Sei sulla pagina 1di 2

ESCOLA BSICA DO 2 E 3 CICLOS CARDOSO LOPES TESTE SUMATIVO DE LNGUA PORTUGUESA - 9 ANO Novembro 2005 Prof: Filomena Rocha

Proposta de correco
I. 1. Este texto literrio porque um texto de fico que apresenta uma viso subjectiva do mundo, expressa emoes e usa uma linguagem pessoal e predominantemente conotativa. A sua funo esttica e no informativa. 2. Quanto presena, o narrador participante e quanto posio subjectivo. 2.1. Exemplos: Foi assim que sempre vivi sozinho e Quando um mistrio grande de mais no nos atrevemos a desobedecer. 3. A aco situa-se no deserto do Saara. 4. O principal acontecimento narrado neste excerto o aparecimento do menino junto do narrador. 5. Os adjectivos que escolho so estranho, surpreendente e misterioso. 6. O menino pediu ao narrador que lhe desenhasse uma ovelha. 6.1. O narrador ficou completamente espantado e disse ao menino que no sabia desenhar, mas, perante a sua insistncia, resolveu desenhar-lhe um dos nicos desenhos que conseguia. 7.1. O narrador culpa as pessoas grandes pela sua falta de jeito para o desenho, porque foram elas que o levaram a desistir da carreira de pintor logo na infncia. 7.2. O narrador deixa implcita a mensagem de que os adultos devem ser compreensivos para com as crianas, no devendo contrariar a sua imaginao e vocao. 8. O principezinho compreendeu imediatamente o desenho porque era uma criana, tal como o narrador quando fizera o seu desenho pela primeira vez. Tinham assim a mesma imaginao e sensibilidade. 9. Fisicamente, o principezinho era um menino com ar srio, voz fininha, ar espantoso e encantador e que no parecia estar cansado. Psicologicamente, mostrava-se meigo, sensvel, imaginativo, decidido, sem medo, persistente e preocupado com alguma coisa. Era um menino misterioso.

II. 1.

Conjuno coordenativa Copulativa/aditiva conclusiva e portanto

Conjuno subordinativa temporal quando

b) outra conjuno conclusiva possvel: logo, pois; locuo conjuncional conclusiva: por conseguinte, por isso. Frase possvel: O aviador pensava que estava sozinho no deserto, logo ficou espantadssimo por ver o menino. c) O pargrafo transcrito composto por frases complexas porque todas tm mais do que uma orao. 2. Levantei-me de um salto, como se tivesse sido atingido por um raio. a) A locuo conjuncional como se e uma locuo conjuncional subordinativa comparativa. b) A primeira orao [Levantei-me de um salto] e a orao principal ou subordinante; a segunda orao [como se tivesse sido atingido por um raio] e uma orao subordinada comparativa. b) a) A classificao morfolgica das palavras destacadas a seguinte: Como conjuno subordinada comparativa; eu pronome pessoal sujeito, 1 pessoa do singular; nunca advrbio de negao; uma determinante artigo indefinido, feminino no singular; ovelha substantivo (nome) comum concreto, feminino no singular; -lhe pronome pessoal complemento indirecto, 3 pessoa do singular; sabia forma verbal; fechada adjectivo. b) tinha desenhado 1 pessoa do singular do Pretrito mais que perfeito composto do indicativo do verbo desenhar na voz activa; fiz - 1 pessoa do singular do Pretrito perfeito do indicativo do verbo fazer na voz activa; sabia - 1 pessoa do singular do Pretrito imperfeito do indicativo do verbo saber na voz activa; fazer infinitivo do verbo. III. O mundo em que vivemos hoje um mundo agitado e repleto de presses, dios, invejas, guerras e falta de solidariedade. Muitas pessoas sentem-se infelizes e para que o homem aprenda os verdadeiros valores da vida, como a amizade e a tolerncia, preciso que recupere algumas das caractersticas da sua infncia, como a sinceridade, a espontaneidade, a imaginao e a curiosidade. Estas caractersticas so bem representadas pelo principezinho e so elas que nos podero conduzir felicidade e realizao pessoal e social.

Potrebbero piacerti anche