Sei sulla pagina 1di 9

MARIA ROSILANE J.FERNANDES (144575) WILLIAN G.

SILVA (114859)

A relevncia da Contabilidade de Custos no processo de tomada de decises.

BELO HORIZONTE - MG MAIO/2013

MARIA ROSILANE J.FERNANDES (144575) WILLIAN G. SILVA (114859)

A relevncia da Contabilidade de Custos no processo de tomada de decises.

Projeto de pesquisa apresentado disciplina de Analise de Custos, avaliao A3 no curso de graduao em Administrao (EAD) da FEAD/MG.

Orientador: Ricardo Campos

Sumrio

................................................................................................................2 ....................................................................................................................2
Sumrio..................................................................3 INTRODUO.............................................................................................................................. 1 Histria da Contabilidade de Custos.................................................................................... 1 DESENVOLVIMENTO................................................................................................................... 2 TIPOS DE CUSTOS....................................................................................................................... 3 CUSTOS E TOMADA DE DECISO......................................................................................... 4 CONCLUSO............................................................................................................................... 4 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.................................................................................................. 5

INTRODUO
Percebe-se que a contabilidade de custos tem sido uma grande ferramenta que agiliza o processo de tomada de decises, veremos a seguir sua histria inicial, onde e como a contabilidade de custos tornou-se um instrumento necessrio para a tomada de decises.

Histria da Contabilidade de Custos


A Contabilidade de Custos nasceu da Contabilidade financeira, quando da necessidade de avaliar estoques na indstria, mais especificamente com o incio da Revoluo industrial. Anteriormente a esse perodo, os produtos eram fabricados por artesos que, via de regra, no constituam pessoas jurdicas e pouco se preocupavam com o clculo de custos. A contabilidade nessa poca tinha sua aplicao maior no segmento comercial, sendo utilizada para apurao do resultado do exerccio. Porm, com o incremento da indstria surge a necessidade de clculo de custos para formao de estoques. Os comerciantes para apurar o resultado do exerccio somavam as receitas e subtraam delas o custo da mercadoria vendida, gerando o lucro bruto. Do lucro bruto eram deduzidas as demais despesas e, assim, encontravam o lucro ou prejuzo do perodo (esse sistema de apurao ainda hoje utilizado pela contabilidade). Exemplo: (+) Vendas (-) custo das mercadorias vendidas (=) lucro bruto (-) despesas administrativas (-) despesas comerciais (-) despesas financeiras (=) lucro/prejuzo Na atividade comercial o custo da mercadoria vendida era fcil de ser identificado, uma vez que sua composio resulta do valor pago pela mercadoria, mais tributos no compensveis, mais fretes pagos e seguros. No caso de haver variao de estoques, aplica-se a frmula envolvendo, estoque inicial, compras e estoque final para se encontrar o CMV. CMV = Ei + Comp Ef No segmento industrial, a mesma sistemtica de clculo de custo dos produtos no poderia ser utilizada, uma vez que o fabricante compra materiais e os transforma, paga mo-de-obra para elabor-los e ainda consumo uma infinidade de outros custos (energia, gua etc.), para enfim gerar o bem para venda. Nessa situao, na qual vrios insumos so consumidos para elaborao de um novo produto, no to simples o clculo de custos a ser implementado. Essa dificuldade ou necessidade fez surgir a contabilidade de custos, inicialmente com a finalidade de mensurar os estoques produzidos e determinar o resultado do exerccio.

A partir da revoluo industrial a contabilidade de custos muito evoluiu, passando a gerar informaes, no s para controle, mas tambm para o planejamento e tomada de deciso. A contabilidade de custos aparece pela primeira vez com tcnica independente e sistemtica, nos Estados Unidos, envolvendo a produo industrial, sobretudo estudando os problemas de mo-de-obra e repercusses no custo industrial. Mais tarde, passou a preocupar-se, de modo menos emprico com os custos de material consumido (direto) nas operaes, buscando a viso global do processo produtivo, instante em que so discutidos os maiores atravs da Contabilidade de Custos, os chamados Custos Indiretos de Fabricao (CIF). Tambm denominados de despesas indiretas de fabricao, para outros despesas gerais, custos indiretos e ou ainda de overhead. Os CIF vem historicamente sendo os grandes viles da Contabilidade de Custos, por serem de difcil alocao. (www.portaladm.adm.br/ANC/anc16.htm em 06/05/2012)

Na atualidade, neste ambiente de globalizao, a gesto estratgica de custos a resposta para atender s demandas do sistema econmico com relao s novas perspectivas do mercado. Toda empresa com suas particularidades tem por objetivo planejar, produzir, comercializar, sempre melhorando sua imagem e de seus produtos ou servios visando a continuidade no mercado, satisfazendo seus anseios e seus investimentos, com alta qualidade. As principais ferramentas para melhorar esta competitividade o controle de custos, sendo uma importante ferramenta de inovao presente na gesto estratgica. At mesmo as pequenas e micro empresas buscam mensurar os custos, geralmente quem no faz este controle, pode no se manter por muito tempo no mercado e vir falncia, e so poucas as empresas que adotam um sistema coerente e eficaz.

DESENVOLVIMENTO
nesta hora que entra a contabilidade, devendo ser a grande responsvel pelo sistema gerencial, contribuindo para o sucesso do empreendimento e pela gesto das informaes que so formalizadas e documentadas, com isso os contadores vm aumentado seu espao como gestores dentro das empresas. Segundo Derbeck e Nagy (2001, p. 13), a contabilidade de custos fornece os dados detalhados sobre custos que a gesto precisa para controlar as operaes atuais e planejar para o futuro. A importncia da apurao correta e legtima dos custos no s nas empresas de manufatura, como no comrcio e no servio, que auxiliam nos sistemas de informaes contbeis, essenciais no desenvolvimento operacional, determinando custos e preos dos produtos e servios. Torna-se imprescindvel adentrar nessa rea de grande sustentao e controle para as empresas, desvendando seus caminhos e alcanando seus objetivos.

Segundo Horngren, Foster e Datar (1997, p. 19), para guiar suas decises, os gestores sempre desejam saber quanto custa determinada coisa (como por exemplo, um novo produto, uma mquina, um servio ou um processo). O sistema de custos busca identificar os gastos com a produo (Custos totais), para que com base nestes dados possam ser realizadas classificaes, anlises, avaliaes, controles e planejamentos, conseqentemente, transforma-se num importante instrumento de gesto, como fonte primria e bsica para a tomada de deciso. importante ressaltar que a Contabilidade de Custos no se aplica somente s indstrias, sendo que possvel calcular custos comerciais, de servios, agrcolas etc. Porm a nfase maior dada atividade industrial, uma vez que neste segmento seu maior campo de atuao (motivo esse que levam muitos a denominarem, erroneamente, a contabilidade de custos como sinnimo de contabilidade industrial).

TIPOS DE CUSTOS
1. Custo direto : Custo direto aquele que pode ser diretamente aplicado ao produto, ou seja, possvel identificar exatamente quanto do custo de um elemento foi aplicado na produo de um bem. Um bom exemplo o de matrias-primas. 2. Custo indireto : Custo indireto aquele no passvel de aplicao direta ao produto, necessitando, dessa forma, de um critrio de rateio para que seja feita a alocao de custos. Como exemplo, podemos citar os salrios da superviso. 3. Custo varivel : aquele que varia de acordo com o nvel de atividade, isto , caso o volume de produo (ou de vendas) aumente, o custo tambm aumentar; caso a produo decresa, o custo tambm ser reduzido. O custo da matria-prima ilustra com clareza esse conceito. Para aumentar o volume de produo, mais unidades de matria-prima sero consumidas, portanto o custo ir aumentar. 4. Custo fixo : O custo fixo aquele que no guarda relao com o volume de atividades, isto , independentemente do volume de produo, o custo no se altera. Obviamente, essa manuteno do custo deve respeitar certo limite de capacidade, uma vez que no se pode pensar em custo fixo para uma produo infinita. Diversos itens so classificados como custos fixos. O aluguel de uma instalao, a prestao de uma mquina, conta de telefone da fbrica, salrios do pessoal da administrao, entre outros. 5. Custo total : O custo total a soma do custo fixo com o custo varivel. Ele se iguala ao custo fixo quando no h produo e cresce a partir desse ponto proporcionalmente ao crescimento do custo varivel. 4

6. Custos semivariveis : So aqueles que possuem uma parcela fixa e, a partir de determinado ponto, se comportam como se fossem custos variveis. A energia eltrica ilustra bem esse caso, pois h uma tarifa fixa, de acordo com a capacidade instalada, e outra parcela varivel, diretamente proporcional ao consumo peridico. Caso no haja consumo ou se esse no atingir um determinado volume, o custo igual tarifa bsica (fixa), mas, a partir de ento, o custo se eleva em razo da maior utilizao ou gasto de energia. 7. Custos semifixos : Referem-se aos custos que se alteram quando h necessidade de mudana na capacidade instalada, isto , quando se torna necessrio ampliar ou reduzir o tamanho das instalaes. Tomemos como exemplo uma determinada mquina utilizada por uma fbrica. Caso seja necessrio aumentar a produo, alm da capacidade da mquina j instalada, outra dever ser adquirida, o que elevar o custo fixo. (MESQUITA, 2009 pg. 16,17,18)

CUSTOS E TOMADA DE DECISO


Como parte de um sistema de informaes, a contabilidade de custos desenvolvida atravs de coleta e processamento de dados que culmina com a produo e distribuio de informaes na forma de relatrios contbeis. Esses relatrios devem garantir o fluxo contnuo de informaes, permitindo a avaliao da situao atual e a comparao com o planejamento, para identificar e controlar os desvios, assim como suas causas. Backer e Jacobsen (1979), comentam que o sistema de contabilidade de custos acumula os dados relativos aos custos em registros e contas especiais, onde suas caractersticas diferem segundo a natureza das atividades e os objetivos da direo da empresa. Leone (1987) aponta as dificuldades que um nico tipo de custo encontra para se adaptar a todas as necessidades devido diversidade de seus objetivos afirmando que a contabilidade de custos, quando acumula os custos e os organiza em informaes relevantes, pretende atingir trs objetivos principais, que so: A determinao do lucro; Controle das operaes; A tomada de decises. Na determinao do lucro a contabilidade de custos utiliza os dados dos registros convencionais de contabilidade ou compilando-os de um modo diferente para que eles se tornem teis administrao. No controle das operaes ela estabelece padres e oramentos, comparaes entre o custo real e o custo orado. Na tomada de decises ela auxilia na formao de preos, quantidade que deve ser produzida, que produto produzir ou ser cortado e a escolha entre fabricar ou comprar. Sobre os trs objetivos da contabilidade de custos, Backer e Jacobsen (1979) explicam que o sistema formal de contabilidade de custos fornece, geralmente, os dados de custos e dos relatrios para a realizao das duas primeiras dessas finalidades. Entretanto, para o planejamento direcional e o processo decisrio, estes dados, via de regra, precisam ser reclassificados reorganizados e suplementados por outros dados econmicos e comerciais relevante, que esto fora do sistema formal de contabilidade de custos.Para determinar os custos de uma organizao industrial, a contabilidade utiliza dois sistemas bsicos de custeamento de seus produtos, que so: o sistema de custeamento por ordem de produo e o custeamento por processo. Para Leone (1987), a adoo de um dos sistemas depende do tipo de produto, do processo de fabricao e da convivncia da empresa. Para Horngren (2000), a diferena entre os dois sistemas gira em grande parte em torno da maneira pela qual se realiza o custeio do produto. Ao contrrio do custeio por processo, que lida com amplas mdias e grandes massas de unidades similares, o mtodo da ordem de servio essencialmente tenta aplicar os custos a servios especficos, que podem ser uma nica unidade fsica (como um sof por encomenda), ou algumas unidades (como uma dzia de mesas) de um lote. No sistema de ordem de produo os custos so identificados diretamente com cada ordem de produo e cada uma possui caractersticas diferentes. (http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAoPIAI/contabilidade-custos em 10/05/2012)

CONCLUSO
4

Atualmente mais perceptvel os efeitos causados pela globalizao, estes exigem um grande esforo das empresas na busca por instrumentos mais eficazes para a sustentao de seus negcios, e dentro deste contexto o objetivo da contabilidade de custos no mais, simplesmente, o de fornecer dados relevantes para o atendimento da legislao, mas devem gerar tambm paralelamente informaes que agreguem valor nas decises gerencias, verificar quais os produtos mais lucrativos, alteraes de preos, custos e despesas, identificar a margem unitria e global... Estas so apenas algumas das necessidades que fazem da contabilidade de custos, um instrumento fundamental na tomada de decises gerencias, especialmente em decises de curto prazo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1. HORNGREN, Charles T.; FOSTER, George; DATAR, Srikant M. Contabilidade de custos. 9. ed. Rio de Janeiro, 1997. 2. DERBECK, Edward J. Van; NAGY, Charles F. Contabilidade de custos. 11. ed.
3. www.portaladm.adm.br/ANC/anc16.htm em 06/05/2012

4. http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAoPIAI/contabilidade-custos em 10/05/2012 . 4.1. BACKER, M; JACOBSEN, L. E. Contabilidade de Custos. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 1979 4.2. LEONE, G. S. G. Custos: um Enfoque Administrativo. Rio de Janeiro: Editora da Fundao Getlio Vargas, 1987, 9. ed. 4.3. HORNGREN, C. T. Introduo Contabilidade de Custos. 5.ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2000, 5. ed. 5. MESQUITA, JOS MARCOS CARVALHO, Anlise de Custos. Belo Horizonte : Ed. FEAD, 2009

Potrebbero piacerti anche