Sei sulla pagina 1di 5

Apostila de Ortodontia (Tpicos) Comentrio: Ortodontia a especialidade da odontologia que estuda o crescimento da face, bem como o desenvolvimento das

s denties, prevenindo,interceptando e corrigindo as ms ocluses dentarias. uma das especialidades da Odontologia que mais exige qualificao do profissional para exerc-la, como conseqncia exige mais ainda tambm da TSB, mas como ficou bem claro, interessante que, sendo voc uma TSB de ortodontista, haver uma maior necessidade de se aperfeioar, de acordo com as tcnicas utilizadas pelo profissional e sua atuao esta limitada as atribuies previstas na Lei 11889-24/12/2008. No entanto, essa apostila lhe dar os conhecimentos bsicos necessrios para um bom atendimento. A lei 5.081 de 24 /08/1966 esclarece a competncia dos profissionais dentistas em poder atuar na especialidade, mesmo sem o ttulo de especialistas...as limitaes esto no cdigo de tica. ( consulte-o) ART.6 - Compete ao cirurgio-dentista:
I - praticar todos os atos pertinentes Odontologia, decorrentes de conhecimentos adquiridos em curso regular ou em cursos de psgraduao

Histrico: Edward Hartley ANGLE, considerado o pai da ortodontia, por ser atribudo a ele aproximadamente 40 invenes no sculo passado(1900) e que ainda

hoje, logicamente aperfeioadas pela tecnologia moderna, so usadas. Os BRQUETES por exemplo. Fundou a Escola ANGLE de ortodontia, exclusivamente para formar profissionais especialistas em Ortodontia, tornando-a a 1 Especialidade de Odontologia do mundo. Em 1847 j existia na Europa alguns profissionais que usavam o VULCANITE para confeccionar artefatos usados apara alinhar e nivelar dentes, porm eles no imaginavam que indiretamente estavam praticando a Ortodontia... Dentre as invenes de Dr Angle, podemos citar: 1. Liga nquel-prata 2. Moldeiras 3. Solda de Prata 4. Banda 5 Aparelho pino e tubo ( fio retangular) 6 Aparelho Edgewise ( Arco de canto) 7 Alicates especficos (p/ Bandas) Dentro desse contexto, atualmente a Ortodontia Brasileira ocupa um lugar de destaque a Ortodontia Mundial.

Ortodontia- a 1 especialidade da Odontologia mundial

Edward Hartley ANGLE

Nasceu em 1855, Pensilvnia Primeira publicao`de Angle foi em 1887 Em 1728 houve a primeira publicao ortodontica pelo Frances Pierre Fauchard

Os nossos dentes possuem uma mobilidade mnima considerada normal, causada por uma espcie de colcho de fibras que cerca cada um deles, e responsvel pela aderncia do dente ao osso, esse colcho chamado ligamento periodontal. Sob presso as fibras so comprimidas para o lado do movimento. A reao natural do organismo procurar manter o espao periodontal desencadeando algumas reaes qumicas que transformam osteocitos ( clulas sseas imaturas) em osteoclastos, responsveis pela reabsoro do osso, abrindo espao para que o dente se mova.

Tcnicas Existentes: Edgewise: Tcnica usada para tratamento das ms ocluses que utiliza brquetes padronizados sem nenhum condicionamento de torque embutido na sua confeco, isto , todos os movimento conseguidos nos dentes tero que ser condicionados pelas dobras nos fios...o brquete funciona apenas como Ganchos e/ou Trilhos. Esse foi a tcnica preconizada por ANGLE. Straigthwire Tcnica usada para tratamento das ms ocluses que utiliza brquetes com condicionamentos os quais ao receberem o fio RETO,plano, sem dobras, o que na tcnica anterior nada ocasionaria alm de alinhar e nivelar, induz angulaes e TORQUE aos dentes. Tcnica Lingual: Tcnica ainda pouco divulgada que consiste no uso de brquetes confeccionados dentro dos princpios anteriores para serem colados nas faces linguais dos dentes..

Os Brquetes: Existem diferenas entre os brquetes de cada tcnica, porm existem vrios fabricantes de brquetes, (Importados e Nacionais) A principal diferena deve estar na individualizao dos casos e desta feita, selecionar os tipos de brquetes conforme cada caso, seja importado, cermico, etc.

Ortodontia- a 1 especialidade da Odontologia mundial

Documentao Ortodntica (Pasta) (modelos,fotos, radiografias,) finalidade de obter informaes sobre as medidas dos pacientes como tambm a avaliao dos espaos nos modelos, alm do registro legal do tratamento. Bracket (Brquete) (tcnica aplicada straigthwire ou edgewise) Alicates: os mais usados so 139, Corte fio de amarrilho,corte comum, corte distal, mega) Aparelhos Funcionais so aparelhos que movimentam estruturas sseas em perodo de crescimento (ortopdicos) M ocluso (Malocclusion) Classe I- Maxila e Mandibula bem pocisionadas. Classe II- considerando a maxila bem posicionada, nestes casos a mandbula fica para trs (para dentro). Classe III- Considerando a maxila bem posicionada nestes casos a mandibula fica para frente,(para fora).

Ligadura (Alastic) Liga!!!! borrachinhas...

Fios (0.12,0.14,0.16,0.18,0.20, 0.17R,0.19R,0.21R, fios especiais super flxiveis,NITINOL, Twist Flex,) Arco Ideal (conceito bsico, o arco confeccionado conforme um DIAGRAMA escolhido previamente visando obter sempre arcos iguais por ocasio das trocas dos fios)

Alinhamento colocao de todos os dentes no contorno do ARCO ideal

Nivelamento de uma forma bsica manter os dentes em um mesmo nvel chamado PLANO OCLUSAL. (ver posicionamento de nivelamento conforme as prescries) Apinhamento ( dentes uns sobre os outros)

Traado cefalomtrico ( Exame informa valores lineares e angulares sobre as medidas craniofaciais dos pacientes)

Desnivelamento

Desalinhados

Potrebbero piacerti anche