Sei sulla pagina 1di 1

6

25 de Maio de 2013 | INFORME COMERCIAL


Sade

A labirintite mais frequente


Vertigem Postural Paroxstica Benigna (VPPB) uma doena labirntica que causa a sensao de vertigem: rotao ilusria (um tipo de tontura caracterizada como a sensao de o mundo rodar ao seu redor, tudo girar, cair num precipcio...) que tem durao de apenas alguns segundos ou at cerca de um minuto, mas o mal estar pode durar por mais tempo. A doena assusta, leva o paciente muitas vezes a apresentar sintomas neurovegetativos transtornantes (sudorese fria, tremor, nusea, vmitos, diarreia), desequilbrio corporal e muito medo. Os sintomas podem ser mais persistentes e levam muitas vezes esse paciente a ser deslocado ao Pronto Atendimento. indispensvel que todo paciente com vertigem seja avaliado o mais breve possvel, e idealmente no momento da crise, pelo otorrinolaringologista. Muitos diagnsticos so perdidos por no se realizar uma avaliao otoneurolgica completa no momento da crise ou o mais prximo possvel. A VPPB se desencadeia, em geral, ao movimentar a cabea para determinada posio.

curvel sem medicao

Fotos Divulgao

Vertigem Postural Paroxstica Benigna pode ser resolvida com apenas uma sesso de reposicionamento otoltico

O labirinto: Canais semiciruculares e os Otolitos (otoconias) j desprendidos do Sculo e Utrculo (rgos otolticos)

Surge principal e imediatamente em situaes como: ao deitar na cama ou estando j deitado virar para os lados; ao se levantar da cama; ao olhar para cima (para pegar algo no armrio ou estante); ao pendurar uma roupa no varal; e ao olhar para cima por qualquer inteno ou para baixo. Conforme o Dr. Reinaldo Cser Neto, muitas pessoas com essa doena por vezes se acostumam com esses episdios de vertigem, assumem atitudes de evitar os movimentos que desencadeiam e frequentemente assumem a condio de serem portadores de labirintite - termo consagrado popularmente, mas incorreto medicamente. Muitas pessoas usam mediaes para o labirinto por longo tempo sem que de fato se tenha feito o diagnstico de o que exatamente que o paciente tem (que labirintite essa?) - Em se tratando de VPPB, remdios para labirinto no resolvem o problema e algumas vezes apenas amenizam os sintomas - afirma o mdico. A VPPB uma doena que ocorre devido ao desprendimento de partculas de carbonato de clcio (otolitos) de uma regio onde eles existem para exercer uma funo especfica importante no funcionamento do labirinto, e acabam por se alojar em outra regio do labirinto onde geraram informaes incongruentes. Isto gera Nistagmo (movimentos oculares rtmicos, rpidos e involuntrios), que se acompanha da sensao de rotao (vertigem). Atravs do exame de Videonistagmoscopia (um culos com cmera sensvel a luz infravermelha) que se confirma o diagnstico atravs da anlise do nistagmo. - Dessa forma possvel ser identificado o local do labirinto onde foram parar os otolitos (ou cristais) e permite ao mdico otorrinolaringologista apontar com exatido o tratamento adequado para o paciente - explica Dr. Reinaldo. O tratamento de maior eficcia, capaz de resolver totalmente os sintomas deste tipo de tontura, feito com sesses de exerccios ou, mais especificamente, manobras de reposicionamento otoltico, sempre orientados por um profissional capacitado conhecedor do distrbio (mdico otorrinolaringologista, fonoaudilogo ou fisioterapeuta). Grande parte das vezes, uma sesso apenas de reposicionamento otoltico pode resolver o problema muitas vezes de forma definitiva. - Diante da remisso completa deste tipo de tontura os remdios para labirintite se tornam dispensveis na grande parte dos casos - argumenta Dr. Reinaldo. Mais informaes nos sites: www.clinicacoser.com e www.youtube.com/ rcoser79.

Imagem mostra a posio do labirinto ao se colocar em posio deitado. esse movimento que provoca o deslocamento dos otolitos para dentro de um dos canais semicirculares

Potrebbero piacerti anche