Sei sulla pagina 1di 17

MANUAL

OPP / 2011

Estgios Profissionais

ndice
4 I. INTRODUO
4 6 8 9 11 1. Obrigatoriedade de inscrio na OPP e de realizao de Estgio Profissional 2. mbito, objectivo e durao do Estgio Profissional 3. Inscrio na OPP na categoria de Membro Estagirio 4. Procura de entidade receptora do Estgio Profissional 5. Procura de orientador do Estgio Profissional

12 II. A PLATAFORMA DE ESTGIOS PROFISSIONAIS


12 13 16 18 19 20 21 22 1. Registo do Psiclogo Estagirio na Plataforma de Estgios Profissionais 2. Submisso da informao necessria na Plataforma de Estgios Profissionais 3. Registo do Orientador na Plataforma de Estgios Profissionais 4. Validao do Projecto de Estgio pelo Orientador 5. Validao do Projecto de Estgio pela Comisso de Estgios 6. Fichas de Assiduidade 7. Relatrio de Progresso 8. Relatrio Final

23 III. PAGAMENTO DO ESTGIO PROFISSIONAL 24 IV. CURSO DE FORMAO ASSOCIADO AO ESTGIO PROFISSIONAL

Estgios Profissionais

25 V. PERGUNTAS FREQUENTES (FAQS)

MANUAL

Estgios Profissionais / MANUAL

Estgios Profissionais / MANUAL

I. INTRODUO
1. Obrigatoriedade de inscrio na OPP e de realizao de Estgio Profissional
De acordo com o Art. 51 (Inscrio) do Estatuto da OPP aprovado pela Lei N 57/2008, de 4 de Setembro, podem inscrever-se na OPP aqueles que cumpram os requisitos de uma das alneas do ponto 1 do referido artigo, nomeadamente: a) Os mestres em Psicologia que tenham realizado estudos superiores de 1 e 2 ciclo em Psicologia; b) Os licenciados em Psicologia que tenham realizado uma licenciatura com a durao de quatro ou cinco anos, anterior data de 31 de Dezembro de 2007; c) Os profissionais de outros Estados membros da Unio Europeia que sejam titulares de habilitaes acadmicas ou profissionais requeridas legalmente para o exerccio da profisso no respectivo Estado de origem; d) Os nacionais de outros Estados em condies de reciprocidade desde que obtenham a equiparao nos termos da lei em vigor. Nos termos do Art. 1, ponto 2 do Regulamento de Inscrio (Regulamento n. 130/2011, publicado na 2. Srie do Dirio da Repblica em 18 de Fevereiro de 2011) , no pode denominar-se psiclogo ou psiclogo estagirio quem no estiver inscrito como tal na OPP. Assim, todos os licenciados em Psicologia que pretendam exercer a profisso de psiclogos, em qualquer sector de actividade, devem proceder inscrio na OPP logo que preencherem os requisitos acima referidos e estiverem na posse do(s) respectivo(s) Certificado(s) de Habilitaes. De acordo com o Art. 52, ponto 1, do Estatuto da OPP para a passagem a membro efectivo da OPP, o respectivo membro tem obrigatoriamente de realizar um estgio profissional promovido e organizado pela respectiva OPP, cujos termos so aprovados em regulamento prprio. Assim, a realizao de estgio profissional um requisito indispensvel e obrigatrio para a formao profissional do psiclogo, dela dependendo a inscrio na OPP na categoria de Membro Efectivo. O estgio profissional tem uma durao de: a) 12 meses para os mestres que tenham realizado o 1. e 2. ciclo de estudos em Psicologia com estgio curricular includo; b) 12 meses para os licenciados em Psicologia que tenham realizado uma licenciatura de quatro ou cinco anos com estgio curricular includo; c) 18 meses para os licenciados em Psicologia que tenham realizado uma licenciatura de quatro anos sem estgio curricular includo (cf. Art. 52, ponto 2).

Estgios Profissionais / MANUAL

Estgios Profissionais / MANUAL

I. INTRODUO
2. mbito, objectivo e durao do Estgio Profissional
O objectivo da realizao do estgio profissional prende-se com a aplicao, em contexto real de trabalho, dos conhecimentos tericos decorrentes da formao acadmica do psiclogo estagirio, com o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas concretos e com a aquisio de competncias e mtodos de trabalho indispensveis a um exerccio competente e responsvel da actividade da Psicologia, designadamente nas suas vertentes tcnica, cientfica, deontolgica e de relacionamento interpessoal (cf. Art. 3 do Regulamento de Estgios da OPP, aprovado em anexo ao Despacho da Ministra da Sade n. 15886/2010 e publicado na 2. Srie do Dirio da Repblica em 20 de Outubro de 2010). Durante o perodo de estgio, o psiclogo estagirio deve realizar, no mnimo, 1.600 horas ou 2.400 horas no exerccio de actividades especficas da Psicologia, consoante o estgio tenha uma durao mxima de doze ou dezoito meses. Pelo menos dois teros do perodo de estgio devem ser realizados em regime presencial, podendo as restantes horas ser realizadas em regime no presencial. considerada actividade especfica da Psicologia a actividade do psiclogo estagirio junto da entidade receptora de estgio, o trabalho desenvolvido com o Orientador de estgio, a frequncia do curso de estgio, a assistncia de seminrios e conferncias organizadas pela OPP ou por terceiros e o estudo de matrias relacionadas com actividades desenvolvidas no mbito do estgio profissional. Durante o perodo de realizao do estgio profissional, o psiclogo estagirio tem o direito de a) ser apoiado pela OPP na defesa dos seus direitos e interesses profissionais; b) Receber um mnimo de uma hora de orientao por semana e c) Participar nos cursos de formao de psiclogos estagirios organizados pela OPP, cuja frequncia obrigatria. No final do perodo de realizao do estgio profissional e da frequncia, com aprovao, no curso de formao associado ao estgio profissional, o candidato dever inscrever-se na OPP como Membro Efectivo.

Estgios Profissionais / MANUAL

Estgios Profissionais / MANUAL

I. INTRODUO
3. Inscrio na OPP na categoria de Membro Estagirio
Para poder realizar estgio profissional, o psiclogo estagirio dever obrigatoriamente proceder sua inscrio, efectuando o seu registo na pgina da OPP (www. ordemdosdospsicologos.pt), assinalando a categoria de Membro Estagirio Modalidade A (Realizao de Estgio). Aquando da submisso do formulrio electrnico, receber um e-mail que contm o username e password que utilizar para acesso sua rea pessoal na pgina da OPP e uma listagem dos documentos que dever enviar pelo correio para a Sede da OPP para formalizar a sua inscrio. A listagem de documentos a enviar pode igualmente ser consultada no Anexo II do Regulamento de Inscrio, disponvel na pgina da OPP para consulta. Dever remeter, juntamente com os restantes documentos solicitados, o original ou cpia autenticada do Certificado de Habilitaes de Licenciatura/ Mestrado Integrado / 1 e 2 ciclos em Psicologia (todos os certificados originais sero devolvidos quando o processo de inscrio estiver concludo). Por fim, dever dirigir-se sua rea pessoal na pgina na OPP (rea loja), na qual poder aceder sua factura-recibo. Nesta, encontrar as referncias para proceder ao pagamento da inscrio. No acto do seu registo ter que efectuar o pagamento de 80. Aps anlise, pela Comisso Tcnica de Admisso, dos documentos enviados, ser emitida uma nova Factura/Recibo no valor de 100 referente sua inscrio. O processo de inscrio na OPP na categoria de Membro Estagirio considera-se concludo data da aprovao pela Direco, que deve ocorrer no prazo mximo de 60 dias a contar da sua apresentao (cf. Regulamento de Estgios Profissionais da OPP).

I. INTRODUO
4. Procura de Entidade Receptora do Estgio Profissional
De acordo com o Art. 4 (Caracterizao do Estgio Profissional) do Regulamento de Estgios da OPP, o estgio profissional auto-proposto pelo candidato e tem lugar no seio de entidades que com a OPP celebrem um protocolo de estgio profissional. Assim, da responsabilidade do candidato a apresentao de uma proposta de local de estgio OPP, bem como a indicao de um profissional que possa supervisionar o referido estgio. Estes passos so prvios candidatura a estgio profissional. O Regulamento de Estgios da OPP exige que a listagem de entidades com as quais foram estabelecidos Protocolos de Colaborao seja pblica e, como tal, essa listagem disponibilizada na Plataforma de Estgios Profissionais. No entanto, o objectivo desta listagem no o de fornecer aos estagirios uma indicao acerca das entidades disponveis para os receber em situao de estgio profissional. Encontra-se explcito na Plataforma de Estgios Profissionais que a lista meramente informativa, acrescentando-se o seguinte: os Protocolos de Colaborao estabelecidos com as entidades que se seguem foram assinados, na sua maioria, no contexto de estgios profissionais actualmente em curso. Logo, no existe qualquer garantia de que estas entidades estejam, no momento, disponveis para acolher novos psiclogos estagirios.

Estgios Profissionais / MANUAL

Estgios Profissionais / MANUAL

4.1. Protocolo de colaborao entre a Entidade Receptora e a OPP Qualquer entidade, singular ou colectiva, pblica ou privada, cuja actividade compreenda o domnio da Psicologia e que proporcione condies adequadas prtica profissional do psiclogo estagirio, pode celebrar protocolo de estgio profissional com a OPP. A entidade receptora dever remeter, pelo correio e para a Sede da OPP, dois exemplares do Protocolo de Colaborao, nos termos do qual a entidade se compromete a respeitar os deveres que para ela resultam do Regulamento de Estgios Profissionais da OPP. Para alm do Protocolo, a entidade receptora deve remeter igualmente uma declarao de compromisso nos termos da qual se compromete a receber o psiclogo estagirio. Ambos os documentos se encontram disponveis na Plataforma de Estgios Profissionais, para download.

I. INTRODUO
5. Procura de Orientador do Estgio Profissional
O Orientador do estgio profissional ser o profissional responsvel pela direco e superviso da actividade do psiclogo estagirio. A indicao do Orientador do estgio profissional obrigatria e da responsabilidade do psiclogo estagirio. De acordo com o Regulamento de Estgios da OPP, o Orientador do estgio profissional poder ser um profissional interno ou externo entidade receptora, desde que detenha, pelo menos, cinco anos de experincia profissional e seja membro efectivo da OPP, no pleno gozo dos direitos que lhe cabem a este ttulo (cf. Art. 18, ponto 3 do Regulamento de Estgios da OPP). Assim, desde que preencha os critrios acima referidos, o Orientador do estgio profissional poder ser um profissional interno ou externo entidade receptora. No entanto, de acordo com o Regulamento de Estgios da OPP, o psiclogo estagirio deve dar preferncia escolha de um Orientador do estgio profissional que esteja integrado na entidade que o acolhe. O Orientador do estgio profissional dever comprometer-se a colaborar com a OPP, nos termos de Contrato de Orientao de Estgio Profissional a celebrar com a OPP e na conscincia dos direitos e deveres descritos no referido Contrato e Regulamento de Estgios da OPP. O mesmo Orientador no poder orientar anualmente mais do que cinco estgios profissionais.

Estgios Profissionais / MANUAL

Estgios Profissionais / MANUAL

II. A PLATAFORMA DE ESTGIOS PROFISSIONAIS


A Plataforma de Estgios Profissionais um suporte informtico que sustenta todos os procedimentos relacionados com os estgios profissionais. Nela intervm: a) o psiclogo estagirio, b) o Orientador e c) a Comisso de Estgios, composta por cinco elementos (presidente, secretrio e trs vogais), cujas competncias so descritas no Regulamento de Estgios da OPP. Comisso de Estgios compete a fiscalizao do estgio profissional, devendo esta proceder s averiguaes necessrias, com vista verificao do cumprimento do projecto de estgio e dos deveres do psiclogo estagirio e do Orientador.

II. A PLATAFORMA DE ESTGIOS PROFISSIONAIS

2. Submisso da informao necessria na Plataforma de Estgios Profissionais


Aps ter efectuado o seu registo, o psiclogo estagirio dever submeter toda a informao e documentao necessrias para iniciar o estgio profissional: 2.1. Informao relativa Entidade Receptora da responsabilidade do psiclogo estagirio a apresentao de uma proposta de local de estgio OPP. Neste ponto, o psiclogo estagirio dever inserir os dados solicitados relativos entidade receptora. 2.2. Orientador Neste ponto, o psiclogo estagirio dever indicar o nmero de cdula profissional do Orientador escolhido, bem como se o mesmo est ou no integrado na entidade receptora. 2.3. Declarao de Compromisso Neste ponto, o psiclogo estagirio dever preencher uma declarao de compromisso, nos termos da qual se responsabiliza por respeitar os seus deveres, designadamente: a) Respeitar escrupulosamente os princpios definidos no Estatuto, no Cdigo Deontolgico e nos demais Regulamentos aprovados pelos rgos da OPP; b) Observar escrupulosamente as regras e condies que se imponham no seio da entidade receptora;

1. Registo do Psiclogo Estagirio na Plataforma de Estgios Profissionais


Aps ter identificado o Orientador responsvel pelo seu estgio profissional, o psiclogo estagirio dever aceder Plataforma de Estgios Profissionais e efectuar o seu registo, utilizando, para o efeito, o username e password que lhe foram facultados aquando do registo na pgina da OPP.

Estgios Profissionais / MANUAL

Estgios Profissionais / MANUAL

c) Ser orientado por um profissional de Psicologia, inscrito na OPP, no pleno gozo dos direitos que lhe cabem a este ttulo e com, pelo menos, cinco anos de experincia profissional; d) Guardar respeito e lealdade para com o Orientador de estgio profissional e para com a entidade receptora; e) Participar na definio dos parmetros do funcionamento e orientao de estgio e cumprir o definido no projecto de estgio profissional; f) Proceder a um registo de horas, fiel e verdadeiro, e conforme s exigncias de boa f; g) Colaborar com diligncia, empenho e competncia em todas as actividades, trabalhos e aces de formao que venha a frequentar no mbito do estgio profissional; h) Contribuir para a boa reputao da OPP e abster-se de prticas que a prejudiquem; i) Elaborar e apresentar um relatrio de estgio que descreva fielmente as actividades desenvolvidas no estgio profissional de acordo com as regras e princpios estabelecidos; j) Pagar atempadamente as quotas ou encargos a que possa estar obrigado.

2.3. Projecto de Estgio Neste ponto, o psiclogo estagirio dever submeter o seu projecto de estgio na Plataforma de Estgios Profissionais, preenchendo todos os campos necessrios no formulrio disponibilizado para o efeito. No obrigatrio o preenchimento da totalidade dos campos; o psiclogo estagirio dever preencher o formulrio de acordo com as actividades a desempenhar na entidade receptora. No entanto, os seguintes campos so de preenchimento obrigatrio: - Sumrio - Local de Estgio - Caracterizao da Entidade Receptora - Durao do Estgio - Estabelecimento de objectivos - Avaliao preliminar [obrigatrio o preenchimento de um dos campos desta seco: avaliao individual/grupal/organizacional] - Definio e Preparao estratgica - Planeamento da interveno - Planeamento da avaliao - Bibliografia utilizada - Estratgia profissional - Relaes profissionais - Auto-avaliao No final do preenchimento do formulrio, clique em submeter. Quando o preenchimento concludo, o psiclogo estagirio dever lacrar o formulrio de projecto de estgio (clicando em submeter); neste momento, o Orientador receber um e-mail a informar que o projecto de estgio est concludo e poder consult-lo para validao e, eventualmente, sugerir as alteraes necessrias.

Estgios Profissionais / MANUAL

Estgios Profissionais / MANUAL

II. A PLATAFORMA DE ESTGIOS PROFISSIONAIS

3. Registo do Orientador na Plataforma de Estgios Profissionais


O Orientador dever igualmente efectuar o seu registo na Plataforma de Estgios Profissionais (rea de Orientadores) e preencher, na Plataforma, toda a documentao a si destinada, designadamente: 3.1. Declarao De Compromisso, nos termos da qual o Orientador do estgio profissional se compromete a dirigir e supervisionar a actividade do psiclogo estagirio. 3.2. Proposta de Contrato de Orientao de Estgio Profissional, nos termos da qual o Orientador se compromete a respeitar os deveres previstos no Regulamento de Estgios Profissionais da OPP, designadamente: a) Zelar pelo cumprimento do projecto de estgio profissional; b) Garantir o rigor profissional, tico e deontolgico, tanto ao nvel da formao concedida ao psiclogo estagirio como da exigncia que lhe imposta; c) Disponibilizar formao regular ao psiclogo estagirio; d) Apreciar e ratificar o registo de horas do psiclogo estagirio, nos termos previstos no artigo 16. do Regulamento, e enviar CE informao trimestral; e) Dar parecer quanto aos requerimentos de prorrogao do perodo de estgio apresentados pelos psiclogos estagirios; f) Enviar CE informao de progresso semestral do/a psiclogo estagirio; g) Em funo do aproveitamento e evoluo do/a psiclogo estagirio durante o estgio, apreciar o seu relatrio de estgio com vista sua validao, fazendo-o acompanhar de parecer fundamentado concluindo pela aptido ou inaptido do/a psiclogo estagirio para o exerccio das suas funes profissionais; h) Colaborar com a CE na avaliao final do/a psiclogo estagirio, nos termos do n. 8 do artigo 22. do Regulamento;

Estgios Profissionais / MANUAL

Estgios Profissionais / MANUAL

II. A PLATAFORMA DE ESTGIOS PROFISSIONAIS


4. Validao do Projecto de Estgio pelo Orientador

II. A PLATAFORMA DE ESTGIOS PROFISSIONAIS


5. Validao do Projecto de Estgio pela Comisso de Estgios

Aps ter recebido o e-mail de notificao da concluso do preenchimento do formulrio de projecto de estgio, o Orientador valida o projecto submetido pelo psiclogo estagirio; esta operao s possvel aps a submisso do projecto de estgio pelos estagirios. Se a apreciao for negativa, o psiclogo estagirio notificado, via e-mail, de que dever aceder novamente ao formulrio de projecto de estgio para efectuar as alteraes necessrias; se a apreciao for positiva, o psiclogo estagirio igualmente notificado e o projecto de estgio no poder sofrer alteraes adicionais (excepto se as mesmas forem indicadas pela Comisso de Estgios, cf. ponto seguinte). O projecto de estgio est pronto para ser acedido e analisado pela Comisso de Estgios, entidade responsvel pela aprovao projecto de estgio elaborado pelo psiclogo estagirio e aprovado pelo Orientador.

Aps receber a notificao de que projecto de estgio se encontra lacrado, a Comisso de Estgios verifica se a proposta respeita, na sua totalidade, as regras e princpios constantes do Regulamento de Estgios da OPP e autoriza a prossecuo do projecto de estgio. A aprovao do projecto de estgio deve ocorrer no prazo mximo de 60 dias a contar da data em que o mesmo lacrado. Aps a aprovao do projecto de estgio, o psiclogo estagirio e o Orientador recebem uma notificao. O psiclogo estagirio considera-se inscrito na OPP na data da aprovao pela Direco do projecto de estgio (cf. Art. 11, ponto 3 do Regulamento de Estgios da OPP)

Estgios Profissionais / MANUAL

Estgios Profissionais / MANUAL

II. A PLATAFORMA DE ESTGIOS PROFISSIONAIS


6. Fichas de Assiduidade
O registo das horas realizadas pelo psiclogo estagirio visa demonstrar e garantir o cumprimento do nmero mnimo de horas no exerccio de actividades especficas da Psicologia e obedece aos princpios da boa-f e da cooperao entre as entidades intervenientes no mbito da realizao dos estgios profissionais (cf. Art. 16 do Regulamento de Estgios da OPP). O psiclogo estagirio dever preencher, semanalmente, uma Ficha de Assiduidade, cujo modelo se encontrar na Plataforma de Estgios Profissionais, para preenchimento on-line; dever registar o nmero de horas semanais realizadas em regime presencial e no presencial, bem como as eventuais faltas. No final de cada ms, o Orientador recebe uma notificao para proceder apreciao e validao da ficha de assiduidade preenchida pelo psiclogo estagirio; no caso de ser externo entidade receptora, o Orientador poder solicitar a esta ltima as informaes e os esclarecimentos que considere necessrios. Por fim, a ficha de assiduidade validada pela Comisso de Estgios. Aps essa validao, o psiclogo estagirio automaticamente notificado.

II. A PLATAFORMA DE ESTGIOS PROFISSIONAIS


7. Relatrio de Progresso
Semestralmente, o psiclogo estagirio dever proceder ao preenchimento, na Plataforma de Estgios Profissionais do formulrio de Relatrio de Progresso; assim, apresentar um ou dois relatrios desta natureza, dependendo da durao do seu estgio profissional (12 ou 18 meses). Aps apreciao do Relatrio de Progresso, o Orientador preenche a Ficha de Avaliao Semestral, na qual procede avaliao do desempenho do psiclogo estagirio de acordo com critrios previamente definidos. Neste procedimento, o Orientador poder dar indicaes no sentido da reviso do projecto inicial do estgio. Caso haja lugar a essa reviso, o psiclogo estagirio dever proceder, na Plataforma de Estgios Profissionais, s alteraes necessrias ao formulrio de projecto de estgio. O projecto revisto dever ser validado pelo Orientador; aps essa validao, o projecto revisto lacrado pelo psiclogo estagirio (clicando em submeter), para efeitos de validao pela Comisso de Estgios. A reviso do projecto considera-se aprovada quando o psiclogo estagirio recebe uma notificao dessa aprovao pela Comisso de Estgios.

Estgios Profissionais / MANUAL

Estgios Profissionais / MANUAL

II. A PLATAFORMA DE ESTGIOS PROFISSIONAIS


8. Relatrio Final
No final do perodo de estgio, o psiclogo estagirio dever proceder ao preenchimento, na Plataforma de Estgios Profissionais, do formulrio de Relatrio Final de Estgio, cuja estrutura ser similar ao formulrio de projecto de estgio. Seguidamente, o mesmo avaliado pelo Orientador, a quem compete o preenchimento de um Parecer de Aptido/Inaptido. Se o parecer positivo, o Relatrio Final de Estgio lacrado (clicando em submeter). Num prazo de 30 dias, a Comisso de Estgios procede ento avaliao do Relatrio Final de Estgio. Caso o parecer seja positivo, o psiclogo estagirio e o Orientador so notificados da aprovao do estgio profissional. Concludo e aprovado o estgio profissional, o psiclogo estagirio pode solicitar em qualquer delegao regional da OPP a sua inscrio na OPP na categoria de membro efectivo. No caso de no aprovao do Relatrio Final de Estgio, caduca a inscrio do psiclogo estagirio.

III. PAGAMENTO DO ESTGIO PROFISSIONAL


Os valores a pagar pelos Membros Estagirios encontram-se descritos no Regulamento de Quotas e Taxas da OPP, disponvel na pgina da OPP para consulta. Os valores previstos no ponto 2 da Tabela de quotas, taxas e emolumentos destinam-se a suportar os custos de organizao dos estgios profissionais, designadamente, a manuteno da Plataforma de Estgios Profissionais que suportar todos os procedimentos relacionados com os estgios e organizao dos cursos de formao.

Estgios Profissionais / MANUAL

Estgios Profissionais / MANUAL

IV. CURSO DE FORMAO ASSOCIADO AO ESTGIO PROFISSIONAL


A OPP organiza e disponibiliza, directamente ou atravs das suas delegaes regionais, cursos de formao de estgio profissional, que visaro essencialmente a preparao do psiclogo estagirio na vertente deontolgica e profissional. A frequncia e obteno de avaliao positiva nos cursos de formao de estgio profissional organizados pela OPP so obrigatrias, conforme indicado no Regulamento de Estgios da OPP. O curso , assim, complementar realizao de estgio profissional. O psiclogo estagirio dever frequentar e obter avaliao positiva no curso de formao de estgio profissional e comparecer em pelo menos 90% do curso de formao de estgio profissional. Os objectivos e funcionamento geral dos cursos de formao profissional encontram-se descritos no Art. 21 do referido Regulamento, disponvel na pgina da OPP para consulta. A OPP disponibilizar, ao longo do tempo, diversas edies do curso de formao em vrias localidades do pas. A abertura de inscries para as diversas edies do curso publicitada na pgina da OPP (menu cursos de formao). A abertura de inscries igualmente divulgada atravs do Facebook e Twitter. As inscries devero ser encaminhadas para o e-mail: cursoformacao@ordemdospsicologos.pt

V. PERGUNTAS FREQUENTES (FAQs)


1. A entidade onde pretendo realizar o meu estgio profissional recusa-se a assinar o Protocolo de Colaborao. Posso submeter o meu projecto de estgio?
NO. Para a formalizao de candidatura a estgio profissional fundamental a) a submisso do projecto de estgio na Plataforma de Estgios Profissionais; b) a validao do projecto pelo orientador do estgio, na referida Plataforma; c) a validao do projecto pela Comisso de Estgios e d) a entrega do Protocolo de Colaborao e da declarao de compromisso pela entidade receptora. Estes procedimentos so incontornveis.

2. Posso realizar um estgio profissional no remunerado?


NO. De acordo com o ponto 6 do Art. 17 do Regulamento de Estgios da OPP, a entidade receptora do estgio profissional deve proporcionar uma remunerao ao Psiclogo Estagirio, pelo que s a ttulo excepcional o estagirio pode aceitar que o estgio profissional no seja remunerado. No entanto, o Decreto-Lei n. 66/2011 de 1 de Junho prev, no art. 8., ponto 1, a atribuio de um subsdio de estgio: durante o decurso do perodo de estgio, a entidade promotora paga ao estagirio um subsdio mensal de estgio, cujo valor no pode ser inferior ao valor correspondente ao indexante dos apoios sociais (IAS), institudo pela Lei n. 53-B/2006, de 29 de Dezembro, alterada pelo Decreto-Lei n. 323/2009, de 24 de Dezembro, e pelas Leis n.os 3-B/2010, de 28 de Abril, e 55A/2010, de 31 de Dezembro. Esta norma aplicvel a partir do dia 1 de Setembro de 2011.

Estgios Profissionais / MANUAL

Estgios Profissionais / MANUAL

NO ENTANTO, no ponto 2 do art. 1 do mesmo Decreto-Lei referido que se encontram excludos do mbito de aplicao do presente decreto-lei: a) Os estgios curriculares; b) Os estgios profissionais extracurriculares que sejam objecto de comparticipao pblica; c) Os estgios profissionais regulados pelos Decretos-Leis n. 18/2010, de 19 de Maro, e 65/2010, de 11 de Junho; d) Os estgios cuja realizao seja obrigatria para o ingresso ou acesso a determinada carreira ou categoria no mbito de uma relao jurdica de emprego pblico; e e) Os estgios que correspondam a trabalho independente. Assim, o estgio profissional exigido pelo Regulamento de Estgios da OPP da OPP s poder ser no remunerado se corresponder aos critrios da alnea e) acima mencionada. A definio de estgio profissional que corresponde a trabalho independente dever corresponder ao explicitado no ponto 2 do art. 2 do Decreto-Lei n. 66/2011: Para os efeitos da alnea e) do n. 2 do artigo anterior, considera-se que o estgio profissional corresponde a trabalho independente sempre que, expressamente, o estagirio, nessa qualidade, e considerando o nmero anterior, exerce, exclusivamente por conta prpria, ainda que sob a orientao da entidade promotora, todas as tarefas ou actividades inerentes ao estgio e para cujo exerccio entregou no respectivo servio de finanas, previamente ao incio da realizao do estgio, a devida declarao de incio de actividade. Em suma, o estgio profissional deve cumprir os requisitos do Regulamento de Estgios da OPP e, simultaneamente, as normas estabelecidas pelo Decreto-Lei n. 66/2011 de 1 de Junho respeitantes questo da remunerao.

3. Posso realizar um estgio profissional tendo um contrato de trabalho com a entidade que me acolhe?
SIM. A OPP no interfere no tipo de relao contratual ou vnculo estabelecido entre o PSICLOGO ESTAGIRIO e a entidade receptora, desde que sejam observados todos os requisitos do Regulamento de Estgios da OPP e sejam cumpridos os demais procedimentos delineados para a formalizao do estgio profissional.

4. Posso realizar o estgio profissional em mais do que uma entidade?


SIM. A Comisso de Estgios entende que o estgio profissional pode ser realizado, no mximo, em duas instituies diferentes (independentemente do perodo cumprido em cada instituio); no entanto, fundamental que o projecto de estgio submetido se mantenha, bem como o ORIENTADOR inicialmente indicado. O psiclogo estagirio poder, no entanto, indicar um co-orientador na segunda instituio de acolhimento. Assim, o projecto de estgio deve ser nico, abrangendo as actividades a desenvolver em ambos os locais de estgio. Neste caso, o psiclogo estagirio dever ainda anexar ao formulrio de projecto de estgio um documento onde explicite a situao e a necessidade de dois locais de estgio distintos (o upload do documento deve ser feito no menu ficheiros). Dever ser celebrado um Protocolo de Colaborao com ambas as entidades de acolhimento.

Estgios Profissionais / MANUAL

Estgios Profissionais / MANUAL

5. Posso realizar o estgio profissional no mbito de um projecto de investigao em psicologia (por exemplo, atravs de uma Bolsa de Investigao)?
DEPENDE. A Comisso de Estgios entende que as actividades de investigao em psicologia, por si s, no sero equiparveis a estgio profissional, a menos que configurem o exerccio comprovado de prtica profissional, tal como descrito no Regulamento de Estgios da OPP.

8. Posso realizar um estgio profissional ao abrigo do programa de estgios profissionais do IEFP?


SIM. No entanto, no existe qualquer acordo ou qualquer correspondncia directa entre os estgios promovidos pelo programa de estgios profissionais do IEFP e os estgios exigidos pelo Regulamento de Estgios da OPP dado que no objectivo do programa promover estgios de acesso a Ordens profissionais. Assim, ser da competncia da Comisso de Estgios o eventual reconhecimento dos estgios profissionais realizados (ao abrigo do programa de estgios profissionais do IEFP ou de quaisquer outros programas), desde que as suas caractersticas sejam semelhantes s previstas no Regulamento de Estgios da OPP; a Comisso de Estgios teria que avaliar o projecto de estgio submetido na Plataforma de Estgios Profissionais e as suas especificidades (tarefas desenvolvidas, durao, orientao, produo de relatrio final e avaliao) para decidir acerca do possvel reconhecimento das actividades desenvolvidas no mbito do estgio.

6. Posso realizar o estgio profissional numa rea diferente da minha rea de pr-especializao?
SIM. A Comisso de Estgios entende que poder realizar o estgio profissional numa rea diferente da sua rea de pr-especializao, desde que com a superviso adequada (isto , desde que o estgio seja supervisionado por algum que, para alm de cumprir os critrios previstos no Regulamento de Estgios da OPP, tenha formao/experincia na rea do estgio).

9. Posso realizar um estgio profissional no estrangeiro?


SIM. A Comisso de Estgios considera que os estgios profissionais a realizar no estrangeiro devem obedecer aos mesmos princpios que os estgios profissionais a realizar em territrio nacional. Assim o estgio profissional poder ser realizado no estrangeiro, desde que o plano de estgios a cumprir na entidade receptora no estrangeiro tenha correspondncia com as caractersticas previstas no Regulamento de Estgios da OPP. De qualquer modo, se pretender realizar um estgio profissional no estrangeiro, dever contactar a OPP para que a situao especfica possa ser analisada e se possa inteirar dos procedimentos necessrios.

7. Posso realizar as 1600 horas de estgio num perodo inferior a 12 meses?


SIM. No entanto, dever explicitar a carga horria semanal no formulrio projecto de estgios e anexar na Plataforma de Estgios Profissionais (atravs do menu ficheiros) um documento emitido pela entidade receptora que ateste a carga horria semanal cumprida e que permita verificar que as 1600 horas de estgio sero cumpridas num perodo inferior a 12 meses. Caber Comisso de Estgios validar essa situao, atravs da anlise do projecto de estgio.

Estgios Profissionais / MANUAL

Estgios Profissionais / MANUAL

10. Estou a realizar um doutoramento. Fico dispensado do estgio profissional?


NO. O doutoramento ou qualquer outro grau acadmico no dispensa a realizao de estgio profissional. No cumprimento do Art. 52, ponto 1, do Estatuto da OPP, para a passagem a membro efectivo da OPP, o respectivo membro tem obrigatoriamente de realizar um estgio profissional promovido e organizado pela OPP, cujos termos so aprovados em regulamento prprio (Regulamento de Estgios da OPP).

13. O meu Orientador cumpre todos os requisitos do Regulamento de Estgios da OPP, mas no da minha rea de estgio. Pode orientar o meu estgio?
NO. O Art. 76, alnea d), do Estatuto da OPP, modificado pela Declarao de Rectificao n. 56/2008, especifica que o psiclogo deve exercer a sua actividade em reas dentro da psicologia para as quais tenha recebido formao especfica. Logo, o Orientador dever possuir formao (adquirida no mbito da sua formao superior, atravs de formao adicional ou atravs de experincia profissional) na rea do estgio profissional que pretende orientar.

11. Enquanto Membro Estagirio, tenho direito a nmero de cdula profissional?


SIM. O nmero de cdula profissional de Membro Estagirio atribudo aquando da validao, pela Comisso de Estgios, do projecto de estgio profissional submetido na Plataforma de Estgios Profissionais. O nmero inclui uma meno categoria de membro estagirio.

14. O meu Orientador ainda no completou 5 anos de experincia profissional. Pode orientar o meu estgio?
NO. O Regulamento de Estgios da OPP especifica que o Orientador de estgio poder ser um profissional interno ou externo entidade receptora, desde que detenha, pelo menos, cinco anos de experincia profissional e seja membro efectivo da OPP, no pleno gozo dos direitos que lhe cabem a este ttulo (cf. Art. 18, ponto 3 do Regulamento de Estgios da OPP). Estes requisitos devem verificar-se data de incio do estgio profissional.

12. O meu Orientador deve ser remunerado pela superviso do meu estgio profissional?
NO. O Regulamento de Estgios da OPP no prev que este profissional deva ser remunerado por este servio, nem existem valores de referncia relativamente a essa eventual remunerao.

15. Caso tenha que repetir o estgio profissional, tenho que pagar novamente?
SIM. Os custos de repetio do estgio profissional encontram-se descritos no ponto 2 da Tabela de quotas, taxas e emolumentos do Regulamento de Quotas e Taxas da OPP, disponvel na pgina da OPP para consulta. ------Qualquer esclarecimento adicional deve ser solicitado atravs do e-mail: estagios@ordemdospsicologos.pt

ORDEM DOS PSICLOGOS PORTUGUESES Travessa da Trindade, N 16, 5 A, 1200-469 LISBOA | Tel. +351 213 400 250/1 Fax. +351 213 400 259 Email. info@ordemdospsicologos.pt | www.ordemdospsicologos.pt

Potrebbero piacerti anche