Sei sulla pagina 1di 9

Clculo Diferencial e Integral

PROFESSOR CLOVIS JOSE SERRA DAMIANO

Funo Quadrtica
A lei de uma funo afim dada por: y = ax2 + bx + c, com a, b e c R e a 0. Exemplos de funes quadrticas: y = 3x2 + 6x 5 y = 3x2 + 6x y = 3x2 5 y = 3x2

a b c

3 6 -5

a b c

3 6 0

a b c

3 0 -5

a b c

3 0 0

Grfico de uma funo quadrtica


O grfico de uma funo quadrtica uma parbola com o eixo de simetria paralelo ao eixo y. Para desenhar o grfico necessrio determinar alguns pontos da parbola, atribuindo valores a x e achando suas respectivas imagens. Exemplo: y = x2 + x

x -3 -2 -1

y 6 2 0

0 1 2

0 2 6

Desenhar o grfico da funo: y = x2 6x + 5 Construir a tabela de valores (representao numrica da funo):

x y

Desenhar o grfico da funo: y = x2 2x Construir a tabela de valores (representao numrica da funo):

Pontos notveis de uma parbola


Esses facilitam a construo do grfico e a anlise da funo.

Ponto de interseco com eixo y (eixo das ordenadas)


Esse ponto pode ser obtido ao igualar o x a zero. Observe a funo: y = x2 6x + 5 Se atribuirmos o valor zero a x

y = 02 6.0 + 5, portanto y = 5 (que o coeficiente c ou o termo independente da funo quadrtica) Observe nos exemplos anteriores em que lugar as parbolas cortaram, o eixo Y.

Vrtice
Esse ponto muito importante por 3 motivos especialmente; 1. Conhecida a abscissa xv (x do vrtice) encontramos a reta que constitui o eixo e simetria. 2. O V (vrtice) o ponto que a funo f assume o seu maior ou seu menor valor de acordo com a concavidade da parbola. 3. A funo muda de comportamento ao passar pelo vrtice. Determinando o vrtice de uma parbola: V = (xv, yv) Os pontos que determinam o V so dados por:

V = (Exemplo: Achar o V da funo: y = x2 6x + 5 Ponto x = =3

,-

Se x = 3 ponto achar y substituindo direto na funo: y = 32 6.3 + 5 = 4 V = (3, 4) Compara com o grfico f feito no primeiro exerccio. Outra forma de achar o yv seria aplicando a frmula acima. (-

Pontos de interseo da parbola com o eixo x (eixo das abscissas)


Um ponto que pertence ao eixo x tem como ordenada y igual a zero. Assim, como na funo afim, para descobrir onde a parbola intercepta o eixo x, basta substituir y por zero, obtendo assim a equao quadrtica: ax2 + bx + c = 0. A soluo encontrada so as razes ou zeros da equao. A frmula resolutiva da equao conhecida por frmula de Bhskara: = b2 4ac o discriminante da equao.

H trs possibilidades de resoluo: Para , a equao tem duas razes reais diferentes.

y = x2 - 6x + 5 = 36 20 = 16 x=

, portanto x1 = 5 e x2 = 1 = S = {5, 1}

Para

, a equao tem duas razes reais iguais.

y = x2 + 2x - 1 = 0 x=

, portanto x1 = 1 e x2 = 1 = S = {1}

Para

, a equao no tem razes reais.

y = x2 + x 2 = 7 (no h raiz real, ou seja, a parbola no intercepta o eixo do x)

Coordenadas do vrtice da parbola


Quando a > 0, a parbola tem concavidade voltada para cima e um ponto de mnimo V. Quando a < 0, a parbola tem concavidade voltada para baixo e um ponto de mximo V.

Em qualquer caso, as coordenadas de V so

. Veja os grficos:

Imagem
O conjunto imagem Im da funo y = ax2 + bx + c, a pode assumir. H duas possibilidades: 1 - quando a > 0, 0, o conjunto dos valores que y

a>0

2 quando a < 0,

a<0

Atividade em Grupo
1) Faa o grfico da funo y = x2 + 2x + 1. Para fazer o grfico identifique o ponto V (vrtice) e depois dois pontos direita e dois esquerda do vrtice.

2) Faa o mesmo que o exerccio anterior para y = -2x2 + 4x 5.

Analise a funo: x2 8x + 15 a) Para que valores de x a parbola intercepta o eixo x? b) Quais as coordenadas do vrtice a parbola? c) Observe o vrtice e informe qual o valor mximo ou valor mnimo da funo?

Um objeto lanado obliquamente a partir do solo alcana uma altura h (em metros) que varia em funo do tempo em segundos de acordo com a frmula h(t) = - t2 + 20t. a) Em que instante o objeto atinge a altura mxima? b) De quantos metros essa altura? c) Em que instante ele atinge o solo novamente?

Potrebbero piacerti anche