Sei sulla pagina 1di 3

Direito Penal Professor: Everton Gomes Correa

AULA 06 FIXAO DA PENA DE MULTA 1. Conceito: consiste no pagamento ao fundo penitencirio em dinheiro, a ser fixado na sentena. 2. distines. 2.1 multa reparatria: art. 297 do CTB destina-se a vtima do delito ou seus sucessores. 2.2 multa dos juizados criminais: sua execuo jamais se desloca dos juizados. 2.3 multa substitutiva aquela que substitui a pena de priso art. 44 2 do CP; 2.4 prestao pecuniria: destina-se a vtima ou a sua famlia. Obs.1 em regra a multa esta contemplada no prprio tipo legal. Exceo art. 44, 2.. A multa pode ser cominada: Isolada LCP art. 20 Alternativamente art. 135 do CP Cumulativamente art. 138 do CP. Dosimetria da Pena de Multa. Como o juiz aplica a pena de multa. Pergunta necessrio haver cominao legal? Em regra sim h exceo art. 44 2 do CP. Como fixar o quantum? Qual o sistema? Bifsico: 1 fase: estabelecer o nmero de dias multa. 2 fase: fixao do valor de cada dia multa. 1 fase: estabelecer o nmero de dias multa. Pergunta: limitado? Qual o limite?

Mnimo de 10 dias multa; Mximo de 360 dias multa. Art. 49 caput do CP. O que levado em conta para determinar a quantidade? Primeiro o juiz deve analisar: a) circunstncias judiciais art. 59 do CP; b) circunstncias agravantes e atenuantes devem ser observadas? No. c) causa de aumento e causa de diminuio essas aqui sim devem ser observadas. 2 fase: fixao do valor de cada dia multa. o que se deve levar em conta nessa fase a situao econmica do ru. Limite ordinrio: 1/30 do salrio mnimo at 5 salrios; Limite extraordinrio: pode elevar at o triplo. Art. 60 1 do CP; Assim quanto melhor for a situao econmica do ru maior ser o valor do dia multa um rico e um pobre cometem o mesmo crime o nmero de dias multa pode ser o mesmo mas o valor de cada um no. Quanto a valorizao monetria possvel? Sim nos termos da smula 43 do STJ. Fundamentao imprescindvel. Forma de pagamento da multa: Duas formas: pagamento integral ou parcelado. Cobrana coercitiva: possvel, mediante desconto no vencimento. Multa no paga pode ser convertida em priso? No. Porque trata-se de dvida de valor. Natureza jurdica da multa: a condenao que veicula penal. Execuo da pena de multa no paga: quem possui legitimidade? Se for feita uma analise literal da lei seria o MP, conforme o art. 164 da LEP. Porm prevalece na doutrina que por se tratar de dvida de valor a fazenda pblica que tem legitimidade para propor a execuo da multa. Prescrio: quando ocorre? Depende.

Se aplicada de forma isolada prescreve em dois anos; Se aplicada de forma cumulada prescreve com a pena mais severa (art.118 do CP). Utilizando o art. 109 do CP. Atividade Obrigatria 06 Diga o porqu pena de multa aplicada de forma isolada no pode ser convertida em pena privativa de liberdade. (responda de forma fundamentada)

Potrebbero piacerti anche