Sei sulla pagina 1di 3

Ficha de Portugus

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA LIXA 12 D 27 de novembro 2012 GRUPO I

XXII Como quem num dia de Vero abre a porta de casa E espreita para o calor dos campos com a cara toda, s vezes, de repente, bate-me a Natureza de chapa Na cara dos meus sentidos, E eu fico confuso, perturbado, querendo perceber No sei bem como nem o qu... Mas quem me mandou a mim querer perceber? Quem me disse que havia que perceber? Quando o Vero me passa pela cara A mo leve e quente da sua brisa, S tenho que sentir agrado porque brisa Ou que sentir desagrado porque quente, E de qualquer maneira que eu o sinta, Assim, porque assim o sinto, que meu dever senti-lo...
Alberto Caeiro, O Guardador de Rebanhos

QUESTES: 1. Rel os primeiros quatro versos. Caracteriza a perceo que o eu tem da Natureza. 2. Descreve o estado de esprito do sujeito potico tal com expresso nos versos 5 e 6. 3. Explicita a relevncia das perguntas que constituem a segunda estrofe. 4. Quando o Vero me passa pela cara / A mo leve e quente da sua brisa (vv. 9-10). Refere dois dos valores expressivos da personificao presente nos versos transcritos. 5. Comenta o sentido do ltimo verso enquanto concluso do poema.

B Num texto expositivo-argumentativo bem estruturado, de oitenta a cento e trinta palavras, refere a importncia da inspirao estoico-epicurista na poesia de Ricardo Reis. Fundamenta a tua opinio com argumentos decorrentes da tua experincia de leitura deste heternimo de Fernando Pessoa.
(Adaptado de Exame Nacional de Portugus B (139), 2003, 1. fase, 2. chamada)

GRUPO II
L, atentamente, o texto a seguir transcrito.

10

15

20

25

Quando falamos de paisagens pensamos, em primeiro lugar, nas paisagens que podemos observar em virtude da luz natural. As paisagens nocturnas merecem a nossa ateno quando revelam algo de particular ou de espectacular a beleza da mancha resultante da iluminao, um vulco em actividade, uma trovoada, um perodo festivo com muita luz, como as luzinhas de Natal, um fogo de artifcio ou as fogueiras dos Santos Populares ou seja, quando acontece algo que contraria a escurido e cria um acontecimento com luz. S muito raramente procuramos desfrutar a noite em busca da escurido e, mesmo assim, o que queremos realmente so as condies ideais para podermos apreciar o luar ou o brilho das estrelas. A importncia da luz no nosso imaginrio tal que raramente conseguimos beneficiar plenamente de outras paisagens que no sejam as visuais. Das paisagens dos sons e dos cheiros s muito raramente se fala e, ainda menos, se desfruta. No imaginrio popular, a noite esteve sempre associada a todos os perigos insegurana, criminalidade, desconforto... At vulgarizao da iluminao, assim que o Sol desaparecia, as pessoas refugiavam-se em casa. Os espaos pblicos s eram usufrudos aps o pr-do-sol, quando a luz artificial, como uma fogueira, ou a luz natural, como o luar, o permitiam. Em Portugal, a iluminao pblica surge em 1780, em Lisboa, e utilizava o azeite como combustvel; em 1848 foram introduzidas as primeiras luminrias1 a gs; em 1878 surgiram as primeiras experincias com a electricidade, que s passa a ser utilizada sistematicamente em 1929. [...] A iluminao comeou por ter apenas funes de visibilidade e de segurana, assegurando uma melhor leitura do espao noite. Foi na Exposio Mundial de Paris, de 1900, que a luz surgiu pela primeira vez associada ao lazer, criao de prazer e de bemestar, possibilidade de uma apropriao nocturna da cidade por todas as pessoas. A noite continuava a despertar medos, mas, devido a uma srie de mudanas sociais e culturais, teve incio uma nova etapa: a noite passa a estar associada tambm a aspectos positivos. o momento do descanso, do lazer, da possibilidade de fruio do tempo fora do trabalho.
1 luminrias: pequenas lanternas. Teresa Alves, Geo grafias da Luz, in Luzboa A Arte da Luz em Lisboa, 2004

1. Para cada um dos itens que se seguem, escreve, na folha de respostas, a letra correspondente alternativa correcta, de acordo com o sentido do texto. 1.1. Em Das paisagens dos sons e dos cheiros s muito raramente se fala e, ainda menos, se desfruta. (linhas 11-12), a alterao da ordem normal dos constituintes na frase A. revela a opinio da autora relativamente aos factos relatados. B. serve uma clara inteno narrativa, presente em todo o texto. C. d realce ao referente expresso pelos elementos deslocados. D. sinaliza a tese fundamental desenvolvida ao longo do texto. 1.2. Ao mencionar a possibilidade de uma apropriao nocturna da cidade por todas as pessoas (linha 24), o texto quer dizer que, com a luz artificial, todas as pessoas A. passaram a poder sentir-se vontade nas ruas da cidade durante a noite. B. temeram a possibilidade de os clubes nocturnos se apropriarem da cidade. C. foram atradas pelas possibilidades de lucro em diverses nocturnas. D. se sentiram com direito de propriedade sobre os espaos urbanos nocturnos. 1.3. At ao surgimento da iluminao pblica, o convvio nas ruas A. estava proibido por lei depois do pr-do-sol. B. era aproveitado, noite, para desfrute da escurido. C. acontecia, noite, s em ocasies particulares. D. era sempre perturbado, noite, pelos marginais.

1.4. Com o uso das reticncias na linha 14, a autora do texto A. expressa a sua opinio sobre os factos narrados. B. mostra que possvel prolongar a enumerao. C. marca a existncia de sentidos implcitos na frase. D. sinaliza o carcter irnico das suas afirmaes. 1.5. As expresses textuais paisagens nocturnas (linha 3), contraria a escurido (linha 7), busca da escurido (linha 8), a noite (linha 8), espao noite (linha 22) e apropriao nocturna (linha 24) contribuem para a coeso A. frsica. B. lexical. C. interfrsica. D. temporal. 1.6. Com o uso da frase que s passa a ser utilizada sistematicamente em 1929 (linhas 19 e 20), A. a autora estabelece uma relao de consequncia com a ideia anterior. B. a autora introduz informao adicional sobre o referente da expresso que antecedente do pronome relativo. C. a autora visa tornar mais explcita a ideia que exps na frase anterior. D. a autora admite um facto contrrio ideia que expe, mas no suficiente para a invalidar. 1.7. Na frase A importncia da luz no nosso imaginrio tal que raramente conseguimos beneficiar plenamente de outras paisagens (linhas 10-11) a orao subordinada a presente classifica-se como A. adjectiva relativa restritiva B. substantiva completiva C. adverbial comparativa D. adverbial consecutiva GRUPO III Portugal anda emocionalmente exausto na m-lngua coletiva, na descrena mtua, no dispndio de energias, numa guerra civil verbal em que as foras que restam se vo esgotando.
ALMEIDA, Onsio Teotnio, 2011, Onsio Portugus sem Filtro, Lisboa: Clube do Autor

Num texto bem estruturado, com um mnimo de duzentas e um mximo de trezentas palavras, apresenta uma reflexo sobre o estado anmico da sociedade portuguesa na atualidade, partindo da perspetiva exposta no excerto acima transcrito. Fundamenta o teu ponto de vista recorrendo, no mnimo, a dois argumentos e ilustra cada um deles com, pelo menos, um exemplo significativo.

Bom trabalho M. Matos

Potrebbero piacerti anche