar inevitavelmente. O documento nem se esfora em esconder a origem subjetiva da pedagogia das competncias: o empresariado europeu e a Unesco. Mas sua origem objetiva um tanto distorcida. Tal pedagogia nasce do vazio existencial da educao formal como se d sob o capital, de seu dualismo imanente; preparao para o trabalho, ou para os postos de saber e pesquisa to importantes para a vlvula de escape do capital em que a educao, aqui, no se pode ver livre tanto de uma "cincia abstratamente material" (MARX, 2004, p. 111-112) como de um trabalho abstrato que pouco, ou nada, desenvolve os sentidos humanos. Nasce da crise do fordismo (e estrutural do capital), pois, maneira do capital de no resolver uma contradio sequer, mas apenas deslocando-as com a elevao das operaes tem-se o desenvolvimento tpico do capital, enviesado, em que o processo de trabalho passa a ser progressivamente integrador do que Marx chamou de "trabalhador coletivo", demandando uma postura mais inteligente entre o produtor e o corpo inorgnico, integrando trabalho improdutivo e produtivo (LOJKINE, 1990). Nos
4

PCNs, o termo "ps-industrial" j diz com clareza o que est por trs do debate bem abstrato das competncias. , sem dvida, a pedagogia da hegemonia; totalmente antagnica pedagogia omnilateral do trabalho, que para alm das vertentes burocrticas no aceita a cincia abstratamente material nem o trabalho abstrato. E, assim, estruturado um currculo que se afasta da cincias de referncia e se entrega a uma espcie de "pragmatismo": preciso saber fazer. Pode parecer um paradigma que tenta superar a oposio entre teoria e prtica comum s sociedades de classe; mas justo o contrrio. Muitas so as referncias a "autonomia" e "agente" nos PCNs, mas poucas a "classe" e "contradies". Usa-se a palavra "aluno" e "educando" desconsiderando as grandes tenses terico-metodolgicas. Somos produto de uma relao incontrolvel (capital), na qual as aes/produtos se voltam contra os produtores, o trabalho alienado; mas a alienao no homognea se fosse, o problema da alienao nem poderia ser colocado. O ser social, mesmo reduzido a "atividade abstrata e uma barriga" (MSZROS, 2006a, p. 134) no deixa de se objetivar (mesmo que pouco possa contempl-la), nem de se subjetivar nos objetos humanos, um ser automediador. So conhecidas as passagens de Gramsci (o homofaber como tambm homo sapiens, 1999, p. 17-19 e p. 54-55) e de Freire, que afirma que o educando no "sem luz", vazio, mas um ser cultural. Isso parece no ser considerado pelos documentos na importncia que tm: o documento, de maneira pretensiosa, quer "ensinar a viver". No que o trabalho sobre si no possa ensinar-aprender a viver melhor, mas as pessoas que sobrevivem em tal adversidade no tm nada a ensinar sobre como viver? A instituio escola reduzindo educao educao formal... Gramsci comenta que o educando, em sua relao com o objeto, ao apreender uma nova propriedade, faculdade sua ou do objeto mesmo que tal j tenha sido descoberta no deixa de ser uma descoberta. Sabemos como nossas vidas mudaram aps certas descobertas! Isso o carter automediador. Uma educao que no se coloque coisas assim, dificilmente poder ter sucesso em internalizar nos indivduos o produto do trabalho. Assim, como o capital move-se "s costas" dos produtores, as personificaes de saber movem-se nos seus universos particulares longnquos ao universo do trabalho. De maneira acrtica, afirma-se: "O aluno pode trazer, da comunidade para dentro da Escola, diversas manifestaes culturais com as quais se identifica" (PCN+, s/d, p. 85).

A maioria dos professores das escolas pblicas tem origem nas camadas mdias (SAES, s/d, p. 4-6), nas quais a hegemonia do capital slida. Assim est expresso no currculo formal (o que j constava do "currculo oculto"): que o capital e personificaes de saber no se interessam pela cultura das personificaes de trabalho. Mas no se trata de um erro terico: uma postura ideolgica. Aqueles que formularam este documento esto condicionados no s pela literatura "ps-industrial", mas tambm, sobretudo, pela existncia determinada pelo trabalho alienado. produto da relao-capital. 3. Do "despotismo de fbrica" como causa da pedagogia da competncia incorporao crtica da cultura letrada pelo proletariado. A pedagogia da competncia diz querer socializar as "cincias e suas tecnologias" por meio de algumas competncias. Os "problemas" intrnsecos a estas j foram bastante comentados por outros. Marx muitas vezes "cantou" o "triunfo da propriedade mvel"; assim, perguntamos: da ascenso do capital a sua crise estrutural, a cincia e a tecnologia so as mesmas? Mszros comenta que, frente s suas crises e aos desafios da totalidade do trabalho, o capital centrou sua ofensiva sobre a "linha de menor resistncia" (2006b, p. 634-700, p. 896-980), da qual a obsolncia planejada s uma parte:
A razo pela qual tal mudana absolutamente vivel, nos parmetros do sistema de produo estabelecido, que consumo e destruio vm a ser equivalentes funcionais do ponto de vista perverso do processo de 'realizao' capitalista. Desse modo, questo de saber se prevalecer o consumo normal isto , o consumo humano de valores de uso correspondentes s necessidades ou o 'consumo' por meio da destruio decidida com base na maior adequao de um ou de outro para satisfazer os requisitos globais da auto-reproduo do capital sob circunstncias variveis. (Id., p. 679, negrito nosso)

Com isso temos no s a "produo de descartveis", mas o infernal complexo industrial-militar. Isto , os meios de produo no so mais meios propriamente ditos, mas incorporam o esprito da "produo destrutiva", produzindo tanto bens como necessidades alienadas e destrutivas do ser social. Cabe a pergunta: os meios de educao disponveis continuam a ser apenas meios? Temos, ento, uma cincia que nem se coloca os problemas sociais da produo, e at se rebaixa. Ao contrrio do que Adorno imagina, no a cincia que emerge como grande fora produtiva, mas uma "tecnologizao da cincia" (MSZROS, 2004; p. 195)

O documento pode insistir no conhecido fetichismo, que, produto do estranhamento, da ruptura ontolgica operada, das fraturas da produo do capital, tem "espao" para afirmar que objetivo da educao: que se "avalie o impacto das tecnologias no desenvolvimento e na estruturao das sociedades" (PCN, p. 21). Como se a tecnologia, ou a alta da produtividade do trabalho pudessem, sozinhas, desempregar pessoas. Afirma ainda que a insistncia do capital em separar produtores e corpo inorgnico estaria produzindo um mundo "desencantado", isto , cada vez mais "racionalizado". A arbitrria identificao weberiana de razo (rgo eminentemente coletivo) com a lgica do valor (que s pode postular a contabilidade a regateio da empresa privada e os particularismos que cortam tal estrutura de extrao de trabalho excedente e dominao). Com isto, s restaria educao adequar-se "competio internacional" (Id., p. 55), dando o mercado como estrutura permanente. Vemos que, sob o capital, a educao no s produo da fora de trabalho, mas, sobretudo, internalizao dos imperativos do capital. O ser automediador e o tempo que deveria ser aberto (pois automediador) torna-se, para os PCNs, o tempo, como o capital permite, de sua tirania; nunca o tempo como "um simples pseudnimo da vida" (MSZROS, 2007, p. 23) o tempo como espao para o desenvolvimento das faculdades humanas, pois mesmo ele no pode ser socializado com a elevao da produtividade. O desenvolvimento do ser social, como a educao, no pode ser s trabalho sobre si como atividade e produto autnomo, mas deve ser tambm internalizao do determinismo do capital (que tem seu momento predominante no processo em que o trabalho dominado pelo trabalho); deve ocorrer sob o "despotismo de fbrica" e sob a tutela do "educador", que os autores postulam como um "emancipador" (PCN+, p. 10), quando a "emancipao humana" s pode ser resultado da ao autnoma e de massa dos prprios "produtores livremente associados". Mas esta no a primeira utopia educacional.4 Assim, a educao s pode ser redentora se for substantiva no pode ser meramente adjetiva, como a atual Sociologia que se faz como crtica ideologia, desconhecendo suas cadeias causais empricas e substantivas. Ela deve postular a educao como toda a vida, com destaque para o momento do

4

Nas palavras de Jos Mart: "Chega-se terra como cera, e o destino nos esvazia em moldes prestabelecidos. As convenes criadas deformam a existncia verdadeira. [...] As redenes vm sendo formais; necessrio que sejam essenciais. [...] A liberdade poltica no estar assegurada enquanto no se assegurar a liberdade espiritual. [...] A escola e o lar so as duas prises formidveis do homem" (apud MSZROS, 2007, p. 196).

trabalho, no qual temos os dois polos da riqueza (esta, ao contrrio do que o capital nos faz imaginar, no uma coleo de bens, muito menos de mercadorias), mas o conjunto do movimento de vir-a-ser do ser social, em que temos, de um lado, os objetos (objetivao) e, por outro, as necessidades (subjetivao dos objetos). Assim como o capital tratou de apagar sua gnese acumulao primitiva da histria, trata de esconder o que levou realmente as diferentes utopias educacionais a se sucederem, sem superarem suas contradies internas e dualismos.
Naturalmente, as instituies de educao tiveram de ser adaptadas no decorrer do tempo, de acordo com as determinaes reprodutivas em mutao do sistema do capital. [A brutalidade anterior, defendida at mesmo pelos mais sofisticados pensadores, teve de ser velada.] [...] Elas foram abandonadas no devido a consideraes humanitrias, embora tenha sido frequentemente racionalizadas em tais termos, mas porque uma gesto dura e inflexvel revelou-se um desperdcio econmico, ou era, no mnimo, suprflua (MSZROS, 2007, p. 205, negrito nosso)

O documento fala em autonomia, mas, como as determinaes do seu posicionamento poltico desbordam para seu posicionamento terico-metodolgico, s poder oferecer a ausncia de escolhas substantivas, e a aparente "independncia pessoal" que so os laos reificados que temos sob o capital; esta pretensa independncia nada mais que o gosto "pelo acaso", pela condio inconsciente em que a riqueza domina a sociedade. O advento do capital trouxe a produtividade que deu a alguns a capacidade de poderem escolher, genuna e substantivamente, por afastar as barreiras naturais possibilitando algo mais que a mera sobrevivncia. Mas apenas para alguns! Agora em sua crise estrutural ele no mais capaz de oferecer escolhas substantivas a muitos. A pedagogia da competncia critica o currculo anterior ("tecnicista") como "acmulo de informaes"; no entanto, o movimento pela democratizao criticou o mesmo currculo, justo por ter s informaes destitudas de sua cincia de referncia, com a qual os temas so estruturados em teorias e conceitos. O pauprrimo (em termos omnilaterais) currculo da ditadura no pode ser melhorado com competncias acrticas frente a si mesmas e s cincias de referncia. Por qu? Comentamos que o capital constitudo de fraturas (1 - produo e controle; 2 produo e consumo; 3 - produo e circulao; MSZROS, 2006b, p. 94-132). A partir desta leitura e do real podemos, claramente, identificar que a ruptura fundamental ocorre entre produo e controle. Do contrrio, teramos que aceitar o absurdo de que o

trabalho deixa-se explorar e dominar mesmo que com algum controle desta relao (capital). Sabemos tambm que mesmo as classes dominantes no controlam esta relao, ainda que tenham o primado sobre o Estado. Que a regulao e a conscincia que aqui emergem so sempre post festum. Ento, um sociometabolismo alternativo, que s pode ser criado pelos verdadeiros sujeitos, produtores livremente associados, emergir apenas como um modo de produo em que a gesto do processo de trabalho (no qual temos tambm o trabalho dos educadores e educandos) e das macro-estruturas, mais abstratas, do sociometabolismo, estejam nas mos do trabalho, desalienando o sujeito e o processo, por meio da democracia direta; que enterrar o Estado e sua causa primria: o "despotismo de fbrica". Ento, parece-nos bvio que a pedagogia da competncia, frente crescente autodestrutividade do capital, trata de afastar dos educandos os dois lados da riqueza o trabalho, enquanto uma necessidade em desaparecimento, e os saberes criados dos produtores, pois o que lhes ser colocado como substantivo para uma alternativa societria a capacidade de fazer e saber necessrios a um projeto de autonomia verdadeiro: a questo da gesto. E a cultura, que por mais de 2 mil anos conviveu com a diviso hierrquica do trabalho, que transformou o arteso medieval em proletrio sem po e sem corpo inorgnico, com o que s poderia ser a "carcaa do tempo", no pode servir a uma produo fundada e fundante de valores para alm "deste literal estado de coisas".
A verdade realista que a cincia e a tecnologia existentes esto profundamente incrustadas nas determinaes que hoje prevalecem na produo, por meio das quais o capital impe sociedade as condies necessrias de sua existncia instvel. Em outras palavras, a cincia e a tecnologia no so jogadores bem treinados e em boa forma que, sentados no banco de reservas, ficam espera do chamado dos treinadores socialistas esclarecidos para virar o jogo. Em seu modo real de articulao e funcionamento, esto inteiramente implicadas num tipo de progresso simultaneamente produtivo e destrutivo. [...] A cincia e a tecnologia no sairo de sua situao extremamente problemtica por qualquer 'experincia do pensamento', (...) mas somente se forem radicalmente reconstitudas como formas de prtica social. (MSZROS, 2006b, p. 265)

Isto demanda uma incorporao crtica dos saberes produzidos nas sociedades de classe, por parte dos produtores, em que se educar no para o trabalho, mas pelo trabalho. E que, se a educao mudana, no pode deixar de ser mudana no nico sentido marcante da histria: as revolues, ou a mudana no apenas da escola. Assim, precisamos no s denunciar o "despotismo de fbrica", mas buscar mediaes de autogesto.

A cultura "popular" marcantemente oral. A passagem da linguagem oral escrita s possvel pelo trabalho articulado aos dois outros complexos humanos, mas considerando-se o trabalho como laboratrio do ser social. Assim, a escola deve buscar a realidade do ser social (enquanto linguagem, trabalho e pensamento) e cotej-la com o legado "erudito", no esperando encontrar em nenhum dos dois lados a verdade. Alm de no homognea, a alienao est tanto do lado dos que pensam (distante do trabalho) como dos que fazem (no qual os outros dois complexos esto subsumidos inerente falta de significado da produo de mercadorias). A verdade estar na sntese destes dois lados, desde que se coloque para alm do capital. Logo, ao contrrio do recomendado pelos PCNs, o trabalho entre as cincias da linguagem e as humanas uma conditio sine qua non para que se passe em aproximaes sucessivas e mediaes da forma predominantemente oral/popular para a erudita/escrita. Isto demandar o uso intensivo de recursos didticos e s pode ser feito assumindo-se o axioma de que o ser social automediador, ao qual se deve oferecer escolhas substantivas. O que "est em jogo" para a educao? a estrutura de mediaes de segunda ordem que formam um ciclo vicioso (MSZROS, 2006b, p. 94-132) e a insistncia do capital cultural em voltar a sua origem, to comentada por Bourdieu (2011, p. 304-307). Assim, beber na pedagogia do capital (do suposto "capital humano" que existiria sem uma relao com seu corpo inorgnico) s pode ser uma regresso. Mas os recursos didticos, sem os axiomas presentes nesta crtica e, o principal, sem o verdadeiro sujeito em ao movimentos sociais jamais podero ser insumos do que deveria ser o objetivo da produo (o enriquecimento fsico e espiritual do "indivduo social") que no pode ocorrer s por uma estrutura distributiva "diferente", mas deve ser, desde a produo (que tambm distribuio de instrumentos) at o consumo como um todo orgnico e no qual uma das suas partes, por seu prprio devir, ative e se assente sobre as outras partes: da objetivao subjetivao (internalizao). Pois, de ambos os lados, o capital um bice ao enriquecimento do sujeito-trabalho, e dificilmente a escola modificvel apenas por uma ao local. Lembremos ainda: o trabalho s o outro lado do capital! Ento, o prprio processo de desalienar o trabalho j coloca o carter das necessidades para o ser social necessidades em desapario ou seja, seu carter igualmente histrico, no qual ele deixa de ser um meio para ser um fim em si, ou parte de um fim em si, que a

10

reproduo do indivduo social e sociedade, o que s pode ser sua abolio. Isto , sua libertao da particularidade arbitrria intrnseca ao capital, na qual podemos postular "uma outra base para a vida, uma outra para a cincia...",5 produzida pelas mediaes de segunda ordem, que tem sua origem no trabalho alienado e na forma particularista e negativa que a diviso horizontal do trabalho toma sob o capital e, sobretudo, a diviso hierrquica do trabalho. Isso s pode ser feito por um sujeito de verdade num devir omnilateral e orgnico: da objetivao subjetivao 6 e no somente com "uma dzia de competncias"; s pode ser feito pela riqueza para alm do fetichismo (imanente "produo de riqueza"), que , para alm das recomendaes da ONU e do FMI, a "riqueza da produo". Por fim, temos certeza em apontar o recuo (do complexo do trabalho para o complexo da linguagem) como uma engenhosa estratgia de defender o capital. Centrase aqui, porque se se tivesse centrado no trabalho, deveria ter como "matria-prima" do ensino-aprendizagem muito mais que nos outros dois complexos as contradies do capital, pois, como vimos, o trabalho o momento no qual estas contradies no podem ser veladas por "jogos de linguagem", dada sua bruta materialidade e substantividade. Esta, a barbrie, muito conhecida pelos educandos, embora no tanto dos educadores, que teriam srias dificuldades de vel-las. Est claro: as contradies so dialeticamente sintetizadas e superadas na prtica ou submetem-nos, na teoria e prtica, s suas ciladas, dominando-nos. A Sociologia deve exp-las e domin-las no s em sala de aula, mas por toda a sociedade, constituindo-se em uma radical opo pela autodeterminao, em que educandos e educadores concatenaro o que a "produo do separado" mutilou. Dito isso, parece que postular a interdisciplinaridade sem a socializao do tempo livre para o corpo discente e o docente no passa de mais uma utopia educacional!

"... de antemo uma mentira." (Marx,. 2006, p. 112.) Por ser uma ruptura ontolgica devastadora (o capital), justo o texto no qual ela tratada mais sistematicamente, por Marx, este apreendido como "idealista", na qual a complexa relao do autor com a Filosofia, reduzida ao paradigma positivista. Asseres como "O homem [o ser objetivo] s no se perde em seu objeto se este lhe vem a ser como objeto humano" (2004; p. 145) so reduzidas a uma tica supostamente pr-materialista, quando, na verdade, trazem uma ontologia profunda. E a sntese in status nascendi do materialismo tomada como um momento meramente hegeliano. Mas advertimos que aqui j est presente o "ponto de Arquimedes" (o trabalho) da revoluo social: "A suprassuno do estranhamento-de-si faz o mesmo caminho que o estranhamento-de-si." (MARX; 2004; p. 103). Deixamos um convite afetuoso aos educadores para que vejam o fio condutor da unidade da obra de Marx, rara em um pensador, conforme abordado por Mszros, especialmente em A teoria da alienao em Marx.
6 5

11

4. Bibliografia BOURDIEU, P. (2011). A economia das trocas simblicas. So Paulo: Editora Perspectiva. ______. (2002). Escritos de educao. Petrpolis: Editora Vozes. CANRIO, R. (2008). A escola: das promessas s incertezas. So Leopoldo: Unisinos (volume 12, nmero 2, maio - agosto 2008). GRAMSCI, A. (1999). Cadernos do crcere, volume 2. Rio de Janeiro: Editora Civilizao Brasileira. LESSA, S. (2006). Curso: trabalho e sujeito revolucionrio no debate contemporneo, In: http://sergiolessa.com/, acessado em 21 junho de 2010. LOJKINE, J. (1990). A classe operria em mutao. Belo Horizonte: Oficina de Livros. LUKCS, G. (1969). Conversando com Lukcs. Rio de Janeiro: Paz e Terra. MARX, K. (2011). Grundrisse manuscritos econmicos de 1857-1858 esboos da crtica da economia poltica. Rio de Janeiro/So Paulo: Editora UFRJ/Boitempo Editorial. ______. (2004). Manuscritos econmico-filosficos. So Paulo: Boitempo Editorial. ______. (1985). O capital crtica da economia, volume I, livro 1, O processo de produo do capital. So Paulo: Nova Cultural. MEC (2000). Parmetros Curriculares Nacionais (Ensino Mdio). ______. (s/d) PCN + (Ensino Mdio) Orientaes Educacionais Complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais Cincias Humanas e suas Tecnologias. MSZROS, I. (2006a). A teoria da alienao em Marx. So Paulo: Boitempo Editorial. ______. (2007). O desafio e o fardo do tempo histrico O socialismo no sculo XXI. So Paulo: Boitempo Editorial. ______. (2004). O poder da ideologia. So Paulo: Boitempo Editorial. ______. (2006b). Para alm do capital rumo a uma teoria da transio. So Paulo: Boitempo Editorial. WILLIAMS, R. (1979). Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar.

12

Potrebbero piacerti anche