Sei sulla pagina 1di 2

Conto de fadas para Mulheres Modernas

Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa, independente e cheia de autoestima que, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo estava de acordo com as conformidades ecolgicas, se deparou com uma r. Ento, a r pulou para o seu colo e disse: - Linda princesa, eu j fui um prncipe muito bonito. Mas, uma bruxa m lanou-me um encanto e eu transformei-me nesta r asquerosa. Um beijo teu, no entanto, h de me transformar de novo num belo prncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A minha me poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavarias as minhas roupas, criarias os nossos filhos e viveramos felizes para sempre E ento, naquela noite, enquanto saboreava pernas de r saute, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava: Eu, hein? nem morta!

mesmas palavras) e Pardia (quando o texto possui ideias contrrias as ideias centrais do texto original). No texto lido lembramos a clssica histria do prncipe transformado em sapo e na construo desse texto o autor usou qual tipo de intertextualidade? Justifique. 7. O ttulo do texto nos d ideia do que encontraremos nesse conto? Caso sim, explique qual a posio da mulher moderna? 8. Qual o dito popular que define melhor a ideia central do conto de Lus Fernando Verssimo? (a) Melhor um na mo do que dois voando. (b) Sempre existe um sapato velho para um p doente. (c) Antes s do que mal acompanhada. (d) Quem ama o feio bonito lhe parece. (e) Quem cospe para cima na cara lhe cai.

(Lus Fernando Verssimo)

Interpretao de Texto
1. A princesa possui uma atitude tpica das heronas de contos de fada? Explique? 2. Em um conto de fada clssico, qual seria o desfecho desse conto? 3. Qual o conceito de Felizes para sempre para o prncipe? 4. Em sua opinio, qual o conceito de felicidade na viso da princesa? 5. Quais adjetivos so usados para definir a princesa? Esses adjetivos condizem com a atitude que ela toma no fim do conto? Justifique. 6. Intertextualidade quando um texto remete a outro. Existem trs tipos de intertextualidade, a parfrase (quando o texto possui as mesmas ideias centrais do texto original), apropriao (quando o texto reescrito com as

Veja o quadrinho abaixo. 6. Se voc desse um beijo no sapo encantado, em que(m) gostaria que ele se transformasse?

Estudos gramaticais
7. Transcreva da tirinha um exemplo de onomatopeia e diga o que tal barulho representa: 8. Existe algum vocativo presente na tirinha? Se sim, qual? Justifique: 9. Retire da tirinha uma interjeio, dizendo o que ela expressa: 1. De acordo com o conceito de intertextualidade, em relao ao texto de Verssimo ele uma pardia, uma parfrase ou uma apropriao? Justifique. 2. Onde reside o humor da tirinha? Explique da melhor forma possvel: 3. Analise cada reao de humor de cada personagem, em cada quadrinho: Magali, o sapo, o prncipe e novamente a Magali: 4. Crie uma resposta bem interessante e divertida para o prncipe dar Magali, a fim de deix-la: --> Mais decepcionada ainda; --> Satisfeita com a situao; --> Revoltadssima; 5. Se no lugar da Magali, outra personagem da Turma da Mnica beijasse o sapo, qual desejo ela certamente quereria? * Cebolinha * Mnica * Chico Bento * Casco 10. O diminutivo em "Garotinha" expressa o qu? Explique bem o seu raciocnio: 11. Explique a colocao do pronome "me" no primeiro quadrinho:

Potrebbero piacerti anche