Sei sulla pagina 1di 14

3

AVALIAO NO ENSINO SUPERIOR


Valderir Pereira Ramalho1 Weslley dos Santos Martins2

RESUMO
Este artigo visa a identificao da atual realidade do sistema de avaliao utilizado nas instituies de ensino superior que foi ultrapassado pela nova concepo avaliativas. Esse ser o objetivo principal, relatado pela introduo do artigo. Nos tpicos seguintes veremos que, o Estado, escola e professores devem garantir a qualidade do ensino, Quais as consequncias das prticas avaliativas na vida acadmica do aluno de ensino superior, Estratgias e metas do professor do ensino superior na nova concepo de ensino sero assuntos importantes, norteados pelas novas propostas de ensino. Ao final de tudo sero relatados os principais pontos abordados no desenvolvimento atravs das consideraes finais . Palavras-chave: Avaliao. Professor. Estratgias. Escola. Concepo.

ABSTRACT
This article to aim at identification of o present reality of evaluation system used in institutions of high education that has been exceed by the new design evaluation methods. This will be the main objective, related by the introduction at the article. In the following topics that we will see, the state, school and teachers should be warrant the quality at teaching, what the consequences of evaluation at perform in the academic life of students at high education, strategies and goals at the teacher in high education in the new conception of teaching will be important subject, guided by the new teaching suggestion. At the end everything will be related to the main points approached at development through the final end. Keywords: Evaluation. Teacher. Strategies. School. Idea.

1 INTRODUO
1

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acara (UVA). Ps-graduando em Docncia do Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin. 2 Graduado em Cincias Biolgicas pela Universidade Estadual Vale do Acara (UVA). Psgraduando em Docncia do Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin.

No contexto histrico da avaliao, percebe-se que nem sempre a avaliao assumiu o papel de contribuir para o desenvolvimento do aluno em relao a sua aprendizagem, considerada por muito tempo como o simples ato de atribuir notas, priorizando aspectos quantitativos. Percebe-se que hoje ainda existem instituies de ensino que concebem a avaliao nessa perspectiva, porem enfatiza-se que ela no predominante porque h tendncias que se preocupam com o processo avaliativo visando a transformao dessa realidade fazendo com que a mesma subsidie a construo de conhecimentos e habilidades pelos alunos, promovendo seu desenvolvimento atravs de seus aspectos qualitativos e quantitativos. Nessa concepo, analisa-se que a aprendizagem deve ser assistida pela avaliao para que esta seja impulsionada a ampliar o xito escolar e no o fracasso. No entanto, dentro das praticas avaliativas, observa-se que muitas vezes h apenas a prtica de verificao da aprendizagem juntamente da atribuio de nota, o que diferente de avaliar que se constitui de um sentido mais amplo; mais que constatar, classificar; avaliar supe um encaminhamento, uma ao direcionadora e diagnostica que sinaliza o processo de aprendizagem, da a importncia de que os professores devem ter a conscincia e as habilidades necessrias para a conduo do processo de ensino-aprendizagem. Partindo desses pressupostos, percebe-se que as universidades e principalmente o professores tm que garantir a qualidade do ensino visando a construo de conhecimentos pelos alunos. Da a necessidade da instituio de ensino se enquadrar numa concepo scio critica para legitimar a avaliao numa perspectiva democrtica assim permitindo proporcionar uma educao de qualidade para todos os jovens deste pas.

2 ESTADO, ESCOLA E PROFESSORES DEVEM GARANTIR A QUALIDADE DO ENSINO


A avaliao est presente em todos os domnios da atividade humana, seja atravs das reflexes informais que orientam as frequentes opes do dia-a-dia ou, formalmente, atravs da reflexo organizada e sistemtica que define a tomada de

decises. Assim, a definio pelos valores crenas e princpios que orientam as prticas pedaggicas escolares tem origem num universo muito amplo que reflete a prpria construo social da realidade.
Contudo, os governantes e os profissionais da educao permanecem, com muita frequncia, paralisados pela crise econmica, pela fragilidade das maiorias no poder, pelas contradies internas das burocracias escolares pelo conservadorismo de todo tipo e por tudo que mantm uma distancia entre os ideais declarados e a realidade dos sistemas educativos. (PERRENOUD, 1999, p.18).

Este campo referencial est presente nos currculos, nas formas de organizao do ensino, nos padres de comportamentos esperados nos alunos e nos mecanismos formais de avaliao, entre outros, e se preserva atravs das relaes cotidianas nas escolas, dando sentido e significado a realidade e as prticas docentes concretas. Associada a essa concepo de avaliao, estava a prpria concepo de escola com o papel fundamental de transmitir o saber escolar. Ela o faz organizando-se conforme uma racionalidade especifica, numa lgica de diviso e distribuio de tempos e espaos, articulado em uma determinada sequncia que exige avaliaes peridicas, para a verificao do processo de assimilao do conhecimento adquirido pelo aluno. A avaliao formal entra em cena como mecanismo de controle da permanncia ou no do aluno na instituio escolar. Schn (1992, p.87) discutindo, especialmente, essa questo comenta os conflitos vividos pelos professores diante da burocracia escolar, que se organiza a partir da centralidade do saber a ser transmitido, para ele. No Ensino Superior, similarmente ao que acontece em graus anteriores de ensino, as notas e conceitos so decisivos para a continuidade dos estudos, determinando para o sujeito o status de sucesso ou de fracasso acadmico, de permanncia ou de excluso do processo escolar, independentemente da adequao ou no dos procedimentos que lhe deram origem. Tradicionalmente as notas tm representado a quantidade de informaes adquiridas pelos sujeitos que aprendem em relao a expectativa do avaliador. a vigncia do entendimento da funo meramente conformativa da escola. A preparao profissional no Ensino Superior tem requerido do sujeito que por a passa muito mais do que acmulo de informaes, dada a realidade repleta de

problemas, incertezas com que se defronta na sociedade atual (SCHN, 1997; ALARCO, 1996). Dificilmente as situaes so satisfeitas com solues lineares, definitivas e j elaboradas. Pelo contrrio, as novas situaes de vida se colocam como desafiadoras de raciocnios, tomadas de deciso, soluo de problemas propriamente dito, exigindo flexibilidade, anlises por diferentes ngulos, relaes, selees etc. Isso posto nos permite compreender que a avaliao centrada nas informaes reproduzidas desconsidera desempenhos mais complexos, como os intelectuais, motores, atitudinais etc., que devem ser apreendidos e aperfeioados em tempo de formao, relativos ao curso ou carreira a que se destinam. Lembramos com Luckesi (1986 e 1994) que a avaliao educacional escolar, assim como as outras prticas do professor, dimensionada por um modelo terico de mundo e de educao, traduzido em prtica pedaggica, tenha o professor conscincia disto ou no, suas aes tm consequncias na relao com seus alunos, na relao deste e de ambos com o conhecimento e extensivamente as situaes de vida que enfrentam no seu dia a dia. Como pretendemos atuar no Ensino Superior, vamos focalizar esse nvel de ensino em nossas investigaes, sabemos que a maioria dos professores desse nvel de ensino no teve em sua formao o preparo para a docncia, apenas os oriundos das Licenciaturas que possuem em seus currculos uma ou duas disciplinas didtico-pedaggicas. bem provvel que as dificuldades de avaliao aumentem para os docentes que atuam no Ensino Superior. Os alunos so mais maduros, a maioria tem maior clareza do que deseja, preparam-se para uma profisso. Os professores, muito preocupados com o domnio de contedo, nem sempre conseguem dar conta dos aspectos pedaggicos de seu trabalho. Da a necessidade de centrar esforos de investigar seu ensino, refletir sobre ele e chamlos (os professores) a participar dessa reflexo de diferentes formas. A avaliao no processo ensino-aprendizagem um tema bastante delicado. Possui implicaes pedaggicas que extrapolam os aspectos tcnicos e metodolgicos e atinge aspectos sociais, ticos e psicolgicos importantes. Sem a clareza do significado da avaliao, professores e alunos vivenciam intuitivamente prticas avaliativas que podem tanto estimular, promover, gerar avano e crescimento, quanto podem desestimular, frustrar, impedir esse avano e crescimento do sujeito que aprende. Existem pois efeitos diretos, explcitos e efeitos

indiretos, implcitos (ocultos), que so associados aos processos avaliativos no ensino. Dentro da perspectiva de integrao do que ocorre na escola, entendemos que a prtica avaliativa uma das formas mais eficientes de instalar ou controlar comportamentos, atitudes e crenas entre os estudantes, podendo ser positivas ou destrutivas de suas possibilidades de desenvolvimento, pelo poder que encerra e pela importncia que tem enquanto mecanismo de incluso ou excluso social, atravs das marcas burocrticas e legais impregnadas na sua utilizao.
O plano constitudo por um conjunto de regras cobrindo todas as atividades dos agentes diretamente ligados ao ensino, indo desde as regras do provincial, s do reitor, do prefeito dos estudos, dos professores de modo geral e de cada matria de ensino, passando pelas regras da prova escrita, da distribuio de prmios, do bedel, chegando as regras dos alunos e concluindo com as regras das diversas academias. (SAVANI apud UVA 2008, p.60).

Assim sendo, a avaliao, procedimento do ritual pedaggico, aponta, segundo Camargo (1996), responsabilidades a serem assumidas pela escola junto ao aluno, do ponto de vista escolar e social. Enquanto a avaliao externa tem sido imposta em nosso sistema educacional, a avaliao que se d no micro espao da sala de aula pouco tem mobilizado os docentes para as mudanas qualitativas de suas aes pedaggicas, na maioria dos cursos, a partir dos resultados obtidos. Da nos preocuparmos com os aspectos pedaggicos da avaliao mais que com os administrativos. Da nos preocuparmos em saber como se d a avaliao na universidade e que efeitos deixam para a vida acadmica dos alunos. Um estudo desta ordem tem a finalidade de acrescentar informaes para a prpria comunidade acadmica professores, alunos e administradores o que nos professores do Ensino Superior fazemos, em que resultam nossas aes avaliativas reveladas pelos alunos e, a luz da literatura j existente, apontar caminhos para o que podemos fazer em termos de avaliao no ensino, de modo que essa prtica seja exercida dentro de seu sentido ontolgico, de diagnstico para a promoo do desenvolvimento.

3 QUAIS AS CONSEQUNCIAS DAS PRTICAS AVALIATIVAS NA VIDA ACADMICA DO ALUNO DE ENSINO SUPERIOR?
Percebe-se que a avaliao cria uma barreira para que os novos profissionais recm formados ingressem no mercado de trabalho, percebemos isso, por exemplo, na realizao das provas da (OAB) Ordem dos Advogados do Brasil, onde centenas de candidatos ficam reprovados e em muitos casos no por falta de conhecimento dos assuntos. Na busca de respostas para essa indagao, busca-se conhecer as prticas avaliativas de professores do Ensino Superior e refletir criticamente sobre o significado poltico-pedaggico dessas prticas na vida acadmica dos alunos. As vezes, as prticas podem diversificar-se quanto a escolha dos instrumentos a serem utilizados, mas geralmente o tratamento com os resultados no costuma variar muito, ou seja, o procedimento metodolgico resume-se em transmitir o contedo, marcar a data da prova (que pode ser trabalho, seminrio, exerccio, pesquisa e outros), aplicar a atividade avaliativa, corrigir, entregar o resultado e depois, recomear mais uma vez o trabalho pedaggico. Apesar de definirem essa prtica rotineira como um procedimento avaliativo, segundo Luckesi (1995), ela no . O que se faz uma mera verificao dos resultados obtidos pelos alunos. Desta forma percebe-se que no processo avaliativo os educadores, no utilizam os mesmos a fim de melhorar as habilidades adquiridas pelos acadmicos, segundo esse autor, a verificao da aprendizagem encerra-se com a obteno do dado ou informao que se busca, isto , v-se ou no a aprendizagem ou o conhecimento adquirido pelo aluno. E [...] Pronto! A verificao no implica que o sujeito retire dela consequncias novas e significativas (LUCKESI, 1995). Isso porque no aproveitamos os erros para rever nosso trabalho, rediscutir o contedo dado e modificar a realidade verificada. De acordo com Vasconcellos (2000), a avaliao um processo abrangente da existncia humana, que implica uma reflexo crtica sobre a prtica, no sentido de captar seus avanos, suas resistncias, suas dificuldades e possibilitar uma tomada de deciso sobre o que fazer para superar os problemas identificados / obstculos. De acordo com Luckesi (1999): A avaliao que se pratica na escola a avaliao da culpa, e que as notas so usadas para fundamentar necessidades de

classificao de alunos, onde so comparados desempenhos e no objetivos que se deseja atingir. A funo nuclear da avaliao ajudar o aluno a aprender e ao professor, ensinar. (PERRENOUD, 1999), determinando tambm quanto e em que nvel os objetivos esto sendo atingidos. Para isso necessrio o uso de instrumentos e procedimentos de avaliao adequados. (LIBNEO, 1994, p.204). No entender de Luckesi (1999) para no ser autoritria e conservadora, a avaliao tem a tarefa de ser diagnstica, ou seja, dever ser o instrumento dialtico do avano, ter de ser o instrumento da identificao de novos rumos. A avaliao dever, para o autor, verificar a aprendizagem no s a partir dos mnimos possveis, mas a partir dos mnimos necessrio. Enfatiza tambm a importncia dos critrios, pois a avaliao no poder ser praticada sob dados inventados pelo professor, apesar da definio desses critrios no serem fixos e imutveis, modificando-se de acordo com a necessidade de alunos e professores. Segundo o Coletivo de Autores (1992) a avaliao do processo ensinoaprendizagem muito mais do que aplicar testes, levantar medidas, selecionar e classificar alunos. Para compreender isso necessrio considerar que a avaliao do processo ensino-aprendizagem est relacionada ao projeto poltico pedaggico da escola, est determinada tambm pelo processo de trabalho pedaggico, processo inter-relacionado dialeticamente com tudo o que a escola assume, corporifica modifica e reproduz o que prprio do modo de produo da vida em uma sociedade capitalista, dependente e perifrica. (COLETIVO DE AUTORES, 1992, p. 98). Assim, formas de educao que por sua vez, se explicitam em teorias educacionais, teorias pedaggicas, decorrem do modo como se produz a existncia humana. So essas teorias que fundamentam os procedimentos metodolgicos, entre os quais as prticas avaliativas. A avaliao, unicamente, medida, rano do positivismo, mais oculta e mistifica do que mostra, ou aponta aquilo que deve ser retomado, ser trabalhado novamente e de outra forma, o que imprescindvel que o aluno conhea. Tambm no podemos nos esquecer dos instrumentos utilizados para avaliar (confundida com mensurao), que fundamentam este processo decisrio e necessitam de questionamentos, no s quanto a sua elaborao, mas, quanto a coerncia e adequabilidade com o que foi trabalhado em sala de aula e o

10

modo com que o que vai ser avaliado foi trabalhado. (COLETIVO DE AUTORES, 1992 p. 103). Avaliar exige, antes que se defina aonde se quer chegar, que se estabeleam os critrios, para, em seguida, escolherem-se os procedimentos, inclusive aqueles referentes a coleta de dados, comparados e postos em cheque com o contexto e a forma em que foram produzidos. Corroboramos com Saviani (2000) ao afirmar que:
O caminho do conhecimento perguntar dentro da cotidianidade do aluno e na sua cultura; mais que ensinar e aprender um conhecimento, preciso concretiz-lo no cotidiano, questionando, respondendo, avaliando, num trabalho desenvolvido por grupos e indivduos que constroem o seu mundo e o fazem por si mesmos. (SAVIANI, 2000).

No Brasil, as primeiras articulaes executadas a fim de discutir a respeito da Educao foram realizadas pelo INEP Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Ansio Teixeira, criado em 1937 e denominado, inicialmente, Instituto Nacional de Pedagogia. O INEP teve como finalidade organizar a documentao relativa a histria e ao estado atual das doutrinas e tcnicas pedaggicas; manter intercmbio com instituies nacionais e internacionais; promover inquritos e pesquisas; prestar assistncia tcnica aos servios estaduais, municipais e particulares de educao, ministrando-lhes, mediante consulta ou independentemente dela, esclarecimentos e solues sobre problemas pedaggicos; divulgar os seus trabalhos, bem como participar da orientao e seleo profissional dos funcionrios pblicos da Unio. Anteriormente a sua criao, algumas tentativas de sistematizar os conhecimentos educacionais e propor melhorias ao ensino j haviam sido articuladas, sem conseguir, no entanto, ter a continuidade desejada. O INEP configurou-se, ento, no primeiro rgo nacional a se estabelecer de forma duradoura como fonte primria de documentao e investigao, com atividades de intercmbio e assistncia tcnica. Nos anos seguintes a sua criao, o INEP tornouse uma referncia para a questo educacional no Pas. Em 1972, o INEP foi transformado em rgo autnomo, passando a denominar-se Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, que objetivava realizar levantamentos da situao educacional do Pas. Esses levantamentos deveriam subsidiar a reforma do ensino em andamento bem como ajudar na implantao de cursos de psgraduao, mediante a Lei n 5.692/71. Em 1985, o INEP passou por um novo desenho institucional. Retirou-se do fomento a pesquisa, para retomar sua funo bsica de suporte e assessoramento

11

aos centros decisrios do Ministrio da Educao. Aps o perodo de dificuldades pelas quais passou no incio do governo Collor, quando quase foi extinto, o INEP iniciou um outro processo de reestruturao e redefinio de sua misso, centrada em dois objetivos: a) reorientao das polticas de apoio a pesquisas educacionais, buscando melhorar sua performance no cumprimento das funes de suporte a tomada de decises em polticas educacionais; b) reforo do processo de disseminao de informaes educacionais, incorporando novas estratgias de modalidades de produo e difuso de conhecimentos e informaes. No incio dos anos 90, o INEP atuou como um financiador de trabalhos acadmicos voltados para a educao. A partir de 1995 houve o processo de reestruturao do rgo. Com a reorganizao do setor responsvel pelos levantamentos estatsticos, pretendia-se que as informaes educacionais pudessem, de fato, orientar a formulao de polticas do Ministrio da Educao. O primeiro passo deu-se com a incorporao do Servio de Estatstica da Educao e Cultura (SEEC), em 1996, a Secretaria de Avaliao e Informao Educacional (SEDIAE), do Ministrio da Educao. Em 1997, a SEDIAE integrada a estrutura do INEP, passando a existir, a partir desta data, um nico rgo encarregado das avaliaes, pesquisas e levantamentos estatsticos educacionais no mbito do governo federal. Nesse mesmo ano, o INEP foi transformado em autarquia federal. Quanto a Educao Superior, a mais antiga experincia brasileira de aspectos da avaliao a da Ps-Graduao estrito senso, realizada pela CAPES desde 1976. Entretanto, por exigncia das agncias internacionais de financiamento como o Banco Mundial (Bird) e o Fundo Monetrio Internacional (FMI), no governo de Fernando Henrique Cardoso, foram criados mecanismos de avaliao em todos nveis de educao: na Educao Bsica com o SAEB (Sistema de Avaliao da Educao Bsica), no ensino mdio com o ENEM (Exame Nacional do Ensino Mdio) e no Ensino Superior com o Exame Nacional de Cursos (Provo). Nos ltimos anos, o INEP reorganizou o sistema de levantamentos estatsticos e teve como eixo central de atividades as avaliaes em praticamente todos os nveis educacionais. O MEC/INEP, atualmente, procede com a Avaliao dos Cursos de Graduao a fim de reconhecer ou renovar os cursos de graduao representando uma medida necessria para a emisso de diplomas.

12

Em 2003, no Governo Lula, foi criada uma comisso que proporia um novo modelo de avaliao do ensino superior brasileiro. Apenas em abril de 2004, por meio da Lei n 10.861, foi criado o Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior (SINAES) cuja funo seria de avaliar todos os aspectos que giram em torno dos eixos: ensino, pesquisa, extenso, responsabilidade social, desempenho dos alunos, gesto da instituio, corpo docente, instalaes, entre outros aspectos. O SINAES tem o objetivo de assegurar o processo nacional de avaliao das instituies de educao superior, dos cursos de graduao e do desempenho acadmico de seus estudantes, segundo o artigo 9 pargrafos VI, VIII e IX, da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional:
VI - assegurar processo nacional de avaliao do rendimento escolar no ensino fundamental, mdio e superior, em colaborao com os sistemas de ensino, objetivando a definio de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino; VIII - assegurar processo nacional de avaliao das instituies de educao superior, com a cooperao dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nvel de ensino; IX - autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituies de educao superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino. (CNE/Lei n 9394, 1996).

O SINAES possui alguns instrumentos complementares como a autoavaliao, a avaliao externa, o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), as Condies de Ensino e os instrumentos de informao (censo e cadastro). A avaliao das instituies seria o centro do processo avaliativo abrangendo entre outros, a melhoria da qualidade da educao superior, a orientao da expanso de sua oferta, o aumento permanente da sua eficcia institucional e efetividade acadmica e social e, especialmente, a promoo do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituies de educao superior, por meio da valorizao de sua misso pblica, da promoo dos valores democrticos, do respeito a diferena e a diversidade, da afirmao da autonomia e da identidade institucional. A Avaliao Institucional teria duas modalidades: a auto-avaliao, coordenada pela Comisso Prpria de Avaliao (CPA) de cada instituio e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da auto-avaliao institucional da CONAES Comisso Nacional de Avaliao da Educao Superior; a avaliao externa, realizada por comisses designadas pelo INEP, tendo como referncia os padres de qualidade para a educao superior expressos nos instrumentos de avaliao e

13

os relatrios das auto-avaliaes. A avaliao dos cursos de graduao um procedimento utilizado pelo MEC para o reconhecimento ou renovao de reconhecimento dos cursos de graduao representando uma medida necessria para a emisso de diplomas atualmente. Esta avaliao passou a ser realizada de forma peridica com o objetivo de cumprir a determinao da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Superior, com a finalidade de garantir a qualidade do ensino oferecido pelas Instituies de Educao Superior. [...] compreender o ser humano enquanto sujeito da cultura e da histria e a educao vista numa perspectiva de transformao social, isto dialeticamente, a educao, enquanto atividade humana e poltica tm a funo de intervir no contexto social. (OLIVEIRA, 2002, p.126). Faz parte ainda da avaliao dos cursos de graduao um Formulrio eletrnico, que consiste num instrumento de informaes preenchido pelas IES, possibilitando a anlise prvia pelos avaliadores da situao dos cursos. Este formulrio composto por trs grandes dimenses: a qualidade do corpo docente, a organizao didtico-pedaggica e as instalaes fsicas, com nfase na biblioteca. O processo de seleo desses avaliadores verifica o currculo profissional, a titulao dos candidatos e a atuao no programa de capacitao, a partir de um cadastro permanente. O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) tem o objetivo de analisar o rendimento dos alunos dos cursos de graduao em relao aos contedos programticos, suas habilidades e competncias. Este exame aplicado por meio de procedimentos amostrais, ao final do primeiro e do ltimo ano do curso, com uma periodicidade mxima trienal. O ENADE acompanhado de instrumento de levantamento do perfil dos estudantes (questionrio socioeconmico) e considerado componente curricular obrigatrio dos cursos. Dessa maneira os resultados das avaliaes, permitem traar um panorama da qualidade dos cursos e Instituies de Educao Superior no pas. As informaes obtidas com o SINAES sero utilizadas pelas IES, para orientao da sua eficcia institucional e efetividade acadmica e social, pelos rgos governamentais para orientar polticas pblicas e pelos estudantes, pais de alunos, instituies acadmicas e pblicas em geral, para orientar suas decises quanto a realidade dos cursos e das instituies

14

4 CONSIDERAES FINAIS
Ao se concluir um trabalho, necessrio que se volte e faa uma anlise do que foi visto no transcorrer da realizao do mesmo. Observamos durante esses dezoito meses que tnhamos muito que aprender e o que ensinar, pois, um curso desta natureza no convvio com outras pessoas, muitas experincias so divididas, como tambm h muita troca de conhecimentos. Da mesma forma como encontramos dificuldades no nosso trabalho, em sala de aula, assim percebemos as dificuldades encontradas por nosso mestre. Iniciamos o curso com muita expectativa, ansiosos por encontrar solues para aqueles problemas que achvamos que s com a Ps-Graduao poderiam ser resolvidos. Percebemos, porm, que a maioria dessas solues, estava dentro de ns mesmos. O que nos faltava era muitas vezes, ousadia de enfrentar as dificuldades, claro que essa ousadia que no transcorrer do curso foi surgindo, tambm se deve ao trabalho de nosso professore bem como da observao de suas prticas e tambm de suas observaes a respeito da tarefa do professor junto com seus alunos. Foi com essa ousadia, que decidimos pela realizao desse trabalho, que j era uma idia de longa data, mas estava faltando embasamento, e esse foi encontrado no transcorrer do curso. Deste modo interroga-se, por que nos miramos no tema avaliao no ensino superior, para que os acadmicos e professores entendam que a avaliao de suma importncia na vida de uma pessoa. Ao concluir o curso com esse trabalho, percebemos que esta foi apenas uma etapa de nossa atuao como educadores, aprendemos muito claro, pudemos ver com esta atuao, que ainda temos muito que aprender, porque quanto mais se aprende, mais nossos horizontes se abrem e com isso percebemos que muito ainda se tem para desenvolver. Esperamos com este trabalho estar contribuindo com a educao de nosso municpio, nosso bairro, nossa escola e toda a comunidade em geral.

15

REFERNCIAS
ALARCO, Isabel. Reflexo crtica sobre o pensamento de D. Schn e os programas de reflexo de professores. Revista da Faculdade da Educao da USP, v.22, n.2, p. 11-42, dez. 1996. BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A Metodologia da Problematizao no ensino superior e sua contribuio para o plano da prxis. Semina, Ci. Soc./Hum., Londrina, v.17 Ed. Especial, p. 7-17, nov./96. __________. Metodologia da Problematizao: uma alternativa metodolgica adequada ao Ensino Superior. Semina, Ci. Soc./Hum., Londrina, v.16, n.2, p.9-19, out./1995. BORDENAVE, Juan Daz e PEREIRA, Adair Martins. Estratgias de ensino aprendizagem. Petrpolis: Vozes, 1992. BRASIL. Conselho Federal de Educao, Lei n 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. (Bacharelado e/ou Licenciatura Plena). Dirio Oficial, Braslia, DF, 22 Jun. 1987. CAMARGO, Alzira Leite Carvalhaes. O discurso sobre a avaliao escolar do ponto de vista do aluno. Campinas, 1996. Tese (Doutorado) Faculdade de Educao, Universidade Estadual de Campinas. __________. Avaliao da aprendizagem escolar. 3 ed., So Paulo, Cortez, 1994. __________. Avaliao educacional escolar: para alm do autoritarismo. Revista de Educao AEC, Braslia, v. 15, n. 60, p. 23-37, abr./jul. 1986. HADJI, C. Avaliao demistificada. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2001. LIBNEO, J. C. Didtica. 15 ed. So Paulo: Cortez, 1999. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliao da aprendizagem escolar. 9 ed., So Paulo: Cortez, 1999. LDKE, M; Andr, M.E.D A. Pesquisa em educao: abordagens qualitativas. 6ed., So Paulo: EPU, 1986. PERRENOUD, P. Avaliao: da excelncia regulao das aprendizagens . Porto Alegre: Artmed, 1999, p.18. SAVIANI, D. Saber escolar, currculo e didtica . 3 ed., Campinas: Autores Associados, 2000. SCHN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos . In:_____. NVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formao. 3 ed., Lisboa: Dom Quixote, 1997. (Temas de educao).

16

Potrebbero piacerti anche