Sei sulla pagina 1di 11

Por: Slvia Fagundes de Santana (in http://www.ic.uff.br/~aconci/componentes.

html)

Componentes Funcionais do Computador


Sumrio Introduo

O que o computador? Processamento de dados Conceitos fundamentais da Informtica

Hardware Componentes funcionais do computador Unidade Central de Processamento


Unidade de Controle Unidade Lgica e Aritmtica

Memria

Memria Principal (RAM, ROM) Memria Secundria

Unidades de Entrada e Sada


Teclado Drive Winchester, Disco Rgido ou HD Vdeo ou Monitor Caneta ptica Mouse Joystick Impressoras (Matricial, Jato de Tinta, Laser) Modem Scanner Multimdia

Equipamentos de processamento

Placa Me Monitores e Vdeos

Introduo
O que o computador?

Um computador um dispositivo eletrnico controlado por um programa (chamado sistema operacional) , usado para processar dados. Ele constitudo por componentes eletrnicos, especialmente circuitos integrados, miniaturizados e encaixados em pequeno pedao de silcio, usualmente chamado chip. Esses circuitos integrados, os chips, so a essncia dos computadores modernos, porque so eles que executam todas as operaes. Tais operaes, que os circuitos integrados executam, so controladas por um programa. Sem um programa, um computador reduz-se a um conjunto de partes eletrnicas, que nada pode fazer. Esse programa (o sistema operacional) um conjunto ordenado de instrues que determina o que o computador deve fazer.

Processamento de dados Em informtica, e mais especialmente em computadores, a organizao bsica de um sistema ser na forma de: Entrada Processamento Sada > >

Dispositivos de entrada so os equipamentos atravs dos quais podemos introduzir dados no computador. Alguns permitem a interveno direta do homem, como por exemplo, o teclado. Processamento pode ser definido como sendo a maneira pela qual os dados de entrada sero organizados, modificados, transformados ou agrupados de alguma forma, gerando-se assim uma informao de sada. Dispositivos de sada so os equipamentos atravs dos quais so geradas as informaes resultantes do processamento. Por exemplo, o monitor de vdeo e a impressora.

Conceitos fundamentais da informtica chamado de sistema de computao, o conjunto de hardware e software atravs do qual executamos um processamento. O HARDWARE o equipamento fsico, representado no computador por suas partes mecnicas, eletrnicas e magnticas. A mquina em si, tudo o que se pode tocar. Pode ser basicamente formado por: unidade central de processamento, memria e unidades de entrada ou sada de dados.

O SOFTWARE o conjunto de programas (instrues) que faz com que o computador realize o processamento e produza o resultado desejado. Para facilitar o entendimento, podemos dizer que um toca discos est para o hardware, assim como a msica est para o software, ou seja, o seu equipamento (hardware) s tem utilidade com o auxlio de programas (software).

HARDWARE Componentes funcionais do computador


1 Unidade central de processamento (UCP ou CPU) A unidade central de processamento ou processador central tem por funo executar os programas armazenados na memria principal, buscando cada instruo, interpretando-a e depois a executando. Ela compreende duas grandes subunidades, conhecidas como unidade de controle (UC) e unidade lgica e aritmtica (ULA), cujas funes sero mais bem descritas a seguir: 1. Unidade de Controle: Essa unidade supervisiona todas as operaes do computador, sob a direo de um programa armazenado. Primeiro ela determina que instruo ser executada pelo computador, e depois procura essa instruo na memria interna e a interpreta. A instruo ento executada por outras unidades do computador, sob a sua direo. 2. Unidade Lgica e Aritmtica: Essa unidade que executa as operaes aritmticas e lgicas dirigidas pela Unidade de Controle. Operaes lgicas so de forma simples, a habilidade de comparar coisas para tomada de deciso. Esta habilidade para testar (ou comparar) dois nmeros e ramificar para um dos muitos caminhos alternativos possveis, dependendo do resultado da comparao, d ao computador muitas fora e habilidade e uma das razes principais para o uso dos computadores digitais em diferentes aplicaes, tanto administrativas como tcnicas.

2 Memria A memria um componente que tem por funo armazenar internamente toda informao que manipulada pela mquina: os programas (conjunto de instrues) e os dados. A capacidade de armazenar um programa uma caracterstica que permite o processamento automtico de dados. A memria em geral, classificada em dois grandes tipos:

Memria Principal (MP) Memria Secundria (MS) ou auxiliar ou de massa

1. Memria Principal A memria principal a memria de armazenamento temporrio, que armazena os programas e os dados que esto sendo processados, somente durante o processamento. uma memria voltil (RAM), pois os dados s permanecem nela armazenados enquanto houver energia eltrica. Na falta de energia, quando o computador for desligada, todos os dados so perdidos. H alguns conceitos que devem ser conhecidos para que se possa melhor compreender a memria principal nos computadores atuais:

1.1 RAM Random Access Memory (Memria de Acesso Aleatrio ou Randmico) usada para o armazenamento temporrio de dados ou instrues. Quando escrevemos um texto num computador, as informaes so armazenadas na memria RAM, assim como os dados de entrada. A RAM tambm conhecida como memria de escrita e leitura, pois lemos ou escrevemos informaes neste tipo de memria.

1.2 ROM Read Only Memory (Memria s de Leitura) usada para armazenar instrues e/ou dados permanentes ou raramente alterados. A informao geralmente colocada no chip de armazenamento quando ele fabricado e o contedo da ROM no pode ser alterado por um programa de usurio. Por esse motivo uma memria s de leitura. A ROM se constitui em um chip que possui um software determinado e no apagvel pelo usurio. Desta forma a ROM incorpora as idias de hardware e software (a isto se d o nome de firmware). Portanto, firmware, um hardware que contm um software j determinado, associando assim as duas capacidades. Ex: fita de videogame Em resumo, a informao armazenada em ROM no voltil, ou seja, no perdida quando o fornecimento de energia externa do computador

interrompido. J a RAM voltil, pois as informaes armazenadas so perdidas quando a energia cortada.

2. Memria Secundria A memria secundria a memria de armazenamento permanente, que armazena os dados permanentemente no sistema, sem a necessidade de energia eltrica e, por esse motivo, conhecida como memria no voltil. Ela funciona como complemento da memria principal para guardar dados. O computador s consegue processar o que est na memria principal, assim como ocorre conosco. Na verdade, s conseguimos processar o que est na nossa memria. Por exemplo, s podemos discar um nmero telefnico do qual nos lembramos, o qual esteja na nossa memria. Se no lembrarmos, temos que recorrer a uma memria auxiliar, representada neste caso por uma agenda telefnica e s ento estaremos em condies de discar. Como exemplos de memria secundria podemos citar o disquete, o disco rgido e o CD-ROM.

3. Unidades de Entrada e Sada Os dispositivos de E/S (Entrada e Sada) servem basicamente para a comunicao do computador com o meio externo. Eles provem o modo pelo qual as informaes so transferidas de fora para dentro da mquina, e vice-versa, alm de compatibilizar esta transferncia atravs do equilbrio de velocidade entre os meios diferentes. Entre estes componentes podemos mencionar o teclado, o vdeo e a impressora.

1. Teclado (Perifrico de Entrada): sem dvida o mais importante meio de entrada de dados, no qual estabelece uma relao direta entre o usurio e o equipamento.

2. Drive (Perifrico de Entrada e Sada): Conhecido tambm como "Unidade de Disco" ou "acionador", o drive, tem como funo fazer o disco girar (dentro do envelope) numa velocidade constante e transferir programas ou dados do disco para o computador. Essa operao feita atravs de uma cabea de leitura e gravao que se move para trs e para frente na

superfcie do disco. Os dados gravados em disco podem ser lidos e utilizados como fonte de consulta em uma operao futura.

3. Winchester, Disco Rgido ou HD (Perifrico de Entrada e Sada): Semelhantemente aos drives em utilizao e funcionamento, tem como principal diferena, a inviolabilidade, a maior capacidade de armazenamento e a maior velocidade de operao. composto por uma srie de discos de material rgido, agrupados em um nico eixo, possuindo cada disco um cabeote. Os cabeotes flutuam sobre a superfcie do disco apoiados num colcho de ar, isso significa que eles devem ser conservados em caixas hermeticamente fechadas para evitar problemas causados pela poeira e outros elementos estranhos. As unidades winchester devem receber um cuidado maior por guardarem maiores quantidades de informaes, pois qualquer trepidao pode fazer com que o cabeote encoste-se ao disco, danificando os dados.

4. Vdeo ou Monitor (Perifrico de Sada): Utilizado basicamente para a sada de informaes, o vdeo o canal por onde o computador apresenta informaes ao operador. Em geral conectado placa de sistema por meio de um adaptador monocromtico de alta-resoluo ou por um adaptador coloridogrfico.

5. Caneta ptica (Perifrico de Entrada): A caneta ptica um instrumento cilndrico bastante parecido com uma caneta comum (da seu nome), que tem um fio semelhante ao de um telefone em uma das extremidades. Quando se encosta a caneta ptica na tela, o computador capaz de detectar exatamente a posio apontada (em alguns sistemas pressiona-se a caneta na tela, para ativar o interruptor existente em seu interior). A caneta ptica nada mais do que um sensor ptico, que ao ser apontada na tela do monitor, a coincidncia da varredura no ponto onde est a caneta provoca um mapeamento da tela e, portanto, permite at desenhar diretamente na tela. A caneta ptica usada mais comumente para escolher um dos itens mostrados na tela. Reconhecendo o ponto indicado pela caneta, o computador reduz o caracter ou smbolo a que o ponto de refere.

6. Mouse (Perifrico de Entrada): H algum tempo atrs, o nico modo de fazer um computador funcionar era registrar uma funo atravs do teclado. Por ser esta uma tarefa cansativa que poderia estar fazendo as pessoas deixarem de utilizar os computadores, os fabricantes encontraram a soluo brilhante e simples do "mouse". O mouse colocado sobre qualquer superfcie plana e, quando se move, movimenta tambm o cursor na tela com extrema agilidade. Assim, uma pessoa pode fazer um movimento para qualquer parte da tela, pressionar o boto e dar andamento operao desejada. O mouse utilizado em programas grficos para traar linhas ou "pintar" cores na tela e em programas com grande nmero de menus de opes.

7. Joystick (Perifrico de Entrada): Esse tipo de controle manual foi desenvolvido baseado no manche com que o piloto manobra o avio. Geralmente utilizado para jogos semelhantes aos fliperamas. A espaonave, ou qualquer outro objeto controlado na tela pelo joystick, move-se na mesma direo que ele. Quando o joystick movido para frente, a espaonave avana na tela. O aparelho tem quatro chaves eltricas dispostas de tal forma que, quando o joystick movimentado apenas um dos contatos se fecha. Cada chave envia sua prpria mensagem para o computador: para cima, para baixo, para e esquerda ou para a direita. Alguns deles so dotados ainda de um boto lateral de disparo (de msseis, balas, ou eventos, dependendo do programa usado) para ser operado com a mo que estiver desocupada. Em alguns modelos, no entanto, basta que se aperte um boto disparador com o polegar.

8. Impressoras (Perifrico de Sada): Existem trs tipos principais de impressoras para microcomputador: Matricial (ou de Matriz de Pontos), Jato de Tinta e Laser. So utilizados para a sada de dados.

8.1 Matricial A tecnologia mais comum de impresso o da matriz de pontos, que funciona por meio de uma cabea de impresso contendo um

grupo de agulhas. Os caracteres so impressos no papel mediante a combinao dessas agulhas. A vantagem da matriz de pontos est na rapidez e no preo. Entretanto, como as letras e nmeros so feitos com srie de pontos, a qualidade da impresso deixa a desejar, alm disso, essa impressora faz muito barulho. Algumas impressoras de matriz de pontos resolvem o problema da m qualidade de impresso gravando os pontos duas ou trs vezes. Nesse caso, preenchem os espaos deixados na primeira impresso.

8.2 Jato de Tinta As impressoras de jato de tinta so de preo um pouco mais elevado que as matriciais. Injetam gotas de tinta (ou bolhas de tintas aquecidas) que formam o caracter a ser impresso. As gotas passam por um eletrodo e recebem carga eltrica. Esse tipo de impressora trabalha com enorme rapidez, tendo capacidade para imprimir muitos caracteres por segundo. Sua qualidade de impresso muito boa. So muito adequadas cores.

8.3 Laser Sistema semelhante ao utilizado nas mquinas de xerox, por sensibilizao do papel e uso de toner para impresso. Possui alta velocidade e alta resoluo, tanto na escrita quanto em modo grfico. Se forem coloridas usam toner de 3 ou 4 cores.

9. Modem (Perifrico de Entrada e Sada): O modem um dispositivo de converso de sinais, que transmite dados atravs de linhas telefnicas. A palavra MODEM derivada das palavras MOdulao e DEModulao. Modular significa converter pulsos digitais (dgitos) em sinais analgicos (ondas senoidais), para que eles possam percorrer numa linha telefnica. O modem permite que o computador "converse" com qualquer outro computador do mundo; mais isso s pode acorrer se o outro tambm tiver um modem. Ele tanto pode ser adaptado a um microcomputador, como ao poderoso equipamento central de uma universidade ou instituio bancria.

A ligao de seu micro a um grande equipamento pode lhe dar acesso a grandes bancos de dados, a servio de informao e as ltimas cotaes da bolsa de valores. Se ligar o seu micro ao de seu amigo, vocs podem trocar software, enviar cartas eletrnicas (e-mails) , alm de praticar jogos bidirecionais.

10. Scanner Digitalizador de imagem (Perifrico de Entrada): Um digitalizador de imagens um equipamento de entrada de dados, que permite a leitura de imagens a partir de material impresso (revistas, jornais, cartazes), armazenando na memria toda a tela recebida na leitura. As telas podem, assim, serem modificadas e reproduzidas novamente por equipamentos adequados de impresso. Dessa forma podemos confeccionar cartazes ou qualquer outro tipo de trabalho utilizando fotografias.

11. Multimdia - Multimdia uma unio de informaes, com udio e vdeo, formando a partir da um dos mais poderosos recursos digitais utilizados pelo computador. Tambm chama-se multimdia aos softwares desenvolvidos especialmente para a utilizao destes recursos e podem ser formados a partir de tipos de arquivos diferentes, como: vdeoclips, msicas digitais, apresentaes audiovisuais, animaes grficas, etc. Para que um microcomputador possa utilizar todas as vantagens que a multimdia oferece, ele precisa de acessrios especiais. Por exemplo, o udio s ser reproduzido pelo computador se o mesmo possuir uma Placa de Som. Placa de Som um dispositivo ligado internamente ao computador responsvel pela reproduo de sons digitais gerados pelos softwares. Hoje em dia no mercado, encontramos uma grande variedade de Kits Multimdia, que so pacotes com equipamentos responsveis pela execuo da multimdia no computador. Na maioria deles encontraremos os seguintes itens: uma placa de som, um drive de leitura para CD-ROM, dois cabos para a conexo do drive de CD-ROM placa de som, duas caixas amplificadas, disquetes para a instalao dos componentes e manuais de instalao e uso. Como equipamentos opcionais encontraremos: um microfone, ttulos em CD-ROM multimdia e talvez at uma cmera digital.

Equipamentos de processamento 1. Placa Me O elemento central de um microcomputador uma placa onde se encontra o microprocessador e vrios componentes que fazem a comunicao entre o microprocessador com meios perifricos externos e internos. No nvel fsico mais bsico, a placa me corresponde s fundaes do computador. Nela ficam as placas de expanso; nela so feitas as conexes com circuitos externos; e ela a base de apoio para os componentes eletrnicos fundamentais do computador. No nvel eltrico, os circuitos gravados na placa me incluem o crebro do computador e os elementos mais importantes para que esse crebro possa comandar os seus "membros". Esses circuitos determinam todas as caractersticas da personalidade do computador: como ele funciona, como ele reage ao acionamento de cada tela, e o que ele faz.

Dois importantes componentes da Placa Me so: Microprocessador - Responsvel pelo pensamento do computador. O microprocessador escolhido, entre as dezenas de microprocessadores disponveis no mercado, determina a capacidade de processamento do computador e tambm os sistemas operacionais que ele compreende (e, portanto, os programas que ele capaz de executar). o Co-processador - Complemento do microprocessador, o coprocessador permite que o computador execute determinadas operaes com muito mais rapidez. O co-processador pode fazer com que, em certos casos, o computador fique entre cinco e dez vezes mais rpido.
o

2. Monitores e Vdeos Embora os dois termos sejam usados como sinnimos (e s vezes at em conjunto: monitores de vdeo), na realidade h diferenas importantes entre eles. O vdeo o dispositivo que produz a imagem, a tela que voc v. O monitor o aparelho completo, a caixa onde o vdeo est alojado, juntamente com vrios circuitos de apoio. Esses circuitos convertem os sinais enviados pelo computador (ou por outro equipamento, como um gravador de videocassete) num formato que o vdeo possa utilizar. Embora a maioria dos monitores funcione segundo princpios semelhantes aos dos aparelhos de televiso (Tubos de Raios Catdios ou

CRT), os vdeos podem ser construdos com base em vrias tecnologias, incluindo o cristal lquido (LCD) e o que usa o brilho de alguns gases nobres (painis eletroluminesentes). Os vdeos e monitores recorrem a diversas tecnologias para produzir imagens visveis. A maioria dos computadores de mesa emprega sistemas de vdeo apoiados na mesma tecnologia de tubos de raios catdicos da maioria dos aparelhos de televiso. Os computadores portteis utilizam principalmente vdeos de cristal lquido.

Potrebbero piacerti anche