Sei sulla pagina 1di 171

Estruturas de Madeira rea Bruta Seo transversal reta: Awr= Aw - n.af sendo: Aw = rea bruta da seo = h.

t; n = nmero de furos da seo; Af = rea de um furo. Af= t . df.

Estruturas de Madeira Seo transversal zigue-zague

Sendo: s = projeo do segmento inclinado no eixo da barra; g = projeo transversal do segmento inclinado; n = nmero de furos do percurso zigue-zague

Estruturas de Madeira Seo transversal zigue-zague Exerccio 02 A linha de uma tesoura est submetida ao esforo solicitante de clculo Nsd = 50 kN, considerando uma situao duradoura de projeto, verifique se a seo 7,5 cm x 10 cm atende a este esforo, considerando: confera classe C-30; carregamento de longa durao; classe 4 de umidade; peas de 2 categoria; parafusos de dimetro 12,5 mm com tenso de escoamento fy = 250 MPa.

Estruturas de Madeira Seo transversal zigue-zague Exerccio 02

Estruturas de Madeira Seo transversal zigue-zague Exerccio 02

Estruturas de Madeira Aula 20/03/2013

Caracterizao simplificada da resistncia da madeira serrada.


Este mtodo apropriado para espcies conhecidas ou usuais. Nos ensaios so determinados os valores da resistncia compresso paralela s fibras (fc,0). permitida a adoo das seguintes relaes, para a determinao das demais propriedades de resistncia :

Estruturas de Madeira Aula 21/03/2013


AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA


A NBR-7190:1997 (Projeto de Estruturas de Madeira) estabelece no item 3.1 que o projeto de uma construo de madeira composto por memorial justificativo, desenhos, e, quando houverem particularidades do projeto que interfiram na construo, por um plano de execuo. Para a elaborao do projeto estrutural, nestas condies, deve-se observar o que prescreve a norma NBR-7190, alm de outras normas que complementam estas exigncias. Em especial, deve ser destacada a observao s prescries da NBR-6120 (Cargas para o clculo de estruturas de Edificaes), assim como da NBR-8681 (Aes e Segurana nas Estruturas), que o tema deste captulo, e ainda a NBR6123 (Foras devidas ao Vento em Edificaes). No deve ser esquecida a observncia da NBR-7808 (Smbolos Grficos para Projeto de Estruturas).

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA


Com respeito ao Memorial Justificativo, referido no primeiro pargrafo, a NBR-7190 determina que o mesmo deve conter : a) descrio do arranjo global tridimensional da estrutura; b) aes e condies de carregamento admitidas, includos os percursos de cargas mveis; c) esquemas adotados na anlise dos elementos estruturais e identificao de suas peas; d) anlise estrutural; e) propriedades dos materiais; f) dimensionamento e detalhamento esquemtico das peas estruturais; g) dimensionamento e detalhamento esquemtico das emendas, unies e ligaes.

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA


Os desenhos das estruturas de madeira devem ser elaborados de acordo com o Anexo A da NBR-7190, e com a NBR-10067 (Princpios Gerais de Representao em Desenho Tcnico). Nestes desenhos, deve(m) constar, de modo bem destacado, a(s) Classes de Resistncia das madeiras a serem empregadas. Por ltimo, do Plano de Execuo, quando for necessria a sua incluso no projeto, devem constar, entre outros elementos, as particularidades referentes a: a) sequencia de execuo; b) juntas de montagem.

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA


Tipos de Aes So as causas que provocam o aparecimento de esforos ou deformaes nas estruturas. As foras so consideradas aes diretas e as deformaes impostas como aes indiretas. As aes podem ser: a) aes permanentes, que ocorrem com valores constantes ou de pequena variao em torno de sua mdia, durante praticamente toda a vida da construo (peso prprio da estrutura e peso das telhas de uma cobertura, por exemplo); b) aes variveis, que ocorrem com valores que cuja variao significativa durante a vida til da construo (ao do vento e cargas acidentais, por exemplo). Cargas Acidentais so as aes variveis que atuam nas construes em funo de seu prprio uso (pessoas, veculos, vento, etc.);

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA


Tipos de Aes c) aes excepcionais, que tm durao extremamente curta e muito baixa probabilidade de ocorrncia durante a vida da construo, mas que devem ser consideradas no projeto de determinadas estruturas (enchentes, incndios, e choque de veculos, por exemplo). No projeto das estruturas correntes de madeira devem ser consideradas as aes seguintes, alm de outras que podem agir em casos especiais:
a) carga permanente; b) cargas acidentais verticais; c) impacto vertical; d) impacto lateral; e) foras longitudinais; f) fora centrfuga; g) vento.

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA


Tipos de Carregamentos

a) Carregamento normal Um carregamento normal quando inclui apenas as aes decorrentes do uso previsto (normal) para a construo. Admite-se que corresponda classe de carregamento de longa durao. Deve ser verificado nos estados limites ltimos e nos estados limites de utilizao. Em um carregamento normal, aes de curta ou mdia durao tero seus valores atuantes reduzidos, a fim de que a resistncia da madeira possa ser considerada como correspondente apenas s aes de longa durao (valor de k mod1 ).

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA


Tipos de Carregamentos

a) Carregamento normal Para se levar em conta a maior resistncia da madeira sob a ao de cargas de curta durao, na verificao da segurana em relao a estados limites ltimos, apenas na combinao de aes de longa durao em que o vento representa a ao varivel principal, as solicitaes nas peas de madeira devidas ao do vento sero multiplicadas por 0,75. Um exemplo significativo de carregamento normal em uma estrutura de cobertura a considerao do peso prprio e do vento.

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA


Tipos de Carregamentos

b) Carregamento especial Um carregamento especial quando inclui a atuao de aes variveis de natureza ou intensidade especiais, cujos efeitos superam em intensidade os efeitos produzidos pelas aes consideradas no carregamento normal. Admite-se que a classe de carregamento corresponda classe de carregamento definida pela durao acumulada prevista para esta ao varivel especial. Um exemplo de carregamento especial em uma estrutura de cobertura o apoio de uma carga de um equipamento que ser colocado em uma posio prxima (aps esta colocao, a estrutura passa a ter apenas as aes consideradas no carregamento normal).

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA


Tipos de Carregamentos

c) Carregamento excepcional Um carregamento excepcional quando inclui aes excepcionais que podem causar efeitos catastrficos. Admite-se que a classe de carregamento corresponda classe de carregamento de durao instantnea. Um exemplo de carregamento excepcional a ao de um terremoto.

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA


Tipos de Carregamentos

d) Carregamento de construo Um carregamento de construo transitrio e deve ser definido em cada caso particular em que haja risco de ocorrncia de estados limites ltimos j durante a construo. Admite-se que a classe de carregamento corresponda classe de carregamento definida pela durao acumulada da situao de risco. Um exemplo de carregamento de construo a suspenso da estrutura principal sua posio na cobertura.

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA


Classes de Carregamento nas Estruturas de Madeira
Um carregamento composto pelo conjunto das aes (diretas e indiretas) a que estar sujeita a estrutura. A classe de carregamento de qualquer combinao de aes definida pela durao acumulada prevista para a ao varivel tomada na combinao em questo como a ao varivel principal. As classes de carregamento esto especificadas na Tabela 2 (que uma reproduo da Tabela 1 da NBR-7190).

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Situaes de Projeto
.

Em princpio, no projeto das estruturas podem ser consideradas as seguintes situaes de projeto: situaes duradouras, situaes transitrias e situaes excepcionais Para cada estrutura particular devem ser especificadas as situaes de projeto a considerar, no sendo necessrio levar em conta as trs possveis situaes de projeto em todos os tipos de construo.

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Situaes de Projeto
Situaes duradouras As situaes duradouras so as que podem ter durao igual ao perodo de referncia da estrutura. As situaes duradouras so consideradas no projeto de todas as estruturas. Nas situaes duradouras, para a verificao da segurana em relao aos estados limites ltimos consideram-se apenas as combinaes ltimas normais de carregamento e, para os estados limites de utilizao, as combinaes de longa durao (combinaes quase permanentes) ou as combinaes de mdia durao (combinaes frequentes).

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Situaes de Projeto
Situaes transitrias As situaes transitrias so as que tm durao muito menor que o perodo de vida da construo. As situaes transitrias so consideradas apenas para as estruturas de construes que podem estar sujeitas a algum carregamento especial, que deve ser explicitamente especificado para o seu projeto. Nas situaes transitrias, em geral considerada apenas a verificao relativa a estados limites ltimos. Em casos especiais, pode ser exigida a verificao da segurana em relao a estados limites de utilizao, considerando combinaes de aes de curta durao (combinaes raras) ou combinaes de durao mdia (combinaes especiais).

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Situaes de Projeto
Situaes excepcionais As situaes excepcionais tm durao extremamente curta. Elas so consideradas somente na verificao da segurana em relao a estados limites ltimos. As situaes excepcionais de projeto somente devem ser consideradas quando a segurana em relao s aes excepcionais contempladas no puder ser garantida de outra forma, como o emprego de elementos fsicos de proteo da construo, ou a modificao da concepo estrutural adotada. As situaes excepcionais devem ser explicitamente especificadas para o projeto das construes particulares para as quais haja necessidade dessa considerao.

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Hipteses Bsicas de Segurana Estados limites de uma estrutura Estados a partir dos quais a estrutura apresenta desempenhos inadequados s finalidades da construo. Estados limites ltimos Estados limites de utilizao

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Hipteses Bsicas de Segurana


Estados limites ltimos Estados que por sua simples ocorrncia determinam a paralisao, no todo ou em parte, do uso da construo. No projeto, usualmente devem ser considerados os estados limites ltimos caracterizados por: a) perda de equilbrio, global ou parcial, admitida a estrutura como corpo rgido; b) ruptura ou deformao plstica excessiva dos materiais; c) transformao da estrutura, no todo ou em parte, em sistema hiposttico; d) instabilidade por deformao; e) instabilidade dinmica (ressonncia).

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Hipteses Bsicas de Segurana


Estados limites de utilizao Estados que por sua ocorrncia, repetio ou durao causam efeitos estruturais que no respeitam as condies especificadas para o uso normal da construo, ou que so indcios de comprometimento da durabilidade da construo. No projeto, usualmente devem ser considerados os estados limites de utilizao caracterizados por: a) deformaes excessivas, que afetem a utilizao normal da construo, comprometam seu aspecto esttico, prejudiquem o funcionamento de equipamentos ou instalaes ou causem danos aos materiais de acabamento ou s partes no estruturais da construo; b) vibraes de amplitude excessiva que causem desconforto aos usurios ou causem danos construo ou ao seu contedo.

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Hipteses Bsicas de Segurana Condies de segurana


A segurana da estrutura em relao a possveis estados limites ser garantida pelo respeito s condies construtivas especificadas por esta Norma e, simultaneamente, pela obedincia s condies analticas de segurana expressas por SdRd onde a solicitao de clculo Sd e a resistncia de clculo Rd so determinadas em funo dos valores de clculo de suas respectivas variveis bsicas de segurana.

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Combinao de Aes nas Estruturas de Madeira


De acordo com a NBR-7190, deve-se fazer a suposio de todas as combinaes possveis dos carregamentos previstos para uma estrutura, afetadas por coeficientes apropriados, que levem em conta a probabilidade de sua ocorrncia simultnea. As aes permanentes so consideradas em sua totalidade. Das aes variveis, so consideradas apenas as parcelas que produzem efeitos desfavorveis para a segurana. As aes variveis mveis devem ser consideradas em suas posies mais desfavorveis para a segurana. As aes includas em cada combinao devem ser consideradas com seus valores representativos (caractersticos), majorados pelos respectivos coeficientes de ponderao das aes ( w ).

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Combinao de Aes nas Estruturas de Madeira


Estados Limites ltimos Combinaes ltimas normais

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Combinao de Aes nas Estruturas de Madeira


Estados Limites ltimos Combinaes ltimas especiais ou de construo

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Combinao de Aes nas Estruturas de Madeira


Estados Limites ltimos Combinaes ltimas excepcionais

onde FQ,exc o valor da ao transitria excepcional e os demais termos representam valores efetivos definidos nas Combinaes de mdia durao

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Combinao de Aes nas Estruturas de Madeira


Estados Limites de utilizao Combinaes de longa durao As combinaes de longa durao so consideradas no controle usual das deformaes das estruturas. Nestas combinaes, todas as aes variveis atuam com seus valores correspondentes classe de longa durao.

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Combinao de Aes nas Estruturas de Madeira


Estados Limites de utilizao Combinaes de mdia durao As combinaes de mdia durao so consideradas quando o controle das deformaes particularmente importante, como no caso de existirem materiais frgeis no estruturais ligados estrutura. Nestas condies, a ao varivel principal FQ1 atua com seu valor correspondente classe de mdia durao e as demais aes variveis atuam com seus valores correspondentes classe de longa durao.

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Combinao de Aes nas Estruturas de Madeira


Estados Limites de utilizao Combinaes de curta durao As combinaes de curta durao, tambm ditas combinaes raras, so consideradas quando, para a construo, for particularmente importante impedir defeitos decorrentes das deformaes da estrutura. Nestas combinaes, a ao varivel principal FQ1 atua com seu valor caracterstico e as demais aes variveis atuam com seus valores correspondentes classe de mdia durao.

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Combinao de Aes nas Estruturas de Madeira


Estados Limites de utilizao Combinaes de durao instantnea As combinaes de durao instantnea consideram a existncia de uma ao varivel especial FQ,especial que pertence classe de durao imediata. As demais aes variveis so consideradas com valores que efetivamente possam existir concomitantemente com a carga especialmente definida para esta combinao. Na falta de outro critrio, as demais aes podem ser consideradas com seus valores de longa durao.

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Coeficientes para as Combinaes de Aes

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Coeficientes para as Combinaes de Aes

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Coeficientes para as Combinaes de Aes Estados limites ltimos - aes permanentes

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Coeficientes para as Combinaes de Aes Estados limites ltimos - aes permanentes

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Coeficientes para as Combinaes de Aes Estados limites ltimos - aes permanentes

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Coeficientes para as Combinaes de Aes Estados limites ltimos - aes permanentes

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Coeficientes para as Combinaes de Aes Estados limites ltimos - aes permanentes

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Coeficientes para as Combinaes de Aes Estados limites ltimos - aes permanentes


c) Aes permanentes indiretas Para as aes permanentes indiretas, como os efeitos de recalques de apoio e de retrao dos materiais, adotam-se os valores indicados na tabela 5 (que uma reproduo da Tabela 5 da NBR-7190).

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Coeficientes para as Combinaes de Aes Estados limites ltimos - aes variveis

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Coeficientes para as Combinaes de Aes Estados limites ltimos - aes variveis

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Coeficientes para as Combinaes de Aes Estados limites ltimos - aes variveis

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Coeficientes para as Combinaes de Aes Estados limites ltimos - aes variveis TABELA 7

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Coeficientes para as Combinaes de Aes Estados limites ltimos - aes variveis

AES E SEGURANA NAS ESTRUTURAS DE MADEIRA

Coeficientes para as Combinaes de Aes Estados limites ltimos - aes variveis

Estruturas de Madeira Aula 27/03/2013


DIMENSIONAMENTO DE ELEMENTOS SUBMETIDOS COMPRESSO

DIMENSIONAMENTO DE ELEMENTOS SUBMETIDOS COMPRESSO


As peas comprimidas podem atingir seu estado limite por perda de estabilidade em funo de sua esbeltez. Nas barras comprimidas axialmente, os ELU se configuram pelo esmagamento das fibras, como nas barras denominadas de curtas, ou por instabilidades associadas a efeitos de segunda ordem provocados por flambagem tpica de EULER, tambm conhecida como flambagem por flexo, no caso das peas esbeltas e semiesbeltas. O ndice de esbeltez de barra de barra comprimida definido por

DIMENSIONAMENTO DE ELEMENTOS SUBMETIDOS COMPRESSO

= Lo/Rmn.
Para elementos que tm ambas as suas extremidades indeslocveis (rotuladas), o valor de L0 igual ao comprimento efetivo L. Para elementos que no tenham esta indeslocabilidade garantida nas suas duas extremidades, considera-se, para efeito de calculo, que o elemento seja engastado em uma extremidade, e livre na outra, tomando-se ento L0 = 2L.

DIMENSIONAMENTO DE ELEMENTOS SUBMETIDOS COMPRESSO


No ser permitido o emprego de peas comprimidas de seo cheia ou mltiplas, cujo comprimento terico de referncia L0 exceda 40 vezes a dimenso transversal correspondente. Nas peas tracionadas, este limite de 50 vezes. Quaisquer outras hipteses de vinculao nas extremidades dos elementos de madeira, no podem ser considerados. O valor do raio de girao mnimo i min , deve ser estabelecido em funo dos dois planos de rigidez do elemento. Aps a determinao do grau de esbeltez resultante, levando-se em conta inclusive a possibilidade da ocorrncia de diferentes comprimentos L0 , nos respectivos planos de rigidez, A NBR-7190 determina os seguintes procedimentos para a verificao da segurana ao Estado Limite ltimo :

DIMENSIONAMENTO DE ELEMENTOS SUBMETIDOS COMPRESSO

DIMENSIONAMENTO DE ELEMENTOS SUBMETIDOS COMPRESSO


Peas curtas : Elementos com grau de esbeltez 40 : A condio de segurana (Estado Limite ltimo) expressa por :

Peas medianamente esbeltas : Elementos com grau de esbeltez 40< 80 : A condio de segurana (Estado Limite ltimo) expressa por :

DIMENSIONAMENTO DE ELEMENTOS SUBMETIDOS COMPRESSO


Peas medianamente esbeltas : Elementos com grau de esbeltez 40< 80 : O valor de W corresponde ao momento resistente da seo transversal, para o plano considerado. O valor de Md , dado pela equao :

DIMENSIONAMENTO DE ELEMENTOS SUBMETIDOS COMPRESSO


Peas medianamente esbeltas : Elementos com grau de esbeltez 40< 80 :

DIMENSIONAMENTO DE ELEMENTOS SUBMETIDOS COMPRESSO


Peas medianamente esbeltas : Elementos com grau de esbeltez 40< 80 :

Nesta expresso, M1d o valor do momento atuante na situao de projeto. Por sua vez, h o valor da altura da seo transversal correspondente ao plano de rigidez respectivo. O valor da carga crtica FE :

DIMENSIONAMENTO DE ELEMENTOS SUBMETIDOS COMPRESSO


Peas Esbeltas : Elementos com grau de esbeltez 80< 140 : A condio de segurana (Estado Limite ltimo) expressa tambm por :

O valor de Md , dado pela equao : em que a excentricidade efetiva de 1a. ordem determinada pela expresso :

DIMENSIONAMENTO DE ELEMENTOS SUBMETIDOS COMPRESSO


Peas Esbeltas : Elementos com grau de esbeltez 80< 140 :

onde ec uma excentricidade suplementar de primeira ordem que representa a fluncia da madeira :

DIMENSIONAMENTO DE ELEMENTOS SUBMETIDOS COMPRESSO


Peas Esbeltas : Elementos com grau de esbeltez 80< 140 :

O coeficiente de fluncia , dado pela tabela abaixo, que uma reproduo da tabela 15 da NBR-7190 :

DIMENSIONAMENTO DE ELEMENTOS SUBMETIDOS COMPRESSO


As peas solicitadas compresso simples normal s fibras, devem levar em conta a extenso do carregamento, medida paralelamente direo das fibras, na verificao da segurana aos Estados Limites ltimos :

DIMENSIONAMENTO DE ELEMENTOS SUBMETIDOS COMPRESSO A extenso c do carregamento, medido na direo das fibras, define o valor de n , atravs da tabela abaixo, que uma reproduo da tabela 13 da NBR-7190 :

DIMENSIONAMENTO DE ELEMENTOS SUBMETIDOS COMPRESSO


Este artifcio da norma, aumentando virtualmente a resistncia da madeira, na verdade representa o aumento da capacidade da madeira de resistir a tenses de compresso normalmente s fibras, por mobilizao das fibras vizinhas rea de contato. A figura abaixo,ilustra esta situao. Mecanismo de apoio do pino sobre a madeira

DIMENSIONAMENTO DE ELEMENTOS SUBMETIDOS COMPRESSO


As peas solicitadas compresso simples inclinada s fibras, devem levar em conta a expresso de HANKINSON, ressalvada a tolerncia de at 6, conforme previsto no item 7.2.9 da NBR-7190.

Exerccio 01
Pr-dimensionar um pilar de madeira 15 x 16 cm . O pilar bi-articulado e travado nas suas extremidades e seu comprimento de igual a 170 cm. A carga que o pilar est solicitado a uma carga de compresso de 25 kN. A madeira utilizada o Jatob.

Exerccio 01

Exerccio 02
Pr-dimensionar um pilar de madeira 15 x 16 cm . O pilar bi-articulado e travado nas suas extremidades e seu comprimento de igual a 340 cm. A carga que o pilar est solicitado a uma carga de compresso de 25 kN. A madeira utilizada o Jatob.

Exerccio 02

Estruturas de Madeira Aula 10/04/2013

Exerccio 3
Elemento comprimido (pea medianamente esbelta): Verificar a condio de segurana da barra de madeira comprimida, indicadas nas figuras.

Exerccio 3

Exerccio 3

Exerccio 3

Exerccio 3

Exerccio 3

Exerccio 4
Elemento comprimido (pea esbelta) : Verificar a condio de segurana da barra de madeira comprimida, indicadas nas figuras.

Dados : 1) E.L.U. = Combinao normal. 2) Critrio da NBR-7190/1997. 3) Dimenses em centmetros. 4) Madeira DICOTILEDNEA-CLASSE C- 40, 2a. categoria ; qualidade estrutural. 5) Esforos atuantes : Nk = NGk + NQk ; NGk = 10 kN (permanente) NQk = 30 kN (sobrecarga). 6) Vnculos dos extremos da barra : ponto 1: indeslocvel nos dois planos (X e Y). ponto 2: deslocvel no plano Y.

Exerccio 4

Exerccio 4

Exerccio 4

Exerccio 4

Exerccio 4

Estruturas de Madeira Aula 11/04/2013

Exerccio 05
Peas Comprimidas Elemento comprimido (pea curta) e Compresso normal s fibras. Verificar a condio de segurana da pea comprimida de madeira, indicada nas figuras : 1- Dicotilednea, pertencente classe de resistncia C-30. 2- Dimenses indicadas em centmetros. 3- Critrio da NBR-7190 / 1997. 4- Reao de apoio : R ; Rk = RGk + RQk RGk = 2 kN (permanente) RQk = 15 kN (sobrecarga). 5-classe de carregamento : longa durao / madeira serrada. 6-classe de umidade 1; 7-madeira de 2. categoria. 8-Combinao de aes : E.L.U.:

Exerccio 05
Peas Comprimidas a) Valores de clculo das propriedades mecnicas :

Os coeficientes de ponderao nos estados limites ltimos, de acordo com a solicitao so: wc=1,4 para tenses de compresso paralelas s fibras; wt=1,8 para tenses de trao paralelas s fibras e wv=1,8 para tenses de cisalhamento paralelas s fibras

Exerccio 05
Peas Comprimidas

Fc0,d = 0,56*(3/1,4) Fc0,d = 1,20 Kn/cm

Fc90,d = 0,25 . fc0,d = 0,25 . 1,2 = 0,3 kN/cm2 ; b) Combinao de aes : E.L.U.: Rd = Nd = 1,4 x (RGk + RQk) = 1,4 x (2 + 15) = 23,8 kN ;

Exerccio 05
Peas Comprimidas

Exerccio 05
Peas Comprimidas

Exerccio 06
Peas Comprimidas Elemento comprimido (pea esbelta) : Verificar a condio de segurana do pilar de madeira indicado nas figuras, submetido ao esforo de compresso Nk : 1- Madeira dicotilednea, de Itaba. 2- Dimenses indicadas em centmetros. 3- Critrio da NBR-7190 / 1997. 4- Nk = NGk + NQk ; NGk=5kN (permanente),e NQk=15kN (sobrecarga).

Exerccio 06
Peas Comprimidas

Exerccio 06
Peas Comprimidas

Exerccio 06
Peas Comprimidas

Exerccio 06
Peas Comprimidas

Estruturas de Madeira Aula 28/03/2013


Feriado da Semana Santa

Estruturas de Madeira Aula 17/04/2013


Ligaes em peas estruturais de Madeira

Ligaes em peas estruturais de Madeira

A limitao do comprimento das peas de madeira, fruto de sua extrao de troncos de rvores, requer a adoo de meios ligantes na emenda das peas estruturais. Assim tambm ocorre na unio das barras componentes de estruturas reticuladas. Uma boa maneira de visualizar as vrias possibilidades, classificar os meios ligantes :

Ligaes nas peas estruturais de Madeira

Ligaes nas peas estruturais de Madeira

Ligaes nas peas estruturais de Madeira

Ligaes nas peas estruturais de Madeira


As ligaes por encaixes so praticadas at hoje, para peas sujeitas apenas compresso. Para peas tracionadas, como se fazia no passado, so antieconmicas, e no se usam mais. As ligaes com pinos metlicos ou de madeira so as mais conhecidas e praticadas no Brasil. O desuso de outros tipos de meio ligante explica-se pela elevada capacidade mecnica das madeiras Brasileiras. As ligaes com anis e discos sempre foram muito praticadas em pases desenvolvidos. No Brasil, comeam-se a utilizar as chapas dentadas, nos ltimos anos, devido sua grande praticidade. As ligaes com cola, que no caracterizam emendas de peas ou juno de barras em ns de estruturas, comeam tambm no Brasil a ganhar maior utilizao, com o uso crescente de peas industrializadas, produzidas a partir de laminas coladas entre si. No calculo de ligaes, a NBR-7190 no permite levar em conta o atrito das superfcies de contato, nem de esforos transmitidos por estribos, braadeiras ou grampos.

Ligaes nas peas estruturais de Madeira

Estribos e grampos

O critrio de dimensionamento dos elementos de ligao deve obedecer a expresso : Sd Rd Sendo Sd as solicitaes de calculo nas ligaes e Rd as resistncias de calculo dos respectivos dispositivos de ligao. Os valores das resistncias de calculo devem se referir s duas possibilidades de ruptura da ligao : a) a resistncia da madeira ao esmagamento e cisalhamento nos contatos, b) a resistncia do prprio dispositivo.

Ligaes nas peas estruturais de Madeira


Ligaes com Pinos Metlicos Nas ligaes com pinos, leva-se em conta a resistncia da madeira ao embutimento (esmagamento na rea reduzida de contato entre o pino e as peas de madeira), conforme estabelecido em 7.2.7 da NBR-7190 :

Sendo E o parmetro que leva em conta o efeito de compresso localizada no contato entre pino e madeira, para ngulo de 90 entre esforo e fibras da pea de madeira :

Ligaes nas peas estruturais de Madeira

Mecanismo de apoio do pino sobre a madeira

Ligaes nas peas estruturais de Madeira

Ligaes nas peas estruturais de Madeira


Quando nas ligaes tratar-se de esforo inclinado de um ngulo a, em relao direo das fibras, usa-se a frmula de Hankinson na determinao da resistncia equivalente :

As ligaes com pinos (pregos, parafusos ou cavilhas) so consideradas deformveis, quando feitas com 2 ou 3 pinos. Permite-se o seu emprego exclusivamente em estruturas isostticas. Nunca sero permitidas ligaes com um nico pino.

Ligaes nas peas estruturais de Madeira

Se as estruturas forem de carter provisrio, dispensa-se a furao prvia da madeira, desde que sejam macias (ap 6 kN/m3) e def 1/6 da espessura da pea mais delgada. Tambm deve ser estendida a distancia entre pregos na direo da carga, para 10d.

Se no forem atendidas as especificaes anteriores de pr-furao, as ligaes devero ser dimensionadas como deformveis.

Ligaes nas peas estruturais de Madeira


Resistncia dos pinos metlicos nas ligaes : A resistncia total de cada pino metlico em uma determinada ligao dada pela soma das resistncias correspondentes s diferentes sees de corte, em cada elemento de ligao :

Onde: RVd1 a resistncia do pino correspondente a uma seo de corte.

Ligaes nas peas estruturais de Madeira


Para at 8 pinos alinhados na direo da carga solicitante na ligao, a resistncia por pino considerada integralmente. Para mais do que 8 pinos alinhados na direo da carga, deve ser considerada uma reduo de 2/3 na resistncia individual, para os pinos que excederem o limite de 8. Isto feito em funo da distribuio desigual da carga aplicada entre os vrios pinos alinhados :

Ligaes nas peas estruturais de Madeira


Neste caso, o numero de pinos necessrios na ligao deve ser recalculado para o nmero convencional n0 :

Ligaes nas peas estruturais de Madeira


Para a fabricao dos pinos de ao, a NBR-7190 especifica os valores mnimos da resistncia caracterstica do material :

Quanto ruptura destas ligaes, devem ser consideradas as seguintes possibilidades :


a) ruptura da madeira : a.1) por esmagamento na rea de contato pino/madeira : Esta possibilidade evitada quando se colocam tantos pinos quanto necessrios, para que as tenses de esmagamento no superem a capacidade da madeira ao embutimento (fed).

Quanto ruptura destas ligaes, devem ser consideradas as seguintes possibilidades :


a.2) por cisalhamento da madeira : Esta possibilidade evitada quando se guardam distncias suficientes entre os pinos ou aos bordos das peas, na direo da carga, de tal forma que as tenses de cisalhamento no superem a capacidade da madeira ao cisalhamento (fVd).

Quanto ruptura destas ligaes, devem ser consideradas as seguintes possibilidades :


b) por ruptura do pino metlico, por flexo : Esta possibilidade evitada quando o dimetro do pino suficientemente grosso (grande Inrcia) em relao extenso do carregamento (espessura das peas), de tal forma a limitar a sua flexo.

Quanto ruptura destas ligaes, devem ser consideradas as seguintes possibilidades :


A resistncia de calculo, de um pino metlico, correspondente a uma seo de corte, determinada em funo das seguintes caractersticas : a) resistncia ao embutimento da madeira : fwed . b) resistncia do ao dos pinos : fyd . c) dimetro do pino metlico : d . d) espessura convencional t relativa seo de corte correspondente.

Quanto ruptura destas ligaes, devem ser consideradas as seguintes possibilidades : *Observao : considerar t1 ou t2 separadamente, porque os
valores de RVd1 podem ser calculados de forma separada, considerando-se para cada pea o ngulo respectivo formado entre esforo e a direo das fibras: uma das peas pode ter um ngulo a diferente das demais.

Quanto ruptura destas ligaes, devem ser consideradas as seguintes possibilidades :


Deve ser acrescentada uma outra possibilidade de ligao pregada com peas mltiplas e corte simples :

Quanto ruptura destas ligaes, devem ser consideradas as seguintes possibilidades :


Toma-se a espessura convencional t = t2 , desde que se respeite a distncia mnima entre pregos das faces opostas, na pea central. Outras duas situaes tambm merecem uma anlise detalhada quanto ao apoio dos pinos nas respectivas peas de madeira :

Ligaes em peas mltiplas

Quanto ruptura destas ligaes, devem ser consideradas as seguintes possibilidades :


Concluso : O raciocnio bsico na determinao do valor de t, em qualquer das peas envolvidas na ligao, est relacionada rea de apoio respectiva do pino sobre a madeira. Como d igual para todas as peas, nesta rea de apoio, o raciocnio restringe-se espessura das respectivas peas de madeira. Critrio da NBR-7190 :

Quanto ruptura destas ligaes, devem ser consideradas as seguintes possibilidades : Estabelecidos os valores de e lim , determina-se o tipo de ruptura que define os valores de RVd1 : a) embutimento da madeira, se lim :

b) flexo do pino, se > lim :

Quando se tratar de ligao com cobrejuntas de ao, determina-se a capacidade do pino, em contato com as chapas, segundo o critrio da NBR-8800.

Espaamento entre pinos (metlicos e de madeira) nas ligaes

1 -entre pinos consecutivos na direo da carga

Espaamento entre pinos (metlicos e de madeira) nas ligaes

A respeito das ligaes rgidas e deformveis, estas ltimas, aparentemente inconvenientes, no apresentam segundo a NBR-7190, nenhuma desvantagem em relao s primeiras. Ao contrrio, podem ter as distncias entre pinos, na direo da carga, reduzidas de 6d para 4d. Considera-se inconveniente fazer tal reduo, e na prtica, adota-se o valor 6d para todas as ligaes, como distncia entre pino consecutivos, na direo da carga.

Espaamento entre pinos (metlicos e de madeira) nas ligaes

2 -do ltimo pino ao bordo das peas : Neste ponto, interessante utilizar o conceito de bordos carregado (BC) e descarregado (BD), nas peas de madeira envolvidas na ligao : O bordo carregado (BC) corresponde ao bordo da pea localizado no lado onde se desenvolvem as tenses de contato e de cisalhamento. Em caso contrrio, trata-se de bordo descarregado (BD).

Espaamento entre pinos (metlicos e de madeira) nas ligaes

Espaamento entre pinos (metlicos e de madeira) nas ligaes

Espaamento dos pinos aos bordos

Espaamento entre pinos (metlicos e de madeira) nas ligaes

3 -entre pinos na direo normal carga

Observao : Nas ligaes com pregos, a profundidade dos mesmos, se forem cravados de faces opostas, devem evitar interferncias, recomendando-se a alternncia da cravao, em relao ao gabarito de espaamentos : Alternncia da cravao dos pinos

tabela de meios ligantes a) parafusos lisos, com cabea e porca :

* utiliza-se este parafuso, embora dmin = 10 mm, pela NBR-7190.

tabela de meios ligantes a) pregos :

tabela de meios ligantes a) pregos :

Ligaes com Cavilhas de Madeira

As cavilhas devem ser torneadas, constitudas de madeira dura da classe de resistncia C-60, ou com madeiras moles de ap 6 Kn/m , impregnadas com resinas que aumentem sua resistncia at que se caracterizem como peas da classe de resistncia C-60. S sero admitidos os dimetros de 16, 18 e 20 mm. Repetem-se para as cavilhas de madeira as condies de rigidez estabelecidas para os pinos metlicos, com a pr-furao devendo ser executada com d0 = def .

Ligaes com Cavilhas de Madeira


Resistncia das cavilhas de madeira nas ligaes :
A resistncia total de cada cavilha de madeira em uma determinada ligao dada pela soma das resistncias correspondentes s diferentes sees de corte, em cada elemento de ligao. Para uma dada seo de corte, a resistncia Rvd1 determinada em funo da resistncia fc0d da madeira da cavilha, considerada na sua possvel flexo, e da resistncia fc90d da mesma, considerada no seu possvel esmagamento. Tambm considera-se o dimetro d da cavilha e as respectivas espessuras t das peas envolvidas na ligao, tal como se considera nos pinos metlicos. Cavilhas em corte simples s so aceitas em ligaes secundrias.

Ligaes com Cavilhas de Madeira


Critrio da NBR-7190 :

Estabelecidos os valores de e lim , determina-se o tipo de ruptura que define os valores de RVd1 : a) esmagamento da cavilha, se lim :

Em caso contrrio, usa-se o valor fed,MADEIRA .

Ligaes com Cavilhas de Madeira


Critrio da NBR-7190 :

espaamento entre cavilhas de madeira nas ligaes : Repete-se aqui o que se prescreve para pinos metlicos.

Ligao com Conectores


So admitidos anis metlicos de ao apenas com os dimetros internos d = 64 ou 102 mm, com espessuras de 4 e 5 mm, respectivamente. Devem acompanh-los parafusos que garantam a estabilidade da ligao, com dimetros de 12 e 19 mm, respectivamente. A resistncia ao cisalhamento longitudinal fV0d das peas de madeira envolvidas na ligao determina o valor da resistncia correspondente a uma dada seo de corte, dado pelo menor dos dois valores seguintes :

Ligao com Conectores


onde : d o dimetro do anel, t a profundidade de cravao do anel na respectiva pea de madeira, fcd a resistncia de clculo da madeira compresso, na direo , em relao s fibras.

Ligao com Conectores

Ligaes com Chapas Metlicas


De acordo com a NBR-7190, deve ser garantida a boa execuo da cravao. Os prprios fabricantes devem fornecer os respectivos valores das resistncias de clculo de chapas dentadas. Como se v, o uso de chapas dentadas, est confinado aos critrios de eventuais fabricantes, o que afasta este trabalho de qualquer anlise mais apurada.

Propriedades mecnicas e equivalncias com a ASTM

Dimetro de Parafusos
Uma sugesto razovel, que costuma trazer bons resultados finais, tomar o dimetro do parafuso situado entre 1/6 e 1/5 da espessura da pea mais grossa.

Exerccio 01
Projetar a emenda entre as peas de madeira indicadas nas figuras, usando parafusos como meio ligante. 1- Madeira : Garapa Roraima. 2- Dimenses em centmetros. 3- Critrio da NBR-7190. 4- Esforos atuantes : Tk = TGk + TQk ; TGk = 12 kN (permanente) ; TQk = 15 kN (vento de sobrepresso).

Soluo :
A montagem da emenda ser feita uma tentativa adotando-se duas peas laterais (cobre-juntas ,tambm denominadas mata-juntas, na obra) de 2,5 X 15 cm2 .

Soluo :

Soluo :
d) escolha do dimetro do parafuso :

Soluo :

Soluo :

Soluo :

Potrebbero piacerti anche