Sei sulla pagina 1di 5

PROPRIEDADES FSICAS DA MADEIRA Conhecer as propriedades fsicas da madeira de grande importncia porque estas propriedades podem influenciar significativamente

e no desempenho e resistnciada madeira utilizada estruturalmente. Podem-se destacar os seguintes fatores que influem nas caractersticas fsicas da madeira: espcie da rvore; o solo e o clima da regio de origem da rvore; fisiologia da rvore; anatomia do tecido lenhoso; variao da composio qumica. Devido a este grande nmero de fatores, os valores numricos das propriedades da madeira, obtidos em ensaios de laboratrio, oscilam apresentando uma ampla disperso, que pode ser adequadamente representada pela distribuio normal de Gauss. Entre as caractersticas fsicas da madeira, cujo conhecimento importante para sua utilizao como material de construo, destacam-se: umidade; densidade; retratibilidade; resistncia ao fogo; durabilidade natural; resistncia qumica. Outro fator a ser considerado na utilizao da madeira o fato de se tratar de um material ortotrpico, ou seja, com comportamentos diferentes em relao direo de crescimento das fibras. Devido orientao das fibras da madeira e sua forma de crescimento, as propriedades variam de acordo com trs eixos perpendiculares entre si: longitudinal, radial e tangencial (Figura 1)

Figura 1: Eixos principais da madeira em relao direo das fibras. (WILCOX et al., 1991).

SECAGEM DA MADEIRA Em face da constituio anatmica das rvores que retm grande quantidade de lquidos, a madeira extrada deve passar por processos de secagem antes de ser utilizada. O incio da secagem comea com a evaporao da gua localizada no lmen das clulas (vasos, traquedeos, fibras, etc.), denominada de gua livre ou gua de capilaridade. A madeira perde de forma rpida a gua de capilaridade sem sofrercontraes volumtricas significativas ou alteraes nas suas propriedades resistentes. Aps a perda de gua de capilaridade, permanece na madeira a gua contida nas paredes celulares, denominada de gua de adeso. O teor de umidade relativo a este estgio denominado de ponto de saturao das fibras (PSF), estando este valor em torno de 20% do peso seco. DEFEITOS DEVIDO SECAGEM Os defeitos mais comuns que se estabelecem durante a secagem so: (1) fendas e rachaduras, geralmente devido a uma secagem rpida nas primeiras horas; (2) colapso, que se origina nas

primeiras etapas da secagem e muitas vezes acompanhado de fissuras internas; (3) abaulamento, que se deve a tenses internas as quais apresenta a rvore combinada a uma secagem irregular. No caso 3, a deformao causada pela contrao diferenciada nas trs direes do corte da madeira, originando defeitos do tipo arqueamento, encanoamento, encurvamento e torcedura, como ilustra a Figura 2.

Figura 18: Principais tipos de defeitos em peas de madeira aps secagem (Junta Del Acuerdo de Cartagena, 1980). TIPOS DE CARACTERIZAO MECNICA A madeira pode sofrer solicitaes de compresso, trao, cisalhamento e flexo. Ela tem resistncias com valores diferentes conforme variar a direo da solicitao em relao s fibras e tambm em funo do tipo de solicitao. Isso significa que, mesmo mantida uma direo da solicitao segundo s fibras, a resistncia trao diferente da resistncia compresso. A compresso na madeira pode ocorrer segundo trs orientaes: paralela, normal e inclinada em relao s fibras. Quando a pea solicitada por compresso paralela s fibras, as foras agem paralelamente ao comprimento das clulas. As clulas reagindo em conjunto conferem uma grande resistncia da madeira compresso. No caso de solicitao normal ou perpendicular s fibras, a madeira apresenta resistncias menores que na compresso paralela, pois a fora aplicada na direo normal ao comprimento das clulas, direo na qual possuem baixa resistncia. Os valores de resistncia compresso normal s fibras so da ordem de dos

valores de resistncia compresso paralela. A compresso paralela tem a tendncia de encurtar as clulas da madeira ao longo do seu eixo longitudinal (Figura 3a). A compresso normal comprime as clulas da madeira perpendicularmente ao eixo longitudinal (Figura 3b). E a compresso inclinada: age tanto paralela como perpendicularmente s fibras (Figura 3c).

(a)

compresso paralela s fibras

(b) compresso perpendicular s fibras

(c) compresso inclinada em relao s fibras

Figura 3: Peas sujeitas a esforos de compresso (RITTER, 1990) A trao paralela provoca alongamento das clulas ao longo do eixo longitudinal (Figura 4a), enquanto que a trao normal tende a separar as clulas da madeira perpendicular aos seus eixos (Figura 4b), onde a resistncia baixa, devendo ser evitada.

(a) trao paralela s fibras Figura 4: Peas sujeitas a esforos de trao (RITTER,1990).

(b) trao perpendicular s fibras

O cisalhamento na madeira pode ocorrer sob trs formas. A primeira seria quando a ao perpendicular s fibras (Figura 21a), porm este tipo de solicitao no crtico, pois, antes de romper por cisalhamento, a pea apresentar problemas de esmagamento por compresso normal. As outras duas formas de cisalhamento ocorrem com a fora aplicada no sentido longitudinal s fibras (cisalhamento horizontal) e fora aplicada perpendicular s linhas dos anis de crescimento (cisalhamento rolling). O caso mais crtico o cisalhamento horizontal que

rompe por escorregamento entre as clulas da madeira. Na Figura 5a ilustrada a deformao das clulas perpendicularmente ao eixo longitudinal. Normalmente no considerada, pois outras falhas ocorrem antes. Na Figura 5b ilustrada a tendncia das clulas da madeira separarem e escorregarem longitudinalmente. Na Figura 5c ilustrada a tendncia das clulas da madeira rolarem umas sobre as outras de forma transversal em relao ao eixo longitudinal.

(a)

(b)

(c)

Figura 5: Cisalhamento na madeira (RITTER,1990). Na solicitao flexo simples, ocorrem quatro tipos de esforos: compresso paralela s fibras, trao paralela s fibras, cisalhamento horizontal e, nas regies dos apoios, compresso normal s fibras. A ruptura em peas solicitadas flexo ocorre com a formao de minsculas falhas de compresso seguidas pelo esmagamento macroscpico na regio comprimida. Este fenmeno gera o aumento da rea comprimida na seo e a reduo da rea tracionada, causando acrscimo de tenses nesta regio, podendo romper por trao.

Figura 22: Flexo na madeira (RITTER, 1990)

Potrebbero piacerti anche