Sei sulla pagina 1di 7

Clculo Diferencial e Integral

PROFESSOR CLOVIS JOSE SERRA DAMIANO

Funo Exponencial
Potenciao (reviso)
A potenciao ou exponenciao a operao de elevar um nmero ou expresso a uma dada potncia. Exemplo: 23 = 2.2.2 = 8 Nesta potncia o nmero 2 a sua base e ao nmero 3 damos o nome de expoente. Esta potncia representa a multiplicao de trs fatores iguais a dois, ento 23 igual a 2 . 2 . 2 que igual a 8. Potncias com expoente 2 ou 3 possuem uma outra forma particular de leitura. A potncia 23 tambm pode ser lida como dois ao cubo, assim como a potncia 32 pode ser lida como trs ao quadrado.

Potncias de Base Real com Expoente Inteiro


H quatro situaes em particular que iremos tratar: quando o expoente maior que um, quando igual a um, quando igual a zero e quando negativo.

Expoente Maior que 1


De forma geral: , isto , a multiplicao de n fatores iguais a a. Este o caso de mais fcil compreenso, pois o conceito da exponenciao est bem claro. Observe a expresso abaixo: 54, que se l 5 elevado a 4, ou 5 elevado quarta potncia igual ao produto de quatro fatores todos eles iguais a cinco. Ao multiplicarmos 5 vezes 5 vezes 5 vezes 5 iremos obter 625 que o resultado da exponenciao. O nmero de fatores iguais a 5 justamente o numeral do expoente. Apesar de estarmos trabalhando com expoentes inteiros, as bases podem ser decimais: Assim como tambm podem ser fracionrias:

Expoente Igual a 1
Todo nmero elevado a 1 igual ao prprio nmero:

Expoente Igual a 0
Todo nmero, diferente de zero, elevado a 0 igual a 1:

Expoente Negativo
Qualquer nmero diferente de zero elevado a um expoente negativo igual ao inverso deste nmero elevado ao oposto do expoente:

Propriedades das Potncias de Base Real com Expoente Inteiro Multiplicao de Potncias de Mesma Base
A multiplicao de potncias de mesma base igual a esta base elevada soma dos expoentes. Vamos analisar o desenvolvimento da expresso a elevado quinta potncia vezes a elevado ao quadrado para confirmarmos esta afirmao: Primeiramente vamos substituir as potncias por suas respectivas multiplicaes: Repare que a expresso foi substituda pela multiplicao de 7 fatores iguais a a. Pelo conceito da exponenciao podemos ento escrever a seguinte potncia: De onde conclumos que:

Generalizando:

Diviso de Potncias de Mesma Base


A diviso de potncias de mesma base, diferente de zero, igual a esta base elevada diferena dos expoentes. Vamos utilizar as mesmas potncias analisadas na propriedade anterior, mas agora fazendo a anlise em relao diviso:

Substituindo as potncias por suas respectivas multiplicaes:

Utilizamos uma frao ao invs do operador

, apenas para visualisarmos mais facilmente o

prximo passo, que ser a simplificao de dois fatores do numerador com dois fatores do denominador: Do estudado at agora sabemos que:

Ento chegamos a concluso de que:

Novamente generalizando temos:

Entendendo porque a0 = 1
Para a 0 sabemos que:

Ento se tivermos m = n temos que:

Sabemos que:

J todo nmero, diferente de zero, dividido por ele mesmo igual a 1 e que todo nmero menos ele mesmo igual a zero. Logo conclumos que:

por isto que todo nmero, diferente de zero, elevado a 0 igual a 1:

Entendendo porque a1 = a
Para a 0 sabemos que:

Logo se tivermos m = n + 1 temos que:

Como:

Ento:

Logo:

Agora vamos transformar as potncias do primeiro membro em multiplicaes do fator a: Repare que o numerador da frao no primeiro membro possui um fator a a mais que o denominador, pois o expoente da potncia do numerador tem uma unidade a mais que o expoente da potncia do denominador. Simplificando a frao temos:

Ou ainda: Outra forma de entendermos porque a1 = a que pela prpria definio de potncia, o expoente indica o nmero de fatores e como o expoente igual a 1, obviamente este fator ser o prprio nmero.

Entendendo porque a-n = 1/an


Como j vimos para a 0 temos que:

Se tivermos m = 0:

Como a0 = 1, temos:

Ou:

Potncia de um Produto
A potncia do produto de dois ou mais fatores igual ao produto de cada um destes fatores elevados ao expoente em questo:

Potncia de um Quociente
Podemos proceder de forma anloga ao que fizemos no caso da multiplicao, mas neste caso os divisores no podem ser iguais a zero:

Potncia de um Expoente Fracionrio Podemos transformar uma potncia com expoente fracionrio em um radical:

Exemplo:

Potncia de uma Raiz

Ao elevarmos um radical a uma dada potncia, estaremos obtendo o mesmo resultado que obteramos se elevssemos apenas o seu radicando a esta mesma potncia:

Exemplo:

Potncia de uma Potncia


Novamente para uma base diferente de zero podemos expressar a seguinte igualdade: Vamos como de costume recorrer a um exemplo:

Funo Exponencial
toda funo cuja lei dada por f(x) = ax, sendo a um nmero real positivo e diferente de 1. O a tem que ser maior do que zero para garantir que a funo tenha uma soluo real e diferente de 1 para ser exponencial, pois o 1 elevado a qualquer nmero ele mesmo, o que caracterizaria uma funo constante e no uma funo exponencial.

Grfico da Funo Exponencial


O grfico uma figura chamada curva exponencial, que passa por (0, 1). Para a > 1; a funo crescente.

Para 0 < a < 1; a funo decrescente.

A curva nunca ir interceptar o eixo x e no tem pontos nos quadrantes 3 e 4. A funo exponencial bijetora. A curva sempre cortar o eixo y no ponto 1. Os valores de y sempre sero positivos.

Exerccios de Aplicao
1. Construa o grfico das funes: a. y = 2x b. 2. Construa uma tabela e desenhe num referencial cartesiano, o grfico da funo exponencial . Use os seguintes valores para x: -2, -1, 0, 1 e 2. D o

domnio e o conjunto imagem dessa funo. 3. A populao P de um pas tem seu crescimento dado pela lei P = 2.000.000.(1,03) n, em que n o nmero de anos que decorrem depois desse pas ultrapassar dois milhes de habitantes. Observe a base dessa potncia e esboce o grfico dessa funo. Determine a populao estimada desse pas para n = 2. 4. A produo de uma indstria vem caindo ms a ms. Em um determinado ms ela produzia 100 unidades de seu principal produto. A partir de ento a sua produo mensal passou a ser dada pela lei y = 100.(0,4)x. a. Quantas unidades foram produzidas no terceiro ms desse perodo recessivo? b. Esboce o grfico da funo.

Equaes Exponenciais

As equaes exponenciais so aquelas que apresentam a incgnita no expoente. Para resolver as equaes exponenciais usaremos as propriedades das potncias. Propriedade muito utilizada para resoluo de equaes:

am = an
Exemplo: Qual o valor real x, tal que 2x = 16?

m=n (a>0 e a

Fatorar o 16. O objetivo colocar os dois membros da equao na mesma base. Temos ento:

Quando temos a mesma base, corta-se a base e trabalha-se apenas com o expoente.

Exerccios de aplicao:
1. Determinar o valor de x: a. b. c. d. e. f. g.

Potrebbero piacerti anche