Sei sulla pagina 1di 38

ESCOLA TCNICA SENADOR ERNESTO DORNELLES DESIGN DE INTERIORES FORMAS DA EXPRESSO ARTSTICA

Elementos da Linguagem Visual

Elementos da Expresso Artstica


Basicamente, temos como elementos fundamentais da expresso artstica: o ponto, a linha, a forma e a superfcie de tudo o que vemos. simples de entender, quando fazemos trs pontos, unimos com trs linhas, obtemos uma forma (a de um tringulo) e podemos pintar o seu plano de uma cor. Fazendo um exerccio simples, podemos reconhecer estes elementos facilmente:

sequncia destes pontos forma linhas invisveis.Devemos usar isso a nosso favor, quer dizer, a favor da mensagem a ser transmitida, e cuidar para no confundir. Veja como isso acontece em diversos desenhos:

Alm destes fatores, a linguagem visual fortemente definida pelo uso da cor em diversas aplicaes. A cor em si algo percebido fisicamente e culturalmente. Um dos cuidados que devemos ter com o significado cultural, que muito diverso. Para alguns pases, o branco significa luto, enquanto que, para outros, o preto. Por isso, importante pesquisar o significado da cor para o usurio, dependendo da distncia entre a cultura do projetista e a do usurio.

As foras perceptivas, que permitem imediatamente ver uma figura e no outra, nas imagens anteriores, so as de segregao, as quais orientam a emergncia de uma organizao concreta dos elementos formadores da figura. Para tanto, h uma distino em que se assume uma parte da imagem como figura e negao da outra parte, que passa a ser o fundo. Essa segregao emergente, a qual se impe ao resto do que possvel e que constitui um objeto visual, possui a qualidade de pregnncia, isto , "a fora da estrutura do estmulo capaz de impor uma organizao perceptiva e de construir fenomenicamente um objeto visual" (VILLANFAE e MNGUEZ, 2000, p.94). Os princpios da Teoria da Gestalt, que tratam das foras perceptivas, so largamente usados, seja emprica ou cientificamente, no desenho de dispositivos de interao.

SEMELHANA: Define que os objetos similares tendem a se agrupar. A similaridade pode acontecer na cor dos objetos, na textura e na sensao de massa dos elementos. Estas caractersticas podem ser exploradas quando desejamos criar relaes ou agrupar elementos na composio de uma figura. Por outro lado, o mau uso da similaridade pode dificultar a percepo visual como, por exemplo, o uso de texturas semelhantes em elementos do fundo e em elementos do primeiro plano.

Princpios da Gestalt

PREGNNCIA: Diz que todas as formas tendem a ser percebidas em seu carter mais simples: uma espada e um escudo podem tornar-se uma reta e um crculo. o princpio da simplificao natural da percepo. Quanto mais simples, mais facilmente assimilada: desta forma, a parte mais facilmente compreendida em um desenho a mais regular, que requer menos simplificao.

PROXIMIDADE: Os elementos so agrupados de acordo com a distncia a que se encontram uns dos outros. Logicamente, elementos que esto mais perto de outros numa regio tendem a ser percebidos como um grupo, mais do que se estiverem distante de seus similares

CONTINUIDADE: Est relacionada coincidncia de direes, ou alinhamento, das formas dispostas. Se vrios elementos de um quadro apontam para o mesmo canto, por exemplo, o resultado final fluir mais naturalmente e facilita a compreenso. O conceito de boa continuidade est ligado ao alinhamento, pois dois elementos alinhados passam a impresso de estarem relacionados, ou seja, em harmonia.

CLAUSURA: Ou fechamento, o princpio de que a boa forma se completa, se fecha sobre si mesma, formando uma figura delimitada. O conceito de clausura relaciona-se ao fechamento visual, como se completssemos visualmente um objeto incompleto. Ocorre geralmente quando o desenho do elemento sugere alguma extenso lgica, como um arco de quase 360 sugere um crculo.

Linhas

Linhas horizontais So tranquilizadoras. No ambiente, imprimem um aumento aparente em profundidade. Sugerem a inrcia e repouso. Identificam-se com as cores frias em geral, principalmente com o verde

Deve-se usar em: -Ambientes pequenos porque aumentam visualmente o comprimento do local; -Ambientes muito altos porque ela d sensao de menor altura No deve-se usar em: -Ambientes baixos para no rebaixar ainda mais; -Ambientes muito grandes, pois o excesso causa monotonia.

Linhas Verticais
Linhas Verticais: so dinmicas e movimentadas. Aumentam aparentemente, a altura da superfcie em que so utilizadas. Estimulantes, nos obrigam a elevar a vista. Provocando sentimento de nfase. ( prdios alto) A linha vertical rgida, severa e formal, sugere altura, imponncia e magnitude. Ela remete grandiosidade.

Psicologicamente tem analogia com as cores quentes, principalmente com o vermelho.

Na lmina anterior. Um tpico exemplo de verticalidade usada em ambientes, porm ela tambm muito vista em cortinas muito marcantes. Deve-se usar em: -Ambientes na qual voc deseja aumentar o pdireito visualmente; -Ambientes grandes que voc deseja dar a sensao de que so menores. No deve-se usar em: -Ambientes muito pequenos para no diminuir ainda mais.

As Linhas retas representam a fora, a resistncia. Masculino; As Linhas curvas, o movimento, a beleza feminina, feminino; So as linhas femininas, graciosas e delicadas que do sensao de movimento.

Trs a sensao de desequilbrio. Mas se as listras forem nos dois sentidos faz-se uma compensao. Deve-se usar em: -Ambientes que paream montonos para descontra-lo;

Linhas diagonais: expresso de uma maneira violenta a Fora. Chamam demasiadamente a ateno. O desenho das linhas diagonais causam inquietao. Por isto so usados com cautela. A Linha Inclinada: perifericamente sugere estabilidade.

Linha Mista:

Essas so a mistura de linhas retas e curvas, que do impresso de equilbrio.

Linhas Divergentes:

So as que saem de um ponto em comum e se espalham, como o caso de alguns lustres. So figuras mais dinmicas, que sugerem poder.

Linhas Convergentes:

So as que saem de vrios pontos em direo a um s. Trazem a sensao de unidade.

Muito comuns em pinturas de parede, so as famosas listras paralelas. Que do sensao agradvel e tranquilidade.

Linhas Paralelas:

Linhas quebradas:

Se usadas com cautela trazem sensao de alegria e movimento, se em exagero provoca ateno, conflito e instabilidade. muda de direo. Constitui na realidade uma srie de diagonais entre si. Produz um clima de nervosismo e excitao

A Forma
A linha descreve uma forma. a linha articula a complexidade da forma. Existem trs formas bsicas: o quadrado, o crculo e o tringulo eqiltero.

Cada uma das formas bsicas tem suas caractersticas especficas, e a cada uma se atribui uma grande quantidade de significados, alguns por associao, outros por nossas prprias percepes. Ao quadrado se associam enfado, retido e esmero; ao tringulo, ao, conflito, tenso; ao crculo, infinitude, proteo. Todas as formas bsicas so figuras planas e simples, fundamentais, que podem ser facilmente descritas e construdas.

O quadrado

uma figura de quatro lados, com ngulos retos rigorosamente iguais nos cantos e lados que tm exatamente o mesmo comprimento. Cria um aspecto de solidez, mas as suas propores so destitudas de movimento, e, portanto montona.

O crculo

uma figura continuamente curva, cujo contorno , em todos os pontos eqidistante de seu ponto central. constitudo por uma srie de pontos eqidistantes de um ponto central. O quadrado e os crculos so poucos empregados nos desenhos de arquitetura de interiores. Causam monotonia, devido s suas propores

O tringulo eqiltero

O tringulo equiltero uma figura de trs lados, cujos ngulos e lados so todos iguais. O tringulo tem as suas possibilidades limitadas, pois dois de seus lados esto sempre em sentido diagonal;

O Retngulo

Embora sugerindo solidez do quadrado, apresenta-se entretanto de uma forma mais agradvel, pelo contraste entre duas linhas de superfcie. uma figura geomtrica mais usada na arquitetura ( paredes, tapetes, mveis etc.,) Mas em demasia, origina ambientes montonos.

Oval

A figura oval: para o crculo o mesmo que o retngulo para o quadrado. Pelas suas propores interessantes, empregada com frequncia na composio decorativa, sem que seja perturbadora

A partir da combinao das formas bsicas, derivam todas as outras formas. Direo Todas as formas bsicas expressam trs direes visuais bsicas e significativas: o quadrado, a horizontal e vertical; o tringulo, a diagonal, o crculo, a curva

Cada uma das direes tem forte significado associativo e um valioso instrumento para a criao. Horizontal Vertical relao com o equilbrio e a estabilidade

texturas
A textura o elemento visual que com freqncia serve de substituto para as qualidades de outro sentido, o tato. Podemos apreciar e reconhecer a textura tanto por meio do tato, quanto da viso, ou ainda pela combinao de ambos. possvel que uma textura no apresente qualidades tteis, mas apenas ticas, como no caso das linhas de uma pgina impressa, dos padres de um determinado tecido ou dos traos superpostos de um esboo. Onde h uma textura real, as qualidades tteis e ticas coexistem, no como tom e cor, mas de forma nica, que permite mo e ao olho uma sensao individual, ainda que projetemos sobre ambos um forte significado associativo.

http://construcaoedesign.com/exemplosdos-tipos-de-linhas/

Potrebbero piacerti anche