Sei sulla pagina 1di 5

31/08/2010

Noes Bsicas de Segurana Qumica


No pipete com a boca. Use o pipetador automtico ou pra de borracha; Todas as pipetas devero ter rolhas de algodo hidrfobo com a finalidade de reduzir os riscos de contaminao dos pipetadores;

Noes Bsicas de Segurana Qumica

Substncias volteis ou txicas devero se manipuladas em capelas; Todos os reagentes para realizao da experincia devero estar mo;

Noes Bsicas de Segurana Qumica

Noes Bsicas de Segurana Qumica


Ao aquecer um tubo de ensaio vire a abertura do mesmo para um lugar onde no haja risco de projeo sobre nenhuma pessoa; Nunca aquea lquidos inflamveis diretamente na chama. Use o banho-maria ou um aquecedor eltrico;

Os experimentos devem ser realizados sempre com as menores quantidades possveis. Isto significa economia de material, diminuio do potencial de risco e menor impacto ambiental.

Noes Bsicas de Segurana Qumica

Noes Bsicas de Segurana Qumica


Os reagentes devem estar identificados com clareza;

Quando estiver trabalhando com vidro aquecido, fique no local at que o mesmo resfrie ou sinalize o local; No utilize vidrarias quebradas ou trincadas;

As solues devem conter em seus rtulos: nome, frmula e concentraes do soluto, data de preparo, validade e o nome do responsvel pelo preparo.

31/08/2010

Noes bsicas de Segurana Qumica


No misture esptulas, bastes de vidro, pipetas, conta - gotas, etc. O material para manipular um determinado reagente deve ficar sempre direita do mesmo e com a parte utilizada apontada para dentro da bancada;

Noes Bsicas de Segurana Qumica


As tampas dos frascos devem ser colocadas sobre a bancada com a parte interna voltada para cima; Caso algum produto qumico entre em contato com a pele, informe imediatamente ao professor ou ao responsvel pelo laboratrio que tomar as atitudes adequadas.

Noes Bsicas de Segurana Qumica


As substncias potencialmente perigosas tm uma ficha de emergncia que indica o que fazer nesses casos; Nenhum produto qumico deve ser jogado diretamente no lixo.

Noes Bsicas de Segurana Qumica


A pessoa que estiver no encargo de lavagem de vidrarias deve usar luvas de borracha ou de plstico (neoprene ou pvc) com superfcie externa antiderrapante, para dificultar o deslizamento de vidro entre as mos.

Lavagem do Material
Todo material de vidro, que tenha sido usado, deve ser lavado imediatamente. Nunca reaproveitar um recipiente sem antes lav-lo, mesmo que ele venha a conter a mesma substncia.

CUIDADO! Material de Vidro. Para impedir que os materiais se quebrem durante o uso no laboratrio, algumas simples prticas podem ser providenciadas: forrar o balco e as pias com lminas de borracha.

31/08/2010

Aquecimento de Material de Vidro


Sempre dever haver um material intermedirio entre o recipiente de vidro e a chama, a no ser em casos especiais, como tubos de ensaio e tubos de vidro. Este material normalmente a tela de amianto. Alm de isolar o ataque do fogo ao vidro, a tela dispersa o calor e o aquecimento uniforme em toda a superfcie de contato tela-vidro.

Aquecimento de Material de Vidro


Para evitar que lquidos entrem em ebulio de forma violenta, deve-se colocar no recipiente, prolas ou pedaos de vidro ou ainda pedaos de cermica porosa.

Aquecimento de Material de Vidro


As operaes que envolvem aquecimento por chama devem ser feitas na capela. No caso de aquecimento de tubos de ensaio, boa prtica trabalhar com a janela parcialmente fechada, deixando apenas um espao para a entrada dos braos do laboratorista.

Aquecimento de Material de Vidro


Ao aquecer um recipiente, procure segur-lo por meio de uma pina de madeira ou metal para evitar ser queimado ou atingido por respingos do material que est sendo aquecido.

Aquecimento de Material de Vidro


Existem substncias, no entanto, cujo aquecimento por intermdio de chama muito perigoso; assim lana-se mo de outros mtodos, como banho-maria, banho de areia ou por chapas e mantas.

Acidentes Mais Comuns


Um laboratrio de Qumica ou Bioqumica pode ser umas das reas de trabalho mais perigosas. de vital importncia conhecer a localizao das pessoas equipamentos necessrios quando o acidente exigir assistncia especializada.

31/08/2010

Acidentes Mais Comuns


Nmeros de telefones, como os de ambulncia, bombeiros, posto mdico, hospital e mdico mais prximos, devem estar visveis e facilmente acessveis ao responsvel pelo laboratrio.

Acidentes Mais Comuns


Todos os acidentes de laboratrio devem ser imediatamente comunicados superviso, evitando sua repetio. importante tambm que o acidentado, remetido ao tratamento especializado tenha um acompanhamento durante certo perodo de tempo, varivel segundo o acidente que sofreu.

Queimaduras
A primeira providncia a ser tomada no caso de queimadura com o fogo abafar as chamas, envolvendo a vtima em cobertor. Se as roupas estiverem aderidas superfcie da pele, no se deve tentar remov-las e sim, cort-las cuidadosamente ao redor da rea queimada.

Queimaduras Qumicas

As vestimentas contaminadas do acidentado devem ser imediatamente removidas e a rea da pele afetada, lavada com gua por pelo menos quinze minutos. No se devem ser aplicadas pomadas no local, pois estes medicamentos podem aumentar a absoro da pele.

Choque Eltrico
A vtima que sofreu um acidente por choque eltrico no deve ser tocada at que separada da corrente eltrica. Esta separao deve ser feita empregando-se luva de borracha especial. Deve ser conservada aquecida com cobertores ou bolsas de gua quente.

Intoxicao por cido Ciandrico e Cianetos

O cido ciandrico mata por parada respiratria; assim, a ao para salvamento deve ser rpida. O acidentado deve ser levado imediatamente para ambiente bem arejado.

31/08/2010

Intoxicao por CO

Intoxicao por Amonaco

A vtima deve ser retirada com urgncia do ambiente contaminado e transportada para o ar livre. Em caso de apnia, procede-se respirao artificial.

Se o acidente ocorreu por inalao , o paciente deve ser removido para ambiente arejado, fazendo-o respirar vapores de cido actico.

Substncias Txicas na Pele


Se o acidente atingir grande parte do corpo, a vitima deve ser encaminhada ao chuveiro e toda a rea afetada dever ser lavada com muita gua corrente; importante lembrar que o cabelo grande depsito de substncias txicas;

RESULTADO!

Todo e qualquer acidente em laboratrio pode ser atribudo a:


Falha material; Desconhecimento, por parte do operador, das caractersticas do processo executado; Impercia, negligncia ou mesmo desateno.

Potrebbero piacerti anche