Sei sulla pagina 1di 4

O art. 301 do CPC traz consigo onze incisos que podem ser alegados preliminarmente.

Em preliminar porque sua anlise se d antes do julgamento do mrito, justamente porque pode pro termo a lide. Art. 301 Compete-lhe [ao ru], porm, antes de discutir o mrito, alegar:

I Inexistncia ou nulidade da citao; Com efeito no se ter formada a relao triangular do processo sem o advento do ru que ser chamado ao processo justamente com sua citao. Nas palavras de Antonio Carlos Marcato (Cdigo de Processo Civil Interpretado, Atlas 2008, pg. 989): ato de integrao do sujeito passivo na relao jurdico-processual, a citao deve ser realizada com a observncia dos requisitos legais, sob pena de invalidade. Na mesma linha Luiz Rodrigues Wambier ( Curso Avanado de Processo Civil vol. I, Revista dos Tribunais 2008, pg. 389): No existindo, ou sendo nula, a citao, o processo no se ter formado, e eventual sentena proferida em processo sem citao vlida no produzir efeito Aparentemente invivel alegar tal inciso, pois se o ru o faz porque tomou conhecimento da demanda e, a luz dos princpios da instrumentalidade das formas e da economia processual, o comparecimento do ru no deve ser ignorado. Leciona Luiz Rodrigues Wambier (op. Cit. Pg. 390) que se o ru alega falta ou nulidade de citao em preliminar de contestao e, em seguida j produz defesa de mrito, o vcio est sanado. Entretanto, caso seu comparecimento seja to-somete para alegar a falta da citao vlida, o prazo para contestar correr a partir da data da intimao da deciso, na inteligncia do art. 214, 2.

II Incompetncia absoluta; Meio de defesa que no extingue o processo, mas, ao menos retarda a relao processual. Nas sbias lies de Marcato (op. Cit. Pg. 991), a incompetncia absoluta deve ser declarada de ofcio pelo juiz, podendo ser alegada pelo interessado, em qualquer tempo ou grau de jurisdio, independentemente de exceo. Mais do que uma defesa processual, tal alegao quase que um dever do ru. Se ele no o fizer j na contestao, malgrado possa fazer a qualquer tempo, sua negligncia acarretar a penalidade de arcar com as custas dos atos processuais j realizados.

No mesmo sentido Wambier: (...) porque nulo todo e qualquer ato decisrio proferido por juiz incompetente, deve o ru, por economia processual, argir a incompetncia absoluta, se existente, j ao incio da contestao; caso contrrio, responder integralmente pelas custas resultantes do retardo. Em verdade, tal nus vai alm de economia processual, pois que inibe o ru de m-f de protelar o processo deixando para alegar o inciso em momento que considerar oportuno, visando protelar o andamento do processo.

III Inpcia da Petio Inicial; Tomando conhecimento da petio inicial, o juiz verificar se ela preenche todos os requisitos legais; constatada qualquer das situaes enunciadas no pargrafo do art. 295[falta de pedido ou causa de pedir; da narrao dos fatos no decorrer logicamente o pedido; o pedido for juridicamente impossvel; contiver pedidos incompatveis entre si], dever indeferi-la (ou, sendo possvel, permitir ao autor que a emende ou retifique), conforme previsto no inciso I do aludido dispositivo legal (Marcato, op. Cit. Pg. 991) (grifei) Uma petio inicial inepta apresenta defeitos referentes ao pedido, esses defeitos impossibilitam ao ru o devido contraditrio, por isso tal exigncia. Aduz sabiamente Wambier que Se o juiz no indeferir liminarmente a inicial inepta (art. 295,I), poder o ru argir, na contestao, a inpcia, objetivando a extino do processo sem julgamento do mrito (op. Cit. Pg. 390)

IV Perempo; Na definio de Wambier a proibio de o autor intentar novamente a ao, contra o mesmo ru e com o mesmo objeto, se deu causa, por trs vezes, extino do processo, por no promover os atos de diligncia que lhe competiam (art. 268, pargrafo nico, e art. 267,III) Aqui h uma exceo ao art. 5, XXXV da Constituio Federal, que se refere ao direito ao. Na verdade uma penalidade pela desdia do autor que deveria ser o mais interessado na celeridade do processo, mas no cumpre por trs vezes atos de sua incumbncia que dariam causa extino do processo. Tal penalidade, entretanto no tem tanta eficcia, como francamente postula Marcato:instituto de reduzida (melhor dizendo, nenhuma) aplicao prtica, a perempo pena processual imposta ao autor negligente, que consiste na perda do direito de ao. bom que se diga que tal penalidade atinge apenas o direito de ao, no impedindo que o autor perempto utilize de seus argumentos numa possvel defesa.

V Litispendncia; A prpria legislao define litispendncia (art. 301, 1) como sendo a reproduo de ao anteriormente ajuizada enquanto essa ainda no transitou em julgado, entendida a reproduo quando a ao contiver as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido. A segunda ao, com propriedade defende Wambier, na qual a litispendncia ser alegada como preliminar, no poder prosseguir, e o processo ser extinto, sem julgamento de mrito.

VI Coisa Julgada; Se uma ao j transitada em julgado reproposta, conter o defeito da coisa julgada. trata-se aqui da coisa julgada material, entendida, na dico do art. 467, como a eficcia, que torna imutvel e indiscutvel a sentena, no mais sujeita a recurso ordinrio ou extraordinrio (Marcato)

VII Conexo; Nas sbias lies de Marcato, embasado no art. 103 do CPC, duas ou mais aes so conexas quando tiverem, em comum, o objeto ou a causa de pedir. Importa verificar a existncia de vnculo conectivo entre as aes. Assinala Wambier tratar-se a conexo de defesa processual imprpria, porque, se verificada, no extingue o processo, mas apenas ocasiona a modificao da competncia relativa, reunindo dois ou mais processos que se encontrem em juzos de idntica competncia, para que sejam julgados simultaneamente. A conexo como defesa impede julgamentos discrepantes, e evidente que o vnculo estabelecido entre as aes pode ter o condo de interferir no julgamento de qualquer das causas, da sua importncia.

VIII Incapacidade da Parte, defeito de representao ou falta de autorizao; Aqui no h novidade alguma. Por se tratar de pressuposto processual, sua falta ocasiona extino do processo sem julgamento do mrito. Nas palavras de Wambier: Alegado o vcio, o juiz suspender o processo, marcando prazo razovel para que o

defeito seja sanado. Caso o autor no cumpra a determinao no prazo assinalado, os atos por ele praticados sero anulados ocasionando a extino do processo.

IX Conveno de arbitragem; Com maestria explicita Marcato que a Lei n 9.307/96, conhecida como lei de arbitragem, revogou os arts 1.072 a 1.102 do CPC e regulou, sob a denominao genrica de converso de arbitragem, a clusula compromissria e o compromisso arbitral. Enquanto a clausula tem natureza de objeo processual (podendo, por isso mesmo, ter sua existncia reconhecida pelo juiz at mesmo de ofcio), o compromisso uma exceo processual da a ressalva contida no 4 do art. 301 do CPC. Reconhecida e proclamada a existncia de conveno de arbitragem, em qualquer de suas modalidades, o processo ser extinto sem resoluo do mrito. importante assinalar que a conveno s cabvel se o litgio envolve direitos patrimoniais e, ainda sim se os contratantes forem capazes.

X Carncia de ao; Nas palavras de Wambier, a conseqncia da falta de qualquer das condies para o exerccio de ao (legitimidade das partes, interesse processual, e possibilidade jurdica do pedido). Faltando qualquer desses, o processo ser extinto, sem julgamento do mrito.

XI Falta de cauo ou de outra prestao, que a lei exige como preliminar; H casos em que a lei exige, para a propositura da ao, que o autor preste cauo ou outras prestaes que sero tidas como verdadeiros condicionantes do processo. Marcato assim as exemplifica: a teor do art. 835, dever o autor da ao, que resida fora do Brasil ou dele venha a ausentar-se na pendncia de processo, prestar cauo que garanta, sendo ao final sucumbente, o pagamento das custas e dos honorrios advocatcios da parte contrria salvo se possuir bens imveis no pas que assegurem o pagamento. Igualmente no poder o autor, uma vez extinto o processo, sem julgamento do mrito, ajuizar novamente a mesma ao sem antes pagar ou depositar em cartrio as despesas e honorrios, aos quais foi condenado no processo anterior (art. 28 e 268)

Potrebbero piacerti anche