Sei sulla pagina 1di 4

Mdulo amplificador LM386 (ART538)

Amplificadores de baixa potncia, na faixa de 0,1 a 1 W so empregados numa infinidade de aplicaes prticas. Alarmes, receptores e transceptores, circuitos de efeitos sonoros, pesquisadores de sinais, intercomunicadores so alguns exemplos de circuitos em que esses circuitos podem ser usados. A possibilidade de se obter um amplificador desse tipo na forma de kit pode ajudar muito os projetistas que esto implementando projetos que usem essas etapas. Neste artigo descrevemos justamente um desses circuitos, fazendo uso do LM386. Amplificadores so etapas obrigatrias numa grande quantidade de aplicaes, conforme afirmamos na introduo.. A possibilidade de se contar com circuitos integrados de baixo custo, capazes de fornecer excelente qualidade de udio e amplificao com componentes externos um ponto importante que deve ser levado em conta pelos projetistas. Um dos circuitos integrados mais versteis quando se deseja potncias de udio inferiores a 1 W e que podem ser alimentados por pilhas o LM386. Ns mesmos, temos usados tal amplificador em muitos de nossos projetos. Na verdade, o LM386 no um dos circuitos integrados mais modernos que pode ser usado em projetos. No entanto, pela facilidade com que podemos obt-lo e pelo seu baixo custo, ele ainda o preferido quando se deseja potncias baixas em projetos de udio do tipo que indicamos na introduo. Pois bem, o que descrevemos um mdulo bsico amplificador usando esse componente e que pode ser elaborado a partir de uma placa simples, atendendo necessidade de muitos de nossos leitores.

O LM386 O circuito integrado LM386 consiste num amplificador de udio completo de baixa potncia que pode ser alimentado com tenses de 4 a 12 V e que fornece potncias na faixa de 250 a 700 mW em cargas de 4 a 16 ?. Na figura 1 temos a pinagem bsica desse circuito integrado que pode ser obtido com vrios sufixos (que mudam suas caractersticas).

Pinagem do LM386

Assim, o circuito que damos para o LM386-N4 (apenas) que a verso mais comum desse componente. Na figura 2 temos o circuito amplificador bsico em que o ganho 20, j que no existe controle de realimentao externo.

Amplificador bsico.

Para obter um ganho maior basta usar um capacitor adicional externo, o que nos leva ao circuito da figura 3. Esse circuito tem um ganho de tenso de 200 vezes.

Circuito com o ganho de tenso de 200 vezes.

O controle de volume consiste num potencimetro de 10 k ? para as duas verses. A resistncia de entrada do amplificador de 50 k ?, e a distoro harmnica total de 0,2%. A placa de circuito impresso para a montagem do amplificador mostrada na figura 4.

Sugesto de placa de circuito impresso.

Veja que o capacitor C1 pode ser usado ou no, conforme o ganho desejado. Tambm podemos mudar sua posio, conforme mostra a figura 5 de modo a obter um reforo dos graves (bass-bost).

Obtendo o reforo do grave.

A corrente quiescente desse amplificador, com alimentao de 6 V de 4 mA, o que garante uma boa durabilidade para as pilhas, se essa for a fonte de alimentao usada. Observe que, pela baixa potncia, no necessrio usar radiador de calor para o circuito integrado.

Caractersticas: (LM386-N4) Faixa de tenses de alimentao: 4 a 12 V Potncia de sada: (6 V x 8 ?) = 325 mW (tip) 9 V x 8 ?) = 700 mW (tip) Corrente quiescente: 4 mA (6 V) Distoro harmnica total: 0,2 % (6 V x 8 ?, 1 kHz) Resistncia de entrada: 50 k ? Faixa Passante: 900 kHz

Montagem e Teste Na montagem, observe a polaridade dos capacitores eletrolticos e a posio do circuito integrado. Para testar sugerimos usar o circuito da figura 6 em que usamos um microfone de eletreto na sua entrada.

Testando o circuito.

Para usar, basta aplicar o sinal na entrada, lembrando que ele deve ter amplitudes entre 100 mV e 1 Vpp. Sinais muito fracos no excitam o amplificador e sinais muito fortes causam sua sobrecarga, com forte distoro.

CI-1 - LM386-N4 - Circuito Integrado, amplificador de udio R1 - 10 ? x 1/8 W - resistor - marrom, preto, preto P1 - 10 k ? - potencimetro log - volume (opcional) C1 - 100 F x 12 V - capacitor eletroltico C2 - 10 F x 12 V - capacitor eletroltico (ganho - opcional) C3 - 220 F x 12 V - capacitor eletroltico C4 - 47 nF - capacitor de polister FTE - 4 ou 8 ? - 5 a 20 cm - alto-falante

Diversos: Fonte de alimentao (pilhas ou fonte), suporte de pilhas, fios, solda, caixa para montagem. etc.

Potrebbero piacerti anche